Diante da preocupante marca histórica de 1.470 feminicídios registrados no Brasil em 2025, o deputado estadual Zé Teixeira manifestou profunda preocupação com a segurança das mulheres sul-mato-grossenses. Com um crescimento de 316% nos casos de feminicídio em uma década no país, atingindo a média de quatro mortes por dia, o parlamentar defende que a resposta do Estado deve ser dupla: rigor máximo na punição aos agressores e suporte para que a vítima rompa o ciclo da violência. A trajetória de Zé Teixeira na Assembleia Legislativa é marcada por ações concretas. Um dos marcos mais recentes foi a implementação do Programa Recomeços pelo Governo do Estado, via Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead). A iniciativa atende uma indicação direta do deputado, feita em 2022, inspirada em modelos municipais de sucesso. O programa oferece abrigo seguro e suporte financeiro a mulheres em risco de morte acolhidas em casas-abrigo. Para Teixeira, o auxílio é o primeiro passo para a liberdade. “A segurança é fundamental no primeiro momento, mas precisamos garantir perspectivas futuras. A dignidade vem por meio do emprego, da renda e da capacidade da mulher de prover para si e para seus filhos sem depender do agressor”, analisa o parlamentar. Rigor – Autor da Emenda Constitucional 87, que proíbe condenados por violência doméstica de ocuparem cargos públicos no Estado, e da lei que instituiu o Outubro Rosa em MS, Zé Teixeira reforça a necessidade do endurecimento das penas. Ele celebrou a recente sanção da lei federal que elevou a pena mínima do feminicídio para 20 anos, podendo chegar a 40. “A vida da mulher não tem preço e a impunidade não pode ter espaço. Defendo que crimes bárbaros contra mulheres e crianças recebam punições ainda mais severas dentro da nossa legislação”, afirma Teixeira. Para o deputado, o aumento da violência é um reflexo da resistência de parte dos homens em aceitar a independência e os direitos conquistados pelas mulheres. Ele reforça que toda a sociedade deve ficar atenta e não pode tolerar os primeiros sinais de agressão, inclusive psicológica e moral. Casado há 64 anos, pai, avô e bisavô de meninas, Teixeira faz um apelo ao diálogo e ao respeito absoluto à autonomia feminina. “O homem deve respeitar a decisão da mulher. Se a separação for inevitável, o caminho é o afastamento e o respeito, mantendo sempre o cuidado e o amor pelos filhos. A violência nunca será a solução para o fim de um relacionamento”, aconselha o deputado.
MS registra 14 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 400 casos prováveis de Dengue, sendo 14 casos confirmados, em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 2ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (22). Segundo o documento, nenhum óbito foi confirmado em decorrência da doença ou está em investigação. Vacinação Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 465 casos prováveis, sendo 67 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado em gestantes. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 02- 2026 Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 02 – 2026 Kamilla Ratier, Comunicação SES
Secretaria de Saúde garante estoque de produtos de limpeza para até nove meses
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aquisição de um amplo conjunto de materiais de limpeza e itens de consumo para atender, por até nove meses, toda a rede pública de saúde do município. Os insumos irão abastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e demais redes de apoio à saúde. O prefeito Marçal Filho esteve no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (22) para acompanhar a chegada dos materiais e conferir o estoque. A vistoria foi realizada ao lado da secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picole. Ao todo, foram investidos R$ 268,9 mil na compra de mercadorias como água sanitária, sabão em pó e em barra, sabonete líquido, álcool etílico, desinfetante, detergente líquido e gelatinoso, limpa-pedra, papel higiênico, papel-toalha, sacos de lixo com capacidades entre 50 a 200 litros, além de vassouras. Também fazem parte da aquisição copos descartáveis e garrafas térmicas. De acordo com a equipe técnica da Prefeitura, o volume adquirido foi planejado para suprir a demanda da rede por aproximadamente nove meses. Durante a vistoria, o prefeito ressaltou que, em alguns momentos, a administração é cobrada pela população sobre a falta pontual de materiais em unidades de saúde, mas explicou que o almoxarifado mantém estoque regular de insumos. Segundo ele, é fundamental que as coordenações das unidades façam as solicitações com antecedência. “É uma questão de logística e de diálogo. Isso precisa melhorar e estamos trabalhando para aprimorar esse processo”, afirmou. A Secretaria Municipal de Saúde também orientou as equipes quanto ao uso correto dos produtos, destacando que muitos dos materiais adquiridos são concentrados e devem ser diluídos em água para garantir melhor aplicação, maior rendimento e economia aos cofres públicos. Marçal Filho reforçou a importância do uso adequado para evitar desperdícios e assegurar a eficiência do serviço. Além dos materiais de limpeza, chegaram ao almoxarifado quatro motocicletas que serão destinadas aos coordenadores das equipes de controle de endemias. Os veículos vão ampliar a mobilidade e dar mais agilidade ao trabalho de campo, que inclui vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, ações consideradas essenciais no combate aos focos endêmicos no município.
Curso de Medicina da UEMS conquista Conceito 4 na primeira avaliação do Enamed/MEC
O curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, obteve Conceito 4 (em uma escala até 5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, consolida a unidade como referência em qualidade na formação médica nacional. Este desempenho posiciona a UEMS no seleto grupo de apenas 114 cursos de Medicina no Brasil – o que representa 33% do total avaliado – que alcançaram este conceito de excelência. O indicador aponta que entre 75% e 89,9% dos estudantes da UEMS foram classificados com desempenho proficiente, demonstrando a solidez do ensino ofertado pela instituição. O curso ainda elenca na 3ª parcial – referência em 22/01 – a 7ª Nota de corte no Sisu 2026 dentre os cursos de Medicina do país. Validação e Compromisso Institucional Para o Pró-reitor de Ensino da UEMS, Walter Guedes, a nota transcende o prestígio e confirma a rigorosa preparação dos egressos. “Este resultado sublinha a excelência do ensino oferecido e valida o compromisso contínuo da instituição em formar profissionais altamente qualificados. O Enamed desempenha papel preponderante na salvaguarda da qualidade da formação médica no Brasil, abrangendo desde a robustez da estrutura curricular e qualificação docente até a infraestrutura de laboratórios e práticas clínicas”, destaca o pró-reitor. Guedes reforça que a avaliação do MEC garante que a instituição cumpra os padrões essenciais para formar médicos competentes e responsáveis, prontos para os desafios do sistema de saúde. Inovação e Metodologias Ativas Um dos grandes diferenciais que sustentam o Conceito 4 é o projeto pedagógico da UEMS, considerado na vanguarda da educação médica nacional. Diferente dos modelos tradicionais, a graduação adota metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). “Essas abordagens colocam o estudante no centro do processo educacional, estimulando a autonomia e o raciocínio crítico desde o início”, explica Walter Guedes. Segundo ele, o currículo é desenhado para uma formação humanista e integrada, com forte inserção na rede de saúde pública. “Isso assegura que os futuros médicos compreendam as demandas da população local. Essa fusão de prática, tecnologia e incentivo à pesquisa capacita egressos socialmente engajados e aptos a impulsionar a inovação na medicina brasileira”, pontua. Marco de 10 anos Considerando que a graduação em Medicina da UEMS é o curso mais novo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apenas uma década de existência, o resultado é um marco decisivo. O reconhecimento nacional atesta a maturidade alcançada em pouco tempo e reflete o esforço conjunto entre gestão, corpo docente, técnicos e a dedicação dos acadêmicos. A conquista reforça a missão da UEMS em entregar à sociedade profissionais aptos a atuar com excelência e sensibilidade nos diferentes níveis de atenção à saúde. Comunicação UEMS
Inscrições para o Concurso da ALEMS podem ser feitas até 2 de fevereiro
As inscrições para uma das 80 vagas ofertadas pelo II Concurso Público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro. As vagas são para preenchimento imediato, nos níveis médio e superior, em diversas áreas. O edital também contempla formação de cadastro reserva. É a oportunidade de iniciar uma nova carreira em 2026. A remuneração inicial é de R$ 4.912,20 para Técnico Legislativo (nível médio) e R$ 8.030,65 para Analista Legislativo (nível superior). A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a responsável pelo certame. No momento da inscrição, o candidato tem acesso ao edital e links e informações sobre isenção das taxas e horário de aplicação das provas. As taxas variam entre R$ 140 para o nível médio e R$ 180 para o nível superior. Os cargos de Analista Legislativo são para a Área administrativa, Arquivista, Administrador, Assistente Social, Biblioteconomista, Cerimonialista, Contador, Controle Interno, Design Gráfico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletrônico e de de Telecomunicações, Engenheiro Eletrônico, Jurídico, Museólogo, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Publicitário, Rádio e TV, Revisor e Tecnologia da Informação. As vagas de Técnico Legislativo são para a área Administrativa, Audiovisual, Dotografia, Informática, Motorista, Operação de Áudio, Polícia Legislativa, Técnico de Refrigeração e Climatização e Tradução de Libras. Todos os cargos são de 40 horas semanais, sob o regime estatutário. Provas As provas objetivas estão previstas para acontecer no dia 29 de março de 2026, em Campo Grande/MS. Em dois turnos, de manhã, para candidatos aos cargos de Técnico Legislativo; à tarde, para os que vão concorrer a vagas nos cargos de Analista Legislativo, o que possibilita a inscrição em dois cargos para quem desejar. Já o cargo de Polícia Legislativa requer uma etapa adicional eliminatória: o Teste de Aptidão Física (TAF), que consistirá em exercícios de abdominal, flexão de braços e corrida de 12 minutos. Cotas O sistema de cotas que reserva vagas para políticas de inclusão também está assegurado no edital. São 20% para candidatos negros (pretos e pardos); e 3% para candidatos indígenas. Também há vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD), conforme a legislação.
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro
Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta no dia 2 de fevereiro para inaugurar a 4ª sessão legislativa da 57ª legislatura — o que corresponde ao último dos quatro anos que compõem a legislatura iniciada em 2023. A solenidade está marcada para as 15 horas no Plenário da Câmara e será conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). MensagensDurante a sessão, será lida a mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com os projetos considerados prioritários para 2026. O Poder Judiciário também deve enviar uma comunicação aos parlamentares. A presença do presidente da República na entrega da mensagem é opcional. Normalmente, o Palácio do Planalto envia o texto por meio de um representante do Poder Executivo. Depois que a mensagem presidencial for lida, será a vez de o representante do Supremo Tribunal Federal (STF) fazer sua apresentação. Em seguida, falará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A sessão será encerrada com o discurso de Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não fazem uso da palavra. TradiçãoA abertura da sessão legislativa é geralmente precedida de um rito remanescente da inauguração da República. O rito inclui passagem da tropa em revista, audição do Hino Nacional, execução de uma salva de tiros de canhão e a presença, na rampa do Congresso, dos Dragões da Independência, unidade militar criada por Dom João VI, em 1808. Fonte: Agência Câmara de Notícias
As inscrições para o concurso público da Câmara dos Deputados termina em 26 de janeiro
As inscrições para concurso público da Câmara dos Deputados podem ser feitas a partir desta segunda-feira (5). Os interessados devem se inscrever pela página oficial do concurso. O prazo de inscrição termina às 18 horas de 26 de janeiro, no horário de Brasília. VagasO concurso oferece 70 vagas imediatas para cargos de nível superior, além de 70 vagas em cadastro de reserva. As oportunidades são para: Os candidatos devem ter diploma de curso superior em qualquer área, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Do total de vagas, 30% são reservadas da seguinte forma: Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deve indicar essa opção no momento da inscrição e autodeclarar-se negro (preto ou pardo), indígena ou quilombola, conforme o quesito cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Taxa de inscriçãoA taxa de inscrição é de: O pagamento deve ser feito até 28 de janeiro, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O documento inclui QR code para pagamento via Pix. Pedidos de isençãoPodem solicitar isenção da taxa: O prazo para pedir a isenção vai de 5 a 12 de janeiro. No formulário de inscrição, o candidato deve informar o Número de Identificação Social (NIS). RemuneraçãoA remuneração mensal varia de R$ 21.008,19 a R$ 30.853,99, conforme o cargo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. ProvasAs provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais, no dia 8 de março, nos turnos da manhã e da tarde. A etapa é eliminatória e classificatória. As provas objetivas terão 90 questões de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos. A duração será de cinco horas para a prova objetiva e de três horas para a prova discursiva. Mais informações estão disponíveis no edital e na página oficial do concurso da Câmara dos Deputados. Fonte: Agência Câmara de Notícias
PRF apreende 13 mil maços de cigarros em MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 13.000 maços de cigarros, nesta terça-feira (21), em Três Lagoas (MS). A mercadoria era transportada em uma Chevrolet/Montana, abordada na BR-262. Ao serem abordados, os dois ocupantes do veículo informaram que transportavam cigarros de origem estrangeira. Um dos envolvidos era menor de idade e foi encaminhado à Polícia Civil, já o outro foi encaminhado à Polícia Federal local.
Justiça recebe denúncia do Gacep/MPMS contra policiais militares por morte em abordagem filmada
Foi recebida pela Justiça, neste mês de janeiro, a denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Gacep/MPMS) contra um sargento e um soldado da Polícia Militar, que passaram a responder como réus por homicídio qualificado, em razão do emprego de meio cruel e de recurso que dificultou a defesa da vítima. O caso envolve um jovem em sofrimento mental, que estava em crise no momento da abordagem. A morte ocorreu em novembro de 2025 e a atuação da equipe militar foi filmada. No despacho de recebimento da peça do Gacep/MPMS, o juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, determina a citação dos réus para que apresentem resposta à acusação no prazo de 10 dias. Também estabelece que serão ouvidas, na primeira audiência da ação penal, dez testemunhas de acusação, entre familiares da vítima e testemunhas do episódio de violência policial. Para o magistrado, a materialidade do crime e os indícios de autoria estão demonstrados, sobretudo pelos arquivos de vídeo do episódio, que contradizem a versão policial. Como foi O caso ocorreu na tarde do dia 21 de novembro, quando um homem, de 30 anos, teve um surto e a polícia foi acionada, no Bairro Tarcila do Amaral. Segundo a acusação, a vítima foi submetida a agressões com cassetetes e múltiplos choques elétricos, mesmo sem oferecer resistência, o que resultou num AVC fatal. Dois vídeos obtidos durante a investigação registram o momento da abordagem. Além do homicídio, foi imputado ao sargento, que é o superior hierárquico na equipe, o crime de falsidade ideológica. De acordo com a denúncia, ele registrou na ocorrência que o rapaz teria tentado tomar sua arma e resistido ativamente, fatos desmentidos pelas provas audiovisuais. Investigação independente O oferecimento da denúncia decorre de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado diretamente pelo Gacep/MPMS, a partir dos fatos noticiados amplamente pela imprensa local. A investigação independente do grupo que faz o controle externo da atividade policial buscou assegurar a isenção na apuração dos fatos, seguindo diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, em casos de mortes decorrentes de intervenção estatal. Empossado na turma mais recente da PMMS, o soldado de 27 anos vai responder em liberdade, enquanto o outro policial, de 44 anos, está preso. Em relação ao sargento, a decisão fundamentou-se na gravidade do crime e na tentativa de manipulação das investigações, uma vez que ele teria prestado informações falsas no boletim de ocorrência para justificar a truculência da abordagem policial. Além disso, o histórico aponta outros episódios de violência policial, inclusive outro homicídio.








