O presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Everaldo Leite Dias, fez uma avaliação positiva do encontro ocorrido com o governador Eduardo Riedel. A pauta principal foi o programa Regularize Já, mas outros temas foram abordados no evento que teve participação de diversas lideranças políticas de Mato Grosso do Sul e grande adesão do empresariado. De acordo com Everaldo, os encontros e os debates são importantes não apenas para aproximar os setores público e privado, mas, principalmente, para esclarecer pontos importantes como por exemplo as mudanças no Simples Nacional. “Todos os contribuintes, com apoio de associações como a nossa, vão receber uma cartilha com explicações e orientações sobre o funcionamento do sistema e a regularização fiscal”, disse. Everaldo Leite ressaltou a fala do governador sobre o uso da tecnologia e da inteligência artificial, que terão papel cada vez maior na análise fiscal, dentro do processo de modernização e da reforma tributária. “Nós temos consciência de que a reforma tributária deve reduzir a informalidade no sistema, o que exigirá maior organização contábil e financeira das empresas”, reforçou. “Nós estamos acompanhando todas as novidades sobre o tema e o objetivo é estarmos atentos e compartilhando estas informações com as lideranças empresariais. O governador reforçou que o Estado não irá promover perseguição ou fiscalização em massa contra empresários e que a intenção é informar e preparar o setor produtivo. As informações que aparecerem no sistema servem, neste momento, como transparência e alerta, não significando autuação automática, mas precisamos estar sempre atentos para absorver estas informações e nos adequarmos com as novas realidades”, encerrou o presidente da Aced.
Angela Ximenes, de Dourados, conquista título de Miss mais jovem do Brasil
Bebê de apenas 4 meses receberá faixa, coroa e certificado oficial no dia 15 de março, durante o Miss Kids Paraná, em Curitiba Com apenas quatro meses de vida, a pequena Angela Sophia Araújo Ximenes, de Dourados (MS), já conquistou um feito raro: tornou-se a miss mais jovem do Brasil. A bebê foi eleita Miss Charminho Brasil, título nacional de beleza, destinado a participantes recém-nascidas até quatro meses, e passa a integrar o universo da moda como modelo baby e influenciadora digital mirim. Até então a bebe mais jovem a ser miss Brasil é a modelo mirim Evelyn Frota Araujo, coroada quando tinha 11 meses de vida. Como reconhecimento pela conquista, Angela Sophia receberá faixa, coroa e certificado oficial, além de agenciamento profissional. A coroação está marcada para o dia 15 de março, durante o evento Miss Kids Paraná, que será realizado em Curitiba (PR). O título foi conquistado no concurso Bebê Perfeito Brasil, promovido pela agência Fashion Art Produções, que neste ano criou uma nova categoria para atender a grande procura de mães interessadas em inscrever bebês desde os primeiros meses de vida. De acordo com o diretor da empresa, Flávio Alves, tradicionalmente os concursos organizados pela agência contemplavam crianças a partir de dois anos de idade. “Devido à alta procura de mães de vários estados que gostariam de participar com seus bebês, resolvemos criar o concurso Bebê Perfeito Brasil, que reúne participantes desde recém-nascidos até um ano e onze meses”, explicou. Angela Sophia sagrou-se vencedora na categoria Charminho, voltada para bebês de até quatro meses. O concurso contou com centenas de inscritos de todo o país, passando por diferentes etapas seletivas até chegar à fase final, definida por votação popular. A organização do concurso desenvolveu um formato especialmente adaptado para a participação de bebês, respeitando suas limitações e priorizando o conforto e o bem-estar dos participantes. Por isso, todas as etapas foram realizadas de forma 100% online, sem a necessidade de desfiles presenciais ou avaliações físicas. A escolha dos vencedores ocorreu por meio de votação popular na plataforma oficial da organização, garantindo ampla participação do público de todo o país. Além da disputa, a iniciativa também possui caráter solidário. Parte dos recursos arrecadados durante o período de votação será destinada a instituições de caridade, conforme a organização do evento. A mãe da bebê, a jornalista Valéria Araújo, conta que a inscrição começou de forma despretensiosa. “No início foi mais uma brincadeira, mas depois percebemos a seriedade do concurso e decidimos participar de verdade. Mobilizamos amigos, familiares