A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (27), uma mulher de 33 anos que transportava 32 tabletes de maconha e aproximadamente 5,5 kg de sementes da planta cannabis. A prisão ocorreu durante diligência contínua no âmbito da Operação Protetor, após os policiais receberem informações de inteligência sobre o deslocamento da suspeita, que havia embarcado em um ônibus na cidade de Ponta Porã com destino final à Zona Leste de São Paulo/SP. A equipe da DEFRON realizou o monitoramento do coletivo e abordou o veículo na rodoviária de Dourados. A suspeita foi localizada e, durante a vistoria em sua bagagem, foram encontrados os entorpecentes. Com base na quantidade apreendida, o valor calculado do prejuízo ao crime organizado é de aproximadamente R$ 61.925,00, considerando o preço médio da maconha e das sementes de cannabis no mercado ilegal.
Polícia Civil prende autor de estupro de vulnerável em Dourados
Na manhã desta terça-feira (27), hoje, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados-MS, cumpriu um mandado de prisão expedido em desfavor de P. M. M., de 29 anos de idade. O indivíduo é acusado de abusar sexualmente a enteada dele, de 9 anos de idade. Assim que a Polícia Civil tomou conhecimento dos fatos, requisitou medidas protetivas de urgência, para impedir que o autor se aproximasse da vítima e também representou pela prisão preventiva dele. Hoje, o homem descumpriu a ordem judicial de afastamento e foi flagrando tirando a roupa da outra filha de sua convivente, de apenas 3 anos de idade. Diante disso, uma equipe da DAM o localizou e o prendeu.
Polícia Civil prende autor de duplo feminicídio em Campo Grande
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM), efetuou a prisão, nesta terça-feira, 27/05, do autor do duplo feminicídio que vitimou a própria filha, de 10 meses e a companheira, de 29 anos de idade, ambas mortas por esganadura, com posterior ocultação mediante incêndio. O autor, de 21 anos de idade, foi preso no momento em que se dirigia à 6ª Delegacia de Polícia Civil para registrar boletim de desaparecimento das vítimas. No interior do veículo que ele estava no momento da abordagem, os policiais encontraram, em cima de uma cadeirinha de bebê, o galão utilizado para transportar o combustível, que ele usou para queimar os corpos. Ao ser questionado, ele confessou o crime. Interrogado na DHPP, ele demonstrou extrema frieza e afirmou que não aceitava a separação, pois não queria arcar com o pagamento de pensão alimentícia. Segundo relatou ao delegado Rodoldo Daltro, na tarde de ontem, por volta das 16h, o autor atraiu a companheira com a promessa de diálogo e a matou ao aplicar um golpe de mata-leão, causando esganadura e em seguida assassinou, da mesma forma, também a filha, que brincava na cama. O autor disse ainda que após matar mãe e filha, sentiu-se “aliviado”, pois seus “problemas estariam resolvidos”. Após os homicídios, o indivíduo foi trabalhar normalmente. Ao retornar, comprou um galão e R$ 16,00 de gasolina em um posto de combustíveis. Em casa, embrulhou os corpos em cobertores, colocou-os no porta-malas do veículo e seguiu até um terreno localizado na região do Núcleo Industrial Indubrasil, na saída para Terenos-MS. No local, ateou fogo nos corpos. Ao delegado da DHPP, o autor afirmou ainda que, após o crime e a queima dos corpos, retornou para casa e dormiu como se nada tivesse ocorrido. Na noite de ontem, a Polícia Civil foi acionada e esteve no local, juntamente com a Perícia, Bombeiros e Polícia Militar, para coletar vestígios, informações e imagens de câmeras de segurança, que pudessem identificar a autoria do crime. A perícia identificou fraturas no pescoço da mulher e da criança, bem como vestígios de líquido inflamável. Pelas imagens das câmeras de segurança foi possível visualizar um veículo suspeito circulando na região. Devido ao estado em que os corpos foram encontrados, as vítimas só puderam ser identificadas mediante exame necropapiposcópico. A partir disso, as diligências continuaram e o convivente da mulher passou a ser o principal suspeito. Os investigadores apuraram ainda que o autor planejava o crime há pelo menos dois meses. Uma testemunha, amigo do autor, revelou que ele comentava sobre matar a companheira e a filha, alegando que “ela não o deixava fazer nada de legal” e que as despesas domésticas estavam elevadas. Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante pelos crimes de feminicídio qualificado e destruição de cadáver.
Jogos Escolares de MS iniciam 3º bloco com cerimônia de abertura no Balneário Municipal de Três Lagoas
Sob um belo pôr do sol, teve início segunda-feira (26) o terceiro bloco dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025. A cerimônia de abertura ocorreu no Balneário Municipal de Três Lagoas e reuniu atletas das modalidades de vôlei de praia, basquetebol e handebol, que integram esta etapa, na faixa etária de 15 a 17 anos. Os participantes prestigiaram o acendimento da pira olímpica e o tradicional juramento dos atletas. Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são organizados pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A edição de 2025 conta com representantes de 63 municípios e mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. O primeiro bloco reuniu competições nas modalidades de xadrez, judô, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica e ciclismo. O segundo bloco teve destaque com disputas acirradas no voleibol e futsal, tanto na primeira quanto na segunda divisão. Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatizou a relevância dos Jogos Escolares para o fortalecimento do esporte de base em Mato Grosso do Sul. “Os Jogos Escolares representam a base do desporto nacional. Cerca de 90% dos atletas olímpicos começaram sua trajetória no esporte escolar. Por isso, Mato Grosso do Sul está vivendo uma verdadeira transformação nesse setor”. “Quando assumimos a Fundação, havia modalidades que contavam com apenas três municípios participantes. Hoje, vemos um cenário completamente diferente, nesta etapa em Três Lagoas, são 53 cidades envolvidas, e, no total, 63 municípios representados nos jogos. Isso tem um significado enorme para nós e é resultado de um trabalho contínuo”, completou o secretário. Já o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou a importância simbólica e formativa da competição, destacando a escolha inédita do Balneário Municipal como palco da cerimônia. “É com grande alegria que damos início a mais uma edição dos Jogos Escolares, um verdadeiro celeiro de talentos e um investimento no futuro dos nossos atletas e da nossa juventude. Geralmente, as aberturas dos jogos acontecem em ginásios, mas neste ano decidimos fazer algo diferente”. “Estamos aqui, nesse lugar especial que é o Balneário Municipal, para mostrar que o esporte ultrapassa as quatro linhas. Aproveitem cada instante, façam amizades, respeitem seus adversários e, acima de tudo, se orgulhem de estar aqui”, finalizou Nuñez. Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul tiveram início no dia 16 de maio e vão até o dia 1º de junho. Confira os resultados do primeiro bloco: clique para acessar Confira os resultados do segundo bloco: clique para acessar Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Governo de MS reforça estrutura de saúde do Estado com entrega de ambulâncias para 11 municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), reforça a estrutura de Saúde com a entrega de 11 ambulâncias para municípios de diversas regiões do Estado. Essa iniciativa visa aprimorar o atendimento e o transporte de pacientes em todo o território sul-mato-grossense. A entrega foi realizada na última sexta-feira (23) na ESP (Escola de Saúde Pública), em Campo Grande. O objetivo principal desta ação é propiciar o transporte seguro de pacientes que necessitem de atendimento fora de suas áreas de domicílio, garantindo que recebam a assistência necessária com agilidade e conforto. As ambulâncias foram adquiridas com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende. Os municípios contemplados nesta fase são: Anaurilândia, Ivinhema, Douradina, Camapuã, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Itaquiraí, Jateí, Mundo Novo e Deodápolis. “Esta entrega representa um avanço importante para a saúde dos nossos municípios. O transporte seguro e eficiente de pacientes é fundamental, especialmente para aqueles que precisam de atendimento em outras localidades. Isso representa a estruturação do serviço de atendimento móvel de urgência nos municípios que dependem de transporte adequado para outras cidades que disponham de atendimento especializado”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa. Autor da emenda que destinou os recursos para a aquisição das ambulâncias, o deputado Geraldo Resende enfatizou a importância da colaboração e colocou seu mandato à disposição para parcerias que fortaleçam a saúde pública do Estado. “Essa é mais uma ação que reforça o compromisso do nosso mandato em garantir que os moradores de Mato Grosso do Sul tenham acesso a um atendimento de saúde de qualidade, especialmente em momentos de urgência”. A prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade, destaca a necessidade de garantir um transporte adequado de pacientes já que o município não dispõe de suporte de alta complexidade. “Para nós, que somos um dos municípios mais distantes da Capital e com recursos limitados de grande suporte, a chegada de uma ambulância como essa é sinônimo de vida. É dizer para as pessoas da nossa cidade que elas têm mais chances de sobreviver. Receber uma ambulância não é apenas ganhar um carro, é receber a possibilidade de que as pessoas da minha cidade tenham mais chances de sobreviver”, comemora a prefeita. As ambulâncias entregues são veículos do tipo van/furgão adaptado para ambulância suporte básico, com todos os equipamentos exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e demais itens da série. Destinado ao transporte Inter hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino. As entregas atendem solicitações feitas por prefeitos, vereadores e secretários municipais de saúde das cidades contempladas, por meio de ofícios enviados à Secretaria de Estado de Saúde, tendo em vista as necessidades de cada município. O secretário municipal de saúde de Camapuã, André Luiz Ferreira, enfatiza que a aquisição do veículo atende à demanda crescente por transporte de pacientes em situações de emergência para Campo Grande, onde se concentram os serviços especializados. “Somos um município pequeno e grande parte dos nossos pacientes tem a necessidade de vir para Campo Grande buscar os seus atendimentos especializados. Hoje nós temos sete ambulâncias desse porte e essa daqui vem para somar, para ajudar a nossa população. A aquisição dessa ambulância, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, atende à crescente demanda por transporte de urgência e emergência, melhorando o acesso dos moradores de Camapuã a serviços de saúde especializados na Capital”, disse o secretário municipal de saúde. A entrega desses veículos é um passo importante para garantir mais agilidade e segurança no deslocamento de pacientes, otimizando o acesso a serviços de saúde especializados em outras localidades. O investimento demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em fortalecer a rede de atendimento e oferecer suporte adequado à população. Helton Davis, Comunicação SES
Prefeito recebe Coded e destaca iniciativas positivas por Dourados
Na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Marçal Filho recebeu representantes do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados (Coded), em uma reunião, que tratou de várias temáticas ligadas à ascensão do município. O conselho é composto por representantes ligados a vários eixos da sociedade e, na oportunidade, um plano para Dourados com abordagem a saúde, educação, planejamento, segurança e desenvolvimento econômico foi apresentado. O prefeito Marçal Filho destacou a iniciativa positiva pelo município, que traz direcionamentos de um Conselho composto por membros de vários eixos da sociedade e reforçou que juntamente a toda a equipe tem trabalhado por uma Dourados cada vez melhor. “Queria agradecer por esse encontro e teremos outros certamente”, enfatizou. “Agradeço a disposição de contribuir com as decisões que temos que tomar por melhorias para o município e temos pressa em soluções e é isso que minha equipe está buscando, mas claro é importante contar com o conselho que tem uma visão ampla de tudo, pois representam inúmeros setores e podem colaborar significativamente” destacou. O presidente do Coded, Nilson Aparecido dos Santos destacou a abertura proporcionada pelo prefeito às solicitações do Conselho e reforçou que o mesmo segue em busca de traçar estratégias que contribuam com o desenvolvimento local. “O prefeito recebeu a gente de braços abertos, disse que vai contar com nossa colaboração e esse encontro superou nossas expectativas, seguimos em busca da união de esforços sempre em prol do nosso município”, pontuou. O Coded foi criado em Dourados no intuito de funcionar como mecanismo de Governança Colaborativa aos órgãos públicos de direcionamento da gestão municipal, dentro dos ODS (os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas.
Governo de MS promove debate sobre finanças e impactos da reforma tributária no Estado
Com foco em debater e discutir os impactos da Reforma Tributária em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (27) do 1º Seminário Estadual de Finanças e Tributação. A abertura ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Promovido pela Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda), Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) a iniciativa tem o objetivo de tratar dos temas previstos na reforma (tributária), que posam gerar dúvidas aos gestores públicos municipais. “Nós temos grandes desafios pela frente e este é o momento de os senhores sentarem, entenderem, discutirem e questionarem todo este processo pelo qual nós estamos atravessando, com início das mudanças em 2026 e em 2027 intensifica, tendo a concretização até 2033, em um longo tempo de transição, que fica logo ali”, afirmou o governador. Riedel ponderou que este seminário vai trazer profundas reflexões, direcionamentos e responsabilidades de todas as partes envolvidas. “Uma coisa eu posso garantir que a nossa união e capacidade de enfrentar juntos temas altamente relevantes vai nos ajudar a seguir um bom caminho. Mato Grosso do Sul está condenado a ser grande, vigoroso e ter alta qualidade de vida. Não tem como ser diferente e não vamos abrir mão disto”. O seminário começou nesta manhã e segue até ás 17h30. Ele faz parte do programa MS Ativo e tem como público-alvo prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais das áreas de Finanças, Assistência Social e Educação, assim como procuradores, técnicos e gestores de convênios dos 79 municípios. “Passamos dias trabalhando intensamente para promover este encontro e ver este auditório lotado é motivo de orgulho. Isto mostra que as pessoas se mobilizaram e entenderam o objetivo deste evento. Todos os municípios representados. O seminário é um grande desafio por sua magnitude, que é de forma responsável debater sobre estes assuntos que nos