A Polícia Federal encaminhou um pedido formal ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando autorização para o compartilhamento e cruzamento de informações entre duas frentes investigativas distintas. A medida visa integrar dados obtidos no inquérito que apura irregularidades na tentativa de venda do Banco Master com evidências coletadas em uma investigação sobre descontos indevidos aplicados em benefícios previdenciários do INSS. O ministro André Mendonça é o relator do caso referente ao Banco Master na Suprema Corte, o que exige sua anuência para que os dados sob sigilo judicial sejam compartilhados com outras apurações. A Polícia Federal busca identificar possíveis conexões financeiras ou operacionais entre os envolvidos na transação bancária e os responsáveis por esquemas de fraude contra segurados do Instituto Nacional do Seguro Social.
Trump solicita ao Congresso proibição permanente para aquisição corporativa de residências unifamiliares
O presidente Donald J. Trump anunciou, durante o discurso do Estado da União de 2026, a assinatura de uma ordem executiva destinada a impedir que grandes fundos de investimento de Wall Street realizem a compra em larga escala de residências unifamiliares. A medida visa restringir a atuação de corporações financeiras no mercado imobiliário residencial, sob a justificativa de que tais propriedades devem ser destinadas ao uso civil individual. O comunicado oficial detalha que a proibição foca em empresas de investimento que adquirem milhares de unidades residenciais de forma sistemática. Segundo a declaração presidencial, a ação administrativa já foi implementada no mês anterior, mas há uma solicitação formal ao Congresso para que a medida seja convertida em legislação permanente. A fundamentação técnica apresentada pelo governo é de que a habitação unifamiliar deve ser prioritária para pessoas e não para entidades corporativas.
Presidência dos EUA emite orientações de segurança à população civil iraniana
A Casa Branca divulgou um comunicado oficial direcionado aos cidadãos iranianos em decorrência das operações militares em curso. O documento instrui a população civil a permanecer em abrigos, afirmando: “Fiquem abrigados, não saiam de casa. É muito perigoso lá fora; bombas estarão caindo por toda parte”. A presidência declarou que a ação ocorre pois “a hora da sua liberdade está próxima”. O comunicado estabelece que a estratégia militar visa a alteração da governança local, orientando: “Quando terminarmos, assumam o seu governo; ele será de vocês para tomar”. A mensagem oficial descreve a ação como um suporte direto, afirmando que “a América está apoiando vocês com força esmagadora e poder devastador”. Segundo o texto, este é o momento para que os cidadãos assumam o controle do destino nacional. O governo norte-americano reiterou que a mobilização de força é executada com o intuito de viabilizar mudanças políticas, declarando que “este é o momento para ação”. As orientações de proteção individual e as declarações de apoio ao povo iraniano ocorrem simultaneamente ao avanço das operações militares que mantêm o foco em infraestruturas estratégicas do regime.
Aplicativo de horários de oração Bad Saba sofre invasão digital no Irã
Usuários do aplicativo Bad Saba, plataforma utilizada no Irã para a indicação de horários de oração e calendários islâmicos, relataram o comprometimento das funções do software neste sábado, 28 de fevereiro de 2026. Durante o período de instabilidade, as funcionalidades originais foram substituídas por mensagens de texto e conteúdos audiovisuais. De acordo com registros técnicos e relatos de cidadãos iranianos, a interface do aplicativo passou a exibir a frase “A ajuda chegou”. Além do texto, o sistema foi utilizado para a veiculação de mensagens de apoio às operações militares “Fúria Épica” e “Rugido do Leão”, conduzidas pelos Estados Unidos e Israel, juntamente com críticas estruturais ao governo de Teerã.