e todos que torcem pela Angela Sophia para acompanhar as seletivas e a votação final. Graças a Deus tivemos uma resposta muito positiva, algo que certamente ficará marcado para sempre na vida da nossa filha”, destacou. O pai, o engenheiro agrônomo Angelo Ximenes, também comemorou o resultado e agradeceu o apoio recebido. “Para nós, o mais importante é que nossos filhos cresçam com saúde e felizes. Esse reconhecimento nos deixa muito orgulhosos, mas o que mais nos emocionou foi ver tantas pessoas participando e torcendo pela Angela Sophia. Somos muito gratos a todos que votaram e fizeram parte dessa conquista”, afirmou. Com o resultado, a pequena douradense passa a representar o título nacional de Miss Charminho Brasil, levando o nome de Dourados para um concurso que reuniu participantes de diversas regiões do país. Valéria Araújo
Ceia recebe doação do ‘Troco Solidário’ do Grupo ABV
A direção do ABV Grupo, de Dourados, fez a entrega na semana passada do valor arrecadado com sua promoção ´Troco Solidário – Abrace essa Causa´ para o Ceia (Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto).A campanha foi realizada durante o ano de 2025 nos supermercados ABV em Dourados. É a soma de pequenas quantias em troco que os clientes acabam doando para o grupo empresarial destinar, neste caso, para o Ceia.O total arrecadado durante o período foi R$ 14.852,63 (quatorze mil, oitocentos e cinquenta e dois reais e sessenta e três centavos).O dinheiro foi depositado via Pix diretamente na conta da instituição.A entrega simbólica foi feita pelo supervisor de marketing do ABV Grupo, Wilson Duarte, para o presidente do Ceia Francisco ‘Kinho’ Chamorro e para a coordenadora da instituição, Simone Chamorro.
Semsur inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta segunda-feira (2) a limpeza de terrenos baldios que estão tomados pelo mato ou acumulando resíduos. A medida foi adotada após os proprietários não cumprirem o prazo estabelecido no edital de Notificação de Roçada e Limpeza de Terrenos Baldios, publicado no Diário Oficial do Município. A força-tarefa teve início no Jardim São Pedro e no Parque Alvorada e foi acompanhada pelo prefeito Marçal Filho, na manhã desta segunda-feira. A medida tem como foco principal a preservação da saúde pública, a segurança dos moradores e a melhoria da qualidade de vida nas regiões atendidas. “Além da questão de saúde e de segurança pública, terrenos tomados por matagal ou lixo deixam nossa cidade feia”, ressaltou Marçal Filho. Na Rua Rio Brilhante, no Jardim São Pedro, um terreno com grande acúmulo de sujeira e infestação de caramujos passou por limpeza nesta segunda-feira. O prefeito destacou que a omissão dos proprietários acaba gerando transtornos à vizinhança e riscos à saúde da população. “Quando o proprietário não limpa, o mato alto favorece a infestação de escorpiões, caramujos e outros animais peçonhentos, que acabam invadindo as residências e causando preocupação aos moradores”, ressaltou. “Após as notificações e sem nenhuma providência por parte do responsável, a prefeitura executa o serviço e adota as medidas cabíveis previstas em lei”, completou Marçal Filho. Prefeito Marçal Filho acompanha ações de limpeza em terrenos particulares da cidade, após proprietários descumprirem notificações Moradora na região há 53 anos, a aposentada Melozina Lopes Barbosa, de 79 anos, relatou a situação enfrentada pela vizinhança e agradeceu a intervenção do poder público. “Sempre cuidamos da nossa rua, mas os caramujos estavam subindo pelas paredes e entrando nas casas”, ressaltou. “Então esse trabalho da prefeitura é muito importante para todos nós”, destacou. No Parque Alvorada, em um terreno localizado no cruzamento das ruas Eduardo Cersósimo de Souza e Amael Pompeu Filho, a situação era semelhante. Durante a limpeza, a equipe encontrou inclusive uma pequena cobra-cega, evidenciando os riscos gerados pelo abandono da área. O secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Angelo Augusto Gomes, reforçou que os proprietários que não cumpriram a determinação, bem como outros que venham a exigir intervenção do município, serão multados. “É aplicada a taxa de 53 Unidades Fiscais Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms)”, adiantou. “No caso de um terreno de 270 metros quadrados, por exemplo, a multa pode chegar a aproximadamente R$ 7 mil, valor lançado posteriormente no carnê do IPTU”, explicou. As penalidades estão previstas na Lei Municipal nº 1.067, de 28 de dezembro de 1979, que