O que queremos para os próxmos 25 anos é a pergunta focal do fórum participativo “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050, que nesta quarta-feira (18) está em Campo Grande para colher sugestões e traçar uma agenda de longo prazo, permitindo mais produtividade, competividade e investimentos em Mato Grosso do Sul e para o Brasil. O governador Eduardo Riedel participou da abertura do fórum, na Câmara Muncipal, e destacou a importância de planejar o Estado brasileiro, com ações que garantam uma transformação da sociedade com desenvolvimento sócio-econômico e paz, com a exigência e velocidade que os problemas estão impondo ao mundo contemporâneo. “O mundo passa por transformação em grande velocidade. E isso vale também para a nossa administração pública. É um mundo desafiador e só discutindo a longo prazo, vamos obter respostas”, garantiu. Riedel ainda salientou os índices positivos que a sociedade vem alcançando nos últimos anos, com base no planejamento estratégico em políticas públicas e nas diretrizes de prosperidade, inclusão social, sustentabilidade e inovação. “Nós saímos, em 2023, de 2,7% de pobreza extrema para 1,9% este ano e vamos erradicá-la. Na educação, 62% das escolas estaduais oferecem modelo em tempo integral, com cursos profissionalizantes. E isso passa pelo apoio às nossas comunidades indígenas, aos agricultores familiares, com tecnologia e inclusão. Passa por uma transformação em competitividade para oferecer às empresas o melhor resultado em infraestrutura. São R$ 25,7 bilhões alocados em concessões e privatizações. Este movimento só é possível porque as diretrizes foram traçadas e o plano estratégico delineado”, apontou o governador. Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, a Estratégia Brasil 2050 busca envolver diversos setores para orientar o crescimento sustentável do país a partir de um plano de Estado a ser construído pelo setor público, privado, pelas universidades e por toda a sociedade. Na cerimônia de hoje, a ministra Simone Tebet justicou o plano diante dos desafios apresentados num mundo com tensões geopolíticas, mudanças climática, avanço da inteligência artificial, novos arranjos macroeconômicos e integração de novos mercados, além de incentivar uma cultura de planejamento. A ministra também lembrou que no ano de 2050, o País será predominantemente constituído por uma população idosa. “É um projeto que vai permitir que a gente possa levar para o mundo o Brasil que a gente deseja. A estratégia para 2050 é uma agenda suprapartidária do Estado brasileiro, com indicadores e meta para os serviços públicos em parceria com o setor privado”, afirmou. O projeto encerra sua fase de apresentação em Campo Grande, após percorrer vários estados do Brasil. A Estratégia Brasil 2050 está em fase de elaboração e vai consolidar um documento de referência para o planejamento de longo prazo do país. O evento de hoje contou com a participação dos vereadores da capital, prefeitos, representantes do setor privado, da academia, sociedade civil e secretários do Governo do Estado. A consulta pública segue aberta até o próximo dia 22 de junho. Saiba mais sobre a Estratégia Brasil 2050: https://www.gov.br/Brasil2050 Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Ampliação da divulgação do Protocolo Não é Não é aprovada
Os deputados votaram na Ordem do Dia da manhã desta quarta-feira (18), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a proposta que prevê o enfrentamento da violência contra a mulher em casas noturnas, boates e espetáculos musicais. Além dessa proposição, outros dois projetos foram aprovados. Segunda discussão Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei 9/2024 de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que dispõe sobre a divulgação do protocolo “Não é Não”, na forma que menciona. A proposta trata da criação e funcionamento de protocolo permanente de atendimento emergencial para mulheres em situação de violência no ambiente de casas noturnas e de boates, em espetáculos musicais realizados em locais fechados e em shows, com venda de bebida alcoólica, para prevenir e enfrentar o constrangimento e a violência contra as mulheres em Mato Grosso do Sul. Vai para votação em redação final por ter sofrido emendas. Redação final Foi aprovado em redação final o Projeto de Lei 257/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 6.032, de 26 de dezembro de 2022, na forma que especifica, e dá outras providências. O objetivo é aprimorar a segurança jurídica dos contribuintes, com a concessão de descontos sob juros e multas de créditos de difícil recuperação a microempresas. A proposta agora segue para sanção governamental. Discussão única Projeto de Lei 115/2025, do Poder Judiciário, dá denominação de juiz Osvaldo Ramazini à sala do Tribunal do Júri da comarca de Porto Murtinho. Segue ao expediente para sanção. Homenagem Ao final da sessão, os deputados homenagearam com Moção de Congratulação os alunos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina, pela participação maior feira pré-universitária do mundo, nos Estados Unidos: José Vitor Balasso, Tailaine Gomes Lima, Grazieli Suszek, Fernando Rodrigues da Conceição, diretora de campus Debora Macorini Ocon de Almeida e pró-reitor Edivânio Chagas. A proposição foi do deputado Roberto Hashioka (União) Treinão O presidente Gerson Claro (PP) reforçou o convite para o treinão da Corrida dos Poderes que será realizado em Corumbá, no dia 28 de junho, às 7h30, na praça Generoso Ponce, com área kids e sorteio de brindes.
