O município de Dourados sediou no sábado, 7 de março, o Festival Dourados de Karatê, reunindo atletas de diferentes academias e categorias em uma grande celebração do esporte. A competição contou com disputas nas modalidades Kata e Kumite, envolvendo crianças, adolescentes que fazem parte de projetos esportivos na cidade e também adultos. Com alto nível técnico e forte participação das equipes locais, o festival reforçou o crescimento do karatê na região e evidenciou o trabalho de formação realizado pelas academias. Para a maioria dos atletas, a competição foi importante, oportunidade para pôr em prática o que aprendem na academia e, assim, adquirir experiência para competições futuras. A competição foi marcada pelo espírito esportivo, respeito entre os atletas e incentivo das famílias, consolidando o evento como um dos principais do calendário esportivo municipal. Um bom público prestigiou o evento, apesar do forte calor daquela tarde de sábado. KUMITE – FEMININO 7/8 anos – Pesado 1º Milena Junqueira (Jorjão) 2º Samara Romero (Bom Aluno Bom Atleta) 3º Alice Vilaça Silva (Bom Aluno Bom Atleta) 9/10 anos – Leve 1º Geovana da Silva (CT Power Fight) 2º Ana Júlia 9/10 anos – Pesado 1º Julia Maria Nunes dos Santos (CT Master) 2º Raquel Catarina (Scorpio King) 3º Esmeralda Santos (AFC) 11/12 anos – Pesado 1º Brenda Ribeiro (Scorpio King) 2º Flávia Rabelo (CT Power Fight) 3º Ana Júlia (CT Power Fight) 13/14 anos – Pesado 1º Aymê Camargo (Bom Aluno Bom Atleta) 2º Metlym Camargo (Bom Aluno Bom Atleta) 16/17 anos – Leve 1º Maria Fernanda K.B. Santos (Scorpio King) 2º Larissa Aguilera França (Scorpio King) 3º Iasmin Bianca Ferreira (Scorpio King) 16/17 anos – Pesado 1º Kauan dos Santos Ajala (AOKC) 2º Pietro Padilha (AOKC) 3º João Caio B. Vila Nova (Scorpio King) KUMITE – MASCULINO 7/8 anos – Leve 1º Miguel Dorneles (AFC) 2º Pietro da Silva Souza (CT Master) 3º João Davi Santos B. (Scorpio King) 7/8 anos – Pesado 1º André Cesari (CT Power Fight) 2º Oliver Miguel G. Campos (Scorpio King) 3º Davi Luiz Santana (AFC) 9/10 anos – Pesado 1º Fernando Matos (CT Power Fight) 2º Antoni Brian Tacon (Scorpio King) 3º Pedro Henrique Brunel (AOKC) 11/12 anos – Leve 1º Leonardo Procópio Rader (AOKC) 2º Pedro Gabriel Viegas Ojeda (AFC) 3º Vitor Bernardo O. Freitas (Scorpio King) 11/12 anos – Pesado 1º Kauã Gabriel (AOKC) 2º Paulo Eduardo (Bom Aluno Bom Atleta) 3º Kauã Gabriel (Bom Aluno Bom Atleta) 13/14 anos – Leve 1º Solimar de Souza (CT Master) 2º Gabriel Colete Mazarão (Scorpio King) 3º Jorge Lima Paim (AOKC) 13/14 anos – Pesado 1º Benjamin Kaleb de Castro (AOKC) 2º Brian Borges (AOKC) 3º Lucas Bandeira da Silva (AOKC) 13/14 anos – Avançado 1º Anderson Carlos de Melo (Bom Aluno Bom Atleta) 2º Diego Eduardo Silva (CT Power Fight) 3º Davi Morais da Silva (Bom Aluno Bom Atleta) 15/16 anos – Pesado 1º Gabriel Barbosa Mota (Scorpio King) 2º Anderson Carlos de Melo (Bom Aluno Bom Atleta) 3º Vitor Rodrigues Vieira (Bom Aluno Bom Atleta) Adulto Na categoria Adulto, o Melhor Nocaute foi de Anderson Carlos de Melo (Bom Aluno Bom Atleta) O Festival Dourados de Karatê reafirma a importância do esporte como ferramenta de disciplina, inclusão e formação cidadã. A expressiva participação das academias — como CT Power Fight, Scorpio King, AOKC, CT Master, AFC e Bom Aluno Bom Atleta — demonstra a força e a organização do karatê em Dourados. O evento foi organizado pela Academia Bom Aluno Bom Atleta, por meio do sensei Marcos da Silva, com supervisão da Federação Sul- Mato-Grossense Kyokushin e apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados( Funed).Para o sensei Marcos da Silva, além das disputas e premiações, o festival também evidenciou a importância do esporte na formação da crianças e do adolescentes. “Mais do que uma modalidade competitiva, o karatê contribui para o desenvolvimento de valores como disciplina, concentração e autoconfiança entre aqueles que o prática”, avalia.
