O Procon de Mato Grosso do Sul iniciou, nesta segunda-feira (2), o processo de credenciamento de projetos voltados à defesa do consumidor. A iniciativa é destinada aos Procons municipais e às organizações sociais que atuam na área. O investimento previsto é de R$ 700 mil. Entre as atividades passíveis de financiamento, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) enumera o desenvolvimento de estudos relativos às relações de consumo, a realização de eventos de orientação aos consumidores, a capacitação e aperfeiçoamento técnico, modernização administrativa, fomento de ações que objetivem a proteção e defesa dos consumidores, assim como a manutenção das despesas de custeio das organizações sociais de defesa do consumidor. Ao todo estão disponíveis R$ 700 mil, provenientes do FEDCC (Fundo Estadual de Defesa do Consumidor). Desse montante, R$ 500 mil serão destinados aos Procons municipais e R$ 200 mil às organizações sociais. Caso solicitado, o Procon de Mato Grosso do Sul e a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) poderão prestar assessoramento técnico aos interessados. O prazo para envio das propostas, de forma eletrônica ou presencial, encerra em 30 de agosto. Já o credenciamento dos projetos está previsto para ocorrer até o mês de dezembro. Mais informações sobre o processo e os documentos exigidos podem ser consultadas na Resolução Sead nº 101/2025, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Turismo comemora seleção de artistas que retratam as belezas de MS na Bienal das Amazônias
Na última quinta-feira (29), foi divulgada a lista de artistas participantes da 2ª Bienal das Amazônias, que acontecerá de 29 de agosto a 30 de novembro de 2025, em Belém (PA). Na lista dos artistas e coletivos selecionados estão as artistas de Mato Grosso do Sul Ana Ruas e Buga Peralta. “Vou apresentar uma instalação feita de argila que representa uma comitiva de gado e é um trabalho que conta um modo de vida, uma prática que está enraizada no cotidiano dos pantaneiros. Desperta memórias afetivas, tem identidade, tradição, cultura. Emociona as pessoas, né? E mostrar essa obra na Bienal tem muita importância para mim, porque é poder celebrar nossas raízes, valorizar nossos costumes, as nossas tradições”, explica a artista plástica sul-mato-grossense Buga Peralta. O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS fala da importante parceria da cultura nas ações de divulgação dos destinos turísticos do Estado. “Estamos muito felizes com a seleção da Buga, parceira de longa data do turismo de MS e também a Ana Ruas, e nesse ano em que acontece a COP 30 lá no Pará. A Buga é uma parceira do turismo, está sempre conosco nos eventos com sua arte fantástica, como foi no road show ‘Mato Grosso do Sul: Especial por Natureza’, que fizemos em São Paulo, no ano passado. Essa seleção delas entre 74 artistas de vários países reforça nossa identidade cultural e dá visibilidade ao destino Mato Grosso do Sul”, enaltece. A seleção A seleção dos 74 artistas e coletivos da Pan-Amazônia e do Caribe para a Bienal das Amazônias foi realizada pela curadora-chefe Manuela Moscoso, em colaboração com Sara Garzón, curadora adjunta desta edição, e Jean da Silva, cocurador do programa público. As obras dialogam com o conceito “Verde-distância”, inspirado no romance Verde Vagomundo, do escritor paraense Benedicto Monteiro. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Com ênfase na sustentabilidade, SES promove semana estadual de saúde e meio ambiente
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) deu início nesta segunda-feira (02) à sua Semana Estadual de Meio Ambiente, uma iniciativa que visa incentivar a prática da sustentabilidade entre servidores e colaboradores da instituição. De 2 a 6 de junho, a ação promoverá a coleta de materiais recicláveis (plástico, metal, pilhas e eletrônicos) e medicamentos vencidos para descarte correto e reciclagem, oferecendo em troca mudas de árvores frutíferas e espécies nativas do Cerrado. “Nossa Semana de Meio Ambiente é um convite à reflexão sobre o impacto de nossas ações diárias. Uma oportunidade para nossos servidores e colaboradores se engajarem ativamente na coleta seletiva e no descarte correto de resíduos e medicamentos. A troca por mudas de árvores simboliza nosso compromisso com um futuro mais verde e sustentável para Mato Grosso do Sul”, avalia Crhistinne Maymone. Por sua vez, o coordenador estadual de Vigilância em Saúde Ambiental, Karyston Adriel, destaca que a iniciativa reforça a importância da logística reversa para diversos tipos de resíduos, evitando que materiais potencialmente poluentes contaminem o solo e a água. “Hoje, lançamos uma campanha de ação permanente na SES que integra o meio ambiente, a saúde, a governança e o aspecto social. A destinação adequada de eletrônicos e o descarte correto de medicamentos são fundamentais para prevenir danos ambientais e à saúde pública. Esta iniciativa vai além da proteção ambiental, é um ato social que dignifica as pessoas que lidam com resíduos e recursos naturais. A redução de gastos com energia e água são atitudes que nós, servidores da saúde, estamos agora implementando em nossa estrutura para transformar hábitos e construir um mundo melhor para todos”, ressalta o coordenador estadual de Vigilância em Saúde Ambiental”. A SES convida todos os servidores e colaboradores a participarem ativamente da Semana Estadual de Meio Ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e promovendo a conscientização sobre a importância do cuidado com o nosso planeta. Helton Davis, Comunicação SES
Procon e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul iniciam projeto de educação financeira nas escolas
Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Aracy Eudociak, em Campo Grande, foram os primeiros a receber, nessa semana, orientações de projeto piloto do Procon e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul sobre educação financeira e prevenção ao superendividamento. A ação, realizada pela Escola do Consumidor e o Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), busca incentivar o planejamento financeiro pessoal e o consumo consciente entre os alunos do 1º e 2º ano do ensino integral técnico em comércio e serviços jurídicos. Servidores do Procon introduziram a sequência de oficinas mensais temáticas, abordando os conceitos da educação financeira e do consumo consciente com a apresentação de vídeos e atividades práticas que levaram os adolescentes a refletir e classificar as suas necessidades, desejos e sonhos relacionados a aquisição de produtos e serviços. Para a diretora da Escola do Consumidor, Patrícia Theodorico Corrêa, esta é a oportunidade de estimular os estudantes a estruturar sua vida financeira, no momento em que muitos recebem incentivo financeiro-educacional do governo para concluir os estudos, como o Programa Pé de Meia. “Buscamos com essa ação desenvolver nas escolas os agentes de transformação em suas famílias, possibilitando assim prevenir os casos de superendividamento”. Representantes da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), OAB-MS, Nupemec e TJMS também vão abordar durante os encontros mensais temas como os impactos do superendividamento, crédito consciente e armadilhas de consumo, planejamento, poupança e liberdade financeira, assim como justiça, consciência e futuro. Projeto piloto Com oficinas mensais, práticas financeiras e dinâmicas gamificadas, o projeto Educação Financeira no Ensino Médio – Prevenção ao Superendividamento será conduzido com 60 alunos da Escola Estadual Aracy Eudociak, pertencentes a turmas do ensino integral técnico em comércio e serviços jurídicos. Receptiva a iniciativa, a diretora da unidade escolar, Gisele Maria Bacanelli, destaca que os estudantes possuem no projeto pedagógico ações que estimulam o empreendedorismo e a educação financeira virá como um complemento a sua formação pessoal e profissional. Na avaliação do secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, a atuação conjunta liderada pelo Nupemec possibilita ampliar a abrangência das ações que visam promover o consumo consciente, prevenir e tratar os casos de superendividamento, assim como estabelece o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, ressaltou no lançamento do projeto, na terça-feira (27), que o Judiciário sul-mato-grossense está atento a realidade de muitas famílias e, por isso, têm investido, assim como o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em ações de prevenção ao superendividamento. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Saúde Única: aula prática discute a relação entre agricultura e saúde da população
