A Câmara de Dourados aprovou nesta segunda-feira (09) os 11 projetos de lei e de decreto legislativo presentes na pauta de votação da 18ª sessão ordinária de 2025. No total, foram apreciadas quatro matérias em segunda discussão e votação, cinco em primeira votação e outras duas propostas em única votação. Em segunda votação, os vereadores de Dourados discutiram e aprovaram o projeto de lei nº 058/2025, de autoria do vereador Alex Cadeirante (PSDB), que denomina a rua José Pereira de Morais a atual rua Projetada C, no Residencial Valderez de Oliveira; o projeto de lei nº 060/2025, de autoria do vereador Marcelo Mourão (PL), que denomina a rua Eurides Vilela o atual logradouro rua Projetada 33, localizado no loteamento João Carneiro Alves II; projeto de lei nº 061/2025, também de autoria Marcelo Mourão, que denomina a rua Gabriel Bannwart da Silva, o Corredor Público, localizado no loteamento Vila Erecê e o projeto de lei nº 063/2025, de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que denomina a rua Fernando Martins de Moura a atual rua Projetada M04, localizada no loteamento Vila Mariana. Já em primeira discussão e votação, o Legislativo analisou e aprovou o projeto de lei nº 065/2025, de autoria do vereador Sargento Prates (PL), que denomina a rua Ancião Olindo Moreno o atual corredor público, localizado no loteamento Vivere Parc e Quinhão 05; projeto de lei nº 068/2025, de autoria da vereadora Karla Gomes (Podemos), que denomina a rua Helena Mendonça a atual rua Projetada C, localizado no loteamento Alceu Junior Silva Bittencourt; projeto de lei nº 071/2025, de autoria do vereador Edson Souza (União), que denomina a rua Celso Evelasio Berres o atual travessão da estrada vicinal M75, localizado no Distrito de Indápolis; projeto de lei nº 073/2025, de autoria da vereadora Isa Marcondes (Republicanos), que denomina a rua Carlos Lucirio Pavão a atual rua Viela 4, localizado no loteamento Social Pitã; além do projeto de lei nº 074/2025, também de autoria de Isa Marcondes, que denomina a rua Gilson Kurovski a atual rua 03, localizado no Parque Industrial Londrina. Em única discussão e votação, os vereadores de Dourados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 049/2025, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que concede o Diploma de Honra ao Mérito à Ana Margarida de Castro Euler, pelo bons e relevantes serviços prestados à sociedade e o Projeto de Decreto Legislativo nº 051/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), que concede o Diploma de Jubileu de Oliveira ao Ministério Manancial de Benção, alusivo aos 34 anos de sua criação. Ainda na sessão desta segunda-feira, os vereadores rejeitaram o recurso ao parecer contrário da CCJR (Comissão de Justiça Legislação e Redação) ao projeto de lei nº 034/2025, de autoria de Sargento Prates, que estabelece diretrizes para o Programa Escolas Cívico-Militares, conforme lei nº 5250, de 06/08/2024. O plenário também rejeitou, por 13 votos contrários, 06 favoráveis e uma ausência, à admissibilidade da denúncia protocolada pelo médico Flávio Jardim Gomes, solicitando a abertura de comissão processante para apurar suposto ato de quebra de decoro parlamentar por parte da vereadora Isa Jane Marcondes.
Israel Intercepta Embarcação de Ativistas com Greta Thunberg e Reforça Segurança Nacional
Na madrugada de 9 de junho de 2025, a Marinha de Israel interceptou o veleiro Madleen, operado pela Coalizão da Flotilha da Liberdade, em águas internacionais, a caminho da Faixa de Gaza. A bordo estavam 12 ativistas, incluindo a sueca Greta Thunberg, conhecida por seu ativismo climático, mas agora envolvida em uma missão que Israel considera uma provocação política. O navio, que partiu da Sicília em 1º de junho, levava suprimentos simbólicos e buscava desafiar o bloqueio naval imposto por Israel desde 2007, após o Hamas, grupo classificado como terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, assumir o controle de Gaza. A embarcação foi escoltada até o porto de Ashdod, onde os ativistas, incluindo o brasileiro Thiago Ávila, foram detidos e serão deportados após exames médicos. O ministro da Defesa, Israel Katz, determinou que, antes da deportação, eles assistam a um vídeo de 43 minutos com imagens do ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023, que matou 1.218 civis, incluindo mulheres e crianças, para expor a brutalidade do grupo e justificar a firmeza de Israel em proteger suas fronteiras. O bloqueio naval, mantido por Israel com apoio do Egito, é uma medida de segurança para impedir que armas cheguem ao Hamas, que mantém 55 reféns desde o ataque de 2023, dos quais 31 estão mortos, segundo autoridades israelenses. O Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou a flotilha, chamando-a de “iate de selfies” e acusando os ativistas de encenarem uma provocação midiática em apoio a uma organização terrorista. “Greta Thunberg e seus companheiros devem entender as atrocidades que o Hamas cometeu contra nosso povo”, declarou Katz, reforçando que o vídeo serve para mostrar a realidade de um grupo que sequestrou e assassinou civis indefesos. Imagens divulgadas por Israel mostram soldados oferecendo água e comida aos ativistas, contrastando com as acusações de “sequestro” feitas pela Coalizão, que alega violações do direito internacional. A ação de Thunberg, que nos últimos anos tem se alinhado a causas anti-Israel, é vista como um desvio de sua luta climática original, atraindo críticas por apoiar narrativas que, segundo Israel, legitimam o terrorismo. A interceptação do Madleen ocorre em um contexto de guerra prolongada, iniciada após o ataque do Hamas que desencadeou uma resposta militar israelense, resultando em mais de 54 mil mortes em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. Apesar da crise humanitária, Israel argumenta que o bloqueio é essencial para proteger sua população, enquanto canais oficiais, como o porto de Ashdod, são usados para entregar ajuda humanitária sob supervisão. A tentativa da flotilha de furar o bloqueio é considerada por Israel uma afronta à sua soberania e uma ameaça à segurança, especialmente após incidentes como o ataque ao Mavi Marmara em 2010, que terminou com 10 ativistas mortos.
Senador Miguel Uribe, Pré-Candidato à Presidência da Colômbia, É Alvo de Atentado a Tiros em Bogotá
No sábado, 7 de junho de 2025, a capital colombiana, Bogotá, foi cenário de um violento atentado contra o senador Miguel Uribe Turbay, pré-candidato à presidência pelo partido de direita Centro Democrático. Aos 39 anos, Uribe foi baleado durante um comício no bairro Fontibón, zona oeste da cidade, atingido por disparos na nuca e na coxa. O político foi levado às pressas para a Fundação Santa Fé, onde passou por cirurgias de emergência e permanece internado em estado crítico, com prognóstico reservado. Um adolescente de 15 anos, detido no local com uma pistola Glock 9 mm, é o principal suspeito de executar o ataque. O caso, que chocou o país, reacende o spectre da violência política na Colômbia e levanta questões sobre a segurança de lideranças públicas e a estabilidade democrática, valores essenciais para uma sociedade que busca ordem e progresso. Miguel Uribe, neto do ex-presidente Julio César Turbay (1978-1982) e filho da jornalista Diana Turbay, assassinada em 1991 pelo Cartel de Medellín, é uma figura proeminente da direita colombiana. Formado em Direito pela Universidade de Los Andes e com mestrado em Administração Pública por Harvard, Uribe construiu uma carreira marcada por sua oposição ao presidente Gustavo Petro, criticando a deterioração da segurança e propostas de reformas trabalhistas. Eleito senador em 2022 com a maior votação do país, anunciou sua pré-candidatura à Presidência em outubro de 2024, consolidando-se como uma esperança para o Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (sem parentesco). Sua trajetória, marcada por uma tragédia familiar, reflete um compromisso com a luta contra a violência, o que torna o atentado ainda mais emblemático. O ataque ocorreu por volta das 17h, horário local, enquanto Uribe discursava em um parque. Vídeos divulgados mostram o momento em que disparos interrompem o evento, com o senador caindo ensanguentado e sendo socorrido por apoiadores. Segundo a Procuradoria-Geral, Uribe foi atingido por dois tiros, e outras duas pessoas ficaram feridas. O suspeito, um menor de 15 anos, foi baleado na perna por seguranças do senador e está internado sob custódia. Autoridades acreditam que o adolescente pode ter sido instrumentalizado por mandantes, com hipóteses apontando para grupos criminosos ou motivações políticas. O governo colombiano ofereceu uma recompensa de US$ 729 mil (cerca de R$ 4 milhões) por informações sobre os responsáveis intelectuais, e mais de 100 investigadores foram mobilizados para esclarecer o caso. A Colômbia tem um histórico sombrio de violência política, com assassinatos de candidatos presidenciais como Luis Carlos Galán (1989), Bernardo Jaramillo Ossa e Carlos Pizarro Leongómez (1990). O atentado contra Uribe remete a esses episódios, especialmente o de Galán, alvejado em um comício de forma semelhante. O presidente Petro condenou o ataque, classificando-o como “um atentado contra a democracia” e prometendo investigações rigorosas, incluindo a análise do esquema de segurança do senador. “A Colômbia não pode voltar aos dias de violência política”, afirmou. O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também repudiaram o ato, expressando solidariedade à família de Uribe. A esposa do senador, María Claudia Tarazona, pediu orações e descreveu o marido como “lutando por sua vida”. Apoiadores realizaram vigílias em Bogotá, enquanto o ex-presidente Álvaro Uribe chamou o ataque de “um golpe contra uma esperança da pátria”. O caso ocorre em um momento de tensão política, com Uribe criticando abertamente a tentativa de Petro de implementar uma reforma trabalhista por decreto, o que gerou acusações de autoritarismo. Embora não haja evidências públicas de ameaças específicas contra Uribe, sua posição como opositor ferrenho da esquerda e do narcotráfico o colocava em uma posição de destaque em um país onde a segurança permanece frágil. O atentado contra Miguel Uribe Turbay expõe as cicatrizes de um país que, apesar de avanços, ainda enfrenta desafios para garantir a segurança de seus líderes e cidadãos. A rápida detenção do suspeito é um alento, mas a busca pelos mandantes e a recuperação do senador serão determinantes para o futuro político da Colômbia, que se prepara para as eleições de 2026.
Censo inédito da saúde mobiliza profissionais e avança para fase de campo em MS
Campo Grande sediou, entre os dias 4 e 7 de junho, encontro presencial que marcou a conclusão do Módulo 3 da formação voltada à realização do Censo da Força de Trabalho na Saúde em Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o curso Informação e Gestão do Trabalho na Saúde e representa uma ação inédita e estratégica para subsidiar políticas públicas voltadas à gestão do trabalho no SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta do censo é recensear 100% dos estabelecimentos de saúde públicos e privados em Mato Grosso do Sul. Além do censo, será realizada a capacitação dos profissionais responsáveis pelo cadastro, com o objetivo de garantir a sustentabilidade contínua na atualização e qualificação do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Na última semana, o encontro presencial contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), da Escola de Governo-Fiocruz Brasília, da SES e do Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), e reforçou o compromisso institucional com a qualificação da gestão do trabalho no estado. Com a finalização dessa etapa, os articuladores regionais e recenseadores — distribuídos entre as quatro macrorregiões de saúde do estado — já estão com os planos de ação definidos para o início do trabalho de campo, previsto para julho. Esses planos orientam a abordagem junto aos estabelecimentos de saúde, definindo estratégias de contato e metodologias para garantir a coleta de dados completa, segura e eficiente. Os recenseadores estarão identificados com crachás e credenciais, e seus perfis poderão ser consultados no site do CENITS (Centro Nacional de Informações do Trabalho na Saúde), assegurando transparência e confiabilidade ao processo. Projeto-piloto O projeto é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UFSM e a Escola de Governo-Fiocruz Brasília. Em Mato Grosso do Sul, a coordenação estadual é da SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, em parceria com o Cosems. Este é um projeto piloto e inovador, desenvolvido simultaneamente em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, que servirá de referência para ações futuras em todo o país. Com dados mais precisos sobre a força de trabalho da saúde, será possível planejar melhor a distribuição de profissionais, identificar lacunas na formação e fortalecer o SUS de forma mais equitativa e eficiente. “Aos gestores municipais, reforça-se a importância de apoiar os articuladores e recenseadores durante o trabalho de campo, garantindo o acesso às informações e fortalecendo essa importante iniciativa. O censo é um passo essencial para transformar dados em políticas públicas mais eficazes e alinhadas com a realidade da saúde no Brasil”, finaliza o Chefe do Setor de Apoio Administrativo da Coordenadoria de Gestão do Trabalho da SES, Victor Hugo Gutierre. Danúbia Burema e Helton Davis, Comunicação SES
Câmara debate melhorias na Saúde de Dourados com secretário municipal
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (9), reunião com o secretário municipal de Saúde, Márcio Grey, e a presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Maria Izabel de Aguiar, para discutir os desafios enfrentados pela saúde pública no município. A sobrecarga nos hospitais, o déficit de recursos e a dívida acumulada da fundação estiveram no centro das discussões. Durante a reunião, os vereadores demonstraram preocupação com a gravidade da situação tendo em vista os surtos de doenças respiratórias e destacaram a necessidade de uma atuação política conjunta para buscar mais recursos.Dourados é referência em saúde para outros 33 municípios da região e, por isso, a pressão sobre o sistema é muito maior do que em cidades que atuam em regime de “porta fechada”. Um dos pontos mais sensíveis abordados foi o passivo financeiro da Funsaud, que já ultrapassa os R$ 80 milhões. Deste total, cerca de R$ 15 milhões são referentes a dívidas com fornecedores, e R$ 65 milhões correspondem a encargos trabalhistas. Segundo os gestores, a falta de controle, fiscalização e austeridade nos governos anteriores contribuíram para o agravamento da crise. O secretário Márcio Grey afirmou que o atual governo tem adotado medidas para conter os gastos, como a redução no número de cargos administrativos e o fortalecimento da integração com a Secretaria Municipal de Saúde. Ele também anunciou que está em fase final a licitação para contratação de uma auditoria externa, que deverá apontar os principais gargalos da fundação. “A partir do diagnóstico técnico e independente, poderemos tomar decisões mais seguras sobre o futuro da Funsaud”, explicou. Grey também chamou a atenção para o orçamento da saúde aprovado para este ano, que gira em torno de R$ 480 milhões, e apontou o desequilíbrio nos repasses estaduais e federais para Dourados. “Recebemos menos que outros municípios com estrutura menor e que não atendem em sistema de porta aberta como nós”, disse o secretário. Entre os investimentos anunciados, está a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no Jardim dos Estados, a sede do Samu (CRU) e a implantação de uma policlínica. Sobre o Hospital da Vida, o secretário informou que o prefeito Marçal Filho tem feito gestões junto ao governo estadual e à bancada federal para viabilizar a reconstrução da unidade, considerada essencial para o atendimento de urgência e emergência. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Liandra Brambilla destacou a importância da reunião como um passo necessário para encarar os problemas do setor. “A saúde é um tema que exige compromisso coletivo. A Câmara não se furtará ao seu papel. Estamos prontos para fazer a interlocução com o Governo do Estado e com as bancadas estadual e federal para garantir mais justiça nos repasses. Dourados não pode continuar arcando sozinha com o peso de toda a região”, afirmou. Liandra também reforçou o compromisso da Casa de Leis em acompanhar de perto os desdobramentos da auditoria e das medidas que visam reorganizar a Funsaud. “É hora de transparência, coragem e responsabilidade. Nossa população merece uma saúde digna, e para isso é preciso que cada instância de poder assuma sua parte no esforço de reconstrução”, concluiu.
Procon de Dourados divulga pesquisa de itens para a festa junina
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), fez pesquisa de preços dos principais produtos consumidos durante uma festa junina. Foram pesquisados produtos em 12 supermercados da cidade, entre os dias 2 a 6 de junho. Foram coletados preços de 25 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos. Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro. Por exemplo, o leite de coco 200 ml apresentou diferença de 234,20%; o coco ralado 100 g, diferença de 167,22%; o amendoim 400 g, diferença de 442,86%; o gengibre apresentou diferença de 214,59% o quilo; maçã gala teve diferença de 130,91%. Conforme o Procon, entre os estabelecimentos pesquisados foram encontrados 12 produtos com diferença superior a 100% entre o produto com menor e maior preço, como, por exemplo, o milho verde lata (170 g), leite condensado 395 g, a canela em pó 10g/20g, a canela em rama 10g/20g e o cravo da índia 10g/20g. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 106,70%. O Procon orienta o consumidor a ficar atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Qualquer dúvida ou reclamação ligue 2222-1536 (ou 2222-1539) ou envie mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou registre através do link:
Prefeitura divulga lista de comerciantes selecionados para Festa Junina de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulgou a lista dos comerciantes selecionados para 46ª Festa Junina de Dourados, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Convenções Antônio Tonnani. A seleção consta no Diário Oficial, edição nº 6.394, de sexta-feira (06). As categorias são food truck, ambulante, artesanato e barracas. Uma variedade de produtos e comidas típicas estarão disponíveis ao público. Os artesãos contarão com espaço especial no evento, com música ao vivo e comodidade para o atendimento ao público. O evento promete movimentar a economia local e valorizar a cultura regional. Após conferir a lista, os selecionados deverão apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição (verificar valor no edital) e assinar o termo de compromisso até o dia 11 de junho, quarta-feira. Todos os itens comercializados no evento deverão estar em conformidade com as normas de segurança e higiene. A participação está condicionada ao cumprimento de exigências de segurança, como a utilização de extintores, mangueiras com registro p13 e uniforme para manipulação de alimentos. Estará proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro, bebidas destiladas e o uso de espetinhos pontiagudos. A Festa Junina de Dourados é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo grande público e proporcionando uma vitrine importante para empreendedores locais. Durante os três dias de evento, artistas nacionais e regionais levam ritmos diversos e muita animação para o público. Para abrir o evento em grande estilo, a sexta-feira (13) contará com os artistas Maria Eduarda, Grupo Terra Seca e as gêmeas Júlia e Rafaela, que gravaram o projeto “Buteco das Igual”, com muita música de viola. No sábado (14), abrilhantam a festa o grupo Postal Sul, João Camaleão e a dupla Brenno Reis e Marco Viola, que promete envolver o público com clássicos como “Pode voltar paixão”, “Piracicabano” e “Faca que não corta”. Para o domingo (15) estão confirmadas as atrações Surungo Bueno, Forrodiando e a dupla Alex e Yvan.
Secretaria de Obras inicia operação tapa-buracos na região da Vila Mary
Três dias após participar de ações de roçada e limpeza no Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, o Viva Mulher, localizado na Vila Mary, o prefeito Marçal Filho retornou ao local nesta segunda-feira (9) acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Obras para iniciar os trabalhos de tapa-buraco nas ruas do entorno. Na sexta-feira (6), Marçal esteve no Viva Mulher acompanhado da primeira-dama, Patrícia Oliveira Leite, para participar da ação de limpeza e roçada no prédio público. Durante os trabalhos, o prefeito constatou a precariedade do asfalto na região e conversou com moradores, entre eles a dona de casa Cleuza Rodrigues, que solicitou o serviço de reparo nas vias. “Na sexta estive aqui no Viva Mulher para participar do trabalho de roçada, e me deparei com buracos nas imediações. Hoje já estamos aqui, começando a recuperação”, afirmou o prefeito. A moradora Cleuza Rodrigues agradeceu pela rapidez no atendimento. “Ele disse que viria arrumar e veio. Cumpriu a promessa, e muito rápido”, destacou. A vizinha, Regina Além, também elogiou a agilidade da ação. “Esses buracos estavam atrapalhando o trânsito”, relatou. “Estou gostando do serviço”, disse ela, que ainda reivindicou troca de lâmpada em um poste. Três dias após participar de ações de roçada e limpeza no Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, o Viva Mulher, localizado na Vila Mary, o prefeito Marçal Filho retornou ao local nesta segunda-feira (9) acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Obras para iniciar os trabalhos de tapa-buraco nas ruas do entorno. Na sexta-feira (6), Marçal esteve no Viva Mulher acompanhado da primeira-dama, Patrícia Oliveira Leite, para participar da ação de limpeza e roçada no prédio público. Durante os trabalhos, o prefeito constatou a precariedade do asfalto na região e conversou com moradores, entre eles a dona de casa Cleuza Rodrigues, que solicitou o serviço de reparo nas vias. “Na sexta estive aqui no Viva Mulher para participar do trabalho de roçada, e me deparei com buracos nas imediações. Hoje já estamos aqui, começando a recuperação”, afirmou o prefeito. A moradora Cleuza Rodrigues agradeceu pela rapidez no atendimento. “Ele disse que viria arrumar e veio. Cumpriu a promessa, e muito rápido”, destacou. A vizinha, Regina Além, também elogiou a agilidade da ação. “Esses buracos estavam atrapalhando o trânsito”, relatou. “Estou gostando do serviço”, disse ela, que ainda reivindicou troca de lâmpada em um poste.
Câmara de Dourados realiza II Seminário ‘Junho Prata’ com foco no combate à violência contra a pessoa idosa
A Câmara Municipal de Dourados realiza, no dia 10 de junho de 2025, das 13h30 às 16h30, o II Seminário ‘Junho Prata’, em cumprimento à Lei Municipal nº 4.322, que institui o mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa é de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP) e tem como objetivo principal sensibilizar e envolver a população na prevenção e enfrentamento das diversas formas de violência que atingem pessoas com 60 anos ou mais. Com o tema ‘Junho Prata: valorizando a longevidade e promovendo o respeito’, o seminário propõe uma tarde de reflexões, apresentações culturais e palestras, promovendo o diálogo entre poder público, instituições e sociedade civil.A programação cultural contará com apresentações dos grupos Movimente-se, Vida Abundante, Cantar para Viver e participação do maestro Abisael Barbosa. A mesa de autoridades será composta por representantes do Legislativo e Executivo, além de conselhos e instituições que atuam diretamente com a pauta do idoso, como a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Gênesis Bezerra.Entre os destaques da programação, estão as palestras: A coordenadora regional da Pastoral da Pessoa Idosa, Rosane Franciose de Carvalho, também fará uso da palavra, reforçando a importância do cuidado e da atenção humanizada na terceira idade. Segundo o vereador Sergio Nogueira, propositor do seminário, o evento é uma ferramenta importante para despertar consciência. “Precisamos discutir mais sobre os direitos dos idosos, sobre como protegê-los e promover ações que valorizem essa fase da vida. O Junho Prata é um chamado à responsabilidade coletiva”, destacou o parlamentar. A população está convidada a participar. A entrada é gratuita e aberta ao público.








