Utilizando a análise de dados, a Agência Estadual de Regulação (Agems), vinculada ao Governo de Mato Grosso do Sul, desenvolveu uma nova ferramenta para sistematizar e monitorar dados da qualidade da água na bacia do Rio Formoso, em Bonito. A iniciativa utiliza painéis de Business Intelligence (B.I.) para dar suporte técnico ao acompanhamento de metas ambientais, com destaque para a eficiência na remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Nesta quarta-feira (18), a Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos convidou para apresentação da ferramenta o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira e representantes técnicos da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), da Semadesc e Secretaria de Meio Ambiente de Bonito. O instituto é parceiro da Agência na disponibilização de dados de controle ambiental utilizados na avaliação. A parceria estratégica também acontece com a SEGOV, que demanda a ferramenta como um importante instrumento de política pública e vai trabalhar com os engenheiros da Agência no refinamento de todos os dados do B.I. A diretora-presidente em exercício da Agems, Rejane Monteiro, destaca que o compartilhamento do novo painel inteligente de dados com as demais instituições é um avanço importante para integrar conhecimento técnico e tomada de decisão, em benefício da preservação dos recursos hídricos e da prestação de serviços ao cidadão. “O trabalho conjunto pode transformar dados em soluções concretas para os desafios da sustentabilidade, fortalecendo a regulação e as políticas públicas”. O painel foi construído com base em mais de 3,4 mil amostras de água analisadas entre 2013 e 2025, a partir de dados fornecidos pelo Imasul e informações complementares da Sanesul, responsável pelos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município. A análise contemplou diferentes pontos da bacia, que recebe efluentes que passaram pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O Formoso, principal rio da bacia, é um recurso hídrico de classe especial – o mais alto nível de preservação ambiental. E o monitoramento da DBO – Demanda Bioquímica de Oxigênio – é um indicador que mede a carga de poluição orgânica na água, fundamental para garantir a preservação da qualidade do rio. “A parceria entre a Agems, a Segov, a Semadesc, o Imasul, o Município e demais parceiros permite consolidar uma leitura estratégica e confiável sobre a situação da bacia. A contribuição técnica da regulação vem para somar aos esforços de cada instituição na definição e execução de políticas socioambientais”, destaca a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto. Durante a reunião, os engenheiros ambientais da Agems, João Lucas Alves e José Otávio Oliveira, demonstraram a estrutura da ferramenta e os indicadores já disponíveis, reforçando como a tecnologia permite uma visão ampliada da eficiência do sistema de tratamento de esgoto em Bonito e das possíveis interferências na qualidade do rio. A proposta é que o painel funcione como projeto piloto e possa futuramente ser replicado em outras bacias hidrográficas do Estado. Gizele Oliveira, Comunicação Agems
Mato Grosso do Sul e municípios priorizam cirurgias especializadas na aplicação de R$ 14,8 milhões
O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com os municípios, definiu um rol de procedimentos cirúrgicos especializados que serão financiados com recursos da União, por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas – Componente Cirúrgico. A iniciativa, aprovada ad referendum pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite), foi oficializada pela Resolução nº 745, publicada na terça-feira (24) no Diário Oficial Eletrônico do Estado. De acordo com o documento, o investimento federal destinado ao estado ultrapassa R$ 14,8 milhões e será aplicado em procedimentos especializados, atendendo demandas reprimidas nas especialidades de cardiologia, neurologia e oncologia. A previsão é que as cirurgias sejam realizadas até 2026. “A pactuação com os municípios segue as diretrizes do Programa Mais Acesso a Especialistas – Componente Cirúrgico e nos permite organizar a oferta de cirurgias especializadas conforme a demanda reprimida identificada nas regiões. A definição do rol considera critérios técnicos e assistenciais, contribuindo para reduzir filas e garantir maior resolutividade dentro da rede do SUS,” afirmou a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone. Os hospitais credenciados em diversas macrorregiões do estado – incluindo unidades em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas – executarão os procedimentos. Entre eles estão histerectomias oncológicas, implantes de marcapasso, angioplastias, mastectomias e ressecções tumorais. A Resolução detalha ainda os critérios técnicos e operacionais para registro, auditoria e repasse dos valores, que serão feitos de acordo com a produção comprovada nos sistemas de informação do SUS (Sistema Único de Saúde). A operacionalização inclui autorizações específicas e, em casos excepcionais, uso de habilitações temporárias. Com essa medida, o Estado visa não apenas desafogar as filas de espera por cirurgias, mas também garantir o cuidado integral aos pacientes, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde. “Com essa pactuação, conseguimos organizar a rede de forma mais estratégica, priorizando hospitais que já têm condições técnicas de realizar as cirurgias e garantindo que o recurso seja executado com efetividade”, finaliza a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro. Danúbia Burema, Comunicação SES
