O prefeito Marçal Filho recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (4), o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ásia, Reginaldo Lante, acompanhado de representantes do comércio, da política e do agronegócio local para um debate sobre o desenvolvimento de Dourados e as oportunidades de inserção do município no cenário internacional. Durante o encontro, Reginaldo Lante destacou o potencial econômico da região e demonstrou entusiasmo com as possibilidades de expansão dos negócios. Ele afirmou ter ficado impressionado com a estrutura produtiva local, especialmente com as indústrias voltadas ao processamento do agronegócio. “Estou encantado com a região”, afirmou. “Eu não conhecia Dourados e, ao chegar, já pude observar as indústrias gigantescas fazendo o processamento do agro”, continuou. “Vejo que é uma região bastante promissora, um campo vasto para o desenvolvimento de negócios internacionais”, completou. Lante também sugeriu a criação de uma agência ou grupo de trabalho local, com apoio da prefeitura, para organizar e apresentar as potencialidades do município ao mercado externo, especialmente ao continente asiático. Segundo ele, a reunião foi marcada por uma troca produtiva de ideias e abre caminho para futuras parcerias. “Foi um encontro muito positivo. Esperamos colaborar com o município nesse projeto de desenvolvimento e levar as potencialidades da região, inclusive dos municípios vizinhos, para o exterior, para clientes no solo asiático”, ressaltou. O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ásia também falou do seu encanto pessoal com a cidade. “Percebi o cuidado da prefeitura em todos os detalhes, com a limpeza das ruas, o corte da grama dos canteiros centrais, a organização do município”, afirmou. A articuladora de Negócios Internacionais, Joana Batista, que acompanhava Lante na agenda, também destacou o cuidado da gestão com a cidade. “Estou bem impressionada com a transformação que está sendo feita, deixando Dourados muito melhor quando comparada com o passado”, enfatizou. O prefeito Marçal Filho avaliou o diálogo como estratégico para consolidar Dourados como referência no Centro-Oeste e ampliar sua projeção nacional e internacional. “É muito importante a sua visita à nossa cidade, esse diálogo e sua visão para uma cidade localizada estrategicamente no Centro-Oeste, que tem como potencialidades a agropecuária, a indústria, a soja, a piscicultura, entre outras áreas, e que está pronta para se desenvolver ainda mais”, destacou o prefeito. Participaram ainda do encontro o secretário de Governo, João Alcântara; o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Antônio Freire; o secretário de Planejamento, Fábio Luís da Silva; a articuladora de Negócios Internacionais, Joana Batista; o empresário Orcitone Barbosa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Everaldo Leite; o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), Fernando Rodrigues da Silva; o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira e a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambilla.
Procon revela variação expressiva de preço em produtos da cesta básica em Dourados
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Dourados (Procon) identificou variações expressivas nos preços dos produtos da cesta básica em Dourados. O levantamento foi realizado nos dias 2 e 3 de março, em 12 supermercados da cidade, e analisou 29 itens de consumo essencial. Entre os produtos pesquisados, 13 apresentaram diferença superior a 100% entre o menor e o maior preço encontrados. A maior variação foi registrada na erva-mate de tereré 500 g, com diferença de 307,76%. Na sequência aparecem o sabão em pó 800 g (233,77%) e o papel higiênico, pacote com quatro unidades de 30 metros (223,53%). Também apresentaram diferenças significativas o sal 1 kg (151,26%), a água sanitária 1 litro (146,05%) e o extrato de tomate 340 g (136,09%). Outros itens com variação acima de 100% foram farinha de mandioca torrada 1 kg, goiabada 300 g, margarina 500 g, esponja de aço (pacote com oito unidades), sabão em barra (pacote com cinco unidades), creme dental 70 g e sabonete 85 g. De acordo com os fiscais do Procon, a diferença entre o estabelecimento com menor preço médio e o de maior preço foi de 30,24%. Em comparação com fevereiro de 2026, a cesta básica apresentou aumento médio de 0,83%. O órgão orienta os consumidores a pesquisarem preços antes das compras e a verificarem atentamente informações como prazo de validade, composição e peso líquido dos produtos. Em caso de dúvidas ou reclamações, o atendimento pode ser feito pelos telefones (67) 2222-1536 e 2222-1539 ou pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br. Também pode ser registrado através do link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Confira a pesquisa completa:
Dourados inicia nova etapa de formação na saúde com programas de residência para profissionais
A Prefeitura de Dourados deu início, na manhã desta quarta-feira (4), às atividades formativas das novas turmas dos programas de Residência em Saúde do município. A abertura oficial marcou o começo da formação dos residentes de primeiro ano (R1) da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A iniciativa é coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho, Gestão Participativa e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e ocorre em parceria com o Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (LabinovaAPS/Fiocruz). A programação de acolhimento foi realizada na Unigran e reuniu autoridades, gestores da saúde e representantes das instituições parceiras. Participaram da abertura o prefeito Marçal Filho, o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, a coordenadora local do projeto LabinovaAPS, Dinaci Ranzi, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Márcia Torres, além de profissionais e residentes que passam a integrar os serviços da rede pública. A programação de acolhimento foi organizada para apresentar aos novos residentes o funcionamento da rede municipal de saúde, além de promover a integração entre os profissionais e as equipes das unidades de atendimento. A proposta também busca reforçar o compromisso da formação profissional com as necessidades reais da população atendida pelo Sistema Único de Saúde. Durante a abertura, o prefeito Marçal Filho destacou os desafios enfrentados pelo SUS e ressaltou a importância do papel dos profissionais que atuam na rede pública. “O SUS é o único sistema universal do mundo, que atende toda a população. É um sistema complexo e que enfrenta dificuldades, principalmente em relação ao financiamento. Mesmo com limitações estruturais, o mais importante são os profissionais que cuidam das pessoas. Nosso objetivo é garantir acolhimento e atendimento humanizado em todas as unidades de saúde”, afirmou. O prefeito também ressaltou que a gestão municipal tem buscado melhorar a infraestrutura das unidades e investir em novos serviços, ao mesmo tempo em que reforça a importância da formação de profissionais comprometidos com a saúde pública. Durante o discurso, Marçal também destacou a crescente demanda por atendimento em saúde mental e a necessidade de ampliar investimentos na área. Segundo ele, problemas como ansiedade, depressão e síndrome do pânico têm se tornado cada vez mais frequentes em todas as faixas etárias e classes sociais, exigindo maior atenção das políticas públicas. “A saúde mental é um desafio para o mundo inteiro. Muitas vezes o problema é invisível, mas afeta profundamente a vida das pessoas. Precisamos estar atentos e investir cada vez mais nessa área”, afirmou o prefeito, ao reverenciar a Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que será desenvolvido pela prefeitura. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, ressaltou que os programas de residência em Dourados possuem características próprias voltadas à prática no território e à integração com os serviços da rede pública. “Essas residências têm um propósito muito especial. Aqui os residentes vão vivenciar o dia a dia das unidades de saúde e entender as necessidades reais da população. Nossa missão é formar pessoas para cuidar de pessoas, e esse é o principal objetivo do Laboratório de Inovação da Atenção Primária”, destacou. A coordenadora local do LabinovaAPS, Dinaci Ranzi, também destacou a importância da experiência prática na formação dos profissionais. Segundo ela, o contato direto com as equipes e com a comunidade permite ampliar a resolutividade das ações de saúde e fortalecer o trabalho interdisciplinar. A gerente de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, a psicóloga Cíntia de Souza Neto, enfatizou que o acolhimento dos residentes é uma etapa essencial para o fortalecimento da saúde pública local e regional. “O processo de acolhimento promove a integração dos profissionais com a rede de Atenção Primária à Saúde e com as equipes multiprofissionais do SUS. É um momento importante para apresentar o funcionamento dos serviços e reforçar a importância da humanização no cuidado”, explicou. As atividades de recepção começaram na segunda-feira e seguem até sexta-feira, envolvendo profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Além de conhecerem o funcionamento dos serviços, os novos residentes também são apresentados aos preceptores, ao cronograma de atividades e às unidades onde irão atuar durante a formação.
Zé Teixeira cobra retirada de entulhos da antiga ponte sobre Rio Santo Antônio
O deputado estadual Zé Teixeira formalizou esta semana um novo pedido à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para que o Governo do Estado execute a remoção definitiva dos restos estruturais da antiga ponte sobre o Rio Santo Antônio, na rodovia MS-382. A estrutura, que ligava Guia Lopes da Laguna a Antônio João, desabou em 2016. Mesmo após a construção de uma nova travessia em 2018, toneladas de concreto e ferro permanecem depositadas no leito do rio, afetando o ecossistema e a economia local. A iniciativa de Zé Teixeira atende a uma demanda urgente de lideranças e moradores de Guia Lopes da Laguna, que convivem há quase uma década com o bloqueio parcial do rio. O acúmulo de material ferroso e concreto tem provocado alterações severas no fluxo das águas e prejuízos diretos à fauna aquática. Para as famílias ribeirinhas e pequenos produtores que dependem da pesca e da navegação na região, a permanência do entulho representa um obstáculo físico que inviabiliza o sustento e a segurança das atividades diárias. Em ofício ao Diretor-Presidente da Agesul, Rudi Fiorese, o parlamentar destacou que a solução para o problema já foi sinalizada pelo governador Eduardo Riedel. Durante evento recente no município, o chefe do Executivo Estadual anunciou que os serviços seriam realizados por uma empresa contratada. Diante dessa sinalização, Zé Teixeira busca agora detalhar o cronograma de execução e identificar a empresa responsável, visando dar uma resposta concreta à sociedade civil e aos vereadores da região que acompanham o caso. O deputado reforça que, embora a logística para a retirada do material seja complexa e exija alto investimento, a medida é indispensável para restaurar as condições ambientais do Rio Santo Antônio.
Patrulha Maria da Penha faz 1.139 ações em 7 meses e acende alerta para violência
O episódio onde a Guarda Municipal de Dourados, através da Patrulha Maria da Penha, resgatou uma mulher vítima de violência doméstica e que estava em cárcere privado, acende o alerta para o aumento de casos de violações da Lei Maria da Penha na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A realidade atual comprova o quanto a gestão do prefeito Marçal Filho acertou ao criar, por Lei Municipal, a Patrulha Maria da Penha e dotar a corporação de condições para atender as ocorrências de proteção às mulheres. Outro dado preocupante: desde que foi criada, de julho do ano passado até 25 de fevereiro deste ano, a Patrulha Maria da Penha atendeu 1.139 ocorrências, sendo que desse total 1071 foram fiscalizações de medidas protetivas de urgência e 68 foram de denúncias e flagrantes referente a violência doméstica, retiradas de pertences, apoio à Delegacia da Mulher, entre outros que foram acionados via Central de Comunicações da Guarda Municipal pelos telefones 153 e 199. Balanço realizado pela Guarda Municipal mostra que a Patrulha Maria da Penha tem realizado atendimentos de fiscalizações de medidas protetivas, averiguação de violência doméstica, acompanhamento da retirada de pertences, encaminhamento do acusado de crime de violência à Delegacia de Polícia Civil em caso de flagrante descumprimento de medida protetiva e apoio a outros órgãos de segurança para averiguações de violência doméstica. Neste período, a Patrulha Maria da Penha constatou que 711 medidas protetivas de urgência estão sendo cumpridas pelos agressores. O preocupante é que em 220 fiscalizações as equipes não conseguiram entrar em contato com beneficiária da medida protetiva por motivos como mudança de endereço ou do número de telefone. Outro detalhe: 61 medidas protetivas de urgência foram revogadas, no período, a pedido da vítima e em 79 ocorrências da Patrulha Maria da Penha foram constatados que os agressores ainda não estavam cumprindo a decisão judicial. O diretor-geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos, explica que em relação às 220 medidas protetivas onde as beneficiárias não foram encontradas, 145 casos foram porque os endereços ou telefones cadastrados no sistema estavam errados. Em outras 46 ocorrências, as vítimas não foram encontradas por motivo de mudança de endereço e em 28 casos as vítimas estavam em viagem ou trabalhando. Jamil da Costa Matos ressalta que a Patrulha Maria da Penha consegue dar essas resposta à sociedade porque está composta por agentes capacitados para os atendimentos. “Zelando para segurança da mulher e seus dependentes, a patrulha soma forças com os outros órgãos de segurança para garantir a integridade física das vítimas de violência”, ressalta o diretor-geral. “Existe uma vida que segue após a denúncia, após uma solicitação de medida protetiva, e as mulheres precisam se sentir seguras para seguir suas rotinas, trabalho e lazer”, prossegue. “A Patrulha Maria da Penha tem a finalidade de fiscalizar se as medidas protetivas estão sendo respeitadas e nossos agentes têm se empenhado nessa missão”, completa. A realidade do quantitativo de mulheres que sofrem violência doméstica em Dourados, infelizmente, é bem maior que as denúncias que os órgãos de segurança recebem, porque muitas dessas vítimas por medo ou dependência emocional e financeira, acabam não realizando a denúncia. A base da Patrulha Maria da Penha fica Praça Antônio João e o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13h. A Patrulha Maria da Penha trabalha em plantão de 24h, com uma viatura caracterizada e guarnição capacitada.
