Por: Carol Magalhães Especialista em Estratégias de Proteção e Crescimento O que essa estratégia pode ensinar a quem busca proteção financeira e legado familiar Por muitos anos, o seguro de vida foi associado à ideia de proteção para quem não tem grandes reservas financeiras. No imaginário popular, quem é rico “não precisa” de seguro, pois já possui recursos suficientes para lidar com imprevistos. No entanto, a realidade é outra: pessoas com alto poder aquisitivo contratam seguros de vida com frequência — e por motivos extremamente estratégicos. Uma ferramenta de liquidez imediata Diferentemente de bens como imóveis, empresas ou investimentos sujeitos a inventário, o valor do seguro de vida é pago diretamente aos beneficiários, sem burocracia e sem espera judicial. Para famílias de alto patrimônio, isso representa uma vantagem significativa: o seguro funciona como uma fonte de liquidez imediata em um momento de instabilidade. Essa rapidez pode ser essencial para quitar impostos de sucessão, manter negócios em funcionamento, cobrir despesas inesperadas ou simplesmente preservar o padrão de vida da família até que o processo de inventário seja concluído — o que pode levar meses ou até anos. Proteção patrimonial e planejamento sucessório Empresários e investidores também utilizam o seguro como forma de blindagem patrimonial. Em caso de falecimento, o seguro garante recursos para resolver pendências financeiras, evitando a necessidade de vender bens ou parte da empresa para honrar compromissos urgentes. Além disso, o seguro de vida é uma poderosa ferramenta de planejamento sucessório. Permite que o titular organize de forma estratégica a transmissão de seu patrimônio, definindo, por exemplo, valores específicos para herdeiros ou mesmo doações futuras a instituições filantrópicas. Benefícios em vida: um aspecto pouco conhecido Embora o nome “seguro de vida” sugira um benefício apenas póstumo, muitas apólices modernas oferecem proteção ainda em vida. Isso inclui a cobertura para doenças graves, invalidez permanente, diagnóstico de câncer, acidentes e até diárias por internação hospitalar, a depender do plano contratado. Esse tipo de cobertura permite que o segurado utilize o capital para custear tratamentos médicos de alto custo, adaptar a casa ou o carro, ou ainda garantir tranquilidade financeira em um momento de fragilidade. Trata-se de uma proteção valiosa não apenas para o futuro da família, mas para a qualidade de vida do titular em situações inesperadas. Mais do que dinheiro: o valor do legado Pessoas que alcançaram sucesso financeiro geralmente compreendem a importância de construir um legado. E o seguro de vida é uma das maneiras mais eficazes de garantir continuidade, segurança e estabilidade para os entes queridos. O produto permite que pais garantam a educação dos filhos, que famílias evitem disputas judiciais longas e desgastantes, e que histórias de superação continuem sendo contadas — mesmo na ausência de quem as protagonizou. O que isso ensina a todos nós? Se quem tem grandes fortunas contrata seguros de vida, o que essa escolha revela? Revela consciência, planejamento e visão de longo prazo. O seguro de vida não deve ser visto como “despesa”, mas como uma forma inteligente de organização familiar. Mesmo quem não possui grandes patrimônios pode se beneficiar dessa lógica. Afinal, deixar uma família desamparada diante de uma perda inesperada não é apenas uma questão financeira, mas também emocional e social. A verdade é simples: não é necessário ser milionário para agir com responsabilidade patrimonial. E, muitas vezes, são as escolhas feitas hoje — como a contratação de um bom seguro — que determinam a tranquilidade do amanhã.