Governo de MS discute as perspectivas do setor industrial e ações de qualificação profissional
O governador Eduardo Riedel participou de encontro com setor industrial e deputados estaduais para avaliar a evolução e pautas estratégicas deste segmento econômico, que interferem diretamente no desenvolvimento do Estado. No evento destacou o bom ambiente de negócios, as parcerias para qualificação profissional de trabalhadores e estudantes, assim como a busca por eliminar a pobreza extrema. “Acredito muito em gerir o Estado por meio de parcerias. Principalmente na área de qualificação profissional. Hoje na rede estadual de ensino 47% dos estudantes do ensino médio fazem cursos profissionalizantes, tendo o Sistema S como parceiro importante”, destacou o governador. Riedel ressaltou que junto com a qualificação profissional e acesso ao emprego, o Governo do Estado tem programas sociais efetivos para erradicar a pobreza extrema. “Estratégia tem sido muito bem-feita. Existe um acompanhamento dos programas sociais, com um trabalho diferenciado e admirável, inclusive dispondo de uma busca ativa de 17 mil famílias que não estavam em nenhum programa. Fomos buscar em casa. Vamos eliminar (pobreza extrema) em breve”, completou. O encontro realizado pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) ocorreu no novo refeitório da Casa de Leis. Foi montado um espaço para apresentação do panorama industrial do Estado, discutindo temas relevantes como qualificação de mão de obra e ações de sustentabilidade no setor. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a transformação do Estado e o papel do setor industrial neste crescimento e fortalecimento da economia regional, tanto para atração de investimentos, como na qualificação dos trabalhadores para atender as novas unidades que se instalaram em Mato Grosso do Sul. “Só para atender a Arauco, em Três Lagoas, já temos mais de 2.300 matriculadas no Senai de Três Lagoas. Há vagas abertas, principalmente para técnicos de celulose. O Senai tem a expertise para entregar essa qualificação com agilidade e qualidade, o que faz toda a diferença. Apesar de todas as dificuldades, a economia de Mato Grosso do Sul vai bem, vivemos o pleno emprego”. Durante o evento o diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casal, apresentou o panorama industrial do Estado e suas perspectivas para os próximos anos, como a perspectiva do PIB (Industrial) em 47 bilhões para este ano, tendo crescimento para R$ 52 bilhões em 2026, seguido por R$ 56,6 (2027) e 61,2 (2028). São mais de 8,2 mil empresas industriais ativas, com mais de 161 mil trabalhadores formais diretamente empregados. Mais de 150 países compram da indústria de Mato Grosso do Sul. O Estado ainda recebe R$ 90 bilhões em investimentos (privados) na ampliação ou construção de novas fábricas. A Indústria encerrou o ano de 2024 com 160 mil trabalhadores formais diretamente empregados. Para 2025, a expectativa é que o total de trabalhadores diretamente empregados no setor termine o ano em torno de 165 mil. Ainda foi apresentado o programa “Acende Brasil”, iniciativa da Fiems voltada para enfrentar o déficit de mão de obra qualificada na indústria, promovendo também a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. E no final do evento teve a exposição das ações de sustentabilidade para o setor. Espaço Anfitrião do evento, o presidente da Alems, o deputado Gerson Claro, destacou a importância de reunir autoridades e representantes da sociedade civil para apresentar e debater temas importantes ao Estado, tendo apoio e parceria do Parlamento Estadual. “Logo que inauguramos este espaço (refeitório), falamos que, além de atender os nossos servidores, ele também será usado para realização de palestras, seminários e reuniões de trabalho. Temos a grata satisfação de receber a Fiems para falarmos sobre o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, descreveu. O governador também elogiou a iniciativa. “Aqui pode ser um grande espaço para discussões importantes e relevantes para o Estado, ambiente para grandes temas e nomes daqui e de fora, para ajudar a qualificar o debate, com conhecimento e informação. Fazer a discussão para evoluir cada vez mais o Estado”. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Segunda edição do Pantanal Tech MS começa quinta-feira em Aquidauana