Inspetor Cabral faz reflexão sobre violência contra a mulher durante sessão da Câmara
Durante a 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (9), o vereador Inspetor Cabral (PSD) utilizou a tribuna para fazer uma reflexão sobre o cenário enfrentado pelas mulheres, especialmente neste mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Ao iniciar sua fala, o parlamentar destacou que o período costuma ser marcado por homenagens e gestos simbólicos, mas propôs uma reflexão sobre a realidade enfrentada por muitas mulheres. “Quero iniciar minha fala lembrando que estamos no mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. E sempre que essa data chega, muitas homenagens são feitas: flores são entregues, mensagens são publicadas e discursos são realizados”, afirmou. Na sequência, o vereador questionou se o momento é realmente de comemoração diante do cenário de violência ainda enfrentado por muitas mulheres. “Mas eu quero fazer aqui uma reflexão muito sincera. Será que nós realmente temos o que comemorar?”, disse. Inspetor Cabral ressaltou que sua preocupação também está ligada à experiência profissional nas ruas como guarda municipal e integrante da Patrulha Maria da Penha, acompanhando situações de violência e vulnerabilidade. “Falo não apenas como vereador, mas também como Guarda Municipal e integrante da Patrulha Maria da Penha, alguém que está diariamente nas ruas e que acompanha de perto a realidade de muitas mulheres da nossa cidade”, declarou. Durante o pronunciamento, o parlamentar relatou situações que presencia no dia a dia do trabalho. “Infelizmente, o que eu vejo não é motivo de celebração. Eu vejo mulheres sendo vítimas de violência dentro da própria casa. Eu vejo mulheres sendo agredidas por quem deveria protegê-las. Eu vejo mulheres que vivem com medo. Eu vejo mulheres em situação de rua, mulheres abandonadas, mulheres humilhadas e violentadas”, afirmou. Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública reforçam a gravidade do cenário no estado de Mato Grosso do Sul. Nos últimos cinco anos, 181 mulheres foram assassinadas vítimas de feminicídio, e o estado possui atualmente a terceira maior taxa desse tipo de crime no país. Para o vereador, homenagens são importantes, mas precisam vir acompanhadas de ações concretas. “Dar uma flor é bonito. Fazer uma homenagem é importante. Mas não pode parar nisso. As mulheres precisam de muito mais do que palavras. Elas precisam de proteção, respeito e políticas públicas eficazes”, destacou. O parlamentar também defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e o envolvimento de diferentes instituições no enfrentamento à violência. “Essa é uma luta que não pode ser de um órgão só, nem de uma instituição isolada. É uma luta que precisa unir gestores públicos, forças de segurança, Poder Judiciário, Ministério Público e toda a sociedade”, concluiu.
Zé Teixeira defende modelo de Maracaju como referência para educação de MS
A transformação do Brasil em uma nação de primeiro mundo passa, obrigatoriamente, pelo fortalecimento da base educacional. Esta foi a tese central defendida pelo deputado estadual Zé Teixeira nesta terça-feira (10), em Maracaju, durante encontro sobre inovação e novas metodologias de ensino. O parlamentar, que acompanha de perto as experiências pedagógicas no município, destacou que o diferencial da iniciativa local reside na harmonia entre o ambiente escolar, a integração das famílias e a aplicação prática do conteúdo em sala de aula. Para Zé Teixeira, a eficácia do ensino não deve ser medida apenas pela teoria, mas pela capacidade de produzir resultados reais na vida dos alunos. O deputado ressaltou o trabalho da educadora Ana Nery Terra Souza e mencionou avanços significativos observados na alfabetização de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Segundo o parlamentar, o sucesso dessas práticas em Maracaju serve como um embrião que deve ser expandido para outras regiões, unindo disciplina, respeito e valorização do conhecimento. O engajamento com o tema já levou o deputado a tratar da metodologia em agendas na Governadoria e com a Secretaria de Estado de Educação. A intenção agora é incentivar que prefeitos e gestores do interior conheçam os resultados colhidos em Maracaju. Zé Teixeira pontuou que a iniciativa da fundação responsável pelo projeto já apresenta frutos e reafirmou seu compromisso em articular apoio para que as sementes educacionais se espalhem, consolidando a educação como a base para transformar a realidade social do Estado. Por Adriano Furtado com informações do site Tudo do MS
Ginásio Municipal recebe rodada da Liga Futsal Dourados nesta terça-feira
O Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães será palco nesta terça-feira (10) de mais uma rodada da Liga Futsal Dourados – Série A. A competição, que este ano chega à sua 9ª temporada, é considerada uma das principais do calendário esportivo do município. Um grande público é esperado para a rodada desta noite. A rodada do futsal é o segundo grande evento que acontece no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães, que há uma semana foi reaberto e devolvido à população, após passar por melhorias estruturais, garantindo mais conforto e segurança para atletas e torcedores. Os jogos começam às 19h, com quatro confrontos programados, reunindo equipes tradicionais e atletas que se destacam no cenário regional. A expectativa é de partidas equilibradas e arquibancadas movimentadas, reforçando a força do futsal na cidade. Nesta edição, o campeonato contou com 80 equipes inscritas, evidenciando o crescimento da modalidade e o interesse de atletas e dirigentes. Além de times de Dourados, a Liga reúne equipes de municípios da região, promovendo integração esportiva e incentivando a prática do futsal entre jovens e adultos. A realização é da Liga Futsal Dourados, com apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed). A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Na semana passada, o prefeito Marçal Filho recebeu representantes da Liga Futsal Dourados, acompanhados da diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral. Na pauta da reunião, o apoio da gestão municipal à tradicional competição, que tem movimentado os meios esportivos da cidade e região. A RODADA 19h – Red Man x Magnus 19h50 – A.D.G. x APAEFS 20h40 – Latinos x Colonial 21h35 – Amigos Lucas x SantaFé
Liandra solicita academia ao ar livre e professor de ginástica funcional para o Residencial Bonanza
Com o objetivo de promover mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou indicação durante a sexta Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (9), solicitando à Funed (Fundação de Esportes de Dourados), a instalação de uma academia ao ar livre e a disponibilização de professores de ginástica funcional para atender a comunidade do Residencial Bonanza. A proposta visa incentivar a prática de atividades físicas entre os moradores, oferecendo um espaço adequado para exercícios e acompanhamento profissional. Segundo a vereadora, iniciativas como essa contribuem diretamente para a promoção da saúde, prevenção de doenças e fortalecimento da convivência comunitária. “A prática de atividades físicas é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com a academia ao ar livre e o acompanhamento de um profissional, os moradores terão mais oportunidade de cuidar da saúde e participar de atividades que promovem bem-estar e integração”, destacou Liandra. Além de beneficiar adultos e idosos, o espaço também poderá ser utilizado por jovens e famílias que buscam momentos de lazer e atividades ao ar livre no próprio bairro. A vereadora reforça que pedidos como este promovem a saúde, a qualidade de vida e o fortalecimento da comunidade.
Câmara analisa projeto que reconhece trabalho de protetores de animais em Dourados
A Câmara Municipal de Dourados realizou a sexta Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (9), e aprovou em primeira votação o Projeto de Lei nº 197/2025, de autoria da vereadora Karla Gomes (Podemos), que trata da valorização dos protetores de animais abandonados no município. O projeto propõe a criação de uma política municipal de reconhecimento e apoio aos protetores independentes que atuam no resgate, cuidado e encaminhamento de animais abandonados. A proposta estabelece a criação de um cadastro municipal de protetores e cuidadores de animais, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos voltados ao bem-estar animal. Entre as medidas previstas está a possibilidade de atendimento prioritário, de caráter preferencial, em programas e ações da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal e do Centro de Controle de Zoonoses, incluindo primeiros socorros, avaliação clínica, vacinação e esterilização de animais resgatados. Na justificativa do projeto, a vereadora destaca que os protetores exercem um papel social relevante, atuando de forma voluntária na proteção de animais e contribuindo para o controle populacional, redução de zoonoses e promoção da saúde pública. “Essas pessoas dedicam tempo, recursos e esforço pessoal para suprir lacunas que muitas vezes o poder público ainda não consegue atender plenamente”, argumenta. A proposta também prevê que instituições de ensino de Medicina Veterinária possam cooperar com a iniciativa, oferecendo atendimentos veterinários gratuitos, ao mesmo tempo em que proporcionam experiência prática aos estudantes da área. Para realizar o cadastro, o interessado deverá apresentar documentos como comprovante de residência em Dourados, documento de identidade e declaração de médico veterinário que ateste sua atuação e capacidade no cuidado com os animais. O projeto também estabelece que pessoas condenadas ou autuadas por maus-tratos a animais não poderão se cadastrar ou terão o registro cancelado. A vereadora destaca que o objetivo do projeto é fortalecer uma rede de cooperação entre poder público e sociedade civil, ampliando as ações de proteção animal e reconhecendo o trabalho desenvolvido por protetores independentes. Outros projetos Além da proposta voltada à proteção animal, os vereadores também analisaram projetos em segunda discussão e votação, entre eles alterações na estrutura administrativa da Prefeitura, mudanças na classificação de vias urbanas no loteamento Chácaras Califórnia, denominação de avenida no Ecoville Dourados II e atualização de legislações relacionadas à Agência Municipal de Transporte e Trânsito. Na pauta de primeira discussão também foram apreciadas propostas como a denominação de via pública no bairro Vila Romana, a criação do Dia do Campista Católico no calendário oficial do município, além de projetos do Poder Executivo que tratam de alterações no Plano Municipal de Educação e da desafetação de área para implantação de empreendimento habitacional de interesse social.
