No mês que celebra a mulher, a Prefeitura de Dourados inicia a entrega de dezenas de equipamentos modernos voltados ao atendimento do público feminino nas unidades de saúde do município. O prefeito Marçal Filho esteve na Secretaria Municipal de Saúde (Sems) na manhã desta segunda-feira (9) para conferir os itens, que somam investimento superior a R$ 1,2 milhão e começam a ser distribuídos a partir de hoje. O investimento é proveniente de recursos próprios da Prefeitura de Dourados e de emenda da deputada estadual Lia Nogueira. Foram adquiridos cinco aparelhos de ultrassom, 47 mesas ginecológicas fixas, 17 mesas para exames, 48 unidades de ar-condicionado de 18.000 BTUs, 19 unidades de ar-condicionado de 30.000 BTUs e 62 seladoras de pedal. O prefeito Marçal Filho destacou que solicitou celeridade às equipes para a aquisição dos itens, com o objetivo de ampliar a qualidade do atendimento prestado às mulheres na rede municipal de saúde. “Nosso pedido foi para que essas melhorias chegassem o quanto antes à população e agora podemos fazer essa entrega com alegria justamente em um mês dedicado às mulheres, investindo na saúde delas, no acolhimento e no bem-estar”, afirmou. Outro ponto ressaltado pelo prefeito é o padrão tecnológico dos equipamentos, especialmente os aparelhos de ultrassom. Ele também reforçou que a busca por excelência tem sido uma marca de sua gestão, citando como exemplo a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados. “São equipamentos de última geração, que muitos municípios ainda não possuem e que agora estarão disponíveis para nossa população”, enfatizou. “Temos prezado muito por investir na saúde, vale citar a nova UBS que estamos construindo, por exemplo, que tem estrutura semelhante à de uma clínica particular”, disse o prefeito ao apontar ainda que “durante muito tempo a saúde pública foi vista como inferior, mas a prefeitura está trabalhando para mudar essa realidade”. Juntamente com secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, e coordenadora da Rede Aline, Mariana, prefeito Marçal Filho destaca cuidado com o público feminino nas unidades de saúde de Dourados De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcio Grei Figueiredo, os novos equipamentos estarão disponíveis no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), no Pronto Atendimento Médico (PAM) e nas Unidades Básicas de Saúde, conforme a demanda de cada local. “Estamos seguindo firmes na determinação do prefeito Marçal Filho de investir em tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços que são prestados à população”, enfatizou o secretário. Mariana Faria Gonçalves, coordenadora da Rede Aline, voltada ao atendimento de mulheres em Dourados, ressaltou que a chegada dos equipamentos representa um avanço importante na estrutura de atendimento e nas condições de trabalho das equipes de saúde. “Vamos substituir mesas ginecológicas que já estavam bastante desgastadas pelo tempo de uso em várias unidades e com essa renovação, conseguiremos oferecer mais conforto e dignidade às pacientes durante os atendimentos” frisou, ao citar ainda que com a aquisição dos modernos ultrassons, será possível Dourados ampliar a oferta de exames como ultrassom morfológico”. Os itens que foram definidos a partir de critérios técnicos e avaliação especializada representam mais cuidado a mulher na rede e reafirmam o compromisso da prefeitura com a saúde pública.
