Após de mais de um mês fechado para readequações, o Museu da Imagem e do Som foi reaberto para a população na noite desta quinta-feira (26), às 19 horas, com a exposição “Fotografia e Memória”, homenagem ao fotógrafo Rachid Waqued, um dos principais documentaristas da história sul-mato-grossense. Foi revitalizado o espaço museográfico e foram criados dois laboratórios de audiovisual do Museu da Imagem e do Som. Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, a reestruturação do Museu da Imagem e do Som é um Marco para a FCMS. “O Museu tem novos espaços expositivos, ele traz uma nova condição com os nossos laboratórios de audiovisual, trazendo a população para dentro do MIS e a utilização desse equipamento para pessoas que muitas vezes não podem pagar um estúdio, não têm a condição de gravar um podcast, poderão fazer aqui na Fundação de Cultura. Então eu acho que a gente trabalha a economia criativa, a gente gera renda e coloca o Museu da Imagem do Som num cenário de uma amplitude maior de pessoas que passam a conhecê-lo agora. E a exposição de reabertura é muito bacana, a gente resgatar e mostrar a nossa história através da fotografia”. Presente na cerimônia de reabertura do Museu, a primeira-dama Mônica Riedel disse que essa nova apresentação do MIS o aproxima da população, “com os equipamentos que estão aí de última geração, podendo fazer com que as pessoas venham aqui e interajam, possam fazer, produzir também cultura aqui dentro, faz muito sentido nos dias de hoje, né? E aqui com certeza as exposições todas ficam muito mais acessíveis, as pessoas para virem visitar. O interessante é isso, é você mostrar o que é produzido culturalmente no Estado de Mato Grosso do Sul, e você ter as pessoas para virem aproveitar isso”. O secretário de estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, afirmou que o MIS tem um papel muito importante no acolhimento da sociedade, criando um espaço para divulgação do nosso audiovisual. “Essa revitalização organizada pela Fundação de Cultura é um divisor de águas, realmente trazendo uma estrutura bacana para a apresentação dos nossos audiovisuais, para exposições de artes visuais e a produção de podcasts, e produção de vídeos, dando suporte para os nossos trabalhadores de cultura melhorarem cada vez mais a sua produção, que já é uma referência no audiovisual sul-mato-grossense, e a gente cria condições aí para novos, novos, novos empreendimentos”. A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, disse que a noite foi para dar um passo importante da primeira etapa de ações do programa Rota Cine. “Esse projeto ele reforça a importância fundamental dos nossos equipamentos culturais, a gente fala que o estado com os museus, os arquivos e as bibliotecas, fazendo a guarda, a salvaguarda da memória, é um estado forte cuja história não vai ser esquecida. O nosso NIS que está aqui desde 2008, então esta é a primeira mudança mais substancial, espacial que a gente vai ter, e logo mais vocês vão poder ver, poder prestigiar”. “O MIS hoje reabre suas portas com uma nova roupagem. Alguns espaços foram readequados, de forma que a população tivesse um espaço mais confortável, mais tecnológico e um espaço que realmente pudesse aproveitar da melhor forma possível, mais acessível também para os produtores audiovisuais. Hoje nós temos a abertura de uma nova galeria, a criação de uma nova galeria e também a criação de um núcleo de produção audiovisual. A revitalização do museu, abrindo dois novos espaços acessíveis à população, é uma forma também de democratizar não somente o acesso do público geral, a visitação das escolas, a visitação de professores, o público de forma geral que vem para visitar, turistas, a população em si. Também é um espaço para produtores audiovisuais, usufruir de um novo espaço que está sendo criado, que é o nosso Laboratório Audiovisual, com possibilidade de gravação, edição, captação de imagem, captação de áudio, gravação de podcast e tudo mais”, destacou o coordenador do Museu da Imagem e do Som, Marcio Veiga. Grande homenageado da noite, o fotógrafo Rachid Waqued disse que a exposição “Fotografia e Memória” é um projeto que está dentro de todo esse caminho que ele trilhou até chegar aqui. “É, pensando no futuro, pensando em documentar o presente para o futuro, como exatamente fizeram os fotógrafos pioneiros que chegaram aqui no nosso estado, lá na 1800, 1900. Fizeram as imagens que nós temos até hoje, senão a gente nem sabia