Mato Grosso do Sul soma mais de 52 mil atendimentos em práticas integrativas no SUS entre 2024 e 2025
Mato Grosso do Sul registrou mais de 52 mil atendimentos em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) no SUS (Sistema Único de Saúde) entre janeiro de 2024 e novembro de 2025. Entre os serviços ofertados na rede pública estão práticas como acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia e outras terapias integrativas. Os dados são da SAPS/MS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde), extraídos do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). No período analisado, foram contabilizados 20.831 procedimentos entre janeiro e novembro de 2024 e 31.874 atendimentos no mesmo intervalo de 2025, totalizando 52.705 registros no sistema nacional de monitoramento da Atenção Primária. Com o avanço na oferta e no registro desses atendimentos, o Estado de Mato Grosso do Sul ocupa atualmente o 3º lugar no ranking nacional da taxa de atendimentos cadastrados na APS (Atenção Primária à Saúde). Crescimento dos atendimentos Entre as práticas mais registradas no Estado, a auriculoterapia lidera o volume de atendimentos. Em 2024, foram contabilizados 14.165 procedimentos, seguida pela acupuntura com inserção (2.810), aromaterapia (1.134), acupuntura com ventosa ou moxa (571) e eletroestimulação (387). Também foram registrados atendimentos em cromoterapia (296), geoterapia (157), musicoterapia (148), antroposofia aplicada (92), massoterapia (62), constelação familiar (58) e osteopatia (49). Em 2025, os registros mantiveram tendência de crescimento, com destaque para auriculoterapia (21.742), acupuntura com inserção (4.285), aromaterapia (2.517), MTC – medicina tradicional chinesa (1.051), acupuntura com ventosa ou moxa (627) e yoga (40). Municípios ampliam oferta Entre os municípios com maior volume de atendimentos em 2024 estão Campo Grande, Aquidauana, Jateí, Dourados e Corumbá. Já em 2025, além da capital, cidades como Terenos, Rio Brilhante e Três Lagoas ampliaram significativamente a oferta dessas práticas na Atenção Primária. Somente em Campo Grande foram registrados 7.412 atendimentos em auriculoterapia em 2024. Em 2025, o município contabilizou 10.703 procedimentos na mesma prática, além de 1.372 atendimentos em acupuntura com inserção. Formação voltada à Atenção Primária Em Mato Grosso do Sul, as capacitações promovidas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) são direcionadas exclusivamente a médicos da Atenção Primária, especialmente aqueles vinculados às Unidades de Saúde da Família. A proposta é incorporar a acupuntura como ferramenta de cuidado integral, humanizado e complementar ao tratamento convencional. A formação é realizada em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e inclui etapas presenciais e remotas, fortalecendo a qualificação técnica dos profissionais da rede pública. A responsável pela área técnica das PICS na SES, Patrícia Mecatti, explica que a ampliação da oferta integra uma política estruturada de saúde pública. “O investimento nas Práticas Integrativas tem como foco a redução da dor crônica, a melhoria da qualidade de vida e a desmedicalização dos usuários do SUS. Em Mato Grosso do Sul, trabalhamos para que, até 2027, pelo menos 70% dos municípios ofertem ao menos uma prática integrativa à população”, destaca. Regulamentação fortalece expansão da prática A expansão da acupuntura no país ocorre em paralelo à regulamentação nacional da atividade. Em 13 de janeiro de 2026, foi publicada a Lei nº 15.345/2026, que regulamenta o exercício profissional da acupuntura no Brasil, estabelecendo critérios de formação, reconhecimento profissional e exigência de qualificação específica para atuação. Com a nova legislação federal, a prática passa a contar com regras claras para o exercício profissional, garantindo segurança aos pacientes e respaldo técnico aos profissionais habilitados. A norma reconhece a atuação multiprofissional, exige formação específica ou especialização reconhecida e prevê critérios para validação de diplomas estrangeiros. A regulamentação também contribui para ampliar o acesso à prática no SUS, fortalecendo a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), vigente desde 2006. André Lima, Comunicação SES
Zé Teixeira aciona bancada por recursos em assistência social e educação
