Durante a quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (2), o vereador Inspetor Cabral (PSD) fez um pronunciamento enfático em defesa da valorização e do fortalecimento estrutural da Guarda Municipal de Dourados (GMD), da qual faz parte há mais de 25 anos. O parlamentar destacou que é preciso garantir condições reais de trabalho antes de projetar grandes empreendimentos e eventos que demandam a presença da corporação. Segundo Cabral, não adianta pensar em expansão, novos projetos ou na realização de grandes eventos sem que haja, previamente, planejamento para assegurar base de apoio adequada, espaço físico estruturado e condições mínimas de funcionamento para as equipes. “Defendo que o planejamento do Executivo comece pela organização e fortalecimento daquilo que sustenta o serviço público. Valorizar a Guarda é investir em segurança, responsabilidade e respeito com quem está diariamente nas ruas protegendo a nossa população”, afirmou. O vereador também voltou a defender que as Guardas Municipais tenham o reconhecimento formal do poder de polícia, ressaltando que, na prática, os agentes já desempenham esse papel. A discussão ganhou força com a tramitação da PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública. Em sessão anterior, Cabral já havia se posicionado de forma firme em defesa da proposta, destacando que a matéria é aguardada há mais de três décadas e foi construída com base em estudos e na realidade enfrentada diariamente pelas Guardas Municipais em todo o país. “Quando é para enfrentar o crime, proteger, arriscar a vida, a Guarda faz papel de polícia. Mas quando é para ter direitos, dizem que não somos polícia? Qual é a lógica?”, questionou. O parlamentar reforçou que as Guardas atuam em ocorrências de violência doméstica, capturas de foragidos, patrulhamento escolar e diversas ações de proteção comunitária, atividades típicas de força policial, ainda que nem sempre reconhecidas oficialmente. Em Dourados, segundo ele, há integração entre as forças de segurança, sem disputa institucional. “As Guardas Municipais não querem substituir a PM. Não querem competir. Querem somar. Servimos no mesmo território, olhando para o mesmo cidadão”, completou.
Laudir solicita pavimentação de corredor industrial em Dourados
Indicação propõe obra estruturante no bairro Vival do Castelo para fortalecer logística e economia local Uma iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura e ao desenvolvimento econômico de Dourados foi apresentada pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (2). O parlamentar encaminhou indicação ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e à Prefeitura Municipal solicitando, em caráter de urgência, a elaboração e execução do projeto de pavimentação asfáltica da Marginal Berale Mustafa Ratieibe, localizada no bairro Vival do Castelo. A proposta contempla toda a extensão da via, com atenção especial ao trecho em frente a empresas instaladas na região, como JBS, Assessoria Modelo, Rivera Dourados e Cervejaria Petrópolis – Unidade Dourados, além de outros empreendimentos industriais e comerciais que utilizam o corredor logístico diariamente. De acordo com o vereador, a via possui relevância estratégica para o município, concentrando intenso fluxo de veículos, especialmente caminhões de grande porte responsáveis pelo transporte de produtos que abastecem Dourados e municípios da região sul do Estado. Atualmente, o local apresenta problemas estruturais decorrentes da ausência de pavimentação adequada, situação agravada pelo tráfego pesado e pelas condições climáticas. O cenário tem gerado dificuldades operacionais, riscos à segurança viária e impactos às atividades empresariais instaladas no entorno. A indicação prevê, além da pavimentação asfáltica, a implantação de sistema de drenagem, regularização da base da via e sinalização adequada, garantindo maior durabilidade da obra e melhores condições de trafegabilidade. Para Laudir, a intervenção representa uma medida estruturante para o município. “O desenvolvimento de Dourados passa por investimentos em infraestrutura. Essa via atende um polo industrial relevante e precisa de uma solução definitiva, com pavimentação e drenagem adequadas, garantindo segurança, eficiência logística e melhores condições para as empresas que geram emprego e renda”, destacou. A proposta também sugere articulação institucional entre município e Governo do Estado para viabilizar a execução da obra. Caso implementada, a intervenção deverá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, redução de custos operacionais, valorização da área industrial e fortalecimento da economia local.
