Com foco na geração de empregos, inclusão e fomento a tecnologia, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (13) da inauguração do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn) e do Centro Internacional de Inovação e Empreendedorismo (CeimPP). Estes espaços foram criados para reunir ciência, inovação e negócios, incentivando a troca de experiências entre empresas, pesquisadores e empreendedores. A proposta ali é fortalecer a chamada ‘indústria do conhecimento’, com o uso de tecnologia e inovação nos setores industrial, agrícola e de serviços já presentes na região. O parque possui 1,6 mil metros quadrados e foi construído na linha internacional de fronteira. Ele deve receber projetos e programas voltados à inclusão social, geração de emprego e renda, além de iniciativas de desenvolvimento tecnológico. O Governo do Estado apoiou e contribuiu com a estruturação e operação do novo ecossistema, destinando R$ 1,7 milhão, por meio de convênio entre a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Ponta Porã. “Este equipamento é nosso, de Mato Grosso do Sul, de Ponta Porã, Pedro Juan e Paraguai. Para viabilizar este grande projeto teve união de todas as partes, que trabalham juntos pelo Estado”, disse o governador. Riedel ponderou que o parque vai promover transformação social e desenvolvimento. “Inovação e tecnologia em parceria com o setor privado. O Estado sempre vai fomentar iniciativas inovadoras como esta”, completou. Já o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, ressalta que a obra é fruto de grandes parcerias e de uma soma de esforços. “Um espaço de encontros entre conhecimento e inovação, cultura e desenvolvimento. Plantamos uma das maiores sementes para o futuro”, ressaltou o prefeito Eduardo Campos. Para viabilizar o empreendimento ainda tem recursos do governo federal e emendas parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul. “Uma obra que projeta Mato Grosso do Sul para o futuro. Uma união e junção de autoridades públicas em torno do projeto. Ainda com a visão ampla de desenvolvimento do nosso governador. O futuro está na educação, ciência, tecnologia e inovação. Estamos avançando e MS está na vanguarda”, garantiu a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Durante a visita ao complexo, o governador conheceu todas as dependências e projetos desenvolvidos no local. A cerimônia oficial de inauguração marca a consolidação de um novo espaço voltado à pesquisa, inovação, empreendedorismo e cooperação tecnológica, conectando universidades, empresas, startups e centros de pesquisa. A expectativa é que o PTIn e o CEIMPP impulsionem projetos de tecnologia, desenvolvimento de startups e novas oportunidades de negócios, fortalecendo o ambiente de inovação e a atração de investimentos para Mato Grosso do Sul. Com localização estratégica na faixa de fronteira com o Paraguai, o novo complexo nasce com a proposta de se tornar um polo de inovação internacional, ampliando a integração entre conhecimento, tecnologia e desenvolvimento econômico regional. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Programa ‘Envelhecer é Legal’ ganha plano de metas para fortalecer políticas para a pessoa idosa
Com o objetivo de orientar a implementação de ações voltadas à promoção do envelhecimento digno e ao enfrentamento ao idadismo em Mato Grosso do Sul, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), publicou nessa sexta-feira (13), a Resolução “N” SEC nº 05, que divulga o Plano Estadual de Metas do Programa “Envelhecer é Legal”. O plano estabelece diretrizes estratégicas para orientar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa no Estado. A iniciativa está alinhada à Política Nacional do Idoso, ao Estatuto da Pessoa Idosa e à Política Estadual do Idoso, além de outras legislações que tratam da garantia de direitos dessa população. Estruturado em quatro pilares estratégicos: governança e institucionalidade do envelhecimento digno; educação para direitos e enfrentamento ao idadismo; convivência, participação e protagonismo da pessoa idosa e conhecimento, monitoramento e inovação na política de envelhecimento, o plano busca fortalecer a articulação entre Estado, municípios, sociedade civil e demais instituições. Entre as ações previstas estão a formalização da adesão dos municípios ao programa, a criação da Rede Estadual de Enfrentamento ao Idadismo, a instituição do Selo “Município Amigo da Pessoa Idosa”, campanhas de conscientização como o Junho Prata, capacitações