O Bioparque Pantanal se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Em quase quatro anos desde a inauguração, o complexo de aquários tem despertado em visitantes de todas as regiões do país, e também do exterior, o interesse em conhecer Campo Grande e o Pantanal. Turistas relatam que, ao descobrirem o maior aquário de água doce do mundo, passam a planejar viagens à capital sul-mato-grossense com o principal objetivo de visitar o Bioparque Pantanal. O visitante Teruka Anamura, morador de Suzano (SP), integrou um grupo de 60 turistas do estado de São Paulo e compartilhou sua experiência. “Sempre ouvi falar do Pantanal e agora, aos 79 anos, tive a oportunidade de conhecer. O Bioparque é inimaginável. Eu não imaginava que existiam tantas variedades de peixes, nem quantos milhões de litros de água são necessários para manter essa estrutura. É algo fantástico. Com certeza vou compartilhar essa experiência com meus amigos para que eles também façam essa visita”, relatou. Para a visitante Marily Cleia, de Araras (SP), a passagem pelo Bioparque foi marcante e repleta de aprendizado. “É a primeira vez que venho a esse lugar maravilhoso. Fiquei sabendo por meio de amigos e está sendo uma experiência incrível. É um espaço organizado, acolhedor, eu adorei. Todos deveriam ter essa oportunidade, porque vale muito a pena”, afirmou. Esse perfil de visitantes contribui diretamente para o fortalecimento do turismo em Campo Grande, impulsionando a economia local, a hotelaria, a gastronomia, a cultura e diversos outros serviços. Mesmo tendo o Bioparque Pantanal como principal motivação da viagem, muitos turistas aproveitam a estadia para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como museus, parques, a Feira Central de Campo Grande, além dos biomas da região. A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que receber turistas de diferentes cidades do Brasil e de outros países é motivo de grande satisfação para toda a equipe. “O Bioparque Pantanal tem o propósito de conectar as pessoas à biodiversidade. Ver visitantes planejando suas viagens especialmente para nos conhecer reforça a relevância desse trabalho. O Bioparque se consolida como uma porta de entrada para o Pantanal, despertando o interesse pela nossa cultura, pelos nossos biomas e pela conservação ambiental. Além disso, impulsiona o turismo sustentável, movimenta a economia local, gera oportunidades para Campo Grande e contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul, levando a mensagem de valorização e proteção do Pantanal para todo o Brasil”, ressaltou. Em 2023, o Bioparque Pantanal foi reconhecido pela revista internacional Time como um dos 50 destinos de viagem extraordinários do mundo. O empreendimento também se destaca pelo turismo acessível, ao oferecer uma experiência inclusiva e acolhedora para todos os públicos. Exemplo disso é Leonardo da Silva, autista, que descobriu o Bioparque ao navegar pela internet e, encantado, pediu aos pais que viajassem mais de 20 horas de carro, de Palhoça (SC) até Campo Grande, exclusivamente para conhecer o maior aquário de água doce do mundo. A mãe de Leonardo, Lisandra da Silva, contou que planejou a viagem meses antes para atender ao desejo do filho e se emocionou ao ver o sonho realizado. “Nós gostamos muito da experiência. Foi muito melhor do que imaginávamos. Estamos muito felizes e indicamos para que outras pessoas também venham visitar”, afirmou. Além do programa “Bioparque Para Todos – Iguais na Diferença”, que reforça o compromisso com a inclusão, o complexo de aquários desenvolve ações voltadas à educação ambiental, pesquisa, conservação, cultura e lazer, aliadas ao uso de tecnologia e inovação, promovendo a conscientização sobre a importância da biodiversidade. Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa, Comunicação Bioparque Pantanal
Do campo ao mercado: como o agricultor pode vender na Ceasa de Mato Grosso do Sul