institui o Código de Posturas do Município. O artigo 170 determina que os proprietários mantenham os terrenos limpos, livres de mato, lixo ou detritos que comprometam a higiene pública ou a estética urbana. Já o artigo 174 estabelece que, após notificação e esgotado o prazo sem regularização, o imóvel é considerado em desacordo, autorizando o poder público a executar o serviço e cobrar os valores correspondentes, com os acréscimos legais. FIAÇÃO DE INTERNET Simultaneamente à ação de limpeza no Jardim São Pedro, a Prefeitura também realizou a retirada de fios de internet em situação irregular no cruzamento das ruas Rio Brilhante e Monte Castelo. As empresas de telefonia e internet devem cumprir as normas estabelecidas pelo Código de Posturas e pela Lei Municipal nº 4.522/2020, que regulamenta a ocupação da infraestrutura da rede elétrica por prestadoras de serviços. Entre as exigências estão a manutenção periódica da fiação, a retirada de cabos desativados e a correta identificação dos fios. A Prefeitura reforça que a população pode colaborar com a fiscalização denunciando terrenos abandonados ou fiações irregulares pelo telefone 0800 999 2040 ou pelo WhatsApp (67) 9 8163-0446.
Dourados inicia programas de Residência em Saúde com acolhimento de novas turmas
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho, Gestão Participativa e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o LabinovaAPS/Fiocruz, inicia mais uma atividade formativa com programação especial de acolhimento às novas turmas de R1 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A programação oficial será aberta na quarta-feira (4) e se estende até sexta-feira (13), mas as atividades tiveram início nesta segunda-feira (2). A agenda foi elaborada com o objetivo de integrar os residentes aos serviços de saúde do município, apresentar a organização da rede de atenção e fortalecer o compromisso com a formação qualificada voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia oficial de abertura está prevista para quarta-feira, dia 4, com atividades das 7h30 às 12h, no auditório do Bloco 4 do Centro Universitário Unigran. O evento contará com a presença do secretário municipal de Saúde e do prefeito Marçal Filho, além de coordenadores, preceptores e demais profissionais da rede. A programação de acolhimento inclui apresentações institucionais, orientações acadêmicas e momentos de integração, marcando o início de um novo ciclo formativo para os profissionais que atuarão diretamente na Atenção Primária à Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial do município. A gerente de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, psicóloga Cíntia de Souza Neto, destaca a relevância dos programas de residência para o fortalecimento da saúde pública local e regional. “O acolhimento dos residentes é uma etapa fundamental de integração, focada na humanização, no conhecimento da rede de Atenção Primária à Saúde e na inserção da equipe multiprofissional no SUS”, explica ela. A Semana de Acolhimento tem como objetivos principais, receber os novos residentes, apresentar o programa, os preceptores e o cronograma de atividades. Com foco na humanização, o processo visa acolher não apenas os usuários da comunidade, mas também o residente, reconhecendo a importância de sua saúde, bem-estar e inserção na equipe multiprofissional. O acolhimento ajuda a superar temores iniciais sobre o papel dos residentes, permitindo que os saberes técnicos de cada profissional – nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social, odontologia, fisioterapia e medicina sejam integrados ao atendimento e rotina dos serviços. A programação da Semana de Acolhimento da Residência Multiprofissional em Saúde Mental teve início na manhã desta segunda-feira, dia 2, na Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), com acolhimento e levantamento de expectativas. Já as Residências com a ênfase em Saúde da Família tiveram o início com atividades de acolhimento e apresentação dos programas e coordenadores, ambientação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e Oficina sobre os Atributos do Trabalho na APS. As atividades previstas para a semana distam sobre a ambientação dos residentes com a estrutura e organização de cada programa, com os R2 e preceptores, bem como a discussão dos atributos e informações necessárias para o início nos cenários de prática. Ao término da semana de acolhimento os novos residentes já serão direcionados para a vivência em serviço.