como é que era naquela época. Então, o que eu pensei? Eu vou fazer a mesma coisa, eu vou ser um documentarista do meu tempo, você é um contador de histórias visuais para as futuras gerações. Então, isso, essa exposição vem na esteira desse trabalho. É uma continuidade, não é um fim porque eu estou fotografando ainda, então é uma continuidade, é um parênteses nessa minha trajetória de mostrar que o que eu pensei lá atrás, há 40 anos atrás, já está dando frutos hoje, que eu já consigo mostrar esse trabalho, essa diferença, como o Estado cresceu”. Serviço O MIS pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30 e aos sábados das 8h às 18h na Avenida Fernando Corrêa da Costa 559, 3º Andar na região Central de Campo Grande – MS. Texto: Karina Lima – Comunicação Setesc
Apreensões de canetas emagrecedoras e produtos irregulares superam R$ 5 milhões em MS
Operação Visa-Protege, da Vigilância Sanitária Estadual, intensifica fiscalização e retira quase 10 mil itens irregulares de circulação O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), já ultrapassou a marca de R$ 5 milhões em produtos irregulares apreendidos durante as ações de fiscalização sanitária realizadas nas últimas semanas. O balanço consolidado até 25 de fevereiro reúne resultados da Operação Visa-Protege, que tem atuado no combate à comercialização e ao envio de medicamentos e produtos proibidos no país. Em 20 dias de operação, foram 9.964 itens apreendidos, entre medicamentos sem registro sanitário, anabolizantes, produtos falsificados e substâncias de circulação não permitida no território nacional. Do total, destacam-se: O valor estimado considera os preços médios praticados ao consumidor final, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste, para onde parte das cargas tinha como destino. Segundo Matheus Moreira Pirolo, gerente de Apoio aos Municípios da Vigilância Sanitária da SES, a intensificação das ações tem sido fundamental para interromper rotas de envio e reduzir a circulação de produtos ilegais. “Estamos falando de quase dez mil itens retirados de circulação em poucos dias. Esse resultado demonstra a efetividade da fiscalização permanente e da atuação integrada entre os órgãos parceiros, protegendo a saúde da população”, afirma. A operação conta com o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dos Correios e CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul). As informações coletadas serão encaminhadas às autoridades policiais.Danúbia Burema, Comunicação SES
Políciais desarticulam grupo criminoso suspeito de mais de 30 furtos de motos novas nos últimos meses
A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), desarticulou grupo criminoso suspeito de praticar mais de 30 furtos de motocicletas novas em Campo Grande nos últimos meses. A ação resultou na prisão de dois indivíduos identificados pelas iniciais A.A.C.N. (37) e F.E.S.C. (29), além da recuperação de motocicletas subtraídas recentemente. O desenrolar das investigações teve início após o registro do furto de uma Honda/CG 160 Fan ESDI, ano/modelo 2025/2026, ocorrido no dia 25 de fevereiro, no bairro Royal Park. Ainda na mesma noite, equipes da Especializada passaram a realizar diligências ostensivas e veladas, tendo em vista que já vinham monitorando uma sequência de furtos com características semelhantes, especialmente envolvendo motocicletas Honda de modelos recentes. Na manhã seguinte, com acesso às imagens de segurança do local, foi possível identificar o autor do furto e o modo de execução do crime, marcado pela violação do sistema de ignição mediante rompimento do miolo da chave, técnica reiteradamente empregada pelo grupo. A partir da análise minuciosa dos elementos colhidos, os investigadores conseguiram identificar a motocicleta utilizada pelos suspeitos para apoio logístico nas ações criminosas, circunstância que permitiu avançar na identificação dos envolvidos. Com a localização do veículo utilizado pelo grupo, as equipes chegaram até o primeiro suspeito, A.A.C.N., em posse de objetos e vestimentas compatíveis com aquelas registradas nas imagens do furto, além de ferramentas utilizadas para a prática delituosa. Durante as diligências complementares, os policiais chegaram a um segundo endereço, onde foram encontradas duas motocicletas furtadas, entre elas a subtraída no dia anterior e outra de modelo diverso, também objeto de registro recente. No local, foi detido F.E.S.C., que admitiu estar guardando motocicletas