A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza nesta terça-feira, 10 de junho, mais uma ação “Brechó Solidário” no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Canaã 1. A iniciativa, que integra a Campanha do Agasalho 2025, oferece roupas gratuitamente à população, com atendimento a partir das 9h da manhã. Durante o brechó, qualquer pessoa poderá escolher as peças de vestuário disponíveis sem custo algum. O atendimento será mantido enquanto houver roupas para doação. Segundo a secretária de Assistência Social, Shirley Zarpelon, a dinâmica será contínua. “À medida que o estoque diminui, e recebermos novas doações, organizaremos novos brechós. As famílias podem ir buscar roupas sempre que precisarem”, enfatizou. A campanha do agasalho permanece ativa, e a secretaria continua recebendo doações em todos os CRAS e nas lojas parceiras em Dourados. “Temos roupas disponíveis o ano inteiro, mas neste período o volume aumenta bastante, principalmente de buscas por agasalhos e cobertores e, por isso, contamos com a solidariedade dos douradenses”, afirmou Shirley. O objetivo é garantir que as roupas arrecadadas cheguem às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, mais de 4 mil peças foram arrecadadas por meio da campanha promovida pela Prefeitura. Nesta terça-feira, dia 10, o atendimento será somente para os usuários do CRAS Canaã 1, que fica localizado à Rua Cândido de Carvalho, 1835.
Câmara de Dourados realiza audiência pública sobre combate ao assédio no serviço público
A Câmara Municipal de Dourados promove nesta quarta-feira, 11 de outubro de 2024, às 18h30, a audiência pública “Combate ao Assédio no Serviço Público Municipal de Dourados”. O encontro ocorrerá no Plenário da Casa de Leis e será aberto a servidores municipais, entidades representativas, autoridades e à comunidade em geral. A iniciativa foi proposta pelo vereador Franklin Schmalz e tem como objetivo discutir medidas de prevenção e enfrentamento às diferentes formas de assédio — moral, sexual e institucional — no âmbito do serviço público. A audiência busca reunir propostas e experiências para subsidiar políticas internas de proteção e promoção de um ambiente de trabalho saudável na administração municipal. A programação inclui palestras sobre temas como os direitos dos servidores em casos de assédio, as formas de identificação e prevenção dessas condutas e as aplicações práticas das atualizações da Norma Regulamentadora NR-1, que trata das disposições gerais de segurança e saúde no trabalho. Entre os palestrantes estão a professora e corregedora universitária da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Thaisa Maira Rodrigues Held; o advogado e professor Bruno Rumiatto; e a advogada e pesquisadora Daniela Menin. Após as exposições, representantes de sindicatos, fóruns e instituições poderão apresentar contribuições e propostas. Em seguida, o público presente terá espaço para perguntas e manifestações. A audiência conta com o apoio da deputada estadual Gleice Jane, dos vereadores Elias Ishy e Inspetor Cabral, e de diversas entidades representativas, entre elas o SIMTED, SINDENF, SINDRACSE, FMTSUAS, SINSEMD e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Prefeitura inicia contagem regressiva para início da 46ª Festa Junina de Dourados
Na próxima sexta-feira (13) tem início a 46ª Festa Junina de Dourados, que vai até o domingo (15) no Centro de Convenções Antônio Tonnani, no Parque Alvorada. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), contará com grandes shows nacionais, shows de artistas locais, diversão, comidas típicas, concurso de quadrilhas, exposição de produtos, Feira de Artesanato, food trucks, parque de diversões e muitas outras atrações. Toda a decoração está sendo preparada pela Secretaria de Cultura. Na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito Marçal Filho acompanhou a confecção de algumas peças e destacou a beleza e o reaproveitamento dos itens gerando economia e sustentabilidade para a festa. “Estamos aqui no barracão da Cultura e vemos essa linda produção para nossa festa”, falou o prefeito, aproveitando para reforçar convite à população. “Temos aqui uma decoração linda e que é totalmente reaproveitada, o coelho da Páscoa virou boneco junino, de forma totalmente artística e econômica”, destacou. A secretária de Cultura, Gisella Silva Melo, destacou que o público contará com uma festa temática, que está sendo preparada com muito carinho, contando com o apoio da artista Maria José Simplício, a “Pinduca”, para construção de lindos espaços para registros e com um ambiente voltado para a alegria entre família e amigos. “Toda nossa equipe trabalha para construir lindos espaços para que as famílias façam muitas fotos e aproveitem bastante”, disse, ao pontuar também sobre sustentabilidade: “temos muitas peças de itens recicláveis e reaproveitadas, que a Pinduca transforma com muito talento e beleza”. Durante os três dias de evento,artistas nacionais e regionais levam ritmos diversos e muita animação para o público. Para abrir o evento em grande estilo, a sexta-feira (13) contará com os artistas Maria Eduarda, Grupo Terra Seca e as gêmeas Júlia e Rafaela, que gravaram o projeto “Buteco das Igual”, com muita música de viola. No sábado (14), abrilhantam o evento o grupo Postal Sul, João Camaleão e a dupla Brenno Reis e Marco Viola, que promete envolver o público com clássicos como “Pode voltar paixão”, “Piracicabano” e “Faca que não corta”. Para o domingo (15) estão confirmadas as atrações Surungo Bueno, Forrodiando e a dupla Alex e Yvan, encerrando o evento com chave de ouro. A Festa Junina de Dourados é um dos eventos mais tradicionais da cidade e nesta edição promete atrair um grande público, o que fomenta a economia, gerando visibilidade aos artesãos e comerciantes locais e ser ainda uma vitrine dos talentos regionais.
Mulher desmaia após ser agredida e roubada por casal de amigos em Dourados
Jovem de 26 acabou desmaiando após ser agredida por um casal de amigos na madrugada deste domingo (8/6), na Rua Salviano Pedro (antiga W13), esquina com a Leônidas Além, no Bairro Jardim Água Boa, em Dourados, após consumirem bebida alcoólica juntos. Consta no boletim de ocorrência que por volta das 22h de sábado (7/6), a vítima estava em uma distribuidora na Rua Leônidas Além, quando a mulher e o homem chegaram e pediram para que ela pagasse uma cerveja, pois estavam sem dinheiro. Já por volta de meia-noite, o casal chamou a mulher para ir até a casa deles e lá começaram a beber kit de vodca com energético. Num determinado momento, os dois começaram a contar para a jovem que tinham roubado uma loja de acolchoados que fica no Bairro Canaã I. Quando deu 1h, a vítima percebeu que seu celular havia sumido, foi para fora da residência e questionou os conhecidos sobre o aparelho, momento em que passou a ser agredida com socos, puxões de cabelo e pontapés, ocasionando lesões próximo ao pescoço e cotovelo esquerdo. Num determinado momento ela acabou desmaiando e assim ficou por, pelo menos, meia-hora. Dentro da casa havia ficado a bolsa da jovem com aproximadamente R$ 100, um cartão da Caixa Econômica em nome do namorado dela e ainda sua Carteira de Trabalho. Quando acordou, a mulher pediu para um vizinho que lhe pagasse carro de aplicativo, pois precisa ir para casa. Ainda na delegacia a vítima contou que próximo do local onde ficou desacordada mora um policial e há câmeras de segurança. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) como roubo. Ligado Na Notícia
PMMS Deflagra a Operação Sinergia no centro de Campo Grande
Iniciou-se na noite deste sábado (07/06) a Operação Sinergia, deflagrada pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), visando intensificar o policiamento e reforçar a segurança na área central de Campo Grande, que se estenderá por vários dias.A ação conta com o apoio de várias viaturas operacionais do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), somando esforços para garantir uma atuação mais abrangente e eficaz, com foco na prevenção de crimes e no estreitamento dos laços com a comunidade local. A operação intensifica a presença policial na área central, com o propósito de fortalecer a segurança pública e proporcionar mais tranquilidade a moradores, comerciantes e demais pessoas que circulam diariamente pela região.A nova comandante do 1º BPM, Tenente-Coronel Cleide Maria, destacou que a PMMS trabalha, conforme o próprio nome da operação, explicando que: “Sinergia é a união de forças empregada de forma estratégica para proteger a nossa área central.” Ela concluiu reafirmando seu compromisso com a segurança da comunidade: “Conte com o 1º BPM! A nossa missão é cuidar de você!”
MPMS notifica órgãos públicos para suspender repasses à Federação de Futebol de MS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, determinou a notificação de diversos órgãos públicos estaduais e municipais para que não efetuem repasses de recursos à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), enquanto não houver ressarcimento integral dos danos causados ao erário, no valor atualizado de R$ 117.711,29. Com base em apuração da promotoria foram apontadas diversas irregularidades na prestação de contas do Convênio nº 25.536/2016, firmado entre o poder público e a então Liga de Futebol Profissional de Mato Grosso do Sul. Os ofícios foram enviados à Prefeitura de Campo Grande, Câmara Municipal, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Assembleia Legislativa, que terão o prazo de 10 dias para informar à Promotoria se há, no momento, convênios vigentes com a Federação. A própria entidade também foi formalmente notificada. A atuação do MPMS busca garantir a integridade dos recursos públicos e a correta aplicação dos valores destinados às entidades esportivas, zelando pelo interesse coletivo e pela legalidade no uso de verbas públicas.
Itens para festa junina tem variação de até 238%, em Campo Grande
A demanda por produtos típicos das festas juninas aumentou, assim como a necessidade de se pesquisar e comparar os preços. Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), apontou variações de até 238% em 15 atacadistas de Campo Grande. O levantamento, realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho, considerou que, nesse período, os consumidores costumam comprar em maior quantidade, seja para eventos familiares ou comunitários. Entre os doces, a maior variação foi registrada na paçoca. A embalagem de 1,050 kg de uma marca tradicional foi encontrada com preços entre R$ 24,95 e R$ 46,90, uma diferença de 87,98%. Já na versão em formato rolha (550g), apresentou valores de R$ 19,90 a R$ 25,90. No grupo das bebidas alcoólicas, as cachaças com 965 ml foram encontradas entre R$ 11,89 e R$ 19,39, enquanto os vinhos tintos de mesa (750 ml) oscilaram entre R$ 12,95 e R$ 22,59. O item com a maior variação de preço entre os atacadistas foi o pacote de coco ralado sem açúcar (100g), com diferença de 238,10%, sendo comercializado entre R$ 3,99 e R$ 13,49. No setor de hortifrútis, o gengibre — essencial para o quentão — apresentou variação de 166,85%, com preços entre R$ 8,99 e R$ 23,99. A cebola, por sua vez, teve diferença de 114,70%, enquanto a maçã variou 55,79%. Outros itens como cereais, grãos, leite, batata palha, molhos e enlatados também fizeram parte do levantamento, que levou em conta os principais produtos consumidos nas festas juninas. De acordo com o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, a recomendação aos consumidores é de que pesquisem os preços, redobrem a atenção quanto a validade dos produtos perecíveis e comprados em grandes quantidades, além de sempre solicitarem a emissão da nota fiscal. A pesquisa completa, com dados sobre preços, produtos e estabelecimentos, está disponível no site do Procon e no link: https://tinyurl.com/yc827r4c . Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Feira Central recebe 84 novas árvores em ação de revitalização
A Feira Central João Totó Câmara, localizada na Rua Cafelândia, em Dourados, foi contemplada neste fim de semana com o plantio de 84 árvores, entre ipês e espécies frutíferas. A ação marcou o encerramento da programação do Perifeirarte, evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, que durante três dias transformou a cidade em palco de arte, cultura, formação técnica e empreendedorismo comunitário. A iniciativa integrou a Semana do Meio Ambiente e reforça o processo de revitalização da feira, conduzido desde o início do ano pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. Árvores com risco de queda foram retiradas, o espaço passou por limpeza, melhorias estruturais e, agora, está sendo arborizado com o objetivo de torná-lo mais acolhedor para feirantes e visitantes. Foram plantadas 64 mudas de ipê, nas cores roxa e amarela, na área de estacionamento destinada aos feirantes, além de outras cinco no espaço de convivência ao lado da área de expositores. No bosque Jornalista César Cordeiro, anexo à feira, foram inseridas 15 árvores frutíferas. “Queremos reflorestar a área e torná-la mais atrativa à população”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontin. “É um espaço de convivência que está sendo preparado para ser, cada vez mais, um ponto de encontro para a comunidade”, completou. Junto ao prefeito Marçal Filho, ele apresentou em recente reunião com o secretário estadual Jaime Verruck, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), um projeto para a construção de um mercadão municipal no interior da feira, buscando apoio estadual para viabilizar a proposta. A cerimônia de plantio no fim de semana contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, e do subsecretário estadual de Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, que representou o Governo do Estado. Encerrando a programação do Perifeirarte, no sábado, a feira recebeu também oficinas ao longo do dia e atrações culturais à noite, incluindo apresentação do grupo Voz Pantaneira e artistas locais. Segundo Pontin, o ponto alto do evento foi o estímulo ao profissionalismo, à união e ao associativismo, promovendo o fortalecimento de grupos e o desenvolvimento coletivo. Localizada no Jardim Rigotti, a Feira Central de Dourados está inserida em uma área privilegiada, cercada por calçamento usado como pista de caminhada, um bosque com árvores nativas e amplo estacionamento. A proposta da administração municipal é transformar o espaço em referência para lazer, comércio e cultura.
Refis 2025 começa vigorar em 15 dias com descontos de até 100% em juros e multas
O prefeito Marçal Filho sancionou o Refis 2025 – “Ajude a cuidar com Amor e construir com trabalho”, programa de regularização fiscal que oferece aos contribuintes de Dourados a oportunidade de quitar dívidas tributárias e não tributárias com o município, com descontos que variam de 30% a 100% nos juros e multas de mora, conforme o prazo e a forma de pagamento escolhida. A proposta foi encaminhada pelo Poder Executivo à Câmara Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Município, e aprovada pelos vereadores. A nova legislação foi publicada na edição de sexta-feira (6) do Diário Oficial do Município e entra em vigor em 15 dias, com validade até 31 de outubro de 2025. O Refis 2025 é uma forma de melhorar a arrecadação da Prefeitura de Dourados. “Números da Secretaria Municipal de Fazenda revelam que na comparação com o primeiro semestre do ano passado, a arrecadação neste primeiro semestre sofreu uma redução acentuada, exigindo muita criatividade da equipe econômica e rigor nos gastos para fazer frente às despesas correntes”, explica Marçal Filho. “É preciso ressaltar que a delicada situação da economia nacional, com o arrocho do governo federal, levou todos os entes federados perderam arrecadação neste ano”, completa o prefeito. O programa é voltado à regularização de débitos vencidos, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, desde que não sejam oriundos de infrações de trânsito, indenizações ao município, débitos contratuais ou impostos retidos na fonte. “Essa é uma oportunidade para o contribuinte ficar em dia com o município e contribuir com o desenvolvimento de Dourados, mesmo porque todo recurso arrecadado com o Refis voltará ao cidadão em forma de serviços e obras”, enfatiza o prefeito. Marçal Filho ressalta que o Refis 2025 não prejudica o bom pagador, pelo contrário. “Quem paga em dia tem direito a descontos importantes do valor total do tributo e quem aderir ao Refis terá descontos apenas sobre juros e multas, com o valor original sendo cobrado integralmente”, explica. “Não existe desconto no valor do imposto lançado, mas nas multas e juros que incidem sobre o atraso pelo pagamento na data do vencimento”, ressalta o prefeito. O Refis 2025 oferece remissão total (100%) dos juros e multas de mora para quem quitar a dívida à vista até o fim de julho. Os descontos vão diminuindo gradualmente conforme o mês de pagamento, chegando a 60% em outubro. Já os pagamentos parcelados podem obter remissão entre 30% e 50% dos encargos, com parcelamentos de até 10 vezes, ou 24 parcelas no caso de dívidas superiores a R$ 100 mil. Os contribuintes poderão aderir ao programa por meio de termo de acordo assinado pessoalmente ou por representante legal, com entrada mínima de 10% do valor da dívida ou 15% para dívidas acima de R$ 100 mil. O valor mínimo das parcelas é de R$ 100 para pessoas físicas e R$ 250 para jurídicas. Nos casos em que houver ação judicial em andamento, a adesão implicará na suspensão da execução fiscal durante o período de parcelamento. A lei ainda prevê que a adesão ao programa implica na confissão irretratável da dívida e na renúncia a eventuais impugnações judiciais e administrativas por parte do devedor. Também determina que fraudes tributárias impedem o acesso ao Refis. INCENTIVO À ADIMPLÊNCIA Com o Refis 2025, o município busca incentivar a adimplência, aumentar a arrecadação e reduzir o volume de execuções fiscais, facilitando a regularização para quem quer quitar suas pendências com o município. A Secretaria Municipal da Fazenda e a Procuradoria Geral do Município serão responsáveis por disciplinar os procedimentos e regulamentações complementares para aplicação da lei. A iniciativa reforça a política fiscal da atual gestão, que, segundo Marçal Filho, busca “garantir justiça tributária e fortalecer o equilíbrio fiscal do município, ao mesmo tempo em que oferece condições reais para que os contribuintes regularizem sua situação e possam contribuir com o desenvolvimento de Dourados.”