Obras e investimentos consolidam o compromisso do Governo do Estado com Dourados, destaca Liandra
A presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB), acompanhou no final de semana a extensa agenda do governador Eduardo Riedel no município, marcada pela entrega e vistoria de importantes obras nas áreas de esporte, educação e infraestrutura. As ações reforçam o pacote de investimentos do Governo do Estado em Dourados, com foco na melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida da população. Ao lado do prefeito Marçal Filho e de lideranças locais, Liandra destacou a importância da parceria institucional entre o Governo do Estado, a Prefeitura e o Poder Legislativo municipal para a concretização dos projetos. “Dourados vive um momento de avanços importantes. Essas entregas representam mais qualidade de vida para a nossa população e mostram que, quando há diálogo, planejamento e união entre os poderes, os resultados chegam. A Câmara tem atuado de forma responsável, buscando recursos, apoiando projetos e fortalecendo as parcerias que geram desenvolvimento para o município”, afirmou a presidente. GINÁSIO MUNICIPAL Entre as principais entregas está a revitalização completa do Ginásio Municipal de Esportes Deputado Ulysses Guimarães, que recebeu investimento de R$ 4,3 milhões. Criado em 1992, o espaço passou por uma ampla modernização, com ampliação dos vestiários, novos acessos, modernização do sistema de iluminação e som, além do cercamento da área de estacionamento. Para Liandra, o investimento fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. “O esporte transforma vidas, afasta nossos jovens da vulnerabilidade e promove cidadania. Essa revitalização é um ganho para atletas, estudantes e toda a comunidade”, ressaltou. INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Na área da educação, o governador entregou a reforma geral e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, localizada na Avenida Marcelino Pires, na região central da cidade. Com investimento de R$ 6,4 milhões, a unidade recebeu revitalização completa e ampliação da estrutura. Foram construídas uma nova sala de aula, sala de tecnologia e laboratório de ciências, além de saguão, refeitório, cozinha com câmara fria e depósito. A modernização garante melhores condições de ensino e aprendizagem para alunos e profissionais da educação. INFRAESTRUTURA Dentro da proposta de gestão municipalista, Eduardo Riedel também vistoriou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem no Residencial Pelicano e no Jardim Canaã I, que somam R$ 4 milhões em investimentos. As intervenções visam solucionar problemas históricos de poeira e lama, melhorando a mobilidade e a infraestrutura urbana. A agenda incluiu ainda a vistoria da reforma e revitalização do clube social da Colônia Paraguaia, com investimento de R$ 1,8 milhão, além do acompanhamento das obras de duplicação e revitalização da Avenida Aziz Rasselen, às margens do Parque Antenor Martins. O governador também participou da solenidade de lançamento da 60ª Expoagro de Dourados. Para a presidente da Câmara, os investimentos refletem o compromisso com o desenvolvimento regional. “Essas obras são frutos de um trabalho conjunto, construído com diálogo e responsabilidade. A Câmara tem sido parceira ativa, apoiando iniciativas que tragam benefícios concretos para a população. Nosso papel é fiscalizar, propor e também articular para que Dourados continue avançando”, concluiu Liandra.
