A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic-Fundect) 2025. A nova edição traz um crescimento significativo: serão 750 bolsas ofertadas – um aumento de 25% em relação ao ano anterior, quando foram concedidas 600 bolsas. O total de investimentos este ano será de R$ 6,3 milhões. O objetivo do programa é incentivar a vocação científica entre os estudantes de graduação, promovendo uma formação mais qualificada e integrando-os à cultura da pesquisa científica e tecnológica. As bolsas têm duração de 12 meses e valor mensal de R$ 700, pagos com recursos do Governo do Estado. As propostas devem ser submetidas eletronicamente no SigFundect (https://sigfundect.ledes.net) até o dia 13 de junho. Podem participar instituições de ensino superior associadas ao Crie-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de MS), conforme lista disponível no edital. Cada instituição será responsável pela seleção interna dos bolsistas e pela submissão das propostas institucionais. Os estudantes serão indicados no sistema SigFundect entre 23 de junho e 5 de setembro, com início da vigência das bolsas previsto para 1º de setembro de 2025. Como participar: As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador institucional da Instituição de Ensino Superior (IES), que deve: Após a aprovação, os bolsistas devem ser indicados diretamente no SigFundect, e a documentação de cada estudante deverá ser enviada até o dia 12 de setembro. Quem pode ser bolsista: Podem concorrer estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos oferecidos pelas instituições listadas no edital, desde que atendam aos critérios estabelecidos, como: O edital completo está disponível no site da Fundect: www.fundect.ms.gov.br/pibic Veja a distribuição de bolsas por Instituição participante: Maristela Cantadori, Comunicação Fundect
Bolsonaro nega plano de golpe, pede desculpa ao STF e critica urnas
O ex-presidente Jair Bolsonaro depôs nesta terça-feira (10) na ação penal da trama golpista. Ele é um dos oito réus do núcleo 1 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados de planejar medidas inconstitucionais para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O interrogatório foi conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a acusação da procuradoria, Bolsonaro tinha conhecimento da minuta golpista que previa a decretação de medidas de estado de sítio e prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades. Além disso, as acusações foram corroboradas pelos depoimentos de delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid. Plano de golpe de Estado O ex-presidente afirmou que a possibilidade de golpe de Estado nunca foi discutida em seu governo, ao ser questionado sobre as acusações de que teria planejado medidas inconstitucionais para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a medida seria danosa para o Brasil. “Da minha parte, nunca se falou em golpe. Golpe é abominável. O golpe até seria fácil começar. O afterday é imprevisível e danoso para todo mundo. O Brasil não poderia passar por uma experiência dessa. Não foi sequer cogitada essa hipótese de golpe no meu governo”, disse. Minuta do golpe Bolsonaro também negou ter feito uma minuta de golpe para justificar a intervenção militar após as eleições de 2022. “Não procede o enxugamento. As informações que eu tenho é de que não tem cabeçalho nem o fecho [parte final]”, comentou. “Da minha parte, eu sempre tive o lado da Constituição. Refuto qualquer possibilidade de falar em minuta de golpe e uma minuta que não esteja enquadrada na Constituição”, completou. Tropas da Marinha Perguntado pelo ministro Moraes se o ex-comandante da Marinha Almir Garnier colocou as tropas à disposição para executar medidas golpistas, Bolsonaro afirmou que a informação não procede. “Em hipótese alguma. Não existe isso. Se nós fossemos prosseguir em um estado de sítio e de defesa, as medidas seriam outras. Não tinha clima, não tinha oportunidade e não tinha uma base minimamente sólida para fazer qualquer coisa”, afirmou. De acordo com a investigação da Polícia Federal, o almirante teria colocado suas tropas à disposição de Bolsonaro durante uma reunião em 2022 com os comandantes das Forças Armadas. Durante o encontro, Bolsonaro apresentou estudos para decretação de medidas de estado de sítio e de decretação de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para impedir a posse de Lula. Pedido de desculpas O ex-presidente também “pediu desculpas” após ser questionado sobre declarações nas quais afirmou, sem provas, que ministros do STF estariam “levando dinheiro” para fraudar o processo eleitoral. “Não tem indício nenhum. Me desculpe, não tinha essa intenção de acusar qualquer desvio de conduta”, disse. Urnas eletrônicas Em outro momento do depoimento, Bolsonaro foi questionado por Moraes sobre falas nas quais o ex-presidente deslegitimou o processo eleitoral e insinuou que há fraudes na urna eletrônica. Em resposta ao ministro, o ex-presidente afirmou que sempre teve uma retórica a favor do voto impresso, mas nunca tomou nenhuma medida inconstitucional. “Em nenhum momento eu agi contra a Constituição. Joguei dentro das quatro linhas o tempo todo, muitas vezes me revoltava, falava palavrão, falava o que não deveria falar. No meu entender, fiz aquilo que tinha quer ser feito”, afirmou. De acordo com Bolsonaro, não houve pressão ao ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira para apresentar um relatório ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para insinuar que não é possível descartar fraudes nas urnas eletrônicas. “Jamais eu pressionei. Não houve pressão em cima dele para fazer isso ou aquilo”, declarou.
Brasil vence Paraguai por 1 a 0 e confirma classificação para a Copa do Mundo
A Seleção Brasileira derrotou o Paraguai por 1 a 0 na noite desta terça-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo, e garantiu assim a sua presença na Copa do Mundo de 2026. Foi uma de suas melhores atuações nas Eliminatórias, no primeiro jogo sob comando de Carlo Ancelotti em território nacional. Vini Jr fez o gol da partida, diante de mais de 46 mil torcedores que empurraram a Seleção o tempo todo. A vitória foi um presente especial para Ancelotti, que completou nesta terça 66 anos e foi homenageado pela torcida brasileira, antes do início do jogo, com um imenso mosaico nas cadeiras da Neo Química, onde se lia em verde e amarelo “Parabéns, Carletto”. Foi a terceira vez que o Brasil assegurou vaga num Mundial atuando na Neo Química Arena. Em 2017, bateu o Paraguai e selou sua ida para a Copa da Rússia, disputada em 2018. Depois, em 2021, ganhou da Colômbia e assegurou vaga na Copa do Catar, em 2022. A primeira vitória de Ancelotti na Seleção Brasileira quebrou uma invencibilidade de nove jogos do Paraguai nas Eliminatórias e foi construída com organização tática, vontade e técnica, atributos da Amarelinha notadamente no primeiro tempo. O gol até que demorou a sair, tal o volume de jogo da equipe e as chances criadas. Aos 7 minutos, num ataque veloz que começou com Vini Jr, Raphinha finalizou e Gatito fez a defesa. Pouco depois, Matheus Cunha cruzou da direita e Vini Jr se esticou para chegar na bola, quase abrindo o placar. Aos 24, Vini Jr avançou pela esquerda e jogou a bola na área. Martinelli, com um toque de efeito, enganou a defesa paraguaia, mas não teve sorte. Enquanto pressionava o adversário, com atuação sólida na defesa, a Seleção recebia o incentivo da torcida. O gol esteve maduro aos 35, após ótima jogada de Martinelli pela esquerda. Ele cruzou na medida para Matheus Cunha, que, de cabeça, desperdiçou o lance. Aos 43, no entanto, o Paraguai não resistiu. Enquanto Raphinha brigava pela posse de bola com três adversários, Matheus Cunha surgiu de trás, foi à linha de fundo e tocou no meio para Vini Jr finalizar, praticamente debaixo da baliza. Na comemoração, um abraço de Vini em Carlo Ancelotti e muita festa da torcida. A Seleção voltou com a mesma intensidade no segundo tempo e Bruno Guimarães por pouco não marcou o segundo gol, numa cavadinha que Cáceres salvou em cima da linha. Beneficiado pela vitória do Uruguai sobre a Venezuela por 2 a 0, mais cedo, o que deixava o Brasil a três pontos da classificação, a equipe não se acomodou e controlou o resultado. O Paraguai, que buscava o empate para ganhar a vaga no Mundial, arriscou mais na etapa final. Nada que ameaçasse o gol de Alisson. No final, Bruno Guimarães chutou forte de dentro da área e Gatito espalmou a bola para escanteio. Ancelotti aproveitou os últimos minutos para ajustes na Seleção. Primeiro, trocou Alex Sandro por Beraldo. Na sequência, substituiu Vini Jr por Richarlison e Matheus Cunha por Gerson. Ainda deu oportunidade para Danilo jogar alguns minutos, no lugar de Vanderson. Mesmo sem o brilho do primeiro tempo, a Amarelinha continuou nas graças da torcida até o apito final. Mais uma vez, a única Seleção a disputar todas as Copas do Mundo manteve a tradição e sinalizou que não chegará à competição em 2026 como coadjuvante: vai sim disposta a conquistar o hexa.
