Um jovem de 15 anos, identificado como Victor Fabrício Ojeda da Silva, foi assassinado com seis tiros na noite desta sexta-feira (30), no Bairro Canaã IV, em Dourados. Segundo informações apuradas pela polícia, a vítima estava em frente de uma residência, no cruzamento das ruas 5 com a 8, quando quatro homens, que estavam em duas motocicletas, se aproximaram e efetuaram os disparos. Em seguida, eles deixaram o local em alta velocidade. Equipes da PM (Polícia Militar) e da perícia da PC (Polícia Civil) estiveram no local para realizar os levantamentos do crime. A polícia constatou que havia vários adolescentes na residência onde aconteceu o homicídio. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade dos autores. O caso está sendo investigado. Sidnei Bronka
PRF apreende 1 tonelada de maconha no MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.000 Kg de maconha e recuperou um veículo, nesta sexta-feira (30), em Naviraí (MS). O flagrante ocorreu na BR-163, na abordaram de uma Land Rover/Discovery. Ao parar, o motorista confessou que transportava maconha. Os policiais também descobriram que as placas utilizadas eram falsas e o veículo possuía registro de roubo, desde agosto de 2021, em São Paulo. O condutor confessou ter pego o carro com a droga em Ponta Porã (MS) e que o entregaria em Florianópolis (SC). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Naviraí (MS).
Polícia Civil encerra a Operação Caminhos Seguros 2025 com 105 prisões, 227 vítimas atendidas e ações de prevenção por todo o estado
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), encerrou nesta sexta-feira (30/05) sua participação na Operação Caminhos Seguros 2025, com resultados significativos no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação teve como foco a repressão qualificada, o atendimento humanizado às vítimas e a realização de ações de conscientização. Os dados consolidados refletem o esforço conjunto das forças de segurança em todo o território sul-mato-grossense: • 32 mandados de prisão por estupro de vulnerável cumpridos, sendo 23 pela DEPCA;• 73 prisões em flagrante realizadas em todas as Regionais do estado;• 142 denúncias do Disque 100 apuradas pela Especializada;• 187 pontos fiscalizados pela DEPCA, identificados como locais vulneráveis à exploração sexual infantil;• 1 mandado de busca e apreensão cumprido, com prisão por armazenamento de material pornográfico infanto-juvenil;• 227 vítimas atendidas, com acolhimento e encaminhamento à rede de proteção;• Ações de conscientização realizadas pela DEPCA, incluindo panfletagens e palestras sobre segurança digital, voltadas a pais, crianças e adolescentes. A delegada Anne Karine Sanches Trevizan Duarte, responsável pela operação, destacou que os resultados refletem não apenas o êxito das ações repressivas, mas também o alcance social e preventivo da mobilização: “A Caminhos Seguros 2025 mostra que proteger nossas crianças e adolescentes é prioridade absoluta. Além de localizar e prender criminosos, conseguimos orientar famílias e prevenir novos casos por meio do diálogo e da educação”, afirmou. A Operação Caminhos Seguros 2025 integra o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, criado para garantir a proteção integral da população infanto-juvenil, por meio da articulação entre poder público, sociedade civil e instituições de defesa dos direitos da criança. A Polícia Civil reforça que a denúncia é uma ferramenta essencial. Casos de abuso, exploração ou suspeitas podem ser comunicados anonimamente pelo Disque 100, em qualquer delegacia do estado ou por meio da Delegacia Virtual, no site: www.pc.ms.gov.br.
DOF recupera veículo furtado em Brasília com mais de 2,4 toneladas de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta quinta-feira (29), um veículo Fiat Strada e apreenderam um VW Polo Track, ambos de cor branca, carregados cada um com mais de mil quilos de maconha em Ponta Porã. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam bloqueio entre a MS-164 e MS-270, Trevo do Copo Sujo, quando dois veículos que se aproximavam da barreira, em alta velocidade, fizeram o retorno ao perceber a presença policial. Durante acompanhamento, os suspeitos abandonaram os carros e fugiram em meio a um milharal. Os policiais fizeram busca nas imediações, porém, ninguém foi localizado. Em checagem dos agregados dos veículos constatou-se que o automóvel Fiat Strada havia sido furtado na cidade de Brasília (DF). No interior do Polo, foram encontrados 44 volumes de maconha e no interior do outro automóvel 63 volumes do mesmo entorpecente, totalizando aproximadamente 2,5 toneladas. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 5,2 milhões.