Douradense eleita Miss MS vai disputar o Miss Latina Brasil em maio
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta terça-feira (03) a atual Miss Mato Grosso do Sul, Isadora de Castro Chibeni. Natural do município, a jovem de 25 anos irá representar o Estado no Miss Latina Brasil 2026, previsto para ocorrer em maio, no Rio Grande do Sul. Eleita Miss MS em janeiro, Isadora está intensificando a preparação para a etapa nacional, que inclui provas de conhecimentos gerais e sobre o estado de origem, além de desfiles com diferentes trajes, entre eles o típico regional. Isadora é formada em Transações Imobiliárias e em Biomedicina, com especialização em Análises Clínicas e Estética. Atua como biomédica esteta e atualmente cursa o 3º ano de Medicina, área que define como uma de suas grandes paixões. Fluente em inglês e espanhol, já realizou viagens internacionais que contribuíram para ampliar sua visão de mundo e fortalecer sua maturidade, atributos que considera fundamentais para representar Mato Grosso do Sul em nível nacional. Filha de mãe e avó que também foram misses, cresceu inspirada pelo universo dos concursos de beleza, mantendo, segundo ela, fidelidade aos seus princípios e valores. Durante o encontro com o prefeito, Isadora destacou o compromisso de levar o nome de Dourados e do Estado ao topo do concurso. “Estou me preparando bastante e quero representar bem Dourados e Mato Grosso do Sul”, afirmou. O prefeito Marçal Filho parabenizou a miss pela conquista do título estadual e desejou sucesso na competição nacional, ressaltando a importância de ter uma representante douradense projetando a imagem do município em âmbito nacional.
Segurança nas estradas: Zé Teixeira articula soluções para trechos críticos
A segurança viária e a qualidade das estradas que cortam Dourados estão no centro de uma série de medidas protocoladas nesta terça-feira (3) pelo deputado estadual Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O parlamentar apresentou quatro indicações que demandam intervenções imediatas em pontos críticos do município, buscando atender demandas da população e evitar novos acidentes, inclusive com vítimas fatais. A maior preocupação concentra-se na BR-163, onde o intenso tráfego de veículos de carga é um risco para os moradores de bairros em plena expansão urbana. Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado e à concessionária Motiva Pantanal estudos para a duplicação do trecho entre os quilômetros 250 e 252, além da implantação de vias marginais. A reivindicação foi apresentada pelo vereador Pedro Pepa. A medida deve atender moradores do Conjunto Residencial Itaquera, Chácaras Trevo, Síria Rasselen, Sitiocas Campo Belo e Ouro Fino, regiões que hoje sofrem com o risco constante e o isolamento causado pelo intenso fluxo da rodovia federal. O deputado ressalta que a intervenção é essencial para separar o trânsito de longa distância do fluxo urbano, medida fundamental para reduzir os registros de acidentes graves no local, que foi alvo de protesto na semana passada. Ainda na BR-163, o deputado cobrou a instalação urgente de um redutor de velocidade nas proximidades da Embrapa e da estação de tratamento da Sanesul. O trecho é marcado pela recorrência de colisões, agravadas pelo tráfego em alta velocidade e pela circulação de trabalhadores e moradores. Com o histórico recente de acidente fatal no local, a medida é apontada como necessária para preservar a vida de quem utiliza o trecho diariamente. Além das rodovias federais, a estrutura viária urbana também foi alvo das solicitações. Zé Teixeira encaminhou ao Executivo Estadual um pedido de limpeza imediata na MS-379, o Anel Viário de Dourados, próximo à rotatória do Marco Rotary Internacional. O local tem sido utilizado para descarte irregular de resíduos, gerando acúmulo de lixo, entulhos e mau cheiro, o que compromete não apenas a paisagem, mas a saúde pública e a segurança de quem trafega pela via de acesso à Penitenciária Estadual. Por fim, o deputado também solicitou a verificação técnica do funcionamento das lombadas eletrônicas instaladas na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em frente à Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A medida atende a reclamações de inconsistências na aferição de velocidade dos radares, que estariam gerando notificações indevidas aos condutores. Para o deputado Zé Teixeira, em uma área de trânsito escolar intenso, é indispensável que a fiscalização seja precisa e transparente, garantindo a segurança dos estudantes sem prejuízos desnecessários aos motoristas.
Refis da Habitação segue em Dourados e garante escritura definitiva para casas populares
O programa “Você em Dia com seu Lar”, instituído pela Lei nº 5.394, de 11 de setembro de 2025, continua em vigor em Dourados e segue oferecendo condições especiais para que famílias regularizem débitos de imóveis vinculados aos programas habitacionais do município. A iniciativa é conduzida pela Agência Municipal de Habitação de Interesse Social de Dourados (Agehab) e já permitiu que diversas famílias regularizassem sua situação contratual. Atualmente, cerca de 1.300 estão aptas a serem beneficiadas. O diretor-presidente da Agehab, Eder Felipe Souza Lima, ressalta que o programa “Você em Dia com seu Lar” foi criado por determinação do prefeito Marçal Filho para possibilitar que as pessoas em débito com os financiamentos pudesses regularizar a pendência financeira e ter acesso aos benefícios da regularização fundiária que está sendo feita pela Prefeitura de Dourados. Um dos principais atrativos do programa é que, após a quitação integral das pendências, o beneficiário passa a ter direito à emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), etapa fundamental para obtenção da escritura definitiva do imóvel. Isso garante segurança jurídica plena, registro em cartório, valorização do patrimônio familiar, possibilidade de transferência regular e a consolidação da propriedade definitiva. O programa concede descontos progressivos sobre juros e multas: 100% para pagamento à vista; 95% para quitação em até três parcelas; 80% de quatro a seis parcelas; 70% de sete a 12 parcelas; e 50% de 13 a 24 parcelas. O desconto incide exclusivamente sobre juros e multas, sem redução do valor principal do débito. Estão contemplados moradores de diversos empreendimentos habitacionais, como Poravi I e II, Yvatê, Estrela Jupy, Brasil 500, Hory, Martim Cristaldo (Estrela Tovy), Estrela Porã I, II e III, Estrela Moroti (Itahum), Estrela Pyahu (Vila Vargas), Verá, Ypê Roxo, Vila dos Ofícios (São Braz, Novo Horizonte, Vila Mary e Canaã III) e Jardim das Oliveiras. Os interessados devem procurar a sede da Agehab, localizada na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 1910, no Centro, próximo ao Fórum. Não é necessário agendamento, bastando comparecer com documentos pessoais para receber orientações. Moradores que já quitaram e regularizaram seus imóveis não precisam realizar qualquer procedimento. O diretor-presidente da Agehab, Éder Felipe Souza Lima, reforça que o programa representa uma oportunidade concreta para que as famílias conquistem definitivamente a propriedade de seus imóveis. O prefeito Marçal Filho destaca que a iniciativa garante segurança jurídica e cidadania, permitindo que os moradores quitem suas dívidas de forma facilitada e recebam a escritura definitiva do lar.
Dourados inicia processo de modernização da iluminação pública
A Prefeitura de Dourados iniciou na noite desta terça-feira (3) a modernização completa da rede de iluminação pública do município. O contrato de pouco mais de R$ 47 milhões vai garantir a substituição de luminárias e a troca de lâmpadas de vapor, a maioria de mercúrio, por lâmpadas de LED que garantem maior claridade, economia de energia e durabilidade. Neste primeiro momento a empresa começa a operar com 3 equipes treinadas para esse tipo de serviço, mas a partir do dia 15 de março serão 8 equipes trabalhando em toda cidade. Os trabalhos começaram pelo Habitacional Harrisson de Figueiredo, na Rua João Góes, uma das regiões que têm apresentado maior volume de lâmpadas queimadas em Dourados, e seguirão para o Dioclécio Artuzzi, seguindo para o Greeville, Jardim Guaicurus, Esplanada e Vival dos Ipês. “O contrato prevê a substituição de todas as lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED e após a conclusão das trocas a empresa terá que cumprir a cláusula de garantia de 5 anos, ou seja, nesse período de 60 meses todas as trocas de lâmpadas queimadas serão de responsabilidade da contratada, sem custo para o município”, explica Luiz Roberto Martins de Araújo, o Beto, secretário municipal de Serviços Urbanos. O prefeito Marçal Filho acompanhou de perto o início dos trabalhos, que começou por volta das 19h, e destacou o empenho das equipes de eletricistas da Prefeitura de Dourados durante o período em que o município ficou sem contrato, por pouco mais de 14 meses. “Nesse 1 ano e 2 meses a prefeitura recebeu cerca de 10.500 pedidos de manutenção em rede de iluminação pública e conseguiu atender pouco mais de 6.500 pedidos, substituindo lâmpadas de mercúrio por unidades de LED”, ressaltou Marçal Filho. Trabalhos seguirão intensamente e avançam para outros bairros nos próximos dias Ele salientou que, em razão da falta de recursos humanos e de material, nos primeiros 12 meses de gestão foram priorizados para receber lâmpadas de LED os locais de grande concentração de público. “Governar é eleger prioridades e priorizamos os entornos das escolas, universidades, pontos de ônibus, farmácias, supermercados, hospitais, postos de saúde, UPA, praças, parques, entre outros”, explicou o prefeito. A determinação de Marçal Filho é para que a empresa contratada atue com celeridade, solucionando os problemas em todos os bairros, mas, também, mantendo um serviço de plantão para receber demandas da população. “Queremos uma pronta resposta ao cidadão, que recolhe a Taxa de Manutenção do Sistema de Iluminação Pública (Cosip) todo mês na conta de energia elétrica e não pode ficar privado de um serviço tão importante, fundamental para a segurança pública”, ressaltou o prefeito. A expectativa do prefeito Marçal Filho é que em poucos meses toda rede de iluminação pública de Dourados esteja modernizada. “Tenho falado que não podemos nos contentar em sermos a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, temos que trabalhar para sermos a melhor cidade de todo o Estado para se viver e a modernização da iluminação pública é um passo importante nesse sentido”, finaliza Marçal Filho. MORADORES COMEMORAM Para o marceneiro José Luiz Bressan, 64 anos, morador no Habitacional Harrisson de Figueiredo, as novas lâmpadas instaladas na região serão um grande diferencial. “Agora minha casa e meu comércio vão ficar mais iluminado”, comemorou. “É mais segurança para nós que moramos aqui, já não tínhamos tranquilidade de sair durante a noite, mas agora será diferente”, apontou. A professora Jhenifer Janaína Pereira, 26, disse que mora na região há mais de 10 anos, na rua que recebe o serviço atualmente e citou que a intervenção traz mais segurança e possibilita mais comodidade. “Estávamos na escuridão aqui, tinha até medo de sair quando anoitece e agora vamos ter a segurança de poder ir até um mercado, de chegar do trabalho e fazer uma caminhada, é um trabalho muito bom que a prefeitura está fazendo com lâmpadas mais modernas”, disse. Os números de telefone para solicitar troca de lâmpada permanecem os mesmos: 0800 999 2040 ou whatsApp 67 9 8163 0446. Em breve a prefeitura lançará um sistema moderno e eficiente para esse tipo de serviço.
Dourados recebe 4 dias de feira do Projeto Prospera MS no Centro de Convenções
Feira Prospera MS já ocorreu em outras cidades do Estado e agora chega à Dourados promovendo entretenimento, conhecimento e cidadania A Feira de Agricultura Familiar – Projeto Prospera MS-, acontece em Dourados, no período de 05 a 08 de março de 2026, no Centro de Convenções Antônio Tonani, com incentivo a agricultura familiar, promoção de cultura e gastronomia regional. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Socioambiental, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Governo Federal e apoio da Prefeitura de Dourados. O evento trará diversas atrações para públicos de todas as idades, reunindo ações como a Cozinha Show com degustações, oficinas de capacitação, além de atividades culturais e artísticas que fortalecem a identidade e o patrimônio cultural local. Shows com Maria Cecilia & Rodolfo, Talles & Rafael e Talles & Fred & Victor farão parte da programação, envolvendo o grande público com canções bastante conhecidas no cenário musical. Produtores rurais de Dourados vão expor produtos frescos diversos e terão a oportunidade de participação de um momento de intercâmbio, e troca de experiência com produtores de outros estados. Destaque para um dos diferenciais do evento que é a Cozinha Show, um palco onde chefs reconhecidos da gastronomia brasileira preparam pratos ao vivo com ingredientes selecionados da agricultura local, evidenciando sabor, qualidade e origem. Gastronomia com a Cozinha Show é um dos pontos altos do evento, unindo sabor e regionalidade. Foto: Divulgação O momento une gastronomia e regionalidade. No Cozinha Infantil, o momento será voltado para crianças, com receitas simples e prezando pelo entretenimento e desenvolvimento dos envolvidos. Outras edições já foram realizadas nos municípios de Aquidauana, Naviraí, Coxim, Jardim, Ponta Porã, Corumbá, Campo Grande e agora a ação chega à Dourados se consolidando como uma grande vitrine da produção rural sul-mato-grossense. Cabe destacar que a iniciativa foi idealizada pela Senadora Soraya Thronicke e representa uma proposta inovadora e transformadora para o fortalecimento da agricultura no Estado de Mato Grosso do Sul, envolvendo famílias em um momento leve e agradável. Veja a programação completa do Prospera MS em Dourados: Quinta-feira (05 de março)· 16h00: Abertura.· 16h30: Cozinha Infantil.· 18h00: Aula Show.· 19h30: Cozinha Show.· 21h30: Show no Palco Principal com Maria Cecilia & Rodolfo. Sexta-feira (06 de março)· 16h00: Abertura.· 16h30: Cozinha Infantil.· 18h00: Aula Show.· 19h30: Cozinha Show.· 21h15: Show Prospera com Talles & Rafael. Sábado (07 de março)· 11h00: Abertura e Programa “O Povo na TV” ao vivo com Tatá Marques.· 14h00: Cozinha Infantil.· 17h00: Aula Show.· 20h00: Cozinha Show.· 21h30: Show Prospera com Fred & Victor. Domingo (08 de março)· 12h00: Abertura.· 14h00: Cozinha Infantil.· 17h00: Aula Show.· 19h00: Cozinha Show.· 21h30: Encerramento Prospera.
Câmara de Dourados aprova em primeira votação proposta que vincula Agetran à Semsur
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (2), a quinta Sessão Ordinária do ano legislativo, tendo como principal pauta a análise da proposta do Poder Executivo que prevê a retomada da vinculação da Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados (Agetran) à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A medida integra o Projeto de Lei Complementar encaminhado ao Legislativo com o objetivo de alterar dispositivos da Lei Complementar nº 442, de 15 de setembro de 2022, que dispõe sobre a estrutura organizacional e administrativa da Prefeitura de Dourados. De acordo com a justificativa apresentada e assinada pelo prefeito Marçal Filho, a proposta busca readequar a vinculação da Agetran a uma secretaria com maior identidade funcional e proximidade operacional, reforçando a integração das políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana e aos serviços urbanos. Entre as competências atribuídas à Semsur está a elaboração de projetos ligados ao transporte coletivo, à análise da inter-relação dos sistemas de transporte e à definição de prioridades e modificações na circulação viária e na estrutura física do município por meio da agência. O Executivo também informou que, em projeto próprio, serão promovidas adequações na legislação que instituiu a Agetran, sem prejuízo à continuidade dos serviços prestados à população de Dourados. Líder do prefeito na Câmara, o vereador Márcio Pudim (PSDB), afirmou que a mudança proposta reaproxima a Agetran à sua secretaria de origem, já que na gestão passada foi alocada junto à Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento). “Não se trata de usurpação de função ou extinção de cargos ou atribuições, e sim uma forma de readequar a Agetran junto à Semsur de forma que atenda a demanda do serviço público”, disse. O Projeto foi aprovado em primeira votação e deve voltar a ser analisado nas próximas sessões. Se receber novo aval dos vereadores, segue para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho.