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou uma série de indicações na Assembleia Legislativa visando garantir recursos federais para obras essenciais em Nova Alvorada do Sul e Jateí. As propostas, direcionadas à bancada federal de Mato Grosso do Sul, focam na expansão do atendimento socioassistencial e na modernização da infraestrutura escolar, com o objetivo de assegurar serviços públicos mais dignos e eficientes para as famílias da região. Em Nova Alvorada do Sul, a prioridade é a construção de uma segunda unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa atende a um pedido da vereadora Rozidália dos Reis, que aponta o crescimento populacional como fator de sobrecarga da unidade atual. De acordo com Zé Teixeira, a nova estrutura é fundamental para descentralizar o atendimento, aproximando os serviços das famílias que residem em bairros afastados e hoje enfrentam dificuldades de deslocamento para acessar seus direitos básicos. Ainda para o município, o parlamentar reiterou o pedido de verbas da União para a reforma estrutural da Escola Municipal Rosalvo da Rocha Rodrigues, localizada no Distrito de Pana. A demanda, apresentada originalmente pelo vereador Ronaldo de Camargo, inclui a revitalização do parquinho infantil e a modernização tecnológica da unidade. O projeto prevê a compra de computadores e a instalação de internet de qualidade, visando reativar a sala de tecnologia que está inoperante há uma década por falta de equipamentos. A educação infantil em Jateí também integra o pacote de reivindicações enviado ao Congresso Nacional. Zé Teixeira solicita recursos para a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mafalda Maria Pereira Targino. A medida, solicitada pela vereadora Antônia Lacerda, busca solucionar o problema das altas temperaturas na região, garantindo conforto térmico para os 190 alunos que frequentam a instituição em tempo integral e parcial.
Indígenas e Quilombolas já receberam 76 toneladas de alimentos
Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), a Prefeitura de Dourados fez na quinta-feira (5) a entrega de mais duas remessas de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação aconteceu na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, na aldeia Jaguapiru e atendeu famílias indígenas e também quilombolas. Foi o terceiro recebimento e entrega simultânea de alimentos, no PAA Quilombola, com a quantidade de 677,1 kg de nove tipos de produtos, entregues por cinco produtores cadastrados no Programa. Com mais essa ação, soma-se 1.814,2 kg de alimentos recebidos com entrega simultânea para as famílias cadastradas dentro da área Quilombola de Dourados. Os alimentos são sendo entregues por meio do Cras Guaicurus, com repasse para a Associação Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira, localizada no distrito da Picadinha. Já o PAA Indígena fez a entrega de 5.299,6 kg de alimentos, de 17 tipos de produtos entregues por 21 produtores indígenas. Esse lote foi distribuído para os alunos da escola Tengatui Marangatu e suas famílias cadastradas no Programa. Entre os itens entregues estão frutas, legumes, hortaliças e produtos artesanais produzidos dentro da própria comunidade. De acordo com o secretário de Agricultura Familiar Bruno Pontim, o acumulado de produtos entregue até este dia atinge a quantidade de 76.625,8 kg, com uma variedade acumulada de 37 itens de produtos diferentes, nas sete escolas indígenas já atendidas e no Cras Indígena. “Foram, até o momento, 25 entregas, com mais de 76,5 toneladas de alimentos diversificados e com excelência na qualidade dos alimentos produzidos pelos produtores indígenas, cadastrados para entrega no Programa”, diz Pontim. O secretário Bruno Pontim enfatiza que essas ações, coordenadas pela Secretaria de Agricultura Familiar, têm garantido segurança alimentar para os moradores das aldeias e renda para os pequenos produtores, uma determinação do prefeito Marçal Filho, “que tem um olhar muito especial para as comunidades indígenas da nossa cidade”. Os alimentos são adquiridos diretamente de pequenos agricultores indígenas pela Semaf e repassados às famílias da reserva. A iniciativa segue orientação do prefeito Marçal Filho, priorizando a agricultura indígena e garantindo que os produtos cheguem “direto do campo” à mesa da comunidade. O Programa de Aquisição de Alimentos representa um duplo impacto social: combate à insegurança alimentar e fortalecimento da renda dos produtores locais. O programa é viabilizado com investimento de R$ 1,3 milhão do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, e executado em parceria com a Agraer.