unem”, afirmou o secretário estadual de Fazenda, Flávio César. Como presidente do Comsefaz (Comitê de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), Flávio César destacou que a reforma tributária e seus impactos precisam ser debatidos pelos gestores. “A todo um trabalho e empenho para que os impactos aos municípios e estados sejam os mais positivos possíveis. Aqui estamos escrevendo um capítulo importante da história do Estado. Além da reforma, também vamos debater temas extremamente importantes, com os melhores especialistas do país”. Além da reforma tributária, outros painéis vão debater e esclarecer dúvidas sobre a extinção do Fundo de Investimentos Sociais (FIS) e do Fundersul Combustíveis, assim como o cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM), o funcionamento do Índice de Qualidade da Educação (IQE) e a operacionalização do Sistema Transfere MS. O seminário terá caráter técnico e formativo, servindo como espaço de diálogo e atualização. O foco é fortalecer a cooperação entre Estado e municípios, para buscar soluções conjuntas. A programação tem a presença do secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, referência nacional no tema. Ele participa da sessão de abertura e de uma mesa-redonda estratégica. “Momento importante e impactante na vida dos municípios e Estados, onde saímos da reforma tributária e vamos discutir como vai ser este complemento. Primeiro ponto é refletir e pensar com a população como será esta nova tributação. Sem finanças não conseguimos organizar, fazer planejamento e entregar serviços públicos que a população almeja e nos cobra”, destacou o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Prefeitura organiza ‘brechó solidário’ no distrito de Vila Vargas
Por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Prefeitura de Dourados realiza na manhã desta quarta-feira (28), no CRAS de Vila Vargas, o ‘brechó solidário’. Nesta ação, as pessoas poderão escolher as roupas que desejarem, sem pagar nada pelas peças. Quem desejar fazer doações de roupas, também podem procurar o CRAS. O brechó será no período da manhã, mas ficará permanente enquanto tiver roupas para serem doadas. “Diminuindo o volume de roupas e, recebendo mais, organizamos outros brechós e as peças continuam disponíveis para as famílias irem buscar quanto quiserem”, diz a secretária de Assistência Social, Shirley Zarpelon. Segundo ela, vale para todos os CRAS. “Temos roupas o tempo todo. Recebemos as doações e arrumamos para entregar às famílias”, complementa, reforçando que “com a campanha do agasalho o volume é mais significativo”. Shirley Zarpelon ressalta que a campanha do agasalho continua e quando houver um volume significativo de peças, outros brechós solidários serão realizados, primeiramente no CRAS Indígena e, depois, nos demais CRAS. “O objetivo da campanha é receber doações de roupas que serão repassadas às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social”, enfatiza. O ‘brechó solidário’ é estruturado com roupas doadas na Campanha do Agasalho e, até o momento, mais de 3 mil peças variadas de vestuário foram arrecadadas pela campanha, lançada no mês passado pela Prefeitura de Dourados.
Mato Grosso do Sul sedia encerramento nacional do Maio Amarelo 2025
Nesta terça-feira (27), o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, será palco do encerramento nacional do Movimento Maio Amarelo 2025. O objetivo do evento é apresentar os resultados da mobilização em todo o País em prol de um trânsito mais seguro. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que busca reduzir os acidentes e mortes no trânsito, por meio do engajamento da sociedade e do poder público. Criado a partir de uma iniciativa da ONU em 2011, e no Brasil a partir de 2014, o mês de maio tornou-se referência global para ações voltadas à segurança viária. A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção e advertência, como nas sinalizações de trânsito. Mato Grosso do Sul foi escolhido para sediar o encerramento por sua atuação constante em ações educativas, especialmente intensificadas no mês de maio, além de ser o único estado brasileiro com todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O evento contará com a presença de autoridades e representantes de trânsito de todo o Brasil, como a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e o Ministério dos Transportes. A abertura será marcada pela apresentação da peça teatral vencedora da etapa estadual do Prêmio Fetran MS 2024. Em seguida, será feito um balanço nacional das ações realizadas em 2025, com destaque para o impacto do movimento. A apresentação será conduzida por Paulo Guimarães, CEO do ONSV. Para reforçar a importância de atitudes conscientes no trânsito, o apresentador, piloto de testes e Embaixador do Maio Amarelo, Cesar Urnhani, ministrará uma palestra especial com a temática: Qualidade de Vida e Segurança na Mobilidade. O evento é uma realização do Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com o Detran-MS, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senatran e Ministério dos Transportes. A transmissão será ao vivo pelo canal do Detran-MS no YouTube. Encerramento Nacional do Maio Amarelo 2025 Data: Terça-feira, 27 de maio Horário: 14h30 Local: Bioparque Pantanal – Avenida Afonso Pena, 6277 Transmissão ao vivo: https://youtube.com/live/YshadNKx3Qk?feature=share Mireli Obando, Comunicação Detran-MS