Suprema Corte da Argentina determina prisão da ex-presidente Cristina Kirchner
A Suprema Corte de Justiça da Argentina determinou nesta terça-feira (10) a prisão da ex-presidente Cristina Kirchner. Os juízes rejeitaram um recurso que tentava anular uma condenação a seis anos de prisão por corrupção. Com a decisão, Cristina pode ser detida a qualquer momento. A condenação já havia sido confirmada por duas instâncias da Justiça argentina. Cristina, no entanto, aguardava em liberdade a análise do recurso apresentado à Suprema Corte. Diante da possibilidade de prisão, a ex-presidente convocou apoiadores a se mobilizarem e irem às ruas contra a decisão. Segundo o jornal Clarín, há bloqueios em rodovias que dão acesso à cidade de Buenos Aires. Cristina recebeu o resultado da decisão na sede do Partido Justicialista, em Buenos Aires. Dezenas de apoiadores se aglomeraram em frente ao edifício. Na semana passada, Cristina havia anunciado a intenção de disputar as eleições legislativas de setembro, tentando uma vaga como deputada pela província de Buenos Aires. Com a rejeição do recurso, ela é considerada inelegível e não poderá concorrer. Cristina Kirchner governou a Argentina por dois mandatos, entre 2007 e 2015. Mais tarde, foi vice-presidente durante o governo de Alberto Fernández, de 2019 a 2023. Por ter mais de 70 anos, ela ainda pode solicitar a conversão da pena para prisão domiciliar. O caso Cristina Kirchner foi condenada por favorecer o dono de uma empreiteira da província de Santa Cruz — onde os Kirchner iniciaram a carreira política. O empresário venceu 51 licitações para obras públicas. Ela foi acusada de chefiar uma organização criminosa e de conduzir uma administração fraudulenta entre 2003 e 2015, período que inclui o governo de Néstor Kirchner e os dois mandatos da própria Cristina. Segundo a acusação, o esquema teria causado um prejuízo de US$ 1 bilhão aos cofres públicos. Cristina negou as acusações e disse que o tribunal já tinha a sentença pronta desde o início do processo. Na época, afirmou que a Justiça agia como um “pelotão de fuzilamento”. G1
130 anos de relações diplomáticas: governador e princesa do Japão estreitam laços em visita a MS
A princesa do Japão, Kako de Akishino, foi recepcionada no final desta manhã desta terça-feira (10) pelo governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica Riedel. Em encontro reservado no Gabinete da Governadoria, o chefe do executivo estadual detalhou para a princesa os avanços do Mato Grosso do Sul e as parcerias que existem atualmente com o Japão e os projetos, como o desenvolvimento biosustentável, assunto muito elogiado pela princesa. Ele ainda citou o potencial da Rota Bioceânica, que possivelmente deve incrementar as relações comerciais com o Japão. A visita a Campo Grande e demais cidades brasileiras faz parte das comemorações dos 130 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Japão-Brasil e do “Ano da Amizade Japão-Brasil”. Riedel ainda confirmou à princesa KaKo que em agosto deste ano fará uma visita ao Japão junto com uma missão empresarial sul-mato-grossense à Ásia, com o objetivo de estreitar ainda mais as relações comerciais e culturais. A missão internacional reunirá empresários e representantes do governo na intenção de articular e fechar negócios para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul no exterior. Relação Comercial O Brasil é o maior parceiro comercial do Japão na América Latina, com um fluxo de comércio bilateral que alcançou US$ 11 bilhões em 2024. O país asiático figurou como o 11º destino das exportações brasileiras, totalizando US$ 5,5 bilhões, e como a 10ª origem das importações, com US$ 5,4 bilhões em produtos japoneses adquiridos pelo Brasil. Este ano, o Brasil também está presente na Exposição Universal, que acontece na cidade japonesa de Osaka, até outubro de 2025, e cujo tema central será “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”. Segundo a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o País possui potencial para exportar para o Japão combustíveis, minerais, minérios, soja e celulose, milho, trigo, centeio, carne suína e bovina, entre outros produtos. Mais