O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu nesta quarta-feira (21) a presidência do Consórcio Interestadual Brasil Central. A posse aconteceu em solenidade realizada em Brasília (DF), onde ele destacou que é um orgulho estar a frente de um grupo com a participação de sete estados, que juntos conseguem trazer benefícios importantes em áreas como saúde, educação e segurança, além de força política para defender os interesses da região. O foco é ampliar as ações conjuntas entre as unidades federativas. “Assumo com muita responsabilidade, orgulho e o desafio muito grande de suceder a gestão do governador [Ronaldo] Caiado, que sem dúvida foi muito exitosa. Participei da criação do consórcio há dez anos quando ainda era secretário de Estado. Acompanhei de perto tudo que aconteceu até chegar hoje e ver o nível de maturidade do grupo”, afirmou Riedel. O governador de Mato Grosso do Sul ressaltou que o consórcio consegue trazer benefícios aos sete estados em diferentes segmentos, no contexto administrativo, econômico e político. Um dos exemplos é na saúde pública com a compra coletiva de medicamentos. “Nós compramos 136 milhões de medicamentos de forma coletiva para serem entregues nos seus respectivos estados. Rondônia nos contou que não teria condições de ter alguns medicamentos pela logística, mas pelo consórcio conseguiu. Uma redução [de preço] em média de 14% a 30% pela forma como foi feito”. Riedel também citou os ganhos em ações comuns na educação, segurança e trabalho conjunto. “Representamos uma região com mais de um terço do território brasileiro, que consegue crescer duas a três vezes a média do Brasil. Esta região tem dado grandes oportunidades a sua população e grandes desafios. Com uma agenda internacional sobre segurança alimentar, transição energética, infraestrutura e novas rotas, onde o consórcio atua com protagonismo”. No campo político o consórcio trabalha de forma conjunta para defender os interesses dos estados nas pautas que estão no Congresso Nacional e em órgãos como STF (Supremo Tribunal Federal). A passagem da presidência foi feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que exerceu a função nos últimos dois anos. Ele fez questão de elogiar Eduardo Riedel, que agora estará à frente do bloco. “Uma honra passar a presidência ao Eduardo Riedel. Todos vão ver a dinâmica que ele vai dar também a este consórcio. Ele é ousado, determinado e preparado para conduzir este consórcio. Talvez as pessoas não tenham a dimensão da importância do Brasil Central, que cada vez mais vai ampliar suas ações, no sentido de proteger os interesses dos estados”, disse Caiado. O governador de Goiás citou o potencial dos sete estados no contexto nacional. “Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem uma das maiores estruturas da América Latina na produção de celulose. Cada estado teve o seu devido avanço, com sua característica própria. Uma região com potencial ímpar, com diversas riquezas”. Grupo O Consórcio Brasil Central conta com participação do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Nesta assembleia geral além da posse da nova presidência, teve a discussão e deliberação sobre o contrato de rateio administrativo para o exercício de 2026, assim como assuntos gerais de interesse dos estados membros. O grupo atua de forma integrada no planejamento e na execução de políticas públicas regionais, fortalecendo a cooperação entre os estados do Brasil Central em áreas estratégicas como desenvolvimento econômico, infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Corinthians acerta contratação de douradense destaque do União Cacoalense na Copinha
O Corinthians acertou a contratação de dois jogadores que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior neste ano pelo União Cacoalense. A confirmação foi feita pelo grupo de empresários que gerencia a carreira dos atletas, por meio das redes sociais. Os reforços do Timão são o atacante douradense Laerte Jr., de 16 anos, e o volante Ji-Paraná, da mesma idade. A tendência é que ambos, que chegam por empréstimo, atuem pela equipe sub-17 do Corinthians. O jogador do Ji-Paraná na Copinha 2025 disputou três jogos, todos como titular. Somou dois gols e três passes decisivos, com sete finalizações, sendo duas no gol. Teve 75% de acerto nos passes, média de 4.3 passes longos certos por jogo, 4.7 duelos ganhos e 11.3 bolas recuperadas por partida. Cometeu duas faltas, recebeu um cartão amarelo e terminou com nota 7.20 no Sofascore. O jogador marcou na partida diante do Santos, ainda na primeira fase. Laerte Jr, nascido em Dourados, filho do publicitário Antônio Laerte Ramos da Rosa, atuou em três partidas como titular na Copinha 2025, com média de 80 minutos em campo por jogo. Registrou uma finalização e um passe decisivo, além de média de 7.3 duelos ganhos e 3.0 duelos aéreos vencidos por partida. Sofreu seis faltas ao longo do torneio e encerrou sua participação com nota 6.50 no Sofascore. Antes de disputar a Copinha, Laerte Jr acumulou passagens por Coritiba e Internacional ao longo de sua carreira. O detalhamento do contrato dos atletas com o Corinthians foi divulgado inicialmente pelo Meu Timão.
Ideias que melhoram o Estado: entra na reta final prazo para submissão de artigos em Congresso Nacional
Transformar boas ideias em melhores políticas públicas. Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) ao lançar o edital, já em prazo final, para submissão de artigos técnico-científicos que contribuam para o fortalecimento do planejamento, do orçamento e da gestão pública no Brasil. Os trabalhos selecionados farão parte da programação do II Congresso Conseplan, que acontece entre os dias 5 e 7 de maio de 2026, em Brasília, e serão apresentados ao público especializado, além de publicados, ampliando o alcance de experiências e pesquisas com impacto direto na administração pública. A chamada busca estimular a produção e a disseminação de conhecimento aplicado, reunindo pesquisadores, estudantes, servidores públicos estaduais, municipais e federais, gestores e técnicos interessados em compartilhar experiências, metodologias e análises capazes de melhorar a atuação do Estado e os resultados entregues à sociedade. Ao promover esse intercâmbio, o Conseplan reforça seu papel de articulação entre os entes federativos, incentivando o alinhamento das agendas de planejamento entre Estados e União e o fortalecimento de uma comunidade de prática comprometida com inovação e eficiência na gestão pública. Os artigos submetidos concorrem em dez grandes áreas temáticas, que refletem os principais desafios atuais da administração pública, como Planejamento de Longo Prazo, Instrumentos de Planejamento Governamental, Avaliação de Gastos Públicos, Governança e Agendas Transversais. São aceitas contribuições teóricas, metodológicas e empíricas, que poderão ser apresentadas tanto na forma oral quanto em pôster, conforme definido pela organização do congresso. Para o secretário Thaner Castro Nogueira, da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, o congresso representa uma oportunidade estratégica para dar visibilidade ao que já vem sendo construído na administração pública estadual. “Temos servidores, técnicos e gestores que desenvolvem soluções inovadoras, aprimoram processos e entregam resultados concretos para a população. Submeter esses trabalhos é uma forma de valorizar esse esforço, compartilhar boas práticas e contribuir para que outras administrações também avancem”, afirma. Segundo ele, a participação no congresso fortalece a cultura de aprendizado institucional e amplia o impacto das experiências bem-sucedidas. “Quando disseminamos o que dá certo, qualificamos o debate público e ajudamos a construir políticas mais eficientes e alinhadas às reais necessidades da sociedade”, completa. O prazo para submissão de resumos se encerra em 23 de janeiro de 2026, podendo haver ajustes conforme o edital oficial. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para os meses de março e abril de 2026. As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do congresso, onde também estão disponíveis todas as orientações sobre formato, critérios de avaliação e cronograma: congressoconseplan2026.com.br. O Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) é uma entidade que atua na integração e no fortalecimento da gestão pública no Brasil. Com foco na colaboração entre os estados, o Conseplan fomenta o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes, orientadas a resultados e alinhadas às necessidades da sociedade. Elaine Paes, Comunicação Segov
Bioparque Pantanal será sede do 49º Congresso da AZAB; primeiro lote de inscrições já está disponível
O Bioparque Pantanal será o palco do 49º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), o principal encontro do setor no país. A realização do evento no complexo evidencia o protagonismo do Bioparque como espaço de referência científica, educativa e de conservação da biodiversidade. A parceria entre o Bioparque Pantanal e a AZAB traz como tema central “Um mergulho na conservação: Ciência, sociedade e meio-ambiente”, reunindo estudantes, pesquisadores, gestores de aquários e zoológicos, profissionais de diversas áreas e o público interessado. Além de abrigar um dos maiores sistemas de água doce do mundo, o Bioparque está localizado na porta de entrada do Pantanal, maior planície alagada do planeta, reforçando a conexão temática entre território, pesquisa e conservação. O Congresso será realizado entre os dias 26 e 30 de maio, oferecendo uma programação dedicada a debates, palestras, experiências técnicas e networking qualificado. Trata-se de uma oportunidade para atualização científica, troca de conhecimentos e construção de caminhos para um futuro mais sustentável. O encontro também reforça o papel dos zoológicos e aquários como centros de pesquisa, educação ambiental e conservação da fauna, aproximando ciência e sociedade. O primeiro lote de inscrições já está disponível até o dia 28 de fevereiro, e pode ser adquirido pelo site oficial do Congresso, clicando aqui. Os valores desta fase são válidos somente até o fim do prazo e a recomendação é que os interessados garantam participação com antecedência. Informações completas sobre categorias, valores e formas de pagamento estão disponíveis no endereço oficial do evento.
Abertura do Estadual de Futebol 2026 tem ação de conscientização do Governo de MS pela causa animal
A abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Masculino – Série A 2026 também foi marcada por uma ação de conscientização em defesa da causa animal. No domingo (18), antes da partida entre Operário Futebol Clube e Futebol Clube Pantanal, realizada no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, a Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), levou ao gramado mensagens de combate aos maus-tratos e incentivo à adoção responsável. A iniciativa integrou a programação oficial de lançamento da temporada do futebol estadual, organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. A proposta é utilizar a visibilidade das competições esportivas como ferramenta de educação, prevenção e sensibilização da sociedade sobre a importância da proteção animal. Durante a ação, representantes da Suprova entraram em campo com os mascotes Melo e Sorte e uma faixa de conscientização, levando a pauta da proteção animal diretamente ao público presente no estádio. A mobilização marcou o início de uma articulação entre o futebol sul-mato-grossense e as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal desenvolvidas pelo Governo do Estado. Para o titular da Setesc, Marcelo Miranda, a iniciativa demonstra como o esporte pode atuar de forma integrada às políticas públicas e às causas sociais prioritárias. “O futebol tem um alcance que vai muito além do esporte em si. Ele dialoga com a sociedade, com as famílias e com as comunidades. Quando o Governo do Estado utiliza esse espaço para tratar de temas como a proteção animal, estamos ampliando a consciência coletiva e reforçando valores como responsabilidade, respeito à vida e cidadania”. Na avaliação do superintendente estadual de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, a união entre futebol e causa animal amplia o alcance das ações e fortalece o compromisso social. “O futebol já transforma vidas todos os dias. Agora, a nossa intenção é que ele também ajude a salvar vidas. Usar esse espaço para falar contra os maus-tratos, contra o abandono e a favor da adoção responsável é levar consciência onde as pessoas estão”, destacou. O superintendente também ressaltou a importância da interiorização das ações ao longo do calendário esportivo estadual. “Os jogos acontecem não apenas na Capital, mas também no interior do Estado. A partir do calendário oficial das competições, queremos dar visibilidade às entidades e aos protetores locais, permitindo que eles também entrem em campo com suas ações, com animais para adoção e faixas de conscientização. Isso reforça o compromisso do Governo do Estado com as protetoras e os protetores de animais de todo o Mato Grosso do Sul”, completou. Lucas Castro, Comunicação Setesc
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028. Lançados em 1972 em todo o Brasil, os orelhões têm design assinado pela arquiteta Chu Ming Silveira, chinesa radicada no país. A rede, que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço. Concessões terminaram em 2025 Os contratos de concessão que incluiam a manutenção dos orelhões foram firmados em 1998 e chegaram ao fim em dezembro de 2025. Adaptação desses contratos, no formato de autorizações de serviço, prevê a extinção gradual dos telefones públicos dentro do plano de universalização do acesso de telefonia no país. Segundo a Anatel, com a proximidade do término dos contratos, “tornou-se oportuna uma discussão mais ampla sobre o atual modelo de concessão, com o fim de buscar estimular os investimentos em redes de suporte à banda larga”. Nesse cenário, as concessionárias buscaram celebrar acordos com a administração pública para viabilizar a adaptação da concessão do sistema de telefonia fixa (STFC) para a modalidade de autorização, regida pelo regime privado, informou a Agência. A mudança de regime teve um fator a mais de complexidade: uma das maiores concessionárias, a Oi, passa por crise financeira desde 2016, com processo de falência aberto. Orelhões em funcionamento Na prática, cerca de 9 mil telefones de uso coletivo permanecerão ativos em cidades onde não haja ao menos o sinal 4G para a rede móvel. Hoje a maior parte dos TUPs estão no estado de São Paulo, e sua localização pode ser consultada no site da Anatel. “As empresas assumiram compromissos de manutenção da oferta de serviço de telecomunicações com funcionalidade de voz (incluindo os orelhões), em regime privado, por meio de quaisquer tecnologias, em localidades nas quais as empresas forem as únicas prestadoras presentes, até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2028”, esclareceu a Anatel. A agência reguladora acrescentou que as empresas se comprometeram ainda a realizar investimentos em infraestrutura de telecomunicações no país, tais como: implantação de fibra óptica em localidades sem tal infraestrutura, antenas da telefonia celular (tecnologia no mínimo 4G) em localidades sem tal infraestrutura, expansão da rede de telefonia celular em municípios, implantação de cabos submarinos e fluviais, conectividade em escolas públicas e construção de data centers. A base que está melhor adaptada é a da Oi, que, conta com 6.707 unidades. Vivo, Algar e Claro/Telefônica desligarão suas redes este ano, restando em torno de 2 mil orelhões operados por elas. Os outros 500 TUPs são da empresa Sercomtel, nos municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná, e só poderão ser retirados após a adaptação necessária. Há ainda, no país, orelhões cuja manuteção pelas operadoras não é obrigatória. Seu desligamento pode ser solicitado diretamente a elas, e caso não atendam à Anatel, por meio da central de atendimento (1331) ou no portal da agência na internet.
Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli
A Corte de Apelação de Roma adiou mais uma vez, nesta terça-feira (20), o julgamento sobre o pedido de extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil, onde foi condenada a prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao fim da audiência, o tribunal italiano considerou que não houve tempo o bastante para analisar as informações enviadas pelo governo brasileiro sobre a prisão em que Zambelli deverá cumprir pena caso volte ao Brasil, a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia. O caso deverá ser agora retomado na primeira quinzena de fevereiro. Em 18 de dezembro, o tribunal italiano já havia adiado uma primeira vez a decisão sobre a extradição, após os advogados de defesa de Zambelli pedirem mais tempo para analisar documentos enviados pelo Supremo. Condenações A deputada está presa na Itália desde julho do ano passado, no aguardo de um decisão sobre o pedido feito pelo governo brasileiro, que requereu a extradição após Zambelli ter sido condenada duas vezes pelo Supremo. Em uma primeira condenação, a ex-deputada foi considerada culpada por mandar invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em atuação com o hacker Walter Delgatti. Na segunda vez, ela foi condenada pela crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, no episódio em que perseguiu um homem a mão armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022. Segundo informações enviadas à Itália pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, o presídio brasileiro mantém padrões de salubridade, segurança e assistência às detentas, além de oferecer atendimento médico e cursos técnicos. Ele também informou que nunca houve rebelião na penitenciária. Zambelli fugiu dias antes do trânsito em julgado da primeira condenação, isto é, pouco antes de se esgotarem todos os recursos e ser determinado o cumprimento da pena. A defesa alega que a ex-parlamentar sofre perseguição judicial e política no Brasil, e também questiona a situação carcerária no país para o eventual cumprimento da pena. Em outubro, o Ministério Público da Itália deu parecer favorável à extradição. A ex-deputada perdeu o mandato por determinação do Supremo, mesmo depois do plenário da Câmara ter aprovado a permanência dela no cargo. Pela jurisprudência da Corte, parlamentares condenados ao regime fechado por tempo prolongado devem perder seus mandatos automaticamente, uma vez que não teria como comparecer ao Congresso.