Empate dramático elimina o CR Aquidauana e classifica o Dourados no saldo de gols
A segunda fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense está definida e foi com emoção até o último minuto. Neste domingo (1º), quatro jogos pela nona e última rodada, fecharam a primeira fase e definiram os três últimos classificados que seguem na disputa pelo título da edição 2026. Ivinhema FC, Corumbaense FC e Dourados AC se juntam ao grupo dos times que conseguiram as vagas antecipadamente, formado por CE Naviraiense, Operário FC e AA Bataguassu. Por outro lado, Costa Rica EC e EC Águia Negra foram derrotados em casa e não conseguiram evitar o rebaixamento. Os dois times, com diversos títulos estaduais na última década, vão disputar a Série B em 2027. Campo Grande No Estádio Jacques da Luz, o confronto entre FC Pantanal e Ivinhema começou com o Azulão do Vale abrindo boa vantagem no primeiro tempo. Logo aos dois minutos, Wendell abriu espaço na área e marcou um belo gol, mandando a bola no ângulo esquerdo do goleiro. Nos acréscimos, Matheus marcou contra o segundo gol dos visitantes. Na etapa final, o Tricolor foi em busca do empate, com Maicon aos 19 minutos e Pedro José, cobrando pênalti aos 25, fechando o placar em 2 a 2. Com o empate, o Ivinhema terminou a fase na quarta posição, com 12 pontos, e enfrenta o Bataguassu por vaga na semifinal. O Pantanal, com nove pontos, ficou em oitavo e se despede da competição. Rio Brilhante No Estádio Ninho da Águia, o Águia Negra recebeu o Naviraiense e só a vitória poderia dar a chance do time de salvar do rebaixamento, mas não conseguiu. O Jacaré do Conesul, que precisava vencer para concluir a fase na liderança, saiu na frente com gol de Augusto aos 25 minutos. Na etapa final, mesmo com um jogador a menos – volante Alan foi expulso -, o CEN ampliou com o zagueiro Jefferson, aos 21 minutos. Logo em seguida, Vitor Ramos diminuiu, mas o time de Rio Brilhante não evitou a derrota por 2 a 1. A vitória fora de casa faz o Naviraiense fechar a primeira fase com 18 pontos, em primeiro, e já garantido na semifinal. O Águia Negra, por outro lado, termina a competição na última posição, com sete pontos, e, consequentemente, rebaixado. Costa Rica No Estádio Laertão, mais um campeão estadual rebaixado. O Costa Rica tinha a obrigação de vitória sobre o Corumbaense para buscar escapar da degola, mas ficou longe disso. Nos acréscimos do primeiro tempo, Robinho abriu o placar para o Carijó da Avenida. Na etapa final, também nos acréscimos, Fábio marcou o segundo dos visitantes, fechando o jogo em 2 a 0. A vitória fora de casa fez o Corumbaense pular para a terceira posição, com 13 pontos, e agora enfrenta o DAC na segunda fase. Já o CREC, não passou dos oito pontos, ficou na nona posição e vai disputar a segunda divisão em 2027. Dourados No Estádio Douradão, a disputa mais emocionante por vaga na segunda fase. DAC e CR Aquidauana se enfrentaram sabendo que o vencedor seguiria na competição sem depender de outros resultados. O time da casa saiu na frente com um belo gol de Luisinho aos nove minutos. Aos 20, Ataliba aproveitou rebote do goleiro Elisson e igualou. Nos acréscimos, Wesley virou a partida para o Tricolor Pantaneiro. Na etapa final, Murillo, com um golaço de fora da área, fez 3 a 1 para o CRA. Aos 37 minutos, o DAC diminuiu, mais uma vez com Luizinho. Pouco depois, o time de Aquidauana perdeu o goleiro Bruno Henrique, expulso. Com um jogador a mais, o DAC foi para cima e conseguiu o empate nos acréscimos, com Jefinho, fechando o placar em 3 a 3. Com o empate a graças à combinação de resultados, o DAC terminou com dez pontos, na sexta posição, a última da zona de classificação e enfrenta o Corumbaense no mata-mata. Já o CRA, também com dez pontos, fica em sétimo na sua primeira participação e segue na Série A em 2027. O Aquidauana deixou a vitória escapar e viu o Dourados garantir a classificação pelo critério de saldo de gols