A Coordenadoria de Saúde Única da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) participou, no último sábado (31), de uma aula prática voltada aos acadêmicos do curso de Agronomia da Unigran Capital, em Campo Grande. A atividade integrou a formação em campo dos estudantes e teve como foco a abordagem intersetorial da Saúde Única, evidenciando o papel estratégico do engenheiro agrônomo na promoção da saúde pública por meio da produção sustentável de alimentos. Durante o encontro, foram abordados temas como o uso racional de insumos agrícolas, conservação do solo e da água, controle ecológico de pragas, segurança alimentar e qualidade dos alimentos. “O engenheiro agrônomo é peça-chave para a implementação de sistemas produtivos sustentáveis que consideram a saúde do solo, da água, dos alimentos e, consequentemente, das pessoas. Sua atuação está diretamente ligada à prevenção de doenças e à promoção de ambientes saudáveis, pilares fundamentais da abordagem”, afirmou a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias. O coordenador adjunto do curso de Agronomia, Luciano Oliveira, reforçou a importância de ampliar a visão dos futuros profissionais sobre sua responsabilidade na cadeia produtiva. “A aproximação com a Coordenadoria de Saúde Única amplia a visão dos nossos acadêmicos sobre a responsabilidade técnica e ética do engenheiro agrônomo na cadeia produtiva. Não se trata apenas de produzir mais, mas de produzir com consciência, segurança e respeito ao meio ambiente e à saúde das populações”, explicou. A atividade fortalece o compromisso de Mato Grosso do Sul com a Estratégia de Saúde Única, que propõe a integração entre os eixos da saúde humana, animal e ambiental nas ações de formação, pesquisa e políticas públicas. Danúbia Burema, Comunicação SES
Governo de MS lança programa inédito de valorização da pessoa idosa durante o Junho Prata
Em mais uma entrega para o fortalecimento da política da pessoa idosa, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) lança, nesta segunda-feira (2), o Programa Estadual “Envelhecer é Legal”, instituído pela resolução publicada no Diário Oficial do Estado. O lançamento marca o início das ações do Junho Prata, mês dedicado à conscientização, valorização e proteção da população idosa sul-mato-grossense. Com foco no enfrentamento ao idadismo – o preconceito baseado na idade – o programa propõe uma mudança cultural na forma como a sociedade enxerga e trata o envelhecimento. Secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, destaca que o novo programa é um marco na construção de um MS mais justo e inclusivo. “Envelhecer é um direito. Com esse programa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a dignidade, o respeito e a valorização das pessoas idosas, promovendo ações concretas para uma sociedade onde todas as idades importam”, afirma. O programa está estruturado em três eixos principais: Marco normativo e institucional: fortalecimento de políticas públicas e legislações contra a discriminação etária; Educação e sensibilização: atividades educativas para desconstruir estereótipos e promover a solidariedade entre gerações; Convivência intergeracional e protagonismo: estímulo à participação ativa da pessoa idosa e ao diálogo entre gerações A iniciativa será coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, e contará com apoio de outras secretarias, municípios, universidades, sociedade civil e setor privado, em uma atuação articulada e descentralizada. Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, “o envelhecimento não ocorre da mesma forma para todas as pessoas e é fato que população sul-mato-grossense está alcançando a maturidade rapidamente. Neste contexto a Secretaria apresenta o Programa Estadual Envelhecer é Legal que está focado no exercício da cidadania e no direito de envelhecer bem com segurança, saúde e solidariedade entre as gerações”. Compromisso com a cidadania ativa Entre as diretrizes do programa estão o fortalecimento das redes de cuidado e proteção, o incentivo à pesquisa sobre o envelhecimento e a promoção de uma nova narrativa social: positiva, respeitosa e diversa sobre a velhice. A Resolução entra em vigor na data de sua publicação e integra a carteira de projetos estratégicos da Secretaria de Estado da Cidadania, conforme previsto pela Lei Estadual nº 6.186/2023. Junho Prata Neste ano, a campanha tem o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, e foca no fortalecimento dos laços intergeracionais, entendendo que o diálogo entre diferentes faixas etárias é essencial para construir uma cultura de paz, solidariedade e cuidado coletivo. Texto e fotos: Paula Maciulevicius/SEC
Para Sindicato dos Comerciários, redução da tarifa de ônibus chega em boa hora
A redução da tarifa do transporte coletivo contempla, em sua maioria, a classe trabalhadora, em especial os empregados no comércio local, que são os que mais utilizam o ônibus circular para se dirigir ao trabalho ou retornar às suas casas. Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados (Secod), Pedro Lima, a redução no preço da tarifa “está vindo um boa hora”. Começou vigorar neste domingo (1) a redução no valor da tarifa de R$ 3,25 para R$ 3,00 no transporte urbano e de R$ 1,65 para R$ 1,00 para o transporte de estudantes. “Vejo que o município e o novo prefeito, nesse momento, estão agindo de uma forma bem mais tranquila e estão, de certa forma, contribuindo para que a classe de trabalhadores, em especial os comerciários que usam bastante o transporte coletivo, possa estar utilizando desse serviço”, opina. Pedro Lima observa que a maioria dos trabalhadores que usa o transporte coletivo, que trabalha no comércio ou em outros setores, tem o vale-transporte e “então, tem ali o desconto dos 6% do seu salário, isso, claro, que vai se transformar em redução e vai contribuir com a renda do trabalhador”. Ele acrescenta ainda que além dos trabalhadores, a própria população que utiliza o transporte coletivo vê com “bons olhos” essa redução, “pois ela vem reparar erros de reajustes anteriores, que eu acho que não poderiam ter chegado a esse ponto. Enfim, acho que ele vem numa boa hora e a gente só tem que elogiar a atitude do poder executivo municipal nesse momento que está trazendo um benefício para a população de Dourados, em especial para a classe de trabalhadora”. O dirigente do Sindicato dos Comerciários pondera também que o trabalhador merece esse cuidado da gestão pública municipal. “Nesse momento, ele está sendo olhado, visto com os olhos diferentes, porque, querendo ou não, é o trabalhador quem faz com que a empresa produz, e a empresa produzindo, ela vai gerar riqueza, ela vai trazer impostos para o município, para o estado, para o país, mas tudo passa efetivamente pela mão da classe trabalhadora, do operariado”, pontua. Lima vai além e defende uma política que amplie benefícios para os trabalhadores “porque a gente já tem uma carga muito pesada”. Ele cita, por exemplo, a jornada 6×1, que, inclusive, tem projeto tramitando no Congresso Nacional para reduzir a jornada semanal para todas as categorias de trabalhadores. “É uma luta constante. A gente briga para que isso possa ser modificado”, explica. Cita como exemplo o servidor público, que tem jornada de 5×2. “Por que a gente também não está sendo incluído nisso aí, dando um pouco de contribuição e um pouco de folga para a classe trabalhadora, para ter um dia de lazer, pelo menos, porque, na verdade, um dia que nós temos na semana, a grande maioria tira para cuidar dos seus afazeres em casa. E quando trabalha esposo, esposa, filha, juntos, não há esse descanso”, menciona. Por fim o dirigente dos comerciários sugere que prefeitos, vereadores, deputados estaduais façam gestão junto aos senadores, aos deputados federais, para que possa ter “um olhar a mais, um olhar diferente para essa classe tão sofrida e que traz tanto benefício para o nosso Brasil”.
Para Sindicato do Comércio, redução da tarifa de ônibus fortalece economia
Para Sindicato do Comércio, redução da tarifa de ônibus fortalece economia
Semana começa com preço da passagem de ônibus reduzido em Dourados
Os cerca de 16 mil passageiros que usam o transporte coletivo diariamente em Dourados iniciam o primeiro dia útil do mês pagando menos na tarifa. A diminuição no valor da passagem de R$ 3,25 para R$ 3,00 no transporte urbano entrou em vigor ontem, dia 1º de junho e beneficia consideravelmente os estudantes dos ensinos Médio e Superior que a partir desta segunda-feira (2) verão o valor da passagem ser reduzido de R$ 1,65 para R$ 1,00. Isso significa que os estudantes passarão a gastar apenas R$ 2 para ir e voltar da escola ou universidade, gerando uma economia razoável no gasto com transporte. É a primeira vez na história de Dourados que o preço da passagem de ônibus para os estudantes é reduzido. “Temos preocupação em garantir mobilidade para toda população, por isso insistimos com a empresa para que reduzisse o valor da tarifa normal de R$ 3,25 para R$ 3,00”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. “Entendemos que no caso dos estudantes essa redução teria que ser ainda maior, já que a quase totalidade deles ainda não têm renda própria e dependem dos pais para pagar pelo transporte”, ressalta. “Por isso, negociamos com a empresa e conseguimos reduzir de R$ 1,65 para R$ 1,00 o preço da passagem para essa categoria”, completa Marçal Filho. O prefeito ressalta que a diminuição no valor da passagem de R$ 3,25 para R$ 3,00 no transporte urbano e de R$ 1,65 para R$ 1,00 no transporte de estudantes foi imposição do município para prorrogar a concessão com a Viação Dourados pelo prazo de 5 anos. A empresa reivindicava a prorrogação pelo prazo de 10 anos, mas o Marçal Filho ponderou que renovaria por apenas 5 anos, prazo necessário para realização de uma nova licitação da concessão do transporte coletivo no município. Os usuários do transporte coletivo têm outros motivos para comemorar além de redução no valor da passagem para o passageiro comum e para o estudante. O prefeito Marçal Filho também condicionou à prorrogação na concessão a aquisição pela empresa de 3 novos ônibus exclusivo para o transporte de estudantes e a criação de novas linhas para atender esse público específico. Marçal Filho lembra que o município está consolidado como uma Cidade Universitária, com mais de 120 cursos superiores ofertados pelas universidades públicas e particulares e não poderia permitir que os estudantes continuem sofrendo com ônibus superlotados e com falta de novos itinerários. “Melhores condições de transporte, redução no preço da tarifa e criação de novas linhas garantem mais qualidade de vida aos estudantes e ajudam a reduzir a evasão escolar, tanto no Ensino Médio quanto no Superior”, analisa o prefeito. Outra exigência do município é que a Viação Dourados invista na renovação de frota, garantindo acessibilidade em todos os ônibus até o final da prorrogação do contrato. Atualmente poucos veículos contam com elevador para acesso de pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção, de forma que essa exigência demonstra a preocupação da Prefeitura de Dourados em levar acessibilidade ao transporte coletivo. Além da aquisição imediata de novos ônibus para o transporte escolar, de renovação da frota e da garantia de acessibilidade, o prefeito também colocou como condição para a renovação da concessão, que todos os ônibus empregados no transporte coletivo de Dourados sejam equipados com ar-condicionado até o final do contrato. O prefeito explica que o ideal seria licitar uma nova concessão, mas que diante da burocracia que envolve a licitação do transporte coletivo urbano não existiu outra solução a não ser a prorrogação do atual contrato por 5 anos. “Esse tipo de licitação é muito complexa, sendo necessário primeiro licitar uma empresa especializada que, por sua vez, ficaria responsável por licitar a concessão”, explica o prefeito. “Esse processo é longo e complexo, podendo demorar entre 2 e 3 anos para ser finalizado”, ressalta. “Por isso, optamos pela prorrogação, ao mesmo tempo em que já determinamos ao setor de licitação da Prefeitura de Dourados que inicie os trâmites para uma nova licitação”, finaliza o prefeito.








