Encontrado na manhã desta quarta-feira (02), em um córrego localizado entre os bairros Vila Cachoeirinha e Estrela Porã, o corpo de Jorge Antônio Alves da Silva, de 54 anos, que segundo a esposa, estava desaparecido há seis dias. Jorge foi localizado preso entre galhos e raízes às margens do córrego. Ele estava sem camisa, vestia apenas um short e foi visto por populares que passavam pelo local e acionaram o Corpo de Bombeiros. A PM (Polícia Militar) também foi para o local. Equipes da PC (Polícia Civil) e investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) também compareceram ao local para apurar as circunstâncias da morte. Não há informações preliminares que indiquem sinais visíveis de violência, e as causas da morte serão determinadas após exame necroscópico no IML (Instituto Médico Legal). À reportagem, a esposa de Jorge Antônio contou que ele era alcoólatra. A polícia trabalha agora para traçar a linha do tempo dos últimos momentos de Jorge Antônio e entender o que pode ter levado à sua morte.
DOF apreende veículo carregado com agrotóxicos
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (01), em Caarapó, um automóvel VW Parati com defensivos agrícolas contrabandeados. Na ação, ninguém foi preso. Os militares faziam patrulhamento pela MS-278, próximo a MS-378, quando avistaram um veículo suspeito. Ao perceber a presença dos policiais, o condutor tentou empreender fuga. Durante acompanhamento, o condutor abandonou o veículo e fugiu em meio a lavoura de milho. No interior do veículo foram encontrados aproximadamente 800 litros de Defensivos Agrícolas contrabandeados. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com os agrotóxicos e o veículo, na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 825 mil.
Policiais apreendem veículo que seguia para o Paraná com drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (01), em Aral Moreira, um veículo Chevrolet Onix com drogas. Na ação, um homem de 27 anos foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-386, área rural do município, quando visualizaram o veículo suspeito, momento em que foi dada ordem de parada, a qual não foi respeitada pelo condutor que empreendeu fuga. Durante acompanhamento, após alguns quilômetros, o condutor do Onix foi abordado e detido pelos policiais. No interior do veículo foram encontrados 83 quilos de maconha. O autor informou aos policiais que receberia dez mil reais para levar o entorpecente de Ponta Porã até Curitiba (PR). A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o veículo, entorpecente e autor, na Delegacia da Polícia Civil em Aral Moreira. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 217 mil.
Prefeitura inicia obra preventiva em ponte entre Canaã IV e Parque das Nações II
A Prefeitura de Dourados deu início, na manhã desta quarta-feira (2), a uma obra preventiva de recuperação da malha asfáltica sobre a ponte da Rua José Josino Salgueiro, que liga os bairros Parque das Nações II e Canaã IV. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, acompanharam o início dos trabalhos no local. A intervenção foi motivada por sinais de afundamento e trincas no asfalto, além de falhas na calçada e na estrutura das tubulações subterrâneas. “É uma obra que precisa de reparo, e assim vamos fazer para evitar que a situação se agrave, necessitando de intervenções maiores”, destacou o prefeito. “Quando a prefeitura se antecipa, fazendo o trabalho preventivo, consegue evitar o desperdício de dinheiro público com eventual obra de reconstrução”, completa. Essa é a segunda obra preventiva em pontes realizada pela atual gestão. A primeira ocorreu em março deste ano na Rua Aurora Augusta de Matos, na região da Chácara Flora e Unigran. O prefeito reforça que a administração está empenhada em atuar antes que os problemas se tornem emergências. “Não vamos fazer como gestões anteriores, que deixaram o pior acontecer para depois iniciar uma obra que fica muito mais cara”, completou Marçal. Casos semelhantes ocorreram em anos anteriores por falta de manutenção preventiva. Em 2019, a Avenida Presidente Vargas, BNH 3º Plano, ficou interditada por meses após o colapso da pista. Já em 2022, na Rua Hayel Bon Faker, no jardim Europa, um carro chegou a cair em um buraco causado pelo agravamento de problemas estruturais. De acordo com o secretário Luis Roberto, há quatro tubulações sob a ponte da Rua José Josino Salgueiro. Uma delas será refeita parcialmente, enquanto outra precisará ser reconstruída por completo. Para a execução da obra, o trecho foi totalmente interditado e a previsão é que os serviços sejam concluídos em pelo menos duas semanas, se o tempo permanecer firme. Durante esse período, os motoristas devem utilizar rotas alternativas. A prefeitura pede compreensão dos moradores e reforça que a obra é essencial para garantir a segurança da população e a durabilidade da infraestrutura viária na cidade.
PRF, MPMS e Procon-MS unem forças em ações de inclusão e atendimento prioritário no MS
APolícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e o Procon-MS estão intensificando a atuação conjunta para promover a inclusão social e garantir o atendimento prioritário a grupos amparados por lei. Nesta terça-feira (1), o superintendente da PRF em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno, recebeu a Promotora de Justiça Paula Volpe, da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, e a chefe da Unidade de Orientação e Pesquisa do Procon-MS, Rosimeire Costa, para uma reunião institucional. Também participaram do encontro o presidente da Comissão Regional de Inclusão da PRF-MS e gerente do projeto “PRF Amiga dos Autistas”, policial rodoviário federal Alexandre Figueiredo de Araújo, e o chefe do Escritório Regional de Direitos Humanos da PRF-MS, PRF Ricardo Costa. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para ampliar o alcance do conhecimento sobre os direitos previstos em legislações federais e estaduais, com foco especial em públicos que possuem atendimento prioritário assegurado, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes. As instituições integram um grupo de trabalho voltado à produção de materiais educativos e à capacitação de profissionais que atuam no atendimento ao público, reforçando o compromisso com a cidadania, o respeito à dignidade humana e a inclusão social.
Prefeitura é parceira do Outlet do Jeans, que vai apoiar pessoas com deficiência
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdes) é parceira do Outlet do Jeans, evento que vai acontecer entre os dias 17 e 19 de julho, no Centro de Convenções Antonio Tonanni, com o objetivo de arrecadar fundos para apoiar a Associação Brasileira Assistencial (ABA). Serão comercializadas calças, shorts, saias e jaquetas de marcas renomadas com até 70% de desconto. Conforme Gisele Ferreira, coordenadora da Residência ABA em Dourados, o intuito é apoiar o atendimento prestado à pessoas com deficiência, que é integral e contínuo e conta com suporte de equipe multiprofissional composta por cuidadores, auxiliares de cuidadores, motoristas e outros profissionais especializados. O trabalho promove autonomia, inclusão social e a qualidade de vida aos usuários, que são portadores de deficiência. “Pretendemos envolver toda a sociedade nessa ação, tão importante para ajudar essas pessoas que por algum motivo não puderam dispor de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e que levará ao público grandes oportunidades de economizar” , destacou. Serão comercializadas peças novas e originais de marcas famosas como Zoomp, Calvin Klein, Lelis Blanc, Shoulder, Ricardo Almeida, Brooksfield, Canal, Caution, Gregory, John John, entre outras. Vale destacar que toda a mercadoria é nova, adquirida diretamente da fábrica. A Prefeitura de Dourados apoia a iniciativa diante do compromisso em incentivar o bem-estar de todos os cidadãos, e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. SOBRE A RESIDÊNCIA INCLUSIVA O serviço é destinado a jovens e adultos com deficiência que não dispõem de condições de autossustentabilidade, de retaguarda familiar temporária ou permanente ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência. O atendimento é destinado a jovens e adultos com deficiência, de 18 a 59 anos, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, que estejam em processo de desinstitucionalização ou outras formas de acolhimento que se enquadrem nos requisitos do serviço.
Trio que roubou crianças a caminho da escola e praticou outros diversos roubos no mês de junho é identificado e indiciado pela Polícia Civil
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos (DERF), identificou, nesta terça-feira (1/7) e indiciou dois homens e uma mulher por uma série de roubos cometidos em Campo Grande entre os dias 6 e 12 de junho. Entre os crimes está o roubo que ganhou grande repercussão ao mostrar uma mulher abordando e subjugando crianças que iam para a escola no bairro Aero Rancho. As imagens captadas por câmera de segurança mostram o momento em que a criminosa aborda duas meninas em via pública e consegue subtrair os pertences de uma delas, fugindo em seguida com o comparsa em uma motocicleta vermelha. Além desse crime, o trio também é acusado de dois roubos a estabelecimentos comerciais. No dia 11 de junho, uma farmácia na Avenida Manoel da Costa Lima foi assaltada por dois homens armados, que fugiram com R$ 637,00 em dinheiro e um celular. No dia seguinte, o grupo atacou uma padaria, de onde levaram R$ 600,00 em dinheiro e outro aparelho celular, novamente usando a mesma motocicleta vermelha, posteriormente identificada como dublê (clonada). Durante as investigações, a DERF conseguiu identificar a motocicleta utilizada para a prática dos crimes e também a residência de um dos autores, conhecido como “Paulista”, de 39 anos. No local, foram apreendidas roupas, capacetes e uma mochila idêntica à usada pela mulher no dia do roubo às crianças. Paulista é apontado como mentor dos crimes e tem vasta ficha criminal, com passagens por tráfico de drogas e evasão do regime semiaberto. Também foram identificados um homem de 38 anos, coautor dos roubos à farmácia e à padaria, e uma mulher de 33 anos, que participou diretamente do roubo às crianças. No momento da apreensão do material, os dois homens já estavam presos no Presídio de Segurança Máxima da Capital por receptação. Ambos confessaram os crimes durante interrogatório. Diante das provas reunidas, os três foram indiciados por roubos majorados pelo concurso de pessoas e uso de arma de fogo.
Meia Maratona do Fogo percorrerá 21 quilômetros entre Dourados e Itaporã
Os apaixonados por corrida contam com um grande evento no dia 20 de julho: a Meia Maratona do Fogo. A ação é retomada após sete anos e promete aquecer o cenário esportivo local. O trecho da competição é entre Dourados e Itaporã e a largada é às 6h30, no Ginásio de Esportes de Itaporã, com chegada no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, região central de Dourados. O evento retorna em sua 6ª edição em comemoração à Semana do Bombeiro e será organizado por uma força-tarefa envolvendo a Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Itaporã, Corpo de Bombeiros e a Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). A competição terá premiação por faixa etária nas categorias masculino e feminino: 18-29, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69 e acima de 70 anos. Os cinco primeiros colocados na classificação geral das categorias masculino, feminino e militar receberão troféus e premiação em dinheiro. Já os três primeiros colocados de cada faixa etária serão premiados com troféus. Todos os atletas que concluírem a prova e estiverem regularmente inscritos, respeitando o regulamento, receberão medalhas de participação. As inscrições estão abertas e são limitadas a 200 atletas. O valor da inscrição é de R$ 50, com direito a um kit composto por camiseta, chip de cronometragem e número de peito. O cadastro será feito pela plataforma Kmais. Em recente reunião com autoridades esportivas para debater o evento, o prefeito Marçal Filho enalteceu a retomada da iniciativa e destacou a importância de ações que incentivem qualidade de vida e integração social. O encontro contou ainda com a participação da diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Giselly Amaral Assunção; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Alerson de Jesus Muniz; o diretor de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Itaporã, Diego Campos; o diretor de Esportes de Itaporã, Osvaldo Mendes; o diretor da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, Luis Olmedo; e a tenente Camila Souza, do Corpo de Bombeiros de Dourados. Um ponto destacado pela organização é que a volta da prova representa um primeiro passo para o resgate da tradicional Maratona, de 42 km, realizada entre Dourados-Fátima do Sul. INSCRIÇÕES Para inscrições para Meia Maratona do fogo e outros detalhes, basta acessar: https://www.kmaisclube.com.br/eventos/6-meia-maratona-do-fogo-2025/ZW08qflZAgeXAv2gN2s2 .
Câmara de Dourados homenageia presidentes da ACED
A nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) tomou posse na última segunda-feira (30) e o empresário Everaldo Leite Dias assumiu a presidência da entidade para o triênio 2025/2028. A presidente da Câmara de Dourados, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), participou da solenidade e entregou moção honrosa ao presidente que agora inicia a gestão e ao ex-presidente da associação, Paulo Roberto Campione. A moção honrosa entregue pela Câmara de Dourados é uma forma de homenagear, mas também reforçar o compromisso entre o legislativo e a ACED, que é uma instituição altamente relevante para os empresários locais. Durante seu discurso na solenidade, Liandra reforçou a importância da associação e o comprometimento com Dourados. “A ACED não é apenas uma entidade. É uma força que impulsiona sonhos, que organiza vozes, que defende os interesses de quem investe, gera emprego e acredita em Dourados. Dos tempos das ruas de terra aos dias de inteligência artificial e revolução digital, a ACED esteve presente. Adaptando-se, inovando, representando. A cidade cresceu com ela, e ela cresceu com a cidade”, afirmou a vereadora. A cerimônia contou com o discurso do presidente da gestão 2022/2025, Paulo Roberto Campione, que enalteceu o trabalho de reestruturação e fortalecimento da ACED iniciado com seu antecessor, Nilson Aparecido do Santos (2019/2022), e desejou sucesso à nova diretoria. O novo presidente, Everaldo Leite Dias, reforçou a importância da parceria entre o poder público e o comércio, e reforçou seu compromisso em apoiar o associativismo e o empresariado local. “Existe um dito popular que todo brasileiro conhece: ‘Se ficar o bicho come; se correr o bicho pega’, mas o professor Mario Sergio Cortella traz um outro ponto: ‘Se juntar, o bicho foge!’. Isso resume o espírito do associativismo. Convido todos a abraçarem este novo ciclo, porque se permanecer isolado, o empresário pode ser engolido pela complexidade dos tempos atuais. Se tentarmos correr sozinhos, o desgaste será imenso. Mas se continuarmos juntos — ACED e associados, poder público e iniciativa privada — podemos transformar obstáculos em oportunidades e fazer de Dourados um polo cada vez mais vibrante e competitivo”, afirma. Também estiveram na posse e participaram da entrega da moção, os vereadores Dalton (PL), Ana Paula (Republicanos), Pedro Pepa (União), Jânio Miguel (PP), Karla Gomes (Podemos), Daniel Jr (PP), Sargento Prates (PL), Alex Cadeirante (PSDB), Elias Ishy (PT) e Inspetor Cabral (PSD).