Polícias Civil e Militar prendem sete pessoas por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, em Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), prendeu sete pessoas em flagrante neste domingo (1º), durante ação conjunta com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da Polícia Militar, em Dourados. A ação ocorreu na Estrada do Proterito, região utilizada por grupos criminosos para o transporte de entorpecentes e armas. As investigações conduzidas pela DEFRON tinham como objetivo coibir crimes típicos da faixa de fronteira e identificar indivíduos envolvidos nessas práticas. Com base em troca de informações com setores de inteligência de outros estados, foi identificado um grupo criminoso que utilizaria a via para o transporte de drogas e armamentos. Diante das informações levantadas, equipes da DEFRON e DOF realizaram diligências no local. Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Também foram apreendidas aproximadamente quatro toneladas de maconha e sete pistolas. Os presos, com idades entre 20 e 35 anos, foram encaminhados à DEFRON, em Dourados, para os procedimentos legais.
Em poucas horas após o crime, policiais prendem autor de homicídio brutal ocorrido em Campo Grande
A Polícia Civil, por intermédio do Grupo de Operações e Investigações (GOI) prendeu em flagrante, na madrugada deste domingo (01), um homem de 26 anos, autor de um homicídio ocorrido no bairro Jardim São Conrado, em Campo Grande-MS. A equipe foi acionada após o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) informar que havia ocorrido um homicídio em uma residência localizada na Rua Lontras. No local, os investigadores encontraram a vítima, um homem de 38 anos, caída na sala do imóvel. A vítima apresentava lesões cranioencefálicas de extrema gravidade, decorrentes de múltiplos golpes desferidos com instrumento contundente (pá de construção), resultando em esmagamento da região craniana posterior, com extensa fratura óssea e exposição de massa encefálica, evidenciando a elevada violência empregada na ação. Ao lado do corpo, foi localizada a ferramenta utilizada no crime. Uma testemunha relatou que momentos antes do fato o autor e a vítima ingeriam bebida alcoólica e houve uma discussão entre eles. Em seguida, o autor teria desferido diversos golpes na cabeça da vítima e fugido do local em uma bicicleta. Com base nas informações levantadas, a equipe do GOI realizou diligências imediatas e localizou o autor em uma residência na Vila Popular. Questionado pelos policiais civis, ele confessou ter praticado o crime utilizando uma pá de construção. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado à DEPAC/CEPOL, onde permanece à disposição da Justiça. A ferramenta utilizada no crime e o aparelho celular da vítima foram apreendidos e encaminhados para perícia. A ocorrência foi registrada como homicídio qualificado, e o caso seguirá sob apuração da Polícia Civil.