a pedido de terceiros, relatando que os veículos permaneciam no imóvel por curto período antes de serem revendidos por valores significativamente inferiores ao de mercado, evidenciando a atuação estruturada do grupo para rápida circulação e ocultação dos bens subtraídos. As investigações apontam que o grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas entre quem praticava o furto, quem realizava o transporte e quem ficava responsável pela guarda temporária e posterior repasse das motocicletas. Há indícios de que os suspeitos estejam envolvidos em mais de 30 furtos de motocicletas novas, ocorridos nos últimos meses na Capital. Os presos foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça. As diligências prosseguem para identificação e responsabilização de outros possíveis integrantes da associação criminosa. A DEFURV reforça que denúncias anônimas podem ser realizadas pelos canais oficiais da Polícia Civil, contribuindo de forma decisiva para o enfrentamento aos crimes patrimoniais e para a recuperação de veículos subtraídos.
Polícia Civil prende homem por posse irregular de arma de fogo em Dourados
Nesta última quinta-feira (26), policiais civis do SIG/NRI de Dourados realizaram a prisão de P.E.B.T., 29 anos, após este ter sido flagrado em posse de uma arma de fogo do tipo revólver, calibre 38, municiado, em sua residência. De acordo com a investigação, a equipe policial realizava levantamentos na região do bairro Monte Líbano para verificar pontos de comércio de entorpecentes e de receptação de objetos furtados, quando procederam com incursão numa casa identificada como ponto de receptação de objetos furtados. No local, a equipe identificou diversas embalagens de produtos, que possivelmente haviam sido furtados de estabelecimentos comerciais e levados até essa região para serem vendidos, além de um revólver calibre 38 escondido no armário de um dos quartos. O morador, que é cadeirante e se apresentou como atleta paraolímpico de atletismo, negou ser o proprietário da arma de fogo, no entanto não soube indicar o motivo do armamento estar em sua residência. O homem foi conduzido à sede do SIG/Dourados e autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Investimentos articulados por Zé Teixeira garantem avanços na saúde e infraestrutura
O mês de fevereiro termina com a consolidação de investimentos estratégicos que impactam diretamente a qualidade de vida e a economia de Mato Grosso do Sul. Por meio da articulação direta do deputado estadual Zé Teixeira junto às esferas estadual e federal, foi confirmada a destinação de R$ 1,5 milhão para exames de alta complexidade em Dourados, o avanço na licitação da primeira Ceasa do interior e a recuperação de pontos críticos na rodovia MS-180. Na área da saúde, o Hospital do Amor, em Dourados, dará um salto na capacidade de diagnóstico oncológico. O senador Nelsinho Trad confirmou a inclusão de R$ 1,5 milhão no Orçamento Geral da União, atendendo a uma solicitação apresentada por Zé Teixeira em novembro passado. O recurso será aplicado na compra de um aparelho de Ressonância Nuclear Magnética 1,5T para a Fundação Pio XII. A instalação do equipamento é fundamental para diminuir o tempo de espera dos pacientes e assegurar resultados mais precisos no tratamento do câncer, referência para toda a região sul do Estado. Paralelamente, a infraestrutura de Dourados registra um avanço histórico com a publicação do extrato de contrato para as obras da Central de Abastecimento (Ceasa). Com investimento de R$ 839 mil e prazo de execução de 300 dias, o projeto atende a uma reivindicação defendida há mais de uma década pelo parlamentar. A estrutura, localizada em uma área estratégica próxima à BR-163, permitirá que pequenos e médios produtores da Grande Dourados comercializem produtos com autonomia e competitividade, eliminando a dependência logística exclusiva da capital, Campo Grande. A mobilidade e a segurança no campo também recebem reforço com a homologação da licitação para obras na rodovia MS-180, entre Amambai e Iguatemi. O Governo do Estado aplicará R$ 61 milhões para eliminar pontos críticos que hoje comprometem o tráfego e danificam veículos. A intervenção reivindicada pelo deputado Zé Teixeira é necessária para restabelecer a rodovia como um canal eficiente de desenvolvimento para o Conesul, garantindo que a safra chegue ao destino sem os riscos e prejuízos causados pela deterioração do pavimento e pela falta de acostamento.
Latam dobra número de voos em março e terá voos diários a partir de abril em Dourados
Empresa, que começou a operar no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira no dia 8 de setembro de 2025 com apenas três voos semanais, vai dobrar o número de voos em março e a partir de abril douradenses terão voos para São Paulo todos os dias da semana A partir deste domingo, dia 1 de março, os douradenses poderão embarcar no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às segundas, terças, quintas, sextas-feiras, sábados e domingos. O único dia sem voo serão na quarta-feira, mas a partir de 1 de abril, a Latam Airline preenche essa lacuna também e os voos passam a ser diários, ligando Dourados aos principais destinos do mundo. A ampliação das operações é resultado dos esforços da gestão municipal, que não mediu esforços para deixar o Aeroporto Regional em condições de receber voos comerciais. “Desde o primeiro dia do nosso mandato, todos os esforços foram para tornar esse sonho uma realidade, já que nossa cidade estava perdendo oportunidades sem voos comerciais e nossa população era obrigada a viajar de carro até Ponta Porã ou Campo Grande para embarcar em voos comerciais”, ressalta o prefeito Marçal Filho. Os números mostram o quanto os douradenses esperavam pelos voos comerciais. No primeiro mês de operação da Latam, em setembro de 2025, foram 2.449 passageiros transportados, sendo 1.283 embarques e 1.166 desembarques. Em outubro o número saltou para 3.472 bilhetes vendidos, sendo 1.781 embarques e 1.691 desembarques. No mês de novembro foram 2.959 passageiros transportados pela Latam Airline, sendo 1.469 embarques e 1.429 desembarques, enquanto em dezembro foram vendidos 2.969 bilhetes, sendo 1.540 embarques e 1.429 desembarques. Nos primeiros quatro meses de operação no Aeroporto Regional de Dourados, a Latam comercializou 11.849 bilhetes, com 6073 embarques e 5776 desembarques. O ano começou mantendo a média dos meses iniciais de operação da Latam Airlines em Dourados, com 2946 passageiros transportados no mês de janeiro, sendo 1485 embarques e 1461 desembarques. Em fevereiro foram 3.143 passagens vendidas, com 1.597 embarques e 1.546 desembarques. “Firmamos o compromisso com nosso setor produtivo, com nossa sociedade, com nosso comércio, que iriamos recolocar Dourados na rota dos voos comerciais e honramos esse compromisso”, destaca Marçal Filho. Com os voos diários, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira se consolida como importante rota da aviação brasileira. A gestão Marçal Filho transformou uma pista fechada em um grande centro de operações, resultado de um esforço concentrado, que reuniu várias secretarias municipais e exigiu diversas reuniões no Ministério de Portos e Aeroportos, na Infraero e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O prefeito Marçal Filho ressalta o esforço para consolidar Dourados como importante rota da aviação comercial. “Nossa equipe trabalhou muito bem nesta questão do Aeroporto Regional desde a primeira semana do mandato, fazendo as adequações necessárias, solucionando questões burocráticas, garantindo infraestruturas importantes e, sobretudo, fazendo interlocução com autoridades do Ministério dos Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)”, pontua o prefeito.
Secretaria de Obras leva cascalhamento à 4ª região de sitioca e recupera ruas na Chácara Bela Vista
Intervenção realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas alcança cerca de 20 mil metros quadrados e inclui levantamento topográfico para garantir durabilidade do serviço que recebeu nesta sexta-feira a vistoria do prefeito Marçal Filho A Prefeitura de Dourados iniciou o trabalho de cascalhamento na sitioca Chácara Bela Vista, localizada na região sul de Dourados, nos fundos do bairro Greenville. A localidade é a última daquela região que reúne moradias urbanas, além de chácaras e sítios. O serviço começou na segunda-feira e deve ser concluído na próxima semana. Nesta sexta-feira (27), o prefeito Marçal Filho acompanhou de perto o andamento das obras. “Apesar do período chuvoso, nossas equipes estão se organizando para otimizar os trabalhos nas sitiocas e garantir mais qualidade de vida para os moradores”, enfatiza o prefeito. A intervenção prevê a aplicação de aproximadamente 20 mil metros quadrados de cascalho natural, além de levantamento topográfico completo para corrigir o caimento das vias. O objetivo é evitar o acúmulo de água e a formação de valetas provocadas pelas enxurradas. Para ampliar a durabilidade do serviço nas sitiocas, a Secretaria Municipal de Obras executa o cascalhamento com base em estudo técnico detalhado, planejando o escoamento adequado das águas pluviais e prevenindo novos pontos de erosão. O prefeito Marçal Filho explica que as melhorias fazem parte de um planejamento escalonado para recuperar todas as sitiocas do município. “Essas regiões ficaram esquecidas por muitos anos, mas estamos mudando essa realidade. Vamos levar recuperação de ruas para todas as sitiocas, com planejamento técnico e serviço de qualidade, garantindo mais mobilidade e dignidade para quem mora nessas áreas”, afirmou Marçal Filho durante a vistoria. Morador da região há mais de 10 anos, Moacir Vicente Vilhalva destacou que havia diversas ruas intransitáveis antes da intervenção. “Havia muitos buracos, alguns deles profundos, deixando ruas intransitáveis”, contou. “Agora as máquinas consertaram e o bairro está ficando melhor, com abertura de ruas e cascalho. Está de parabéns, excelente trabalho”, declarou. A Chácara Bela Vista é a quarta sitioca beneficiada na atual gestão. A Campo Belo foi a primeira a receber melhorias, seguida pela Ouro Fino e, posteriormente, pela Campina Verde, esta última com maior grau de dificuldade devido às valetas profundas abertas pelas chuvas, que deixaram trechos praticamente intransitáveis. Originalmente formadas por pequenas chácaras sem infraestrutura urbana, as sitiocas passaram a demandar maior atenção do poder público com a expansão do perímetro urbano. A administração municipal reforça que seguirá avançando com obras estruturais para ampliar a qualidade de vida e a mobilidade nessas regiões.
Agetran faz intervenções no trânsito da Aziz Rasselen e modifica tráfego na região
Após concluir a duplicação da Avenida Aziz Rasselen em tempo recorde, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetran), iniciou uma série de intervenções viárias com o objetivo de organizar o fluxo de veículos, motocicletas e pedestres, garantindo mais segurança e mobilidade urbana. A determinação do prefeito Marçal Filho é promover um trânsito mais seguro e eficiente, acompanhando o ritmo de expansão da cidade e valorizando os investimentos já realizados na infraestrutura urbana. Localizada em uma das regiões que mais se desenvolvem na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, a avenida se consolida como eixo estratégico de ligação entre bairros e área central, com acesso facilitado ao Aeroporto Regional, universidades, Hospital Regional e à BR-463. Diante desse novo cenário de crescimento, as adequações no trânsito foram planejadas por equipe técnica especializada para assegurar fluidez e reduzir riscos de acidentes. Entre as mudanças implantadas está o modelo binário, nas imediações da Aziz Rasselen com a Avenida Antônio Emílio de Figueiredo. O sistema estabelece sentido único de circulação nas ruas Barão do Rio Branco e Cider Cerzósimo, organizando o tráfego e diminuindo pontos de conflito. Na nova rotatória construída na Aziz Rasselen, foram instalados dois semáforos nos cruzamentos da Avenida Antônio Emílio de Figueiredo com a Rua Projetada 4 e com a Rua Barão do Rio Branco. A diretora-presidente da Agetran, Rosana Fátima Gonçalves, explica que as intervenções foram definidas com base em estudos técnicos e priorizam a segurança viária. “Esses semáforos irão melhorar o fluxo de veículos na rotatória e ampliar a segurança nas travessias, especialmente no acesso à Via Parque e à Rua José Corrêa de Almeida, além de proteger os alunos da Escola Municipal Weimar Torres e do Centro Infantil Ceim Ramão Vital Viana, locais com grande circulação de crianças”, destacou. Outra medida executada foi a reimplantação do semáforo no cruzamento da Avenida Antônio Emílio de Figueiredo com a Rua Projetada D, reforçando o controle do tráfego em um ponto estratégico da região. As ações integram o planejamento contínuo da administração municipal para modernizar o sistema viário, acompanhar o crescimento urbano e proporcionar mais qualidade de vida à população douradense.
Prefeitura entrega neste sábado obra de duplicação da Avenida Aziz Rasselen
A Prefeitura de Dourados entrega amanhã, às 9h, a obra de duplicação da Avenida Aziz Rasselen, uma das principais intervenções em mobilidade urbana da atual gestão. Iniciada no fim de março de 2025, com previsão de entrega para março de 2026, a obra foi finalizada em fevereiro e será liberada para o tráfego neste sábado (27), evidenciando a celeridade e a eficiência na execução dos serviços. “Quando se trata de obra pública e tradição é nunca ser concluída no prazo fixado na placa de identificação, mas nossa gestão está invertendo esse péssimo costume e entregando essa duplicação antes do prazo”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. A solenidade de entrega da obra será conduzida pelo prefeito, que estará acompanhado pelo governador Eduardo Riedel, secretários de Estado, secretários municipais, vereadores e convidados. “Essa obra, além de toda comodidade que vai proporcionar à população, também marca uma nova ordem na gestão pública, que é fazer projetos com qualidade”, afirma Marçal Filho. “Quem passar pela Avenida Aziz Rasselen vai conferir como a obra também deixou a região muito mais bonita e integrada com o Parque Antenor Martins”, completa. Com investimento total de R$ 7.550.962,58, por meio do convênio número 910723/2021, firmado com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) em razão de emenda garantida pelo deputado federal Vander Loubet, a obra recebeu R$ 2.064.653,96 de contrapartida da Prefeitura de Dourados. O projeto tem 9.337,13 m² de pavimentação asfáltica na Avenida Aziz Rasselen e em trechos da Rua Antônio Emílio de Figueiredo, incluindo ainda a ampliação da rede de drenagem, implantação de bocas de lobo e poços de visita, construção de meio-fio e calçadas, além da restauração funcional do pavimento em um trecho de 2.728,92 m². O prefeito Marçal Filho destaca que a obra representa um marco para a gestão municipal. “A duplicação integra bairros, melhora o fluxo do trânsito e cria uma ligação eficiente do Aeroporto Regional até a BR-463 e o Hospital Regional”, enfatiza. Segundo ele, a intervenção se conecta a outro eixo estratégico, o novo anel viário que ligará a região à Vila Roma, com acesso direto à BR-463, na saída para Ponta Porã. “As pessoas vão desfrutar de mais segurança e mobilidade no tráfego, economizando tempo e ganhando qualidade de vida”, ressalta o prefeito. As melhorias também contemplaram a implantação de ciclovia ao longo da avenida, adequação do estacionamento que margeia o Parque Antenor Martins e serviços de paisagismo, com plantio de grama e acabamento urbanístico. As ações ampliam a segurança para ciclistas e pedestres, além de valorizar o Parque do Lago, um dos principais pontos de lazer de Dourados, frequentado diariamente por centenas de pessoas. Após a conclusão das obras da via Parque do Córrego Água Boa, a proposta é integrar a Avenida Aziz Rasselen a um corredor expresso, ligando o Aeroporto Regional à BR-463 e atravessando toda a cidade. “São ações efetivas que transformam o tráfego na região e proporcionam mais segurança e conforto para motoristas, ciclistas e pedestres”, conclui o prefeito Marçal Filho.