Iniciada força-tarefa contra chikungunya na Reserva Indígena e confirmada epidemia
Diante do aumento expressivo de casos de chikungunya na Reserva Indígena de Dourados e da confirmação de epidemia, equipes da Prefeitura iniciaram nesta segunda-feira (9) um mutirão para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação mobiliza agentes de endemias, profissionais de saúde e trabalhadores da limpeza das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Urbanos. A força-tarefa também conta com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Itaporã, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e de lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó. O ponto de partida das atividades foi o Hospital da Missão Evangélica Caiuá, localizado na aldeia Jaguapiru, região que concentra o maior número de casos. De acordo com o último boletim epidemiológico, já são 99 casos confirmados da doença e outras 183 notificações em investigação na Reserva. Embora a responsabilidade pelo combate ao mosquito e pela atenção primária nas aldeias seja do Governo Federal, o prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Saúde mobilizasse equipes para auxiliar no enfrentamento da situação diante da gravidade do cenário. As equipes iniciaram visitas domiciliares com apoio de agentes indígenas de saúde. Durante as inspeções, os profissionais verificam possíveis criadouros do mosquito e orientam as famílias sobre prevenção. Lideranças indígenas relatam que muitas pessoas estão sem conseguir sair de casa devido às fortes dores no corpo e nas articulações causadas pela doença. Nas primeiras casas visitadas na aldeia Jaguapiru, foram encontrados diversos focos do mosquito, principalmente em caixas d’água. Muitas famílias não possuem abastecimento regular de água e armazenam água da chuva. Mesmo nas residências com água encanada, a distribuição é irregular, o que faz com que moradores mantenham recipientes cheios por longos períodos. Para combater os focos, as equipes utilizam produtos biológicos conhecidos como larvicidas ou bioinseticidas, que eliminam as larvas do mosquito em locais onde a água não pode ser retirada imediatamente, como caixas d’água. Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Priscila da Silva, o produto é específico para as larvas do Aedes aegypti e não oferece risco para pessoas ou animais domésticos. Ela falou sobre a realidade das aldeias indígenas de Dourados. “As equipes têm encontrado muitos focos e nossa proposta é orientar as famílias a redobrarem os cuidados, eliminar criadouros e evitar água parada por muito tempo nas caixas d’água”, explicou. A coordenadora classificou como crítico a quantidade de focos encontrados já no primeiro dia de trabalho. “Estamos também fazendo a borrifação com a máquina costal em locais que tem mais circulação de população”, acrescentou Priscila da Silva. Paralelamente, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciaram a vistoria em prédios públicos da reserva, como escolas, unidades de saúde e centros de assistência social. O secretário-adjunto da Semsur, Angelo Gomes, informou que os trabalhos incluem roçada, limpeza de áreas públicas e recolhimento de entulhos que possam acumular água. “Estamos realizando serviços de limpeza e manutenção em equipamentos públicos e disponibilizando caminhões para recolher materiais que acumulam água. Começamos pela Jaguapiru e vamos avançar para a aldeia Bororó ao longo da semana”, explicou. HOSPITAL SUPERLOTADO O Hospital da Missão Evangélica Caiuá tem registrado forte aumento na procura por atendimento médico. Atualmente, cerca de 130 pacientes são atendidos diariamente, a maioria com sintomas semelhantes, como dores intensas no corpo e nas articulações, dor de cabeça e náuseas. Nesta segunda-feira, diversos pacientes aguardavam atendimento dentro e fora da unidade de saúde. Com a alta demanda, medicamentos utilizados para aliviar os sintomas começam a ficar escassos tanto no hospital quanto nos postos de saúde da reserva. A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá reforçar imediatamente o fornecimento de medicamentos e buscar apoio do Governo do Estado para garantir assistência aos pacientes. A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela dengue e pela zika. Os sintomas incluem febre alta, dores intensas nas articulações, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, cansaço e manchas na pele. Embora a maioria das pessoas se recupere em poucas semanas, em alguns casos as dores nas articulações podem persistir por meses ou até anos, exigindo acompanhamento médico prolongado.
Semc realiza oficina para orientar classe cultural sobre elaboração de projetos
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza a oficina “Mão na Massa”, que acontece nos dias 10 e 11 de março, das 18h30 às 22h, na Casa da Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). A ação é voltada para agentes culturais e terá como foco orientar sobre todas as etapas que envolvem a elaboração e apresentação de projetos culturais. Realizada em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Uems, a oficina será ministrada pela servidora da FCMS Ana Ostapenko, jornalista e produtora cultural com experiência na elaboração e gestão de projetos. Durante os encontros, os participantes terão acesso a orientações práticas para estruturar propostas culturais de forma clara, organizada e competitiva. Entre os temas abordados estarão os principais pontos para a elaboração de propostas destinadas ao Edital de Fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), publicado pela Semc e que está com inscrições abertas até o dia 16 de março. A oficina também vai orientar sobre organização de documentos, planejamento das ações culturais e elaboração de cronogramas e orçamentos. O edital tem como objetivo fortalecer e valorizar as diversas manifestações culturais presentes em Dourados, destinando R$ 877.364,06 para a seleção de 21 projetos, distribuídos em diferentes categorias: três projetos de R$ 100 mil; cinco de R$ 60 mil; sete de R$ 20 mil; um de R$ 12.364,03; e cinco projetos de oficinas no valor de R$ 25 mil cada. Outro ponto que será trabalhado durante a oficina é a montagem de um portfólio artístico atrativo, etapa considerada fundamental para a avaliação nos processos seletivos. A proposta é oferecer aos agentes culturais ferramentas que aumentem as chances de aprovação nos editais e contribuam para o fortalecimento da produção cultural local. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa busca ampliar o acesso às políticas públicas de fomento e incentivar a participação dos artistas e produtores culturais do município.
Foi iniciada a seleção para venda de alimentos e artesanato na 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados iniciou na última sexta-feira, dia 6 de março, o processo de credenciamento de espaços para comercialização de alimentos na Praça de Alimentação e artesanato na 2ª Festa da Páscoa, que acontece de 3 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins. A exemplo da primeira edição, em 2025, neste ano o evento será repleto de atrações como shows nacionais e regionais, liberação de pesca no lago do parque, comércio de peixe fresco, brinquedos infláveis para as crianças, feira de artesanatos, provas esportivas como a Corrida da Páscoa, torneio de vôlei, futsal, beach tênis, entre outras atrações. A organização ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e os interessados em ocupar os espaços destinados à comercialização de alimentos, bebidas, artesanatos e comercio varejista de produtos diversos, devem confirmar a inscrição até o dia 13 de março. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira e está disponível no portal www.dourados.ms.gov.br . No dia 3 de abril, Sexta-Feira Santa, a Festa da Páscoa terá atividades das 8h às 23h30, mesmo horário para o dia 4 de abril. Já no domingo, dia 5, as atrações começam às 8h e se encerram às 23h. Estão sendo disponibilizadas 10 vagas nos espaços definidos na categoria ambulante 1, 5 vagas nos espaços definidos na categoria Ambulante 2, e 20 vagas nos espaços definidos na categoria Expositor de Produtos Artesanais. Também estão sendo disponibilizadas 5 vagas nos espaços definidos na categoria Venda de Produtos Diversos, além de outras 15 vagas nos espaços definidos na categoria Food Trucks 1, e outras 10 vagas nos espaços definidos na categoria Food Trucks 2, bem como 2 vagas nos espaços definidos na categoria Restaurante. Os interessados deverão comparecer na sede da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, localizada à Rua José Luiz da Silva, nº 3350, Terra Roxa, até o dia 13 de março, das 8h às 13h, munidos da documentação completa para entrega da ficha cadastral padronizada devidamente preenchida, apresentando ainda cópia legível do RG e do CPF, ou da CNH; certidão de casamento, se for casado; comprovante de residência em seu nome; declaração de inexistência de utilização de mão-de-obra Infantil; declaração de inexistência de impedimento legal para a chamada