A estruturação do atendimento social e a preservação das tradições culturais em Mato Grosso do Sul ganharam reforço com uma série de indicações apresentadas pelo deputado estadual Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O parlamentar acionou a bancada federal e o Governo do Estado para garantir recursos destinados a instituições que atuam diretamente na ponta, oferecendo desde reabilitação em saúde até formação educacional e cidadã em municípios do interior. Em Dourados, o foco é a modernização do Instituto Máximos. A entidade, que assiste famílias em situação de vulnerabilidade com projetos de esporte e cultura, necessita de novos equipamentos e reformas estruturais para ampliar sua capacidade operacional. Zé Teixeira encaminhou o pedido aos deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul, defendendo que o investimento na sede da instituição reflete na prevenção da evasão escolar e no fortalecimento dos vínculos comunitários na região. O apoio à saúde especializada também integra o pacote de reivindicações, com destaque para a APAE de Rio Brilhante. O deputado solicitou à senadora Soraya Thronicke a destinação de R$ 50 mil via emenda parlamentar para a manutenção dos serviços de reabilitação intelectual e motora. Segundo o parlamentar, o recurso é fundamental para assegurar a continuidade dos tratamentos oferecidos pela associação, que hoje é referência na garantia de direitos das pessoas com deficiência no município. Ainda em Rio Brilhante, o parlamentar busca viabilizar R$ 100 mil para a reforma e ampliação do CTG Tropeiro Velho. A unidade atende cerca de 100 crianças e jovens com projetos educativos baseados na tradição gaúcha. A ampliação da sede é vista como prioritária para comportar o crescimento das atividades sociais e artísticas desenvolvidas com o público jovem. Na região leste do Estado, a demanda alcança o município de Selvíria. Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado e à bancada federal esforços conjuntos para melhorias estruturais no Rotary Club local. O objetivo é adequar o espaço, com a construção de muros e banheiros, para receber a 22ª edição do Encontro de Cowboys. O evento, previsto para maio, movimenta o comércio e o turismo regional, exigindo uma infraestrutura que ofereça segurança e conforto aos frequentadores.
Secretaria de Cultura lança edital para selecionar projetos com recursos da Lei Aldir Blanc
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), publica em Diário Oficial Suplementar número 6.572, na tarde desta terça-feira (24), o edital de chamamento público número 002/2026 para seleção de 21 projetos culturais com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Lei nº 14.399/2022), via Ministério da Cultura. O investimento total empenhado é de R$ 1.681.948,66, fortalecendo o setor cultural e ampliando as oportunidades para artistas, coletivos e produtores do município. Os recursos estão organizados em ações estratégicas. A principal delas é o Fomento à Cultura, que destina R$ 877.364,06 à seleção dos 21 projetos, distribuídos em diferentes categorias: três projetos de R$ 100 mil; cinco de R$ 60 mil; sete de R$ 20 mil; um de R$ 12.364,03; e cinco projetos de oficinas no valor de R$ 25 mil cada. O objetivo é incentivar e valorizar as diversas manifestações culturais presentes em Dourados. Outra frente é o Cultura Viva, com aporte de R$ 420.487,20, destinado à seleção de quatro projetos executados por Pontos de Cultura certificados pelo Ministério da Cultura (MinC), no valor de R$ 105.121,80 cada, conforme exigência da política nacional. O município também prevê investimento de R$ 300 mil para reforma e manutenção do Museu de Dourados, atendendo ao artigo 5º da Lei Aldir Blanc, que permite aplicação de recursos na construção, ampliação e manutenção de equipamentos culturais, como museus, bibliotecas, centros culturais, teatros e outros espaços públicos de valorização da memória e da arte. Para garantir a execução das ações, até 5% do valor total — R$ 84.097,43 — será destinado ao custo operacional, com contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC), conforme previsto nas Leis nº 14.399/2022 e nº 13.019/2014. O edital está disponível na íntegra, no site oficial da Prefeitura de Dourados, no Portal do Cidadão. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de março de 2026, podendo ser realizadas de forma online pelo portal ou presencialmente na sede da Semc. Podem participar pessoas físicas, Microempreendedores Individuais (MEI), pessoas jurídicas e grupos ou coletivos sem CNPJ que atuem nas diversas áreas artísticas, como artes cênicas, artes visuais, audiovisual, artesanato, cultura de rua, culturas de povos tradicionais, dança, literatura, música, entre outras. Vale destacar que para habilitar o município ao recebimento dos recursos, a Prefeitura de Dourados, por determinação do prefeito Marçal Filho, elaborou um plano de ação detalhado, construído por uma equipe técnica e com participação da classe artística, por meio de escuta pública, garantindo transparência, planejamento e alinhamento às demandas do setor cultural local. Ações como esta reforçam o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, promovendo geração de renda, fortalecimento da identidade cultural e ampliação do acesso da população às diversas expressões artísticas.
Prefeitura avança com obra de novas salas de aula no Jardim Guaicurus
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, acompanhou nesta terça-feira (24) o andamento das obras de ampliação da Escola Municipal Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus. A construção de três novas salas de aula já alcançou 25% de execução e tem previsão de conclusão até setembro deste ano. “Há muito tempo Dourados não via a construção de novas salas de aula”, enfatizou o prefeito. “Por isso, desde o início do mandato, determinei a elaboração de projetos voltados à ampliação da nossa rede escolar”, prosseguiu. “Hoje, esse trabalho já começa a dar resultados, com salas de aula em construção na região do Guaicurus”, completou Marçal Filho. A Prefeitura de Dourados tem feito um grande esforço para garantir que os estudantes tenham acesso à sala de aula. “Na Escola Maria Conceição Angélica, por exemplo, enquanto as obras ainda não foram concluídas, adotamos uma medida emergencial e responsável, que foi o aluguel de salas bem próximas à escola, garantindo que nossos alunos não fiquem sem aula e que o direito à educação seja preservado”, ressaltou Marçal Filho Atualmente, 120 estudantes do Ensino Fundamental I estão ocupando essas salas alugadas pela Prefeitura de Dourados. Iniciada em dezembro do ano passado, a intervenção tem como objetivo ampliar a oferta de vagas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, etapa que concentra a maior demanda reprimida na rede municipal. Durante a vistoria, o prefeito também esteve nas duas salas de extensão que atualmente funcionam em um imóvel locado a cerca de 100 metros da unidade escolar. No local, operam turmas de 1º ano no período matutino e de 2º ano no vespertino. Prefeito Marçal Filho e secretário de Educação Nilson Francisco vistoriaram as obras Com a entrega das novas dependências, prevista para este ano, essas turmas passarão a ocupar o prédio próprio da escola a partir de 2027, encerrando a necessidade do espaço alugado. A ampliação contempla 151,85 metros quadrados de área construída e investimento total de R$ 934.606,45, custeado integralmente com recursos próprios da prefeitura. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A nova estrutura permitirá a abertura de três turmas no período da manhã e outras três à tarde, ampliando significativamente a capacidade de atendimento. “Estamos investindo quase um milhão de reais de recursos próprios na construção dessas salas”, enfatizou Marçal Filho. “Esse é apenas o começo. Queremos avançar na construção de novas escolas e fortalecer a qualidade do ensino no município”, destacou o prefeito. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, acompanhou a vistoria e afirmou que a gestão tem adotado medidas estruturais para reduzir o déficit de vagas. Ele ressaltou que, apesar de provisórias, as salas de extensão oferecem condições adequadas de funcionamento, mas a transferência para o novo espaço garantirá maior integração pedagógica. Nilson também enfatizou a cooperação firmada com o Governo do Estado, que permitiu que dez escolas estaduais passassem a ofertar turmas de 4º e 5º anos, totalizando 1.050 novas vagas neste ano letivo. Com isso, a Rede Municipal pôde concentrar esforços na expansão do atendimento do Pré-escolar ao 3º ano, faixa que atualmente apresenta maior pressão por matrículas. A última escola construída em Dourados foi inaugurada em 2011, quando o município tinha menos de 200 mil habitantes. Hoje, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população se aproxima de 270 mil moradores.
SES define distribuição das 7,8 mil doses contra dengue para os 79 municípios de MS
Mato Grosso do Sul recebeu 7.878 doses da vacina dengue (atenuada) do Instituto Butantan, destinadas à imunização de trabalhadores da APS (Atenção Primária à Saúde). O quantitativo corresponde a 55% do público-alvo estimado nesta fase inicial da estratégia no Estado. As doses foram entregues na Rede de Frio Estadual no dia 23 de fevereiro, dentro da estratégia nacional coordenada pelo Ministério da Saúde para vacinação de profissionais da APS do SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta fase, a vacinação será direcionada exclusivamente aos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão contemplados profissionais que exercem atividades assistenciais e preventivas, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e odontólogos, além das equipes multiprofissionais, incluindo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, assistentes sociais e farmacêuticos. Também fazem parte do público os ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE (Agentes de Combate às Endemias) e trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância. A vacina é aplicada em dose única, por via subcutânea, indicada para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia por dengue. A distribuição seguirá critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, considerando o público-alvo de cada localidade. A previsão de doses por município é: Água Clara – 30Alcinópolis – 32Amambai – 96Anastácio – 68Anaurilândia – 34Angélica – 31Antônio João – 25Aparecida do Taboado – 53Aquidauana – 139Aral Moreira – 42Bandeirantes – 38Bataguassu – 120Bataiporã – 24Bela Vista – 74Bodoquena – 23Bonito – 58Brasilândia – 42Caarapó – 67Camapuã – 53Campo Grande – 1.962Caracol – 23Cassilândia – 61Chapadão do Sul – 114Corguinho – 40Coronel Sapucaia – 36Corumbá – 227Costa Rica – 86Coxim – 132Deodápolis – 61Dois Irmãos do Buriti – 69Douradina – 30Dourados – 377Eldorado – 63Fátima do Sul – 52Figueirão – 12Glória de Dourados – 41Guia Lopes da Laguna – 37Iguatemi – 50Inocência – 71Itaporã – 62Itaquiraí – 91Ivinhema – 116Japorã – 39Jaraguari – 51Jardim – 67Jateí – 36Juti – 28Ladário – 46Laguna Carapã – 34Maracaju – 136Miranda – 170Mundo Novo – 54Naviraí – 147Nioaque – 50Nova Alvorada do Sul – 103Nova Andradina – 107Novo Horizonte do Sul – 17Paraíso das Águas – 29Paranaíba – 108Paranhos – 36Pedro Gomes – 42Ponta Porã – 243Porto Murtinho – 48Ribas do Rio Pardo – 97Rio Brilhante – 103Rio Negro – 38Rio Verde de Mato Grosso – 116Rochedo – 19Santa Rita do Pardo – 32São Gabriel do Oeste – 100Selvíria – 35Sete Quedas – 24Sidrolândia – 133Sonora – 69Tacuru – 29Taquarussu – 20Terenos – 61Três Lagoas – 245Vicentina – 29 Logística organizada e alinhamento A Coordenadoria de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde) já realizou o alinhamento técnico com os 79 municípios, repassando orientações sobre planejamento, armazenamento e organização da estratégia. A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que o Estado está preparado para iniciar a distribuição assim que houver a liberação formal. “Recebemos as doses, organizamos toda a estrutura de armazenamento e mantemos diálogo permanente com os municípios. Nosso objetivo é iniciar a vacinação com segurança e agilidade, garantindo que os trabalhadores da Atenção Primária sejam protegidos o quanto antes”, afirma. Apesar do recebimento das vacinas na Rede de Frio Estadual, foram identificadas divergências nos lotes das embalagens. A inconformidade foi comunicada à VTCLOG e ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O Ministério informou que está adotando as providências necessárias para resolver a situação com a brevidade que o caso exige. Neste momento, não é possível a emissão das notas fiscais pelo Estado via SIES, o que impede a distribuição aos municípios. Assim que houver a regularização, a SES divulgará a data de envio das vacinas e confirmará oficialmente a pauta de distribuição para início da estratégia. Ações A SES reforça que a imunização dos trabalhadores da APS integra um conjunto de ações de enfrentamento à dengue. Paralelamente à vacinação, é essencial manter as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A eliminação de recipientes que acumulam água parada, a vedação adequada de caixas d’água e a colaboração com os agentes de combate às endemias continuam sendo fundamentais para reduzir a circulação do vírus e proteger a população em todo o Estado. André Lima, Comunicação SES
Polícia Federal investiga desvio de quase R$ 1 milhão da Caixa
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24/2), a Operação Sem Remorso, destinada a apurar o crime de peculato envolvendo o desvio de recursos da Caixa Econômica Federal. Durante a ação, policiais federais cumpriram mandado de busca na residência do investigado, em Dionísio Cerqueira/SC, onde foram apreendidos documentos, um aparelho celular e um carro de luxo. As diligências apontam que o suspeito teria causado um prejuízo estimado em, aproximadamente, R$ 1 milhão, considerando valores atualizados entre janeiro e agosto de 2022.
DOF recupera em Dourados veículo furtado no Rio Grande do Sul
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na madrugada de sábado (21), um veículo Hyundai Tucson com queixa de furto no estado do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu na MS-379, em Dourados. A equipe realizava patrulhamento pela rodovia quando visualizou o utilitário trafegando em alta velocidade e com alterações na suspensão. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou fuga, abandonando o automóvel quilômetros depois e tentando escapar a pé por uma área de mata. O homem, de 29 anos, foi alcançado e detido. Durante a vistoria, a equipe constatou que o veículo ostentava placas falsas e possuía registro de furto ocorrido em 20 de dezembro de 2025, na cidade de Dois Irmãos (RS). Questionado, o autor confessou que sabia da procedência ilícita do carro e que seguia para Ponta Porã, onde o carregaria com cigarros contrabandeados. O condutor e o veículo, avaliado em aproximadamente R$ 35 mil, foram encaminhados à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Concurso consolida avanços nas medidas socioeducativas e prepara novos servidores em MS
O sistema socioeducativo, vinculado à Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), consolida mais um avanço na profissionalização da carreira com o início do curso de formação dos novos agentes e analistas que passarão a atuar nas unidades de Mato Grosso do Sul. A capacitação teve início nesta segunda-feira (23), no auditório da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS), em Campo Grande. Ao todo, 95 aprovados no concurso realizado em setembro de 2025 participam desta última fase: 69 agentes e 26 analistas — destes, 13 assistentes sociais e 13 psicólogos. Os novos servidores ingressam com a missão de ressocializar adolescentes autores de atos infracionais análogos a crimes. “O sistema exige profissionais preparados técnica e emocionalmente para atuar com sensibilidade, seriedade, imparcialidade e rigor funcional. A proposta é oferecer, além da segurança necessária, orientação e valores éticos que possibilitem aos adolescentes a construção de novos projetos de vida”, destacou a superintendente de Assistência Socioeducativa, Tatiana Rezende Nassar, que ministrou a aula magna. O anfitrião do evento, o delegado André Matsushita Gonçalves, presidente da Adepol-MS, ressaltou que atuar na segurança pública exige responsabilidade, preparo e equilíbrio emocional, trazendo consigo desafios, mas também grande satisfação e orgulho pelo relevante serviço prestado à sociedade. “O agente socioeducativo exerce uma atividade de extrema relevância e também de risco, com atribuições que exigem firmeza, discernimento e compromisso, em muitos aspectos semelhantes aos desafios enfrentados pelos policiais brasileiros — uma realidade que merece constante debate e valorização”, afirmou. O defensor público Edson Cardoso, coordenador do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (NUDECA), ressaltou que os novos servidores ingressam no sistema com a missão de transformar vidas. “Vocês têm a responsabilidade de fazer com que esse adolescente enxergue o outro lado — o lado do acolhimento, da oportunidade e de uma vida diferente. É reeducar e reinserir aquele que, muitas vezes, recebeu uma formação inadequada porque a família, a sociedade ou alguém falhou em sua trajetória. E agora, esse jovem passará pelas mãos de vocês”, afirmou. Para o juiz Jorge Tadashi Kuramoto, responsável pela Vara da Infância e da Adolescência de Campo Grande, os novos servidores assumem o compromisso de integrar o sistema socioeducativo, proporcionando um ambiente seguro e digno para que a ressocialização dos jovens em conflito com a lei aconteça em sua plenitude. “Como socioeducadores, devem sempre se ater à legalidade, não sendo meros vigilantes, mas verdadeiros exemplos, capazes de contribuir para que esses adolescentes possam vislumbrar um novo horizonte”, afirmou. Em seu discurso, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou a importância do investimento contínuo na área como fator estratégico para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Segurança pública não é despesa, é investimento. Investir em segurança é atrair novos investimentos para o Estado. A ausência da segurança pública afugenta investidores”, afirmou. Videira também ressaltou que os novos servidores passam a integrar uma das áreas mais sensíveis da estrutura da segurança pública. “Vocês estarão na parte mais sensível. Precisarão ser não apenas agentes ou analistas, mas um pouco de tudo, para que esse adolescente em conflito com a lei não venha a ingressar no sistema penitenciário”, pontuou. Avanços O atual concurso representa um marco na consolidação e profissionalização da carreira socioeducativa. O último concurso, realizado em 2013, teve formato mais simples, sem etapas como teste de aptidão física (TAF), avaliação psicotécnica ou curso de formação estruturado. Desde então, a carreira passou por importantes avanços institucionais. A Lei nº 4.894/2016 reorganizou a estrutura da carreira e, em 2018, elevou a exigência de escolaridade para nível superior no cargo de Agente de Segurança Socioeducativa. Já a Resolução nº 1.050/2025 definiu os perfis profissiográficos dos cargos, estabelecendo parâmetros técnicos e comportamentais alinhados às atribuições da função. A evolução do modelo — antes vinculado à legislação geral dos servidores — consolidou uma estrutura própria, mais moderna e adequada à complexidade da atuação socioeducativa. Formação O Curso de Formação Socioeducativa foi estruturado com matrizes curriculares específicas para cada cargo. Para Analista de Medidas Socioeducativas, a carga horária é de 80 horas, com foco técnico, normativo e psicossocial, contemplando disciplinas como fundamentos institucionais, direitos humanos, adolescência e processos psicossociais, práticas restaurativas, segurança e gestão de riscos, saúde e primeiros socorros, além de estágio supervisionado. Já para Agente de Segurança Socioeducativa, a formação terá 120 horas, com ênfase ampliada na área operacional, incluindo técnicas operacionais de segurança e estágio supervisionado, além dos conteúdos institucionais e formativos comuns. Atualmente, o sistema socioeducativo de Mato Grosso do Sul conta com 236 agentes e 45 analistas, distribuídos em nove unidades — entre Unidades Educacionais de Semiliberdade (UESL) e Unidades Educacionais de Internação (UNEI) — nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá. Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Segunda etapa do Programa Voucher Desenvolvedor começa com 117 vagas em cinco cidades
Com formação estratégica na área de tecnologia da informação e amplas oportunidades no mercado de trabalho, o Programa Voucher Desenvolvedor inicia mais uma etapa de qualificação em Mato Grosso do Sul através do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Os participantes começam a preparação recebendo orientações sobre a estrutura da formação, carga horária de 1.200 horas e perspectivas de atuação profissional. O momento também é destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo programático e o funcionamento das turmas. A ação iniciada na quinta-feira (19), integra o processo seletivo do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em parceria com o Governo do Estado. O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, realizou a apresentação institucional do Programa Voucher Desenvolvedor II. Enfatizou o crescimento do setor de desenvolvimento de sistemas, a alta demanda por profissionais qualificados e as possibilidades de inserção e ascensão profissional na área de tecnologia da informação. Esaú Aguiar ressaltou ainda que iniciativas como o programa ampliam o acesso à qualificação gratuita e fortalecem a empregabilidade dos participantes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em Campo Grande, estão sendo ofertadas 31 vagas, distribuídas entre os períodos vespertino. A classificação dos candidatos será definida com base no desempenho obtido no teste de raciocínio lógico, do maior para o menor resultado, até o preenchimento total das vagas disponíveis. Além da capital, o programa também está sendo realizado em Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Ao todo, conforme o edital, estão sendo ofertadas 117 vagas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O Programa Voucher Desenvolvedor II tem como objetivo ampliar o acesso à formação técnica de qualidade na área de desenvolvimento de sistemas, oportunizando qualificação profissional gratuita para estudantes do ensino médio e egressos. A iniciativa fortalece a formação de novos profissionais de tecnologia no Estado, contribuindo para o atendimento às demandas do mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico regional. Ele integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso. Comunicação Semadesc
Câmara de Dourados acata duas denúncias contra vereadora Isa Marcondes
Durante a 4ª sessão ordinário do ano, os vereadores de Dourados analisaram e aprovaram três projetos de lei. Em primeira discussão e votação, os parlamentares o Projeto de Lei Complementar nº 001/2026, de autoria do vereador Jânio Miguel (PP), que transforma em via coletora a Rua Antônio Augusto de Oliveira, no trecho que corresponde às ruas Moacir Pereira dos Santos e Renê Miguel, no Residencial Greenville II e o Projeto de Lei nº 215/2025, de autoria do vereador Franklin (PT), que institui o Dia Municipal para a Ação Climática no município. Já em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2026, de autoria do vereador Marcelo Mourão (PL), que cria a Medalha Legislativa São Carlo Acutis, a ser concedida àqueles que, no meio católico, tenham desenvolvido relevantes atividades no âmbito do município de Dourados. DENÚNCIA Os vereadores de Dourados também definiram pela admissibilidade de duas denúncias em desfavor da vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos). A primeira é de autoria dos servidores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que acusam a vereadora de cometer infrações de violação ao direito de descanso dos servidores nas dependências da unidade de saúde. Com o acolhimento, a denúncia segue agora para a análise e providências da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara de Dourados. Já a segunda denúncia, apresentada pelo advogado Wagner Batista da Silva, será analisada pela comissão processante instaurada para apurar suposta quebra de decoro parlamentar. Na denúncia, o advogado acusa a vereadora de cometer ato de improbidade na utilização de recursos da Ceap (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar). A comissão será composta pelos vereadores Márcio Pudim (presidente), Cemar Arnal (relator) e Ana Paula (membro). Eles têm 90 dias para analisar as provas, ouvir depoimentos e entregar o relatório final.








