Uma caixa d’água desabou e assustou indígenas da Aldeia Jaguapiru e região, em Dourados, na madrugada deste sábado (28/6). O incidente ocorreu 18 dias após a visita da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, quando na ocasião, inaugurou rede de abastecimento. No entanto, a estrutura foi construída com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul que, por meio de nota, manifestou pesar pelo ocorrido e afirmou que equipe técnica fará uma avaliação. “Medidas serão adotadas para a instalação de um novo reservatório o mais breve possível”, declarou. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, o poço ligado à caixa d’água que caiu “não integra o Termo de Execução Descentralizada firmado entre a pasta e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados para proporcionar abastecimento de água em retomadas na região”. Na nota enviada ontem, o ministério informou que “ao todo, 18 poços já foram perfurados, sendo que 15 estão em operação e o funcionamento de nenhum deles foi alterado com o incidente. Com o valor de R$ 575 mil, a parceria entre o ministério e a UFGD vem realizando uma série de iniciativas para garantir o acesso à água potável para as comunidades indígenas que historicamente sofrem com escassez severa de água, reforçando assim o compromisso da pasta em resolver os problemas de abastecimento local”, pontuou.
Palmeiras vence Botafogo e vai jogar com o Chelsea nas quartas de final da Copa do Mundo
O Palmeiras derrotou o Botafogo por 1 a 0 na tarde deste sábado (27), na Filadélfia, e se classificou às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. No tempo normal, houve empate sem gols. Na prorrogação, Paulinho, aos 9 minutos do primeiro tempo, fez um belo gol quando se livrou de três defensores e chutou com categoria. Dessa forma, o Palmeiras é o primeiro clube brasileiro a assegurar vaga nas quartas da competição. Agora, vai enfrentar o Chelsea na sexta-feira (4). “Uma pena que esses dois gigantes se enfrentaram nas oitavas da Copa do Mundo. Parabenizo o Palmeiras pela histórica classificação e também o Botafogo pela grande campanha na competição. Fizeram um jogo à altura da excelência do futebol brasileiro, com muitas chances criadas, jogadas vistosas, lances emocionantes”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud. O jogo foi tenso e equilibrado. O Palmeiras, no entanto, se mostrou mais perigoso no ataque, tanto que o goleiro John foi eleito o melhor em campo. Depois do empate por 0 a 0 nos 90 minutos, a partida seguiu para a prorrogação, definida numa jogada individual de Paulinho. O Botafogo, em desvantagem, tentou a reação e pressionou bastante o Palmeiras na segunda etapa do tempo extra. Gustavo Gomez foi expulso e o clássico ficou dramático até o apito final. A partir daí, a torcida palmeirense fez a festa e embalou a comemoração dos jogadores em campo, todos emocionados com o sucesso do clube na Copa do Mundo.
Em Campo Grande, preço médio dos combustíveis registra queda no mês de junho
Levantamento do Procon Mato Grosso do Sul indicou redução nos preços médios dos combustíveis comercializados em Campo Grande no mês de junho. Ao todo, 22 postos integram a pesquisa, realizada entre os dias 23 e 25, em todas as regiões administrativas da Capital. O preço médio do litro da gasolina comum, para pagamentos em dinheiro ou débito, recuou 1,36%, passando de R$ 5,90 em maio para R$ 5,82 em junho. No crédito, o preço médio ficou em R$ 5,98. A gasolina aditivada seguiu tendência semelhante, com queda de 0,65% no dinheiro ou débito (R$ 6,08) e 1,12% no crédito (R$ 6,16). Uma das maiores reduções proporcionais no período ocorreu no litro do etanol aditivado: 4,74% nos pagamentos em dinheiro ou débito, e 4,35% no crédito. Com isso, o preço médio em junho ficou em R$ 3,82 e R$ 3,96, respectivamente. Já no etanol comum, o maior recuo foi registrado no pagamento em dinheiro ou débito, com queda de 2,29% e valor médio de R$ 3,84. O GNV também apresentou leve queda, com redução de 0,86%, fechando o mês com preço médio de R$ 4,60, em todas as modalidades de pagamento. No caso do diesel S500 comum, as bombas registraram preços médios de R$ 5,85 e R$ 5,94, nas principais formas de pagamento. O diesel S10 comum variou entre R$ 5,96 e R$ 6,04, enquanto, em sua versão aditivada, os preços médios foram de R$ 5,97 e R$ 6,07. Orientações O Procon Mato Grosso do Sul recomenda que os consumidores aproveitem apenas promoções em postos que estejam em seu trajeto habitual. Desvios fora da rota, em busca de descontos, podem gerar gastos adicionais com combustível e anular a vantagem econômica. Fique atento a preços muito abaixo da média, pois podem indicar irregularidades. Verifique se o posto exibe o selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o que garante que o local é autorizado e fiscalizado. Evite circular com o veículo na reserva, pois isso pode comprometer o sistema de alimentação de combustível. Prefira abastecer no início da manhã ou à noite, quando as temperaturas são mais baixas e há menor evaporação do combustível. Também é importante não completar o tanque até a boca, já que isso pode danificar o cânister — peça responsável por controlar a emissão de vapores. O levantamento de preços completo, com comparativo mensal, está disponível no site do Procon/MS. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Experiência educativa do Detran sobre álcool e direção conscientiza visitantes no Pantanal Tech
Pela primeira vez, o Detran-MS marca presença no Pantanal Tech, evento que acontece entre os dias 26 e 29 de junho em Aquidauana e que une inovação, cultura, sustentabilidade, inclusão e ações de impacto social no coração do Pantanal sul-mato-grossense. A participação do órgão inclui oferta de serviços presenciais, digitais e atividades educativas. No stand do Detran, quem visita encontra mais do que atendimento: encontra acolhimento, informação e acesso a serviços que facilitam a vida. São consultas, orientações e demonstrações práticas dos serviços digitais que hoje agilizam processos e aproximam o órgão da população. Representando a equipe do Detran de Aquidauana, a assistente de atividades de trânsito Heliana de Oliveira Palermo Gonçalves destacou a importância da presença local no evento. “Viemos com todo pessoal trazendo a tecnologia do Detran para mostrar para todo o público que passar aqui nos 4 dias de evento. É um evento sobre tecnologia e o Detran não está longe disso, pois tem hoje muita tecnologia. Estamos aqui com a Glória, nossa assistente virtual para apresentá-la para a população, pois ela traz bastante agilidade nos serviços, mas também estamos prontos para atender quem necessita dos nossos serviços e para orientar”. Um dos destaques da estreia do Detran no Pantanal Tech são os óculos simuladores de embriaguez, que permitem aos visitantes adultos vivenciar os efeitos do álcool na visão e nos reflexos. A experiência tem caráter educativo e busca conscientizar sobre os riscos reais de dirigir sob efeito de bebida alcoólica. A gerente de Campanhas e Projetos, Glaucimara Hova, enfatizou o impacto positivo da atividade. “A educação também está aqui no Pantanal Tech MS com vários outros serviços do Detran-MS. E nós estamos aqui com o óculos que simula embriaguez. então nós estamos convidando todas as pessoas que passam aqui para conhecer também, e fazer essa vivência e refletir como que é perigoso, como você perde a noção de profundidade, de distância quando você bebe, e isso põe em risco toda a sociedade”. A vivência impressionou visitantes como a enfermeira Renata Aparecida Pereira Dantas, da Sesau de Aquidauana, que fez questão de relatar sua reação. “Horrível a experiência sério mesmo. É bom para conscientizar as pessoas, porque não tem como dirigir nem tomando um pouquinho. Eu que não tenho o costume de beber fui no que ele falou que era o mínimo que pra mim já foi o máximo. Também fui no máximo, e foi quase um coma mesmo, horrível. Se beber não dirija porque não tem como”. A indígena Adriana Andrea Vitorino França, da Aldeia Olho D’água, em Dois Irmãos do Buriti, também experimentou o circuito e compartilhou sua reflexão. “Minha experiência com o óculos, foi muito dificultosa, acredito que aqui nesse circuito eu tive muita dificuldade, mesmo o menino me ajudando. Eu fico imaginando no volante como seria, pior ainda a sensação, saber que um pouquinho de álcool já desequilibra, por isso devemos pensar e analisar antes de beber e dirigir pois não estamos colocando só a nossa vida em risco, mas também de outras pessoas”. Mesmo quem ainda não tem habilitação saiu impactado. A acadêmica de Agronomia Gabriela Painel, da UEMS de Cassilândia, contou que já aprendeu uma lição importante. “Se eu tiver embriagada eu não saio nem do lugar gente. Muito estranho e eu não quero dirigir embriagada, porque é muito esquisito. Se eu já não enxergo direito com uso de óculos, imagina sem? E embriagada? Não dá bom não!” Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a participação no evento traduz o compromisso do órgão com a modernização e o atendimento próximo à população. “O investimento em tecnologia traz essas vantagens: é permitir que o cidadão tenha acesso aos serviços com agilidade e de onde estiver. Hoje, aqui no Pantanal Tech, conseguimos mostrar na prática como é possível unir inovação com presença, levando informação, atendimento e orientação para todos. A essência do Detran-MS é essa: ser eficiente, acessível e cada vez mais humano”, destacou. O Diretor-Executivo do Detran-MS, João Cesar Mattogrosso, também marcou presença no evento e enalteceu a iniciativa que destaca pilares da gestão estadual de um governo próspero, verde, digital e sustentável. Além do Gerente Regional de Aquidauana, Tony Luiz Lemos da Silva, o 2° Pantanal Tech MS conta com a participação da gerente da Agência Regional de Trânsito de Campo Grande, Juliana Castro, junto às equipes de atendimento ao público, educação e fiscalização. Durante os quatro dias de evento, o Detran-MS irá oferecer atendimentos nas áreas de veículos, habilitação e multas. É possível realizar a transferência de propriedade, desde que o veículo já tenha passado por vistoria válida, além da emissão do CRV em casos de mesmo proprietário nas mesmas condições. Também estão disponíveis a emissão da guia de licenciamento, consultas e orientações gerais. Na área de habilitação, os serviços incluem a emissão de segunda via da CNH, alteração de endereço, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), emissão da CNH definitiva e atualização de dados cadastrais. O público também pode consultar informações sobre multas, emitir guias de pagamento e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Imasul publica mapa de áreas prioritárias para execução da queima prescrita no Pantanal
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) publicou quarta-feira (25) a Portaria n. 1.575, de 25 de junho de 2025, que estabelece o Mapa de Áreas Prioritárias para a realização de queima prescrita. A portaria considera uma série de normativas, entre elas a Resolução SEMADESC/MS n. 107/2025, que atualiza e amplia dispositivos da Resolução SEMADE n. 09/2015, modernizando o regramento das atividades sujeitas a licenciamento ambiental. A nova resolução também inclui oficialmente a queima prescrita como atividade licenciável, no contexto do Plano de Manejo Integrado do Fogo no Estado. Queima prescrita com base técnica O Mapa de Áreas Prioritárias divulgado pelo Imasul foi elaborado com base no Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (Sifau), plataforma que integra dados sobre carga de combustível vegetal, regime de chuvas, frequência histórica de incêndios e imagens de satélite. A análise desses dados permitiu identificar as regiões mais suscetíveis à propagação descontrolada do fogo, orientando a aplicação da queima prescrita como técnica preventiva. Além disso, a nova regulamentação simplifica o processo de licenciamento para a queima prescrita nessas áreas. Os produtores que estiverem inseridos nas zonas prioritárias poderão seguir procedimentos mais ágeis, conforme estabelecido pelas diretrizes ambientais atualizadas do Estado. Prevenção como política pública A AUR-Pantanal é uma das regiões mais sensíveis de Mato Grosso do Sul no que se refere à ocorrência de incêndios florestais, principalmente entre os meses de julho e outubro. Com vegetação densa e acúmulo de material combustível, a área exige estratégias de prevenção baseadas em conhecimento técnico e planejamento ambiental. A portaria entra em vigor na data de sua publicação, e tanto o Mapa de Áreas Prioritárias quanto a lista de propriedades com CARMS estão disponíveis no site oficial do Imasul. Para acessar os mapas e obter mais informações, visite: www.imasul.ms.gov.br. Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Operação da Polícia Civil e Receita Federal apreende caminhão com carga milionária de produtos contrabandeados
Uma operação conjunta entre a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, e o Grupo Regional de Vigilância e Repressão (GRVR) da Receita Federal resultou, na noite desta quinta-feira (26), na apreensão de um caminhão carregado com grande quantidade de mercadorias contrabandeadas e descaminhadas. A ação aconteceu na zona urbana de Ponta Porã. O veículo transportava aparelhos celulares, caixas de cigarro e bebidas alcoólicas de origem estrangeira, todos introduzidos ilegalmente no território nacional. A apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 3 milhões ao crime organizado que atua na região de fronteira. O motorista, A.D.S.R., de 42 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã, onde foi autuado pelos crimes de contrabando e descaminho. Após os procedimentos legais, o caminhão e a carga foram encaminhados ao pátio da Receita Federal em Campo Grande. Conforme o órgão, os cigarros apreendidos serão destruídos, enquanto os demais produtos e o veículo poderão ser leiloados, doados a instituições ou incorporados ao uso público. De acordo com o delegado Marcos Werneck, “a ação reforça a integração entre as forças de segurança estaduais e a Receita Federal no combate ao contrabando, especialmente em áreas estratégicas da fronteira sul-mato-grossense”.
Evento em MS foca na eficiência da aplicação de recursos em saúde
Cerca de 220 técnicos e servidores que atuam na gestão financeira da saúde, nos âmbitos estadual e municipal, participam nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), em Campo Grande, de capacitação voltada ao aprimoramento do uso de ferramentas orçamentárias para aumentar a eficiência na aplicação de recursos públicos. O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Planejamento e Programação Orçamentária, e Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Ministério da Saúde. As atividades incluem palestras e oficinas conduzidas por representantes do Desid (Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde) do Ministério da Saúde: Carla Cavalcanti, Célia Lima e Karoliny Remor. O principal foco é o Siops (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde), apontado pelos ministrantes como instrumento essencial não apenas para comprovar o cumprimento das obrigações constitucionais de investimento mínimo em saúde, mas como ferramenta estratégica de planejamento e monitoramento de gastos. Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o Siops é uma ferramenta poderosa para análise e planejamento que, quando bem alimentado, permite avaliar se os recursos destinados à atenção primária, aos hospitais ou à vigilância epidemiológica estão sendo aplicados de forma adequada e medir os resultados dessas alocações em indicadores de saúde. “O sistema de informação é essencial para que possamos futuramente realizar uma análise de dados robusta e construir informações estratégicas. Com isso, conseguimos avaliar e planejar políticas públicas em saúde que efetivamente melhorem não apenas o acesso, mas toda a estrutura dos serviços de saúde que temos a obrigação de oferecer à população”, garantiu o secretário. Carla Cavalcanti destacou que “ao capacitar gestores de saúde e responsáveis pelo preenchimento de dados, o Ministério da Saúde tem por objetivo assegurar a utilização eficaz do Siops como instrumento de gestão, viabilizando o acompanhamento rigoroso da aplicação dos recursos mínimos em ações e serviços públicos de saúde, em estrita conformidade com a legislação vigente”. A secretária Municipal de Saúde de Bonito, Ana Carolina Colla, representando o Cosems/MS, reforçou o caráter formativo do encontro. “Falar de Siops não é apenas falar de alocação de recursos. É compreender exatamente onde e como estamos aplicando nosso financiamento em saúde. Agradeço a atenção, especialmente neste momento em que muitos gestores estão iniciando agora no trabalho com a prestação de contas e na gestão da saúde”, afirmou. O treinamento integra um cronograma de ações do Ministério da Saúde e dos parceiros estaduais e municipais para fortalecer a governança financeira na saúde pública e promover maior transparência e eficiência na utilização de recursos federais, estaduais e municipais. Além disso, a programação inclui debates sobre os Núcleos de Economia da Saúde; o DIGISUS E-GESTOR – Módulo de Planejamento; a plataforma InvestSus; fundamentos de planejamento orçamentário e indicadores de qualidade do gasto em saúde, bem como sessões práticas para familiarização com o sistema de preenchimento de dados. Kamilla Ratier, Comunicação SES
MS é semifinalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025 com o programa MS Ativo Municipalismo
Mato Grosso do Sul conquistou, pela terceira vez consecutiva, um espaço de destaque nacional ao se tornar semifinalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A iniciativa inscrita é o MS Ativo Municipalismo: Fortalecendo a Governança Interfederativa e a Efetividade das Políticas Públicas, que representa o compromisso do Governo Estadual com uma gestão participativa e alinhada às reais necessidades das cidades. Entre os mais de 300 programas inscritos de todo o país, o MS Ativo Municipalismo foi selecionado entre os 12 finalistas, um feito que simboliza o reconhecimento de um trabalho conjunto em prol da melhoria da gestão pública. “Acredito que isto é motivo de orgulho não apenas ao Governo do Estado, mas também para Mato Grosso do Sul. Todos fazem parte disto, é um trabalho em conjunto e mostra que estamos no caminho certo”, declarou o governador Eduardo Riedel. Com foco em fortalecer o municipalismo, a iniciativa MS Ativo vem promovendo uma verdadeira transformação na relação entre Estado e municípios. A gestão estadual reforça seu compromisso em ouvir as demandas locais e atuar de forma integrada, consolidando políticas públicas mais eficazes e centradas na realidade da população. Neste novo ciclo do programa já recebemos 50 prefeitos municipais e alcançamos 63 municípios com os Seminários Regionais e o nosso sentimento é positivo. As cidades estão em evolução e houve uma transformação no nosso Estado. Vamos continuar com esta gestão municipalista, ouvindo quem mora nas cidades para atender as verdadeiras necessidades das pessoas”, reforçou o governador. Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo e também coordenador do MS Ativo Municipalismo, estar pela terceira vez consecutiva entre os melhores projetos nacionais de gestão pública mostra que o Governo do Estado está se fortalecendo como instituição. “Como o projeto semifinalista diz respeito à relação Estado-Prefeituras, esperamos ajudar os municípios na melhoria da qualidade das políticas e serviços municipais. Quem ganha com isso é o cidadão”, destacou. O Prêmio Excelência em Competitividade reconhece as melhores práticas de gestão pública que impulsionam resultados concretos no desenvolvimento dos estados brasileiros. Em 2025, após examinar o recorde de 333 políticas públicas inscritas, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas. Dessas, serão selecionadas seis finalistas, das quais sairão três vencedoras. O anúncio das finalistas será no começo de julho, e o das vencedoras no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, em Brasília (DF). Renata Brum, Comunicação Segem
Saúde forma vacinadores para suprir carência nos municípios e fortalecer cobertura em MS
A semana é de formação intensiva na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, onde a SES (Secretaria de Estado de Saúde) promove o Curso Sala de Vacina com foco em suprir uma lacuna na rede pública: a escassez de profissionais qualificados para atuar com imunização, principalmente nos municípios do interior do Estado. A capacitação, com carga horária de 40 horas teóricas e práticas, contempla nesta etapa os 40 primeiros municípios por ordem alfabética e será replicada em agosto para atingir o restante do estado. A proposta integra um conjunto de ações do governo estadual voltadas ao fortalecimento da atenção primária e à ampliação da cobertura vacinal com segurança técnica. “Estamos com escassez de profissionais habilitados em vacina. Há gestores enfrentando dificuldade para manter o funcionamento das salas em seus municípios. Este curso é uma resposta direta a essa necessidade, oferecendo formação sólida e atualizada para quem está na ponta”, explica o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes. A técnica de enfermagem Rosa Maria Marinho de Sousa, de Antônio João, exemplifica a realidade que motivou a criação do curso. Após 20 anos afastada da imunização, ela voltou à sala de vacina por falta de pessoal especializado nessa área na cidade. “Nós temos, em Antônio João, duas profissionais prestes a se aposentar e, no momento, não temos pessoas qualificadas para assumir o lugar delas. Hoje estou aqui fazendo uma reciclagem, aprendendo — porque sala de vacina é assim: a gente aprende todo dia, sempre tem uma nota técnica nova. Espero poder contribuir com minha cidade. Quero corresponder a esse empenho e a essa chance que estão me dando. Minha intenção é somar de verdade e, com muita dedicação, assumir uma sala de vacina com competência”, detalhou. Teoria e prática Além de conceitos do SUS (Sistema Único de Saúde) e bases imunológicas, o conteúdo inclui calendários vacinais por faixa etária, rede de frio, eventos adversos, sistemas de informação e boas práticas em imunização. A enfermeira Alice Cabral, de Bataguassu, destaca o impacto do aprendizado: “Bom, em primeiro lugar, é um privilégio ter sido escolhida pela gestão da minha cidade para estar aqui. Essa capacitação é extremamente enriquecedora para nós, enquanto profissionais. É mais uma qualificação que nos prepara para exercer nossa função na sala de vacina com mais segurança, excelência, humanização e conhecimento”, afirmou. Para Elisângela Araújo Ribeiro do Vale, gerente de Farmacovigilância e Sistemas da Coordenação de Imunização Estadual da SES, o curso é estratégico no treinamento e capacitação das equipes municipais “para que possam oferecer um serviço de excelência em seus municípios, garantindo que a população receba as vacinas da forma mais correta possível”. A programação segue até sexta-feira (27), com dinâmica prática e entrega de certificados. Com 100% de adesão nesta primeira fase, o curso já se consolida como iniciativa estratégica para estruturar e renovar o cuidado com a imunização em MS. Danúbia Burema e Helton Davis, Comunicação SES








