Neste sábado (31), aconteceram as finais do I Torneio de Vôlei de Areia da Páscoa, realizado na quadra de areia do Parque do Lago, modalidade 4×4 misto, ou seja, dois homens e duas mulheres em cada equipe. O torneio deveria ter sido realizado durante a I Festa da Páscoa, que aconteceu entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, mas as chuvas que alagaram a quadra de areia impediram as disputas. Oito equipes participaram da competição, divididas em dois grupos de quatro times, com apenas o primeiro e o segundo colocados de cada grupo passando direto pra semifinal. A primeira semifinal aconteceu entre as equipes Pró Vôlei x Aroma, saindo vitoriosa a equipe Pró Vôlei. Já a segunda semifinal foi entre AABB x Vôlei Guassu, sendo vencedora a AABB. Na disputa do terceiro lugar, o Vôlei Guassu obteve a vitória. Já na final, o Pro Vôlei sagrou-se campeão, deixando a AABB como equipe vice campeã. Resultados Semifinais Pró Vôlei 25 x 14 Aroma AABB 25 x 16 Volei Guassu Finais 3º e 4º – Aroma 22 x 25 Volei Guassu Final Pró Volei 25 x 22 AABB O professor Paulo Sérgio respondeu pela coordenação esportiva da Funed, nos jogos disputados na quadra do Parque do Lago. A Funed tem como diretora-presidente interina Giselly Amaral. A organização foi bastante elogiada pelos atletas que participaram da competição.
Dourados recebe ‘Perifeirarte’ com 3 dias de formação, cultura e gastronomia
Nos dias 5, 6 e 7 de junho, Dourados será palco do ‘Programa Perifeirarte’, evento que une formação técnica gratuita, arte, cultura e empreendedorismo comunitário. A iniciativa está com inscrições abertas e tem como objetivo fortalecer lideranças, promover capacitações e valorizar as manifestações culturais entre os mais diferentes públicos. Organizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar da Prefeitura de Dourados, o evento terá programação técnica nas noites de quinta e sexta-feira no anfiteatro da prefeitura. No sábado, as atividades se concentram na Feira Central da rua Cafelândia, com atrações culturais, feira gastronômica, oficinas e ações de cidadania. Na quinta e na sexta haverá curso de formação continuada no Anfiteatro da Prefeitura, na rua Coronel Ponciano. A cerimônia de abertura será na quinta, às 18h30, e contará com a presença do subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, representantes da Prefeitura de Dourados e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire. A programação técnica inclui palestras sobre temas essenciais para o fortalecimento e a formalização de entidades comunitárias, como a regularização documental, formação e registro em cartório, agricultura urbana e periurbana, além de temas práticos como vigilância sanitária, cooperativismo, associativismo e estratégias de marketing para organizações comunitárias. Além das capacitações, o evento também promove ações de engajamento comunitário e valorização da cultura local. No sábado (7), às 8h30, será realizada a ação ECOmunitário, com plantio de árvores no bosque da Feira Central, incentivando a conscientização ambiental e a participação cidadã. No mesmo espaço, a partir das 18h, a população poderá conferir as atividades culturais do Programa Perifeirarte – Arena Comunitária, com apresentações artísticas, Grupo Voz Pantaneira, manifestações culturais, além da gastronomia. Confira a programação completa: Quinta-feira (5) – Anfiteatro da Prefeitura de Dourados Sexta-feira (6) – Anfiteatro da Prefeitura de Dourados Sábado (7/6) – Feira Central João Totó Câmara (rua Cafelândia) As inscrições ao evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfexooPMI7zkyHHZgWqYg6FeRQplmVm3oVQMFucUMrMH7tfBQ/viewform
Motociclista morre após bater em portão e na lateral de muro na Coronel Ponciano
Motociclista que pilotava uma Titan prata, placa HSR 3G14, morreu na madrugada desta segunda-feira (2/6), após perder o controle da motocicleta, bater num portão e na lateral de um muro na Avenida Coronel Ponciano, em Dourados. Câmera de segurança de um estabelecimento flagrou o momento exato em que ocorre a colisão. Informações apuradas pela reportagem dão conta de que o motociclista seguia pela Coronel Ponciano no sentido Avenida Marcelino Pires – prefeitura de Dourados, quando aparentemente, ao passar por um quebra-molas, perdeu o controle e bateu. No momento do acidente, uma pessoa que seria funcionário do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) parou e constatou que o homem já estava sem vida. A Perícia Técnica então foi acionada para os levantamentos de praxe, bem como a PM (Polícia Militar). Ligado Na Notícia
Governo de MS aplica R$ 662 milhões na saúde pública nos quatro primeiros meses do ano