Prefeitura empossa 36 médicos para reforçar saúde pública de Dourados
A chegada dos novos profissionais representa um avanço significativo para a saúde pública de Dourados e reforça o compromisso da atual gestão com o cuidado da população A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), empossou nesta segunda-feira (30) novos 36 médicos que irão atuar na rede pública de saúde do município. A recepção dos profissionais contou com a presença do prefeito Marçal Filho, que deu as boas-vindas e destacou a importância da humanização no atendimento à população. Durante o encontro, o prefeito falou da confiança que a população deposita nos profissionais da saúde e reforçou o papel essencial dos médicos no cuidado com a vida. “Em qualquer administração, sem dúvida, a área mais sensível é a saúde”, ressaltou. “Porque sem saúde, a gente não é nada”, prosseguiu. “Quando ficamos doentes, procuramos vocês e depositamos nossa confiança em suas mãos e a medicina é uma das profissões mais lindas do mundo, são vocês que cuidam de nós”, completou Marçal. O prefeito também falou sobre os desafios enfrentados pela atual gestão, que completa seis meses à frente da administração municipal. Ele destacou que, apesar da estrutura ainda estar em processo de melhorias, investimentos estão sendo feitos continuamente para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e atendimento mais eficiente à população. “Estamos estruturando as unidades de saúde, a UPA e o Hospital da Vida com equipamentos modernos e dando melhores condições em um todo”, destacou. “Nesta semana mesmo, entregaremos diversos itens para reforçar a estrutura e permitir que vocês possam exercer sua função com mais dignidade”, enfatizou Marçal Filho. A secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, cita que o prazo para que os profissionais passem a integrar as unidades citadas é de até 30 dias após a posse. Ela ressalta que os médicos passarão por uma capacitação que abordará temas como sistema utilizado na rede, regulação e atendimento acolhedor aos pacientes. “Recebemos com grande alegria os novos concursados, que chegam certamente para agregar muito à saúde de Dourados e vamos dar todos os encaminhamentos necessários para que terem tranquilidade para assumirem suas funções e instruí-los a corroborar o direcionamento da gestão Marçal Filho um trabalho focado em humanização”, destacou. O médico Leonardo de Sá Lucena, especialista em Família e Comunidade, já atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cabeceira Alegre e seguirá na unidade após tomar posse. Para ele, o momento é de dar continuidade com excelência às ações que já vem desenvolvendo e, participar da capacitação virá para somar ao ideal da profissão de cuidar com amor. “Fico muito feliz com esse momento e acredito que quando se tem um médico fixo na unidade, tem uma maior chance de benefício da integralidade do serviço a longo prazo e isso faz com que a população tenha esse atendimento mais contínuo, com alguém que já conhece a história dele” cita ao complementar que avalia a capacitação como uma forma de aprimoramento e que focar no acolhimento é muito importante para que os profissionais consigam fazer um trabalho adequado. A posse dos médicos faz parte do processo seletivo realizado pela Prefeitura de Dourados. Ainda nesta semana, também tomarão posse outros profissionais da saúde, como nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ampliando o quadro de servidores da rede municipal.
Preço médio da gasolina comum é de R$ 6,33 no mês de junho em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon, órgão de defesa do consumidor, divulgou nesta segunda-feira (30) uma nova pesquisa de preços de combustíveis. Foram pesquisados 40 estabelecimentos, na cidade e distritos, nos dias 24 e 25 de junho.Neste levantamento, foram comparados os valores do etanol, diesel comum e S10 e gasolina comum e aditivada. Os menores preços encontrados foram R$ 6,09 na gasolina comum; R$ 3,99 no etanol; R$ 5,79 no diesel comum; R$ 5,89 no diesel S10.A diferença entre o menor preço encontrado na gasolina comum (R$ 6,09) e o maior preço (R$ 6,49) é de 6,57%. No etanol, a diferença entre o menor (R$ 3,99) e maior preço (R$ 4,69) é de 17,54%; no diesel comum, a diferença entre o menor (R$ 5,79) e o maior preço (R$ 6,69) é de 15,54%; e, no diesel S10, a diferença entre o menor (R$ 5,89) e o maior preço (R$ 6,79) é de 15,28%.O preço médio da gasolina comum em Dourados, no mês de junho, é de R$ 6,33. Em maio de 2025, o preço médio praticado era de R$ 6,43, apresentado, portanto, uma redução no preço médio de 1,55%. Já o preço médio do etanol, em junho, é de R$ 4,33, sendo que em maio, era de R$ 4,35, queda de 0,45% no preço médio.Já em relação ao diesel comum, esta pesquisa apontou o preço médio de R$ 6,22, enquanto que em maio o preço médio era de R$ 6,30, queda de 1,26% no preço médio. Por sua vez, o diesel S10 apresentou nesta pesquisa o valor médio de R$ 6,29. Considerando que na pesquisa do mês de maio apresentou preço médio de R$ 6,34, houve uma redução de 0,78% no preço médio.O menor preço encontrado nos postos de combustíveis da cidade, R$ 6,29 na gasolina, é R$ 0,24 mais barato que o preço médio praticado, de R$ 6,33, e é ainda R$ 0,40 mais barato do que o maior preço encontrado, que é de R$ 6,49.O Procon reforça a informação de que os consumidores poderão exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina, teste esse que será feito pelo próprio funcionário do posto de combustível e na frente do consumidor.Para dirimir dúvida ou registrar reclamação o consumidor pode ligar no número fixo 2222-1539 ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br . Também é possível fazer o registro através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm
Site da prefeitura de Dourados sofre ataque hacker
A assessoria de imprensa da prefeitura de Dourados informou nesta segunda-feira (30/6), que o portal www.dourados.ms.gov.br sofreu um ataque hacker e, com isso, os contribuintes estão sem acesso ao Diário Oficial (do.dourados.ms.gov.br); ao Sistema Cidadão (cidadao.dourados.ms.gov.br); Turismo (turismo.dourados.ms.gov.br); Previd (previd.ms.gov.br); Ead Semas (eadsemas.dourados.ms.gov.br) e Ead Imam (imamead.dourados.ms.gov.br). Os engenheiros e técnicos do Departamento de Tecnologia de Informação da prefeitura estão avaliando a extensão dos danos causados pela invasão ao portal e, consequentemente, buscando o restabelecimento da conexão com o endereço www.dourados.ms.gov.br. A prefeitura de Dourados informa que nenhum prejuízo será gerado para o cidadão e que eventuais prazos para entrega de documentos ou prestação de informações em processos em andamento serão prorrogados.
Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) alerta laranja e que indica fortes ventos na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e declínio de temperatura para sete estados brasileiros nesta segunda-feira (30). O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, abaixo somente do alerta vermelho, e significa situação de perigo. O alerta de onda de frio vale até as 23h59 desta segunda-feira (30) e indica que a temperatura pode cair mais do que 5 graus Celsius (ºC) em sete estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. Chuvas O Inmet prevê que chuvas intensas devem continuar atingindo o sul do país até hoje (30). Segundo o instituto, a formação de um novo sistema frontal neste domingo reforçará as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 milimetros. Rajadas de vento e raios também estão previstos para toda a região. No decorrer da noite, as instabilidades mais fortes devem atuar sobre Santa Catarina e Paraná, podendo chegar ao sul do Mato Grosso do Sul, já se distanciando do Rio Grande do Sul. Hoje (30), as condições de chuva no Rio Grande do Sul devem enfraquecer, mas persistem em áreas localizadas do Paraná e de Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades, contudo, poderão voltar a ocorrer no Rio Grande do Sul entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2). Agência Brasil
Flamengo perde para o Bayern e se despede da Copa do Mundo
O Flamengo foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes na noite desse domingo (29) ao ser derrotado pelo Bayern de Munique por 4 a 2, em Miami. Os alemães avançaram às quartas de final e agora vão enfrentar o PSG no sábado (5). Depois de uma campanha brilhante na fase de grupos, em que foi a primeira das 32 equipes que começaram a competição a se classificar às oitavas de final, o Rubro-Negro não conseguiu impor seu jogo contra o Bayern de Munique. O time começou nervoso e levou dois gols com menos de 10 minutos – Erick Pulgar, contra, e Harry Kane. Depois, equilibrou a partida, criou chances e diminuiu num belo gol de Gerson. Quando o confronto era parelho, o Bayern fez o terceiro, aos 40 do primeiro tempo, com Goretzka. No segundo tempo, Jorginho, de pênalti, marcou para o Flamengo. Aos 27, no entanto, Harry Kane, novamente, ampliou a vantagem para o Bayern. O Flamengo deixa o Mundial com saldo positivo: foram duas vitórias (2 a 0 no Espérance (Tunísia) e 3 a 1 no Chelsea, de virada), um empate (1 a 1 com os Los Angeles) e uma única derrota, para o Bayern de Munique.
Veículo roubado em Fortaleza é recuperado pela PRF no MS após percorrer mais de 3000 km
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo e prendou o condutor dele, na sexta-feira (27), em Sidrolândia (MS). O veículo saiu de Fortaleza (CE) com destino à fronteira. A equipe de policiais rodoviários federais abordou o veículo Toyota CCross XRX, no km 416 da BR-060. O veículo era conduzido por um homem, que teria saído de Fortaleza (CE) com destino à Ponta Porã (MS). Na entrevista policial, o homem demonstrou nervosismo com as perguntas dos agentes e também deu respostas desconexas acerca dos motivos da viagem. Após fiscalização veicular, os policiais constataram diversos sinais de adulteração no automóvel e além de um registro de roubo na capital cearense no dia último dia 22. O condutor confessou então que havia sido contratado para deixar o veículo na fronteira. Ele foi então encaminhado para a Polícia Civil de Sidrolândia, juntamente com o veículo.
Leão XIV exorta seminaristas a testemunhar a ternura de Cristo
O papa Leão XIV exortou nesta terça-feira (24) centenas de seminaristas de todo o mundo a testemunharem a “ternura” e a “misericórdia” de Cristo num “mundo onde muitas vezes há ingratidão e sede de poder”. “O seminário deve ser uma escola dos afetos”, disse o papa em seu primeiro encontro oficial com seminaristas do mundo todo. “Hoje de modo especial, num contexto social e cultural marcado pelo conflito e pelo narcisismo, precisamos aprender a amar e fazê-lo como Jesus”. Chegando ao altar da basílica de São Pedro, onde ocorreu o encontro como parte do Jubileu dos Sacerdotes, Leão XIV foi recebido com aplausos entusiasmados, e seu discurso foi interrompido várias vezes por gritos de alegria e gritos de “Papa Leão!” Ele chegou a improvisar algumas palavras em espanhol no encontro com os futuros padres, que viajaram a Roma na última semana para participar desse Jubileu em celebração ao Ano Santo de 2025. “Também digo algumas palavras em espanhol”, disse o papa. “Obrigado por terem aceitado com coragem o convite do Senhor para continuarem sendo discípulos, para serem corajosos, para entrarem no seminário. E não tenham medo”. Leão XIV os exortou a abraçar “os sentimentos de Cristo, a progredir na maturidade humana, especialmente afetiva e relacional”, e a rejeitar “toda máscara e hipocrisia”. Não esconder os limites “Com o olhar fixo em Jesus, devemos também aprender a nomear e expressar a tristeza, o medo, a angústia e a indignação, trazendo tudo isso para o nosso relacionamento com Deus”, disse o papa. “Crises, limitações e fraquezas não devem ser escondidas, mas sim ocasiões de graça e experiência pascal”. Ele disse também que o centro de todo caminho de discernimento deve ser o coração, embora às vezes “possa ser assustador, porque nele também há feridas”. “Não tenham medo de cuidar deles, deixem-se ajudar, porque é justamente dessas feridas que nascerá a capacidade de estar com quem sofre”, disse Leão XIV. “Sem uma vida interior, a vida espiritual é impossível, porque Deus nos fala justamente ali, no coração”. Segundo Leão, assim como Cristo amou com um coração humano, os sacerdotes “são chamados a amar com o Coração de Cristo”. O papa destacou a necessidade de fazer um trabalho interior que permita também “aprender a reconhecer os movimentos do coração”. “Não só as emoções rápidas e imediatas típicas dos jovens, mas sobretudo os seus sentimentos, que os ajudam a descobrir a direção das suas vidas”, disse Leão XIV. “Se aprenderem a conhecer os seus corações, tornar-se-ão cada vez mais autênticos e não precisarão de usar máscaras”. Assim, ele disse que o caminho privilegiado para a interioridade é a “oração”. O papa também falou sobre o risco de uma vida espiritual superficial “numa era de hiperconectividade”, na qual se torna cada vez mais “difícil experimentar o silêncio e a solidão”. No entanto, ele disse que sem encontrar Cristo, “não podemos nem mesmo conhecer verdadeiramente a nós mesmos”. O clamor dos pobres e oprimidos Leão XIV também pediu aos seminaristas que escutassem, como Jesus, “o grito muitas vezes silencioso dos pequenos, dos pobres e dos oprimidos, e de tantos — especialmente os jovens — que buscam um sentido para suas vidas”. “Nada de vocês deve ser descartado, mas tudo deve ser assumido e transfigurado na lógica do grão de trigo, para que vocês se tornem pessoas e sacerdotes felizes, pontes e não obstáculos para o encontro com Cristo daqueles que se aproximam de vocês”, disse também o papa. Ele disse também que hoje, envolver-se “na fascinante aventura da vocação sacerdotal não é nada fácil” e elogiou a decisão deles de “se tornarem arautos gentis e firmes da Palavra que salva, servos de uma Igreja aberta em missão”. Testemunhas de esperança “A sabedoria da Mãe Igreja busca sempre as formas mais adequadas para a formação dos ministros ordenados”, disse o papa, enfatizando que essa missão não pode ser cumprida sem o envolvimento ativo dos próprios seminaristas. “Hoje vocês não são só peregrinos, mas testemunhas de esperança”, disse Leão XIV a eles, encorajando-os a se deixarem moldar pelo Espírito Santo e a praticar um estilo de vida marcado pela “gratuidade, ternura e misericórdia”. Em várias ocasiões, ele retomou a imagem do Coração de Jesus como símbolo do sacerdócio segundo Deus e citou a esse respeito a última encíclica do papa Francisco, Dilexit nos: “O Coração de Cristo é animado por uma imensa compaixão: é o Bom Samaritano da humanidade”. O papa concluiu destacando que os seminaristas devem aprender a “alimentar” o povo de Deus, não só com palavras, mas com a dedicação da própria vida.
Mulher é assassinada com golpe de facão dentro de quitinete em MS
Rose Antônia de Paula, de 40 anos, foi encontrada morta com golpe de facão em uma quitinete localizada na Avenida José Ferreira da Costa, em Costa Rica, na manhã de sábado (28/6). O companheiro da vítima é apontado como suspeito do 17º feminicídio ocorrido este ano em Mato Grosso do Sul. Segundo o Campo Grande News, o crime aconteceu na noite de sexta-feira (27/6). Rose era de Bonito e foi para Costa Rica passar alguns dias com o autor, de 38 anos. Testemunhas relataram que o casal chegou na residência por volta das 20h do dia 27 e 1 hora depois o homem saiu sozinho. Na manhã de ontem, vizinhos notaram a falta de Rose que tomava café sempre em um restaurante ao lado da quitinete. Eles tentaram contato com a vítima que não atendeu as ligações e então fora até a residência. No local viram sangue saindo por debaixo da porta. Havia diversas marcas de sangue no local e a suspeita é que ela tenha sido atingida apenas por um golpe de facão. A Perícia e PC (Polícia Civil) foram chamadas. O homem foi identificado apenas como Juliano e teria saído do local em uma motocicleta vermelha. Ele é procurado e o caso investigado como feminicídio.








