O maior Brasileirão Betano da história terá início na noite desta quarta-feira (28) e oferecerá a torcedores de todo o país uma nova cultura para o calendário nacional. Pela primeira vez, a competição que reúne a elite do futebol brasileiro será disputada de janeiro a dezembro e promete muita emoção e competitividade ao longo de todo o ano. A mudança tem como objetivo trazer maior apelo comercial ao campeonato e aumentar o recesso para os jogadores, além de assegurar um calendário mais equilibrado. A partir desta temporada, cinco clubes irão se classificar para a Libertadores via Brasileirão – a sexta vaga ao torneio continental que pertencia à Série A foi alocada para o vice-campeão da Copa do Brasil de 2026, que garantirá vaga na pré-Libertadores. Outra alteração é o aumento do limite de partidas para jogadores trocarem de time durante a Série A: subiu de seis para 12 jogos. Em seu dia de abertura, serão oito duelos. Destes, quatro começarão às 19h: Atlético-MG x Palmeiras, na Arena MRV, em Belo Horizonte; Internacional x Athletico-PR, no Beira-Rio, em Porto Alegre; Coritiba x Red Bull Bragantino, no Couto Pereira, em Curitiba; e Vitória x Remo, no Barradão, em Salvador. Às 19h30, os tricolores Fluminense e Grêmio disputam a vitória no Maracanã, no Rio. Na sequência, às 20h, enfrentam-se Corinthians e Bahia, na Vila Belmiro, em Santos, e Chapecoense e Santos, na Arena Condá, em Chapecó. Já São Paulo e Flamengo estarão frente a frente no MorumBIS, em São Paulo, às 21h30. Nesta quinta-feira (29), o Mirassol encara o Vasco no Maião, em Mirassol (SP), às 20h. A última partida da primeira rodada será entre Botafogo e Cruzeiro, no Nilton Santos, no Rio, às 21h30.
Pesquisa do Procon revela aumento de 1,4% no preço médio da gasolina em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon, realizou nova pesquisa de preços de combustíveis. O levantamento foi realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, em 40 estabelecimentos da cidade e distritos, comparando-se valores do etanol, diesel comum e S10 e gasolina comum e aditivada. Os menores preços encontrados foram: na gasolina comum, R$ 6,19; no etanol, R$ 3,79; no diesel comum, R$ 5,79; e no diesel S10, R$ 5,95. A diferença entre o menor preço encontrado na gasolina comum (R$ 6,19) e o maior preço (R$ 6,51) é de 5,17%; no etanol, a diferença entre o menor (R$ 3,79) e o maior preço (R$ 4,79) é de 26,39%; no diesel comum, a diferença entre o menor (R$ 5,79) e o maior preço (R$ 6,69) é de 15,54%; e, no diesel S10, a diferença entre o menor (R$ 5,95) e o maior preço (R$ 6,79) é de 14,12%. O preço médio da gasolina comum em Dourados, em janeiro de 2026, é de R$ 6,37, enquanto que em dezembro do ano passado, o preço médio praticado era de R$ 6,28, ou seja, aumento de 1,4%. Já o preço médio do etanol, em janeiro/2026, é de R$ 4,44, sendo que em dezembro/2025 era de R$ 4,26, registrando aumento de 4,22% no preço médio. E em relação ao diesel comum, a pesquisa não apresentou variação no preço médio, considerando R$ 6,16, tanto em janeiro/2026 quanto em dezembro/2025. Por sua vez, o diesel S10 apresentou nesta pesquisa o valor médio de R$ 6,25, enquanto que na pesquisa do mês de dezembro de 2025 era de R$ 6,24, representando um aumento de 0,16% no preço médio. O menor preço encontrado para a gasolina (R$ 6,19) é R$ 0,09 mais barato que o preço médio praticado (R$ 6,28) e é R$ 0,30 mais barato do que o maior preço encontrado (R$ 6,49). O Procon lembra que os consumidores podem exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina, teste esse que será feito pelo próprio funcionário do posto de combustível e na frente do consumidor. Em caso de dúvidas ou reclamação, o consumidor pode ligar para o número 2222-1539, enviar mensagem para o e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou registrar através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm VEJA PESQUISA COMPLETA:
Início das obras do novo Teatro Municipal consolida parcerias por Dourados
A Noite Cultural que marcou o início das obras do novo Teatro Municipal de Dourados na noite desta terça-feira também serviu para consolidar as parcerias que o município firmou no primeiro ano da gestão Marçal Filho em prol do desenvolvimento da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Ao encerrar a solenidade formal, depois das brilhantes apresentações culturais que abriram a noite, o prefeito Marçal Filho fez questão de destacar a presença do Governo do Estado em Dourados, bem como a presença dos deputados estaduais Renato Câmara e Lia Nogueira, do deputado federal Rodolfo Nogueira, bem como a sintonia entre o Executivo Municipal e a Câmara de Vereadores. O prefeito Marçal Filho voltou a enfatizar que sozinho ninguém faz nada e que as parcerias são fundamentais para superar dificuldades, driblar a crise econômica e desenvolver ações concretas que transformam para melhor a vida das pessoas. Ele lembrou que os investimentos de quase R$ 9,3 milhões no projeto que vai entregar à população um novo Teatro Municipal, com toda cenografia, iluminação, sistema de ar condicionado, elétrico, hidráulico, acessibilidade, poltronas, paisagismo novos, é resultado dos esforços da equipe de trabalho, sobretudo das secretarias municipais de Cultura e de Obras Públicas, do governo do Estado e de Rodolfo Nogueira, a quem Marçal Filho chamou de “deputado federal de Dourados”. Ele agradeceu nominalmente a participação na solenidade dos vereadores Márcio Pudim, Rogério Yuri, Alex Cadeirante, Dalton Ribeiro, Jânio Miguel e Franklin Schmalz, convidando todos para assinarem juntos a ordem de serviço de início das obras. “É preciso reconhecer essa parceria com a Câmara Municipal, porque sem os vereadores não é possível administrar”, enfatizou. “É preciso que os poderes se unam em torno de um objetivo comum e o Poder Legislativo faz toda a diferença para uma administração”, prosseguiu. “Quando o Executivo vai bem, a Câmara de Vereadores vai bem também e agradeço muito a compreensão de todos os vereadores nessa missão de temos de reconstruir nossa cidade”, completou Marçal Filho. Na mesma linha, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, que representou o governador Eduardo Riedel na solenidade, lembrou que as parcerias possibilitaram que muita coisa fosse feita pela Cultura em Dourados. “A gente tem um prefeito, que tem uma série de problemas para resolver na cidade no setor de logística, de pavimentação, de saúde, mas que também tem esse olhar para a cultura e para o esporte”, ressaltou Marcelo Miranda. “Parabéns por essa gestão transformadora, que em um ano conseguiu destravar inúmeras obras que fazem a diferença na vida das pessoas”, completou. Marcelo Miranda ressaltou que o governador Eduardo Ridel tem compromisso com Dourados e, em especial, com a cultura. “Esse setor faz a diferença na vida das pessoas, gera renda para os nossos trabalhadores da cultura e fomenta o comércio e toda uma cadeia produtiva que é diretamente impactada quando a gente entrega um projeto como este que está sendo iniciado hoje”, enfatizou. “Parabéns prefeito Marçal Filho, que Deus o ilumine para você continuar fazendo essas entregas que têm mudado a vida do douradense”, finalizou. DOURADOS TERRA DO TEM Durante o discurso que marcou a assinatura da ordem de serviço para reforma e revitalização do Teatro Municipal, o prefeito Marçal Filho voltou a enfatizar que a época de Dourados tinha, passou. “Dourados tinha aeroporto, agora tem aeroporto funcionando e a partir de abril com voos diários para Guarulhos, São Paulo, ligando Dourados a todo o Brasil e a um bom pedaço do mundo”, destacou. O prefeito também lembrou que Dourados tinha Ginásio Municipal de Esportes, que está fechado há anos. “Daqui a alguns dias Dourados terá novamente seu ginásio porque vamos inaugurar e entregar essa importante obra para a população”, continuou Marçal Filho. “Dourados tinha teatro, há muitos anos abandonado, mas agora vai ter Teatro Municipal de novo porque aqui não é lançamento, não faço lançamento, aqui é início de obra, que começa e termina”, completou o prefeito. O prefeito também falou das obras que estão em andamento. “Nós estamos fazendo um dos melhores postos de saúde, unidade básica de saúde aqui de Dourados, na região do Jardim dos Estados”, ressaltou. “Nós estamos construindo, pela primeira vez, a sede do Samu, obra que está de vento e popa e logo estaremos entregando mais qualidade no atendimento à população”, continuou Marçal Filho. “Nós estamos construindo novas salas de aula, na região do Guaicurus e precisamos destacar que há muito tempo Dourados não teve uma sala de aula construída, enquanto muitas crianças estão fora da escola e estamos reformando a Escola Avani, que será referência para nossa cidade”, completou Marçal Filho. AMOR POR DOURADOS Durante o discurso, o prefeito ressaltou melhorias em setores como a saúde, educação, infraestrutura como pavimentação asfáltica e recuperação de ruas, mas enfatizou que ainda tem muita coisa que precisa ser feita. “Estamos cuidando da limpeza da nossa cidade, trabalhando para destravar a licitação da iluminação pública e sei que fizemos muita coisa em um ano e que temos mais 3 anos pela frente para fazer muito mais por Dourados”, afirmou. “Quero dizer que estou muito feliz, feliz mesmo, porque esse espaço que está sendo construído aqui, que eu chamo de um novo teatro porque tudo aqui vai ser mudado, será para o povo de Dourados”, anunciou. Marçal Filho ressaltou que o novo Teatro Municipal vai oferecer condições para as crianças da Rede Municipal de Ensino assistirem espetáculos, para se apresentarem no novo espaço que será entregue. “Queremos que o povo participe da programação do novo teatro porque essa é uma obra para todos”, enfatizou. “Eu quero pedir ao cidadão e a cidadã douradense que eles se sintam donos da cidade, não é dono no sentido da posse, no sentido da propriedade, mas no sentido que a cidade pertence a cada um de nós”, afirmou. “Eu me sinto dono de Dourados porque eu cuido da minha casa e estou cuidando de Dourados como se fosse a minha casa e vamos todos cuidar da cidade como se fosse a nossa casa. Vamos ter esse sentimento
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai a R$ 102 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (27). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 102 milhões para o próximo sorteio, que será realizado na quinta-feira (29). Os números sorteados foram: 01 – 20 – 22 – 23 – 35 – 57 65 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 47.303,48 cada. 4.783 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.059,63 cada.
Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne nesta quarta-feira (28) para discutir a definição de regras específicas para a produção da cannabis medicinal no Brasil. No encontro, agendado para as 9h30 na sede da agência, em Brasília, os diretores vão debater a revisão da Resolução 327/2019, que atualmente regula o acesso a produtos à base de cannabis. A definição de regras atende a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em novembro de 2024, determinou a regulamentação do plantio da cannabis, desde que voltado exclusivamente para fins medicinais e farmacológicos. Propostas No início da semana, a Anvisa apresentou três propostas de resolução diferentes que normatizam a produção da cannabis medicinal, pesquisas científicas com a planta e o trabalho de associações de pacientes. Em entrevista coletiva, o presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a demanda por produtos à base de cannabis cresceu exponencialmente ao longo da última década no país. “No Brasil, a evolução do uso desses produtos tem sido registrada principalmente pelo aumento de importações individuais. Entre 2015 e 2025, ou seja, nos últimos 10 anos, foram mais de 660 mil autorizações individuais de importações.” “A gente tem também, no Brasil, autorizados 49 produtos de 24 empresas, aprovados pela Anvisa, disponíveis em farmácia. Cerca de 500 decisões judiciais para plantio de pessoas físicas ou jurídicas”, completou. Safatle destacou ainda que, atualmente, cinco estados brasileiros contam com leis que autorizam o cultivo de cannabis medicinal. As normas propostas restringem a produção de cannabis a pessoas jurídicas e exigem inspeção sanitária prévia. Entre os requisitos de segurança estão o monitoramento por câmeras 24 horas e o georreferenciamento das plantações. Além disso, a autorização será limitada a produtos com teor de THC igual ou inferior a 0,3%. As medidas também abrem caminho para a produção, sem fins lucrativos, por parte de associações de pacientes. O objetivo é avaliar a viabilidade da produção em pequena escala, fora do modelo industrial, por meio de chamamento público. Durante a entrevista, o diretor da Anvisa Thiago Campos ressaltou o rigor técnico para a elaboração das resoluções, além do alinhamento com a decisão do STJ e com diretrizes de órgãos internacionais. “As medidas aqui definidas atendem aos requisitos de controle internacional, das condições da Organização das Nações Unidas e da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes e estão alinhadas àquilo que constou na decisão judicial do STJ.” As propostas serão analisadas pelo colegiado. Se aprovadas, as resoluções entram em vigor na data da publicação e terão validade inicial de seis meses. Entenda Em novembro de 2024, o STJ decidiu que a Lei das Drogas não alcança espécies de cannabis com concentrações muito baixas de tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da planta que causa efeitos entorpecentes. À época, os ministros concederam autorização a uma empresa que recorreu à Corte para importar sementes de cannabis com baixo teor de THC e alto teor de canabidiol, composto que não possui efeitos entorpecentes, mas traz benefícios medicinais. Para que a decisão pudesse ser cumprida, o tribunal determinou a regulamentação da importação de sementes, do cultivo e da industrialização e comercialização de espécies de cannabis com baixa concentração de THC (menos de 0,3%). Prazo prorrogado O prazo estabelecido para a definição das regras, de seis meses, venceu em setembro de 2025, mas foi prorrogado em novembro do mesmo ano, após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Logo após a prorrogação, a Anvisa informou já ter iniciado as ações necessárias para o cumprimento da determinação, incluindo a coleta de contribuições da sociedade civil e a elaboração dos documentos técnicos e da minuta do ato regulatório. “O trabalho também inclui o planejamento das etapas para monitoramento e controle sanitário após a regulamentação”, destacou a agência. Números A estimativa da Anvisa é que mais de 670 mil pessoas no Brasil utilizem produtos à base de cannabis. O acesso a esse tipo de tratamento, segundo a Anvisa, ocorre, sobretudo, por via judicial. Ainda segundo a agência, desde 2022, o Ministério da Saúde atendeu cerca de 820 decisões para a oferta desse tipo de produto. “Embora sem regulamentação no país, muitas associações conseguiram autorização na justiça para produção de cannabis exclusivamente para uso medicinal”, destacou a Anvisa. Agência Brasil
Polícia Civil prende homem e apreende adolescente após ataque com disparos de arma de fogo contra residência em Dourados
A 1ª Delegacia de Polícia de Dourados prendeu homem (22) e apreendeu adolescente (17) após ataque com disparos de arma de fogo contra residência em Dourados As diligências iniciaram após registro da ocorrência na DEPAC Dourados, relativa a fatos ocorridos na noite de domingo (25), por volta de 23h37, em uma residência na Vila Cachoeirinha. De acordo com o registro, a vítima relatou que estava dormindo com a esposa quando ouviu o barulho de vidraça quebrando e, na sequência, dois disparos de arma de fogo. Ainda conforme as informações repassadas, imagens de câmeras de segurança teriam mostrado indivíduos arremessando pedras contra o imóvel e proferindo ameaça (“vai tomar de oitão bigode”), antes dos disparos. A vítima também informou que já havia registrado ocorrência anterior envolvendo situação semelhante. Após diligências, análise das imagens e reconhecimento, a Polícia Civil identificou os suspeitos e localizou os envolvidos na manhã de hoje (27), na região conhecida como “favela Campina Verde”, resultando na prisão em flagrante e na apreensão do adolescente. O caso foi registrado, em tese, como ameaça (art. 147 do CP), dano (art. 163 do CP) e disparo de arma de fogo (art. 15 da Lei 10.826/03). Em relação ao maior, também consta, em tese, corrupção de menor (art. 244-B do ECA). As apurações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos.
Ação conjunta entre as Polícias de MS e SP resulta na prisão preventiva de acusado de roubo ocorrido em 2007
Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva em Campinas (SP) contra um homem acusado de roubo, em razão de crime ocorrido no ano de 2007 na cidade de Paranaíba (MS). A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) e a Polícia Civil de São Paulo (PCSP). O crime ocorreu na noite de 8 de setembro de 2007, por volta das 21h, quando o acusado abordou uma vítima na Rua Dr. Rocha Dias, bairro Santo Antônio, e, armado com uma faca, desferiu diversos golpes, subtraindo uma bicicleta marca Polimet Mountain Bike, aro 26, de cor verde. A vítima tentou se defender utilizando o próprio objeto, mas o autor conseguiu fugir com a bicicleta. Com o mandado de prisão preventiva ainda vigente, o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul encetou diligências visando à localização do acusado. A partir de levantamentos e trabalho de inteligência, o SIG identificou a presença do indivíduo no estado de São Paulo e articulou com a Polícia Civil paulista o cumprimento da ordem judicial em Campinas. De acordo com o delegado da 1ªDP de Paranaíba, “A ação demonstra o comprometimento das instituições com a efetividade da Justiça, mesmo em casos antigos. O trabalho conjunto entre unidades de investigação e inteligência reforça que, independentemente do tempo decorrido, o cumprimento das decisões judiciais continua sendo prioridade para as forças de segurança pública”.
Secretaria de Justiça e Segurança Pública inicia formação de 472 novos policiais civis
Com objetivo de prestigiar e valorizar a segurança pública, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (27) da aula inaugural do curso de formação policial da PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul). A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A aula é voltada aos 472 aprovados no último concurso público realizado pela instituição. São 135 candidatos para o cargo de escrivão de polícia judiciária e outros 337 para o cargo de investigador de polícia judiciária. O evento marcou o início da formação, com apresentação das normas, rotinas acadêmicas e do fortalecimento da Polícia Civil. “São 472 alunos de 26 mil inscritos no concurso. Grupo que carrega uma responsabilidade muito grande e tem o propósito de servir e proteger o cidadão sul-mato-grossense. Para quem veio de fora façam daqui a sua casa”, afirmou o governador. Riedel ressaltou que Mato Grosso do Sul é um estado jovem em pleno crescimento, muito fruto do seu ambiente de segurança. “Posso afirmar que uma das primeiras questões que o investidor avalia quando vai investir em um lugar são seus indicadores de segurança. Nosso papel é criar um ambiente seguro, de ordem e paz e estes novos policiais serão protagonistas deste processo”, completou. O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, definiu o evento como uma data histórica para instituição. “Gratidão ao governador pela sensibilidade e comprometimento com a segurança pública, que recebeu investimentos em tecnologia, estrutura e capacitação. Os novos alunos vão ingressar na melhor Polícia Civil do Brasil”. Também fez questão de dar boas-vindas aos aprovados. “Parabéns pela aprovação em um concurso tão concorrido. Vão entrar como cidadãos comuns e sair como policiais aptos e capacitados, com a missão de servir. Se dediquem ao máximo, com garra, determinação e comprometimento. Irão participar de um novo momento, onde a Polícia Civil passa por uma transformação digital e tecnológica, sendo a que tem os maiores índices de elucidação de crimes do país”. Formação O curso de formação possui carga horária prevista de 680 horas-aula, dispondo de aulas teóricas e práticas, bem como as avaliações correspondentes em cada disciplina. A previsão de término é para 15 de maio. A publicação da classificação final do certame está prevista para 25 do mesmo mês. Depois os aprovados começaram a tomar posse. Esta é a última fase do concurso, na qual os candidatos recebem treinamento para as funções que serão desempenhadas e também possui caráter eliminatório e classificatório. As aulas podem ocorrer em diferentes turnos, até mesmo à noite e aos sábados e domingos, e incluem disciplinas teóricas e práticas. Segundo a Polícia Civil, os candidatos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação e demais despesas necessárias durante a formação. A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de trabalho em escalas, inclusive em finais de semana e feriados. “Hoje não apenas ingressaram na carreira, mas se tornam parte de uma história viva, escrita por homens e mulheres que com coragem e determinação dedicaram as suas vidas à defesa da sociedade. Ingressar na Polícia Civil é assumir um compromisso que transcende o ato de ocupar um cargo público, ela é mais que uma instituição e sim um legado, que é sinônimo de proteção e justiça. Meu conselho é que cuidem das suas carreiras e sejam proativos”, afirmou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Comitê toma posse com a missão de combater falta de documentos essenciais para a cidadania
O secretário em exercício de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira, empossou nesta terça-feira (27) os novos membros do Ceesrad/MS (Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica de Mato Grosso do Sul), para mandato de dois anos. Composto por nove titulares e igual número de suplentes, o Comitê conta com integrantes de oito secretarias estaduais – Sead, SEC, Sejusp, SED, SES, Setesc, Semadesc e Segov – com o objetivo de garantir documentos básicos para a população, como certidão de nascimento, CPF e carteira de identidade. Ben-Hur explicou que a documentação é instrumento essencial para o exercício da cidadania. “Na semana passada, a equipe estava em Paranhos fazendo o levantamento da população indígena transfronteiriça e encontrou mais de 200 pessoas sem documentação. Tinha uma pessoa nascida na década de 40 e sem documento. Isso é inadmissível”, contou o secretário em exercício da Sead. A regularização documental é essencial para garantir o acesso pleno às políticas públicas, como saúde, educação, assistência social, programas sociais, emissão de documentos civis e demais direitos assegurados pela legislação brasileira. Confira os novos titulares e suplentes do Ceesrad: Titular: Sabrina Frazeto da SilvaSuplente: Giovanna Schubach SavelliSecretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) – Secretaria-Executiva de Direitos Humanos (SEDH) Titular: Felipe de Morais RodriguesSuplente: Renan Ulbricht FerreiraSecretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) – Secretaria-Executiva de Assistência Social (SEAS) Titular: Fernando da Silva SouzaSuplente: Marcia Catarina AndradeSecretaria de Estado da Cidadania (SEC) Titular: Daniel Ferreira de FreitasSuplente: Graziela Gama do Espírito SantoSecretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) Titular: Fabriciane MalheiroSuplente: Waneide Garay DuarteSecretaria de Estado de Educação (SED) Titular: Aparecida Queiroz Zacarias SilvaSuplente: Renata Fernandes Vaz Guimarães NogueiraSecretaria de Estado de Saúde (SES) Titular: Silvio Lobo FilhoSuplente: Wilson Pereira RodriguesSecretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) Titular: Esaú Rodrigues de Aguiar NetoSuplente: Janaína Soares CarlinSecretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) Titular: Leandro SauerSuplente: Everaldo Soares PessoaSecretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV) Paulo Fernandes, Comunicação Sead








