Na primeira reunião de 2026, o Ceif/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO) aprovou 73 cartas-consultas que pleiteiam R$ 129.300.536,29 em empréstimos do fundo. Foram 18 cartas-consultas para o setor Empresarial (R$ 46.163.801,13) e 55 para o setor Rural (R$ 83.136.735,16). A reunião foi no formato virtual e conduzida pelo secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta. Para 2026, a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) reservou o montante de R$ 3,15 bilhões para Mato Grosso do Sul investir pelo FCO, sendo metade destinada a financiamentos no setor Rural e a outra metade no setor Empresarial. Em 2025 o fundo injetou R$ 3,240 bilhões no Estado, volume recorde, tendo forte demanda do setor rural, que concentrou 75% dos recursos disponibilizados, bem acima da média verificada em anos anteriores quando a distribuição ficava em torno de 60% para o FCO Rural e 40% para a linha FCO Empresarial. O repasse inicial da Sudeco a Mato Grosso do Sul foi de R$ 2,7 bilhões, porém, com o aumento da demanda o valor foi sendo reajustado a maior até atingir R$ 3,2 bilhões. “Fomos o único Estado da região que precisou de novos aportes de recursos porque o valor disponibilizado foi insuficiente para atender a demanda”, ponderou Beretta, já prevendo que o valor reservado para 2026 seja reajustado no segundo semestre para atender a demanda. O Ceif/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos. João Prestes, Comunicação Semadesc
Zé Teixeira solicita construção de descedor de barcos em Fátima do Sul
O deputado estadual Zé Teixeira oficializou nesta semana um pedido estratégico para fortalecer a pesca amadora e esportiva na região da Grande Dourados. O parlamentar encaminhou ofício à Residência Regional da Agesul em Dourados solicitando o apoio técnico e de maquinários para a construção de um descedor de barcos no Rio Dourados, especificamente na 9ª Linha, localizada no Distrito de Culturama, em Fátima do Sul. A iniciativa deve corrigir a falta de acesso adequado ao rio, garantindo que as famílias e turistas que praticam a pesca na região possam deslocar suas embarcações com segurança. Segundo o deputado, a estrutura não é apenas uma obra de lazer, mas um investimento no desenvolvimento regional. Para Zé Teixeira, a construção das rampas náuticas estimula um ciclo positivo de investimentos. “Muitas empresas e pequenos comércios sobrevivem da pesca em Mato Grosso do Sul, desde a venda do barco até a isca. Oferecer um acesso seguro e público atrai visitantes e fortalece quem vive dessa cadeia produtiva”, pontuou o parlamentar. Além do aspecto econômico, a obra resolve o risco enfrentado pelos pescadores em períodos de oscilação do nível do rio, onde o improviso muitas vezes resulta em acidentes ou danos aos equipamentos. A nova solicitação para Fátima do Sul segue o modelo de trabalho que o deputado já vem acompanhando de perto em outros pontos do Rio Dourados. Recentemente, Zé Teixeira vistoriou as obras de concretagem e o plantio de mudas em uma estrutura similar na BR-163, obra que nasceu de uma articulação direta do parlamentar junto à Agesul para atender a comunidade pesqueira que antes dependia de “vaquinhas” para manter o acesso.
Secretaria de Serviços Urbanos começa a autuar proprietários de terrenos com mato e sujeira no dia 5
A Prefeitura de Dourados começa a autuar na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, os proprietários de terrenos baldios que não atenderem o chamamento do Edital de Notificação de Roçada e Limpeza de Terrenos Baldios nº 001/2026. A notificação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi publicada no Diário Oficial do Município e convocou proprietários de imóveis não edificados a realizarem, obrigatoriamente, a roçada e a limpeza de áreas localizadas no perímetro de Dourados. O secretário-adjunto Ângelo Augusto Gomes dos Santos, alerta que o descumprimento do prazo poderá implicar na aplicação de multa e resultar na execução da limpeza pela própria prefeitura, com posterior cobrança do custo ao proprietário, acrescida de 10% a título de taxa administrativa. O agravante é que em casos de reincidência, ou seja, proprietários que já foram multados em anos anteriores, a multa será aplicada em dobro. “Um número grande de proprietários que já tinham sido notificados estão sendo autuados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em conformidade com o Código de Postura do Município de Dourados”, explica o secretário-adjunto. As penalidades aos proprietários que não cuidam dos seus terrenos estão previstas na Lei Municipal nº 1.067, de 28 de dezembro de 1979. O artigo 170 determina que os proprietários mantenham os terrenos limpos, livres de mato, lixo, detritos ou qualquer substância que comprometa a higiene pública ou a estética urbana. Já o artigo 174 estabelece que, após notificação e esgotado o prazo sem regularização, o imóvel é considerado em desacordo, autorizando o poder público a executar o serviço e a cobrar os valores correspondentes, com os acréscimos legais. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos enfatiza que a iniciativa busca preservar a limpeza e a organização da cidade, especialmente diante do crescimento acelerado da vegetação provocado pelas chuvas recentes. “É fundamental que cada proprietário faça a sua parte para evitar transtornos à coletividade”, destacou Ângelo Gomes. FORÇA TAREFA Ao mesmo tempo em que notifica os proprietários de terrenos baldios, a Prefeitura de Dourados intensifica os serviços de roçada e limpeza urbana, com foco prioritário em unidades de saúde, canteiros centrais, praças e parques do município. A ação também é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e busca minimizar os efeitos do crescimento acelerado da vegetação provocado pelas chuvas frequentes. A administração municipal mantém uma força-tarefa permanente para a roçada e limpeza de áreas públicas. “As equipes estão distribuídas por diferentes regiões e atuam de forma escalonada e gradativa, conforme planejamento da Semsur”, ressalta Ângelo Gomes . “O preocupante é que muitos proprietários ignoram tanto os prazos quanto a obrigação que eles têm de manter seus terrenos limpos e roçados”, enfatiza. A ação integra as diretrizes da gestão do prefeito Marçal Filho, que determinou prioridade à manutenção urbana com foco na saúde pública, no combate a focos de vetores e na melhoria do aspecto visual da cidade.
Secretaria de Agricultura Familiar entrega mais 5 toneladas de alimentos às famílias da Reserva Indígena
A Prefeitura de Dourados realizou nesta quinta-feira (29) mais uma grande entrega de alimentos à comunidade indígena do município. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), com distribuição na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, localizada na aldeia Jaguapiru, beneficiando centenas de famílias. “Essa ação, que tem garantido segurança alimentar para os moradores das aldeias e renda para os pequenos produtores, atende determinação do prefeito Marçal Filho, que tem um olhar muito especial para as comunidades indígenas da nossa cidade”, enfatiza Bruno Cezar Alvaro Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar. Nesta etapa, mais de cinco toneladas de alimentos foram destinadas às famílias indígenas, incluindo legumes, frutas, tubérculos e pães produzidos por agricultores da própria reserva. Esta foi a terceira entrega realizada na escola em apenas um mês. Desde o mês passado, o volume total já ultrapassa 40 toneladas de alimentos distribuídos na Reserva Indígena, em escolas e o Centro de Referencia de Assistência Social (Cras). Entre os itens entregues estão milho verde em espiga, quiabo, limão rosa, limão-taiti, abacate, manga, abóbora, banana, mandioca, além de pães e outros produtos. Ao todo, 25 produtores indígenas participaram desta entrega, todos moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó. Os alimentos são adquiridos diretamente de pequenos agricultores indígenas pela Semaf e repassados às famílias da reserva. A iniciativa segue orientação do prefeito Marçal Filho, priorizando a agricultura indígena e garantindo que os produtos cheguem “direto do campo” à mesa da comunidade. O PAA Indígena representa um duplo impacto social: combate à insegurança alimentar e fortalecimento da renda dos produtores locais. O programa é viabilizado com investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, e executado em parceria com a Agraer. Atualmente, 224 famílias indígenas estão cadastradas e fornecem frutas, legumes, hortaliças e produtos artesanais produzidos dentro da própria comunidade. Produtora da aldeia Jaguapiru, a indígena guarani kaiowá Edilmara Felipe Valério destacou a importância do programa. Segundo ela, a família cultiva diversos alimentos ao longo do ano e, nesta entrega, forneceu quiabo, limão, pães e farinha. “O PAA é muito importante porque amplia nossas opções de venda, evita desperdícios e ainda ajuda a própria comunidade”, afirmou. Morador da aldeia Bororó, o produtor guarani kaiowá Anízio Martins também participou da entrega, fornecendo cerca de 500 quilos de milho verde, abóbora, limão e mandioca. Ele ressaltou que o programa facilita a comercialização. “Como trabalho sozinho, tenho dificuldade de vender no comércio. O PAA é o principal canal e me incentiva a produzir mais”, disse. Mesmo durante o período de férias escolares, a diretora da escola Tengatuí Marangatu, professora Joany Freitas, acompanhou de perto a distribuição. “Estamos no período de colheita e a escola se colocou como parceira. Assim conseguimos ajudar dezenas de famílias a terem uma alimentação mais saudável”, explicou. Moradores das aldeias e das áreas de retomada compareceram para receber os alimentos. Claudineia Aparecida, residente na Jaguapiru, foi ao local com a família. “Ajuda bastante, principalmente para quem tem crianças em casa”, relatou. O PAA Indígena é um programa contínuo, e novas entregas estão previstas nas próximas semanas. Outras escolas e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Indígenas também serão pontos de distribuição, enquanto houver produção disponível e recursos para a aquisição dos alimentos.
Samu recebe equipamentos do Rotary para reforçar atuação em Dourados
A Prefeitura de Dourados recebeu nesta quinta-feira a doação de novos equipamentos que vão reforçar a atuação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no município. A ação é resultado da mobilização do Rotary Club Dourados e a solenidade de entrega do material avaliado em R$ 170 mil foi acompanhada por profissionais da saúde, lideranças políticas como os vereadores Edson Souza e Laudir Munaretto e pela comunidade. Os equipamentos irão somar aos investimentos que a Prefeitura de Dourados já vem fazendo para melhorar ainda mais a atuação do Samu no atendimento ao público, tanto na área urbana quanto na Reserva Indígena, onde o município implantou o Samu Indígena, projeto piloto para todo o Brasil. O médico Otávio Miguel Liston, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Dourados destacou a iniciativa. “Essa ação envolve o Rotary, a Associação Amigos do Samu e a Secretaria Municipal de Saúde para somar ao nosso serviço e acrescentar algo que a gestão Marçal Filho já tem feito, que é fortalecer o Samu”, enfatizou, ao destacar os recentes investimentos em novos equipamentos, novos uniformes e a construção de uma nova e moderna sede que está sendo feita ao lado da prefeitura, com investimento total de R$ 4.779.367,55. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, destacou as parcerias existentes em Dourados, que beneficiam diretamente a população e citou todo o empenho que tem sido conduzido pelo prefeito Marçal Filho para dar mais condições de trabalho para os profissionais de saúde e consequentemente salvar vidas. “É uma satisfação a gente poder estreitar ainda mais a parceria com o Rotary”, enfatizou. “Aagradecemos por essa importante doação e destacamos também a parceria que temos com a sociedade civil e fico muito feliz de na gestão do prefeito Marçal estar a frente da Secretaria de Saúde”, completou. Márcio Figueiredo ressaltou que por determinação do prefeito Marçal Filho, a Secretaria Municipal de Saúde tem investido muito em aparelhos para o Samu, além de novos uniformes, sede própria e tantas outras iniciativas para qualificar ainda mais o serviço dos e atender quem mais precisa. “Na atual gestão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está agilizando constante a atuação, salvando as pessoas e levando atenção imediata à população”, pontuou Márcio Figueiredo. “Isso é fundamental nessa atividade”, finalizou o secretário. O Governador do Rotary Clube, Carlos Henrique Pedroso, destacou o propósito da instituição de desenvolver projetos de forma contínua para agregar na qualidade de vida das pessoas e antecipou que outras ações devem ser realizadas em breve. “ O Rotary tem como propósito dar melhor condição de vida para as pessoas e não trabalha sozinho, precisamos da comunidade e hoje estou duplamente feliz por esse momento”, apontou. APARELHOS QUE AGREGAM Foi feita a doação dos seguintes itens: lâmina Vídeo Laringoscópio MAC 1, lâmina Vídeo Laringoscópio M3D, vídeo Laringoscópio VS10S , lâmina Vídeo Laringoscópio MAC 3 , lâmina Vídeo Laringoscópio MAC 2, oxímetro de Pulso Portátil Modelo H90181980 140 6108 – B100B, oxímetro de Pulso Portátil Modelo H 90181980 140 6108 – B100B , oxímetro de Pulso Portátil Modelo H 90181980 140 6108 – B100B , lâmina Vídeo laringoscópio MAC 4, suporte Monitor Med RAC – SMS 940, cardiomax , ventilador de Transporte Shangrila 510S, compressor Torácico E8 Automático (CPR SYSTEM) e with lithium battery. Com o novo compressor torácico automático, as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) podem ser realizadas de forma mais padronizada e contínua, aumentando as chances de vida em casos de parada cardíaca. Já o cardiomax e o ventilador de transporte garantem o acompanhamento preciso dos sinais vitais e suporte respiratório avançado, essenciais para a estabilização de pacientes graves.O vídeo laringoscópio e as lâminas aprimoram a capacidade de intubação em campo, enquanto os oxímetros de pulso oferecem monitoramento contínuo da oxigenação sanguínea. O suporte para monitor e outros acessórios asseguram que o SAMU esteja preparado para emergências de alta complexidade. Conforme o coordenador do Samu, Otávio Miguel Liston, a chegada dos itens diminui o tempo de atendimento em vários casos, o que é importante para que a equipe esteja pronta com rapidez para outros possíveis chamados e também diminui o número de ocorrências encaminhadas para unidades de saúde, pois muitos casos poderão ser resolvidos dentro da própria ambulância.
Irmãos são alvo de operação por fraude financeira
Nesta quarta-feira, 28, policiais iniciaram a segunda fase da operação em Campo Grande-MS. A Polícia Civil da Deic de Rio Preto pertencente ao Deinter-5, por meio da 3ª Equipe da 2ª DIG e com apoio do Seccold, da Delegacia de Homicídios e do Grupo de Operações Especiais (GOE), deflagrou na última segunda-feira, 26, a primeira fase da Operação ‘Castelo de Cartas’. A Civil deu início nesta operação em abril de 2025, na qual apurou a atuação de um grupo criminoso especializado em fraudes financeiras. Em Campo Grande, os dois alvos são irmãos e pertencem à família Zahran, ligada ao ramo de energia e gás e que, segundo as investigações, usavam o sobrenome para aplicar golpes. De acordo com o divulgado pela reportagem do Campo Grande News, um dos locais visitados foi condomínio Green Life na Avenida Nelly Martins, região da Vila Margarida, onde mora Gabriel Gandi Zahran Georges, um dos herdeiros do grupo Zahran, filho do ex-deputado Gandi Jamil e neto de Ueze Zahran. Ele é investigado por vender empresas de fachada ao lado do irmão Camilo. Para atrair as vítimas, os dois prometiam retorno financeiro elevado, diz o delegado Fernando Tedde, da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São José do Rio Preto (SP), que toca a investigação. Gabriel foi levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, onde foi ouvido e liberado. Ao que tudo indica, as acusações mais sérias recaem sobre o outro irmão, Camilo Gandi Zahran Georges, que tem mandado de prisão em aberto e é considerado foragido, já que, até o momento, não foi encontrado. Gabriel é o que exibe mais a vida de luxo nas redes sociais, com viagens, festas e pescarias, sempre cercado por muitos amigos. Camilo é mais reservado na vida pública. Segundo o delegado, os dois irmãos pertencem ao grupo empresarial legítimo, mas não integram a administração dessas empresas e acabaram beneficiados pela influência da família no mercado. “Pelo que apuramos, eles até recebem dividendos, mas não participam da gestão. Ainda assim, criaram uma situação falsa de investimentos para movimentar dinheiro”, afirmou Tedde. As vítimas, que são de várias cidades, sofreram prejuízos milionários ao investirem em companhias que existiam apenas no papel. Por determinação judicial, foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão, parte deles cumpridos na primeira fase da operação, principalmente em condomínios de alto padrão de Rio Preto. O resultado das ações incluem uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, a apreensão de quatro armas municiadas — três revólveres e uma pistola —, mais de R$ 250 mil em dinheiro, cheques e notas promissórias que somam mais de R$ 1,5 milhão, além de dez veículos de luxo. Ainda segundo a Civil, também houve apreensão de joias e relógios de alto valor, incluindo sete modelos Rolex e um Cartier, dois iPhones de última geração, cartões bancários, máquinas de cartão e vasta documentação. Todos os bens foram apreendidos e colocados à disposição da Justiça.
MS estão em alerta de chuva de 50 milímetros
Setenta e nove cidades de Mato Grosso do Sul estão no aviso amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira (29), com perigo potencial para tempestade. O aviso segue válido das 8h54 às 23h59 desta quinta-feira, com chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com queda de granizo. Apesar de baixo risco, a situação favorece a interrupção no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Todos os 79 municípios sul-mato-grossenses estão inclusos no aviso. Portanto, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores ou torres de transmissão. Em casos de urgência ou emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Prefeitura empossa servidores aprovados em concurso público realizado em 2023
Após 3 anos de espera, profissionais aprovados em concurso público de prova de títulos ainda em 2023 foram empossados pela Prefeitura de Dourados. A solenidade que marcou o ingressos de professores de apoio para a Educação Especial, além de profissionais da área da saúde, aconteceu na manhã de quarta-feira (28), no Centro de Convenções Antônio Tonanni, reafirmando o compromisso da atual gestão com a oferta de serviços públicos de qualidade para atender a população. “Tivemos que superar entraves de ordem legal e financeira para chegarmos a esse momento”, observou o prefeito Marçal Filho. “Estamos no limite prudencial de gastos com folha de pagamento, ainda assim fizemos a convocação por entender a necessidade desses serviços para a população”, completou. A solenidade, conduzida pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), marcou a posse a 233 novos servidores públicos. Os profissionais passam a atuar em diversas áreas do município, com destaque para a Educação e a Saúde, fortalecendo o atendimento no serviço público. O prefeito Marçal Filho acompanhou de perto a chegada dos novos servidores e destacou a superação de desafios enfrentados pela atual gestão, especialmente no que se refere ao equilíbrio financeiro da administração pública. Marçal Filho enfatizou o esforço da equipe de governo para reorganizar as finanças do município, diante do cenário encontrado no início da gestão, em janeiro de 2025. Ele explicou que recebeu uma prefeitura onde 53,7% da arrecadação estava comprometida com a folha de pagamento, percentual muito próximo do limite prudencial de 54%, a partir do qual o gestor pode responder por improbidade administrativa dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que empenhou esforço de toda a equipe para o novo cenário atual de equilíbrio. “Nosso esforço foi muito grande no sentido de reorganizar a casa, mas nós abraçamos essa causa porque a prefeitura precisa dar resposta à população”, pontuou o prefeito. Foram empossados 219 professores de apoio pedagógico para Educação Especial, três médicos, dois cirurgiões-dentistas, sete auxiliares de odontologia, um educador físico e um fisioterapeuta. Marçal Filho enfatizou que a posse representa um avanço significativo, especialmente para a Educação Especial e para o fortalecimento da rede municipal de saúde. “Tínhamos uma demanda extremamente importante na Educação Especial e agora conseguimos dar posse a esses profissionais. A educação é essencial para o futuro da sociedade, assim como a saúde é indispensável, e a prefeitura tem investido com muito empenho nessas áreas”, afirmou o prefeito. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, também destacou a importância do momento para a Rede Municipal de Ensino (Reme) e lembrou outras ações desenvolvidas pela gestão. “Todos os concursados demonstraram muita garra para chegar até aqui”, observou. “Esse é um momento grandioso para a Educação de Dourados”, continuou o secretário. Nilson Francisco pontuou os desafios da gestão. “O prefeito trabalhou muito para que isso acontecesse e tem tratado como prioridade a valorização salarial, a melhoria da infraestrutura das escolas e a oferta contínua de formações”, ressaltou. “Trabalhamos intensamente para proporcionar esse momento de posse, que poderia ter ocorrido na administração passada que se preocupou apenas em aplicar o concurso e não em chamar os aprovados”, completou. O promotor de Justiça, Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, que representou o Ministério Público Estadual na solenidade de posse, enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão e reforçou a parceria institucional em prol do município. “A questão do limite prudencial e das dificuldades para nomeação é de conhecimento do Ministério Público”, observou. “Foi extremamente importante que essa demanda fosse concretizada, e hoje chegou o dia da posse”, prosseguiu. “Houve diálogo, estudo e empenho conjunto para que esse acordo fosse possível, sempre pensando no desenvolvimento da sociedade douradense”, afirmou o promotor de Justiça. SONHO REALIZADO Entre os novos servidores, a professora de apoio Roseli Ferreira Cavalcante, de 51 anos, celebrou a conquista. Com 18 anos de atuação na educação, ela destacou a trajetória de esforço até a posse. “Foram dias de luta e mais de dois anos tentando chegar a esse momento tão especial”, ressaltou. “Estudei muito e batalhei bastante. Amo a minha profissão, apesar das dificuldades, e hoje é um sonho realizado”, frisou. Roseli destacou ainda o notório trabalho da gestão para que o momento se tornasse realidade para ela e para outros educadores e, citou ainda outros avanços. “Esse concurso vem de algum tempo, mas agora o prefeito Marçal resolveu a questão”, celebrou. “Nossos alunos da Educação Especial precisam desse acompanhamento, e vejo que essa gestão tem se mostrado preocupada com a área, com salários mais justos. Acredito que este seja só o começo e que teremos dias melhores”, afirmou a professora.
Polícia Civil prende em flagrante indivíduo envolvido em esquema de envio de motocicletas para a Bolívia e recupera televisão roubada de idosa
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), realizou, na manhã desta quarta-feira (28), a prisão em flagrante de um indivíduo envolvido na guarda e ocultação de motocicletas furtadas que estavam sendo encaminhadas ao país vizinho Bolívia. A ação teve início a partir de denúncia recebida pela DEFURV, indicando que uma motocicleta produto de furto estaria armazenada em uma residência localizada na região sul da Capital. Durante diligências no local, os policiais civis localizaram uma motocicleta sem placa, a qual, após checagem do número do chassi, confirmou-se ser produto de furto recente. Durante a investigação, a equipe da DEFURV obteve elementos que indicam a atuação do suspeito em esquema criminoso voltado à receptação e ocultação de motocicletas, com posterior destinação internacional, especialmente para a Bolívia. Diante da situação flagrancial, foi dada voz de prisão ao investigado, que foi conduzido à DEFURV para as providências legais. Durante a mesma ação, a equipe policial também recuperou uma televisão objeto de roubo ocorrido em janeiro de 2026, crime este praticado contra uma senhora idosa de 72 anos, ocasião em que dois indivíduos adentraram sua residência, a ameaçaram com arma de fogo e lhe subtraíram joias, televisores e aparelho telefônico. O objeto foi encaminhado à DERF, para posterior restituição à vítima. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos, bem como apurar a extensão da atuação criminosa relacionada ao envio de veículos furtados ao exterior.








