O Governo de Mato Grosso do Sul segue fortalecendo o municipalismo e ampliando os investimentos estruturantes nas cidades do interior por meio do MS Ativo – Municipalismo 2025. Nos últimos encontros realizados com os municípios de Brasilândia, Eldorado, Vicentina, Sete Quedas, Aral Moreira, Ponta Porã, Jaraguari, Rio Negro e Rio Verde, o programa apresentou um verdadeiro pacote de obras voltadas para mobilidade urbana, habitação, saneamento básico, saúde e educação. Com a presença do governador Eduardo Riedel e do time de secretários das pastas relacionadas, as reuniões técnicas contaram com a participação ativa de prefeitos, vereadores e secretários municipais. A proposta é clara: garantir diálogo direto, planejamento conjunto e a liberação de recursos para atender demandas concretas de cada município, priorizando a qualidade de vida da população. Em Ponta Porã, destaque para o investimento que garante 100% de pavimentação nos bairros Jardim das Oliveiras, Julia Cardinal, Jardim Ivone e Sanga Puitã. “Este é o maior pacote de investimentos já registrado de uma só vez para a nossa cidade. Agradeço ao governo por enxergarem o potencial e as urgências da nossa fronteira”, pontuou o prefeito Eduardo Campos. Outro exemplo significativo veio de Rio Negro, onde a nova gestão municipal garantiu a totalidade da pavimentação urbana, além de alcançar a universalização do saneamento na cidade. O prefeito Henrique Mitsui também agradeceu pela iniciativa. “Somos gratos por esta parceria e este olhar por Rio Negro, atendendo nossas reivindicações”, afirmou. Em Sete Quedas, que atingiu 98% de cobertura de saneamento básico, os investimentos também se voltaram para novas obras de pavimentação em bairros prioritários. Já em Aral Moreira, a cidade garantiu a melhoria da infraestrutura urbana do município, além dos distritos de São Luiz e Rio Verde do Sul. O projeto prevê a pavimentação das ruas Altair Matoso e José Limeira, além da Vila Ipê, e o recapeamento de vias urbanas – rua Natálio da Silva Miranda e a marginal MS-386 no distrito de São Luiz –, e ainda a finalização da obra de 19 moradias no distrito de Rio Verde do Sul. Durante os encontros, o governador Eduardo Riedel enfatizou que o modelo adotado pelo MS Ativo valoriza o planejamento técnico e o olhar social dos municípios. “Esse programa é construído a muitas mãos, com foco em melhorar a vida das pessoas. A lógica é simples: escutar quem está na ponta, planejar com eficiência e executar com responsabilidade”, reforçou. Já o vice-governador Barbosinha, que faz parte dos encontros, ressaltou a importância de integrar gestão e ação. “Estamos aproximando o Estado dos municípios e levando soluções para quem mais precisa. A grandeza do nosso governo está em ouvir, entender e transformar demandas em obras concretas que geram impacto real na vida das pessoas”, afirmou. Cidades como Vicentina, Eldorado, Jaraguari e Rio Verde de Mato Grosso também receberam investimentos robustos em infraestrutura urbana, com destaque para projetos de asfalto e drenagem. “É um novo tempo para a nossa cidade”, declarou o prefeito Claudio Ferreira da Silva, de Jaraguari, ao garantir a pavimentação de todas as ruas do município com o apoio do Estado. Com investimentos que contemplam desde pavimentação e saneamento até moradia, saúde e mobilidade, o Governo do Estado se firma como o principal parceiro dos municípios sul-mato-grossenses. O MS Ativo é mais do que um programa: é a expressão prática de um governo que atua com diálogo, planejamento e compromisso com as cidades. Em cada encontro, o Estado demonstra que acredita na força dos municípios e investe para que o desenvolvimento aconteça de forma regionalizada, equilibrada e com resultados duradouros para a população.
Com alta de 11,7%, turismo cresce em Mato Grosso do Sul e impulsiona a economia regional
Mato Grosso do Sul cresceu 11,7% em faturamento turístico no primeiro trimestre deste ano – janeiro a março – e ficou entre os seis estados que mais desenvolveram o setor no país. Os números são da FecomercioSP, com base em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontam ainda um faturamento nacional de R$ 55,4 bilhões (+5,8%) no mesmo período, superando o recorde histórico de 2024 – quando o setor movimentou R$ 52,5 bilhões. O desempenho expressivo do país, com Mato Grosso do Sul entre um dos estados que puxou esse crescimento com índices acima da média nacional, reforça o potencial sul-mato-grossense como destino turístico em ascensão, com atrativos naturais consolidados, caso do Pantanal e de Bonito/Serra da Bodoquena, além de eventos regionais que ajudam a movimentar a economia local. “Mato Grosso do Sul trabalha com turismo segmentado, como o turismo de aventura e pesca esportiva, não tem praia, não teve um Carnaval tão forte e, mesmo assim, foi o sexto estado que mais cresceu. Então isso é resultado das estratégias de promoção adotadas, e do apoio à comercialização dos último anos”, frisa o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo), Bruno Wendling, que completa. “Têm surtido efeito e nosso Estado começa a se destacar em um cenário altamente competitivo, mesmo não tendo fluxos altos comparadados com destinos de messa ou das grandes cidades”. Fortalecimento do turismo A alta em Mato Grosso do Sul indica o fortalecimento da atividade turística em todas as frentes – desde o ecoturismo até o turismo de lazer e cultural. Mesmo diante da alta nos preços de passagens e hospedagens em âmbito nacional, o Estado tem se beneficiado da busca dos brasileiros por alternativas acessíveis e de qualidade, contribuindo para manter a rota de crescimento do setor. Entre os segmentos que puxaram o bom desempenho nacional e também se refletem regionalmente estão o de alojamento, com crescimento de 20,2% em março, e o de transporte aéreo de passageiros, que teve alta de 8,7%, com recordes de movimentação. Mato Grosso do Sul também tem sentido o reflexo da maior conectividade aérea e do investimento em infraestrutura turística, além do impacto positivo de alta temporada. Outros setores relacionados, como alimentação fora do lar, agências de turismo e atividades culturais e esportivas, também apresentaram crescimento, ampliando as oportunidades para pequenos negócios e trabalhadores locais. Estados como o Mato Grosso do Sul mostram que a descentralização do turismo nacional está em curso, com impactos diretos no desenvolvimento regional, geração de empregos e movimentação econômica. Débora Bordin, Comunicação Fundtur
MS completa 10 anos sem casos de febre amarela humana e mantém alerta com vacinação
Mato Grosso do Sul segue sem registrar casos confirmados de febre amarela humana desde 2015, mesmo diante do aumento da circulação do vírus no país em 2025. No mesmo período, o estado avançou na cobertura vacinal, alcançando 86% em 2024 — o melhor índice dos últimos cinco anos, embora ainda abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. De 2020 até maio deste ano, 42 casos suspeitos da doença foram notificados em 20 municípios sul-mato-grossenses, todos descartados após investigação laboratorial. “Esse monitoramento contínuo é fundamental para manter o controle da doença no estado”, explica a gerente de Doenças Endêmicas da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jéssica Klener. Ela destaca ainda a importância da vigilância ativa, principalmente em regiões de fronteira, como Corumbá e Ponta Porã. A febre amarela voltou a acender o alerta nacional em 2025, com mais de 220 casos confirmados e 89 mortes nas Américas até o fim de maio — um aumento de mais de 800% em relação ao ano anterior. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), quase todos os infectados neste ano de 2025 e no anterior não estavam vacinados. Diante desse cenário, o reforço da vacinação é uma das principais estratégias de prevenção. “A vacina é segura, gratuita e a principal forma de proteção contra a febre amarela. Temos avançado na cobertura, mas ainda precisamos atingir a meta e manter a população protegida”, reforça Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES. A vacina é recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos. Quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para atualizar a caderneta, conforme o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Além da imunização, a SES mantém ações de vigilância entomológica, monitoramento de epizootias (morte de primatas não humanos) e orientação permanente aos municípios para notificação imediata de suspeitas, considerando que a vacinação garante imunidade vitalícia, sendo um dos pré-requisitos para casos suspeitos a não vacinação. “A educação em saúde é uma das estratégias mais eficazes para promover a prevenção, fortalecer a autonomia da população e construir comunidades mais conscientes e resilientes diante das ameaças à saúde coletiva”, enfatiza a Coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta essencial na prevenção de doenças como a febre amarela. Por isso, desenvolvemos materiais instrutivos, que têm sido fundamentais para levar informação clara à população e combater mitos, como a ideia equivocada de que os primatas transmitem a doença. Nosso objetivo é fortalecer a consciência coletiva de que a verdadeira proteção está na vacina”, completa. Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por mosquitos, com dois ciclos de transmissão: silvestre (vetores: Haemagogus e Sabethes) e urbano (Aedes aegypti e Aedes albopictus). Os sintomas incluem febre de início súbito, dores no corpo, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, fadiga, fraqueza e, nos casos mais graves, podem evoluir para complicações fatais. Ao perceber esses sinais, é preciso procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do quadro clínico e tratamento adequado. Monitoramento constante No ciclo silvestre da febre amarela, os PNH (Primatas Não Humanos) são considerados como sentinelas, ou seja, o adoecimento ou morte desses animais podem estar relacionados com a circulação do vírus da febre amarela em áreas silvestres. Considera-se o PNH doente, o animal que apresenta movimentação lenta, segregação do grupo, ou imobilidade no solo, perda de apetite, desnutrição, desidratação, entre outros. O comportamento anormal ou óbito destes animais deve ser imediatamente comunicado às autoridades sanitárias, para subsidiar a investigação e tomada de decisões de prevenção e controle. “O objetivo da vigilância epidemiológica é detectar antecipadamente a presença do vírus, aplicando as medidas de prevenção e controle, reduzindo a transmissão da febre amarela silvestre e urbana”, finaliza a responsável pela Gerência de Zoonoses da Ses, Melissa Amin. Danúbia Burema, Comunicação SES
Motociclista morre após bater em poste entre Itaporã e Dourados
O motociclista Felipe Rodovalio de Alencar dos Santos, 19 anos, morreu na manhã deste domingo, dia 08 de junho, na rodovia MS-156, nas proximidades, de uma pedreira, localizada entre as cidades de Itaporã e Dourados, após bater a motocicleta que pilotava, uma Yamaha YBR, contra um poste de iluminação. Segundo as primeiras informações, a vítima que morava em Itaporã e trabalhava como moto entregador, e seguia para Dourados no momento do acidente, cujos motivos ainda serão investigados. Ele perdeu o controle do veículo, saiu da pista e bateu contra um poste, morrendo no local. A PMR (Polícia Militar Rodoviária), a PM (Polícia Militar, a Polícia Civil e a Perícia Técnica, estiveram no local do acidente fazendo a segurança da área e os levantamentos de praxe. Dourados News