LAFC vira sobre o América-MEX na prorrogação e será rival do Flamengo no Mundial
Los Angeles FC está classificado para o Mundial de Clubes da Fifa e será rival do Flamengo. Na madrugada deste domingo, o clube norte-americano venceu o América-MEX por 2 a 1, de virada, na prorrogação, no Estádio BMO, em Los Angeles, Estados Unidos. Os mexicanos, dirigidos pelo técnico brasileiro André Jardine, abriram o placar aos 18 minutos do segundo tempo. Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti e Brian Rodríguez deslocou o goleiro rival para estufar as redes. O LAFC empatou já aos aos 42. Igor Jesus, ex-Flamengo, recebeu cruzamento e testou para o fundo do gol. A virada saiu aos nove minutos da etapa final da prorrogação. Bouanga foi acionado por Giroud e bateu firme para dar a vitória aos norte-americanos. Com o resultado, o LAFC vai entrar no grupo D do Mundial de Clubes, no lugar do Léon, do México, que não pôde disputar o torneio por ter o mesmo dono do Pachuca, que também irá jogar a competição. O regulamento da Fifa proíbe que dois clubes com um mesmo proprietário participem do mesmo campeonato. Além do Flamengo, a chave é formada por Chelsea e Esperánce-TUN. O Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, começa no dia 14 de junho. O Flamengo estreia no dia 16, contra o Esperánce-TUN, às 22 horas (de Brasília). Gazeta Esportiva
Red Bull Bragantino bate o Vasco e dorme na liderança do Brasileirão
Motivado após classificação na Sul-Americana, mas precisando dar uma resposta no Brasileirão em meio à campanha abaixo do esperado, o Vasco não fez o dever de casa. Neste sábado (31), em São Januário, pela 11ª rodada do Brasileirão, os comandados de Fernando Diniz perderam para o Red Bull Bragantino pelo placar de 2 a 0. Guilherme Lopes e Isidro Pitta, ambos na primeira etapa, marcaram os gols do jogo e deixaram o Massa Bruta na liderança. Com o resultado, o Gigante da Colina permanece na parte baixa da tabela, com apenas 10 pontos somados, podendo entrar na zona de rebaixamento. O próximo compromisso será no dia 12 de junho, contra o São Paulo, fora do Rio de Janeiro.
PSG atropela a Inter de Milão e conquista a Champions League pela primeira vez
Pela primeira vez na história, a tão sonhada Champions League é do Paris Saint-Germain. O time francês atropelou a Inter de Milão na tarde deste sábado, na Allianz Arena, em Munique, por 5 a 0, e conquistou o título inédito do torneio continental. Hakimi, Désiré Doué (duas vezes), Kvaratskhelia e Mayulu marcaram os gols da equipe francesa na grande decisão. A final foi completamente dominada pelo PSG. O time comandado por Luis Enrique controlou as ações do primeiro ao último minuto e não deu chances para os italianos. Desta maneira, o clube alcança sua grande obsessão desde que foi adquirido pela Qatar Sports Investments, em 2011, e enfim ergue a taça da Liga dos Campeões. E com direito à maior goleada da história das finais da competição. A Inter, por sua vez, segue em jejum. A última vez que os italianos foram campeões da Europa foi na temporada 2009/10. Esta é a segunda derrota da equipe em uma decisão da Champions nos últimos três anos. Ambos os times agora começam a se preparar para o Mundial de Clubes da Fifa. O PSG, que integra o mesmo grupo do Botafogo, estreia no torneio diante do Atlético de Madrid, no dia 15 de junho, às 16h (de Brasília). A partida será disputada no Estádio Rose Bowl, em Los Angeles. Já a Inter de Milão inicia sua trajetória contra o Monterrey, do México. O duelo está marcado para o dia 17 de junho, às 22h, no mesmo local. Gazeta Esportiva
Dia Mundial sem Tabaco: SES reforça alerta sobre os riscos dos cigarros eletrônicos
No Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste 31 de maio, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) chama atenção para o uso crescente dos cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens. Esses dispositivos, muitas vezes vistos como inofensivos, contêm nicotina sintética e na forma de sais diluídos em líquido, e outras substâncias tóxicas que causam dependência e podem desencadear doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer. “Os cigarros eletrônicos acabaram se disseminando entre adultos como uma opção ‘cheirosa’ aos cigarros convencionais e entre jovens como a ‘febre do momento’. O que a população precisa saber é que esses dispositivos eletrônicos não são inofensivos”, afirma Carla Tatiane Rodrigues Soares, gerente de Prevenção e Controle do Tabagismo da SES. Matheus Moreira Pirolo, fiscal de Vigilância Sanitária e gerente de Apoio ao Sistema Estadual de Vigilância Sanitária da SES, adverte que os cigarros eletrônicos, pods ou