Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na tarde desta quarta-feira (21), um homem de 35 anos transportando 152 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai, em um veículo Citroën C3. A ação ocorreu na rodovia BR-487, em Itaquiraí. Os militares realizavam bloqueio na rodovia, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel. Durante a vistoria no interior do carro, a equipe localizou os agrotóxicos acondicionados em pacotes plásticos. Questionado, o motorista afirmou que recebeu o agrotóxico do Paraguai em sua residência, em Mundo Novo, e que pretendia utilizar o produto em uma plantação em seu lote, no Assentamento Tamacavi, em Itaquiraí. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 170 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Naviraí.
MPMS fiscaliza gestão da Polícia Civil e exige metas claras contra o crime
O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Gacep/MPMS) instaurou inquérito civil focado na cobrança de um planejamento estratégico formal por parte da Delegacia-Geral da Polícia Civil. O objetivo central é garantir que as ações de combate à criminalidade no Estado sejam pautadas por metas técnicas e resultados mensuráveis, e não por decisões isoladas ou pessoais, em cumprimento à lei nacional que rege as polícias judiciárias. Para o Gacep/MPMS, a ausência de um “norte diretivo” compromete a eficiência da segurança pública, além de ferir o princípio da impessoalidade, como está registrado na portaria de abertura do procedimento. O Delegado-Geral da Polícia Civil foi notificado a apresentar, em 30 dias, o plano de gestão adotado desde que assumiu a função, em maio de 2024. Um procedimento anterior já havia cobrado a apresentação do plano, mas não houve resposta, o que resultou em nova abertura de inquérito. Essa investigação é o pilar de uma série de medidas que objetivam adequar a Polícia Civil sul-mato-grossense à Lei Orgânica Nacional estabelecida em 2023 (Lei 14.735/2023). Com a instauração desses procedimentos, o Gacep/MPMS atua para assegurar que a arquitetura da segurança pública em Mato Grosso do Sul siga parâmetros de transparência e profissionalismo. Ao exigir um planejamento estratégico, a preocupação é proporcionar à população políticas públicas contínuas de combate ao crime, por meio de uma polícia mais preparada, técnica e eficiente na proteção da sociedade e na persecução de infratores. No âmbito do Gacep/MPMS, existem cinco procedimentos abertos desde 2025 para apurações relacionadas à Polícia Civil. Confira abaixo a listagem: 09.2025.00006452-3: Apura a ausência do Plano Estratégico de Gestão, que deveria ter sido apresentado pelo Delegado-Geral para traçar metas de redução de criminalidade; 09.2025.00006449-0: Avalia se a criação de novas delegacias e a distribuição de cargos e policiais seguem os critérios legais e as necessidades reais do Estado; 09.2025.00006450-1: Verifica se foram instituídos sistemas de avaliação anual para medir a produtividade individual dos policiais e o resultado das unidades; 09.2025.00006451-2: Investiga se as inspeções e correições (auditorias internas) estão sendo realizadas de forma regular para evitar desvios de conduta; 09.2025.00006453-4: Acompanha o processo de criação do cargo de Oficial Investigador de Polícia, uma nova categoria prevista na lei nacional.
Escola de Artes Salvare inicia aulas no dia 2
A Escola de Artes da Salvare, mantida pela Associação Beneficente Salvare, informa que a partir do dia 2 de fevereiro iniciam as aulas para novos alunos de dança e teatro. As aulas são gratuitas e acontecem em uma das salas do estádio Douradão, numa parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed). De acordo com a gerente executiva e professora Aline Brasileiro, o apoio que a Prefeitura de Dourados e Funed dão à associação, que ocupa um espaço no estádio Douradão, tem sido fundamental para a manutenção do projeto que atende crianças, adolescentes e adultos que não teriam como pagar para ter acesso às aulas. Aline Brasileiro conta que desde 2024, a Associação Salvare faz um trabalho de prevenção a todo tipo de violação de direito com crianças, adolescentes e mulheres. “Através dessa parceria com o município é possível oportunizar essas atividades de forma gratuita para toda a população douradense”, destaca, agradecendo ao prefeito Marçal Filho e à diretora-presidente da Funed Sandra Giselly Amaral, “pela renovação do termo de cedência para que a Salvare permaneça com suas atividades gratuitas à população”. As aulas gratuitas serão ministradas de segunda a sábado. Às segundas e quartas-feiras, street-rua para crianças de ambos os sexos e idade entre 5 e 12 anos. Para a mulheres, ouse-dance (alongamento e fortalecimento) e dança contemporânea nível iniciante e, também para crianças e adolescentes de ambos os sexos. Às terças e quintas-feiras aulas de dança criativa (coreografia e teatro) para crianças e adolescentes, de 4 a 15 anos. Às segundas-feiras, dança livre + formação para professores, acima de 12 anos e ambos os sexos. Às terças, dança criativa para meninas, turmas de 4 a 6 anos e de 7 a 10 anos; e, para meninos, turma de 5 a 10 anos. Às quintas, dança criativa (coreografia e teatro) para turmas de 4 a 6 e de 7 a 12 anos. E, às quintas-feiras à noite e sábado de manhã, teatro para público misto, a partir de 8 anos até adulto/idoso. Para matrículas, a Escola de Artes da Salvare disponibiliza o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbPsmc6YGvHL95sdd52ke-0sW36sZTlkJtVfROx66wTBnuiw/viewform MOSTRA A Salvare convida a população douradense para II Mostra de Artes da Associação. Haverá dança, teatro e coral da Família Guilherme, além de praça de alimentação e brechó, no Douradão.
Governo de MS lança autorregularização tributária e promove evento de gestão fiscal em fevereiro
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), promove no próximo dia 2 um debate focado na gestão fiscal e tributária das empresas, onde também aproveita para lançar o seu programa de autorregularização, chamado Regularize Já. De cunho técnico e voltado à atualização, o evento girará em torno de sistemas e ferramentas que impactam diretamente a gestão fiscal das empresas, com foco em cadastro, conformidade e relacionamento entre o Fisco e os contribuintes. Com inscrições limitadas, o encontro será realizado a partir das 14h, no auditório da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), localizado na avenida Afonso Pena, 1.206, bairro Amambaí, em Campo Grande. O direcionamento de público é específico: contadores, advogados tributaristas, empresários e gestores fiscais, profissionais estes que atuam diretamente na organização das informações cadastrais, no cumprimento das obrigações tributárias e na prevenção de passivos fiscais. A programação técnica foi estruturada para abordar temas que já fazem parte da rotina das empresas e que ganham relevância diante do avanço da digitalização e do fortalecimento da conformidade fiscal. Estão entre os assuntos que serão apresentados e detalhados o Cadastro Positivo, o novo Cadastro de Contribuintes do Estado (CCE) e o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), instrumentos que ampliam a previsibilidade, a segurança jurídica e a eficiência na comunicação entre Fisco e contribuinte. O encontro também marca o lançamento do Regularize Já, nova iniciativa de autorregularização, inserida no programa ‘Sefaz Com Você: Juntos para Fazer Dar Certo’. O programa é voltado à autorregularização orientada, que permite ao contribuinte identificar inconsistências e promover ajustes de forma espontânea, antes da adoção de medidas fiscais mais gravosas. A proposta é estimular a conformidade voluntária, reduzir litígios e fortalecer uma relação mais cooperativa e transparente com a Administração Tributária. Para o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, o evento reforça o compromisso do Governo com uma atuação fiscal moderna e responsável, que combina rigor técnico com orientação preventiva. “Quando o Estado investe em ferramentas que orientam o contribuinte e promovem a regularização espontânea, fortalece a previsibilidade, reduz riscos e cria um ambiente mais seguro para quem produz, investe e gera desenvolvimento em Mato Grosso do Sul”, destaca o secretário. O programa Sefaz Com Você consolida uma nova diretriz da política fiscal estadual, baseada no diálogo, na orientação técnica qualificada e no uso de soluções modernas de gestão tributária, alinhadas às boas práticas de governança pública. O evento conta com o apoio institucional da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS). Programação 14h – Credenciamento 14h20 – Abertura oficialSecretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira 14h40 – Nova diretriz da Sefaz-MSSuperintendente de Administração Tributária, Bruno Gouvêa Bastos 15h10 – Coffee break 15h30 – Autorregularização e Programa Regularize JáCoordenadora de Planejamento e Controle Fiscal, Sabrina Melo 16h – Cadastro PositivoCoordenadora Especial de Apoio à Administração Tributária, Silvia Leal 16h30 – Novo CCE e Domicílio Tributário EletrônicoGestora de Sistemas de Apoio à Administração Tributária, Marlene Cruz 17h – Encerramento e agradecimentos As vagas são limitadas e a participação exige inscrição prévia, disponível no link: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3833
Semed instala nova caixa d’água no Ceim Claudete Pereira Lima, no Jardim Clímax
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação Municipal (Semed), fez a instalação de uma nova caixa d’água com capacidade de 5 mil litros, no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Claudete Pereira de Lima, localizado no Jardim Clímax. A ação faz parte do planejamento da gestão municipal de levar melhorais urgentes para as unidades educacionais de Dourados, ampliando a segurança para alunos, professores e administrativos. Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, esteve na unidade educacional e destacou que as melhorias efetuadas no local serão fundamentais para levar mais qualidade de vida para a comunidade escolar. “É uma caixa d’água totalmente nova, que vem para atender uma necessidade que existia aqui, pois a anterior já não estava em condições de uso e é isso que temos feito, trabalhado para conseguir melhorar as condições das nossas escolas”, pontuou o prefeito Marçal Filho. A caixa d’água anterior apresentava ferrugem, buracos e havia sido interditado pela Defesa Civil. A diretora do Ceim Claudete Pereira de Lima, Andréa de Vito Ros, destacou a importância do atendimento da Semed com a medida. “O secretário Nilson Francisco da Silva e o prefeito Marçal Filho foram sensíveis a essa demanda que nos preocupava principalmente em relação a nossas crianças e funcionários e agora vamos começar as aulas em fevereiro com uma tranquilidade maior”, enfatizou. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, citou que a unidade atende 214 alunos, representando um importante polo da Educação Infantil, que assim como os outros da Rede Municipal de Ensino trabalha de forma focada no desenvolvimento integral das crianças. “Estamos trabalhando muito para melhorar a infraestrutura das nossas escolas e Centros de Educação Infantil, sempre focado em garantir a segurança para nossas crianças e servidores”, enfatizou Nilson Francisco. Um problema que vem sendo enfrentado pela gestão Marçal Filho são as condições precárias dos equipamentos de saúde, o que já se arrasta por muitos anos e, vem sendo sanado de forma gradativa e com foco nas prioridades da população. Sobre essas questões, o prefeito Marçal Filho destacou que tem trabalhado de forma planejada e eficiente. “Temos equipamentos de saúde que estão deteriorados já há muitos anos, e então nós vamos levar tempo para conseguir fazer com que tenhamos escolas bem estruturadas, postos de saúde bem estruturados, mas vamos continuar trabalhando para isso, com seriedade e de forma planejada melhorando os aparelhos públicos, os lugares onde as pessoas utilizam, onde as nossas crianças estão, onde as pessoas estão sendo atendidas”, afirmou. Marçal destacou ainda que no âmbito da Educação, o trabalho vem sendo ampliado com a construção de novas salas de aulas, reforma de unidades educacionais e planejamento adequado com a entrega dos kits escolares no primeiro dia de aula. “Estamos transformando nossas escolas, conforme o orçamento permite e muito em breve queremos começar a construção de novas unidades”, disse, ao destacar ainda o cuidado do trabalho de toda equipe para que as famílias recebam os materiais já no primeiro dia de aula para que tenham maior tranquilidade. No que tange a infraestrutura, Marçal recordou ainda sobre a qualidade das obras, ao recordar a nova Unidade Básica de Saúde que está sendo construída no Jardim dos Estados. “Temos buscado fazer equipamentos públicos modernos, como é o caso da UBS do Jardim dos Estados, com qualidade, como se fosse particular”, argumentou. ”A gente tem que acabar essa época de que as coisas públicas têm que ser mal feitas ou feias e a gente vai mudar essa realidade”, destacou.
Coordenação de Saúde Bucal anuncia ações para fortalecimento da atenção odontológica no município
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, deu início às atividades de 2026 com a organização das ações estratégicas voltadas à qualificação das equipes e ao fortalecimento da atenção odontológica no município. “Ao longo do ano passado a grande parte dos gabinetes odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde foi modernizada com novas cadeiras odontológicas, autoclaves, móveis e outros equipamentos que proporcionam não apenas melhores condições de trabalho aos dentistas, mas, também, mais conforto e comodidade aos nossos pacientes”, explica Márcio Figueiredo, secretário Municipal de Saúde. Ele destaca que após a reestruturação do setor, o foco será o treinamento para garantir serviços ainda melhores para a população que procura a rede municipal de saúde em busca de atendimento odontológico. Como parte desse planejamento, será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro a primeira capacitação do ano, direcionada aos cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB). A atividade será dividida em três turmas, garantindo a continuidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A capacitação terá como foco a Atualização e Calibração dos índices CPOD e ceod, avaliação anual realizada pelas equipes de saúde bucal nas escolas e ceims do município, com o objetivo de identificar as condições de saúde bucal dos escolares. Os alunos que apresentarem necessidade de tratamento receberão orientações e encaminhamento para agendamento odontológico na UBS de referência. “A capacitação contínua dos servidores atende uma determinação do prefeito Marçal Filho, entendendo que profissionais com conhecimento atualizado levam serviços de melhor qualidade à população”, ressalta Márcio Figueiredo. A ação marca o início das atividades coletivas desenvolvidas ao longo de 2026 nas escolas e ceims do município, que incluem escovação supervisionada com a utilização de escovas e kits de higiene bucal distribuídos aos alunos, palestras e ações educativas, alinhadas às diretrizes nacionais de promoção e prevenção em saúde bucal, visando reduzir a necessidade de procedimentos restauradores, tratamentos endodônticos e perdas dentárias na vida adulta. No final de 2025, as equipes participaram de capacitação sobre os indicadores de boas práticas do Ministério da Saúde, fortalecendo a qualificação profissional e o alinhamento com as diretrizes nacionais de atenção à saúde bucal. O início do ano também foi marcado pela entrega de novos Instrumentos rotatórios odontológicos, chegada de escovas, pasta dental e fio dental e pela incorporação de profissionais aprovados em concurso público, assegurando equipes completas e maior resolutividade no atendimento à população. A Coordenação de Saúde Bucal, sob a responsabilidade da coordenadora Paola Yurie Nozu Bagordache, reafirma o compromisso com a melhoria contínua dos serviços ofertados e destaca a expectativa de que 2026 seja um ano de avanços significativos na promoção da saúde bucal no município.
Mato Grosso do Sul encerrou 2025 com aumento no número de transplantes realizados pelo SUS
Dados da CET/MS (Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul) mostram aumento no total de procedimentos e a manutenção de transplantes de alta complexidade, indicando maior regularidade na atividade transplantadora no Estado. Em 2025, foram realizados 70 transplantes de órgãos sólidos e 298 transplantes de córnea. Considerando órgãos e tecidos, o total chegou a 368 procedimentos ao longo do ano. Entre os transplantes realizados estão: 49 de fígado, 21 de rim, dois de medula óssea autólogo e cinco de ossos, evidenciando a diversidade de procedimentos ofertados pela rede estadual. Para a Coordenadora da CET/MS, Claire Miozo, os resultados refletem o fortalecimento da rede e da organização dos processos. “Foi um ano marcado pela atuação integrada entre hospitais, equipes assistenciais e a Central, com avanços importantes na captação e no acompanhamento dos processos de doação e transplante”, disse Claire. Comparativo com 2024 Em 2024, o Estado havia registrado 40 transplantes de órgãos sólidos e 278 transplantes de córnea, totalizando 318 procedimentos. Os números de 2025 indicam crescimento no volume total de transplantes e ampliação das atividades em relação ao ano anterior. Rede hospitalar Os transplantes em Mato Grosso do Sul são realizados por hospitais habilitados que integram a rede estadual. A Santa Casa de Campo Grande realiza transplantes de rim e córneas; o Hospital Unimed, transplantes de rim; o Hospital Cassems, transplantes de medula óssea autólogo; e o Hospital Adventista do Pênfigo, transplantes de fígado, rim, pâncreas, córneas e tecido musculoesquelético. Em 2025, o Hospital Adventista do Pênfigo passou a atuar também nos transplantes de rim, pâncreas e tecido musculoesquelético, ampliando a oferta desses procedimentos no Estado. Segundo Claire Miozo, “Essa ampliação representa mais oportunidades para os pacientes que aguardam na fila e fortalece a capacidade transplantadora de Mato Grosso do Sul”, afirma a Coordenadora da CET/MS. Doação e fila de espera No período, foram registrados 63 doadores efetivos de órgãos e 238 doadores de córnea. Também foram ofertados para transplantes em outros Estados 85 rins, oito fígados e oito corações. Atualmente, a fila de espera em Mato Grosso do Sul conta com 428 pessoas aguardando transplante de córnea, 236 por rim e 10 por fígado. A SES (Secretaria de Estado de Saúde), vinculada ao Governo do Estado, reforça que a realização dos transplantes depende da autorização familiar. Para ser doador, não é necessário registro formal, basta comunicar à família o desejo de doar órgãos e tecidos. André Lima, Comunicação SES
Nova rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros e fortalece logística local
Mato Grosso do Sul dará mais um passo adiante em sua logística aeroviária com a abertura de nova rota direta entre Campo Grande e a capital mineira Belo Horizonte, através do aeroporto de Confins. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pela Azul Linhas Aéreas, empresa que vai operar a linha que amplia a conectividade sul-mato-grossense com um dos principais centros econômicos do Brasil. A nova ligação reforça a malha aérea sul-mato-grossense, que hoje já conta com voos diretos para a capital paulista São Paulo, para Guarulhos (localizada na Grande São Paulo) e Campinas (interior de SP), além de Brasília (DF) – conexões fundamentais para o turismo e para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios, atração de investimentos e integração aos principais centros produtivos e de negócios. Principal aeroporto de Minas Gerais e tido como um ‘hub’ do setor, Confins fica no município de mesmo nome, na grande Belo Horizonte. A criação da rota vem em momento de expansão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que opera sob concessão para a empresa Aena, e também três dias após a Azul anunciar uma linha internacional entre Confins e Montevidéu, capital do Uruguai, a partir de março. A operação da linha entre Mato Grosso do Sul e Minas Gerais começa já em 2026, no dia 1º de abril, com vendas já disponíveis a partir desta sexta-feira (23) nos canais oficiais da companhia. Segundo a Azul, os voos serão operados diariamente, em ambos os sentidos, com aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para até 136 passageiros, e Airbus A320, que comportam até 174 passageiros. “Estamos muito felizes com esse voo conectando a capital mineira ao nosso Estado. Foi um trabalho de anos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Decola MS, em parceria com a Azul, para recuperar essa operação que existia durante a pandemia e havia sido suspensa”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling. Aplicando já o fuso horário de cada local (-4 em MS e -3 em MG), o horário previsto pela Azul de partida do voo em Confins será 8h15, com chegada à capital sul-mato-grossense às 9h25. No sentido inverso, o voo parte de Campo Grande às 10h05, com pouso em solo mineiro previsto para 13h15. “O lançamento do voo direto entre Confins e Campo Grande reforça o compromisso da Azul com a ampliação da conectividade aérea no país e contribui para o desenvolvimento regional por meio da aviação. A nova operação facilita o acesso de Mato Grosso do Sul a um de nossos principais hubs, o aeroporto de Confins, ampliando as possibilidades de conexão para diversos destinos no Brasil e no exterior”, afirma a gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, Beatriz Barbi. Logística aérea de MS em crescimento A ampliação da malha aérea comercial de Mato Grosso do Sul está inserida em uma estratégia estruturada de fortalecimento da logística estadual, que vem posicionando o Estado como um dos mais promissores do país em infraestrutura de transporte. O avanço é impulsionado por investimentos públicos voltados à modernização e expansão da rede, com reflexos diretos no turismo, no ambiente de negócios e na integração regional. Desde 2023, o Plano Aeroviário Estadual orienta as ações do Governo do Estado, com investimento estimado de R$ 250 milhões até 2026 em obras de construção, restauração e ampliação de aeroportos e aeródromos estratégicos. Mais de R$ 100 milhões já foram aplicados em obras concluídas, fortalecendo a conectividade entre municípios e ampliando o acesso aos mercados nacionais e internacionais. Entre os principais projetos em execução está a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande, com acréscimo de 500 metros, além da implantação de novos sistemas de segurança e navegação aérea, como PAPI e estação meteorológica, elevando a capacidade operacional do terminal. Já no Pantanal, será implantada uma pista no Porto São Pedro, inicialmente voltada ao combate a incêndios florestais, com potencial de uso futuro para turismo e logística regional. No interior, o plano contempla a construção de nova pista asfaltada em Nova Alvorada do Sul, a pavimentação de uma pista de 1.500 metros em Aquidauana, a implantação do Aeroporto de Inocência, a restauração de aeródromos em Paranaíba, Camapuã e Cassilândia, além da ampliação do aeródromo de Naviraí. Outro investimento estratégico é o Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira, que receberá um novo terminal de passageiros e cargas, com investimento estimado em R$ 39 milhões, já aprovado pela Secretaria de Aviação Civil e com licitação prevista para o primeiro semestre de 2025. O planejamento prevê ainda novas licitações para os aeródromos de Água Clara e Maracaju, estudos para implantação em Mundo Novo e Amambai, além da ampliação do aeródromo de Nova Andradina e do aeroporto de Três Lagoas. O conjunto de investimentos consolida a infraestrutura aérea como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico, a integração regional e a ampliação da competitividade logística do Estado. Comunicação Governo de MS
Junta do Serviço Militar convoca nascidos em 2008 para o alistamento obrigatório
A Junta de Serviço Militar de Dourados informa aos jovens que farão o alistamento militar no ano de 2026 que o Exército Brasileiro disponibiliza o Alistamento On Line. Desde o dia 1º de janeiro, o sistema está disponível para os jovens nascidos no ano de 2008. Nesta modalidade de alistamento, o jovem pode alistar-se de qualquer lugar, via internet, com o benefício de não enfrentar possíveis filas. O Alistamento On Line poderá ser realizado no endereço www.alistamento.eb.mil.br . Os jovens que não possuem CPF ou que tenham nascido antes de 2008 não conseguirão efetuar a inscrição. Estes deverão procurar a Junta de Serviço Militar do município. Em Dourados a JSM está localizada na Rua João Rosa Góes, nº 395, Centro (prédio da antiga prefeitura), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Meios de contato: telefone 2222 1998 e e-mail juntamilitar@dourados.ms.gov.br . O alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos de idade neste ano de 2026 e para quem nasceu nos anos anteriores e está pendente com o serviço militar. Para fazer o cadastro online é necessário cadastrar o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Para o atendimento presencial é preciso estar munido de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço de até quatro meses. O jovem deverá se alistar nos primeiros 6 meses (janeiro a junho) do ano em que completa 18 anos de idade. O alistamento realizado nesse período será gratuito. Após esse prazo, o jovem continua com o dever de se alistar, contudo ficará em débito com o serviço militar até o pagamento da multa referente ao alistamento fora do período regulamentar. Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá, por exemplo, obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com os governos Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino. Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor dos governos Federal, Estadual, dos territórios ou Municípios.