EUA e Israel iniciam operações “Fúria Épica” e “Rugido do Leão” contra o Irã
Governos dos Estados Unidos e de Israel confirmaram o início de ofensivas militares coordenadas contra infraestruturas estratégicas em território iraniano neste sábado, 28 de fevereiro de 2026. O Departamento de Defesa dos EUA batizou a sua participação como Operação Fúria Épica (Operation Epic Fury), enquanto as forças israelenses designaram a sua frente de ataque como Operação Rugido do Leão (Operation Lion’s Roar). Os bombardeios atingiram centros de comando, instalações de mísseis balísticos e unidades logísticas em cidades como Teerã, Isfahan e Karaj. Relatórios técnicos indicam o uso de mísseis de precisão e ativos aéreos para neutralizar sistemas de defesa e capacidades navais. A presidência norte-americana fundamentou a mobilização na necessidade de eliminar ameaças identificadas por órgãos de inteligência e impedir o avanço de programas de armamentos. Agências de aviação civil internacional emitiram avisos de segurança para que rotas comerciais evitem o espaço aéreo iraniano. Em resposta, autoridades de Teerã relataram impactos em zonas militares e próximas a edifícios governamentais, embora um balanço oficial de danos e baixas ainda não tenha sido consolidado. O estado de prontidão militar foi elevado em toda a região do Golfo Pérsico, afetando o protocolo de segurança em bases internacionais e rotas marítimas estratégicas. Governos vizinhos monitoram a situação após o registro de disparos de interceptação e movimentações de defesa em diversos pontos do Oriente Médio.
Dourados ganha revitalização do ginásio municipal e investimentos em educação
Pensar nas pessoas e levar benefícios à população. Com este foco o governador Eduardo Riedel entregou novas obras em Dourados nessa sexta-feira (27). Entre elas a revitalização completa do Ginásio Municipal da cidade. Esporte, lazer e entretenimento para os moradores. A revitalização do Ginásio Municipal de Esportes “Deputado Ulysses Guimarães”, soma o investimento de R$ 4,3 milhões. “Ginásio maravilhoso que vai servir como palco de grandes eventos, disputas e campeonatos. Feliz por entregar um equipamento tão importante para população. Vamos dar sequência e avançar nos investimentos em Dourados, que está sendo transformada”, afirmou o governador. Criado em 1992, o espaço ganhou reforma completa e ampliação dos vestiários, novos acessos, modernização do sistema de iluminação e som e o cercamento de toda a área do estacionamento. Com as melhorias realizadas pelo governo estadual, o ginásio estará apto para receber grandes competições regionais e nacionais. “Dourados tem pressa e está avançando. Quem quiser ajudar a cidade tem as portas abertas. Hoje temos novamente nosso Ginásio Municipal revitalizado. Só realizamos ações e entregas porque tem apoio. O governador faz um excelente trabalho e nunca esqueceu da nossa cidade”, destacou o prefeito Marçal Filho. Educação de qualidade O governador entregou a reforma geral e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, situada no centro da cidade, na avenida Marcelino Pires. Com investimento de R$ 6,4 milhões, a unidade passou por uma revitalização completa, ainda ganhou mais uma sala de aula, outra de tecnologia, além do laboratório de ciências, saguão, refeitório e cozinha com câmara fria e depósito. “Na educação continuamos a reestruturar as escolas, valorizar os profissionais e melhorar o aprendizado. Isto traz melhorias aos estudantes, professores e todos da escola. Isto tem consequência direta no aprendizado e formação dos alunos. Nosso sentimento é de dever cumprido”, descreveu Riedel. A obra também tem estacionamento, bloco administrativo, com espaço de convivência para os funcionários; reformulação do piso da quadra; calçamento interno e externo e paisagismo com plantio de ipês. A escola atende 400 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é melhorar o aprendizado e dispor de um ambiente adequado aos estudantes e profissionais da educação. “Esta escola faz parte da história de Dourados. Uma das mais queridas e tradicionais da cidade. Aqui passaram pessoas de diversos segmentos da sociedade. Tem um papel na formação de muitos cidadãos. Só temos que agradecer a reforma e ampliação”, afirmou o diretor da escola, Ramão Vieira. Infraestrutura Com foco em uma gestão municipalista, que pensa nas pessoas, o governador vistoriou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do Residencial Pelicano e no Jardim Canaã I. São R$ 4 milhões de investimento. Obra é muito aguardada pela população. As intervenções visam eliminar problemas como poeira e lama, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida e acesso dos moradores, trabalhadores e estudantes que trafegam pela região.
