Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta terça-feira (3), um veículo GM Onix, de cor branca, carregado com mais de 700 quilos de maconha e skunk em Caarapó. Na ação, um homem de 36 anos foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-156, área rural do município, quando o veículo que se aproximava da barreira, em alta velocidade, não obedeceu a ordem de parada e tentou empreender fuga. Durante acompanhamento, o condutor do Onix colidiu com a traseira de um caminhão ao tentar realizar uma ultrapassagem. Em checagem dos agregados do veículo, constatou-se que o automóvel havia sido furtado na cidade de Campo Mourão (PR) no dia 12 de abril deste ano. No interior do carro, foram encontrados diversos tabletes de maconha e pacotes de skunk, totalizando aproximadamente 710 quilos. Ao questionar o autor, ele informou que pegou o veículo com drogas em Coronel Sapucaia e levaria até Naviraí. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia de Polícia Civil, em Caarapó. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 1,8 milhões.
Veículo com produtos de contrabando e descaminho é apreendido em Maracaju
Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na tarde desta terça-feira (3), um veículo VW Gol, de cor cinza, carregado com 150 pacotes de cigarros; 250 cigarros eletrônicos; vídeo game PS5; cartões de memória; roteadores; repetidor de Wi-Fi; pneus; e celulares. Na ação, um homem e uma mulher foram presos. Os militares faziam um patrulhamento na MS-164, área rural do munícipio, quando deram a ordem de parada ao condutor do Gol. O homem, de 33 anos, e a mulher, de 46 anos, disseram que trabalham fazendo frete de mercadorias ilegais. Informaram, também, que pegam os produtos na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e levariam à Campo Grande (MS). A ocorrência e o veículo, com os materiais acima descritos e apreendidos, foram entregues na Polícia Federal de Dourados.
Prefeitura cria comissão organizadora das festividades da Semana da Pátria
A Prefeitura de Dourados constituiu a Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria 2025. As festividades serão em comemoração à Independência do Brasil e o planejamento antecipado tem o objetivo de garantir a realização de uma ampla programação, que culminará com o desfile cívico-militar de 7 de setembro, reunindo escolas públicas e privadas, clubes de serviço, entidades de classe e forças de segurança. Os integrantes da comissão participaram da primeira reunião na manhã desta quarta-feira (9), no Anfiteatro da Prefeitura. A Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria ficará responsável pelo planejamento, coordenação e execução das ações de comemorações cívicas a serem realizadas durante a Semana da Pátria. Para compor a comissão serão nomeados membros para atuarem na Coordenação de Planejamento, que será formada pelo comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; Secretaria Municipal de Educação; Gabinete da prefeito; Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica; Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Também será criada a Coordenação de Finanças, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Fazenda. Outros importantes braços no planejamento será a Coordenação de Transporte Escolar, formada pela Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação de Segurança e Trânsito, composta pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal de Dourados e Agência de Transporte e Trânsito de Dourados. O município também vai criar a Coordenação de Infraestrutura, composta pela Secretaria Municipal de Serviços Urbano e Secretaria Municipal de Obras Públicas. Haverá ainda a Coordenação de Comunicação e Cerimonial e a Coordenação de Socorros e Urgências, formada pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Defesa Civil de Dourados. Toda decoração da Avenida Marcelino Pires, bem como da Praça Antônio João para a Semana da Pátria e para o desfile de 7 de setembro ficará sob a responsabilidade da Coordenação de Decoração e Ornamentação, que estará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. A presidência da Coordenação Geral ficou a cargo do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva. COORDENADORIAS A Coordenação de Planejamento ficará responsável por dar início aos trabalhos referentes às Festividades da Semana da Pátria, expedindo ofícios, convites e comunicados internos para órgãos diversos que participarão direta ou indiretamente das atividades; planejar e executar, em conjunto com as demais Coordenações, os trabalhos pertinentes às ações de comemorações cívicas a serem realizadas durante a Semana da Pátria, com ênfase para o Desfile Cívico do dia 7 de setembro de 2025. Caberá ainda à Coordenação de Planejamento, garantir a colocação de bebedouros para o público na praça Antônio João, local onde concentra-se o maior número de pessoas no dia 7 de setembro; acompanhar a montagem e desmontagem do palanque oficial para o desfile cívico; acompanhar a empresa responsável na instalação dos banheiros químicos em toda área determinada pela organização; analisar e decidir, com o aval da presidente da Comissão Oficial Organizadora, todas as dúvidas e casos omissos surgidos durante a realização das atividades e eventos e acompanhar e orientar as demais Coordenações. A Coordenação de Finanças ficará responsável por planejar os custos das atividades da Semana da Pátria e do Desfile de 7 de setembro; destinar recursos financeiros para execução das festividades alusivas à Semana da Pátria e coordenar o uso de verbas destinadas ao pagamento das despesas com a Semana da Pátria. A Coordenação de Transporte Escolar ficará responsável por garantir o transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino para o desfile; elaborar cronograma de transporte de alunos da rede municipal, com horários e locais de acordo com o planejamento geral do evento; viabilizar veículos com motorista, sempre que solicitado pela Coordenação de Planejamento, para transporte de pessoal e materiais e priorizar atendimento à Coordenação de Planejamento, quando se tratar da organização do evento. A Coordenação de Segurança e Trânsito ficará responsável por garantir a segurança dos participantes e da comunidade em geral em todos os eventos da Semana da Pátria e no Desfile Cívico; disciplinar o trânsito na área de abrangência do Desfile Cívico; promover a segurança do palanque e executar o isolamento da área; disponibilizar efetivo para coibir pessoas, crianças e ambulantes transitando de um lado para outro na Avenida Marcelino Pires, no momento do desfile; manter a Chama da Pátria acesa e vigiada durante toda a Semana até sua extinção; garantir pelotão na Abertura da Semana da Pátria e no Ritual de Extinção da Chama da Pátria; providenciar a interdição das ruas, sempre que necessário, particularmente no revezamento do Fogo Simbólico e durante a decoração da via e acompanhar a empresa responsável na instalação de cordas,grades de isolamento em toda área de abrangência do desfile . A Coordenação de Infraestrutura ficará responsável por vistoriar os diversos locais onde acontecerão os eventos da Semana da Pátria, conforme a agenda elaborada nas reuniões com a Coordenação de Planejamento; coordenar a limpeza e manutenção dos locais de eventos (escolas, praças e vias públicas), tanto nos dias que antecedem como no dia do desfile; garantir o agendamento de um caminhão guindauto com cesto duplo (escada) para ornamentação das vias públicas e a substituição do pavilhão nacional na praça Walter Guaritá Marques caso necessário; vistoriar e providenciar, quando necessário, instalações elétricas (iluminação e tomadas para aparelhos elétricos) em todos os locais dos eventos. Também caberá à Coordenação de Infraestrutura, providenciar a ligação dos refletores/holofotes na decoração de rua e nos locais que se fizerem necessários; providenciar eventuais reparos físico-estruturais e elétricos nos locais em que se fizerem necessários, inclusive com pinturas das guias; realizar a pintura dos mastros, ponto de ônibus e guias da Praça Antônio João; garantir a manutenção de toda a extensão da área de desfile (da Rua General Osório até a Rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva e da Avenida Weimar Gonçalves Torres até a Avenida Joaquim Teixeira Alves), do local onde se mantiver a Chama da Pátria e outros locais de realização das Festividades da Semana da Pátria. A Coordenação de Comunicação e Cerimonial ficará responsável por encaminhar convites
Governo apresenta aos deputados expansão da infra e desafios da saúde em MS
A nova arquitetura da saúde regional, com avanços na regionalização da atenção hospitalar de Mato Grosso do Sul, uma das prioridades do Governo do Estado, com melhorias na entrega final, que vai beneficiar a população nos 79 municípios, bem como a proposta de uma PPP (Parceria Público Privada) no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), foram apresentadas aos deputados estaduais na manhã desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa, pelo governador Eduardo Riedel e pelos secretários Maurício Simões (Saúde) e Eliane Detoni (Parcerias Estratégicas). “Este é um momento da maior importância para nivelar o conhecimento, tirar as dúvidas, pois algumas informações divulgadas não estão vinculadas aos fatos. O projeto foi estudado com muito critério, estamos há dois anos mergulhados com todos os indicadores desse processo para nos dar subsídio, para poder construí-lo. A gente acredita que esse conhecimento deu o embasamento para o projeto”, explicou o governador, ao detalhar planos e especificidades das melhorias na saúde pública estadual. Para melhorar a situação hospitalar atual, com foco no crescimento da demanda futura, o Governo do Estado estabelece um “novo cinturão da saúde”, levando em consideração a capacidade de atendimento de cada unidade – média e alta complexidade. O objetivo principal é a melhoria do serviço prestado ao cidadão. “A atenção hospitalar é parte da assistência à saúde. Mas é uma parte muito importante e que nós temos carência de leitos, principalmente hospitalares de alta complexidade. E ali é que entra, então, a parceria público-privada do hospital. E tudo começou com o plano diretor de regionalização da saúde no Estado. Nós procuramos considerar inúmeros indicadores de cada município e região, para que a gente pudesse acompanhar as mais fortalecidas”, explicou Simões. A PPP do HRMS, que faz parte do projeto de regionalização da atenção hospitalar no Estado, prevê a expansão da infraestrutura com impacto direto nos indicadores de saúde, principalmente o aumento na produtividade com previsão de crescimento de 96% das internações, que podem passar de 1,4 mil para mais de 2,7 mil por mês. Também existe a expectativa de economia de 35% por internação, além de aumento de leitos que vão passar de 362 para 577. “O que a gente pretende sempre é melhorar a prestação de serviço público para o cidadão e, nesse caso, para que a gente consiga manter um atendimento 100% SUS, gratuito e universal. Então, é bom a gente deixar claro que o Hospital Regional, ele se mantém gratuito”, disse a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Todos os serviços não assistenciais, chamados de “bata cinza” serão executados pelo futuro parceiro privado, como nutrição, limpeza, lavanderia, manutenção predial, e tudo que envolve o funcionamento físico e estrutural do hospital – apoio médico, administrativo, fornecimento de insumos, recepção, portaria, entre outros. “Nosso desafio é planejar uma estratégia hospitalar hierarquizada e regionalizada para o estado de Mato Grosso do Sul. E isso é resultado da complexa interação de processos econômicos, políticos e sociais. E a gente fez isso sem esquecer que o Estado está passando uma Rota Bioceânica e Rota da Celulose, dois processos de desenvolvimento muito importantes”, disse o secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde. Além de terem oportunidades de tirarem dúvidas sobre o projeto de regionalização e também sobre a PPP do HRMS, os parlamentares destacaram a competência do projeto apresentado, e elogiaram o modelo de atenção à saúde proposto com vista na melhoria do serviço prestado ao usuário. “Momento importante para os deputados apreciarem a proposta, fizemos essa proposição ao Executivo e hoje agradecemos a apresentação. Entendemos que é um projeto estruturado e muito bem estudado, com critérios”, disse o presidente da ALEMS, Gerson Claro. Macrorregiões Como parte do projeto de regionalização, as macrorregiões do Cone Sul – Hospital Regional de Dourados -, Costa Leste – Hospital Regional Magid Thomé (Três Lagoas) – e do Pantanal – onde será construído um hospital em Corumbá -, além de Ponta Porã e Campo Grande, também terão serviços e leitos expandidos nos próximos anos, intensificando oferta de cirurgias e exames de média e alta complexidade. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
PRF apreende 377 Kg de maconha no MS
APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 377 Kg de maconha, nesta terça-feira (3), em Nova Andradina (MS). A droga estava em um Fiat/Mobi, que seguia na BR-267. Ao avistar a viatura policial, o motorista do Fiat/Mobi saiu da pista, abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé. No carro a equipe encontrou 356 Kg de maconha e 21 Kg de skunk. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Nova Andradina (MS).
Prefeitura leva asfalto e drenagem no Parque dos Jequitibás, obra esperada há anos
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) atende a um antigo anseio da população que reside no Parque dos Jequitibás e leva asfalto, drenagem, calçamento e acessibilidade ao bairro. Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito Marçal Filho vistoriou a obra, acompanhado de uma dezena vereadores e da equipe técnica. O serviço acontece na Rua Idelfonso Pedroso e serão executados 12.355,98 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 1.181,91 metros de drenagem, incluindo 40 bocas de lobo, 20 poços de visita e a confecção de 202,82 metros quadrados de calçadas. A obra é fruto do convênio nº 910723/2021 da Superintendência de Desenvolvimento do Centro- Oeste (Sudeco) com contrapartida do município de Dourados e é executada pela Funchal Construtora. O prefeito Marçal Filho destacou o ritmo acelerado dos serviços e citou que por meio do trabalho conjunto com a equipe, conseguiu em poucos meses de mandato atender a uma demanda antiga da população. “Vemos que o ritmo aqui está rápido e o trabalho só para quando for concluído por completo, com as calçadas, a acessibilidade”, afirmou. Marçal disse ainda que tudo foi direcionado por meio de esforços de toda a equipe, já neste início da gestão, para “atender à população que tanto precisava de mais tranquilidade para transitar quando chove, mais qualidade de vida e, claro, isso ainda valoriza a região, os imóveis”. O secretário municipal de Obras Públicas, Jorge Luis de Lúcia, destacou que a intervenção foi planejada de forma a ser um trabalho completo, que vai mudar amplamente a infraestrutura local. “São 12 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 1200 metros lineares de drenagem, o que vai trazer grandes benefícios para o bairro”, apontou. “A população não vai ter mais dificuldade com o barro quando chover”, garantiu. “Já vamos entregar com calçada, piso tátil, iluminação, tudo dentro do que foi determinado pelo prefeito Marçal Filho”, acrescentou. A moradora Lucineia de Oliveira Souza, 55 anos, disse que o início da transformação do bairro é um grande momento. Ela mora no local há 15 anos e conta que passava por dificuldades para se locomover quando chovia com mais intensidade e, agora, após concluído o asfaltamento, a realidade será outra para ela e para os outros moradores do local. “A gente está na expectativa de um dia ver todo esse bairro asfaltado e essa rua pronta já vai ser um grande avanço, pois aqui era muito difícil quando chovia um pouco mais, já virava um lamaceiro, gente caía de bicicleta, de moto, enfim, muito difícil; agora com esse serviço isso não vai mais acontecer”, destacou. Ainda nesta semana, outro bairro de Dourados vai receber obra de asfalto, o que deve ser anunciado pelo prefeito Marçal Filho. A ação desta quarta-feira (4) foi acompanhada pelos vereadores Alex Cadeirante, Rogério Yuri, Dalton Ribeiro, Dill do Povo, Laudir Munaretto, Sargento Prates, Karla Gomes, Edson Souza, Isa Marcondes e Inspetor Cabral.
Dill do Povo solicita melhorias em iluminação e drenagem nos bairros
Durante Sessão Ordinária desta segunda-feira (2) na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Dill do Povo (União Brasil) apresentou indicação solicitando limpeza de bueiros e a manutenção e substituição de lâmpadas em ruas dos bairros Harrison de Figueiredo, Idelfonso Pedroso e Deoclécio Artuzi. A indicação foi motivada por diversos pedidos de moradores dessas regiões, que vêm enfrentando problemas como acúmulo de água, risco de alagamentos e falta de visibilidade em trechos mal iluminados, o que compromete a segurança, especialmente de pedestres e motociclistas. “Nosso papel é ouvir a população e encaminhar suas demandas ao poder público. A limpeza dos bueiros evita transtornos durante o período de chuvas, e a iluminação pública é essencial para a segurança da comunidade. Estamos atentos e atuantes”, afirmou o vereador. A proposta foi encaminhada ao Executivo Municipal e às secretarias competentes, com o objetivo de que as providências sejam tomadas o mais breve possível, garantindo melhorias na infraestrutura e qualidade de vida para os moradores.
Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após ela anunciar a saída do Brasil e a licença do mandato. A decisão atende um pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Moraes determinou ainda o bloqueio dos passaportes (inclusive o diplomático) e do salário de deputada e de qualquer outra verba de gabinete paga pela Câmara. Os recursos serão destinados ao pagamento das multas impostas pela condenação por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por determinação do ministro, todos os bens e contas da parlamentar também deverão ser bloqueados, incluindo contas bancárias, móveis e imóveis registrados em nome de Zambelli. Além disso, as empresas responsáveis têm duas horas. a partir do momento da notificação. para bloquear o acesso aos perfis da deputada no X; Facebook; Instagram; YouTube; Tik Tok; LinkedIn; Telegram e GETTR. Se, mesmo com o bloqueio, Zambelli seguir publicando textos ou vídeos que reiterem condutas criminosas, estará sujeita a ser multada em R$ 50 mil/dia, mesmo que as postagens a ela atribuídas sejam divulgadas nas redes sociais de outras pessoas. Moraes também determinou que a Polícia Federal tome as providências necessárias para que o nome de Carla Zambelli seja incluído na lista da Interpol, bem como informe o atual paradeiro da deputada para que sua extradição seja solicitada às autoridades do respectivo país. A decisão de Moraes atende ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) feito nesta terça-feira (3). Para Moraes, a decretação da prisão está plenamente justificada, já que Zambelli deixou o Brasil semanas após a Primeira Turma do STF condená-la a dez anos de prisão. “Carla Zambelli anunciou [nesta terça-feira] que, após a condenação por esta Suprema Corte, se evadiu do distrito da culpa, fugindo do território nacional e que vai ‘voltar a ser a Carla que era antes das amarras que essa ditadura nos impôs’”, apontou Moraes, em sua sentença. O ministro destacou que, na entrevista que concedeu ao canal AuriVerde Brasil, do YouTube, a própria deputada anunciou ter transferido suas redes sociais para o nome de sua mãe – como forma de tentar burlar um eventual bloqueio dos canais que, segundo Moraes, ela pretendia utilizar para “voltar a propagar notícias fraudulentas acerca do processo eleitoral no Brasil”. Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o auxílio do hacker Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo. No mesmo inquérito, a Primeira Turma também condenou Zambelli à perda do mandato parlamentar após esgotados todos os recursos possíveis. A previsão é que os embargos de declaração que a deputada e Delgatti apresentaram sejam julgados entre esta sexta-feira (6) e o próximo dia 13. Se a sentença for mantida, além de serem presos, os dois terão que pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos. A deputada também responde a outro processo criminal no STF, no qual figura como ré por ter sacado uma arma de fogo em plena luz do dia e, junto com seguranças e assessores, ter perseguido o jornalista Luan Araújo. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022 e foi citado pela parlamentar durante a live desta manhã.
Com lançamento de 15 livros e programação cultura, V Felit começa nesta quarta na Câmara de Dourados
Com uma vasta programação cultural, começa nesta quarta-feira (4), às 19h, e vai até a noite de sexta (6), na Câmara de Dourados, a quinta edição da Felit-MS (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul), uma iniciativa conjunta da Câmara de Dourados e Grupo Literário Arandu e que tem como objetivo principal a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores, apresentando ao público diversos gêneros da literatura. Em sua quinta edição, a feira promete movimentar o cenário literário e cultural de Dourados com o lançamento de, pelo menos, 15 livros. A programação da Felit-MS também inclui, durante os três dias da Feira, nos períodos vespertino e noturno, exposição de livros, apresentação de grupos musicais e de teatro, declamação de poemas, literatura de cordel, contação de estórias, fotografias, pintura, entre outras atrações culturais, promovendo o intercâmbio entre público e artistas presentes. Idealizada pelo vereador e ex-presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB), a Felit chega à quinta edição já consolidada como um dos principais eventos culturais do Estado. Conforme o vereador, com a realização da feira, o poder legislativo busca a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores de e a produção literária e cultural local e regional. “Temos em nosso meio considerável número de poetas e escritores. E foi por entender a necessidade de dar visibilidade ao trabalho desses artistas, à leitura, além de estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do nosso Estado que lançamos a ideia dessa Feira Literária que, felizmente, já faz parte do calendário cultural de Dourados e de Mato Grosso do Sul”, comenta Laudir. O presidente do Grupo Arandu, poeta e historiador Carlos Magno Amarilha, um dos coordenadores da feira, conclama a população para prestigiar. “É uma oportunidade única para conhecer e interagir com escritores, poetas, contistas, romancistas, cronistas, ensaístas, cordelistas e outros movimentos relacionados à literatura e à criação artística humana”, diz, convicto de que a V Felit deverá superar as quatro primeiras edições, tanto em público quanto na participação de escritores. PROGRAMAÇÃO Quarta-feira15h30 – Recepção dos escritores e organização dos espaços19h – Abertura para o público – Escritores farão sessão de autógrafos e interação com o público19h30 – Abertura oficial20h – Declamação de poemas20h30 – Lançamento de livros Quinta-feira 14h – Abertura14h30 – Apresentações culturais15h – Lançamento de livros16h30 – Declamação de poemas19h – Escritores farão sessão autógrafos e interação público19h30 – Apresentações culturais20h – Show com Dantas Solo20h30 – Lançamentos de livros Sexta-feira14h – Sarau Literário15h30 – Lançamento de livros16h – Sessão autógrafos com autores presentes18h45 – Palco aberto19h – Lançamento de livros20h – Show com Max Miniano20h30 – Sessão autógrafos com autores presentes