Detran-MS lança curso teórico de 1ª habilitação gratuito com foco na qualidade da formação
Mesmo com a opção digital, lançada pelo governo federal, o candidato poderá optar pelo curso presencial oferecido pelo Detran-MS Com a implementação do programa federal “CNH do Brasil”, a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a etapa teórica foi flexibilizada, permitindo o estudo autônomo via aplicativo. No entanto, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Gross do Sul) identificou a importância de oferecer uma alternativa presencial robusta para aqueles que buscam uma preparação mais profunda. Por isso, vai oferecer um curso teórico de primeira habilitação gratuito. O diferencial do curso oferecido pelo Detran-MS reside na expertise de seus instrutores. Diferente do modelo estritamente digital, o ensino presencial aposta na interação direta e no suporte humanizado. As aulas são ministradas por profissionais altamente capacitados, utilizando salas equipadas com recursos audiovisuais modernos. Além do conteúdo programático obrigatório, que abrange Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, os alunos contam com módulos de resolução de questões para garantir um desempenho seguro no exame oficial. Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a iniciativa do Governo Federal veio para eliminar as barreiras financeiras da formação de condutores. E o Detran-MS segue junto para garantir que a qualidade do ensino seja mantida por meio de sua própria equipe pedagógica. “Mato Grosso do Sul sempre se destacou na educação para o trânsito. Por tantas vezes somos pioneiros em inovação e tecnologia, e agora somos o primeiro estado do Brasil a oferecer um curso teórico presencial de primeira habilitação totalmente gratuito. A iniciativa do Detran-MS é uma forma de se adaptar às novas diretrizes do Governo Federal, juntando inovação e tecnologia com algo fundamental: uma formação mais próxima das pessoas, que ajude a formar motoristas com responsabilidade, consciência e respeito à vida, sempre com um olhar inclusivo, para que ninguém fique para trás”, explica. O curso é destinado tanto a jovens que buscam a primeira CNH quanto a pessoas que tentaram o aprendizado via aplicativo e não obtiveram sucesso, além de condutores em processo de reabilitação. “Para participar, basta ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos), saber ler e escrever e portar documentos básicos como CPF e identidade”, esclarece o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Emerson Tiogo. Seguindo a Resolução Contran nº 1.020/2025, a metodologia foi estruturada em 25 horas-aula, que serão aplicados ao longo de uma semana. O cronograma prioriza 20 horas obrigatórias com as disciplinas essenciais da grade curricular e reserva outras 5 horas facultativas exclusivamente para o treinamento com o Banco Nacional de Questões. “Essa estrutura flexível permite que o candidato teste seus conhecimentos e tire dúvidas práticas antes de enfrentar as 30 questões objetivas do exame”, explica Ivar Custódio, Gestor de Educação de Trânsito do Detran-MS, que será um dos professores do novo curso. É possível realizar o curso antes mesmo de iniciar os exames médico e psicológico, ou procurar uma agência do Detran-MS para abrir o formulário RENACH (cadastro inicial para ter uma CNH) e realizar a biometria previamente. “Ao fortalecer seu papel educativo, o Estado assegura que a facilidade do ambiente virtual seja complementada pela segurança e excelência da sala de aula, entregando à sociedade condutores mais conscientes e bem preparados para os desafios das vias públicas”, enfatiza a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo. As inscrições estarão abertas a partir do dia 02 de março e seguem até que as 30 vagas sejam preenchidas. Para se inscrever acesse o site do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br). As aulas serão entre os dias 16 a 20 de março, durante a manhã (das 7h30 às 11h30), no bloco 19, da Sede do Detran-MS, saída para Rochedo. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS








