O prefeito de Dourados, Marçal Filho, acompanhou nesta terça-feira (24) o andamento das obras de ampliação da Escola Municipal Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus. A construção de três novas salas de aula já alcançou 25% de execução e tem previsão de conclusão até setembro deste ano. “Há muito tempo Dourados não via a construção de novas salas de aula”, enfatizou o prefeito. “Por isso, desde o início do mandato, determinei a elaboração de projetos voltados à ampliação da nossa rede escolar”, prosseguiu. “Hoje, esse trabalho já começa a dar resultados, com salas de aula em construção na região do Guaicurus”, completou Marçal Filho. A Prefeitura de Dourados tem feito um grande esforço para garantir que os estudantes tenham acesso à sala de aula. “Na Escola Maria Conceição Angélica, por exemplo, enquanto as obras ainda não foram concluídas, adotamos uma medida emergencial e responsável, que foi o aluguel de salas bem próximas à escola, garantindo que nossos alunos não fiquem sem aula e que o direito à educação seja preservado”, ressaltou Marçal Filho Atualmente, 120 estudantes do Ensino Fundamental I estão ocupando essas salas alugadas pela Prefeitura de Dourados. Iniciada em dezembro do ano passado, a intervenção tem como objetivo ampliar a oferta de vagas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, etapa que concentra a maior demanda reprimida na rede municipal. Durante a vistoria, o prefeito também esteve nas duas salas de extensão que atualmente funcionam em um imóvel locado a cerca de 100 metros da unidade escolar. No local, operam turmas de 1º ano no período matutino e de 2º ano no vespertino. Prefeito Marçal Filho e secretário de Educação Nilson Francisco vistoriaram as obras Com a entrega das novas dependências, prevista para este ano, essas turmas passarão a ocupar o prédio próprio da escola a partir de 2027, encerrando a necessidade do espaço alugado. A ampliação contempla 151,85 metros quadrados de área construída e investimento total de R$ 934.606,45, custeado integralmente com recursos próprios da prefeitura. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A nova estrutura permitirá a abertura de três turmas no período da manhã e outras três à tarde, ampliando significativamente a capacidade de atendimento. “Estamos investindo quase um milhão de reais de recursos próprios na construção dessas salas”, enfatizou Marçal Filho. “Esse é apenas o começo. Queremos avançar na construção de novas escolas e fortalecer a qualidade do ensino no município”, destacou o prefeito. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, acompanhou a vistoria e afirmou que a gestão tem adotado medidas estruturais para reduzir o déficit de vagas. Ele ressaltou que, apesar de provisórias, as salas de extensão oferecem condições adequadas de funcionamento, mas a transferência para o novo espaço garantirá maior integração pedagógica. Nilson também enfatizou a cooperação firmada com o Governo do Estado, que permitiu que dez escolas estaduais passassem a ofertar turmas de 4º e 5º anos, totalizando 1.050 novas vagas neste ano letivo. Com isso, a Rede Municipal pôde concentrar esforços na expansão do atendimento do Pré-escolar ao 3º ano, faixa que atualmente apresenta maior pressão por matrículas. A última escola construída em Dourados foi inaugurada em 2011, quando o município tinha menos de 200 mil habitantes. Hoje, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população se aproxima de 270 mil moradores.
SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS
Mato Grosso do Sul recebeu 7.878 doses da vacina dengue (atenuada) do Instituto Butantan, destinadas à imunização de trabalhadores da APS (Atenção Primária à Saúde). O quantitativo corresponde a 55% do público-alvo estimado nesta fase inicial da estratégia no Estado. As doses foram entregues na Rede de Frio Estadual no dia 23 de fevereiro, dentro da estratégia nacional coordenada pelo Ministério da Saúde para vacinação de profissionais da APS do SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta fase, a vacinação será direcionada exclusivamente aos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão contemplados profissionais que exercem atividades assistenciais e preventivas, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e odontólogos, além das equipes multiprofissionais, incluindo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, assistentes sociais e farmacêuticos. Também fazem parte do público os ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE (Agentes de Combate às Endemias) e trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância. A vacina é aplicada em dose única, por via subcutânea, indicada para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia por dengue. A distribuição seguirá critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, considerando o público-alvo de cada localidade. A previsão de doses por município é: Água Clara – 30Alcinópolis – 32Amambai – 96Anastácio – 68Anaurilândia – 34Angélica – 31Antônio João – 25Aparecida do Taboado – 53Aquidauana – 139Aral Moreira – 42Bandeirantes – 38Bataguassu – 120Bataiporã – 24Bela Vista – 74Bodoquena – 23Bonito – 58Brasilândia – 42Caarapó – 67Camapuã – 53Campo Grande – 1.962Caracol – 23Cassilândia – 61Chapadão do Sul – 114Corguinho – 40Coronel Sapucaia – 36Corumbá – 227Costa Rica – 86Coxim – 132Deodápolis – 61Dois Irmãos do Buriti – 69Douradina – 30Dourados – 377Eldorado – 63Fátima do Sul – 52Figueirão – 12Glória de Dourados – 41Guia Lopes da Laguna – 37Iguatemi – 50Inocência – 71Itaporã – 62Itaquiraí – 91Ivinhema – 116Japorã – 39Jaraguari – 51Jardim – 67Jateí – 36Juti – 28Ladário – 46Laguna Carapã – 34Maracaju – 136Miranda – 170Mundo Novo – 54Naviraí – 147Nioaque – 50Nova Alvorada do Sul – 103Nova Andradina – 107Novo Horizonte do Sul – 17Paraíso das Águas – 29Paranaíba – 108Paranhos – 36Pedro Gomes – 42Ponta Porã – 243Porto Murtinho – 48Ribas do Rio Pardo – 97Rio Brilhante – 103Rio Negro – 38Rio Verde de Mato Grosso – 116Rochedo – 19Santa Rita do Pardo – 32São Gabriel do Oeste – 100Selvíria – 35Sete Quedas – 24Sidrolândia – 133Sonora – 69Tacuru – 29Taquarussu – 20Terenos – 61Três Lagoas – 245Vicentina – 29 Logística organizada e alinhamento A Coordenadoria de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde) já realizou o alinhamento técnico com os 79 municípios, repassando orientações sobre planejamento, armazenamento e organização da estratégia. A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que o Estado está preparado para iniciar a distribuição assim que houver a liberação formal. “Recebemos as doses, organizamos toda a estrutura de armazenamento e mantemos diálogo permanente com os municípios. Nosso objetivo é iniciar a vacinação com segurança e agilidade, garantindo que os trabalhadores da Atenção Primária sejam protegidos o quanto antes”, afirma. Apesar do recebimento das vacinas na Rede de Frio Estadual, foram identificadas divergências nos lotes das embalagens. A inconformidade foi comunicada à VTCLOG e ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O Ministério informou que está adotando as providências necessárias para resolver a situação com a brevidade que o caso exige. Neste momento, não é possível a emissão das notas fiscais pelo Estado via SIES, o que impede a distribuição aos municípios. Assim que houver a regularização, a SES divulgará a data de envio das vacinas e confirmará oficialmente a pauta de distribuição para início da estratégia. Ações A SES reforça que a imunização dos trabalhadores da APS integra um conjunto de ações de enfrentamento à dengue. Paralelamente à vacinação, é essencial manter as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A eliminação de recipientes que acumulam água parada, a vedação adequada de caixas d’água e a colaboração com os agentes de combate às endemias continuam sendo fundamentais para reduzir a circulação do vírus e proteger a população em todo o Estado. André Lima, Comunicação SES
Polícia Federal investiga desvio de quase R$ 1 milhão da Caixa
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24/2), a Operação Sem Remorso, destinada a apurar o crime de peculato envolvendo o desvio de recursos da Caixa Econômica Federal. Durante a ação, policiais federais cumpriram mandado de busca na residência do investigado, em Dionísio Cerqueira/SC, onde foram apreendidos documentos, um aparelho celular e um carro de luxo. As diligências apontam que o suspeito teria causado um prejuízo estimado em, aproximadamente, R$ 1 milhão, considerando valores atualizados entre janeiro e agosto de 2022.
DOF recupera em Dourados veículo furtado no Rio Grande do Sul
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na madrugada de sábado (21), um veículo Hyundai Tucson com queixa de furto no estado do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu na MS-379, em Dourados. A equipe realizava patrulhamento pela rodovia quando visualizou o utilitário trafegando em alta velocidade e com alterações na suspensão. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou fuga, abandonando o automóvel quilômetros depois e tentando escapar a pé por uma área de mata. O homem, de 29 anos, foi alcançado e detido. Durante a vistoria, a equipe constatou que o veículo ostentava placas falsas e possuía registro de furto ocorrido em 20 de dezembro de 2025, na cidade de Dois Irmãos (RS). Questionado, o autor confessou que sabia da procedência ilícita do carro e que seguia para Ponta Porã, onde o carregaria com cigarros contrabandeados. O condutor e o veículo, avaliado em aproximadamente R$ 35 mil, foram encaminhados à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Concurso consolida avanços nas medidas socioeducativas e prepara novos servidores em MS
O sistema socioeducativo, vinculado à Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), consolida mais um avanço na profissionalização da carreira com o início do curso de formação dos novos agentes e analistas que passarão a atuar nas unidades de Mato Grosso do Sul. A capacitação teve início nesta segunda-feira (23), no auditório da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS), em Campo Grande. Ao todo, 95 aprovados no concurso realizado em setembro de 2025 participam desta última fase: 69 agentes e 26 analistas — destes, 13 assistentes sociais e 13 psicólogos. Os novos servidores ingressam com a missão de ressocializar adolescentes autores de atos infracionais análogos a crimes. “O sistema exige profissionais preparados técnica e emocionalmente para atuar com sensibilidade, seriedade, imparcialidade e rigor funcional. A proposta é oferecer, além da segurança necessária, orientação e valores éticos que possibilitem aos adolescentes a construção de novos projetos de vida”, destacou a superintendente de Assistência Socioeducativa, Tatiana Rezende Nassar, que ministrou a aula magna. O anfitrião do evento, o delegado André Matsushita Gonçalves, presidente da Adepol-MS, ressaltou que atuar na segurança pública exige responsabilidade, preparo e equilíbrio emocional, trazendo consigo desafios, mas também grande satisfação e orgulho pelo relevante serviço prestado à sociedade. “O agente socioeducativo exerce uma atividade de extrema relevância e também de risco, com atribuições que exigem firmeza, discernimento e compromisso, em muitos aspectos semelhantes aos desafios enfrentados pelos policiais brasileiros — uma realidade que merece constante debate e valorização”, afirmou. O defensor público Edson Cardoso, coordenador do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (NUDECA), ressaltou que os novos servidores ingressam no sistema com a missão de transformar vidas. “Vocês têm a responsabilidade de fazer com que esse adolescente enxergue o outro lado — o lado do acolhimento, da oportunidade e de uma vida diferente. É reeducar e reinserir aquele que, muitas vezes, recebeu uma formação inadequada porque a família, a sociedade ou alguém falhou em sua trajetória. E agora, esse jovem passará pelas mãos de vocês”, afirmou. Para o juiz Jorge Tadashi Kuramoto, responsável pela Vara da Infância e da Adolescência de Campo Grande, os novos servidores assumem o compromisso de integrar o sistema socioeducativo, proporcionando um ambiente seguro e digno para que a ressocialização dos jovens em conflito com a lei aconteça em sua plenitude. “Como socioeducadores, devem sempre se ater à legalidade, não sendo meros vigilantes, mas verdadeiros exemplos, capazes de contribuir para que esses adolescentes possam vislumbrar um novo horizonte”, afirmou. Em seu discurso, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou a importância do investimento contínuo na área como fator estratégico para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Segurança pública não é despesa, é investimento. Investir em segurança é atrair novos investimentos para o Estado. A ausência da segurança pública afugenta investidores”, afirmou. Videira também ressaltou que os novos servidores passam a integrar uma das áreas mais sensíveis da estrutura da segurança pública. “Vocês estarão na parte mais sensível. Precisarão ser não apenas agentes ou analistas, mas um pouco de tudo, para que esse adolescente em conflito com a lei não venha a ingressar no sistema penitenciário”, pontuou. Avanços O atual concurso representa um marco na consolidação e profissionalização da carreira socioeducativa. O último concurso, realizado em 2013, teve formato mais simples, sem etapas como teste de aptidão física (TAF), avaliação psicotécnica ou curso de formação estruturado. Desde então, a carreira passou por importantes avanços institucionais. A Lei nº 4.894/2016 reorganizou a estrutura da carreira e, em 2018, elevou a exigência de escolaridade para nível superior no cargo de Agente de Segurança Socioeducativa. Já a Resolução nº 1.050/2025 definiu os perfis profissiográficos dos cargos, estabelecendo parâmetros técnicos e comportamentais alinhados às atribuições da função. A evolução do modelo — antes vinculado à legislação geral dos servidores — consolidou uma estrutura própria, mais moderna e adequada à complexidade da atuação socioeducativa. Formação O Curso de Formação Socioeducativa foi estruturado com matrizes curriculares específicas para cada cargo. Para Analista de Medidas Socioeducativas, a carga horária é de 80 horas, com foco técnico, normativo e psicossocial, contemplando disciplinas como fundamentos institucionais, direitos humanos, adolescência e processos psicossociais, práticas restaurativas, segurança e gestão de riscos, saúde e primeiros socorros, além de estágio supervisionado. Já para Agente de Segurança Socioeducativa, a formação terá 120 horas, com ênfase ampliada na área operacional, incluindo técnicas operacionais de segurança e estágio supervisionado, além dos conteúdos institucionais e formativos comuns. Atualmente, o sistema socioeducativo de Mato Grosso do Sul conta com 236 agentes e 45 analistas, distribuídos em nove unidades — entre Unidades Educacionais de Semiliberdade (UESL) e Unidades Educacionais de Internação (UNEI) — nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá. Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Segunda etapa do Programa Voucher Desenvolvedor começa com 117 vagas em cinco cidades
Com formação estratégica na área de tecnologia da informação e amplas oportunidades no mercado de trabalho, o Programa Voucher Desenvolvedor inicia mais uma etapa de qualificação em Mato Grosso do Sul através do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Os participantes começam a preparação recebendo orientações sobre a estrutura da formação, carga horária de 1.200 horas e perspectivas de atuação profissional. O momento também é destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo programático e o funcionamento das turmas. A ação iniciada na quinta-feira (19), integra o processo seletivo do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em parceria com o Governo do Estado. O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, realizou a apresentação institucional do Programa Voucher Desenvolvedor II. Enfatizou o crescimento do setor de desenvolvimento de sistemas, a alta demanda por profissionais qualificados e as possibilidades de inserção e ascensão profissional na área de tecnologia da informação. Esaú Aguiar ressaltou ainda que iniciativas como o programa ampliam o acesso à qualificação gratuita e fortalecem a empregabilidade dos participantes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em Campo Grande, estão sendo ofertadas 31 vagas, distribuídas entre os períodos vespertino. A classificação dos candidatos será definida com base no desempenho obtido no teste de raciocínio lógico, do maior para o menor resultado, até o preenchimento total das vagas disponíveis. Além da capital, o programa também está sendo realizado em Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Ao todo, conforme o edital, estão sendo ofertadas 117 vagas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O Programa Voucher Desenvolvedor II tem como objetivo ampliar o acesso à formação técnica de qualidade na área de desenvolvimento de sistemas, oportunizando qualificação profissional gratuita para estudantes do ensino médio e egressos. A iniciativa fortalece a formação de novos profissionais de tecnologia no Estado, contribuindo para o atendimento às demandas do mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico regional. Ele integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso. Comunicação Semadesc
Câmara de Dourados acata duas denúncias contra vereadora Isa Marcondes
Durante a 4ª sessão ordinário do ano, os vereadores de Dourados analisaram e aprovaram três projetos de lei. Em primeira discussão e votação, os parlamentares o Projeto de Lei Complementar nº 001/2026, de autoria do vereador Jânio Miguel (PP), que transforma em via coletora a Rua Antônio Augusto de Oliveira, no trecho que corresponde às ruas Moacir Pereira dos Santos e Renê Miguel, no Residencial Greenville II e o Projeto de Lei nº 215/2025, de autoria do vereador Franklin (PT), que institui o Dia Municipal para a Ação Climática no município. Já em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2026, de autoria do vereador Marcelo Mourão (PL), que cria a Medalha Legislativa São Carlo Acutis, a ser concedida àqueles que, no meio católico, tenham desenvolvido relevantes atividades no âmbito do município de Dourados. DENÚNCIA Os vereadores de Dourados também definiram pela admissibilidade de duas denúncias em desfavor da vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos). A primeira é de autoria dos servidores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que acusam a vereadora de cometer infrações de violação ao direito de descanso dos servidores nas dependências da unidade de saúde. Com o acolhimento, a denúncia segue agora para a análise e providências da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara de Dourados. Já a segunda denúncia, apresentada pelo advogado Wagner Batista da Silva, será analisada pela comissão processante instaurada para apurar suposta quebra de decoro parlamentar. Na denúncia, o advogado acusa a vereadora de cometer ato de improbidade na utilização de recursos da Ceap (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar). A comissão será composta pelos vereadores Márcio Pudim (presidente), Cemar Arnal (relator) e Ana Paula (membro). Eles têm 90 dias para analisar as provas, ouvir depoimentos e entregar o relatório final.
Dourados ganha plataforma para monitorar arboviroses
Ferramenta ArboNotifica será utilizada de forma integrada pela rede pública e privada notificadora A saúde de Dourados passa a contar com um novo sistema voltado ao monitoramento de arboviroses no município. A plataforma ArboNotifica, que é uma ferramenta digital desenvolvida para organizar, registrar e acompanhar, em tempo real, os casos de dengue, zika, chikungunya, mayaro e oropouche, foi oficialmente apresentada à população nesta segunda-feira (23), durante a 4ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados. Utilizando o espaço Tribuna Livre da Câmara, o coordenador de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde, Robson dos Santos Paredes, detalhou as funcionalidades da nova ferramenta, que, segundo ele, vai apoiar e fortalecer a atuação da estrutura de vigilância em saúde em Dourados. Conforme o coordenador, a plataforma será utilizada de forma integrada pela rede pública e privada notificadora, incluindo UBS, UPA, hospitais, clínicas, farmácias notificantes, Vigilância em Saúde e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). As operações da ArboNotifica tiveram início em janeiro, com implantação gradual de projeto piloto nas unidades básicas de saúde e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Além de possibilitar o monitoramento em tempo real, a plataforma vai eliminar o papel utilizado para notificação de casos de arboviroses, organizar o fluxo da informação dentro das instituições de saúde, agilizar o acesso por profissionais, reduzir a subnotificação e evitar que uma mesma pessoa faça mais de um teste para diagnóstico das doenças. Isso tudo vai possibilitar o desenvolvimento de ações contundentes a eventuais focos de infestação de arboviroses. É um avanço significativo para Dourados”, destacou Paredes. Os vereadores manifestaram apoio e elogiaram a implantação da plataforma ArboNotifica, destacando a importância da iniciativa para o fortalecimento da saúde pública no município. “Trata-se de uma iniciativa moderna e necessária, que demonstra responsabilidade com a saúde da população. A tecnologia é uma grande aliada na prevenção e no combate às arboviroses, e Dourados dá um passo importante ao investir em soluções inovadoras”, destacou o vereador Daniel Júnior (PP).
Pelo quarto ano consecutivo, HRMS recebe indicador máximo em segurança do paciente
Pelo quarto ano seguido, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) alcançou o indicador máximo em segurança do paciente, conforme levantamento realizado pela Vigilância Sanitária Estadual. A instituição foi classificada com “alta conformidade” em relação às práticas adotadas, e aos critérios preconizados para a assistência segura em ambiente hospitalar. A avaliação considerou hospitais que possuem UTI adulto e analisou o desempenho das unidades ao longo do último ano. Atualmente, o HRMS dispõe de 29 leitos de UTI adulto, além de 8 leitos de UTI pediátrica, 10 de UTI Neonatal e 10 leitos na UCO (Unidade Coronariana) — setor destinado ao atendimento intensivo de pacientes com doenças cardíacas graves. A estrutura coloca o hospital como uma das principais referências em alta complexidade no Estado. Em unidades hospitalares com esse perfil — que reúnem UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico —, são avaliados 21 indicadores. Entre os critérios observados estão a existência e o funcionamento do Núcleo de Segurança do Paciente, a implantação de protocolos como os de prevenção de lesão por pressão e de identificação segura do paciente, além de outras práticas assistenciais consideradas estratégicas para a segurança. Ao final da avaliação realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os hospitais são classificados em três níveis, conforme o percentual de conformidade dos indicadores de estrutura e processo: alta conformidade, quando atingem entre 67% e 100%; média conformidade, com resultados entre 34% e 66%; e baixa conformidade, quando registram de 0% a 33%. No HRMS, o Núcleo de Segurança do Paciente foi instituído em 2013. Desde então, atua de forma estruturada na promoção de ações voltadas à qualificação do cuidado, com foco na redução de riscos e na melhoria contínua dos processos assistenciais. O núcleo desenvolve atividades que incluem o mapeamento de situações de risco, a implantação e atualização de protocolos, a capacitação permanente das equipes, o monitoramento de indicadores e o fortalecimento da cultura de segurança entre os profissionais. Para a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HRMS, enfermeira Simone Carvalho, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo e permanente. “A segurança do paciente não é uma ação pontual, mas um compromisso diário de toda a equipe. Trabalhamos com protocolos bem definidos, monitoramento constante dos indicadores e capacitação contínua dos profissionais. Esse resultado demonstra a maturidade dos nossos processos e o empenho das equipes assistenciais”, destaca. A diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marielle Alves Corrêa Esgalha, explica que o desempenho das UTIs reflete a prioridade dada à qualidade na rede pública estadual. “Receber o indicador máximo por quatro anos consecutivos mostra que o HRMS mantém um padrão elevado de assistência. Isso é fundamental quando falamos de unidades de terapia intensiva, que atendem pacientes em situação de maior gravidade, e é um reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente, graças aos investimentos do Governo do Estado”, afirma a médica. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS








