A Polícia Civil, por intermédio do Grupo de Operações e Investigações (GOI) prendeu em flagrante, na madrugada deste domingo (01), um homem de 26 anos, autor de um homicídio ocorrido no bairro Jardim São Conrado, em Campo Grande-MS. A equipe foi acionada após o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) informar que havia ocorrido um homicídio em uma residência localizada na Rua Lontras. No local, os investigadores encontraram a vítima, um homem de 38 anos, caída na sala do imóvel. A vítima apresentava lesões cranioencefálicas de extrema gravidade, decorrentes de múltiplos golpes desferidos com instrumento contundente (pá de construção), resultando em esmagamento da região craniana posterior, com extensa fratura óssea e exposição de massa encefálica, evidenciando a elevada violência empregada na ação. Ao lado do corpo, foi localizada a ferramenta utilizada no crime. Uma testemunha relatou que momentos antes do fato o autor e a vítima ingeriam bebida alcoólica e houve uma discussão entre eles. Em seguida, o autor teria desferido diversos golpes na cabeça da vítima e fugido do local em uma bicicleta. Com base nas informações levantadas, a equipe do GOI realizou diligências imediatas e localizou o autor em uma residência na Vila Popular. Questionado pelos policiais civis, ele confessou ter praticado o crime utilizando uma pá de construção. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado à DEPAC/CEPOL, onde permanece à disposição da Justiça. A ferramenta utilizada no crime e o aparelho celular da vítima foram apreendidos e encaminhados para perícia. A ocorrência foi registrada como homicídio qualificado, e o caso seguirá sob apuração da Polícia Civil.
Detran-MS lança curso teórico de 1ª habilitação gratuito com foco na qualidade da formação
Mesmo com a opção digital, lançada pelo governo federal, o candidato poderá optar pelo curso presencial oferecido pelo Detran-MS Com a implementação do programa federal “CNH do Brasil”, a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a etapa teórica foi flexibilizada, permitindo o estudo autônomo via aplicativo. No entanto, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Gross do Sul) identificou a importância de oferecer uma alternativa presencial robusta para aqueles que buscam uma preparação mais profunda. Por isso, vai oferecer um curso teórico de primeira habilitação gratuito. O diferencial do curso oferecido pelo Detran-MS reside na expertise de seus instrutores. Diferente do modelo estritamente digital, o ensino presencial aposta na interação direta e no suporte humanizado. As aulas são ministradas por profissionais altamente capacitados, utilizando salas equipadas com recursos audiovisuais modernos. Além do conteúdo programático obrigatório, que abrange Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, os alunos contam com módulos de resolução de questões para garantir um desempenho seguro no exame oficial. Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a iniciativa do Governo Federal veio para eliminar as barreiras financeiras da formação de condutores. E o Detran-MS segue junto para garantir que a qualidade do ensino seja mantida por meio de sua própria equipe pedagógica. “Mato Grosso do Sul sempre se destacou na educação para o trânsito. Por tantas vezes somos pioneiros em inovação e tecnologia, e agora somos o primeiro estado do Brasil a oferecer um curso teórico presencial de primeira habilitação totalmente gratuito. A iniciativa do Detran-MS é uma forma de se adaptar às novas diretrizes do Governo Federal, juntando inovação e tecnologia com algo fundamental: uma formação mais próxima das pessoas, que ajude a formar motoristas com responsabilidade, consciência e respeito à vida, sempre com um olhar inclusivo, para que ninguém fique para trás”, explica. O curso é destinado tanto a jovens que buscam a primeira CNH quanto a pessoas que tentaram o aprendizado via aplicativo e não obtiveram sucesso, além de condutores em processo de reabilitação. “Para participar, basta ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos), saber ler e escrever e portar documentos básicos como CPF e identidade”, esclarece o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Emerson Tiogo. Seguindo a Resolução Contran nº 1.020/2025, a metodologia foi estruturada em 25 horas-aula, que serão aplicados ao longo de uma semana. O cronograma prioriza 20 horas obrigatórias com as disciplinas essenciais da grade curricular e reserva outras 5 horas facultativas exclusivamente para o treinamento com o Banco Nacional de Questões. “Essa estrutura flexível permite que o candidato teste seus conhecimentos e tire dúvidas práticas antes de enfrentar as 30 questões objetivas do exame”, explica Ivar Custódio, Gestor de Educação de Trânsito do Detran-MS, que será um dos professores do novo curso. É possível realizar o curso antes mesmo de iniciar os exames médico e psicológico, ou procurar uma agência do Detran-MS para abrir o formulário RENACH (cadastro inicial para ter uma CNH) e realizar a biometria previamente. “Ao fortalecer seu papel educativo, o Estado assegura que a facilidade do ambiente virtual seja complementada pela segurança e excelência da sala de aula, entregando à sociedade condutores mais conscientes e bem preparados para os desafios das vias públicas”, enfatiza a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo. As inscrições estarão abertas a partir do dia 02 de março e seguem até que as 30 vagas sejam preenchidas. Para se inscrever acesse o site do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br). As aulas serão entre os dias 16 a 20 de março, durante a manhã (das 7h30 às 11h30), no bloco 19, da Sede do Detran-MS, saída para Rochedo. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Após mais uma etapa de efetivação de profissionais aprovados no Concurso Público para professores efetivos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino), 17 novos profissionais passam a integrar a equipe da Educação em Mato Grosso do Sul. Nos últimos quatro anos, mais de 1,1 mil profissionais já foram efetivados para atuar nas 352 unidades escolares presentes em todo o Estado, refletindo positivamente no trabalho com os estudantes. Jéssica Caroline de Moura, aos 28 anos de idade, era professora de Biologia temporária na Rede Estadual e aguardava, ansiosa, por este momento. “Sinto que todo esforço valeu a pena e estou feliz pela efetivação e a chance de se dedicar ainda mais aos estudantes e aos projetos da rede”. Formado em Educação Física, Mariomar Rezende Jr, 47 anos, decidiu voltar a estudar para concurso após décadas de profissão. “É uma conquista que chega depois de 25 anos em uma carreira onde sempre é possível evoluir e fazer mais pelos nossos alunos”. Lennon Vinícius (29), é professor de História e já atuava como temporário na Rede. Agora, resume o momento como uma virada de página. “É uma nova etapa na minha vida e a chance de continuar oferecendo o melhor que posso para a comunidade escolar”. Com experiência de dez anos na rede privada como professor de História, Robert Ribeiro (33), destaca o impacto pessoal e profissional da efetivação. “Agora, fico mais tranquilo para organizar meus planos de futuro em uma profissão que escolhi para a vida”. Professora de Língua Inglesa há 24 anos na rede privada, Eliane de Assis Gonçalves (53), comemora a efetivação como garantia de maior estabilidade para realizar projetos futuros. “Amo o que faço e venho para oferecer a mesma dedicação e compromisso com os alunos na rede estadual”. Rede que constrói sentidosA previsão de 722 vagas na abertura do concurso SAD/SED/Professor/2022 foi ampliada em razão das demandas nas unidades escolares da REE e este número atingiu 1.190 professores aprovados e efetivados, até fevereiro de 2026. A validade inicial de dois anos para nomeação foi prorrogada por mais dois, finalizando em 29 de junho de 2026. A efetivação de nomeados segue demandas específicas nas 352 unidades escolares da Rede e amplia a continuidade do trabalho pedagógico nas escolas, favorecendo planejamentos e fortalecendo vínculos com os estudantes. Rede fortalecida, escola mais seguraA coordenadora pedagógica de lotação, Sergia Cristina de Arruda, afirma que cada nomeação representa um ganho coletivo em estrutura e condições de trabalho. “Vivenciamos cada nomeação como uma grande conquista para o professor e para as escolas”, ressalta a coordenadora. Sergia destaca que, a efetivação de novos profissionais, traz estabilidade organizacional e contribui para o fortalecimento da Rede Estadual como um todo. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, celebra a conclusão de mais uma etapa de chamada dos aprovados e destaca o “reforço” na equipe da Rede Estadual com a posse de mais de mil professores efetivados nos últimos anos. “A ampliação do quadro efetivo, com a chamada dos aprovados no último concurso, foi um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão”, evidencia o secretário. Hélio Daher enfatiza que foram empossados um total de profissionais que ultrapassa o quantitativo previsto inicialmente. “É garantia de continuidade no trabalho realizado pela REE com qualidade, fruto de um planejamento de longo prazo, focado no atendimento aos estudantes da nossa Rede”, finaliza o secretário Hélio. Texto: Gilberto Junior, SED
Telediagnóstico em dermatologia amplia acesso e identifica casos de câncer de pele em MS
O telediagnóstico em dermatologia tem fortalecido a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul ao permitir que lesões de pele sejam avaliadas por especialistas sem que o paciente precise, inicialmente, sair do município de origem. A estratégia integra o STT (Sistema de Telemedicina e Telessaúde) e é ofertada nacionalmente pelo Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a Central Estadual de Telemedicina de Santa Catarina, referência no país. Além de ampliar o acesso, a ferramenta é reconhecida pelo Ministério da Saúde como estratégia capaz de aumentar a resolutividade da APS (Atenção Primária à Saúde), com potencial para solucionar cerca de 70% dos casos sem a necessidade de consulta presencial com dermatologista. O objetivo central é melhorar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade em dermatologia, classificando o risco das lesões e organizando a fila de encaminhamentos conforme a gravidade. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que a iniciativa fortalece o SUS (Sistema Único de Saúde) e garante mais resolutividade na ponta. “Estamos falando de uma ferramenta que qualifica a Atenção Primária, reduz deslocamentos desnecessários e permite que casos suspeitos de câncer sejam identificados com mais rapidez. Isso impacta diretamente no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes”, afirma. Como funciona o fluxo O processo começa na UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o médico identifica uma lesão suspeita e solicita o exame pelo STT, sendo responsável pela triagem e decisão clínica. Em seguida, é realizado o registro fotográfico da lesão, etapa considerada decisiva para a qualidade do diagnóstico, que pode ser feita por profissional capacitado ou pelo próprio médico. As imagens e informações clínicas são enviadas pela plataforma e avaliadas por dermatologistas especializados. O laudo, com classificação de risco e conduta indicada, é devolvido à unidade solicitante em até 72 horas. O serviço atende tanto casos suspeitos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) quanto outras dermatoses, permitindo que grande parte das situações seja resolvida na própria Atenção Primária, evitando encaminhamentos desnecessários e qualificando a fila para atendimento presencial. A superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Marcia Tomasi, ressalta que o telediagnóstico organiza o fluxo assistencial. “Além de ampliar o acesso ao especialista, o sistema estratifica o risco e prioriza quem realmente precisa de atendimento presencial. É tecnologia aplicada à gestão do cuidado, com impacto direto na eficiência da rede”, pontua. Diagnóstico precoce e impacto no câncer de pele Desde a implantação do serviço, em 2019, Mato Grosso do Sul já conta com 28 municípios, com 43 pontos de atendimento, aderidos à oferta de telediagnóstico em dermatologia. Com base nos dados do serviço, foram identificados casos de melanoma e câncer de pele não melanoma em diferentes macrorregiões do estado. Melanoma Não melanoma Os números reforçam a importância da detecção precoce, especialmente no caso do melanoma, que apresenta maior agressividade. Ao identificar a lesão em estágio inicial e encaminhar rapidamente para confirmação e tratamento, aumentam-se significativamente as chances de cura e controle da doença. A coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, destaca que a qualidade do registro é determinante para o sucesso do serviço. “O exame só é validado quando segue rigorosamente os protocolos de imagem, identificação e consentimento do paciente. Investimos na capacitação das equipes porque quanto melhor o registro, mais preciso é o laudo e mais ágil é a conduta clínica”, explica. Estrutura, segurança e adesão dos municípios Para implantar o serviço, o município deve formalizar adesão ao Telessaúde e adquirir o Kit de Dermatologia, composto por dermatoscópio, adaptador e equipamento de captura de imagem (smartphone ou câmera digital), seguindo especificações técnicas mínimas de qualidade. A habilitação exige cadastro no sistema, capacitação para realização do registro fotográfico e cumprimento dos protocolos de segurança, incluindo identificação adequada das lesões e termo de consentimento assinado pelo paciente antes do envio das imagens. Casos graves e pacientes sintomáticos não devem aguardar o laudo do sistema e devem ser encaminhados imediatamente para a rede de urgência e emergência. Tecnologia a serviço da Atenção Primária De natureza ambulatorial, a teledermatologia fortalece a resolutividade da Atenção Primária e amplia a capacidade diagnóstica dos municípios. Ao mesmo tempo em que evita deslocamentos e filas desnecessárias, garante prioridade aos casos de maior risco e contribui diretamente para o enfrentamento do câncer de pele no estado. André Lima, Comunicação SES
Moderna e funcional: obra de revitalização da Colônia Paraguaia de Dourados chega na reta final
Valorizar a cultura e a história é reconhecer quem contribuiu para identidade de um povo. Com este sentimento o governador Eduardo Riedel foi até a Colônia Paraguaia em Dourados vistoriar a obra de reforma e revitalização do clube social, que tem investimento de R$ 1,8 milhão do Estado. O governador foi recebido com festa na comunidade,com direito a música, chipa, sopa paraguaia e muito carinho das pessoas. “Tínhamos o compromisso em fazer esta obra. Fiquei impressionado já na entrada, com a linda fachada. Vamos fazer um esforço para concluir o trabalho, colocar ar condicionado e assim entregar este equipamento tão importante”, garantiu o governador. Riedel reconheceu a importância da cultura paraguaia na história de Mato Grosso do Sul. “Temos os costumes, cultura, culinária, e a música que ganhamos do Paraguai. Temos que agradecer por toda contribuição deles para nossa história, celebrar a cultura paraguaia”, completou. A sede da associação ganhou uma ampliação do clube social, sendo um marco para o fortalecimento, preservação e difusão da cultura paraguaia em Dourados e região. Os serviços de reforma e ampliação contam com a nova fachada da edificação da sede, reforma da cozinha, banheiros, palco, camarins e salão principal, além da ampliação para nova bilheterias, entre outras melhorias. “Momento único para nossa Colônia, que ganhou uma restauração e ampliação completa. A obra chega na fase final e o espaço está lindo. Momento importante e tão sonhado por todos nós. Uma estrutura moderna para atender a comunidade de toda região”, afirmou o presidente da associação, Celino Ramos. O objetivo é oferecer conforto, acessibilidade e melhores condições para a realização de eventos culturais, sociais e comunitários. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Lançamento da Expoagro valoriza cultura e espera atrair mais de 150 mil visitantes
O governador participou neste sábado (28) do lançamento da nova edição da Expoagro. O encontro teve a presença de produtores rurais, autoridades e instituições parceiras. A feira agropecuária faz parte de história da cidade, levando tecnologia, cultura, entretenimento e lazer à população. “Expoagro é um marco na história de Mato Grosso do Sul, sem dúvida nenhuma, uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e representa muito, porque ela traduz toda uma região. Vem gente do Brasil inteiro. Ela reafirma nossos valores culturais, nossa tradição. A Expoagro é mais antiga que o próprio Estado. Então a gente fica muito feliz de poder estar aqui no lançamento. O Estado é parceiro junto com a prefeitura”, afirmou o governador. A 60ª edição da Expoagro já tem data definida e vai ocorrer de 08 a 17 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. O Governo do Estado novamente será parceiro do evento, com investimento de R$ 1 milhão, em um convênio com o sindicato rural de Dourados. São seis décadas de valorização das atividades do campo que tanto contribuem para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é de uma estrutura com 80 estandes de empresas, instituições financeiras e governamentais, com mais de 150 mil pessoas esperadas nos 10 dias de feira. São expositores da área agrícola, incluindo as principais marcas multinacionais de máquinas, implementos agrícolas e insumos rurais. A expectativa é gerar mais de R$ 500 milhões em negócios. Nessa edição vai celebrar a tradição da feira agropecuária, além dos leilões, vitrine tecnológica, palestras e rodeio. “Vamos entregar uma exposição a altura do agro douradense e sul-mato-grossense. Estamos com a feira praticamente montada, com a meta de fazer melhor do que antes, com apoio e parceria do Governo do Estado. Trabalho árduo, mas que é compensador”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira. Entre as atrações nacionais confirmadas estão os shows de Bruno & Marrone (14/05), Clayton & Romário e Felipe & Rodrigo (15/05), e Murilo Huff com Natanzinho Lima (16/05). Mobilidade urbana O governador ainda participou da entrega da obra de duplicação da Rua Aziz Rasselen, que foi realizada pela Prefeitura de Dourados, com investimento de R$ 7,5 milhões. Ela compõe o projeto estruturante de mobilidade urbana do município. Localizada ao lado do Parque Antenor Martins, próximo ao Parque do Lago, a via também foi dotada de estacionamento para os frequentadores do ponto turístico da cidade. Também vistoriou a obra da Avenida dos Ipês.
Governo reforça ambiente positivo de negócios e crescimento de MS acima da média
Aos empresários e comerciantes de Dourados, o governador Eduardo Riedel reforçou o ambiente positivo de negócios do Estado, que segue em pleno desenvolvimento e crescimento econômico nos próximos anos. Resultado de um trabalho eficiente na diversificação da produção e atração do capital privado. O resultado traz mais empregos, oportunidades e melhor qualidade de vida à população. A apresentação do cenário econômico do Estado foi feito pelo governador neste sábado (28), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados. “Criamos um conjunto de políticas públicas para atrair novos investimentos, para gerar empregos, renda e oportunidades para nossa gente. Desta forma grandes empresas chegaram ao Estado, diversificando nossa economia que continua agro, no entanto agora também é industrial e de serviços”, ponderou. Riedel revelou que Mato Grosso do Sul está entre os três estados que mais crescem no Brasil, duas a três vezes a mais que a média nacional. “Crescimento que vai continuar, este ritmo não vai arrefecer, ele está posto para os próximos anos. Dispomos de um ambiente favorável, com longos anos pela frente, onde o Estado vai continuar crescendo”. Durante o evento destacou que o Estado segue três eixos importantes, que estão na pauta econômica mundial: segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. “Basicamente existe uma procura mundial por energia e alimento. Mato Grosso do Sul aproveita as oportunidades que abrem para nós nestes setores”. Para construir este cenário positivos, o governador mencionou que as empresas e investidores avaliam índices importantes do Estado na educação, segurança, infraestrutura e logística. “Por isso fazemos nossa parte com programas e ações neste tripé social. Tanto que usamos 15% da nossa receita corrente líquida em investimentos. Sem esquecer de quem mais precisa, mas sempre com o foco de mostrar a saída, tirar a pessoa daquela condição”. Riedel contou aos empresários que a arrecadação do Estado sofreu perdas robustas devido a queda na receita do gás natural boliviano, que já representou 23% da arrecadação e hoje está em 8%. Por isto adotou uma política de contenção de gastos em todo Governo do Estado, sem promover aumento de impostos. O presidente da Associação Comercial, Everaldo Leite, reforçou a importância do diálogo com o Governo do Estado para um trabalho em conjunto. “A Associação está cumprindo seu compromisso de criar pontes, não criar muros entre nós, este é o objetivo. Desta forma contribuímos para formarmos um Estado forte”. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Por carta, Bolsonaro divulga apoio a Pollon para o Senado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu carta de próprio punho, afirmando que o deputado Marcos Pollon é candidato ao Senado em Mato Grosso do Sul. O texto foi publicado neste sábado (28), por Michelle Bolsonaro, nas redes sociais. Assim, no texto o ex-presidente diz que publicará lista dos candidatos ao Senado em cada estado. A responsabilidade foi repassada ao ex-presidente diretamente pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto. “Adianto que por Mato Grosso do Sul, pelo seu caráter, honra e dedicação enquanto deputado federal, o meu candidato será Marcos Pollon”, disse o ex-presidente. Por sua vez, Michelle elogiu Pollon e a família do deputado. “Sempre tive um carinho e respeito muito especiais pela família do meu amigo Marcos Pollon”, disse. “O Deputado Marcos Pollon é o nosso candidato ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul”, afirmou Michelle. O parlamentar foi citado nas anotações manuscritas atribuídas a Flávio Bolsonaro sobre o cenário eleitoral no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Na lista intitulada “situação nos estados”, revelada pela Folha de S.Paulo na última quarta-feira (25), o documento aponta que o deputado federal teria pedido R$ 15 milhões para não ser candidato. Procurado pela Folha, Pollon negou a informação e declarou que a anotação “não faz o menor sentido”. Já Flávio Bolsonaro, após a repercussão, afirmou que, embora tenha feito as anotações, o suposto pedido não ocorreu.
Morre aos 78 anos o diretor e ator Dennis Carvalho
Morreu neste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o ator e diretor Dennis Carvalho. Natural de São Paulo, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada, a pedido dos familiares do artista. Ele deixa três filhos: Luíza, do casamento com a também atriz Deborah Evelyn; Leonardo, da união com Christiane Torloni, e Tainah, filha de Monique Alves. Dennis Carvalho dirigiu novelas de grande audiência, como Vale Tudo e Fera Ferida. O início de sua trajetória foi marcado por participações em teleteatros e dublagens de atrações televisivas marcantes. Foi a voz, por exemplo, do capitão Kirk, de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Essas experiências no currículo abriram as portas para Dennis na TV Globo, com a qual manteve contrato até os dias de hoje. Dirigiu na emissora, além de novelas, minisséries, como Anos Rebeldes, e o programa de humor Sai de Baixo, exibido semanalmente, com grande Ibope.








