Teve início nesta semana a entrega de câmaras refrigeradas para os NRS (Núcleos Regionais de Saúde) que compõem a Rede de Frio de Mato Grosso do Sul, em uma ação do Governo do Estado que fortalece a logística de imunização garantindo mais segurança no armazenamento e na conservação de vacinas em todas as regiões. Os equipamentos foram adquiridos por meio de ata de registro de preços e estão sendo entregues aos núcleos situados nas cidades de Coxim, Paranaíba, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana e Jardim. O objetivo é descentralizar a estrutura de conservação dos imunizantes, regionalizando o armazenamento para facilitar o acesso pelos municípios, melhorando ainda mais a logística e permitindo maior agilidade nas campanhas de vacinação. Segundo o gerente de Processos e Rede de Frio Estadual, Alberth Rangel Alves de Brito, o reforço na infraestrutura de frio é essencial para manter a qualidade e a eficácia das vacinas. “A entrega dessas câmaras refrigeradas responde a uma demanda apresentada pelos próprios núcleos regionais e fortalece nossa capacidade de atuação em cada microrregião. É um avanço que impacta diretamente a segurança do processo vacinal”, enfatiza. Coordenador Estadual de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Frederico Moraes explica que a iniciativa segue as diretrizes do PNI (Programa Nacional de Imunização) e representa uma conquista logística para a imunização no estado. “Estamos estruturando a Rede de Frio com equipamentos modernos e eficientes, que ampliam a capacidade de armazenamento e garantem a temperatura ideal dos imunobiológicos. É uma entrega estratégica, feita com planejamento técnico e em diálogo com as macrorregiões”, detalha. Distribuição As entregas estão sendo realizadas conforme cronograma pré-definido, articulado entre as áreas técnicas da SES e os coordenadores dos núcleos regionais. O cronograma de distribuição segue até o final de julho, com apoio da Gerência de Transportes e da Gerência de Almoxarifado da SES, secretaria responsável pela aquisição dos equipamentos. Danúbia Burema, Comunicação SES Danúbia Burema, Comunicação SES
MS conquista três Institutos de Ciência com foco na biotecnologia e produção sustentável
Mato Grosso do Sul passa a integrar de forma ainda mais expressiva o cenário nacional de ciência e inovação com a aprovação de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) em chamada promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com resultado final divulgado esta semana. As propostas coordenadas pela Embrapa Gado de Corte, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) terão impacto na ampliação da competitividade e sustentabilidade do agro brasileiro. Juntos os INCTs receberão R$ 40 milhões de reais em investimentos para coordenar grandes grupos de pesquisa. A parceria oficializada com o governo estadual prevê R$27,519 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fundo de fomento à ciência do país, vinculado ao MCTI. Outros R$11,433 milhões virão por meio da Fundect e R$ 685,9 mil da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “A ampliação da proposta do INCT Bioinspr/UCDB e a aprovação inédita dos INCTs da Embrapa Gado de Corte e da UEMS no programa refletem a excelência científica local e alinham-se às estratégias de desenvolvimento sustentável e tecnológico do Estado” – Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect. “O apoio da Fundect aos novos INCTs fortalece a base científica do estado e estimula a geração de soluções inovadoras com alto potencial de transferência tecnológica, sobretudo em setores estratégicos como o agronegócio e a cadeia da proteína animal”, afirma Nalvo Franco, diretor-científico da fundação. A iniciativa integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, concebido para fomentar redes colaborativas de pesquisa com alto impacto científico, tecnológico e social. A edição atual da chamada priorizou áreas estratégicas como biotecnologia, inteligência artificial, mudanças climáticas, saúde pública e desenvolvimento sustentável – e os dois projetos sul-mato-grossenses estão diretamente inseridos nessas temáticas. INCT Bioinspir: Biotecnologia e inovação inspirada na natureza Coordenado pelo professor Octávio Luiz Franco, o INCT Bioinspir amplia sua atuação, anteriormente voltada à área da saúde, para desenvolver moléculas bioativas com aplicação no agronegócio. O projeto, que já havia captado R$ 4,9 milhões em edital anterior da Fundect, agora passa a atuar diretamente no controle biológico de pragas, fungos e bactérias em plantas. “Expandimos nossa atuação para o setor agrícola, após amplo diálogo com o setor produtivo e o governo estadual, que enxergam no agro uma das principais vocações econômicas de Mato Grosso do Sul” – Octavio Luiz Franco. O pesquisador afirma que um dos diferenciais da nova etapa do Bioinspir é o uso de plataformas baseadas em inteligência artificial, voltadas à aceleração do desenvolvimento de peptídeos e compostos inovadores, com potencial de gerar novos produtos no mercado. O Bioinspir é composto por uma rede robusta, com mais de 15 instituições nacionais e 24 internacionais. Entre os parceiros estão universidades e empresas de tecnologia de diversos países, além de grandes indústrias e startups brasileiras. Além da sede física na UCDB, o instituto opera de forma descentralizada, em modelo de laboratório em rede. As amostras e os pesquisadores circulam entre os parceiros internacionais, otimizando tempo e recursos. INCT Gado de Corte: Ciência para uma pecuária mais sustentável e eficiente Com R$ 13,5 milhões em financiamento, o INCT Gado de Corte, liderado pelo pesquisador Rodrigo Gomes (Embrapa Gado de Corte), estrutura-se como uma grande rede colaborativa nacional e internacional voltada à transformação da pecuária bovina brasileira. O projeto reúne 30 instituições de ensino e pesquisa, incluindo 11 unidades da Embrapa, 15 universidades brasileiras, o Instituto de Zootecnia de São Paulo, a Fiocruz-MS e dois centros internacionais de excelência: a Universidade de Edimburgo (Escócia) e a Kansas State University (EUA). O projeto está organizado em seis grandes frentes temáticas para desenvolver ações voltadas à sustentabilidade, segurança sanitária, melhoramento genético, reprodução animal, recuperação de pastagens degradadas e descarbonização da pecuária. “Espera-se ainda evoluir o processo de melhoramento genético animal e também as práticas de reprodução para promover a eficiência e resiliência dos rebanhos bovinos brasileiros frente aos desafios climáticos e ambientais impostos e, também, a estruturação de uma plataforma de inteligência baseada em ciência de dados e inteligência artificial, para suporte aos diferentes atores da cadeia da carne bovina”, afirma Rodrigo Gomes, líder da iniciativa. Para isso, a equipe estabeleceu 40 metas, com entregas que envolvem cultivares forrageiras, bioinsumos e sistemas de produção para intensificação sustentável e descarbonização, além de softwares, soluções para inspeção sanitária e tecnologias para a vigilância de doenças, visando à promoção da segurança sanitária da carne brasileira em padrões internacionais. PantaClima: Ciência e Sustentabilidade para o futuro do Pantanal O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia PantaClima será um centro de pesquisa com cientistas de diferentes áreas e instituições para enfrentar um dos maiores desafios da atualidade: os impactos das mudanças climáticas no Pantanal. Por meio das pesquisas, o Instituto pretende gerar conhecimento científico de ponta para utilização em políticas públicas e práticas concretas que promovam o uso responsável do território. Coordenado pelo professor Jolimar Antonio Schiavo e com vice-coordenação da professora Patricia Vieira Pompeu, ambos da UEMS de Aquidauana, o instituto também vai reunir pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, como a EMBRAPA Pantanal, a Universidade de Zurique (Suíça) e a Universidade do Norte do Texas (EUA). A ideia do PantaClima é realizar uma abordagem multidisciplinar para compreender como o Pantanal está sendo afetado pelas alterações climáticas. Para além disso, o instituto pretende propor soluções sustentáveis, garantindo a conservação do bioma e o bem-estar das comunidades locais. Entre os principais focos do PantaClima estão o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa, a avaliação dos serviços ecossistêmicos, a análise dos impactos sobre os recursos hídricos, solos, biodiversidade e o regime de queimadas. Além disso, o projeto desenvolve tecnologias e práticas como o uso de microrganismos benéficos, sistemas silvipastoris com espécies nativas e estratégias de recuperação de áreas degradadas. Maristela Cantadori e Paulo Ricardo Gomes, Comunicação Fundect
Inscrições abertas para o IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica, em Campo Grande
Farmacêuticos, profissionais da saúde e estudantes já podem garantir sua vaga no IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica, que será realizado nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. As inscrições estão abertas pelo link: https://doity.com.br/mfc. Com o tema “Farmacêutico In Foco: Inovação, Cuidado e Impacto na Saúde!”, o evento reunirá especialistas para discutir o papel estratégico do farmacêutico clínico na prevenção de internações, na adesão ao tratamento e na promoção do uso racional de medicamentos. A programação inclui palestras, painéis sobre tecnologias em saúde, experiências exitosas do SUS e apresentação do panorama nacional da farmácia clínica pelo Ministério da Saúde. Promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com o CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de MS), CFF (Conselho Federal de Farmácia), SBFC (Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica) e a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, o evento está alinhado à PAS (Programação Anual de Saúde) 2025 e às políticas públicas de qualificação da assistência farmacêutica nos 79 municípios do Estado. “O Meeting é mais que um espaço de atualização: é uma estratégia de fortalecimento do SUS. Quando o farmacêutico clínico orienta corretamente o paciente, ele minimiza reações adversas, reduz internações e contribui diretamente para a segurança do tratamento”, destaca Patrícia Veiga Carrilho Olszewski, coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES. Além de oferecer capacitação técnica, o Meeting valoriza a atuação do farmacêutico como agente de transformação no SUS e fortalece a integração entre os diversos níveis da atenção à saúde. Garanta sua participação Evento: IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica Data: 14 e 15 de agosto de 2025 Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Campo Grande/MS Tema: “Farmacêutico In Foco: Inovação, Cuidado e Impacto na Saúde!” Inscrições: https://doity.com.br/mfc Danúbia Burema, Comunicação SES
Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (2) que os interesses de poucos grupos econômicos prevalecem no Congresso Nacional, em detrimento do conjunto da população brasileira. Lula defendeu a decisão do governo de recorrer à Justiça contra a derrubada, pelo parlamento, do decreto que aumentou alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Se eu não entrar com um recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte, ou seja, eu não governo mais o país. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. Ele [Congresso] legisla, e eu governo”, disse em entrevista à TV Bahia, em Salvador (BA). “Nós não estamos propondo aumento de imposto, nós estamos fazendo um ajuste tributário nesse país para que os mais ricos paguem um pouco para que a gente não precise cortar dinheiro da educação e da saúde. Houve uma pressão das bets, das fintechs, eu não sei se houve pressão do sistema financeiro. O dado concreto é que os interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo”, acrescentou. Lula afirmou que, ao pautar a derrubada do decreto do IOF, o presidente da Câmara, Hugo Motta, descumpriu um acordo que havia sido feito com o Executivo, sobre medidas compensatórias. A decisão foi anunciada por Motta horas antes da votação, em postagem nas redes sociais, na semana passada. Para o presidente Lula, essa decisão foi absurda; ainda assim, ele afirma que não há rivalidade com o Congresso. “O presidente da República não rompe com o Congresso, o presidente da República reconhece o papel que o Congresso tem. Eles têm os seus direitos, eu tenho os meus direitos. Nem eu me meto no direito deles nem eles se metem no meu direito. E, quando os dois não se entenderem, a Justiça resolve”, disse. “O presidente da República tem que governar o país e decreto é uma coisa do presidente da República. Você pode ter um decreto legislativo quando você tem alguma coisa que fira muito a Constituição, o que não é o caso. O governo brasileiro tem o direito de propor IOF, sim”, defendeu na entrevista. Lula está em Salvador, onde cumpre agenda de celebração da Independência do Brasil na Bahia. De lá, ainda hoje, ele viajará a Buenos Aires, para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (3). Na sequência, o presidente segue para o Rio de Janeiro, onde preside a Cúpula do Brics. “Quando eu voltar, eu, tranquilamente, vou conversar com o Hugo, com o [presidente do Senado] Davi Alcolumbre e vamos voltar à normalidade política nesse país”, destacou. Nessa terça-feira (1º), a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou ação declaratória de constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do presidente Lula e com base em estudo técnico e jurídico solicitado ao órgão na semana passada. O relator do caso será o ministro Alexandre de Moraes. Entenda O decreto elaborado pelo Ministério da Fazenda aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio, com o objetivo de reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. A maioria dos parlamentares, entretanto, não concordou com a elevação das alíquotas e tem cobrado o corte de despesas primárias. “Como é que você pode falar em corte de gasto, de despesa, querendo mexer na educação?”, questionou Lula, sobre a proposta de desvinculação dos pisos da saúde e da educação, que os valores mínimos que devem ser investidos nessas áreas. O governo alegou que o aumento do IOF é necessário para evitar mais cortes em políticas sociais e maiores contingenciamentos que podem afetar o funcionamento da máquina pública. Além disso, segundo o Ministério da Fazenda, as regras do decreto corrigiam injustiças tributárias de setores que não pagam imposto sobre a renda. “Você sabe qual foi a proposta que eu fiz? É que a gente possa cortar 10% linear em todos os benefícios fiscais. Você sabe quanto que tem de isenção e desoneração nesse país? Sabe quanto que se deixa de pagar imposto nesse país? R$ 860 bilhões. Se você tirar 10% linear, o cara que tem 100% vai ficar com 90%. Ele vai continuar rico. Vai continuar tendo benefício. E você não precisa cortar dinheiro da educação ou da saúde”, argumentou Lula. “Nós temos que cortar em quem tem gordura, temos que fazer uma bariátrica em quem tem muita gordura para que a gente possa atender as pessoas mais necessitados”, acrescentou. Entre as medidas propostas pelo governo no decreto estão o aumento da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) tanto das apostas eletrônicas, as chamadas bets, de 12% para 18%; quanto das fintechs, de 9% para 15%, igualando aos bancos tradicionais. Também há a previsão da taxação das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos que atualmente são isentos de Imposto de Renda. Antes mesmo da derrubada do decreto, o governo editou, no início de junho, uma medida provisória (MP) com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos. A ideia da MP era atender uma pressão do próprio Congresso. A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, mas o decreto foi derrubado pelo Congresso da mesma forma. Agência Brasil
Setor produtivo pede ao STF que mantenha decisão do Congresso contra aumento do IOF
A Coalizão das Frentes Parlamentares do Setor Produtivo divulgou nota na qual afirma que a decisão do governo de recorrer à Justiça contra a derrubada do aumento do IOF, pelo Congresso Nacional, “visa abalar a harmonia entre os Poderes e atentar à soberania do Legislativo”. As frentes parlamentares dizem esperar que o STF mantenha as decisões do Congresso, que consideram soberanas, e impeçam “o andamento de artifícios judiciais que apenas aprofundam a instabilidade entre os Poderes. Segundo a nota, com ampla maioria, o Poder Legislativo exerceu seu papel constitucional ao sustar um ato do Executivo, que impunha aumento de impostos sem debate democrático e com claros desvios de finalidade – um imposto regulatório sendo utilizado com fins arrecadatórios. “O aumento desse imposto encarece o crédito, pressiona a inflação e reduz o consumo, sobretudo entre os mais vulneráveis, afetando a mobilidade social. A mudança também afetaria famílias de baixa renda, já que incluiria a elevação da alíquota para empréstimos de curto prazo para 3,5%, até então isentos”, diz a nota, assinada por 17 frentes parlamentares do Congresso Nacional. “Ao judicializar uma derrota política, o governo demonstra incapacidade de articulação e desprezo pelo diálogo com a sociedade, além de expor a fragilidade das contas públicas, uma vez que busca cumprir a meta fiscal somente com ampliação de impostos, sem reavaliação de despesas. Tal manobra não apenas agrava a crise institucional, como também sinaliza uma tentativa de subverter o sistema de freios e contrapesos, fundamental para o funcionamento do Estado Democrático de Direito”, prossegue. Assinam a nota, entre outras, as frentes parlamentares do Comércio e Serviços, do Turismo, da Aviação, da Cultura e Entretenimento, da Mulher Empreendedora, da Mineração Sustentável e da Saúde. Fonte: Agência Câmara de Notícias
CBF começa a definir logística para o Mundial de 2026
Tão logo assegurou a vaga no Mundial de 2026, o Departamento de Seleções da CBF iniciou os preparativos visando à participação do Brasil na competição. Nos últimos dias, Sérgio Dimas, supervisor geral da CBF, e Guilherme Passos, fisiologista, estiveram nos Estados Unidos visitando e inspecionando possíveis locais de treinamento e hospedagem da delegação. Como parte da preparação da equipe para o torneio, a CBF mapeou vários locais que poderão abrigar o Brasil durante a Copa do Mundo, que será disputada na América do Norte, com sedes no Canadá, Estados Unidos e México. Pela primeira vez o principal torneio da FIFA terá 48 países representados por suas respectivas seleções. Para Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas da CBF, esta etapa é primordial para os objetivos do Brasil na competição: “Assim que confirmamos a classificação matemática para a Copa, disparamos nosso planejamento em busca de identificar os melhores “base-camps” (bases operacionais das equipes, compostas por instalações de treino e alojamentos da Fifa), para quando tivermos o sorteio dos grupos em dezembro. A ida do Sérgio Dimas e do Guilherme procura também identificar o que a gente chama de “base-camp CBF”, que vai ser onde faremos a nossa fase preparatória”. O objetivo principal da viagem é buscar melhor qualidade de gramados, hotéis, facilidades de logísticas, a menor diferença possível de fuso e outros fatores que poderão influenciar positivamente no desempenho da Seleção. Identificadas e mapeadas essas opções, a decisão deverá ser tomada antes mesmo do sorteio, pois várias seleções estão em busca de seus locais de preparação. “É obrigação nossa ter essas opções levantadas. Uma Copa do Mundo se ganha e se perde dentro de campo e fora dele. Nosso trabalho é planejar, identificar todas as possibilidades e estarmos atentos a todos os detalhes, para que no período da Copa tudo corra rigorosamente conforme o desejo da comissão técnica do Carlo Ancelotti. E também darmos as melhores condições para os atletas, não só no período da disputa, mas também naquele período preparatório da última data-fifa de junho”, completa Rodrigo Caetano. Cícero Souza, gerente de Seleções Masculinas, traçou o mapa com as melhores rotas e locais que possam abrigar a seleção canarinho “Entender as condições atuais e as melhorias necessárias em cada uma das principais possibilidades de sedes de treinamento da seleção durante a Copa do Mundo nos permite mapear os ambientes e dotar de estrutura apropriada todos os cenários possíveis, para que nossas áreas estejam em condições de trabalhar em excelência, seja a parte técnica, área de saúde, análise de desempenho, etc …” Com o planejamento em mãos, Sérgio Dimas e Guilherme Passos foram verificar in loco as condições dos possíveis locais. A primeira parada foi em Orlando, no estado da Flórida, região dos EUA que conta com grande número de brasileiros e que foi utilizada pelo Brasil na preparação da Copa América de 2024. Houve a inspeção de hotéis e de locais de treinamento na cidade e em localidades próximas, além do estádio para a realização de amistosos e jogos-treino. Depois a dupla brasileira viajou para Seattle, uma das maiores cidades do país, na costa noroeste do Pacífico, próxima da fronteira com o Canadá, um dos chamados “base camp” da Fifa e que foi sede também da Copa do Mundo de Clubes. A visita dos representantes da CBF se encerrou em Portland, onde fica a sede da Nike e que também poderá ser um dos locais indicados pela Fifa.
Prazos processuais serão suspensos de 2 a 31 de julho no STF
Os prazos processuais ficarão suspensos de 2 a 31 de julho de 2025, conforme prevê a Portaria 82, de 11 de junho de 2025, do diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF). Os prazos que se iniciam ou se encerram nesse período ficam automaticamente prorrogados para 1º de agosto subsequente. O horário de atendimento ao público externo e do expediente na Secretaria do Tribunal durante o período será das 13h às 18h. Plantão de julho O STF terá o plantão de julho dividido entre o vice-presidente, ministro Edson Fachin, que responderá pela Presidência do Tribunal entre 2 e 16 de julho, e o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que assume os trabalhos entre 17 e 31 de julho. Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça trabalharão normalmente durante as férias de julho. O ministro Luiz Fux está de férias neste mês. Atuação parcial O ministro Flávio Dino atuará de 2 a 14 de julho nas ações de controle concentrado (ADI, ADPF, ADC e ADO), nas classes cíveis AO, ACO e Pet e nas classes criminais INQ, Pet, PPE, Ext, AP, HC e RHC. A partir de 15 de julho, trabalhará normalmente em todos os processos. Já a ministra Cármen Lúcia trabalha o mês todo apenas nas classes criminais PPE, Ext, Inq, AP e Pet. O ministro Cristiano Zanin atuará apenas em processos sigilosos em tramitação. Pedidos urgentes Os pedidos urgentes que chegarem para ministros que não estejam atuando ou os novos processos distribuídos a eles, no período, que tenham pedido de liminar serão analisados pelo plantão da Presidência. Os julgamentos colegiados serão retomados com sessão plenária presencial prevista para 1º de agosto.
Presidente Lula aciona STF para validar decreto que eleva alíquotas do IOF
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a confirmação da validade do decreto que elevou alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 96 também requer a anulação do decreto legislativo que barrou o aumento do tributo. Na petição, o presidente, representado pela Advocacia-Geral da União (AGU), pede a concessão de uma liminar (decisão provisória e urgente) para suspender os efeitos do decreto do Congresso Nacional e restabelecer o aumento do IOF. No mérito, busca a confirmação da constitucionalidade da elevação das alíquotas e a declaração de inconstitucionalidade do decreto legislativo. O Decreto Legislativo 176/2025 foi aprovado pelo Congresso em 25 de junho e sustou os efeitos do Decreto 12.499, editado pelo presidente Lula, no início do mês passado, estabelecendo o aumento do imposto. Segundo a AGU, o aumento do IOF é prerrogativa do chefe do Executivo, e a intervenção do Congresso teria violado o princípio da separação dos Poderes. Outras ações Além disso, a AGU solicita que a ADC 96 seja distribuída ao ministro Alexandre de Moraes, relator de outras ações semelhantes. Na semana passada, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7839, na qual busca a derrubada do decreto legislativo. Antes disso, o Partido Liberal (PL) acionou o STF na ADI 7827 para contestar o aumento do IOF.
Formatura no Instituto Fuziy encerra capacitação viabilizada por emenda parlamentar
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) participou nesta segunda-feira (30) da formatura das alunas do curso de Costura Criativa, promovido pelo Instituto Fuziy, em Dourados. A capacitação foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar de R$50 mil destinada pela deputada em 2024, recurso que permitiu a compra de máquinas de costura, insumos e materiais necessários para a realização das aulas. O curso, com duração de nove meses, teve como objetivo principal a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo uma alternativa concreta de geração de renda e fortalecimento da autoestima. A deputada relembrou sua primeira visita à instituição antes de entrar para a vida pública e destacou o simbolismo de retornar agora como parceira oficial do projeto. “Estar aqui hoje e ver esse sonho realizado é muito emocionante. Eu estive neste lugar antes de entrar para a política, quando ainda era repórter e, naquele momento, senti vontade de ajudar. Hoje, com o mandato, pude cumprir esse compromisso. Esse curso representa mais do que ensino técnico, é uma porta para transformação de vidas”, afirmou Lia Nogueira durante a cerimônia. A emenda foi utilizada na compra de seis máquinas industriais, sendo três retas, duas overlocks e uma galoneira, além de dois cortadores de tecido e uma prensa digital. O investimento também cobriu a aquisição de materiais para as oficinas e lanches para as participantes. Com essa estrutura, mais de 20 mulheres foram capacitadas ao longo do projeto, que envolveu não apenas aulas práticas, mas também rodas de conversa e atividades de acolhimento. Durante a formatura, as alunas apresentaram peças produzidas por elas, incluindo uniformes confeccionados para uso em projetos internos da própria instituição, como as atividades de capoeira e balé. A iniciativa foi celebrada como um exemplo concreto do impacto social que o Instituto Fuziy realiza em Dourados, com cerca de 400 pessoas atendidas atualmente. A presidente do instituto, Alessandra Fuziy, destacou a relevância da parceria com o mandato da deputada e o fortalecimento que a emenda trouxe para o projeto. Segundo ela, o apoio permitiu estruturar melhor as oficinas, garantir acolhimento às participantes e ampliar o alcance das ações da entidade. A deputada também aproveitou o momento para reafirmar seu compromisso com a cidade, destacando a importância de direcionar recursos públicos a entidades sérias e comprometidas com a transformação social. “Tudo que sou, devo a Dourados. E por isso, sigo investindo em projetos que valorizam as pessoas, especialmente as mulheres. Eu venho de uma história humilde, fui babá, diarista, e sei o que é lutar para conquistar espaço. A política precisa ser uma ferramenta de mudança real”, completou. Além do curso de costura, o Instituto Fuziy desenvolve ações voltadas à inclusão digital, formação cidadã e atividades para crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para o ano de 2025, uma nova emenda parlamentar, também no valor de R$50 mil, já está prevista para ser investida na instituição.








