O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quinta-feira (26), uma indicação ao Governo do Estado e à Prefeitura de Dourados solicitando a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Antônio Guilherme. A iniciativa atende a uma reivindicação direta da Associação de Moradores, que aponta as dificuldades enfrentadas pela comunidade em busca de atendimento médico. A proposta pretende descentralizar os serviços de saúde e reduzir a sobrecarga nas unidades dos bairros vizinhos, como a do Campo Dourado. Para garantir assistência imediata, o parlamentar sugeriu que, enquanto o projeto de construção da sede definitiva é viabilizado, o Poder Público avalie a locação de um imóvel na própria região ou o reforço imediato no quadro de profissionais da UBS Campo Dourado. A implementação da nova unidade permitirá a expansão das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, além da atuação de agentes comunitários, elevando a cobertura da atenção primária para as famílias que residem no Antônio Guilherme e arredores. Literatura – No setor cultural, o trabalho de Zé Teixeira também avançou com a aprovação, em segunda votação, do Projeto de Lei 173/2025. O texto inclui a Feira Literária de Mato Grosso do Sul (FELIT/MS) no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Realizada anualmente em Dourados durante a primeira semana de junho, a feira é um dos principais polos de incentivo à leitura e valorização de autores regionais. Com o parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, aprovado por unanimidade pelo Plenário, a matéria segue agora para a sanção do governador Eduardo Riedel. A institucionalização da FELIT/MS consolida o evento como política pública de cultura, garantindo maior visibilidade e suporte para a preservação da memória literária sul-mato-grossense. Para o deputado, o reconhecimento oficial da feira, criada originalmente pelo Grupo Literário Arandú, fortalece a identidade cultural de Dourados e projeta o talento dos escritores locais para todo o Mato Grosso do Sul.
McDonald’s inaugura dia 17 de abril e marca nova fase econômica em Dourados
Dourados passará a contar oficialmente com uma unidade do McDonald’s a partir do dia 17 de abril. A data foi confirmada nesta quinta-feira (26) pelo empresário Aurélio Rocha ao prefeito Marçal Filho, durante visita técnica às obras do empreendimento localizado no cruzamento das ruas Hayel Bon Faker com Monte Alegre, na região central. A abertura do empreendimento será um divisor de águas para o município que está se aproximando dos 270 mil habitantes e vive um novo ciclo de desenvolvimento desde a reabertura do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e a retomada dos voos comerciais ligando Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. O prefeito esteve acompanhado de secretários municipais para conhecer a estrutura da mais conhecida rede de fast-food do mundo, cuja chegada simboliza um marco para o município. “A chegada do McDonald’s consolida Dourados como polo regional de desenvolvimento”, enfatizou Marçal Filho. “É um investimento que gera emprego, renda e demonstra que nossa cidade vive um momento de organização administrativa e crescimento estruturado”, continuou. “Estamos criando um ambiente seguro e atrativo para quem quer investir, e quem ganha com isso é a população”, completou o prefeito. A unidade de Dourados não será franquia. Segundo o empresário Aurélio Rocha, o empreendimento só se tornou viável diante do atual cenário político-administrativo da cidade, marcado por avanços estruturais. Ele citou como exemplo a reativação do Aeroporto Regional, ocorrida em setembro do ano passado, inicialmente com três voos semanais para São Paulo. A partir de abril, a operação passará a contar com voos diários da Latam Airlines. “Dourados está no rumo certo, em um momento de desenvolvimento administrativo”, enfatizou. “Quando o empresariado observa esse cenário, fica mais fácil investir”, afirmou Aurélio Rocha. O empresário revelou ainda que prepara o lançamento de outros três grandes empreendimentos na cidade, em setores diversificados, que serão anunciados em breve. Ele também ressaltou a importância do relacionamento institucional. “Você chega em uma cidade que tem linha aérea, organização, um Executivo que faz as coisas acontecerem e um secretariado que não engaveta projetos”, explicou. “Todos ganham, principalmente a população, com geração de emprego e mais renda”, ressaltou. O prédio do McDonald’s Dourados terá 300 metros quadrados, com capacidade para 65 lugares internos e estacionamento com 20 vagas. O foco principal, como em todo mundo, será o atendimento drive-thru. Os veículos entrarão pela Avenida Hayel Bon Faker, contornarão o prédio e sairão novamente pela mesma via. Já o estacionamento terá acesso pela Rua Monte Alegre. A equipe de funcionários já está em fase de treinamento para a inauguração marcada para o dia 17 de abril, quando Dourados passará a integrar oficialmente o mapa da maior rede de fast-food do planeta.
Vândalos invadem Estádio Douradão danificam extintores e deixam rastros de destruição
O Estádio Frédis Saldivar, o Douradão foi alvo de vandalismo e os prejuízos aos cofres públicos totalizam em média R$ 10 mil. Indivíduos adentraram ao local e descarregaram os extintores de incêndio, além de promoverem outros danos. A Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Dourados registrou a ocorrência juntamente a Guarda Municipal e encaminha outras providências. Além de descarregarem extintores, que estavam aptos para uso e dentro do prazo de validade, os vândalos deterioraram uma porta, danificaram bandeirinhas do campo e sujaram as dependências. A direção do local destacou que as portas de entrada estavam fechadas no momento da invasão e ainda não se sabe de qual forma os invasores tiveram acesso ao Estádio. O estádio foi preparado para receber os jogos do Campeonato Estadual de Futebol e os extintores foram exigência do Corpo de Bombeiros para concessão do alvará. Para manter o estádio apto para as partidas do Estadual a Prefeitura de Dourados teve que fazer novos reparos e recarregar os extintores. O artigo 163 do Código Penal brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848/1940) tipifica o crime de dano, definido como destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. A pena para o dano simples é de detenção, de 1 a 6 meses, ou multa. Quando o crime é contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos, trata-se de dano qualificado.
Prefeitura de Dourados incentiva o protagonismo da juventude no município
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizou na terça-feira (25) uma reunião institucional coordenada em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, reforçando a importância da integração entre Município e Estado para o fortalecimento das políticas públicas em Dourados. O encontro foi presidido pelo coordenador-geral de Direitos Humanos e Cidadania de Dourados, Luiz Carlos Ferreira Calado, em conjunto com com o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude de Mato Grosso do Sul, Jessé Fragoso da Cruz, evidenciando o compromisso conjunto das duas esferas governamentais com a construção de ações integradas e estruturantes. A reunião teve caráter técnico e estratégico, com foco na funcionalidade das coordenadorias, no alinhamento de fluxos institucionais e na definição de prioridades conjuntas. A iniciativa ressalta a importância da parceria entre Município e Estado como instrumento essencial para garantir maior alcance, efetividade e continuidade das políticas públicas. No eixo da Juventude, prioridade institucional da atual gestão, o debate avançou para a consolidação de uma política estruturante de protagonismo juvenil. Foram discutidas medidas voltadas à participação ativa dos jovens nos processos decisórios, incentivo ao primeiro emprego, estímulo ao empreendedorismo, ampliação do acesso à educação e à cultura, além da criação de espaços permanentes de escuta e diálogo. Também foram debatidas ações voltadas aos Assuntos Indígenas, às Políticas para Imigrantes, à Diversidade Sexual e às Políticas para Pessoas Idosas, sempre sob a perspectiva da promoção de direitos, inclusão social e atendimento humanizado às diferentes realidades do município. Como encaminhamento, foram elaboradas propostas de projetos, definidos fluxos institucionais e estabelecidas diretrizes para formalização de novas parcerias entre Município e Estado, com acompanhamento sistemático das ações, garantindo planejamento, integração e resultados concretos para a população. No final do encontro, o coordenador Luiz Carlos Calado agradeceu, em nome do prefeito Marçal Filho, o empenho e a dedicação de todos os envolvidos. “Essa parceria entre Município e Estado fortalece nossa atuação e reafirma que a juventude é prioridade na gestão municipal”, disse. “Investir nos jovens é investir no desenvolvimento social, na inclusão e no futuro de Dourados”, comparou. De acordo com o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, a gestão municipal reafirma, por meio dessas ações, seu compromisso com uma agenda pública integrada, funcional e orientada para resultados, consolidando uma administração participativa, democrática e comprometida com a promoção da cidadania e a garantia de direitos. Também participaram da reunião de trabalho os coordenadores especiais de Políticas Públicas do município: João Marcos Gomes (da Juventude); Lucas Gargantini (de Políticas de Proteção aos Direitos dos Animais); Sandra Rossati (dos Assuntos Indígenas); Luz Mira Para (de Políticas Públicas para Imigrantes) e Cláudia Rosa Assunção Pompeu (de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual), além da subsecretária estadual de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Larissa Diniz Paraguassu.
PF prende três suspeitos por fraude milionária contra Caixa
A Polícia Federal prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (25/2), três suspeitos oriundos de São Paulo pela prática de fraude contra a Caixa Econômica Federal. O grupo é suspeito de aplicar golpes em uma casa lotérica no município de Coronel Pacheco/MG, mediante o pagamento de boletos falsos. De acordo com as investigações, foram pagos 188 boletos fraudulentos, totalizando prejuízo de R$ 1 milhão à instituição financeira. Os investigados foram localizados e presos em Jacareí/SP, quando retornavam à capital paulista. A ação é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Juiz de Fora/MG, que, após trabalho de inteligência, contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar de São Paulo para efetivar as prisões. As apurações prosseguem para a identificação de possíveis outros envolvidos.
Liandra solicita obra de escoamento pluvial para o bairro Greenville
Durante a 4ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou uma importante solicitação ao Executivo Municipal, voltada à melhoria da infraestrutura urbana no município. A parlamentar encaminhou pedido à Prefeitura de Dourados para a elaboração e execução de um projeto de escoamento de águas pluviais na Rua Antônio Vieira Lima, localizada no bairro Greenville. A demanda surge diante dos constantes alagamentos registrados na via, principalmente durante os períodos de chuvas intensas. De acordo com a vereadora, a ausência de um sistema adequado de drenagem tem provocado sérios transtornos aos moradores e comerciantes da região. “Os alagamentos comprometem a mobilidade, colocam em risco a segurança de pedestres e condutores, causam danos ao pavimento e às residências, além de prejudicar diretamente os estabelecimentos comerciais”, destacou. Segundo relatos da comunidade, em dias de chuva intensa a água chega a adentrar os estabelecimentos comerciais da rua, provocando prejuízos aos empresários locais devido ao acúmulo de água. Moradores e comerciantes enfrentam dificuldades recorrentes para transitar pelo local e manter suas atividades normalmente. Na justificativa apresentada em plenário, a vereadora reforçou que a intervenção é imprescindível e deve ocorrer por meio de um projeto técnico eficiente de drenagem pluvial, capaz de garantir infraestrutura adequada, prevenir danos futuros e assegurar melhores condições de qualidade de vida e desenvolvimento econômico para o bairro Greenville.
Gecoc deflagra a Operação Camuflagem
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sidrolândia, deflagrou, nesta data (26/02), a Operação Camuflagem, denominação que remete à tentativa de esconder a verdadeira origem e titularidade de valores, mediante o uso de uma rede de apoio destinada a mascarar as movimentações financeiras. A operação decorre do aprofundamento das investigações relacionadas às fases anteriores da Operação Tromper e tem como objetivo apurar a prática do crime de lavagem de dinheiro, na modalidade de ocultação e dissimulação de bens, direitos e valores. As diligências foram autorizadas diante da identificação de indícios de que um dos integrantes da organização criminosa já investigada estaria utilizando uma rede estruturada de apoio composta por pessoas físicas e jurídicas interpostas, com a finalidade de movimentar recursos financeiros, ocultar patrimônio e frustrar medidas judiciais de bloqueio e constrição patrimonial. Conforme apurado, a estrutura investigada envolvia o uso de contas bancárias de terceiros, empresas formalmente registradas em nome de comparsas e a interposição de pessoas para a realização de pagamentos e movimentações financeiras em benefício do investigado e de sua família, inclusive durante período de segregação cautelar. Foram cumpridos 8 (oito) mandados de busca e apreensão e 5 (cinco) mandados de prisão, todos expedidos pelo Poder Judiciário, após representação do Ministério Público. A Operação Camuflagem cumpre medidas cautelares determinadas judicialmente e representa mais uma etapa do trabalho institucional de enfrentamento à corrupção e à lavagem de capitais no âmbito do Município de Sidrolândia.
MPMS publica recomendação sobre atuação de vereadora em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, expediu Recomendação a uma vereadora para que sua atuação fiscalizatória em unidades de saúde e estabelecimentos educacionais seja exercida dentro dos limites legais e constitucionais. A medida foi adotada após denúncias encaminhadas por médicos, servidores, entidades representativas e cidadãos, que relataram condutas consideradas abusivas e constrangedoras durante visitas da parlamentar. O documento, assinado pelo Promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, recomenda que a vereadora se abstenha de ingressar em áreas restritas sem autorização, constranger servidores, realizar gravações sem consentimento ou interromper atendimentos médicos e atividades pedagógicas. O MPMS reforça que a fiscalização parlamentar é legítima e essencial para garantir transparência e qualidade nos serviços públicos, mas deve ser exercida com respeito às diretrizes legais, à dignidade dos trabalhadores e à segurança da população. O documento ainda destaca que, constatando indícios de irregularidades ou atos ilícitos, a vereadora deve formalizar denúncias de maneira circunstanciada e encaminhá-las aos órgãos competentes, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Controladoria-Geral do Município ou a Corregedoria. O MPMS reforça que sua atuação busca nortear condutas e proteger ambientes de atendimento, assegurando que o poder de fiscalização seja exercido de forma responsável e equilibrada. Ainda esclarece estar de portas abertas à sociedade, por meio das Promotorias de Justiça e da Ouvidoria, além de seus canais de comunicação, para receber denúncias, acolher demandas e garantir que a população tenha voz ativa na defesa de seus direitos. O MPMS pontua que excessos podem configurar quebra de decoro parlamentar, improbidade administrativa e até abuso de autoridade. A Recomendação foi encaminhada à vereadora, à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Dourados, à Procuradoria-Geral do Município, ao Conselho Regional de Medicina (CRM-MS), ao Sindicato dos Médicos (Sinmed-MS), ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), à Fundação de Saúde de Dourados (Funsaud), ao Conselho Municipal de Saúde e ao Ministério Público do Trabalho, entre outras entidades, para ciência e adoção das providências cabíveis. Leia o documento na íntegra:
Prefeitura antecipa salários de fevereiro e servidores acordam com dinheiro na conta
A Prefeitura de Dourados antecipou os salários de fevereiro e os 8354 servidores municipais acordaram nesta quinta-feira, dia 26, com o dinheiro na conta. O depósito acontece 9 dias antes do 5º dia útil de março, prazo limite para pagamento dos salários dos trabalhadores. A folha salarial bruta de fevereiro ficou em R$ 57.676.321,86, que acrescida dos encargos patronais de R$ 7.954.852,22, chega a R$ 65.631.174,08. Desde o primeiro mês do mandato, em janeiro do ano passado, o prefeito Marçal Filho tem determinado que os salários dos servidores sejam depositados dentro do mês de referência. “Com muito esforço estamos mantendo essa política salarial que, ao mesmo tempo em que tranquiliza nossos servidores, também incentiva para que eles se dediquem na prestação de serviços à população de Dourados”, enfatiza o prefeito. Marçal Filho ressalta que o pagamento dentro do mês de referência é resultado dos esforços da equipe econômica na gestão dos gastos públicos. “A ordem é economizar, cortar gastos, evitar desperdícios, pois somente assim seguiremos levando serviços de qualidade à população e, também, garantindo recursos próprios para obras importantes para Dourados”, ressalta. A economia de recursos está garantindo, por exemplo, investimentos de quase R$ 1 milhão de recursos próprios do município na ampliação da Escola Municipal Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus, com a construção de três novas salas de aula que vão abrigar 120 alunos do Ensino Fundamental. “Além disso, a economia também garantiu recursos para contrapartida da prefeitura em obras importantes como o CAPS AD III, que receberá R$ 2.474.527,58 dos cofres municipais, além de outros R$ 2 milhões na obra da sede do Samu e outros projetos como as construções de CEIMs e de pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade”, completa Marçal Filho. O prefeito volta a enfatizar que é justamente em momentos de dificuldades financeiras que a Prefeitura de Dourados mais conta com o empenho e dedicação dos servidores municipais para garantir que a população seja atendida com respeito, acolhimento, carinho e atenção quando procurar por um serviço público. “Importante destacar que a valorização não ocorre apenas com pagamento antecipado, dentro do mês de referência, mas também com a capacitação contínua dos nossos servidores, recomposição salarial e aumento real de salários”, ressalta Marçal Filho.








