De 26 a 29 de junho, Aquidauana sedia a segunda edição da Pantanal Tech, evento promovido pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que reúne ações voltadas à sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura e turismo. Como parte da programação, a economia criativa ganha destaque por meio da participação da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que organiza atividades voltadas à valorização de saberes locais, produção autoral e geração de renda no setor cultural. Coordenadas pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, as ações incluem um estande institucional com atendimento ao público, roda de conversa sobre empreendedorismo criativo, lançamento de livro, apresentações musicais e o Mercado Criativo — com a presença de marcas regionais de artesanato e design autoral. O estande institucional será um ponto de encontro para orientação e troca de informações sobre políticas públicas, com espaço para o cadastramento de criativos locais e regionais. Em parceria com o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), será realizada uma roda de conversa sobre empreendedorismo criativo, associativismo e formalização de pequenos negócios, voltada a quem deseja profissionalizar sua atuação no setor. A programação também prevê o lançamento do livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, do jornalista Rodrigo Teixeira, seguido de bate-papo com o autor e interação com os músicos. Outra atração é o “Luau Pantaneiro”, no dia 28 de junho, das 17h30 às 20h, com shows do Grupo Acaba e da dupla Gersão & Fábio Kaida. De 26 a 28, a praça de alimentação do evento contará ainda com apresentações musicais diárias, sempre das 11h30 às 12h30. Economia criativa em foco Entre os destaques da participação da Setesc está o Mercado Criativo, espaço dedicado a 10 marcas autorais e artesanais selecionadas por meio de curadoria realizada em parceria com o Sebrae. O objetivo é dar visibilidade à produção criativa regional, fomentar o empreendedorismo e abrir caminhos para que os artistas e artesãos do estado conquistem novos mercados. “A economia criativa é uma ferramenta poderosa de inclusão, geração de renda e valorização da identidade local. Estaremos na Pantanal Tech e vamos buscar fortalecer a presença dos criativos sul-mato-grossenses, abrir caminhos para novos mercados e estimular o empreendedorismo cultural em territórios onde tradição e inovação andam juntas”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. Valorização dos saberes ancestrais e inclusão produtiva A superintendência também promove o protagonismo indígena com um espaço de exposição e comercialização de produtos criativos das comunidades pantaneiras Terena e Kinikinaw, oriundas de Aquidauana, Anastácio e Miranda. O público poderá conhecer biojoias, cerâmicas, grafismos tradicionais e experimentar a gastronomia típica da região. A vivência cultural será ampliada com a presença da Aldeia Babaçu, de Miranda. Além da exposição, a proposta é criar um ambiente de troca entre os povos originários e o público visitante, promovendo respeito à diversidade cultural, reconhecimento dos saberes ancestrais e inclusão produtiva. “Queremos mostrar ao público da Pantanal Tech a riqueza da criatividade e da cultura regional, destacando o valor do trabalho autoral e manual. Nosso objetivo é contribuir para a geração de renda dos produtores culturais locais, alinhando essa ação às metas da Setesc de interiorizar e fortalecer as políticas públicas de Economia Criativa em todo o estado”, destaca Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa e Políticas Integradas. A Pantanal Tech A Pantanal Tech é um evento multidisciplinar que reúne setores como sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura, turismo e tecnologia, com o objetivo de promover a integração entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Realizada na UEMS de Aquidauana, esta segunda edição busca fortalecer o ecossistema regional, estimulando o diálogo, a troca de experiências e a criação de novas oportunidades de negócio. Com programação diversificada, o evento valoriza o potencial local e regional, incentivando práticas sustentáveis e soluções inovadoras que contribuem para o crescimento socioeconômico da região. A iniciativa também busca ampliar a visibilidade dos produtos culturais e turísticos do Pantanal, conectando produtores, empreendedores, comunidades tradicionais e o público em geral em torno de um futuro mais próspero e sustentável. Confira a programação completa neste link. Lucas Castro, Comunicação Setesc
Zé Teixeira reivindica investimentos em Rio Brilhante e Guia Lopes
A supervisão e a fiscalização das políticas viárias executadas pelo Departamento Municipal de Trânsito de Guia Lopes da Laguna podem ganhar reforço com a aquisição de um veículo. O carro foi solicitado pelo deputado estadual Zé Teixeira, em indicação encaminhada ao Governo do Estado. O veículo que deve ajudar a garantir segurança, fluidez e mobilidade foi reivindicado pelo prefeito de Guia Lopes da Laguna, Dr. Max, juntamente com o Diretor Municipal de Trânsito, Ademilson Pires de Lima. “O município está passando por dificuldades financeiras e orçamentárias, inviabilizando o investimento nesta aquisição. O veículo contribuirá para a efetivação e agilização das atividades e serviços prestados pelo Departamento Municipal de Trânsito”, justifica o parlamentar. Educação – O deputado Zé Teixeira também solicitou à Bancada Federal a viabilização de recursos para compra de acessórios organizadores e materiais didáticos para o Centro Educacional Infantil Professor Antônio Sérgio Caetano, em Rio Brilhante. O CEINF tem previsão de inauguração no segundo semestre e atenderá aproximadamente 100 crianças dos grupos de berçário e jardim. O pedido de intercessão partiu do vereador Valci do Despachante.
Em Dourados, Governo de MS investe R$ 17 milhões em recapeamento do Jardim Água Boa
Toda vez que chovia forte em Dourados, o empresário Luciano Basso já sabia que o negócio seria afetado. Há oito anos, ele administra uma empresa de baterias automotivas na rua Bela Vista, no Jardim Água Boa – bairro mais populoso de Dourados. Sem a drenagem adequada, a água empoçava em frente à loja de baterias, gerando sujeira e muito transtorno. “A água não tinha para onde escoar e formava poças pela rua. As pessoas que passavam na calçada se molhavam, e os motociclistas também reclamavam. Era sempre um transtorno”, lembra o empresário. Nas últimas semanas, a chegada das máquinas da empreiteira mexeu com o cenário do bairro e indica a solução definitiva para o problema. “Agora vai ficar excelente porque a água vai fluir melhor com o sistema de drenagem e não vai mais ficar acumulada. Quero agradecer ao governador Eduardo Riedel e ao vice-governador Barbosinha pelo compromisso firmado e que está sendo cumprido neste momento em Dourados”, comemora. Assim como a Bela Vista, várias ruas da região do Jardim Água Boa estão recebendo duas importantes frentes de obras de restauração funcional do pavimento, drenagem de águas pluviais e sinalização viária. Os serviços fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, reforçando o compromisso da atual gestão com o municipalismo – modelo que valoriza as cidades e leva investimentos diretamente onde as pessoas vivem. As obras estão em andamento e contemplam dois grandes setores da cidade. O primeiro, o Setor 7, abrange o quadrilátero entre as ruas Cuiabá e Itamarati, e entre as ruas Cafelândia e Ediberto Celestino de Oliveira. Essa etapa está na fase inicial e conta com um investimento de R$ 8.135.000. Já o Setor 8, que fica entre as ruas Itamarati e Áurea de Mattos Carvalho, e entre as ruas Cafelândia e Ediberto Celestino de Oliveira, já atingiu cerca de 5% de execução e terá investimento total de R$ 9.400.000. Juntas, as duas frentes somam R$ 17.535.000 em recursos aplicados na melhoria da infraestrutura urbana da região. As intervenções têm impacto direto na qualidade de vida da população. Com ruas pavimentadas e sinalizadas, moradores terão mais segurança para circular, seja a pé, de bicicleta ou de carro. A nova drenagem reduz os riscos de alagamentos, melhora o escoamento das águas pluviais e contribui para a conservação das vias. Além disso, as obras valorizam os imóveis da região e estimulam o comércio e os pequenos empreendimentos locais. “O Água Boa é um bairro muito importante para Dourados, com uma população enorme. Este asfalto é um compromisso que o governador e o vice-governador fizeram e agora estão cumprindo com nossa cidade”, avalia Marcelo Garcia, presidente da Associação de Moradores do Jardim Água Boa. São mais de 40 anos vivendo no bairro que mais parece uma mini-cidade. “Tudo o que a gente precisa está acessível aqui. Agora, com esse recapeamento, vai melhorar para todos, para as empresas e também para os moradores. O principal ganho com certeza será a valorização dos imóveis. Quem tem imóvel aqui vai ser valorizado e quem tem comércio também”, acrescenta. O Celso Correia, empresário na região, também está otimista. Foram anos vendo de perto os transtornos provocados pela falta de um sistema adequado de drenagem da água da chuva. Agora, o momento é de muita expectativa. “Essa obra é muito bem-vinda para todos nós. Pretendo continuar com meu comércio no bairro, ainda mais agora que vai ficar bom”, celebra. Segurança e qualidade de vida Para o governador Eduardo Riedel, investir em infraestrutura urbana é garantir dignidade e oportunidades para quem mais precisa. “Nosso governo trabalha com responsabilidade e foco em resultados. Investir na infraestrutura dos municípios é investir na qualidade de vida da população. É assim que avançamos, com obras por todo o Estado e com um olhar especial para onde as pessoas vivem: nos bairros, nas cidades, nos municípios”, destacou o governador. O vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre Estado e município. “Estamos vivendo uma nova fase em Mato Grosso do Sul, em que o municipalismo não é apenas discurso, é prática diária. As obras em Dourados são exemplo claro disso: planejamento, investimento e ação conjunta para transformar a vida das pessoas”, comentou. O secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, reforçou o cuidado técnico com cada etapa da obra. “As obras de pavimentação, drenagem e sinalização vão garantir mais segurança, mobilidade e valorização urbana. Estamos acompanhando cada etapa para garantir qualidade e eficiência”, explicou. As melhorias no bairro Água Boa representam um avanço importante para Dourados, com obras que resolvem problemas antigos e projetam um futuro melhor para a comunidade local. O Governo do Estado segue presente nos municípios, atuando com responsabilidade fiscal, técnica e social, entregando resultados concretos à população. Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-governadoria
Procon divulga pesquisa para o “Dia dos Namorados”
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou pesquisa de preços de produtos mais consumidos no Dia dos Namorados. O levantamento foi feito entre os dias 3 e 6 de junho em estabelecimentos como floriculturas e restaurantes. Sete estabelecimentos que comercializam flores foram avaliados e foi constatada a variação de 100% no valor da rosa unitária, 124% no valor da rosa unitária decorada e 83% no valor do buquê de rosas com seis unidades, no comparativo entre o menor e o maior preço. No que se refere às flores pesquisadas, em seis itens foi verificada uma variação superior a 50% entre o menor e maior preço. Já em relação à pesquisa de preços do rodízio de sushi foi verificada uma variação de preços de 85%, entre o menor (R$ 135) e maior preço (R$ 250) constatados. O chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, destaca a importância do consumidor realizar seu próprio levantamento antes de comprar os itens, para poder economizar. “No que se refere à compra das flores, é importante que se visite mais de um estabelecimento e, caso o consumidor siga a pesquisa, poderá pagar muito menos”, cita, ao recordar ainda que o consumidor avalie os materiais usados nas cestas, levando em conta qualidade e valores. Outro ponto destacado pelo Procon, é que o consumidor avalie o valor cobrado para entrega, se essa for a opção escolhida para presentear. “Antes de finalizar a compra é preciso verificar informações que acrescentem ao valor, como o frete, por exemplo. Além disso, é preciso solicitar a confirmação da entrega e exigir a nota fiscal ou recibo”, destaca o chefe de administração do Procon, Lenilson Almeida da Silva. Para esclarecer dúvidas ou para reclamações, o consumidor pode ligar no Procon. Os contatos são 2222-1536 ou 2222-1539. É possível ainda entrar em contato via e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou pelo link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm . Confira a pesquisa completa:
Dourados vai sediar o Festival Paralímpico Nacional no fim de semana
Dourados vai sediar neste sábado, 14 de junho, a partir das 8h, no Clube Indaiá, a 1ª etapa do Festival Nacional Paralímpico edição 2025. O evento acontece em 105 localidades, nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal, e Dourados foi escolhida mais uma vez para ser uma cidade paralímpica. Com apoio da Prefeitura de Dourados, o evento proporciona para as crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades esportivas paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025 é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e visa promover a inclusão social por meio do esporte, oferecendo a crianças e adolescentes com e sem deficiência a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas. O evento ocorrerá em duas etapas: a primeira no sábado, 14 de junho e a segunda no dia 20 de setembro, abrangendo todas as unidades federativas do país. Associação Esportiva Dourados Paralímpico e parceiros estão na organização local, visando garantir o sucesso do evento que acontece no Clube Indaiá. Serão mais de 200 alunos com e sem deficiências que estarão participando do festival, no experimento das modalidades de tênis de mesa, parabadminton e esgrima. Participam alunos da rede pública e escolas especializadas de Dourados e municípios vizinhos como Amambai, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Paranhos e Caarapó De acordo com a professora Mariza Araújo, o evento já está sendo organizado junto com as parcerias, visando repetir o sucesso dos anos anteriores. “Vale ressaltar o importante apoio que a Prefeitura de Dourados tem dado ao movimento paralímpico e, em especial à Associação Esportiva Dourados Paralímpico”, destaca a professora. Ela cita ainda a importância da participação do Clube Indaiá, “uma vez que dispõe da estrutura adequada e necessária para sediar o festival”, assim como a participação dos alunos do curso de Educação Física da UFGD e Unigran, “que somam experiências e conhecimentos, contribuindo assim para que tudo aconteça de acordo com a proposta do CPB e que efetivamente as crianças desfrutem de momentos alegres e experimentem novas modalidades esportivas adaptadas”.
Guarda Municipal forma agentes que vão atuar na Patrulha Maria da Penha
A Prefeitura de Dourados realiza nesta quinta-feira (12), por meio da Guarda Municipal, a cerimônia de formatura de guardas municipais que irão fazer parte da Patrulha Maria da Penha, uma força especial que atuará no atendimento direto às mulheres vítimas de violência doméstica. A solenidade aberta ao público começa às 13h30, na Câmara Municipal, localizada no Shopping Avenida Center, e será marcada pela entrega oficial dos certificados. Os agentes de segurança pública passaram por capacitação para compor as equipes da patrulha especializada e participam nesta quinta-feira (12) da aula de encerramento e formação. A criação da unidade especial, que foi anunciada em março pelo prefeito Marçal Filho, é uma inovação em segurança pública para o município e visa diminuir os casos de violência contra a mulher e de feminicídio em Mato Grosso do Sul. Para agregar ainda mais ao funcionamento eficaz do serviço, a prefeitura destinou o espaço de uso da Guarda Municipal, situado na Praça Antônio João, para ser base da Patrulha Maria da Penha. Por ficar na área central, as unidades terão mais celeridade para atender as ocorrências quando forem acionadas pelas mulheres vítimas de violência doméstica. A patrulha poderá realizar o acompanhamento da vítima, se solicitado, para que se efetive o cumprimento de ordem judicial, visando que o agressor deixe a residência ou, se necessário, acompanhar a vítima para assegurar a retirada de seus pertences. O efetivo contará com a presença de no mínimo uma guarda municipal (sexo feminino) e estará pronto para outras definições como no caso, de constatação de descumprimento de medida protetiva. A Guarda Municipal desenvolverá as ações da Patrulha de forma integrada com outros órgãos competentes, como Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras. Conforme destaca o comandante da Guarda Municipal, Jamil Matos, o prefeito Marçal Filho havia pedido celeridade nos trâmites relacionados ao serviço, tendo em vista agregar à proteção das mulheres e as equipes estão aptas, após passarem por formação que inclui temas como Direitos Humanos e o Enfrentamento à Violência contra a mulher, atendimento de local de crime, atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público no Combate à Violência, Policiamento Comunitário e Atuação Preventiva, Políticas Públicas para as Mulheres entre outros. Ele destaca o cunho preventivo do serviço. “Essa inovação é criada com o intuito de ampliar o atendimento às mulheres, principalmente aquelas que possuem medida protetiva e vamos fazer as fiscalizações de cumprimento dessas medidas e acompanhamento da vítima quando solicitado, tudo para tentar antever as situações de violência”, cita. O curso de formação da patrulha contou com participação de profissionais de segurança pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Unidade Regional de Perícias e Identificação de Dourados, Guarda Municipal), do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Centro de Referência Especializado para Mulheres em Situação de Violência- Viva Mulher-, entre outras instituições. As visitas de fiscalização das medidas protetivas pela GMD terão início a partir de julho. O canal para solicitação dos serviços da Patrulha será o mesmo já utilizado pela Guarda Municipal, o 199.
Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos da Embrapa Agropecuária Oeste
A Câmara Municipal, por proposição do vereador Elias Ishy (PT), realizará na próxima sexta-feira (13), a entrega do diploma de Jubileu de Ouro, alusivo aos 50 anos de fundação da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. A solenidade será realizada na sede da empresa, às 8 horas, situada na Rodovia BR-163, Km 253, entre Dourados e Caarapó. A homenagem reforça o reconhecimento do Legislativo Municipal, destacando o papel estratégico da Embrapa no desenvolvimento da agropecuária sustentável na região. Durante o evento, os profissionais que tiveram contribuições significativas na história da empresa também serão homenageados. “É mais do que justo reconhecer os relevantes serviços prestados por essa instituição à Grande Dourados, assim como a dedicação dos trabalhadores e trabalhadoras que constroem essa trajetória, voltada à pesquisa, à inovação e ao fortalecimento da agricultura sustentável no Brasil”, pontuou Elias Ishy. A Embrapa Agropecuária Oeste, tem contribuído, em sua área de atuação, para o desenvolvimento da agropecuária, melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais e também para o avanço da fronteira do conhecimento na pesquisa nacional, com elevada importância no contexto histórico, social, econômico e cultural da região de atuação. Ao longo de cinco décadas, a instituição tem atuado em parceria com produtores rurais, universidades, instituições públicas, empresas e a sociedade civil, promovendo a transformação da agricultura brasileira e o aperfeiçoamento dos sistemas produtivos nas principais cadeias agropecuárias.
Festa Junina de Dourados terá três dias de música, dança, arte e sabores típicos
O Centro de Convenções Antônio Tonnani, no Parque Alvorada, já exibe decorações que anunciam a 46ª Festa Junina de Dourados, marcada para iniciar na sexta-feira (13) e que seguirá até domingo (15), sempre das 16h à meia-noite. Realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento reúne shows nacionais e regionais, concurso de quadrilhas, feira de artesanato, parque de diversões e muitas barracas e food trucks com comidas típicas. Na manhã desta quarta-feira (11), o prefeito Marçal Filho percorreu o local ao lado da secretária de Cultura, Gisella Silva Melo, inspecionando palco, estandes e brinquedos do parque de diversões, e garantiu que “quase tudo está pronto” para receber o público. “É uma festa para toda família. Terá muitas atrações e diversões durante os três dias de festa”, disse o prefeito. Ele informa que, para reduzir custos, a prefeitura fez parceria com o empresariado local e Governo do Estado. O evento reunirá feira de artesanato, exposição de produtos regionais, dezenas de barracas de comidas típicas, food trucks, concurso de quadrilhas escolares com premiação e música ao vivo em dois ambientes – no palco principal e no salão interno que abriga os artesãos. Para manter limpeza e conforto, uma empresa contratada cuidará da coleta de lixo orgânico e reciclável durante toda a festa, que também conta com arena coberta para as apresentações e área de circulação totalmente decorada. As quadrilhas vão dar o pontapé logo após a abertura diária na sexta e no sábado. Já as atrações musicais tomam o palco a partir 19h, sendo que na sexta terá Maria Eduarda, Grupo Terra Seca e a dupla Júlia & Rafaela; no sábado, Grupo Postal Sul, Brenno Reis & Marco Viola e João Camaleão. O encerramento no domingo fica por conta de Grupo Surungo Bueno, ForróDiando e Alex & Yvan.
Prefeitura de Dourados implanta projeto de Alex Cadeirante e institui cadastro para pessoas com deficiência
A Prefeitura de Dourados deu um passo importante para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência do município. O prefeito Marçal Filho sancionou, na última segunda-feira (9) lei que cria o Cadastro Municipal de Identificação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A medida, de autoria do vereador Alex Cadeirante (PSDB) e aprovada pela Câmara Municipal de Dourados, visa mapear essa população e facilitar o acesso a políticas públicas específicas. “Com o Cadastro Municipal de Identificação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, poderemos garantir que essa parcela da população tenha seus direitos reconhecidos e acessíveis. Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e do compromisso com uma cidade mais justa e inclusiva. Continuaremos lutando para ampliar políticas públicas que atendam às necessidades reais das pessoas com deficiência. Dourados está dando um passo importante rumo à equidade, e esse é apenas o começo”, disse o vereador. O cadastro será utilizado para fins de concessão de benefícios e participação em programas municipais. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) irá gerir os dados por meio do Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência “Dorcelina de Oliveira Folador”. A inscrição no cadastro se dará de forma voluntária, mediante a apresentação pelo interessado de comprovação da sua condição de pessoa com deficiência, atendidos os requisitos legais. A Identificação Municipal de Deficiente deverá constar os dados do interessado, sua foto e o tipo de deficiência. A atualização do cadastro será feita anualmente, no entanto, o procedimento não impede o novo cadastro de pessoas que adquirirem algum tipo de deficiência neste período. O Executivo regulamentará a lei no prazo de 120 dias, a partir de sua publicação.