A cidade de Aquidauana se prepara para sediar a partir desta quinta-feira (26) o Pantanal Tech MS 2025, um dos principais eventos voltados ao agronegócio sustentável, inovação tecnológica e conservação do bioma pantaneiro. A iniciativa, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul através da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) será realizada até domingo (29), na unidade universitária da UEMS no município. Marcada para acontecer às 9h30 de quinta, a abertura oficial contará com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras e produtores locais, além do governador Eduardo Riedel. Com expectativa de reunir mais de 20 mil participantes, a programação abrange palestras, vitrines tecnológicas, oficinas, painéis temáticos, feiras, apresentações culturais e encontros acadêmicos. Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho expressa o entusiasmo da universidade com o evento. “O Pantanal Tech MS tem a expectativa de receber mais de 20 mil pessoas nos dias de evento. Nós temos aqui como maior objetivo o grande encontro da produção sustentável do Pantanal”, ressalta, completando em seguida. “São os atores que trabalham com a produção sustentável do Pantanal, então esse é o grande objetivo, onde nós vamos ter aqui palestras, vamos ter feiras, vamos ter agricultura familiar, pecuária, agricultura, economia criativa, shows, muita interação entre a sociedade e a comunidade acadêmica e os produtores, com o único objetivo de produzir de forma sustentável no Pantanal”. A programação completa pode ser acessada no link https://www.pantanaltechms.com.br/programacao-completa. Conferências e debates estratégicos Ao longo dos dias, a Arena Paxixi e outros espaços recebem uma série de conferências e mesas redondas com especialistas renomados. Temas como “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade”, “Tecnologia Plataforma FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis”, “Sustentabilidade Ambiental”, “Tecnologia para Produção Sustentável”, “Manejo de Áreas Úmidas”, “Inovações em Genética e Reprodução Animal”, “Políticas Públicas para a Sustentabilidade” e o promissor “Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais” são aprofundados, oferecendo insights e caminhos para o desenvolvimento regional. Vitrines Tecnológicas Um dos pontos altos do evento são as Vitrines Tecnológicas. Espalhadas pelo campus da UEMS, essas vitrines oferecem demonstrações práticas de soluções de ponta. Os visitantes podem conhecer o “Marco Legal do Carbono”, sistemas de “Pecuária Pantaneira de Baixo Impacto”, o “Meliponário UEMS”, inovações em “Controle Biológico”, “Tecnologia para Nutrição de Culturas”, o projeto “Capim Forte” com biotecnologia da Pantabio, “Sistemas de Integração Pecuária-Floresta”, e avanços em “Manejo e Conservação do Solo e da Água”, entre outras. As visitações ocorreram nos seguintes dias e horários: dia 26, das 13h às 16h; dia 27, das 8h às 11h e das 13 às 16h; e dia 28, das 8h às 11h. Saiba mais em https://www.pantanaltechms.com.br/vitrines-tecnologicas. Painel Pecuária No Pavilhão Buriti, o Painel Pecuária funciona como um hub central para tudo que envolve a produção animal. Este espaço multifacetado abriga as “Dinâmicas de Pecuária”, com demonstrações práticas de equipamentos e técnicas (como o NutriOpt On-site Adviser, Método Shiva de IA e avaliação de carcaça por ultrassom), além das “Conversas de Cocho” – almoços tecnológicos e mesas redondas que discutem nutrição do rebanho, manejo de pastagens e gestão. O “Beef-Papo” complementa com debates sobre rastreabilidade, certificação, pecuária orgânica e o promissor setor do novilho precoce. Encontros técnico-científicos e setoriais O evento também sedia o “I Encontro Técnico-Científico do Pantanal Tech MS e IX Workshop das Pós-Graduações em Zootecnia e Ciência Animal de MS”, promovendo a integração entre academia e setor produtivo. Com apresentação de pôsteres e debates sobre “Desafios e Potencialidades da Integração Academia e Produção Animal”, o encontro aborda temas como Produção Animal, Aquicultura, Ciência Florestal, Direito e Economia Rural. Encerramento com imersão cultural e ecológica No seu último dia, 29 de junho, o Pantanal Tech MS propõe uma experiência única de “Contemplação, Gastronomia e Cultura”. Os participantes são convidados a explorar as belezas naturais e o patrimônio cultural da região do Paxixi, com passeios ecológicos, degustação da culinária local e atividades de turismo de aventura. Serviço Pantanal Tech MS 2025Dias: 26 a 29 de junho de 2025Local: Unidade Universitária da UEMS AquidauanaMais informações na página do evento: https://www.pantanaltechms.com.brEntrada gratuita. Comunicação UEMS
MPMS apura políticas públicas para erradicar trabalho infantil na fronteira
A fim de combater o trabalho infantil e ampliar oportunidades de inclusão social, a 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã instaurou procedimento administrativo, para apurar, junto aos municípios de Aral Moreira, Antônio João e Ponta Porã, a implementação de políticas públicas destinadas à erradicação do trabalho infantil e à profissionalização de adolescentes. A medida também abrange a verificação de ações voltadas à qualificação profissional e à inserção de pais e responsáveis no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o procedimento administrativo atende às disposições constitucionais e legais que garantem os direitos de crianças e adolescentes à proteção integral, à profissionalização adequada e ao direito fundamental de não serem submetidos a formas precárias e ilegais de trabalho. O órgão reforça que tais ações são fundamentais para romper ciclos de vulnerabilidade social e promover o desenvolvimento das famílias em situação de risco. Os municípios terão o prazo de 15 dias úteis para apresentar relatório detalhado à 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, informando se existem programas em andamento com esse objetivo. Caso não existam, a administração municipal deverá esclarecer se há iniciativas em curso para a criação dessas políticas públicas e, se for o caso, apresentar propostas ou medidas já planejadas. A iniciativa foi instaurada com base em normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que determinam a atuação ativa do MPMS na fiscalização de políticas públicas voltadas à infância, juventude e cidadania. O MPMS lembra que a legislação brasileira proíbe o trabalho de menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, e que é dever dos entes públicos promover alternativas seguras de inserção social e profissional, respeitando a condição peculiar de desenvolvimento de crianças e adolescentes.
MPMS obtém condenações que somam mais de 56 anos de prisão em desdobramento da Operação Planilhas
Deflagrada em 2020 pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a operação “Planilhas” resultou na condenação de 11 acusados de envolvimento em uma facção criminosa que atuava de forma estruturada e hierarquizada para a prática de tráfico de drogas, roubos e homicídios. Ao todo, a pena somada dos condenados é de 56 anos. A Justiça acolheu integralmente a pretensão punitiva do MPMS, condenando todos os réus nos termos solicitados. A decisão reconheceu a materialidade e a autoria dos crimes, com base em interceptações telefônicas que comprovaram a atuação dos réus dentro da facção criminosa e na identificação dos acusados por meio do material apreendido. Além disso, as defesas não apresentaram provas robustas que pudessem afastar as acusações. A sentença destacou que, por se tratar de crime formal de organização criminosa, basta a celebração do “contrato de sociedade” entre os membros e a facção criminosa para caracterizar o delito, independentemente da prática concreta de outros crimes. Seis acusados foram condenados pelo crime de organização criminosa com uso de arma de fogo e exercício de função de comando, com penas de 6 anos, 10 meses e 14 dias de reclusão, em regime fechado. Outros três réus foram condenados pelo crime de organização criminosa com uso de arma de fogo, sem exercício de função de comando, com penas de 5 anos, 8 meses e 6 dias de reclusão, em regime fechado; 4 anos, 2 meses e 22 dias de reclusão, em regime semiaberto; e 3 anos e 6 meses de reclusão, em regime aberto. A decisão favorável obtida pelo MPMS representa mais um importante desdobramento do trabalho rigoroso da instituição no combate à criminalidade no Estado. O MPMS reuniu provas contundentes que comprovaram a atuação dos réus na organização criminosa, e a condenação demonstra o papel do MPMS no enfrentamento à violência e às facções criminosas. MPMS
PRF e Denar apreendem 2 toneladas de maconha no Mato Grosso do Sul
APolícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Narcóticos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (DENAR), apreendeu 2.003 Kg de maconha, nesta segunda-feira (23), em Sidrolândia (MS). Dois homens foram presos e um veículo recuperado. Durante ações conjuntas de inteligência entre as instituições, foi identificado que dois veículos transportavam drogas. Os veículos foram localizados em uma residência no perímetro urbano de Sidrolândia. Na região, os policiais civis abordaram um VW/Gol , ocupado pelo condutor e um passageiros, ambos confessaram que uma caga de maconha era transportada em um Honda/HRV e um Honda/Civic, que estavam estacionados na casa. No local os policiais encontraram os tabletes de maconha e descobriram que o Honda/HRV possuía registro de roubo/furto. Ninguém foi encontrado na residência. A droga e os presos foram encaminhados à Denar em Campo Grande (MS).
A PRF encerra Operação Corpus Christi e Festejos Juninos com menos sinistros de trânsito e feridos
Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou neste domingo (22) a Operação Corpus Christi e Festejos Juninos. Em cinco dias de fiscalização reforçada nas rodovias federais de todo o país, o objetivo da PRF foi evitar sinistros de trânsito, mortes e feridos, além do combate à direção de veículos sob efeito de álcool. De quarta-feira (18) até domingo (22), a PRF registrou redução no número de sinistros de trânsito, feridos e leve aumento de mortes nas rodovias federais. A comparação é com a Operação Corpus Christi do ano passado, realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2024. As estatísticas preliminares mostram que nos cinco dias de operação foram registrados 946 sinistros de trânsito, com 98 mortes e 1.062 feridos. Sinistros de trânsito Mortes Feridos Operação Corpus Christi e Festejos Juninos – 18/6 – 22/6 de 2025 946 98 1.062 Operação Corpus Christi – 29/5 – 2/6 de 2024 1092 96 1.270 Apesar do reforço na fiscalização e do tema da operação, muitos motoristas foram flagrados sob efeito de álcool ou foram autuados por recusa ao teste do etilômetro, que detecta a presença de álcool no organismo. Infrações relacionadas a alcoolemia (constatação) – Art. 165 – CTB Infrações relacionadas a alcoolemia (recusa) – Art. 165-A – CTB Operação Corpus Christi e Festejos Juninos – 18/6 – 22/6 139 839 Nos cinco dias de operação, 21.442 foram flagrados acima do limite de velocidade e 619 condutores foram autuados por ultrapassagem em local proibido. A PRF não descuidou do enfrentamento à criminalidade. Numa única ação, a PRF fez a maior apreensão de cocaína do ano, uma das maiores da história da corporação, e a maior da história da PRF na Paraíba. Durante fiscalização no município de Alhandra (PB), a PRF apreendeu 1, 3 toneladas da droga escondida num caminhão. Ao longo dos cinco dias de operação, foram apreendidos 1.669 kg de cocaína, 18 armas de fogo, 7,4 toneladas de maconha e um total de 576 pessoas foram detidas pela PRF. 17 anos da Lei Seca Além de reforçar a fiscalização nas rodovias federais, a PRF aproveitou a operação para conscientizar os motoristas sobre a importância de não dirigir sob efeito de álcool. Na sexta-feira (19), a Lei Seca completou 17 anos. Desde que entrou em vigor, a Lei 11.705/2008 estabelece tolerância zero para a presença de álcool no organismo dos condutores, com penas administrativas e até prisão. Os motoristas flagrados embriagados ou que se recusam a fazer o teste de alcoolemia são autuados. A infração é de natureza gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Prefeitura conclui terceira etapa de obra contra alagamentos no Parque Alvorada
A Prefeitura de Dourados concluiu a terceira etapa das obras de drenagem no Parque Alvorada, com a instalação de novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre com Menote Marques de Mattos, nas imediações do Parque Alvorada. A intervenção integra um plano da atual gestão para acabar com os alagamentos frequentes na região, problema que afeta moradores há décadas. Na manhã desta terça-feira (24), o prefeito Marçal Filho esteve no local e destacou a importância da obra. “Fizemos um serviço com qualidade para resolver definitivamente um problema antigo”, enfatizou o prefeito, que elogiou o serviço de recomposição da malha asfáltica, já que foi preciso escavar para realizar a obra e depois recompor o asfalto. “A recomposição foi muito bem feita, deixando o asfalto nas mesmas condições em que estava antes de a obra ser iniciada”, continuou. “É essa qualidade que estamos implantando nos serviços públicos que estão sendo levados à população pela nossa gestão”, completou Marçal Filho. As bocas de dragão funcionam como grandes ralos instalados nas vias, captando a água da chuva e direcionando para galerias subterrâneas. A obra também incluiu a construção de uma caixa de passagem para melhorar o escoamento das águas que descem do Parque Alvorada em direção à Rua Monte Alegre e à Avenida Guaicurus. Ainda está em andamento a ligação da tubulação de drenagem na boca de dragão da Rua Afonso Pena. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, o Beto, esse trabalho deve ser finalizado em até 15 dias, encerrando o projeto por completo. O cronograma teve início em janeiro, pela Rua Afonso Pena, e passou pela Avenida Júlio Marques de Almeida na segunda etapa. Segundo o secretário, todo o material utilizado atende padrões técnicos exigentes para garantir durabilidade e segurança. “Essas estruturas foram projetadas para suportar grandes volumes de água. Após a conclusão, vamos continuar monitorando a região e, se necessário, faremos novos ajustes”, explicou. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que desde o início do ano vem atuando para fortalecer a infraestrutura urbana e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Dourados.








