O deputado estadual Zé Teixeira formalizou esta semana um novo pedido à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para que o Governo do Estado execute a remoção definitiva dos restos estruturais da antiga ponte sobre o Rio Santo Antônio, na rodovia MS-382. A estrutura, que ligava Guia Lopes da Laguna a Antônio João, desabou em 2016. Mesmo após a construção de uma nova travessia em 2018, toneladas de concreto e ferro permanecem depositadas no leito do rio, afetando o ecossistema e a economia local. A iniciativa de Zé Teixeira atende a uma demanda urgente de lideranças e moradores de Guia Lopes da Laguna, que convivem há quase uma década com o bloqueio parcial do rio. O acúmulo de material ferroso e concreto tem provocado alterações severas no fluxo das águas e prejuízos diretos à fauna aquática. Para as famílias ribeirinhas e pequenos produtores que dependem da pesca e da navegação na região, a permanência do entulho representa um obstáculo físico que inviabiliza o sustento e a segurança das atividades diárias. Em ofício ao Diretor-Presidente da Agesul, Rudi Fiorese, o parlamentar destacou que a solução para o problema já foi sinalizada pelo governador Eduardo Riedel. Durante evento recente no município, o chefe do Executivo Estadual anunciou que os serviços seriam realizados por uma empresa contratada. Diante dessa sinalização, Zé Teixeira busca agora detalhar o cronograma de execução e identificar a empresa responsável, visando dar uma resposta concreta à sociedade civil e aos vereadores da região que acompanham o caso. O deputado reforça que, embora a logística para a retirada do material seja complexa e exija alto investimento, a medida é indispensável para restaurar as condições ambientais do Rio Santo Antônio.
Patrulha Maria da Penha faz 1.139 ações em 7 meses e acende alerta para violência
O episódio onde a Guarda Municipal de Dourados, através da Patrulha Maria da Penha, resgatou uma mulher vítima de violência doméstica e que estava em cárcere privado, acende o alerta para o aumento de casos de violações da Lei Maria da Penha na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A realidade atual comprova o quanto a gestão do prefeito Marçal Filho acertou ao criar, por Lei Municipal, a Patrulha Maria da Penha e dotar a corporação de condições para atender as ocorrências de proteção às mulheres. Outro dado preocupante: desde que foi criada, de julho do ano passado até 25 de fevereiro deste ano, a Patrulha Maria da Penha atendeu 1.139 ocorrências, sendo que desse total 1071 foram fiscalizações de medidas protetivas de urgência e 68 foram de denúncias e flagrantes referente a violência doméstica, retiradas de pertences, apoio à Delegacia da Mulher, entre outros que foram acionados via Central de Comunicações da Guarda Municipal pelos telefones 153 e 199. Balanço realizado pela Guarda Municipal mostra que a Patrulha Maria da Penha tem realizado atendimentos de fiscalizações de medidas protetivas, averiguação de violência doméstica, acompanhamento da retirada de pertences, encaminhamento do acusado de crime de violência à Delegacia de Polícia Civil em caso de flagrante descumprimento de medida protetiva e apoio a outros órgãos de segurança para averiguações de violência doméstica. Neste período, a Patrulha Maria da Penha constatou que 711 medidas protetivas de urgência estão sendo cumpridas pelos agressores. O preocupante é que em 220 fiscalizações as equipes não conseguiram entrar em contato com beneficiária da medida protetiva por motivos como mudança de endereço ou do número de telefone. Outro detalhe: 61 medidas protetivas de urgência foram revogadas, no período, a pedido da vítima e em 79 ocorrências da Patrulha Maria da Penha foram constatados que os agressores ainda não estavam cumprindo a decisão judicial. O diretor-geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos, explica