Polícia Civil elucida roubo na Prefeitura de Caarapó e prende suspeitos em flagrante
A Delegacia de Polícia de Caarapó esclareceu em poucas horas um roubo ocorrido na madrugada desta segunda-feira (19), nas dependências da Prefeitura Municipal. Durante a ação criminosa, o autor invadiu o prédio público e, portando um simulacro de arma de fogo, rendeu o vigilante mediante grave ameaça, subtraindo uma máquina lavadora de alta pressão utilizada nos serviços da municipalidade. Temendo por sua integridade física, o funcionário não reagiu, permitindo a evasão do criminoso. Assim que tomaram conhecimento do fato, a Polícia Militar e a Polícia Civil compartilharam informações e conseguiram identificar o autor do roubo como sendo J.L.A. (21) através da análise cuidadosa das imagens do sistema de videomonitoramento da Prefeitura. Com base nos elementos colhidos, as forças policiais empreenderam buscas ao longo do dia. Durante o período da tarde, a equipe do SIG conseguiu localizar o suspeito na rua Arcênio Cardoso. Confrontado, ele confessou o crime e informou ter vendido o objeto subtraído poucas horas após o roubo. Na sequência, os policiais civis se deslocaram até o endereço indicado, onde identificou o receptador T.S.F. (36), recuperou a máquina roubada e efetuou a prisão em flagrante de ambos os envolvidos. Tanto o autor do roubo quanto o receptador possuem extensa ficha criminal por delitos patrimoniais na cidade de Caarapó e agora estão novamente presos à disposição da Justiça.
DOF apreende quase 2 toneladas de droga transportadas em caminhonete roubada em São Paulo
Condutor arremessou o veículo na tentativa de atropelar os policiais e em seguida atirou contra a equipe, que revidou e alvejou autor. Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na noite desta segunda-feira (19), em Ponta Porã, quase 2 toneladas de maconha que eram transportadas em uma caminhonete Toyota Hilux com registro de roubo no Estado de São Paulo. Durante a abordagem, o condutor de 41 anos, arremessou o veículo contra a equipe policial, efetuou disparos de arma de fogo e acabou morrendo após confronto. Os militares realizavam bloqueio policial na BR-463, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e arremessou a caminhonete contra a equipe, fugindo em seguida. Durante acompanhamento, o motorista perdeu o controle da direção, capotou o veículo e tentou fugir a pé. Nas buscas, o homem efetuou disparos com uma pistola calibre 9 milímetros contra os policiais, que revidaram. O suspeito foi atingido, socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Ponta Porã, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. No interior do veículo foram encontrados diversos tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram mais de 1.800 quilos da droga. Em checagem aos sinais identificadores, constatou-se que as placas eram falsas e que a caminhonete havia sido roubada em 2024, na cidade de Sertãozinho (SP). A droga, o veículo e a arma de fogo foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime ultrapassa os R$ 3,8 milhões.