vapes podem causar danos severos ao pulmão, problemas cardiovasculares e ainda aumentar o risco de câncer. Isso porque, de acordo com ele, “seus efeitos são potencializados com os denominados sais de nicotina e outras substâncias sintéticas agressivas camufladas com sabor de frutas”. Mesmo com a proibição da comercialização, importação e propaganda desses produtos pela Anvisa desde 2009, a venda ilegal ainda ocorre com facilidade, o que reforça a necessidade de fiscalização e informação contínua à população sobre a nocividade do produto e sobre as terapias de cessão do tabagismo disponíveis no SUS. Ações educativas, fiscalização e cessação do tabagismo De acordo com a SES, em 2023 foram realizadas diversas apreensões de dispositivos eletrônicos para fumar em Mato Grosso do Sul. Somente naquele ano, mais de 2.600 unidades foram recolhidas em ações de fiscalização. Em 2024 já foram realizadas ações em todo o Estado. Além disso, a secretaria tem atuado com campanhas educativas em escolas da Rede Estadual de Ensino, dentro do PSE (Programa Saúde na Escola), e entre profissionais de saúde, promovendo ambientes escolares mais saudáveis e orientando sobre os riscos do uso dos cigarros eletrônicos. As ações incluem ainda o “Protocolo de 5 Ações”, lançado pela SES em maio de 2024 para orientar municípios no enfrentamento à comercialização e ao consumo desses produtos. “Países desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica vêm adotando medidas judiciais e legais cada vez mais restritivas à comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar, bem como sobre espaços coletivos livres de nicotina”, enfatiza Matheus Pirolo. “É direito do consumidor exigir de responsáveis por estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e casas noturnas, que espaços coletivos fechados ou parcialmente fechados, ainda que na calçada, estejam livres da fumaça tóxica do cigarro eletrônico”, ressalta o fiscal da SES. “Para quem deseja abandonar o vício da nicotina, seja de cigarro comum, cigarro eletrônico ou outros fumígenos, a opção é procurar a unidade básica de saúde mais próxima para realizar, mediante avaliação médica, as terapias de cessão do tabagismo disponíveis no SUS”, orienta a gerente de Prevenção e Controle do Tabagismo da SES, Carla Tatiane Rodrigues Soares. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária da SES, a multa para quem distribui, armazena, transporta, faz propaganda ou comercializa cigarros eletrônicos; e para quem franqueia a comercialização realizada por ambulantes em seu estabelecimento comercial, pode chegar a até R$ 30 mil, além da apreensão do produto proibido e da interdição do local por até 90 dias. Para denunciar a venda de cigarros eletrônicos, ou a permissão de venda realizada por ambulantes em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e casas noturnas, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 0800 647 0031 ou pelo 136. Danúbia Burema, Comunicação SES
Governo de MS abre 230 vagas para soldado temporário do Corpo de Bombeiros
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), abriu sexta-feira (30) as inscrições para o processo seletivo que oferece 230 vagas para soldados temporários do Corpo de Bombeiros Militar. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de junho de 2025, exclusivamente pelo site www.econcursoms.ms.gov.br, onde também devem enviar os documentos exigidos para a avaliação curricular. O salário previsto para a função é de R$ 3.815,88 mensais. De acordo com o edital SAD/SEJUSP/CBMMS/QPTBM/2025, podem participar do processo seletivo todos os brasileiros com ensino médio completo, que atendam aos critérios estabelecidos no edital e na Lei nº 6.300, de 5 de setembro de 2024, que regulamenta a atuação dos praças temporários no Corpo de Bombeiros Militar. Os soldados temporários vão atuar em atividades de apoio aos bombeiros militares de carreira, incluindo, combate a incêndios urbanos e florestais, socorro em urgências e emergências pré-hospitalares, resgate e salvamento de pessoas e bens, prevenção de afogamentos e ações de Defesa Civil, atendimento a emergências com produtos perigosos e gestão de riscos, serviços administrativos e atendimento a chamadas em centrais de comunicação, entre outros. De acordo com o edital lançado nesta sexta-feira, todos os serviços prestados serão supervisionados por bombeiros militares efetivos. Os candidatos aprovados em todas as etapas do processo e classificados dentro do número de vagas serão convocados para o Curso de Formação, etapa obrigatória para atuar como soldado temporário. Clique aqui para acessar o edital completo. Comunicação Sejusp-MS