que em relação às 220 medidas protetivas onde as beneficiárias não foram encontradas, 145 casos foram porque os endereços ou telefones cadastrados no sistema estavam errados. Em outras 46 ocorrências, as vítimas não foram encontradas por motivo de mudança de endereço e em 28 casos as vítimas estavam em viagem ou trabalhando. Jamil da Costa Matos ressalta que a Patrulha Maria da Penha consegue dar essas resposta à sociedade porque está composta por agentes capacitados para os atendimentos. “Zelando para segurança da mulher e seus dependentes, a patrulha soma forças com os outros órgãos de segurança para garantir a integridade física das vítimas de violência”, ressalta o diretor-geral. “Existe uma vida que segue após a denúncia, após uma solicitação de medida protetiva, e as mulheres precisam se sentir seguras para seguir suas rotinas, trabalho e lazer”, prossegue. “A Patrulha Maria da Penha tem a finalidade de fiscalizar se as medidas protetivas estão sendo respeitadas e nossos agentes têm se empenhado nessa missão”, completa. A realidade do quantitativo de mulheres que sofrem violência doméstica em Dourados, infelizmente, é bem maior que as denúncias que os órgãos de segurança recebem, porque muitas dessas vítimas por medo ou dependência emocional e financeira, acabam não realizando a denúncia. A base da Patrulha Maria da Penha fica Praça Antônio João e o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13h. A Patrulha Maria da Penha trabalha em plantão de 24h, com uma viatura caracterizada e guarnição capacitada.
Inspetor Cabral defende estrutura para Guarda Municipal e reforça apoio à PEC da Segurança Pública
Durante a quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (2), o vereador Inspetor Cabral (PSD) fez um pronunciamento enfático em defesa da valorização e do fortalecimento estrutural da Guarda Municipal de Dourados (GMD), da qual faz parte há mais de 25 anos. O parlamentar destacou que é preciso garantir condições reais de trabalho antes de projetar grandes empreendimentos e eventos que demandam a presença da corporação. Segundo Cabral, não adianta pensar em expansão, novos projetos ou na realização de grandes eventos sem que haja, previamente, planejamento para assegurar base de apoio adequada, espaço físico estruturado e condições mínimas de funcionamento para as equipes. “Defendo que o planejamento do Executivo comece pela organização e fortalecimento daquilo que sustenta o serviço público. Valorizar a Guarda é investir em segurança, responsabilidade e respeito com quem está diariamente nas ruas protegendo a nossa população”, afirmou. O vereador também voltou a defender que as Guardas Municipais tenham o reconhecimento formal do poder de polícia, ressaltando que, na prática, os agentes já desempenham esse papel. A discussão ganhou força com a tramitação da PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública. Em sessão anterior, Cabral já havia se posicionado de forma firme em defesa da proposta, destacando que a matéria é aguardada há mais de três décadas e foi construída com base em estudos e na realidade enfrentada diariamente pelas Guardas Municipais em todo o país. “Quando é para enfrentar o crime, proteger, arriscar a vida, a Guarda faz papel de polícia. Mas quando é para ter direitos, dizem que não somos polícia? Qual é a lógica?”, questionou. O parlamentar reforçou que as Guardas atuam em ocorrências de violência doméstica, capturas de foragidos, patrulhamento escolar e diversas ações de proteção comunitária, atividades típicas de força policial, ainda que nem sempre reconhecidas oficialmente. Em Dourados, segundo ele, há integração entre as forças de segurança, sem disputa institucional. “As Guardas Municipais não querem substituir a PM. Não querem competir. Querem somar. Servimos no mesmo território, olhando para o mesmo cidadão”, completou.
Laudir solicita pavimentação de corredor industrial em Dourados
Indicação propõe obra estruturante no bairro Vival do Castelo para fortalecer logística e economia local Uma iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura e ao desenvolvimento econômico de Dourados foi apresentada pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (2). O parlamentar encaminhou indicação ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e à Prefeitura Municipal solicitando, em caráter de urgência, a elaboração e execução do projeto de pavimentação asfáltica da Marginal Berale Mustafa Ratieibe, localizada no bairro Vival do Castelo. A proposta contempla toda a extensão da via, com atenção especial ao trecho em frente a empresas instaladas na região, como JBS, Assessoria Modelo, Rivera Dourados e Cervejaria Petrópolis – Unidade Dourados, além de outros empreendimentos industriais e comerciais que utilizam o corredor logístico diariamente. De acordo com o vereador, a via possui relevância estratégica para o município, concentrando intenso fluxo de veículos, especialmente caminhões de grande porte responsáveis pelo transporte de produtos que abastecem Dourados e municípios da região sul do Estado. Atualmente, o local apresenta problemas estruturais decorrentes da ausência de pavimentação adequada, situação agravada pelo tráfego pesado e pelas condições climáticas. O cenário tem gerado dificuldades operacionais, riscos à segurança viária e impactos às atividades empresariais instaladas no entorno. A indicação prevê, além da pavimentação asfáltica, a implantação de sistema de drenagem, regularização da base da via e sinalização adequada, garantindo maior durabilidade da obra e melhores condições de trafegabilidade. Para Laudir, a intervenção representa uma medida estruturante para o município. “O desenvolvimento de Dourados passa por investimentos em infraestrutura. Essa via atende um polo industrial relevante e precisa de uma solução definitiva, com pavimentação e drenagem adequadas, garantindo segurança, eficiência logística e melhores condições para as empresas que geram emprego e renda”, destacou. A proposta também sugere articulação institucional entre município e Governo do Estado para viabilizar a execução da obra. Caso implementada, a intervenção deverá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, redução de custos operacionais, valorização da área industrial e fortalecimento da economia local.
Obras e investimentos consolidam o compromisso do Governo do Estado com Dourados, destaca Liandra
A presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB), acompanhou no final de semana a extensa agenda do governador Eduardo Riedel no município, marcada pela entrega e vistoria de importantes obras nas áreas de esporte, educação e infraestrutura. As ações reforçam o pacote de investimentos do Governo do Estado em Dourados, com foco na melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida da população. Ao lado do prefeito Marçal Filho e de lideranças locais, Liandra destacou a importância da parceria institucional entre o Governo do Estado, a Prefeitura e o Poder Legislativo municipal para a concretização dos projetos. “Dourados vive um momento de avanços importantes. Essas entregas representam mais qualidade de vida para a nossa população e mostram que, quando há diálogo, planejamento e união entre os poderes, os resultados chegam. A Câmara tem atuado de forma responsável, buscando recursos, apoiando projetos e fortalecendo as parcerias que geram desenvolvimento para o município”, afirmou a presidente. GINÁSIO MUNICIPAL Entre as principais entregas está a revitalização completa do Ginásio Municipal de Esportes Deputado Ulysses Guimarães, que recebeu investimento de R$ 4,3 milhões. Criado em 1992, o espaço passou por uma ampla modernização, com ampliação dos vestiários, novos acessos, modernização do sistema de iluminação e som, além do cercamento da área de estacionamento. Para Liandra, o investimento fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. “O esporte transforma vidas, afasta nossos jovens da vulnerabilidade e promove cidadania. Essa revitalização é um ganho para atletas, estudantes e toda a comunidade”, ressaltou. INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Na área da educação, o governador entregou a reforma geral e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, localizada na Avenida Marcelino Pires, na região central da cidade. Com investimento de R$ 6,4 milhões, a unidade recebeu revitalização completa e ampliação da estrutura. Foram construídas uma nova sala de aula, sala de tecnologia e laboratório de ciências, além de saguão, refeitório, cozinha com câmara fria e depósito. A modernização garante melhores condições de ensino e aprendizagem para alunos e profissionais da educação. INFRAESTRUTURA Dentro da proposta de gestão municipalista, Eduardo Riedel também vistoriou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem no Residencial Pelicano e no Jardim Canaã I, que somam R$ 4 milhões em investimentos. As intervenções visam solucionar problemas históricos de poeira e lama, melhorando a mobilidade e a infraestrutura urbana. A agenda incluiu ainda a vistoria da reforma e revitalização do clube social da Colônia Paraguaia, com investimento de R$ 1,8 milhão, além do acompanhamento das obras de duplicação e revitalização da Avenida Aziz Rasselen, às margens do Parque Antenor Martins. O governador também participou da solenidade de lançamento da 60ª Expoagro de Dourados. Para a presidente da Câmara, os investimentos refletem o compromisso com o desenvolvimento regional. “Essas obras são frutos de um trabalho conjunto, construído com diálogo e responsabilidade. A Câmara tem sido parceira ativa, apoiando iniciativas que tragam benefícios concretos para a população. Nosso papel é fiscalizar, propor e também articular para que Dourados continue avançando”, concluiu Liandra.
Douradense eleita Miss MS vai disputar o Miss Latina Brasil em maio
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta terça-feira (03) a atual Miss Mato Grosso do Sul, Isadora de Castro Chibeni. Natural do município, a jovem de 25 anos irá representar o Estado no Miss Latina Brasil 2026, previsto para ocorrer em maio, no Rio Grande do Sul. Eleita Miss MS em janeiro, Isadora está intensificando a preparação para a etapa nacional, que inclui provas de conhecimentos gerais e sobre o estado de origem, além de desfiles com diferentes trajes, entre eles o típico regional. Isadora é formada em Transações Imobiliárias e em Biomedicina, com especialização em Análises Clínicas e Estética. Atua como biomédica esteta e atualmente cursa o 3º ano de Medicina, área que define como uma de suas grandes paixões. Fluente em inglês e espanhol, já realizou viagens internacionais que contribuíram para ampliar sua visão de mundo e fortalecer sua maturidade, atributos que considera fundamentais para representar Mato Grosso do Sul em nível nacional. Filha de mãe e avó que também foram misses, cresceu inspirada pelo universo dos concursos de beleza, mantendo, segundo ela, fidelidade aos seus princípios e valores. Durante o encontro com o prefeito, Isadora destacou o compromisso de levar o nome de Dourados e do Estado ao topo do concurso. “Estou me preparando bastante e quero representar bem Dourados e Mato Grosso do Sul”, afirmou. O prefeito Marçal Filho parabenizou a miss pela conquista do título estadual e desejou sucesso na competição nacional, ressaltando a importância de ter uma representante douradense projetando a imagem do município em âmbito nacional.
Segurança nas estradas: Zé Teixeira articula soluções para trechos críticos
A segurança viária e a qualidade das estradas que cortam Dourados estão no centro de uma série de medidas protocoladas nesta terça-feira (3) pelo deputado estadual Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O parlamentar apresentou quatro indicações que demandam intervenções imediatas em pontos críticos do município, buscando atender demandas da população e evitar novos acidentes, inclusive com vítimas fatais. A maior preocupação concentra-se na BR-163, onde o intenso tráfego de veículos de carga é um risco para os moradores de bairros em plena expansão urbana. Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado e à concessionária Motiva Pantanal estudos para a duplicação do trecho entre os quilômetros 250 e 252, além da implantação de vias marginais. A reivindicação foi apresentada pelo vereador Pedro Pepa. A medida deve atender moradores do Conjunto Residencial Itaquera, Chácaras Trevo, Síria Rasselen, Sitiocas Campo Belo e Ouro Fino, regiões que hoje sofrem com o risco constante e o isolamento causado pelo intenso fluxo da rodovia federal. O deputado ressalta que a intervenção é essencial para separar o trânsito de longa distância do fluxo urbano, medida fundamental para reduzir os registros de acidentes graves no local, que foi alvo de protesto na semana passada. Ainda na BR-163, o deputado cobrou a instalação urgente de um redutor de velocidade nas proximidades da Embrapa e da estação de tratamento da Sanesul. O trecho é marcado pela recorrência de colisões, agravadas pelo tráfego em alta velocidade e pela circulação de trabalhadores e moradores. Com o histórico recente de acidente fatal no local, a medida é apontada como necessária para preservar a vida de quem utiliza o trecho diariamente. Além das rodovias federais, a estrutura viária urbana também foi alvo das solicitações. Zé Teixeira encaminhou ao Executivo Estadual um pedido de limpeza imediata na MS-379, o Anel Viário de Dourados, próximo à rotatória do Marco Rotary Internacional. O local tem sido utilizado para descarte irregular de resíduos, gerando acúmulo de lixo, entulhos e mau cheiro, o que compromete não apenas a paisagem, mas a saúde pública e a segurança de quem trafega pela via de acesso à Penitenciária Estadual. Por fim, o deputado também solicitou a verificação técnica do funcionamento das lombadas eletrônicas instaladas na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em frente à Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A medida atende a reclamações de inconsistências na aferição de velocidade dos radares, que estariam gerando notificações indevidas aos condutores. Para o deputado Zé Teixeira, em uma área de trânsito escolar intenso, é indispensável que a fiscalização seja precisa e transparente, garantindo a segurança dos estudantes sem prejuízos desnecessários aos motoristas.