Hospital Regional de Dourados amplia produção e ultrapassa 6,6 mil atendimentos
O HRD (Hospital Regional de Dourados) registrou crescimento na produção assistencial ao longo do terceiro quadrimestre de 2025. De setembro a dezembro de 2025, a produção global da unidade alcançou 6.697 atendimentos, média de aproximadamente 1.674 atendimentos por mês. De acordo com dados da unidade, no comparativo com agosto, quando foram realizados 1.239 atendimentos assistenciais, o aumento foi superior a 430 atendimentos mensais. O crescimento reflete a implantação progressiva das unidades, a ampliação da capacidade instalada e a consolidação dos fluxos assistenciais, fortalecendo a regionalização da saúde e a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios. Para o paciente Jacinto Maximiano Pinheiro, do município de Batayporã, o atendimento recebido no HRD foi ágil e eficiente desde o início do processo. “Passei pela Policlínica em novembro, onde fiz todos os preparativos pré-operatórios, e em dezembro já realizei minha cirurgia. Fiquei extremamente satisfeito com o atendimento e com a agilidade em todas as etapas, desde as consultas até o procedimento. Só tenho a agradecer a toda a equipe pelo cuidado e atenção”, disse o paciente. Impacto positivo na região Esses números traduzem a expansão gradual do acesso da população regional a consultas, exames e procedimentos, contribuindo para a redução de deslocamentos para outras regiões do Estado e para o fortalecimento da resolutividade da rede pública de saúde. O crescimento está diretamente relacionado à abertura da Policlínica Cone Sul, em setembro do último ano, e ao início das atividades da Unidade I, no último mês de dezembro, consolidando o complexo hospitalar como referência regional. Para a Diretora Administrativa e Financeira do HRD, Liza Flores Figueiredo, os resultados refletem o papel estratégico da unidade. “O crescimento da produção assistencial demonstra que o hospital vem cumprindo sua função de apoiar a rede regional e ampliar o acesso da população do Cone Sul aos serviços especializados, de forma organizada, segura e alinhada às diretrizes do sistema público de saúde”, destaca a diretora. Comunicação SESCom informações do HRD
Temporada de pesca reabre no próximo domingo em MS
A temporada de pesca profissional e amadora em Mato Grosso do Sul será oficialmente reaberta a partir de 1º de março. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) orienta pescadores sobre as regras ambientais vigentes e reforça a importância do cumprimento das normas previstas no Decreto Estadual nº 15.166/2019 e suas alterações. Durante o mês de fevereiro, permaneceu autorizada apenas a modalidade pesque e solte para pescadores amadores na calha dos rios Paraguai e Paraná. A partir de março, a atividade volta a ser permitida em todos os rios do Estado, respeitando as cotas, os tamanhos mínimo e máximo das espécies e a obrigatoriedade da licença ambiental. A pesca esteve proibida desde 5 de novembro do ano passado, durante o período de defeso, conhecido como Piracema — fase reprodutiva das espécies nativas, quando os cardumes sobem os rios em direção às cabeceiras para a desova. O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destaca que o encerramento do período exige responsabilidade redobrada dos pescadores. “O período de defeso é essencial para garantir a reposição natural dos estoques pesqueiros. Agora, com a reabertura, é fundamental que todos respeitem as regras estabelecidas. A preservação depende do compromisso coletivo.” Durante a Operação Piracema, o Imasul, por meio da Gerência de Controle e Fiscalização (GCF), desenvolveu ações integradas com a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA) em diversas regiões do Estado. Ao longo do período, foram fiscalizados 113 estabelecimentos comerciais e ranchos pesqueiros. Também foram realizadas barreiras nos municípios de Terenos e Aquidauana, com abordagem de 171 veículos. As missões fluviais ocorreram nos rios Ivinhema, Paraná e Amambai, abrangendo cerca de 200 quilômetros lineares, inclusive em áreas inseridas no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema e em sua zona de amortecimento. Como resultado das ações, foram lavrados autos de infração que somam R$ 190.585,00 em multas. Ao todo, foram prescritos 21 termos de apreensão, totalizando 67,53 quilos de pescado apreendido, com predominância da espécie pintado (Pseudoplatystoma corruscans), além de 38 petrechos. Os municípios com maior registro de