cedo, a integrante da família imperial japonesa esteve na Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, onde se encontrou com descendentes e prestou homenagem aos imigrantes que ajudaram a construir a história da comunidade em Mato Grosso do Sul. Hoje à tarde, a princesa Kako visita a Escola Visconde de Cairu, fundada na Capital por imigrantes japoneses há mais de 107 anos. A princesa já visitou a capital paulista, as cidades de Maringá, Rolândia e Londrina, no Paraná, onde se encontrou com a comunidade nipo-brasileira. De Campo Grande, ela segue para Brasília, Rio de Janeiro e Foz de Iguaçu. A Princesa Kako é a segunda filha do príncipe Fumihito e da princesa Kiko, e sobrinha do atual imperador Naruhito. A família imperial do Japão é a monarquia mais antiga do mundo, com mais de 2,6 mil anos de história. De acordo com a Constituição do Japão, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo, por isso, membros da Família Imperial recebem convidados de Estado de outros países e realizam visitas ao exterior. A visita de 11 dias ao Brasil é a quarta viagem oficial da princesa, e a mais recente de uma longa tradição de compromissos de membros da família imperial no Brasil, quase sempre como marcos comemorativos da relação entre os dois países. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Governo de MS assegura novos investimentos para cinco cidades com foco em infraestrutura e mobilidade pelo MS Ativo
O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo importante no avanço das políticas municipalistas com a realização de uma nova etapa do MS Ativo – Municipalismo 2025, nesta segunda-feira (9). A agenda reuniu os prefeitos de Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Antônio João, Corumbá e Nova Andradina, com foco na apresentação de projetos e definição de investimentos estaduais em áreas como pavimentação, drenagem, moradias e infraestrutura educacional. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou o papel estratégico dos municípios na transformação do Estado e que avança em cada reunião técnica com o governo. “Cada rua asfaltada, cada escola reformada ou bairro drenado começa aqui, na escuta ativa e no compromisso mútuo. O Estado é parceiro de cada prefeito e de cada cidadão”, pontuou. Logo no início da manhã, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, apresentou um plano arrojado para modernização da malha viária urbana e de acesso logístico, visando consolidar o município como um futuro centro regional de transporte e escoamento de grãos. “Estamos nos consolidando como um centro logístico estratégico, com forte atração de investimentos privados em setores como etanol e energia solar, o que exige suporte público para acompanhar esse crescimento. Nesse contexto, o município se prepara para dar mais um passo rumo à universalização da pavimentação, com novas obras na região da Maria de Lourdes. Após o encontro, também ficou acordado a restauração das avenidas Jofre e Irineu, pavimentação no distrito de Pana e em ruas do bairro Hélio Fernando, além da ampliação e reforma da Escola Estadual Delfina Nogueira de Souza. Na área da habitação, serão construídos 50 lotes urbanizados no Loteamento Gilberto Mendes Odorizzio, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da população. Em seguida, o prefeito de Paraíso das Águas, Ivan da Cruz, o Xixi, detalhou um conjunto de projetos voltados à pavimentação urbana, drenagem, habitação e urbanização. A proposta é garantir infraestrutura de qualidade para os bairros mais antigos e atender demandas sociais acumuladas. “Com a parceria do Estado, conseguimos executar mais, com planejamento e responsabilidade. Essa é a diferença que o MS Ativo tem feito nos municípios”, destacou o gestor. Durante a tarde, o prefeito de Antônio João, Marcelo da Silva Oliveira (Marcelo Pé), reforçou como prioridade a pavimentação de vias públicas e a reforma integral da escola municipal Mayka Sanabria Pinheiro. Os projetos buscam garantir mais qualidade de vida e melhores condições para o ensino. “O Governo vai lá e nos ajuda a resolver problemas. Ele tem sido presente e parceiro da cidade. Os prefeitos sabem que sem a mão do