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), reforça sua responsabilidade em entregar um sistema de saúde pública de qualidade com a aplicação de R$ 662 milhões para ações e serviços de saúde nos quatro primeiros meses deste ano, com a maior parte dos recursos (84,5%) provenientes do Estado. O valor foi apresentado durante a audiência pública de Prestação de Contas da Saúde, realizada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) na semana passada. De acordo com o balanço os investimentos abrangem diversas áreas da saúde, como a construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos e insumos médicos, assistência farmacêutica, procedimentos no setor de atenção especializada e hospitalar, além da contratação de novos profissionais. O objetivo é garantir acesso a tratamentos de qualidade e melhorar as estruturas de atendimento à população. Durante a audiência, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou ações e programas desenvolvidos, como a finalização do Hospital Regional de Dourados e entregas de estruturas de saúde. “Algumas ações e programas em andamento serão complementados, enquanto outras iniciativas estão previstas para finalizar em 2025. Entre as entregas esperadas, a inauguração do Hospital Regional de Dourados no início do segundo semestre e a entrega de importantes obras como o SVO (Serviço de Verificação de Óbito) de Campo Grande e Dourados, além de outras estruturas e equipamentos de saúde”, disse Maymone. Segundo a secretária-adjunta a SES também está focada no fortalecimento da atenção primária à saúde por meio de programas e incentivos aos municípios. “O objetivo é apoiar as cidades no desenvolvimento de suas próprias ações e serviços de saúde, garantindo um atendimento mais abrangente e eficaz à população”, completa. Entre os dados e informações detalhadas pela equipe da SES, em destaque o programa “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila” que na sua totalidade já ultrapassou 87 mil atendimentos realizados. “Oftalmologia e ortopedia são as especialidades mais requisitadas no programa, liderando em volume e complexidade cirúrgica, respectivamente. Ressonâncias, tomografias e cateterismos foram os exames mais realizados nas fases iniciais do projeto. Iniciamos a terceira fase do projeto, com a expansão para novas áreas de atuação, além de novos estabelecimentos que se juntarão a nós para a execução dos procedimentos cirúrgicos. Também vamos ampliar o número de exames com fins diagnósticos, buscando sempre melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde à população”, explicou a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso. A audiência pública para prestação de contas do relatório detalhado do primeiro quadrimestre de 2025 foi coordenada pelo deputado Lucas de Lima, presidente da Comissão de Saúde. “A Secretaria de Saúde nos apresenta hoje o relatório do primeiro quadrimestre de 2025 para que a Assembleia possa fiscalizar os investimentos do Governo. Este relatório está disponível a toda a população. É importante que todos se aprofundem neste assunto, pois a saúde é uma pauta prioritária para Mato Grosso do Sul”, ressaltou o deputado Lucas de Lima. O Governo do Estado empenhou R$ 1,011 bilhão em recursos para a Saúde durante o 1º quadrimestre (janeiro a abril). Deste montante, foram liquidados R$ 724,626 milhões e pagos R$ 662,253 milhões. A maior parte dos desembolsos (efetivamente pagos) é de recursos estaduais, totalizando R$ 559,494 milhões. De recursos do Governo federal, Mato Grosso do Sul recebeu e aplicou na área da Saúde R$ 75,084 milhões de Fundo a Fundo (11,3% do total pago), R$ 6,276 milhões para o piso da enfermagem (1%), R$ 8,577 milhões relativos a convênios (1,3%) e R$ 12,82 milhões referentes a outros recursos vinculados à Saúde (1,9%). Confira a apresentação completa do relatório detalhado: SLIDE – RDQA 1º QUAD 2025 26.05.25 Certificações dos Hospitais Regionais Os Hospitais Regionais de Mato Grosso do Sul alcançam certificações inéditas que evidenciam a qualidade dos serviços hospitalares oferecidos. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, administrado pelo Instituto Acqua, conquistou a Acreditação Nível I concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) após rigorosa avaliação. O reconhecimento foi concedido após o hospital avançar em inovação, tecnologia, qualidade e humanização na assistência hospitalar. Já o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, localizado em Ponta Porã e também administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES, obteve e manteve o Nível 2 Pleno da ONA que define padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente. Além disso, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital recebeu o selo UTI Top Performer por se destacar entre as melhores UTIs brasileiras, com excelente performance nos parâmetros de mortalidade hospitalar e uso de recursos. Este reconhecimento é concedido pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e Epimed Solutions. A avaliação para manutenção da acreditação ONA ocorre a cada 8 meses. Cada setor deve apresentar seus indicadores aos avaliadores, que fazem questionamentos e discutem possibilidades de melhorias para que a unidade alcance, futuramente, o próximo nível de acreditação. A acreditação é um método de avaliação que promove a qualidade e segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização deve atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. O primeiro nível da acreditação avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais e é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade para conquistar a certificação. O Nível 2 Acreditado Pleno é conquistado após a unidade cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança. Helton Davis, Comunicação SES
Cuidado com golpes: Detran-MS alerta sobre guia falsa e orienta como verificar a autenticidade
Um casal procurou o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) após perceber que, mesmo tendo efetuado o pagamento de uma guia há mais de uma semana, os débitos de IPVA do veículo continuavam aparecendo no sistema. A situação acendeu o alerta: era um golpe. A gerente da Agência Regional de Campo Grande, Juliana Castro, identificou imediatamente o problema. Ao analisar o comprovante, constatou que o pagamento havia sido feito para um “destinatário e CNPJ que não pertencem nem à Sefaz e nem ao Detran-MS”. A guia era falsa. A alegação era de que a guia havia sido gerada no site do Detran-MS. Imediatamente foi enviado um comunicado à Diretoria de Tecnologia da Informação do Detran-MS e também à Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), responsável pelo tributo, que também reafirmaram a falsidade da guia emitida por algum site dublê. Infelizmente, esse tipo de fraude tem se tornado cada vez mais comum. Para evitar que mais pessoas caiam em situações semelhantes, o Detran-MS reforça a importância de atenção redobrada ao emitir e pagar guias de serviços. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Lui, o cidadão deve confirmar o nome do órgão beneficiário antes de efetuar o pagamento. “Débitos de licenciamento emitidos pelo Detran-MS, por exemplo, terão como destinatário o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul. Já os relativos ao IPVA terão como beneficiária a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS). É como fazer um Pix: antes de digitar a senha, você confere quem vai receber”, explica Lui. Canais oficiais Outra orientação importante é sobre a origem da guia. O Detran-MS alerta que sites de terceiros não devem ser utilizados para emissão de boletos ou consultas. Todos os sites oficiais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul terminam em “ms.gov.br”. Qualquer domínio diferente disso deve ser considerado suspeito. O site institucional www.detran.ms.gov.br é o canal seguro para acessar o portal de serviços Meu Detran, reformulado para facilitar a navegação, emissão de guias e consulta de débitos. Outro canal confiável é a Glória, assistente virtual do Detran-MS via whatsapp, com inteligência artificial que também oferece atendimento humanizado. Pelo número (67) 3368-0500, é possível consultar guias, verificar se um boleto é verdadeiro e confirmar valores antes do pagamento. O Detran-MS reforça que está comprometido com a segurança, agilidade e confiança em todos os serviços prestados. Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de uma guia ou qualquer comunicação recebida em nome do órgão, o cidadão deve sempre buscar confirmação pelos canais oficiais. “Nosso objetivo é proteger o cidadão. Por isso, orientamos que nunca confie em links recebidos por terceiros e que sempre verifiquem a fonte e o beneficiário da cobrança antes de pagar qualquer guia”, finaliza Robson Lui. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Projeto vai ofertar mais de 300 cursos virtuais gratuitos em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul
Unidades prisionais de Mato Grosso do Sul receberam, na semana passada, a visita do juiz federal Rafael Wolff, representante da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), para acompanhar a implementação do projeto “Ajufe por um Mundo Melhor”, uma iniciativa que visa transformar vidas através da educação e da capacitação profissional. Desenvolvido em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), que financia a ação, o projeto oferece cursos gratuitos nas áreas de educação, saúde, informática, línguas, administração, empreendedorismo e governança doméstica. De acordo com o juiz Rafael Wolff, o objetivo é “promover a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, oferecendo oportunidades reais de aprendizado e qualificação, contribuindo para sua reinserção no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade”. Com Mato Grosso do Sul tornando-se o 15º estado a aderir ao programa, a expectativa é expandir ainda mais o alcance, possibilitando uma chance real de transformação aos mais de 20 mil custodiados do sistema prisional, além de servidores, colaboradores e familiares de internos. O projeto oferece uma vasta gama de cursos, que vão desde áreas tradicionais, como hotelaria, administração e informática, até formações específicas em cuidados com idosos, culinária, gestão, saúde da mulher e governança doméstica. Também há módulos voltados para o desenvolvimento pessoal, abordando temas como inteligência emocional, liderança, ética, empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade. Segundo a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, para a implantação do projeto e início dos cursos, está em elaboração o Termo de Colaboração Mútua, com intenção de possibilitar as capacitações nas unidades com laboratório de informática. Conforme a dirigente, haverá, primeiramente, uma capacitação para os policiais penais responsáveis pelos setores de educação de cada presídio, dentro das diretrizes do “Por um Mundo Melhor”. Destaque para a estrutura local Durante a visita, o magistrado elogiou a estrutura das unidades prisionais sul-mato-grossenses, que já contam com salas de informática montadas e cabeamento pronto, facilitando a implementação imediata dos cursos. O “Ajufe por um Mundo Melhor” reforça a importância da educação como ferramenta de transformação social, mostrando que, mesmo dentro do sistema prisional, é possível semear oportunidades e construir caminhos de esperança. Comunicação Agepen
Caminhada ‘Todos Por Elas’ simboliza grande ato de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres
O Governo de Mato Grosso do Sul tem intensificado as ações de enfrentamento à violência contra a mulher por meio de mobilizações coletivas e políticas públicas voltadas à prevenção e proteção. A 2ª edição da Caminhada #TodosPorElas, realizada sábado (31) no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, simbolizou esse compromisso, reunindo representantes dos poderes públicos e da sociedade em defesa da vida das mulheres. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, representantes do Judiciário, forças de segurança, entidades da sociedade civil e a população em um momento simbólico de união e compromisso. Durante a caminhada, um minuto de silêncio foi realizado em homenagem às vítimas, e os homens presentes foram convidados a dar um passo à frente como gesto de apoio ao combate à violência de gênero. Representando o Governo do Estado, a secretária de Cidadania, Viviane Luiza, levou o filho ao palco e afirmou que o combate à violência começa na formação dos meninos. “Estamos falando do machismo estrutural, do patriarcado e para que a gente mude essa cultura, precisamos ensinar aos nossos filhos que o amor não controla, o amor é uma escolha. Devemos ensinar que a força é usada para proteger, não para machucar. E que o respeito é um princípio que todos devem usar”. A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora da campanha #TodosPorElas, destacou que a conscientização é uma ferramenta essencial no enfrentamento ao feminicídio. “A violência contra a mulher não será combatida apenas com repressão. É fundamental investir na prevenção, e a conscientização é um dos caminhos. Essa ação busca dar visibilidade ao tema e mostrar, de forma pacífica, que não aceitamos a violência em nosso Estado”. O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, também reforçou o papel das instituições de ensino no enfrentamento à violência de gênero. “Tenho sob minha responsabilidade 120 mil mulheres que frequentam nossas escolas. É papel do homem ensinar desde cedo que a mulher precisa ser respeitada”. Moradora do bairro Oliveira II, Sônia Maria dos Santos Marques participou da caminhada e emocionou-se com a proposta da ação. “Gostei muito e gostaria que isso acontecesse sempre. É importante que os homens escutem, reflitam. Isso que estamos vivendo não é amor, o amor não é violência. Ninguém é dono de ninguém. A gente precisa da nossa liberdade. Chegamos a um ponto em que homens tiram a vida das mulheres e até dos próprios filhos. Essa conscientização precisa tocar o coração das pessoas”. Além das ações de conscientização, o Governo do Estado investe em políticas públicas permanentes voltadas à proteção das mulheres. As Salas Lilás, presentes em 49 municípios, garantem atendimento especializado e humanizado nas delegacias para mulheres em situação de violência. Já o Promuse (Programa Mulher Segura), em parceria com as forças de segurança, assegura o acompanhamento e acolhimento das vítimas. A campanha #TodosPorElas seguirá ao longo do ano com atividades educativas, rodas de conversa e ações de articulação entre o poder público e a sociedade, com o objetivo de consolidar uma cultura de paz, respeito e igualdade de gênero em Mato Grosso do Sul. Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Mato Grosso do Sul Promove Discussão sobre Protagonismo em Fórum LIDE COP 30
Líderes nacionais se reuniram em Bonito (MS) para o Fórum LIDE COP 30, que focou no potencial energético, alimentar e ambiental do Brasil. O evento serviu como plataforma para destacar o papel de Mato Grosso do Sul na produção sustentável e na defesa ambiental, visando fortalecer a narrativa brasileira para a próxima Conferência do Clima (COP 30). O governador Eduardo Riedel enfatizou que o papel da agroindústria em transformar recursos naturais em energia e alimentos, apoiado por anos de pesquisa, dá ao Brasil “modelos e exemplos absolutamente concretos” para mostrar na COP 30. Ele ressaltou que o momento é uma “grande oportunidade de virar a chave” para que o país se posicione como protagonista global. Destaques de Sustentabilidade de MS Mato Grosso do Sul está se consolidando como um polo de bioenergia e sustentabilidade: Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) A Lei do Pantanal, que prevê o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), foi um dos pontos altos do debate. No encerramento do evento, o cantor e compositor Almir Sater recebeu o reconhecimento de embaixador do Pantanal, valorizando seu trabalho como produtor e defensor do bioma.
Conferência das Cidades: espaço de diálogo e construção coletiva acontece nos dias 5 e 6 na Capital
Entre quinta (5) e sexta-feira (6), o Governo de Mato Grosso do Sul promove, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular), a 7ª Conferência Estadual das Cidades. O evento acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A conferência reunirá representantes dos poderes públicos, movimentos sociais, entidades empresariais, acadêmicos, especialistas e a população em geral, com o objetivo de fortalecer a participação social na formulação de políticas de desenvolvimento urbano, habitação, regularização fundiária, saneamento, mobilidade e sustentabilidade. O evento começa na manhã de quinta com apresentação cultural, seguida de abertura solene com a presença de autoridades estaduais e representantes do Conselho Estadual das Cidades (CEC/MS). A palestra de abertura será com Jaime Verruck, titular da Semadesc, que abordará a inclusão das mudanças climáticas no Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano. Ainda no primeiro dia, painéis temáticos abordarão questões como política fundiária, gestão estratégica e financiamento, além de grandes temas transversais relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável. Já na sexta-feira, No dia 6 de junho, o debate se intensifica com mesas sobre programas federais como o Minha Casa Minha Vida e parcerias público-privadas (PPPs). A realização de grupos de trabalho também entrará em discussão, sob três importantes eixos temáticos,: Articulação entre setores urbanos e planejamento das políticas públicas; Gestão estratégica e financiamento, e Grandes temas transversais: sustentabilidade, transformação digital e segurança pública. Após esses debates, ocorrerá a Plenária Final, onde serão apresentadas e aprovadas propostas e moções que irão nortear as políticas públicas do setor. Além disso, serão eleitos os delegados que representarão Mato Grosso do Sul na 6ª Conferência Nacional das Cidades, bem como os novos membros do Conselho Estadual das Cidades (CEC/MS), para o período de 2025 a 2028. Aberto ao público Este é um convite para toda a sociedade sul-mato-grossense: participe deste momento fundamental para debater, propor e definir os rumos das políticas públicas que impactam diretamente na qualidade de vida em nossas cidades! A participação cidadã é essencial para garantir cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. O evento é aberto ao público, com credenciamento a partir das 7h da manhã no dia 5 de junho. Participe e faça parte deste importante espaço de diálogo e decisão. Para conferir a programação completa, clique aqui. Edyelk Santos, Comunicação Agehab