Inspetor Cabral defende estrutura para Guarda Municipal e reforça apoio à PEC da Segurança Pública
Durante a quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (2), o vereador Inspetor Cabral (PSD) fez um pronunciamento enfático em defesa da valorização e do fortalecimento estrutural da Guarda Municipal de Dourados (GMD), da qual faz parte há mais de 25 anos. O parlamentar destacou que é preciso garantir condições reais de trabalho antes de projetar grandes empreendimentos e eventos que demandam a presença da corporação. Segundo Cabral, não adianta pensar em expansão, novos projetos ou na realização de grandes eventos sem que haja, previamente, planejamento para assegurar base de apoio adequada, espaço físico estruturado e condições mínimas de funcionamento para as equipes. “Defendo que o planejamento do Executivo comece pela organização e fortalecimento daquilo que sustenta o serviço público. Valorizar a Guarda é investir em segurança, responsabilidade e respeito com quem está diariamente nas ruas protegendo a nossa população”, afirmou. O vereador também voltou a defender que as Guardas Municipais tenham o reconhecimento formal do poder de polícia, ressaltando que, na prática, os agentes já desempenham esse papel. A discussão ganhou força com a tramitação da PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública. Em sessão anterior, Cabral já havia se posicionado de forma firme em defesa da proposta, destacando que a matéria é aguardada há mais de três décadas e foi construída com base em estudos e na realidade enfrentada diariamente pelas Guardas Municipais em todo o país. “Quando é para enfrentar o crime, proteger, arriscar a vida, a Guarda faz papel de polícia. Mas quando é para ter direitos, dizem que não somos polícia? Qual é a lógica?”, questionou. O parlamentar reforçou que as Guardas atuam em ocorrências de violência doméstica, capturas de foragidos, patrulhamento escolar e diversas ações de proteção comunitária, atividades típicas de força policial, ainda que nem sempre reconhecidas oficialmente. Em Dourados, segundo ele, há integração entre as forças de segurança, sem disputa institucional. “As Guardas Municipais não querem substituir a PM. Não querem competir. Querem somar. Servimos no mesmo território, olhando para o mesmo cidadão”, completou.
Laudir solicita pavimentação de corredor industrial em Dourados
Indicação propõe obra estruturante no bairro Vival do Castelo para fortalecer logística e economia local Uma iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura e ao desenvolvimento econômico de Dourados foi apresentada pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (2). O parlamentar encaminhou indicação ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e à Prefeitura Municipal solicitando, em caráter de urgência, a elaboração e execução do projeto de pavimentação asfáltica da Marginal Berale Mustafa Ratieibe, localizada no bairro Vival do Castelo. A proposta contempla toda a extensão da via, com atenção especial ao trecho em frente a empresas instaladas na região, como JBS, Assessoria Modelo, Rivera Dourados e Cervejaria Petrópolis – Unidade Dourados, além de outros empreendimentos industriais e comerciais que utilizam o corredor logístico diariamente. De acordo com o vereador, a via possui relevância estratégica para o município, concentrando intenso fluxo de veículos, especialmente caminhões de grande porte responsáveis pelo transporte de produtos que abastecem Dourados e municípios da região sul do Estado. Atualmente, o local apresenta problemas estruturais decorrentes da ausência de pavimentação adequada, situação agravada pelo tráfego pesado e pelas condições climáticas. O cenário tem gerado dificuldades operacionais, riscos à segurança viária e impactos às atividades empresariais instaladas no entorno. A indicação prevê, além da pavimentação asfáltica, a implantação de sistema de drenagem, regularização da base da via e sinalização adequada, garantindo maior durabilidade da obra e melhores condições de trafegabilidade. Para Laudir, a intervenção representa uma medida estruturante para o município. “O desenvolvimento de Dourados passa por investimentos em infraestrutura. Essa via atende um polo industrial relevante e precisa de uma solução definitiva, com pavimentação e drenagem adequadas, garantindo segurança, eficiência logística e melhores condições para as empresas que geram emprego e renda”, destacou. A proposta também sugere articulação institucional entre município e Governo do Estado para viabilizar a execução da obra. Caso implementada, a intervenção deverá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, redução de custos operacionais, valorização da área industrial e fortalecimento da economia local.
Obras e investimentos consolidam o compromisso do Governo do Estado com Dourados, destaca Liandra
A presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB), acompanhou no final de semana a extensa agenda do governador Eduardo Riedel no município, marcada pela entrega e vistoria de importantes obras nas áreas de esporte, educação e infraestrutura. As ações reforçam o pacote de investimentos do Governo do Estado em Dourados, com foco na melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida da população. Ao lado do prefeito Marçal Filho e de lideranças locais, Liandra destacou a importância da parceria institucional entre o Governo do Estado, a Prefeitura e o Poder Legislativo municipal para a concretização dos projetos. “Dourados vive um momento de avanços importantes. Essas entregas representam mais qualidade de vida para a nossa população e mostram que, quando há diálogo, planejamento e união entre os poderes, os resultados chegam. A Câmara tem atuado de forma responsável, buscando recursos, apoiando projetos e fortalecendo as parcerias que geram desenvolvimento para o município”, afirmou a presidente. GINÁSIO MUNICIPAL Entre as principais entregas está a revitalização completa do Ginásio Municipal de Esportes Deputado Ulysses Guimarães, que recebeu investimento de R$ 4,3 milhões. Criado em 1992, o espaço passou por uma ampla modernização, com ampliação dos vestiários, novos acessos, modernização do sistema de iluminação e som, além do cercamento da área de estacionamento. Para Liandra, o investimento fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. “O esporte transforma vidas, afasta nossos jovens da vulnerabilidade e promove cidadania. Essa revitalização é um ganho para atletas, estudantes e toda a comunidade”, ressaltou. INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Na área da educação, o governador entregou a reforma geral e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, localizada na Avenida Marcelino Pires, na região central da cidade. Com investimento de R$ 6,4 milhões, a unidade recebeu revitalização completa e ampliação da estrutura. Foram construídas uma nova sala de aula, sala de tecnologia e laboratório de ciências, além de saguão, refeitório, cozinha com câmara fria e depósito. A modernização garante melhores condições de ensino e aprendizagem para alunos e profissionais da educação. INFRAESTRUTURA Dentro da proposta de gestão municipalista, Eduardo Riedel também vistoriou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem no Residencial Pelicano e no Jardim Canaã I, que somam R$ 4 milhões em investimentos. As intervenções visam solucionar problemas históricos de poeira e lama, melhorando a mobilidade e a infraestrutura urbana. A agenda incluiu ainda a vistoria da reforma e revitalização do clube social da Colônia Paraguaia, com investimento de R$ 1,8 milhão, além do acompanhamento das obras de duplicação e revitalização da Avenida Aziz Rasselen, às margens do Parque Antenor Martins. O governador também participou da solenidade de lançamento da 60ª Expoagro de Dourados. Para a presidente da Câmara, os investimentos refletem o compromisso com o desenvolvimento regional. “Essas obras são frutos de um trabalho conjunto, construído com diálogo e responsabilidade. A Câmara tem sido parceira ativa, apoiando iniciativas que tragam benefícios concretos para a população. Nosso papel é fiscalizar, propor e também articular para que Dourados continue avançando”, concluiu Liandra.
Douradense eleita Miss MS vai disputar o Miss Latina Brasil em maio
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta terça-feira (03) a atual Miss Mato Grosso do Sul, Isadora de Castro Chibeni. Natural do município, a jovem de 25 anos irá representar o Estado no Miss Latina Brasil 2026, previsto para ocorrer em maio, no Rio Grande do Sul. Eleita Miss MS em janeiro, Isadora está intensificando a preparação para a etapa nacional, que inclui provas de conhecimentos gerais e sobre o estado de origem, além de desfiles com diferentes trajes, entre eles o típico regional. Isadora é formada em Transações Imobiliárias e em Biomedicina, com especialização em Análises Clínicas e Estética. Atua como biomédica esteta e atualmente cursa o 3º ano de Medicina, área que define como uma de suas grandes paixões. Fluente em inglês e espanhol, já realizou viagens internacionais que contribuíram para ampliar sua visão de mundo e fortalecer sua maturidade, atributos que considera fundamentais para representar Mato Grosso do Sul em nível nacional. Filha de mãe e avó que também foram misses, cresceu inspirada pelo universo dos concursos de beleza, mantendo, segundo ela, fidelidade aos seus princípios e valores. Durante o encontro com o prefeito, Isadora destacou o compromisso de levar o nome de Dourados e do Estado ao topo do concurso. “Estou me preparando bastante e quero representar bem Dourados e Mato Grosso do Sul”, afirmou. O prefeito Marçal Filho parabenizou a miss pela conquista do título estadual e desejou sucesso na competição nacional, ressaltando a importância de ter uma representante douradense projetando a imagem do município em âmbito nacional.