pública; declaração de cessão de imagem e som; Termo de Responsabilidade sobre consumo e comércio de bebida alcoólica. Todos os formulários e declarações estão no edital. No caso das pessoas jurídicas o interessado deve apresentar cópia do ato constitutivo, estatuto social ou contrato social em vigor, devidamente registrado e acompanhado de todas as alterações ou da consolidação respectiva; cópia do Cartão CNPJ atualizado com a condição de atividade Ativa; cópia legível do RG e do CPF ou da CNH; comprovante de residência no município de Dourados, com data de janeiro, fevereiro ou março de 2026; declaração de inexistência de utilização de mão-de-obra infantil; declaração de inexistência de impedimento legal para a chamada pública; declaração de cessão de imagem e som; termo de responsabilidade sobre consumo e comércio de bebida alcoólica. Havendo mais inscritos que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio. A ausência do habilitado no sorteio no horário previsto implicará em sua automática desistência e inabilitação. A presença do habilitado poderá ser suprida por meio de procurador munido de procuração com poderes específicos, por instrumento público ou particular com reconhecimento de firma de instrumento de procuração pública com poderes específicos de representação. Os processos de sorteios serão realizados na presença dos interessados, bem como a lista com a divulgação dos selecionados será comunicada a todos os presentes e publicada no Diário Oficial do Município. Serão habilitados, ainda, até 5 suplentes por categoria, se houver classificados inscritos, prevendo os casos de desistência ou penalidade pelo titular. Os suplentes em questão, respeitada a ordem de classificação, serão convocados imediatamente, para integrar a praça de alimentação e ocupar a vaga vacante, caso haja necessidade. Após o critério de seleção e sorteios realizado, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar emitirá a Guia DAM para cada classificado respeitando os valores definidos para cada categoria: para Ambulante 1, o valor será R$ 150,00; para Ambulante 2, o valor será R$ 250,00; para a categoria Expositor de Produtos Artesanais, o valor será R$ 150,00; para a categoria Venda de Produtos Diversos, o valor será R$ 500,00; para a categoria Food Trucks 1, o valor será R$ 600,00; para a categoria Food Trucks 2, o valor será R$ 750,00 e para a categoria Restaurante, o valor será R$ 600,00. Esclarecimentos sobre o regulamento poderão ser obtidos através do e-mail: semafes@dourados.ms.gov.br e telefone (67) 2222-1491.
Polícia Civil esclarece tentativa de homicídio e prende mulheres em flagrante por tráfico de drogas em Dourados
Equipe do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, esclareceu as circunstâncias de uma tentativa de homicídio registrada na madrugada deste sábado (7) e prendeu duas mulheres em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munições de arma de fogo. As diligências tiveram início após o registro de ocorrência dando conta de disparos de arma de fogo que resultaram em ferimentos em uma pessoa e também atingiram outra vítima de raspão. O caso inicialmente foi comunicado como tendo ocorrido em frente a um estabelecimento comercial. Contudo, no decorrer das investigações, os policiais apuraram que os fatos ocorreram no bairro Jockey Club, onde houve uma troca de tiros entre os envolvidos. Segundo as investigações, um homem de 28 anos, acompanhado de seu pai, de 51 anos, teria se deslocado até a residência de uma mulher, ocasião em que ambos efetuaram disparos de arma de fogo contra pessoas que se encontravam no local. Um dos indivíduos presentes reagiu aos disparos, ocasião em que o homem de 51 anos acabou sendo atingido. Durante as diligências para localizar os suspeitos, a equipe policial se deslocou até o endereço do investigado de 28 anos, no bairro Vival dos Ipês. No interior da residência foram localizadas 81 munições calibre .380, um carregador de pistola, além de aproximadamente 387 gramas de substância análoga à cocaína, balanças de precisão e materiais utilizados para embalo de entorpecentes. Diante da situação, foram presas em flagrante duas mulheres, de 27 e 21 anos, as quais foram autuadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munições. As investigações prosseguem com o objetivo de localizar e prender os envolvidos já identificados na tentativa de homicídio, bem como outro investigado envolvido no tráfico de drogas.
DAC e Corumbaense ficam no empate em jogo morno no Douradão
Tudo igual no primeiro confronto entre Dourados AC e Corumbaense FC por vaga na semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (8), pela rodada de ida da segunda fase, DAC e Carijó da Avenida empataram em 1 a 1 com Rincon fazendo o gol alvinegro e Flaviano empatando para o time da casa, ambos no primeiro tempo. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (11), às 19h30, no Estádio Arthur Marinho. O vencedor avança e, em caso de novo empate, por qualquer placar, a disputa termina nos pênaltis. O classificado enfrenta o Operário FC na semifinal. Gols O jogo no Estádio Douradão começou melhor para o Corumbaense, mais organizado em campo, e que abriu o placar aos 17 minutos. Charles percebeu o buraco na defesa adversária e deu o passe para Rincón invadir a área e, sozinho, tocar na saída de Elisson para fazer 1 a 0. O empate douradense veio aos 25 minutos. Igor Vilela recebeu a bola na intermediária defensiva e fez lançamento perfeito para velocidade de Flaviano pelo meio. O atacante invadiu a área, driblou o goleiro Zé Augusto e bateu por baixo do zagueiro França, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. A partida caiu de ritmo no segundo tempo e as poucas chances não foram aproveitadas. O Corumbaense seguiu explorando erros defensivos do adversário, enquanto o DAC dependia mais da individualidade dos seus jogadores, mas o placar do primeiro tempo foi definitivo. Outro Jogo AA Bataguassu 2 x 1 Ivinhema FC
Para preservar o Pantanal, PSA Brigadas destinou mais de R$ 6,1 milhões para diferentes projetos sustentáveis
Para preservação do Pantanal sul-mato-grossense, a maior planície alagável do mundo, o Governo do Estado já investiu aproximadamente R$ 6,1 milhões como parte do programa PSA Bioma Pantanal. A iniciativa pioneira no Brasil, incentiva a conservação da vegetação nativa, a proteção da fauna silvestre, a restauração ecológica e o fortalecimento das comunidades tradicionais. O recurso foi destinado para 13 projetos de sete ONGs que desenvolvem ações integradas de desenvolvimento sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades e da população que vive no Pantanal, como parte do programa PSA Brigadas. O IHP (Instituto do Homem Pantaneiro) foi uma das Ongs beneficiadas e recebeu mais de R$ 1,4 milhão para executar três projetos que envolvem resgate técnico animal, comunicação integrada, manutenção e ampliação do Sistema Pantera na região da Serra do Amolar, além de fortalecer a brigada Alto Pantanal, que atua na prevenção dos incêndios florestais. “A iniciativa do governo tem um grande mérito por criar um programa de pagamento de serviços ambientais voltados à proteção do bioma. O programa atende iniciativas como a nossa e de proprietários de fazendas, que tem boas práticas. No nosso caso, conseguimos recursos para fortalecer a nossa brigada, que atua na região da Serra do Amolar”, disse o diretor-presidente do IHP, Ângelo Rabelo. Entre os projetos beneficiados está o da brigada do Instituto do Homem Pantaneiro, que atua na região da Serra do Amolar (Fotos: IHP) O programa abrange toda a porção sul-mato-grossense do Bioma Pantanal, estruturado nos subprogramas PSA Conservação e valorização da Biodiversidade (PSA Conservação) e PSA Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PSA Brigadas). “O PSA Bioma Pantanal tem um programa que é voltado para a prevenção e combate a incêndios, que o ‘Brigadas’, para as Ongs, e ainda tem o ‘Conservação’, voltado para proprietários rurais com propriedades no Pantanal que tenham área descendente de vegetação nativa. A princípio, todos os contratos do PSA Brigadas e PSA Conservação finalizam em dezembro de 2026. A previsão é que em 2027 sejam lançados novos editais”, disse a coordenadora do programa PSA da Semadesc, Letícia Walter. O PSA Brigadas tem como objetivo apoiar financeiramente projetos destinado a comunidades tradicionais, organizações da sociedade civil, brigadas voluntárias, comunitárias ou particulares, e propriedades rurais com ações para prevenção, combate inicial e resgate de fauna. O primeiro edital do PSA Brigadas recebeu 28 inscrições, sendo 17 projetos classificados com valores de até R$ 500 mil – e 13 já contemplados –, recursos do Fundo Clima Pantanal, destinados as ações de prevenção e combate a incêndios florestais dentro dos limites do bioma Pantanal, fortalecendo brigadas comunitárias, voluntárias e privadas, além de subsidiar ações de educação ambiental em comunidades para conscientização do uso do fogo. Os projetos estão distribuídos nas regiões da Nhecolândia, Nabileque, Serra do Amolar, Porto Esperança, Porto Rolon, Curva do Leque e Salobra, abrangendo ações em terras indígenas, unidades de conservação e comunidades tradicionais. O termo de fomento foi formalizado também pela SOS Pantanal, FUNAR, UCDB, Instituto Tamanduá, ICAs e Associação Onçafari. “É uma iniciativa de vanguarda, através do Fundo Clima do Pantanal, e que a gente está compromissado em transformar essa oportunidade em algo que efetivamente contribua de maneira expressiva para a proteção do bioma, especialmente na região da Serra do Amolar, e que contempla inúmeras comunidades”, disse Rabelo. Em dezembro de 2025, o Governo de MS consolidou a preservação de 126 mil hectares no Pantanal. A iniciativa, executada com recursos do Fundo Clima Pantanal, valoriza financeiramente produtores rurais que mantêm excedentes de vegetação nativa preservados, além das áreas obrigatórias por lei. Na primeira chamada, foram recebidas 71 inscrições de imóveis rurais localizados no Pantanal. Após análise, 45 propriedades foram classificadas com base no Índice de Serviços Ambientais (ISA), instrumento que considera critérios como conservação da vegetação, conectividade de habitats e relevância ambiental das áreas. A segunda chamada do subprograma Conservação e Valorização da Biodiversidade (PSA Conservação) foi publicada esta semana, para seleção de projetos que contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com foco na proteção do Pantanal sul-mato-grossense. A inscrição para participação na segunda chamada do “PSA Conservação” deve ser feita por meio de preenchimento de formulário disponibilizado aqui, até o dia 6 de abril de 2026. As propostas serão avaliadas com base em critérios como relevância ambiental, impacto positivo para o Pantanal, viabilidade técnica e alinhamento com as políticas públicas estaduais. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Empresas de MS podem se inscrever para receber o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”
Empresas públicas e privadas, além de instituições e fundações de Mato Grosso do Sul, já podem se inscrever para participar do Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, iniciativa que reconhece e dá visibilidade a organizações que desenvolvem práticas voltadas à promoção, valorização e defesa dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho. Regulamentado por meio do Decreto nº 16.055/2022, o selo busca incentivar ações que fortaleçam as políticas públicas para mulheres no Estado, estimulando empresas e instituições a adotarem medidas concretas para a promoção da equidade de gênero. Podem se inscrever organizações que já possuam práticas e programas implementados ou que apresentem iniciativas voltadas à garantia dos direitos humanos das mulheres e à promoção de ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários. Entre os critérios para participação, as instituições deverão comprovar regularidade fiscal, ambiental e trabalhista, por meio de certidões emitidas pelos órgãos competentes, além de apresentar uma Carta-Compromisso junto ao órgão gestor estadual de políticas para mulheres, com diretrizes voltadas à promoção e defesa dos direitos femininos no ambiente corporativo. O Selo será concedido em duas categorias. A primeira reconhece ações já implementadas pelas organizações, que poderão receber classificação Ouro, Prata ou Bronze, conforme a abrangência das práticas e o número de eixos atendidos. A segunda contempla iniciativas implementáveis, destinadas a propostas e projetos que visem fortalecer a presença e a valorização das mulheres no mercado de trabalho. A iniciativa também busca estimular o combate ao assédio moral e sexual no ambiente corporativo, promover a igualdade salarial e incentivar boas práticas institucionais, como políticas de apoio à gestante e incentivo ao aleitamento materno. “Com o selo, o Governo do Estado pretende ampliar o debate sobre igualdade de gênero no mundo do trabalho e reconhecer organizações comprometidas com a construção de ambientes profissionais mais justos, seguros e inclusivos para as mulheres”, explica a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza. As inscrições poderão ser realizadas no período de 09 de março de 2026 a 10 de julho de 2026, pela internet, por meio da Ficha de Inscrição disponibilizada no Edital e deverá ser enviada ao e-mail empresaamiga@sec.ms.gov.br. Jaqueline Hahn Tente, da Comunicação da Cidadania
Turismo de Mato Grosso do Sul concorre ao M&E Awards 2026 em três categorias
Mato Grosso do Sul está entre os destinos indicados ao M&E Awards – Destinos do Ano 2026, uma das premiações mais relevantes do turismo nacional promovida pelo Mercado & Eventos. O reconhecimento reforça o destaque do estado no cenário turístico brasileiro e evidencia o trabalho contínuo de promoção, estruturação e valorização dos destinos sul-mato-grossenses. MS concorre em três categorias: Sustentabilidade, Ecoturismo e Aventura, segmentos que refletem a vocação natural do estado e a força de destinos consolidados que atraem visitantes em busca de experiências autênticas em meio à natureza. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS “essa indicação representa o reconhecimento do trabalho de Mato Grosso do Sul de posicionar seus destinos e, claro, dos próprios destinos, empresas e atrativos. É todo um trabalho fantástico que tem sido feito nas últimas décadas e que reforça a liderança de Mato Grosso do Sul no posicionamento do mercado de natureza, com foco total na sustentabilidade. Vamos torcer para que a gente consiga ganhar alguns desses prêmios. Esperamos que todos os sul-mato-grossenses e aqueles que acreditam num turismo melhor, num turismo mais responsável se engajem na votação por Mato Grosso do Sul.” A votação está aberta ao público e segue até o dia 27 de março. O resultado geral será divulgado em 30 de março. Profissionais do setor, parceiros e admiradores do turismo brasileiro podem participar escolhendo seus destinos preferidos por meio do link: www.mercadoeeventos.com.br/votacao-me-awards-2026 O prêmio Promovido pelo Mercado & Eventos, o M&E Awards – Destinos do Ano 2026 foi criado para reconhecer os estados brasileiros que mais se destacaram ao longo de 2025 em áreas como promoção turística, inovação, sustentabilidade e geração de resultados concretos para o setor. Ao todo, são 12 categorias e 18 destinos indicados. A seleção foi realizada por meio de uma curadoria composta pela direção e repórteres do veículo, além de especialistas do trade turístico. Entre os critérios avaliados estão dados oficiais, desempenho em ações promocionais, desenvolvimento de produtos e contribuição efetiva para o fortalecimento do turismo nacional. A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de abril, durante a WTM Latin America 2026, no estande do Mercado & Eventos, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para Roy Taylor, presidente do Mercado & Eventos, a premiação surge com o propósito de valorizar o trabalho realizado pelos destinos brasileiros. Segundo ele, a iniciativa reconhece quem contribui para o desenvolvimento do turismo no país e também inspira novos destinos a investir em inovação, qualificação e promoção estratégica. Cada categoria reúne três estados brasileiros que apresentaram desempenho consistente ao longo do último ano, com investimentos em estrutura, posicionamento de marca, promoção turística e relacionamento com o mercado. A indicação de Mato Grosso do Sul reforça o protagonismo do estado em segmentos ligados à natureza e ao turismo sustentável. O apoio do público e dos profissionais do setor é fundamental para ampliar ainda mais a visibilidade do destino no cenário nacional. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS