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 61 milhões
O sorteio das dezenas do concurso 2.873 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado, dia 07 de junho, em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 61 milhões. Veja os números sorteados: 04 – 05 – 17 – 27 – 52 – 56. 5 acertos – 95 apostas ganhadoras: R$ 44.356,88 4 acertos – 8.838 apostas ganhadoras: R$ 681,13 G1
Operário da Capital leva três gols em dez minutos e é goleado pela Inter de Limeira na Série D
O Operário acumulou mais uma derrota na Série D do Campeonato Brasileiro, a quarta seguida. Neste sábado (7), pela oitava rodada da primeira fase, o Galo visitou a líder Inter de Limeira-SP e, levando três gols nos primeiros dez minutos, acabou goleado por 5 a 1, com destaque para o atacante Miguel Bianconi, autor dos dois primeiros gols. Nos outros resultados do Grupo A7, FC Cascavel-PR e Itabirito empataram em 1 a 1. O Goiatuba-GO recebeu o Cianorte-PR e venceu por 3 a 1. Outro que venceu em casa foi o Uberlândia-MG, que fez 2 a 0 no Atlético Monte Azul-SP. Gols No Estádio Major Levy Sobrinho, a Inter de Limeira aproveitou início desarticulado do Operário para abrir três gols de vantagem em menos de dez minutos. Logo no primeiro ataque, no cruzamento pela direita, Bruno Boca tocou com o braço na bola dentro da área. Pênalti que Miguel Bianconi cobrou deslocando o goleiro Zé Augusto para abrir o placar. Aos seis minutos, Albert mandou a bola para área da intermediária e Miguel, de cabeça, mandou no canto esquerdo de Zé Augusto para fazer 2 a 0. Dois minutos depois, outro pênalti cometido por Bruno Boca, agora derrubando Edson Júnior na área. A cobrança desta vez ficou com Lucas Douglas que bateu no canto esquerdo de Zé Augusto. O goleiro foi para bola que, depois da defesa, bateu na trave e voltou para o próprio Lucas dominar e mandar para a rede, agora 3 a 0. Aos 24 minutos, o Galo conseguiu descontar, com Everton Canela, de cabeça, aproveitando escanteio cobrado por Robert. Mas não deu tempo do time campo-grandense esboçar reação, já que, dez minutos depois, Robert reclamou de uma falta sofrida e não marcada e acabou expulso. Com um jogador a menos, o Operário conseguiu levar o placar até a reta final do segundo tempo, mas o fator físico pesou a favor do time paulista. Aos 34 minutos, Vinicius Leite avançou pela direita e tocou para chegada de Maurício que bateu para fazer a vitória do Leão virar goleada. Aos 43, Claudinho recebeu bola de escanteio fora da área e soltou a bomba. A bola desviou no meio do caminho e entrou no canto de Zé Augusto, fechando o placar em 5 a 1. Próximas Rodadas Ainda na lanterna da chave com apenas cinco pontos, o Operário tem agora dois jogos seguidos em Campo Grande para tentar recuperação. No sábado (14), às 15h, recebe o FC Cascavel no Estádio Jacques da Luz. No dia 28 o Galo recebe o Goiatuba.
Alisson: “O principal é que a gente possa se classificar com méritos, jogando bem”
O goleiro Alisson explicou o desejo de que a Seleção Brasileira conquiste a classificação para a Copa do Mundo com um bom desempenho na Neo Química Arena, em São Paulo, contra o Paraguai. A partida será realizada na próxima terça-feira (10), às 21h45 (de Brasília), diante de um adversário que deve ser respeitado. “O principal de tudo é que a gente possa, no ideal, conquistar a classificação com méritos, jogando bem. (…) Temos muito trabalho pela frente, sabemos que vamos encontrar um grande adversário, que evoluiu muito, nos últimos anos ganhou jogos de seleções importantes, venceu seu último jogo e nos deu muito trabalho”, disse, em entrevista coletiva neste sábado (7), antes do treino da equipe no CT Joaquim Grava. “O primeiro objetivo é se classificar para a Copa, mas para a gente é importante como. Queremos jogar bem. Isso não é dar show, mas dar nosso máximo, tanto tática, quanto técnica e fisicamente, isso é o ideal para a gente, é o que vai nos dar tranquilidade para trabalhar no futuro”, completou. Para carimbar o passaporte para os Estados Unidos, o Brasil precisa derrotar os paraguaios e que o Uruguai vença a Venezuela. O apoio do torcedor no estádio será fundamental, segundo o goleiro, que ainda lembrou dos tempos de futebol durante a pandemia do Covid-19, em que havia proibições de público em função das medidas sanitárias. “Acredito que o torcedor brasileiro tem papel fundamental no apoio. O futebol não se faz sozinho. Gosto de falar da experiência que tivemos durante a Covid, em que jogamos com o estádio vazio e evidenciamos que o futebol sem a torcida não é nada. Na Seleção não é diferente, esperamos o apoio de todos para conquistar o objetivo de classificar para a Copa o quanto antes possível. Nosso objetivo é claro: vencer a próxima partida”, destacou. Carlo Ancelotti Alisson exaltou a qualidade do treinador da Seleção, Carlo Ancelotti. Mencionou, por exemplo, a “simplicidade” com que passa as informações e a qualidade da comissão técnica que trouxe consigo. “Me chama a atenção a simplicidade como ele expõe as ideias, simples, objetivo, claro no estilo do time que ele quer. Isso facilita a compreensão. Fala-se muito no nome dele, mas todo o staff é muito bom, que tem aplicado os trabalhos com energia e feito os treinamentos com intensidade e objetivos claros. Isso faz um treinador vencedor, ele não vence sozinho, mas com um grande staff”, elogiou. Clima saudável O experiente goleiro, com mais de 100 convocações para a Amarelinha, destacou também o entrosamento existente entre o grupo de jogadores, cujo objetivo é um só: “fazer a Seleção Brasileira vencedora novamente”. “É um grupo que se relaciona muito bem, apesar das diferenças, os mais jovens respeitam os experientes, que respeitam os jovens. Tem o trote, a brincadeira, mas sempre com respeito. Sabemos que estamos aqui com um objetivo maior do que todos, que é representar essa camisa pesadíssima. Colocar mais uma estrela no peito é um objetivo de todos. O que nos une é o objetivo de fazer a Seleção vencedora novamente”, ressaltou.
Bahia, Ceará, CSA e Confiança são os classificados do Grupo B da Copa do Nordeste
O Bahia já estava classificado e consolidou o primeiro lugar do Grupo B na tarde-noite deste sábado (7) ao derrotar o Náutico por 3 a 1, na Arena Fonte Nova. O segundo lugar ficou com o CSA, que venceu o America em Natal por 1 a 0. A terceira posição do Grupo coube ao Ceará, outro visitante que se deu bem neste sábado: fez 2 a 1 no Sampaio Corrêa em São Luís. Já o Confiança conquistou a quarta vaga ao empatar fora de casa com o Juazeirense (0 a 0). Essas quatro partidas disputadas neste sábado tinham sido adiadas, por causa de compromissos do Bahia em diversas competições neste primeiro semestre. Como o Grupo A da Copa do Nordeste já estava definido com a classificação de Vitória, Sport, Ferroviário e Fortaleza, a competição conhece agora quais vão ser os duelos das quartas de final. O Vitória enfrentará o Confiança no Barradão, enquanto o CSA vai receber o Ferroviário no Rei Pelé. Por sua vez, o Bahia será o anfitrião do jogo com o Fortaleza, na Arena Fonte Nova. Por fim, Sport e Ceará vão disputar vaga para as semifinais na Ilha do Retiro. As quartas de final serão disputadas em jogos únicos. Em caso de empate, a vaga às semifinais sairá após cobranças de pênaltis.
54ª Expomara apresenta tecnologia, ações sociais e shows gratuitos
Com o tema “O agro unindo negócios, educação e entretenimento em uma experiência para toda família”, teve início na noite de sexta-feira (6) a 54ª Expomara – Exposição Agropecuária de Maracaju, promovido pelo Sindicato Rural do município e apoio do Governo do Estado e demais entidades. Presente na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou a força do agronegócio sul-mato-grossense baseado na diversificação de produtos, aumento de produtividade e na sustentabilidade. “Maracaju é responsável por 11% da produção de grãos do Estado. É um município que, se nós olharmos a sua história, retrata um pouco da de Mato Grosso do Sul. Nós temos que ser claros nesta discussão econômica para viabilizar uma medida mais estruturante para o setor. Nos últimos 10 anos, a gente mais do que dobrou a área plantada, o nosso rebanho diminuiu e saímos de 23 milhões de hectares de pasta para 17 milhões de hectares , mas a produtividade da pecuária aumentou. Hoje, nós mantemos o mesmo abate com cinco milhões de cabeças a menos. A produtividade da agricultura aumentou, a diversificação da atividade produtiva, e tem acontecido.na floresta plantada, na citricultura, no amendoim, e outros grãos. ”, garantiu. Riedel ainda ressaltou o protagonismo de Mato Grosso do Sul na agenda de transição energética. “A gente vê muito essa discussão ambiental. O Brasil é o único país do mundo que pode dar estabilidade em relação à transição energética”, acrescentou. O governador ainda elogiou o trabalho do Sindicato Rural de Maracaju e outras entidades em projetos sociais e educacionais, que valorizam novas técnicas de aprendizado no campo e bem-estar das pessoas. A Expomara contribui com instituições filantrópicas do município e realiza trabalhos sociais com pessoas portadoras de deficiência como a equoterapia, que utiliza cavalos para fins terapêuticos, trazendo benefícios para pessoas com autismo, auxiliando em áreas como desenvolvimento motor, social, cognitivo e emocional. Em 2025, parte da arrecadação dos leilões e camarotes será destinada a duas entidades locais: AMAPC (Associação Maracajuense de Apoio a Pacientes com Câncer) e AMAR (Associação Amigos dos Autistas de Maracaju). Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural, Marco Antônio Guimarães Marcondes, afirmou a importância do agro para a economia do Estado e do País. “É a mola mestra da nossa economia no Brasil. Praticamente um quarto do PIB vem do agronegócio. Um terço dos trabalhadores estão vinculados ao agronegócio, e além disso, 50% das nossas exportações são do agronegócio. Trazendo aqui para o Estado, Maracaju é considerado um celeiro, o 12º município mais produtivo do País no agronegócio. A transformação que está sendo feita aqui no nosso Estado, na questão de matriz energética e , essa diversificação [de produtos] é muito importante para que tenha sustentabilidade no agronegócio, para que o produtor não fique refém de apenas uma atividade isolada, mas que ele consiga ter opções”, apresentou o dirigente. Maracaju é destaque no agronegócio e no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas para o setor, tendo na Expomara uma “vitrine” que demostra o potencial da região na geração de empregos e no fomento à educação, além de levar entretenimento ao público presente. O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, enfatizou o apoio das bancadas estadual e federal e do setor produtivo em defesa dos interesses da população, “Eu quero externar aqui minha gratidão aos deputados e ao sindicato rural, por essa parceria de tantos anos.” Participaram da abertura, os secretários estaduais Frederico Fellini (Administração) e Artur Falcette (secretário-adjunto da Semadesc), os deputados estaduais Márcio Fernandes, Zé Teixeira, Paulo Côrrea, e o deputado federal Beto Pereira. A Exposição faz parte das festividades de aniversário do Município, que completará 101 anos no próximo dia 11 de junho. Em 2025, a feira acontece entre os dias 6 e 11 de junho, no Parque de Exposições de Maracaju, com uma programação que inclui leilões, palestras, exposições de tecnologia, ações sociais e shows com entrada gratuita. No palco central da Expomara irão se apresentar João Haroldo & Betinho / Marcos Paulo & Marcelo (dia 6), Cleber & Henrique / Júlia & Rafaela (dia 7), Juninho Cassimiro (dia 8), Matogrosso & Mathias (dia 10), e Gabriel Guedes (dia 11). A Expomara é uma realização do Sindicato Rural de Maracaju, com apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Maracaju, e Câmara Municipal de Maracaju. Contando ainda com a organização da Agropec Eventos e parceria do Sicredi, Coopsema, Agriseiva, Agrícola Kanadá, Serigráfica, Disk Sistema, Famasul, Aprosoja, Senar/MS e Associação De Olho no Material Escolar. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS








