A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB), encaminhou ao Poder Executivo duas indicações apresentadas nesta semana na 2ª sessão ordinária da Casa, solicitando melhorias voltadas à infraestrutura esportiva e à segurança de espaços públicos do município. As demandas tratam do reparo do sistema de iluminação interna do Estádio Douradão, e da reposição de fios de energia elétrica, além do reforço de rondas no Ceper do BNH 3º Plano. Os pedidos foram direcionados ao prefeito Marçal Filho (PSDB), ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, ao comandante da Guarda Municipal, Jamil Costa, e à diretora-presidente da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Giselly Amaral Assunção. DouradãoNa primeira solicitação, Liandra pede a reativação e modernização do sistema de iluminação do Douradão, que atualmente se encontra defasado e sem funcionamento, comprometendo a visibilidade e a segurança de atletas, servidores e torcedores. Em razão da inexistência de iluminação noturna adequada, os jogos do DAC (Dourados Atlético Clube) pelo Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol têm sido realizados obrigatoriamente no período da tarde. A situação, segundo a parlamentar, limita o uso do estádio, prejudica o calendário esportivo e dificulta a participação de atletas, comissões técnicas e do público. “Estamos falando de um dos principais patrimônios esportivos da nossa cidade. A falta de iluminação adequada impede a realização de jogos à noite e expõe atletas e torcedores a condições climáticas adversas, especialmente neste período de altas temperaturas. É uma situação que precisa ser resolvida com urgência. A modernização da iluminação vai valorizar o equipamento público, ampliar a utilização do estádio e fortalecer o esporte em Dourados. É um investimento que traz retorno social, esportivo e econômico para o município”, afirmou Liandra. Ceper do BNH 3º PlanoNa segunda solicitação, Liandra requer a reposição dos fios de energia elétrica e o reforço das rondas, especialmente no período noturno, no Ceper do BNH 3º Plano. De acordo com a vereadora, os fios de energia do espaço público foram furtados duas vezes no mesmo mês, causando prejuízos, insegurança e impossibilitando o pleno funcionamento das atividades desenvolvidas no local. A reincidência dos furtos evidencia, segundo ela, a necessidade urgente de medidas preventivas. “É inadmissível que um espaço destinado ao esporte, lazer e atividades comunitárias seja alvo constante de furtos. Precisamos garantir a reposição imediata da fiação e reforçar a segurança para evitar novos prejuízos ao patrimônio público e à comunidade”, pontuou. Liandra ressaltou ainda que uma das salas do Ceper é utilizada por um grupo de escoteiros, que desenvolve atividades educativas, sociais e formativas com crianças e adolescentes. A falta de energia elétrica compromete diretamente essas ações e coloca em risco a segurança dos usuários. “Estamos tratando de um espaço que atende crianças, jovens e famílias. É dever do poder público preservar o patrimônio e assegurar que a comunidade possa utilizar esses locais com tranquilidade e segurança”, concluiu a presidente da Câmara.
SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul
A iniciativa integra a estratégia estadual de modernização da rede hospitalar e de consolidação da regionalização da saúde, permitindo ampliar a capacidade de atendimento, descentralizar procedimentos e qualificar os serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento total na aquisição dos equipamentos supera R$ 55,6 milhões. Entre os principais equipamentos entregues ou em processo de instalação estão arcos cirúrgicos, esterilizadores de baixa temperatura, carros de anestesia, bisturis eletrônicos, ultrassons, autoclaves, mamógrafos, aparelhos de hemodiálise, torres de videolaparoscopia e equipamentos de diagnóstico por imagem, como raio-x fixo, ressonância magnética e tomografia computadorizada. De acordo com a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a modernização do parque tecnológico é essencial para ampliar o acesso e garantir mais qualidade à assistência. “Estamos fortalecendo hospitais regionais, ampliando o diagnóstico e dando suporte às cirurgias, para que a população tenha acesso a atendimentos mais resolutivos, com qualidade e segurança, mais perto de casa”, destacou Maymone. Regionalização fortalece hospitais estratégicos A distribuição dos equipamentos segue o planejamento da SES dentro da proposta de regionalização da saúde, fortalecendo unidades estratégicas e reduzindo a necessidade de transferência de pacientes para grandes centros. Municípios como Aquidauana, Coxim, Ponta Porã, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Dourados, entre outros, foram contemplados. Em Coxim, a unidade recebeu mamógrafo, torres de videolaparoscopia, focos e mesas cirúrgicas, além de equipamentos de hemodiálise e anestesia. Em Ponta Porã, a modernização inclui mamógrafo, arco cirúrgico, raio-x fixo e novos equipamentos para o centro cirúrgico. Aquidauana passou a contar com máquinas e poltronas de hemodiálise, torre de videolaparoscopia e será contemplada com arco cirúrgico, esterilizadora e raio-x fixo. Outros municípios, como Corumbá, Jardim, Três Lagoas, Nova Andradina, Paranaíba e Costa Rica, também estão sendo fortalecidos com equipamentos estratégicos. Hospital de Dourados amplia estrutura para alta complexidade Um dos principais destaques é o HRD (Hospital Regional de Dourados Olga Castoldi Parizotto), que recebeu estrutura completa para a realização de procedimentos de maior complexidade. A unidade foi equipada com duas torres de videolaparoscopia e contará com ressonância magnética, além de cardioversores, monitores multiparâmetros e tomografia computadorizada. Além do hospital, a Policlínica da Região Cone Sul também está sendo contemplada, ampliando a oferta de exames e procedimentos especializados e fortalecendo a região como polo de referência em média e alta complexidade. Modernização eleva qualidade e segurança assistencial Para a gerente de Equipamentos da SES, Juliana Fernandes, a modernização do parque tecnológico representa um avanço direto na qualidade do atendimento. “São equipamentos que ampliam a capacidade diagnóstica e cirúrgica das unidades e garantem mais segurança para pacientes e profissionais, fortalecendo a assistência hospitalar em todo o Estado”, afirmou Juliana. André Lima, Comunicação SES
Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos
O Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) publicou a Portaria nº 203, de 09 de fevereiro de 2026, que torna obrigatório o agendamento prévio para todos os atendimentos presenciais nas agências do órgão em Campo Grande. A medida entra em vigor sete dias após a publicação e tem como principal objetivo organizar o fluxo de atendimento, ao mesmo tempo em que assegura mais tranquilidade e segurança jurídica ao cidadão. Com a nova regra, todo atendimento presencial passa a ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran-MS, no endereço www.meudetran.ms.gov.br ou pelo aplicativo Meu Detran MS. O cidadão deve comparecer no dia e horário marcados, levando toda a documentação exigida para o serviço solicitado. Caso não possa comparecer, pode acessar “consultar agendamento” e cancelar para que o horário seja liberado para outra pessoa utilizar. Mais do que uma mudança operacional, a portaria traz um avanço importante do ponto de vista do cuidado com o usuário. A partir de agora, para fins de cumprimento dos prazos legais previstos no Código de Trânsito Brasileiro, será considerada como data de atendimento a data em que o cidadão efetuar o agendamento no sistema, e não o dia do comparecimento presencial. Isso evita prejuízos como multas por atraso na transferência de veículo ou problemas relacionados ao vencimento de documentos enquanto o usuário aguarda uma vaga disponível. Segundo a gerente regional de Campo Grande, Juliana Castro, a formalização dessa regra é uma resposta direta a uma demanda antiga da população. “O Detran pensou no cidadão ao estabelecer esse critério. Muitas vezes a pessoa fazia tudo dentro do prazo, mas não conseguia atendimento imediato e acabava sendo penalizada. Agora, ao agendar dentro do prazo legal, ela fica resguardada, mesmo que o atendimento presencial ocorra depois”, explica. A norma prevê ainda que documentos, laudos ou vistorias que tenham vencido após a data do agendamento poderão ser aceitos no atendimento, desde que o cidadão tenha cumprido o prazo legal ao realizar o agendamento no Portal de Serviços. É importante destacar que a medida não se aplica aos laudos de exame toxicológico, que possuem validade legal de 90 dias para que a renovação da CNH seja efetivada. Nesses casos, o Detran-MS não realiza a revalidação do exame, já que a gestão e o controle da validade do laudo são de responsabilidade dos laboratórios credenciados, conforme a legislação vigente. O atendimento presencial seguirá sendo obrigatório para os serviços que exigem a presença do usuário, e a regra vale para todos, com exceção apenas de situações de comprovada urgência administrativa, que poderão ser avaliadas e autorizadas pela chefia da agência, sempre respeitando a capacidade de atendimento da unidade e sem comprometer os atendimentos já agendados. Outro ponto importante previsto na portaria é a possibilidade de retorno à agência sem novo agendamento, em até dois dias úteis, caso durante o atendimento seja identificada a necessidade de complementar ou corrigir algum documento. Esse retorno será exclusivo para a regularização da pendência apontada e condicionado à capacidade operacional da agência. As agências do Detran-MS em Campo Grande também irão disponibilizar sinalização visível informando sobre a obrigatoriedade do agendamento, além de orientações sobre como acessar o Portal de Serviços e os canais disponíveis para esclarecimento de dúvidas. Com a Portaria nº 203, o Detran-MS reforça o compromisso com um atendimento mais organizado, justo e alinhado à realidade do cidadão, garantindo que ninguém seja penalizado por cumprir seus deveres dentro do prazo, mesmo diante da necessidade de agendamento prévio. A nova regra está na edição n. 12.071 do Diário Oficial do Estado, e começa a valer no dia 17 de fevereiro de 2026, pois aplica-se a regra geral de contagem dos prazos administrativos, com exclusão do dia da publicação e inclusão do último dia. Confira a portaria na íntegra aqui. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Zé Teixeira exige reforma de escola em Dourados e fim de transtorno no transporte
O deputado estadual Zé Teixeira ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (10) para exigir soluções definitivas para problemas crônicos que afetam a educação e a mobilidade no município de Dourados. Com foco direto no bem-estar de estudantes e trabalhadores, o parlamentar formalizou cobranças ao Governo do Estado para a reforma global da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira e a intervenção imediata no transporte rodoviário entre Itaporã e Dourados. A situação da Escola Maria da Glória, em Dourados, é classificada pelo deputado como precária. Sem uma intervenção estrutural significativa desde 2009, a unidade enfrenta um quadro de degradação que inclui infiltrações, goteiras, fiação elétrica comprometida e rachaduras. Além da reconstrução física, o parlamentar reivindica a modernização pedagógica da escola. A proposta de Teixeira inclui a instalação de aparelhos de ar-condicionado de 18.000 BTUs e a aquisição de televisores de 60 polegadas para as salas de aula, além de equipamentos para a cozinha e materiais esportivos. Para o deputado, garantir o conforto térmico e ferramentas tecnológicas é o mínimo necessário para assegurar um aprendizado de qualidade e valorizar os servidores da instituição. Paralelamente à pauta da educação, Zé Teixeira direcionou sua atenção para o transporte intermunicipal. Atendendo a um apelo direto da comunidade e de vereadores de Itaporã, o parlamentar acionou a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) para solucionar o caos na linha que liga o município a Dourados. Relatos de passageiros apontam que os ônibus quebram semanalmente, forçando trabalhadores e estudantes a enfrentarem atrasos constantes e superlotação.
Sergio Nogueira homenageia Escola Reis Veloso e estudante aprovada na UFGD
A Câmara Municipal de Dourados realizou a entrega de Moções de Aplauso à Escola Estadual Reis Veloso e à estudante Vitória Braun Dias dos Santos, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Projeto Educação ao Longo da Vida e à aprovação da aluna no vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A homenagem foi proposta pelo vereador Sergio Nogueira (PP), que destacou a conquista como um marco para a educação inclusiva no município. Vitória, aluna cadeirante e participante do projeto, conquistou uma vaga em uma universidade federal, resultado que simboliza superação, perseverança e a força transformadora de políticas educacionais inclusivas. Durante o ato solene, a estudante emocionou o público ao relatar sua alegria pela aprovação. “Fiquei muito feliz. Foi uma grande conquista. Deus faz as coisas na hora certa. Sou muito grata a Deus, à minha mãe, à Escola Reis Veloso e a todas as escolas públicas — estaduais e municipais — por onde passei durante minha trajetória. Estou muito feliz e também ansiosa por essa nova etapa”, afirmou. A mãe da estudante, Carla Braun, ressaltou a importância do Projeto Educação ao Longo da Vida no desenvolvimento da filha. “O projeto foi de extrema importância para a Vitória. A Escola Estadual Reis Veloso foi muito receptiva e acolhedora. Saber que minha filha foi aluna desse projeto é muito gratificante. Ele estimula a continuidade do aprendizado após o ensino médio e tem um papel fundamental na inclusão escolar”, destacou. O diretor da Escola Estadual Reis Veloso, professor José Carlos Severiano de Souza, também celebrou a conquista e o reconhecimento à instituição. “A aprovação da Vitória mostra que a escola pública, quando é acolhedora e trabalha com responsabilidade e inclusão, transforma vidas. O Projeto Educação ao Longo da Vida permite que os alunos desenvolvam habilidades, ampliem horizontes e sonhem mais alto. Essa homenagem é de toda a comunidade escolar”, afirmou. O vereador Sergio Nogueira enfatizou que a entrega das moções vai além de um reconhecimento formal. “Hoje celebramos uma história de superação e o resultado de um trabalho sério feito pela escola, pelos professores e pelo projeto. A conquista da Vitória é também a conquista da educação inclusiva. Precisamos valorizar iniciativas que garantem oportunidades reais e mostram que todos podem aprender e avançar quando têm apoio e respeito”, declarou. Vitória também destacou sua vivência no projeto. “Participar do Projeto Educação ao Longo da Vida foi uma experiência única. Fiz novos amigos, desenvolvi habilidades pessoais e de comunicação e fui estimulada a realizar meus sonhos. As aulas eram dinâmicas, os professores muito receptivos e utilizavam material adaptado de acordo com nossas limitações. A Escola Reis Veloso foi muito acolhedora comigo. Sou muito grata por tudo”, concluiu. Projeto trazido para Dourados A implantação do Projeto Educação ao Longo da Vida em Dourados é resultado de articulação institucional. O vereador Sergio Nogueira, juntamente com o diretor da Escola Reis Veloso, professor José Carlos, esteve na Secretaria Estadual de Educação, onde foram recebidos pelo secretário Hélio Dyer. Na ocasião, também visitaram a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, onde o projeto já estava em funcionamento. A partir dessa experiência, o parlamentar e a direção escolar contribuíram para trazer o programa ao município, possibilitando que estudantes com deficiência tenham acesso à continuidade educacional, ao desenvolvimento de habilidades e ao fortalecimento da autonomia após a conclusão do ensino médio. A homenagem reforça o compromisso do Legislativo Municipal, da Secretaria Estadual de Educação e das escolas públicas com a promoção da educação inclusiva, a valorização de projetos que transformam vidas e o fortalecimento da escola pública como espaço de cidadania, dignidade e oportunidades.
Dill do Povo cobra implantação de Ecoponto na região noroeste de Dourados
Atento a uma reivindicação antiga dos moradores da região noroeste de Dourados, o vereador Dill do Povo (União) protocolou indicação na Câmara Municipal solicitando ao Poder Executivo a implantação de um Ecoponto para a coleta de galhos, restos de poda e outros resíduos, em bairros que há anos sofrem com o descarte irregular de lixo. O pedido foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho (PSDB), ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, ao chefe de gabinete, Juarez de Oliveira, ao diretor interino do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Fábio Luís da Silva, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Luís Roberto Martins de Araújo. A proposta contempla os bairros Jardim Canaã I, Pelicano, Vitória, Ayde, Piratininga, Monte Líbano e Maracanã, que atualmente não contam com um local adequado para o descarte correto de galhos, restos de poda e outros resíduos sólidos. Segundo o vereador, a ausência de um Ecoponto tem levado moradores e prestadores de serviços a realizarem o descarte irregular em diversos pontos da região, como às margens da rodovia Nelson Moraes de Mattos, no cruzamento das ruas Izzat Bussuan e Dom Pedro I, no Jardim Monte Líbano, além de trechos da Avenida Canaã, no Jardim Carisma, entre outros locais. “Esse é um problema antigo, que gera transtornos diários à população. O acúmulo de lixo provoca mau cheiro, degrada o meio ambiente e, principalmente, coloca em risco a saúde das famílias”, destacou Dill do Povo. Os pontos de descarte irregular têm se transformado em focos do mosquito da dengue e em abrigo para animais peçonhentos, aumentando a preocupação dos moradores com a saúde pública e a segurança. A situação é alvo constante de reclamações da comunidade, que cobra soluções efetivas do poder público. Para o parlamentar, a implantação do Ecoponto é uma medida urgente e necessária, que irá contribuir para a organização urbana, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população, além de facilitar o trabalho da prefeitura na destinação correta dos resíduos. “Nosso mandato é ouvir o povo e buscar soluções. A região Noroeste precisa desse Ecoponto, e vamos continuar cobrando até que essa demanda seja atendida”, afirmou. A indicação agora aguarda análise do Executivo Municipal. Enquanto isso, o vereador Dill do Povo reforça o compromisso de seguir lutando por melhorias concretas para os bairros e por uma cidade mais limpa e saudável.
Inspetor Cabral solicita informações sobre licitação da iluminação pública de Dourados
Durante a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira (9), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou requerimento solicitando informações oficiais e detalhadas sobre a situação da iluminação pública no município, com foco no processo licitatório que deveria garantir a prestação integral do serviço. O parlamentar destaca que são inúmeros os pedidos de iluminação que chegam diariamente ao seu gabinete, vindos de moradores de diversos bairros que relatam postes apagados, lâmpadas queimadas e vias inteiras sem iluminação adequada, o que compromete a segurança e a qualidade de vida da população. O requerimento foi encaminhado ao prefeito, Marçal Filho, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Luís Roberto Martins de Araújo, solicitando esclarecimentos sobre a situação da iluminação pública no município e o andamento do processo licitatório. De acordo com o vereador, já se passou mais de um ano sem a conclusão de uma nova licitação, enquanto o município segue cobrando a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP), inclusive com reajustes. “A iluminação pública é um serviço essencial e está diretamente ligada à segurança das pessoas. Os questionamentos que estamos fazendo refletem aquilo que ouvimos diariamente da população, de moradores que pedem providências para suas ruas e bairros. Nosso objetivo é buscar informações claras e soluções que atendam essas demandas”, destacou Inspetor Cabral. Entre os questionamentos feitos no requerimento estão a situação atual da iluminação pública em Dourados e como estão sendo realizados os serviços de manutenção; os fundamentos técnicos e administrativos que levaram à suspensão da licitação pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS); a existência de um cronograma para a abertura de nova licitação; as medidas emergenciais adotadas para garantir a continuidade do serviço; e como está sendo feita a gestão dos recursos arrecadados com a Cosip.
Prefeitura prorroga prazo de pagamento do IPTU 2026 com desconto de até 30%
A Prefeitura de Dourados prorrogou para sexta-feira, dia 13 de fevereiro, o prazo para pagamento à vista com desconto de até 30% e da primeira parcela, para quem optar pela divisão em 10 vezes sem juros, do prazo do IPTU 2026, que terminaria na terça-feira, dia 10. “A elevada procura pelo boleto na Central de Atendimento ao Cidadão, bem como nos pontos de apoio como Poupatempo, Secretaria de Fazenda e escolas municipais, apontou a necessidade de prorrogar o prazo por mais 3 dias, dando oportunidade para que o douradense pague o IPTU e fique livre de juros, multas ou execução fiscal”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Fazenda. Ele ressalta que prevalece o modelo digital do Imposto Predial e Territorial Urbano. Além de proporcionar maior comodidade ao contribuinte, que pode pagar o imposto por meios eletrônicos como celular, tablet e computadores, a medida também vai gerar economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos, dinheiro que será aplicado em áreas importantes como a Educação e Saúde. A atendente virtual “Doura” continua auxiliando o contribuinte na emissão de guias de IPTU. Para acessar a “Doura” basta adicionar o número 67 99895-0137 no WhatsApp e pronto. Quem preferir, pode acessar o site oficial da Prefeitura de Dourdos, no endereço www.dourados.ms.gov.br que a “Doura” já aparece em primeiro plano se oferecendo para ajudar. O acesso ao serviço é fácil, rápido e seguro, facilitando consideravelmente a forma de pagamento online. Até sexta-feira, dia 13 de fevereiro, fica mantida a política de descontos que pode chegar a 30%, de acordo com o histórico de pagamento do imóvel. Para quem pagou os últimos quatro anos à vista (benefício concedido a partir do 5º exercício), o desconto é de 30%; para quem pagou ao menos uma vez de forma parcelada nos últimos quatro anos (a partir do 5º exercício), 25% de desconto; para contribuintes sem débitos vencidos e que ainda não fazem parte do Programa Bom Pagador, o desconto é de 20%. Já quem possui dívidas de exercícios anteriores parceladas e rigorosamente em dia, tem direito a 15% de desconto; e, quem possui débitos ou dívidas vencidas vinculadas ao imóvel, o desconto é de 10%. Junto com a prorrogação do prazo, também foi estendido o atendimento nos pontos de apoio para impressão das guias do IPTU 2026 para atender contribuintes que têm dificuldade em baixar os boletos pelo site www.dourados.ms.gov.br ou pela assistente virtual “Doura”, através do WhattsApp número 67 99895-0137. Os pontos de apoio farão a emissão de boletos do IPTU 2026 e também prestarão orientações e esclarecimentos ao público, sobretudo em relação às atualizações cadastrais. Até sexta-feira, dia 13, quem precisar imprimir as guias do IPTU pode procurar os pontos de apoio, sempre das 7h30 às 13h30, na Escola Municipal Professora Antônia Cândida de Melo (Parque das Nações II); Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica (Jardim Guaicurus); Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão (Jardim João Paulo II); Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo (Jardim Santa Maria); Escola Municipal Sócrates Câmara (Jardim Canaã I); Escola Municipal Armando Campos Belo (Jardim Santa Brígida); Escola Municipal Professor Manoel Santiago de Oliveira (Vila Rosa); Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer (Jardim Flórida I); Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo (Parque Alvorada); Escola Municipal Professora Iria Lúcia Wilhelm Konzen (Parque do Lago II); Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade (Vila Adelina); Escola Municipal Neil Fioravanti – CAIC (Parque Nova Dourados) e Escola Municipal Professora Elza Farias Kintschev Real (Conjunto Eulália Pires Cohab II). Os contribuintes que residem nos distritos continuarão atendidos até sexta-feira, dia 13, nos seguintes locais, também das 7h30 às 13h30: CRAS – Vila Vargas; Sala de Catequese da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Distrito de Indápolis); Escola Municipal Dom Aquino Correa (Distrito de Panambi); Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes (Vila São Pedro); Escola Municipal Padre Anchieta (Distrito de Vila Formosa); Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos (Distrito de Macaúba); Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté (Distrito de Itahum). A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, centro, também vai manter o atendimento ao contribuinte em horário ampliado, das 7h30 às 16h, exclusivamente para emissão de guias do IPTU 2026. Quem preferir, também pode emitir a guia do IPTU 2026 no Centro Administrativo Municipal, no bloco da Secretaria de Fazenda e na Câmara de Vereadores (Shopping Avenida Center), onde a Prefeitura de Dourados instalou um ponto de atendimento ao contribuinte, bem como no PoupaTempo Dourados (Jardim Água Boa). CANAIS DE ATENDIMENTO Os Canais de Atendimentos para emissão do Boleto do IPTU 2026 são: Núcleo de Cobrança, através dos telefones 2222-1921 e (67) 9 8163-0490 WhatsApp, bem como pelos endereços de email: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br e iptu@dourados.ms.gov.br Os canais exclusivos para correção de nome do proprietário e/ou endereço de correspondência são os telefones 2222-1944 e (67) 9 8163-0470 WhatsApp ou através do endereço de email: cadastro.imobiliario@dourados.ms.gov.br
Dourados conquista Selo Ouro em Prêmio Nacional de Alfabetização na idade certa
A Prefeitura de Dourados acaba de conquistar, através da Secretaria Municipal de Educação, destaque nacional com o Selo Ouro na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, referente a 2025. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação, valoriza as redes de ensino que se destacam em políticas e ações para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. A premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O selo avalia, entre outros critérios, as políticas públicas de alfabetização implementadas; a formação de professores e gestores; o monitoramento dos resultados de aprendizagem e o regime de colaboração entre União, Estado e Município. “A conquista representa o esforço coletivo de gestores, professores, coordenadores e demais profissionais da rede municipal, que vêm se empenhando para melhorar os índices de alfabetização”, afirmou o prefeito Marçal Filho ao ser informado sobre a conquista do Selo Ouro pela Prefeitura de Dourados. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, ressaltou o papel dos profissionais das escolas e as ações desenvolvidas pela rede. “Essa conquista é de cada profissional que está na sala de aula e nas escolas, acompanhando de perto o desenvolvimento das crianças”, argumentou. “Temos trabalhado com formação continuada, acompanhamento pedagógico e programas específicos de alfabetização, e os resultados começam a aparecer”, completou Nilson Francisco. Na atual gestão, sob a liderança do prefeito Marçal Filho, o município intensificou as ações voltadas à alfabetização, com a implementação de programas de recuperação da aprendizagem, ampliação da formação docente, monitoramento sistemático dos indicadores educacionais e fortalecimento de projetos de leitura e escrita. “A conquista do Selo Ouro reafirma o compromisso de Dourados com a alfabetização e com a melhoria contínua da qualidade da educação”, finalizou Nilson Francisco da Silva. De acordo com a edição 48 do Boletim Compromisso, das 5.595 redes que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), 4.872 realizaram a inscrição e 4.728 (97%) obtiveram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. No contexto geral, entre redes estaduais e municipais, 2.285 foram contempladas com Selo Ouro; 1.896 redes foram contempladas com Selo Prata; 547 com Selo Bronze. O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias municipais e estaduais de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024. A principal meta da premiação é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o atingimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O prêmio busca, ainda, reconhecer os esforços de gestão realizados pelas secretarias municipais de educação na implementação das estratégias estabelecidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de sistematizar e disseminar práticas exitosas de gestão das secretarias de educação, com vistas a estimular o compartilhamento de conhecimentos e de inovações nas políticas de alfabetização.