Refis da Habitação segue em Dourados e garante escritura definitiva para casas populares
O programa “Você em Dia com seu Lar”, instituído pela Lei nº 5.394, de 11 de setembro de 2025, continua em vigor em Dourados e segue oferecendo condições especiais para que famílias regularizem débitos de imóveis vinculados aos programas habitacionais do município. A iniciativa é conduzida pela Agência Municipal de Habitação de Interesse Social de Dourados (Agehab) e já permitiu que diversas famílias regularizassem sua situação contratual. Atualmente, cerca de 1.300 estão aptas a serem beneficiadas. O diretor-presidente da Agehab, Eder Felipe Souza Lima, ressalta que o programa “Você em Dia com seu Lar” foi criado por determinação do prefeito Marçal Filho para possibilitar que as pessoas em débito com os financiamentos pudesses regularizar a pendência financeira e ter acesso aos benefícios da regularização fundiária que está sendo feita pela Prefeitura de Dourados. Um dos principais atrativos do programa é que, após a quitação integral das pendências, o beneficiário passa a ter direito à emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), etapa fundamental para obtenção da escritura definitiva do imóvel. Isso garante segurança jurídica plena, registro em cartório, valorização do patrimônio familiar, possibilidade de transferência regular e a consolidação da propriedade definitiva. O programa concede descontos progressivos sobre juros e multas: 100% para pagamento à vista; 95% para quitação em até três parcelas; 80% de quatro a seis parcelas; 70% de sete a 12 parcelas; e 50% de 13 a 24 parcelas. O desconto incide exclusivamente sobre juros e multas, sem redução do valor principal do débito. Estão contemplados moradores de diversos empreendimentos habitacionais, como Poravi I e II, Yvatê, Estrela Jupy, Brasil 500, Hory, Martim Cristaldo (Estrela Tovy), Estrela Porã I, II e III, Estrela Moroti (Itahum), Estrela Pyahu (Vila Vargas), Verá, Ypê Roxo, Vila dos Ofícios (São Braz, Novo Horizonte, Vila Mary e Canaã III) e Jardim das Oliveiras. Os interessados devem procurar a sede da Agehab, localizada na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 1910, no Centro, próximo ao Fórum. Não é necessário agendamento, bastando comparecer com documentos pessoais para receber orientações. Moradores que já quitaram e regularizaram seus imóveis não precisam realizar qualquer procedimento. O diretor-presidente da Agehab, Éder Felipe Souza Lima, reforça que o programa representa uma oportunidade concreta para que as famílias conquistem definitivamente a propriedade de seus imóveis. O prefeito Marçal Filho destaca que a iniciativa garante segurança jurídica e cidadania, permitindo que os moradores quitem suas dívidas de forma facilitada e recebam a escritura definitiva do lar.
Dourados inicia processo de modernização da iluminação pública
A Prefeitura de Dourados iniciou na noite desta terça-feira (3) a modernização completa da rede de iluminação pública do município. O contrato de pouco mais de R$ 47 milhões vai garantir a substituição de luminárias e a troca de lâmpadas de vapor, a maioria de mercúrio, por lâmpadas de LED que garantem maior claridade, economia de energia e durabilidade. Neste primeiro momento a empresa começa a operar com 3 equipes treinadas para esse tipo de serviço, mas a partir do dia 15 de março serão 8 equipes trabalhando em toda cidade. Os trabalhos começaram pelo Habitacional Harrisson de Figueiredo, na Rua João Góes, uma das regiões que têm apresentado maior volume de lâmpadas queimadas em Dourados, e seguirão para o Dioclécio Artuzzi, seguindo para o Greeville, Jardim Guaicurus, Esplanada e Vival dos Ipês. “O contrato prevê a substituição de todas as lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED e após a conclusão das trocas a empresa terá que cumprir a cláusula de garantia de 5 anos, ou seja, nesse período de 60 meses todas as trocas de lâmpadas queimadas serão de responsabilidade da contratada, sem custo para o município”, explica Luiz Roberto Martins de Araújo, o Beto, secretário municipal de Serviços Urbanos. O prefeito Marçal Filho acompanhou de perto o início dos trabalhos, que começou por volta das 19h, e destacou o empenho das equipes de eletricistas da Prefeitura de Dourados durante o período em que o município ficou sem contrato, por pouco mais de 14 meses. “Nesse 1 ano e 2 meses a prefeitura recebeu cerca de 10.500 pedidos de manutenção em rede de iluminação pública e conseguiu atender pouco mais de 6.500 pedidos, substituindo lâmpadas de mercúrio por unidades de LED”, ressaltou Marçal Filho. Trabalhos seguirão intensamente e avançam para outros bairros nos próximos dias Ele salientou que, em razão da falta de recursos humanos e de material, nos primeiros 12 meses de gestão foram priorizados para receber lâmpadas de LED os locais de grande concentração de público. “Governar é eleger prioridades e priorizamos os entornos das escolas, universidades, pontos de ônibus, farmácias, supermercados, hospitais, postos de saúde, UPA, praças, parques, entre outros”, explicou o prefeito. A determinação de Marçal Filho é para que a empresa contratada atue com celeridade, solucionando os problemas em todos os bairros, mas, também, mantendo um serviço de plantão para receber demandas da população. “Queremos uma pronta resposta ao cidadão, que recolhe a Taxa de Manutenção do Sistema de Iluminação Pública (Cosip) todo mês na conta de energia elétrica e não pode ficar privado de um serviço tão importante, fundamental para a segurança pública”, ressaltou o prefeito. A expectativa do prefeito Marçal Filho é que em poucos meses toda rede de iluminação pública de Dourados esteja modernizada. “Tenho falado que não podemos nos contentar em sermos a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, temos que trabalhar para sermos a melhor cidade de todo o Estado para se viver e a modernização da iluminação pública é um passo importante nesse sentido”, finaliza Marçal Filho. MORADORES COMEMORAM Para o marceneiro José Luiz Bressan, 64 anos, morador no Habitacional Harrisson de Figueiredo, as novas lâmpadas instaladas na região serão um grande diferencial. “Agora minha casa e meu comércio vão ficar mais iluminado”, comemorou. “É mais segurança para nós que moramos aqui, já não tínhamos tranquilidade de sair durante a noite, mas agora será diferente”, apontou. A professora Jhenifer Janaína Pereira, 26, disse que mora na região há mais de 10 anos, na rua que recebe o serviço atualmente e citou que a intervenção traz mais segurança e possibilita mais comodidade. “Estávamos na escuridão aqui, tinha até medo de sair quando anoitece e agora vamos ter a segurança de poder ir até um mercado, de chegar do trabalho e fazer uma caminhada, é um trabalho muito bom que a prefeitura está fazendo com lâmpadas mais modernas”, disse. Os números de telefone para solicitar troca de lâmpada permanecem os mesmos: 0800 999 2040 ou whatsApp 67 9 8163 0446. Em breve a prefeitura lançará um sistema moderno e eficiente para esse tipo de serviço.