irregularidades foram Coxim e Bonito. O diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mario Ferreira, ressalta que o trabalho continuará mesmo após o fim do defeso. “A fiscalização não termina com a reabertura da temporada. Seguiremos atuando para garantir que as regras sejam cumpridas e que a pesca ocorra dentro dos limites legais.” Desde 2020, está autorizado ao pescador o transporte de um exemplar de espécie nativa, além de até cinco exemplares de piranha, respeitando as medidas estabelecidas em norma. Espécies fora do tamanho permitido devem ser devolvidas imediatamente ao rio. Para a pesca amadora, é obrigatória a emissão da Carteira de Pescador Amador (Licença Ambiental), disponível no site oficial do Imasul e pelo aplicativo MS Digital. Entre os praticantes da pesca esportiva, a expectativa para a reabertura é positiva. A pescadora esportiva Josiane Farinha avalia que as condições naturais favoreceram o início da temporada. “Minha expectativa para a abertura é bem positiva. Tivemos um período de bastante chuva nas últimas semanas, o rio encheu bastante, e agora está começando a baixar. Isso renova a água, movimenta os peixes e costuma deixar a pescaria mais ativa. Claro que ainda é importante ficarmos atentos às condições do rio, todo cuidado é pouco. Acredito que será uma abertura muito aguardada e especial para todos nós que amamos a pesca.” O pescador esportivo Luiz Martins demonstra entusiasmo com o cenário deste ano e destaca o papel do pescador na preservação ambiental. “A expectativa para esta abertura é a melhor possível. Fomos positivamente surpreendidos pelo regime de chuvas deste ano, o que é um sinal excelente: as águas trabalharam a favor do nosso bioma, garantindo uma subida de peixe muito forte e uma renovação completa na paisagem dos nossos rios. Para quem, como eu, vive o rio tanto na pesca convencional quanto na modalidade de caiaque, o sentimento é de gratidão por ver o ciclo da natureza se cumprindo. O pescador precisa entender que nós somos parte desse processo. Por isso, meu recado para todos que estão tirando o barco ou o caiaque da carreta agora é: aproveitem cada arremesso, se divirtam, mas sejam os primeiros guardiões do nosso Pantanal. Cuidar das nossas barrancas e respeitar as normas de preservação é o que garante que esses ciclos continuem sendo efetivos e que o peixe sempre esteja lá. Pescar com consciência é a única forma de garantir que o nosso esporte tenha futuro e que o rio continue nos dando essa alegria por muitos e muitos anos”. O Imasul reforça que o respeito às normas ambientais é fundamental para assegurar a sustentabilidade da atividade pesqueira e a conservação dos recursos naturais em Mato Grosso do Sul. E a Polícia Militar Ambiental reforça que, embora a atividade esteja liberada, os pescadores devem seguir rigorosamente as normas de manejo e controle para garantir a sustentabilidade dos rios nas bacias do Paraguai e Paraná. O que é PERMITIDO:● Cota de Captura: O pescador amador pode capturar e transportar 01 exemplar de espécie nativa e até 05 exemplares de piranha, respeitando os tamanhos mínimos e máximos.● Espécies Exóticas: Não há cota para espécies consideradas exóticas (como Tucunaré, Tilápia, Corvina e Bagre-africano), sendo permitida a captura e o transporte de qualquer quantidade. O que é PROIBIDO:● Locais Restritos: É terminantemente proibido pescar a menos de 200m de cachoeiras, corredeiras e nascentes, ou a menos de 1.500m de barragens de usinas hidrelétricas.● Métodos e Petrechos: É proibido o uso de redes, tarrafas, cercados ou qualquer método que configure pesca predatória para a categoria amadora.● Espécies Protegidas: Algumas espécies podem ter a pesca permanentemente proibida ou sob moratória, conforme legislação específica atualizada anualmente. Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
UEMS apresenta iniciativas de empreendedorismo feminino durante o Delas Day