Estado seria muito complicado fazer estes investimentos”. O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves da Fonseca, apontou como prioridade as obras de pavimentação e drenagem em bairros que ainda carecem de infraestrutura básica. O projeto, apresentado com apoio da equipe técnica da prefeitura, visa melhorar a mobilidade urbana e combater alagamentos em áreas críticas. “A cidade precisa avançar com dignidade, e é exatamente isso que essa parceria com o Estado nos proporciona: a chance de transformar realidades com obras essenciais”, ressaltou o prefeito. Em Nova Andradina, o prefeito Dr. Leandro Fedossi apresentou um plano robusto com foco na pavimentação dos bairros Jardim Tropical e Nova Casa Verde, contenção de erosões e a revitalização da pista do aeroporto municipal. Em defesa dos projetos, o prefeito Dr. Leandro afirmou que a parceria possibilita o avanço não só em infraestrutura, mas, também, na área social. Ele defendeu projetos também na área de saúde e na aquisição de equipamentos para tratamento e diagnóstico para o Hospital Regional de Nova Andradina. “Eu sou médico e estamos atendendo também a região e alocando recursos e nós temos nossa responsabilidade com a população”, destacou. O governador Eduardo Riedel reforçou a importância do MS Ativo como ferramenta de escuta, planejamento e execução. “Essa é uma política pública de Estado, construída com diálogo e participação direta dos prefeitos. É assim que garantimos que os investimentos atendam as reais prioridades da população”, afirmou.
PRF apreende 818 Kg de maconha e recupera veículo no Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 818 kg de maconha e recuperou o veículo em que a droga era transportada, nesta segunda-feira (09), em Ivinhema (MS). A droga foi localizada no interior do veículo Ford Ka, encontrado às margens do km 143 da BR-376, capotado. A equipe de policiais rodoviários federais constatou que o veículo possuía registro de roubo e furto. Ocorrência encaminhada para a Polícia Civil de Ivinhema (MS).
Polícia Federal bate recorde com 1.351 foragidos capturados em maio
A Polícia Federal alcançou, em maio de 2025, um marco inédito ao capturar 1.351 foragidos da Justiça em todo o território nacional. Entre os presos estão 222 acusados de roubo, 224 de homicídio, 251 estupradores — inclusive de menores —, além de procurados por violência doméstica (62), e terrorismo (1), entre outros. O resultado expressivo reflete o fortalecimento da estratégia de enfrentamento à evasão de criminosos, conduzida pela PF com foco em eficiência, inteligência e articulação. Atualmente, 122 grupos de captura operam em todas as regiões do país, atuando de forma integrada e estratégica para localizar e prender indivíduos procurados pela Justiça. Desde 2022, a Polícia Federal vem ampliando sua capacidade de atuação por meio da adoção de métodos especiais de busca, ações de campo coordenadas e parcerias com outros órgãos de segurança pública, como as polícias civis, militares, rodoviária federal e guardas civis municipais. A evolução dos resultados demonstra a eficácia da estratégia: em 2022, foram registradas 4.084 capturas; em 2023, 12.718; e em 2024, 14.106. O número alcançado em maio de 2025 reforça o compromisso da Polícia Federal com o combate à impunidade e a promoção da segurança pública no país.
Homem é preso com 30 mil pacotes de cigarros contrabandeados em caminhão baú
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (9), em Mundo Novo, um caminhão baú VW 12.140 carregado com 30 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação, um homem de 37 anos foi preso. Os militares faziam patrulhamento pela MS-386, próximo ao Trevo de Japorã, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo. Questionado, ele confessou aos policiais que estaria carregado com cigarros de origem estrangeira. Em vistoria no caminhão, foram encontrados 30 mil pacotes de cigarros. Em entrevista, o homem disse que levaria a carga contrabandeada até a cidade de Mundo Novo, onde receberia R$ 5 mil pelo transporte. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 1,6 milhão, foram encaminhados à Polícia Federal de Naviraí.