A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) é uma importante aliada do agricultor em um dos processos mais desafiadores para quem tira o sustento da terra: a comercialização da produção. Para vender no entreposto, o produtor precisa se planejar e estar atento a diversos fatores que influenciam o percurso do que ele colhe até chegar ao consumidor final. Como vender na Ceasa O primeiro passo recomendado é que o agricultor procure o escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em sua região. A agência é acionista majoritária da Ceasa-MS e está presente nos 79 municípios do Estado. Os endereços e telefones das unidades da Agraer podem ser consultados por meio deste link. Além de prestarem assistência técnica adequada a cada agricultor, de acordo com o tipo de hortifrutigranjeiro produzido, os técnicos da Agraer também orientam sobre os procedimentos necessários para a comercialização da produção no Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), localizado dentro da Ceasa. É a Agraer quem analisa se o produtor se enquadra na agricultura familiar. Após o respectivo credenciamento na Agência, ele é autorizado a se cadastrar na administração da Ceasa para comercializar a sua mercadoria, conforme o fluxo de produção, nas “pedras” do Cecaf, como são chamados os espaços destinados à venda de produtos no pavilhão. O contato do Cecaf é pelos telefones (67) 3321-1044 / 3321-1048. A partir do cadastramento na Ceasa de MS, o produtor passa a retirar os romaneios, documento que substitui a nota fiscal e que é o único custo que o agricultor tem ao vender seus hortifrutigranjeiros no Cecaf, conforme explica o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa-MSS, Fernando Begena. “Cada romaneio custa apenas R$ 5 e equivale a uma carga de produtos trazidos pelo agricultor para o Cecaf. O produtor só é autorizado a entrar na Ceasa e vender seus produtos no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar mediante a apresentação do romaneio”, explica Begena. O agricultor também pode optar por fornecer seus hortifrutigranjeiros diretamente às empresas sediadas na Ceasa, sem a necessidade de se estabelecer no Cecaf. “O produtor pode negociar a mercadoria diretamente com as empresas, desde que apresente o romaneio ou a nota fiscal de sua mercadoria. O objetivo desse trâmite é dar procedência a tudo aquilo que entra na Ceasa”, esclarece Fernando Begena. Em ambos os casos, o diretor ressalta que o agricultor deve estar ciente de que todo o processo de comercialização é de sua inteira responsabilidade. A Ceasa-MS não intermedia as vendas, atuando como um polo que concentra e dinamiza a oferta de frutas, verduras e legumes de primeira qualidade produzidos nos municípios sul-mato-grossenses, além de mercadorias provenientes de outras regiões do país. “A Ceasa tem um fluxo intenso e diário, a partir das 4h, com a presença de centenas de comerciantes, representantes de grandes empresas e também do consumidor final, todos em busca de produtos de qualidade e bons preços. A demanda é grande, mas, para vender bem, o agricultor precisa entender de negócios, saber negociar, praticar preços adequados e avaliar se tem capacidade de atender às exigências do mercado. Da porteira para fora, ele também é um comerciante, além de agricultor”, destaca Begena. Participação de Mato Grosso do Sul O volume de hortifrutigranjeiros produzidos em Mato Grosso do Sul e comercializados na Ceasa cresce a cada ano, reforçando a força da agricultura familiar no Estado. Entre janeiro e setembro de 2025, MS ficou em 2º lugar no ranking dos estados que mais forneceram produtos ao entreposto, com cerca de 25 mil toneladas de hortigranjeiros comercializados — um aumento de 8,93% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A mandioca (4,3 mil toneladas), a laranja (4,2 mil toneladas) e o ovo (3,6 mil toneladas) foram os produtos sul-mato-grossenses mais comercializados nas Centrais nos primeiros seis meses do ano passado. Comunicação Ceasa-MS
Aberto o primeiro leilão do ano do Detran-MS com VW/Up 2015 e Honda CG
O primeiro leilão de 2026 do Detran-MS, sob responsabilidade do leiloeiro Carlos Ferrari, de veículos de circulação, sucatas aproveitáveis e sucatas inservíveis, foi aberto na quarta-feira, 21 de janeiro, às 9h (horário de Mato Grosso do Sul), e segue até o dia 5 de fevereiro, às 9h30 (horário de Mato Grosso do Sul). No total, são ofertados 147 lotes de motocicletas e automóveis, além de um lote com material ferroso. Os veículos foram apreendidos e recolhidos em 10 municípios de Mato Grosso do Sul, e os proprietários não efetuaram a retirada dos bens dos pátios. Os lances podem ser realizados pelo site www.carloferrarileiloes.com.br. A visitação aos lotes poderá ser feita nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, no pátio da Autotran, localizado na Avenida Gerval Bernardino de Souza, nº 644, no bairro Rita Vieira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Na categoria Circulação, estarão disponíveis 108 lotes, sendo 78 motocicletas e 30 automóveis. Entre os veículos ofertados estão um VW/Up 2014/2015, na cor vermelha, com lance inicial de R$ 8.653,00, e uma Honda CG 2021/2022, também na cor vermelha, com lance inicial de R$ 3.702,00. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ofertar lances nessa categoria. Já na categoria Sucatas Aproveitáveis, apenas pessoas jurídicas devidamente credenciadas em qualquer Detran do país podem ofertar lances nos 39 lotes, que somam 59 motocicletas e 27 automóveis. O lote único de Sucatas Inservíveis conta com 17 motocicletas e 7 automóveis, totalizando aproximadamente 16.830 kg de material ferroso. Podem participar apenas pessoas jurídicas que atuem nos ramos de siderurgia, fundição ou reciclagem, devidamente credenciadas no Detran-MS. Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Copa do Brasil: Sorteio será na quarta-feira
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará na próxima quarta-feira (28), às 15h, o sorteio dos mandos de campo da primeira fase da Copa do Brasil, bem como dos confrontos da segunda fase. O evento será na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ). Pela primeira vez, a Copa do Brasil terá 126 participantes, e será dividida em nove fases. A primeira fase terá como datas-bases os dias 18 e 19 de fevereiro. A final, em jogo único, está prevista para o dia 6 de dezembro e marcará o final da temporada do futebol masculino brasileiro.
Clubes vão rodar mais de 30 mil km na primeira fase do Campeonato Estadual
A 48ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense tem a primeira rodada neste sábado (24), com cinco jogos e todos os dez participantes em campo. Nesta primeira fase, são nove jogos para cada time buscar duas vagas diretas na semifinal, quatro vagas na segunda fase e, na pior situação, evitar ficar entre os dois últimos e ser rebaixado para Série B. No planejamento dos clubes, muita estrada para cumprir as partidas como visitantes até o dia 1º de março, quando acontece a última rodada, com os jogadores viajando por mais de 30 mil km pelo Estado. Para a competição do ano passado, o Departamento de Competições fez o levantamento de deslocamento aproximado de cada clube e os que mais viajaram foram Corumbaense FC e Costa Rica EC. Para esse ano, segundo publicação do canal Arquibancada MS, o Carijó da Avenida manteve a ponta, mas vai rodar menos, somando 4.159 km. O segundo clube que mais vai rodar neste ano é o CE Naviraiense, mesmo mantendo o percurso de aproximadamente 3.700 km do ano passado. O CREC esse ano será o terceiro time que mais vai rodas pelo Estado durante a competição, caindo de 5.320 km para pouco mais de 3.200 km. Em seguida vem o Ivinhema FC que manteve aproximadamente 3.000 km do ano passado. O quinto clube que mais vai rodar é AA Bataguassu, campeão da Série B 2025 e que neste ano vai rodar 2.856 km. Já o Dourados AC não vai ter muita diferença em relação à 2025, rodando 2.750 km, cerca de 200 km a menos. Bicampeão estadual, o Operário FC vai rodar um pouco a mais neste ano, chegando a 2.566 km, um ganho de 600 km. O CR Aquidauana vai rodar 2.271 km na sua estreia na primeira divisão, o EC Águia Negra quase não muda e viaja 1659 km e o FC Pantanal é o que menos viaja, conseguindo baixar de 2090 km em 2025 para apenas 1322 km nesta temporada.
Primeira rodada do Campeonato Estadual tem cinco jogos neste sábado
Cinco jogos neste sábado (24) movimentam a primeira rodada da 48ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Todos os dez clubes entram em campo, incluindo os dois que subiram da Série B. A primeira fase segue até o dia 1º de março, quando serão definidos os classificados para as fases eliminatórias e os dois rebaixados. Oficialmente, o Campeonato Estadual começou no último domingo (18), com a vitória do Operário FC sobre o FC Pantanal por 3 a 0, em partida válida pela sétima rodada e antecipada a pedido dos clubes. Agora, a competição tem a estreia de todos os outros participantes. A rodada começa com dois jogos às 16h. No Estádio Mário Pinto (Noroeste), o CR Aquidauana estreia na Série A recebendo o Costa Rica EC com arbitragem de Guilherme Augusto Hickmann, auxiliado pelos assistentes Marcelo Grando e Fabiana Nunes Fabrão. O quarto árbitro é Willian Arakaki Antunes. O primeiro jogo do CRA na primeira divisão ter transmissão com imagens no canal oficial do clube no YouTube. Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, o Pantanal mira reabilitação e tem pela frente o EC Águia Negra, mais campeão do interior, com quatro títulos. O time campo-grandense, semifinalistas nas duas últimas edições, pode ter novidades em relação ao time do último fim de semana. O árbitro da partida é Paulo Henrique Salmázio e tem nas laterais os assistentes Cláudio Henrique Verão e Adanclei Neves Barros. O quarto árbitro é Fábio Silva de Oliveira. No Estádio Arthur Marinho, às 17h, o Corumbaense FC estreia na competição recebendo o atual bicampeão, Operário. O confronto de alvinegros deve atrair um grande público, mas pode ser acompanhada também pelo canal do Carijó da Avenida no YouTube. A arbitragem será comandada por Marcos Mateus Pereira, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Renan Faustino Corrêa. O quarto árbitro é Josué Aires Graúna. Os dois últimos jogos acontecem às 18h. No Estádio Pereirão tem a estreia do campeão da Série B Estadual ano passado. AA Bataguassu manteve técnico e a base que colocou o time na primeira divisão e agora recebe o CE Naviraiense com transmissão no canal oficial do Bata no YouTube. A arbitragem é de Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Elita Maria e Wescley da Silva Marques. O quarto árbitro é Carlos Henrique Linhares Martins. No Estádio Saraivão, duelo entre dois clubes da região sul do Estado. Vice-campeão ano passado, o Ivinhema FC começa a competição recebendo o Dourados AC em jogo com arbitragem de Raphael de Souza Cosmo, junto com os assistentes Luiz Felipe de Oliveira e Ana Paula dos Santos. O quarto árbitro é Maicon Alex Ristof.
Polícia identifica grupo criminoso responsável por furto de R$ 35mil em mercadorias no mercado Atacadão em Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Segunda Delegacia de Dourados, concluiu as investigações relativas a um furto de elevado valor ocorrido no Mercado Atacadão, no município de Dourados, com prejuízo estimado em aproximadamente R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) em mercadorias. Conforme apurado, as autoras atuaram de forma coordenada e previamente ajustada, adentrando o estabelecimento comercial e concentrando-se nos itens de maior valor econômico de cada setor da loja, valendo-se da ajuda de uma funcionária do próprio estabelecimento para viabilizar a prática criminosa. As mercadorias eram ocultadas de maneira dissimulada e, após a saída do estabelecimento, transportadas com o auxílio de um veículo utilizado para dar suporte à empreitada criminosa. As investigações revelaram, ainda, que o grupo contou com a participação de uma adolescente de 13 anos de idade para a prática do crime. No decorrer da apuração, foi possível identificar e indiciar as autoras envolvidas, restando esclarecida a dinâmica do crime e o papel desempenhado por cada uma das investigadas. As investigadas foram indiciadas pelos crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança e pelo concurso de pessoas, bem como pelo crime previsto no artigo 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em razão da vinculação direta do automóvel à prática delitiva, o veículo utilizado no crime foi apreendido pela Polícia Civil. Diante do conjunto probatório reunido, a Autoridade Policial representou pela decretação da prisão preventiva, a qual foi indeferida pelo Poder Judiciário, sem prejuízo do regular prosseguimento da persecução penal. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate qualificado aos crimes patrimoniais e com a responsabilização penal dos envolvidos, atuando sempre dentro dos limites legais e constitucionais.
Investigado na operação Collusion é preso durante férias em Itapema (SC)
Com o apoio do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de Santa Catarina (Gaeco/MPSC), foi preso, nesta quinta-feira (22/1), um dos investigados na Operação “Collusion”, deflagrada pelo Gaeco/MPMS e pela 1ª Promotoria de Justiça de Justiça de Terenos. O mandado de prisão foi cumprido em Itapema (SC) e integra uma ofensiva maior, deflagrada simultaneamente com a Operação “Simulatum”. As duas operações visam à desarticulação de organizações criminosas que, desde 2021, fraudam licitações e contratos públicos na Prefeitura e na Câmara Municipal de Terenos (MS), conforme a investigação tocada pela 1ª Promotoria de Justiça na cidade. A Operação “Collusion” (termo que remete a conluio) foca em acordos ilícitos para o fornecimento de materiais e serviços gráficos. Segundo as investigações, o grupo simulava concorrência por intermédio de empresas que pertenciam ao mesmo núcleo empresarial, compartilhando estrutura e recursos para induzir os órgãos públicos ao erro em procedimentos de dispensa de licitação. Nesta ação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados foram cumpridos em Mato Grosso do Sul, com exceção da captura realizada em Santa Catarina. Já a Operação “Simulatum” apura fraudes em contratos de publicidade e locação de equipamentos de som. Para esta investigação, a Justiça concedeu sete ordens de busca e apreensão. A ação de campo ocorreu em Terenos, Campo Grande e Rio Negro, além da cidade catarinense. A investigação segue em sigilo.
Defesa Civil orienta moradores a se cadastrarem para receber alertas
Com o início do ano marcado por maior volume de chuvas, a Prefeitura de Dourados, através da Defesa Civil, reforça a importância de a população acompanhar os alertas de risco relacionados a fenômenos climáticos. O órgão mantém um sistema gratuito de envio de mensagens por SMS para avisar moradores sobre a possibilidade de desastres naturais em suas regiões. Para receber os alertas, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da residência. Após o cadastro, o telefone passa a integrar automaticamente a lista de envio de avisos sempre que houver risco identificado para a área indicada. A Defesa Civil orienta, especialmente, que moradores de locais considerados mais vulneráveis, como áreas próximas a rios, encostas, morros ou regiões sujeitas a alagamentos, acompanhem a previsão do tempo e fiquem atentos às comunicações oficiais. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Dourados, Jhones Santana, o serviço tem papel fundamental na prevenção. “O sistema permite divulgar boletins de aviso e alertas com antecedência, informando sobre riscos de desastres e eventos adversos, para que tanto os órgãos de resposta quanto a população possam agir a tempo, reduzindo danos e se preparando de forma adequada”, explicou. Os alertas podem ser emitidos tanto pela Defesa Civil estadual, com sede em Campo Grande, quanto pela Defesa Civil municipal de Dourados, conforme a situação registrada. O órgão destaca ainda que o serviço não substitui a previsão do tempo. As mensagens são enviadas apenas quando há identificação de cenários que exigem atenção especial ou a adoção de medidas preventivas, funcionando como um instrumento de proteção e segurança para a população. DEFESA CIVIL ALERTA Desde outubro do ano passado, a Defesa Civil de Dourados está oficialmente habilitada a emitir alertas de risco para a população através do sistema Defesa Civil Alerta. Com a ativação do sistema, a partir do dia 1º de outubro de 2025, a Defesa Civil de cidades do Centro-Oeste passaram a enviar notificações regionais. O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), que envia mensagens de emergência para todos os celulares conectados a uma área de risco, sem depender de internet, Wi-Fi ou pacotes de dados. O recurso funciona automaticamente em aparelhos com cobertura 4G e 5G. Segundo Johnes Santana, há dois tipos principais de alertas: o extremo, caracterizado por ameaças graves à vida ou à propriedade e que exige medidas imediatas de proteção, e o severo, quando o risco não demanda ações imediatas, permitindo mais tempo de preparação. Além desses, também podem ser enviados alertas de demonstração, com caráter educativo para a população.