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participou do maior evento do estado voltado ao empreendedorismo feminino, o Delas Day – edição 2026, em Campo Grande. O evento é promovido pelo SEBRAE/MS e conta com o apoio do Governo do Estado. Nesta edição, a UEMS mostrou ao público projetos que conectam conhecimento, ciência, impacto social e desenvolvimento econômico, como o “HUB Criativo da Maturidade”, a Startup Pantaembryo e o Projeto Guavira. As iniciativas são realizadas por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC/UEMS). Segundo a vice-reitora profa. Dra. Luciana Ferreira, a presença da UEMS no evento simboliza o fortalecimento de políticas que incentivam o empreendedorismo e a ciência feita por mulheres. “É uma oportunidade de conectar nossos projetos estratégicos e o que temos feito em relação a iniciativas que têm as mulheres como protagonistas”, afirmou a gestora, ressaltando que a participação no Delas Day permite “levar as políticas institucionais que a universidade desenvolve para empreender mulheres com tanto potencial”. A Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), profa. Dra. Érika Kaneta Ferri, ressaltou que o evento mostrou na prática a força da extensão universitária, além de promover a troca de idéias, realizar conexões e mostrar que empreendedorismo também é espaço de acolhimento, potência e protagonismo feminino. “Levamos os nossos projetos UEMS: HUB da Maturidade, startup Pantaembryo e projeto Guavira, realizados por meio da Pró-Reitoria de Extensão e vimos nossos acadêmicos e professores brilhando, trocando ideias, fazendo conexões, adquirindo novos conhecimentos. Só temos a agradecer a todos que viveram conosco esses dois dias intensos e cheios de propósito. É a UEMS consolidando sua atuação como universidade pública comprometida com o desenvolvimento social e a valorização do protagonismo feminino”, declarou. O Hub Criativo da Maturidade, fruto de uma iniciativa do curso de Administração Pública da UEMS vinculada ao programa da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS), vive um momento de consolidação através da parceria estratégica com o Sebrae. Segundo a coordenadora geral do projeto, professora Giuliana de Faria, o foco central é a formalização de mulheres acima dos 50 anos que já produzem, mas ainda não dominam as ferramentas de gestão. “O objetivo é que, no próximo ano, elas não estejam apenas representadas, mas ocupem seus próprios espaços como MEIs no Mercado Sebrae”, destaca Giuliana. Essa evolução é ratificada pela professora da UMA, Verhuska Pereira, que aponta o evento Delas Day como um divisor de águas para as alunas. “A participação este ano está muito mais consciente; elas entenderam que o aperfeiçoamento vem pelo conhecimento e já estão buscando a formalização para terem uma visão profissional do mercado feminino”, completa Verhuska. A startup Pantaembryo, que faz parte da Incubadora Fênix, é formada por docentes, pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação em Zootecnia, da UEMS de Aquidauana. A fundadora da Pantaembryo é a Professora Dra. Fabiana Sterza. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, aumentar a produtividade e reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio de biotecnologias adaptadas à realidade local. No evento, a startup divulgou uma solução inovadora na área de biotecnologia reprodutiva, com foco na criação de embriões e assistência zootécnica a produtores de gado no Estado. Sobre o evento, a professora Fabiana destacou a importância da representatividade: “É fantástico ver o quanto as mulheres representam nesse meio e o potencial que existe. Nossa startup tem uma representação feminina muito forte, inclusive na coordenação”. O Projeto Guavira contou com a participação das acadêmicas do curso de Química Industrial, Larissa Silva e Raquel Loureiro, da Unidade Universitária de Dourados. O projeto de Extensão é coordenado pela professora Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso. O principal objetivo do da iniciativa é popularizar esse fruto (guavira), que é símbolo de Mato Grosso do Sul, como alimento e planta medicinal. Durante o Delas Day, as estudantes apresentaram diversos produtos feitos à base do fruto, como cosméticos e receitas culinárias. O objetivo foi sensibilizar empresas e mulheres empreendedoras sobre o potencial de negócios da guavira. “Esse momento é muito importante para conhecermos outras empreendedoras e termos todo esse networking com outras empresas, divulgando nossos produtos e também conhecendo os produtos das nossas colegas”, afirmou Larissa de Oliveira Silva, acadêmica de Química Industrial da UEMS de Dourados e integrante do projeto de extensão Guavira. O Delas Day é uma iniciativa realizada pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Faems, Fundect, UEMS, AMEMS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Assomasul, TJ-MS, Apex Brasil, TV Morena, Femedi, Prefeitura de Campo Grande, BPW, Du Bem, Sicredi, Cresol, Sicoob, UCDB, Abrasel, Nidal Abdul, Sistema OCB e Hospital de Amor. Comunicação UEMS