STF fará acareação com réus e testemunha na ação sobre tentativa de golpe
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (17) a realização de duas acareações na Ação Penal (AP) 2668, que apura suposta tentativa de golpe de Estado. A primeira será entre os réus tenente-coronel Mauro Cid e general Walter Braga Netto, e a segunda entre Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e réu, e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, testemunha na ação. Os procedimentos serão na próxima terça-feira (24), respectivamente às 10h e às 11h, na sala de audiências do STF. Preso preventivamente no Rio de Janeiro, Braga Netto deverá comparecer pessoalmente à Corte, com equipamento de monitoramento eletrônico, e retornar à unidade prisional logo depois. A acareação é um procedimento em que as pessoas envolvidas apresentam sua versão dos fatos frente a frente, com o objetivo de apurar a verdade. Conforme o ministro, nas acareações, assim como nos interrogatórios, o réu não tem o compromisso de dizer a verdade, mas a testemunha sim. Diligências Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes também determinou à Marinha que informe, em 48 horas, a data em que foi expedida a Ordem de Movimento relativa à Operação Formosa 2021, quando houve um desfile de blindados da Força na Esplanada dos Ministérios no mesmo dia em que o Congresso votava um projeto sobre voto impresso nas eleições. O pedido foi feito pela defesa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha. Atendendo a um pedido de Anderson Torres, o relator também determinou que a empresa Google informe, em 48 horas, os dados do responsável pela inserção em domínio público da chamada “minuta do golpe”, que previa a decretação do Estado de Defesa. Segundo a defesa do ex-ministro da Justiça, uma minuta idêntica à que foi encontrada na casa de Torres está disponível na internet, por meio de uma “simples busca no site Google”. Documentos O ministro Alexandre de Moraes autorizou, ainda, a inclusão de documentos apresentados pela defesa do general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa. Já os advogados de Anderson Torres terão cinco dias para apresentar dois conjuntos de perícias solicitadas pela defesa: um sobre o conteúdo da minuta encontrada em sua casa, que seria diferente dos documentos do tipo citados no processo, e outra para comparar trechos citados pela Polícia Federal (PF) em um relatório com declarações de Torres numa transmissão ao vivo em julho de 2021. Negativas Outros pedidos de diligências foram considerados protelatórios, repetidos ou sem relação com o levantamento de provas sobre fatos apurados no processo, como pedidos de anulação da colaboração premiada e a reabertura dos prazos.
Deputado Zé Teixeira reivindica melhorias na infraestrutura de Dourados
O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentou uma série de reivindicações em benefício de Dourados durante as sessões parlamentares desta semana. Entre os pedidos, destacam-se ações nas áreas de iluminação pública, pavimentação asfáltica e transporte escolar para a população do segundo maior município do Estado. Uma das solicitações do parlamentar ao Governo do Estado é a instalação de iluminação na rotatória da MS-156, que dá acesso aos bairros Jardim Guaicurus, Vivendas dos Ipês, Jardim Esplanada, Dioclécio Artuzi, Jardim Ibirapuera, Harrissom de Figueiredo e Green Ville. “A instalação de iluminação pública nesse trecho é essencial para garantir visibilidade adequada a motoristas e pedestres, contribuindo para a redução de acidentes e promovendo mais segurança e tranquilidade à população que transita pela região”, justificou o deputado. O pedido foi apresentado por Zé Teixeira após reivindicação da vereadora Liandra da Saúde, presidente da Câmara Municipal de Dourados. O parlamentar também indicou a necessidade de obras de drenagem e pavimentação asfáltica em trecho da Rua Mato Grosso, no bairro Jardim Água Boa. “Apesar de grande parte da região já contar com asfalto, o trecho final da via permanece sem o benefício, gerando transtornos como poeira na seca, lama em dias de chuva e descarte irregular de resíduos”, explicou. Por fim, Zé Teixeira solicitou a disponibilização de um ônibus escolar para atender estudantes dos bairros Guaicurus, Esplanada, Vivendas dos Ipês, Jardim Buritis e Chácaras Abaetês. Segundo o vereador Pedro Pepa, o transporte atenderia prioritariamente alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira. “Atualmente, os estudantes fazem uso do transporte coletivo urbano para se deslocarem à escola, sendo que, do ponto de desembarque até a instituição de ensino, percorrem mais de quatro quilômetros a pé, ida e volta. Essa situação prejudica o rendimento escolar, compromete a frequência e coloca em risco a segurança dos alunos”, argumentou.
Encontro Estadual consolida importância das Escolas do Legislativo para democracia
O 1º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas do Estado, marcado para 27 de junho, ganha ainda mais relevância, após a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentar Moção de Aplauso às Câmaras Municipais que já implementaram suas Escolas do Legislativo. O evento, que reunirá vereadores e servidores em Campo Grande, representa um marco histórico para a educação legislativa em Mato Grosso do Sul. “As Escolas do Legislativo vêm se consolidando como instrumentos estratégicos para o aprimoramento técnico e institucional de vereadores e servidores, promovendo o fortalecimento da atividade legislativa e a melhoria da gestão administrativa”, destacou a parlamentar, atual presidente da Escola do Legislativo Ramez Tebet, durante a apresentação da moção no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A iniciativa reconhece o trabalho desenvolvido pelos legislativos de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas, que serão homenageadas durante o encontro. “Estas instituições têm contribuído significativamente para a transparência no exercício do mandato parlamentar e o estímulo à participação cidadã nos processos democráticos, valores fundamentais para o fortalecimento da nossa democracia”, complementou Mara. O encontro contará com palestras de Roberto Lamari, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), e Marlene Figueira, diretora de honra da Escola do Legislativo Ramez Tebet e secretária de Recursos Humanos da ALEMS. Eles abordarão temas essenciais para a criação, manutenção e desenvolvimento de projetos educacionais no âmbito legislativo. Veja abaixo a programação do encontro, que acontecerá na Câmara Municipal de Campo Grande. 8h – Credenciamento 8h30 – Abertura – Participação do Coral da Assembleais Legislativa 8h45 – Mesa de Autoridades 9h45 – Rodrigo Terra – Apresentação da nova lei da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande 10h – Deputada Estadual Mara Caseiro – Ações e avanços – Homenagens 10h20 – Palestra com Roberto Lamari – Como fundar uma Escola do Legislativo e qual sua função como “Escolas de Governo” – Palestra com Marlene Figueira – 1ª Diretora da Escola do Legislativo do MS – A importância das Escolas do Legislativo para os servidores públicos e a formação da cidadania 11h30 – Debate
Inspetor Cabral critica novo aumento do pedágio da BR-163 e cobra transparência da concessionária
Durante sessão ordinária realizada na última segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Inspetor Cabral (PSD) usou a tribuna para manifestar sua indignação com o recente aumento no valor do pedágio da BR-163, que passou a valer no sábado, dia 14. A tarifa sofreu reajuste de 5,53%, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o que, segundo o parlamentar, representa mais um peso no bolso da população sem retorno prático em melhorias. “Todos os anos vemos os reajustes sendo aplicados com rigor, mas a realidade na estrada continua a mesma: serviços parados, promessas descumpridas e a insegurança só aumentando”, pontuou Cabral. O vereador lembrou que a concessionária, antes chamada CCR MSVia e agora rebatizada como Motiva, assumiu a rodovia em 2014 com o compromisso de duplicar a BR-163 em cinco anos, meta que nunca foi alcançada. Em seu discurso, o parlamentar também destacou que mesmo após vencer novo leilão em maio deste ano, garantindo mais 29 anos de concessão e anunciando investimentos bilionários, a empresa ainda não apresentou planejamentos concretos. “O povo não aguenta mais pagar caro por um serviço que não chega. Já são anos de paciência, vidas perdidas em acidentes e promessas que não saem do papel”, afirmou o vereador. Cabral cobrou ação efetiva dos órgãos de controle e fiscalização, bem como o comprometimento da bancada estadual para acompanhar de perto a situação. “É nosso dever, como representantes do povo, fiscalizar, cobrar e denunciar qualquer omissão da concessionária. Não podemos aceitar novos aumentos sem a devida contrapartida das obras prometidas há mais de uma década”, concluiu.
Prefeitura volta a realizar Meia Maratona do Fogo após 7 anos sem a tradicional prova
A tradicional Meia Maratona do Fogo está de volta ao calendário esportivo de Dourados. A edição 2025 da prova será realizada no dia 20 de julho, com percurso de 21 km entre os municípios de Itaporã e Dourados. A largada está marcada para às 6h30, no Ginásio de Esportes de Itaporã, e a chegada será no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, região central de Dourados. A última competição aconteceu em 2018. Agora, o evento retorna em sua 6ª edição em comemoração à Semana do Bombeiro e será organizado por uma força-tarefa envolvendo a Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Itaporã, Corpo de Bombeiros e a Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). A retomada da Meia Maratona do Fogo foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (18), no gabinete do prefeito Marçal Filho, com participação de autoridades esportivas e representantes das instituições envolvidas na organização. Participaram do encontro a diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Giselly Amaral Assunção; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Alerson de Jesus Muniz; o diretor de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Itaporã, Diego Campos; o diretor de Esportes de Itaporã, Osvaldo Mendes; o diretor da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, Luis Olmedo; e a tenente Camila Souza, do Corpo de Bombeiros de Dourados. O prefeito destacou que a volta da prova representa um primeiro passo para o resgate da tradicional Maratona, de 42 km, realizada entre Dourados-Fátima do Sul. “Recebo constantemente pedidos de atletas para que as corridas com grande percurso voltem a acontecer”, enfatizou. “Reativar a Meia Maratona do Fogo é o início desse caminho”, observou. “Temos que investir no esporte como ferramenta de qualidade de vida e integração social”, afirmou Marçal. Para a secretária Giselly Amaral Assunção o principal objetivo da Meia Maratona é reforçar os laços entre Dourados e Itaporã, além de promover saúde, superação e espírito comunitário por meio da corrida de rua. “É um evento que celebra a união entre os municípios e resgata uma tradição esportiva importante para a nossa região”, disse. INSCRIÇÕES As inscrições serão abertas a partir desta quarta-feira e estão limitadas a 200 atletas. O valor da inscrição é de R$ 50, com direito a um kit composto por camiseta, chip de cronometragem e número de peito. O cadastro será feito pela plataforma Kmais. Durante o trajeto, haverá suporte com viaturas de resgate e ônibus para transporte dos atletas entre as duas cidades. Postos de hidratação estarão distribuídos ao longo do percurso e, na chegada, serão oferecidos frutas e isotônicos. A competição terá premiação por faixa etária nas categorias masculino e feminino: 18-29, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69 e acima de 70 anos. Os cinco primeiros colocados na classificação geral das categorias masculino, feminino e militar receberão troféus e premiação em dinheiro. Já os três primeiros colocados de cada faixa etária serão premiados com troféus. Todos os atletas que concluírem a prova e estiverem regularmente inscritos, respeitando o regulamento, receberão medalhas de participação.
Dourados e mais sete municípios discutem políticas públicas para pessoa idosa
O Brasil observa um fenômeno crescente de envelhecimento populacional. De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a parcela da população com 60 anos ou mais atingiu aproximadamente 15,6% do total. Em números absolutos, isso corresponde a cerca de 33 milhões de indivíduos. Este dado reflete uma transformação demográfica significativa, com implicações sociais, econômicas e de saúde pública que demandam atenção. Com intuito de discutir políticas públicas capazes de atender efetivamente as necessidades desta parcela crescente da população, garantindo direitos iguais e ampliando sua participação social, estão acontecendo em todo o território nacional as conferências municipais. “Em Dourados, o encontro foi regional e envolveu oito municípios que passaram dois dias debatendo políticas públicas para a terceira idade”, explica Shirley Flores Zarpelon, secretária municipal de Assistência Social. Em Dourados, aproximadamente 300 pessoas, representando oito municípios da região, estão participando da 6ª Conferência Municipal e da 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece no auditório da Unigran. Aberta na terça (17) e com encerramento previsto para o meio-dia desta quarta-feira (18), a Conferência tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Durante os dois dias, delegados das cidades de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã e Rio Brilhante discutiram cinco eixos centrais da conferência, que são o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. As propostas eleitas no final do encontro serão encaminhadas para discussão na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul, que será realizada nos dias 14 e 15 de agosto, em Campo Grande. Já a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, acontecerá em 05 a 08 de novembro de 2025, em Brasília (DF).A realização das Conferências é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Dourados, com apoio do Conselho Estadual, das prefeituras dos oitos municípios participantes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).
Dalton solicita e prefeitura já inicia estudos para a sinalização de trânsito na Avenida Esplanada
O vereador Dalton (PL) apresentou, durante a 8° Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Dourados, indicação ao Executivo Municipal, solicitando a sinalização de trânsito na Avenida Esplanada e reiterou esse pedido durante a 20° sessão, na última segunda-feira (16), encaminhando ao prefeito Marçal Filho (PSDB), e a Agência Municipal de Transportes e Trânsito (AGETRAN), o ordenamento do trânsito no local, por meio de sinalização e sistemas de redução de velocidade compatíveis a modalidade técnica da via. Trata-se de uma avenida de mão dupla, com aproximadamente 1.700 metros, sendo a principal via de acesso a toda região que compreende os bairros: Vival dos Ipês, Guaicurus, Esplanada, Chácaras Abaeté e adjacências, ocasionando um trânsito bastante intenso. Dalton alerta que a via não possui ondulação transversal (quebra-molas), sinalização semafórica, sinalização adequada e mecanismos de redução de velocidade, fato que permite que os veículos transitem em alta velocidade, considerando a dinâmica da pista (reta) que tem causado grande preocupação aos moradores da região. O vereador afirmou ainda que reconhece o esforço do diretor da AGETRAN, Juscelino Cabral, e sua equipe que vem realizando um importante trabalho, frente aos grandes desafios do complexo tráfego de Dourados, que inclusive já apresenta melhorias significativas no ordenamento do trânsito. “Estamos acompanhando de perto o andamento deste pedido e muito satisfeito com o início dos estudos técnicos da AGETRAN, para realização da sinalização adequada desta importante avenida, que irá garantir a segurança viária, melhoria na trafegabilidade e redução nos índices de acidentes de trânsito” concluiu Dalton.