para agentes públicos e profissionais, além do fortalecimento de espaços de convivência e participação social da pessoa idosa. De acordo com a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, a iniciativa representa um avanço na consolidação de uma política pública estruturada e integrada para a valorização da pessoa idosa. “O plano organiza as ações do programa e fortalece a cooperação entre Estado e municípios, garantindo que as políticas de promoção do envelhecimento digno cheguem de forma mais efetiva aos territórios”, destaca. A SEC será responsável por coordenar o acompanhamento, a sistematização das informações e a avaliação periódica das metas estabelecidas, garantindo transparência e aprimoramento contínuo das ações. “Os municípios interessados devem procurar a Secretaria de Estado da Cidadania por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e manifestar formalmente seu interesse de adesão. A partir disso, o Estado oferecerá apoio técnico para orientar a elaboração do decreto municipal de adesão e do plano de metas local, respeitando a realidade e as prioridades de cada território”, explica Larissa Diniz Paraguassu, Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas. A implementação do plano poderá envolver parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e organizações da sociedade civil, reforçando o compromisso do Estado com a construção de uma sociedade que respeite e valorize todas as gerações. Para visualizar a publicação na íntegra, clique aqui. Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadaia
Governo de MS avança no controle e fiscalização de fraudes e reforça canal de denúncia
Após instauração de processo administrativo contra servidora suspeita de fraudar cartões do programa Mais Social, o Governo do Estado, por intermédio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), já encaminhou procedimento ao MP-MS (Ministério Público Estadual) e destaca que mantém um canal contínuo de transparência do programa, que integra compliance da secretaria para controle das políticas públicas da pasta. “Mantemos um controle rígido dos nossos programas sociais e uma atuação firme contra todo tipo de inconsistência, seja no uso indevido do cartão, seja no desvio de recursos. O objetivo do Mais Social é atender famílias em situação de vulnerabilidade que carecem desse dinheiro para cuidados básicos e é com esse foco que trabalhamos”, disse a titular da Sead, Patrícia Cozzolino. A Polícia Civil já foi acionada e iniciou diligências de investigação para apuração de desvios. A Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos também mantém um rígido controle da utilização dos cartões em todos os 79 municípios do Estado. A titular da pasta explica que, diante da análise de dados operacionais do programa, foram identificadas situações que indicaram possíveis irregularidades na retirada e utilização de cartões de beneficiários de primeira via, especialmente considerando o local de uso do benefício e divergências em registros cadastrais. O caso também foi encaminhado pela Sead ao Ministério Público. Os cartões em que foram encontradas inconsistências no uso já foram bloqueados de forma preventiva, evitando assim qualquer desvio de finalidade. É por meio de programas de transferência de renda, como o Mais Social, que Mato Grosso do Sul apresenta índices cada vez mais positivos de redução da desigualdade social, ao adotar uma política pública eficaz e focada na erradicação da pobreza extrema. O trabalho realizado pela Secretaria consiste também em contínuas verificações quanto ao uso dos cartões por seus beneficiários, famílias em situação de vulnerabilidade que recebem auxílio mensal de R$ 450. O governo realizou, também, uma série de bloqueios em benefícios utilizados indevidamente, com a identificação de compras irregulares de itens como bebidas alcóolicas, pagamento de jogos online, plataformas de streaming de vídeo e até pagamento de pernoite em motel. Comunicação Governo de MS
Articulação de Zé Teixeira e Nelsinho Trad garante R$ 2,41 milhões para Caarapó
O município de Caarapó terá um incremento de R$ 2,41 milhões em recursos federais neste primeiro semestre de 2026, destinados a áreas prioritárias como saúde, educação e mobilidade urbana. O anúncio foi confirmado nesta quarta-feira (11), em reunião entre o senador Nelsinho Trad, a prefeita Lurdes Portugal e o deputado estadual Zé Teixeira, com a presença de vereadores. O montante é resultado de um fluxo de trabalho iniciado ainda em 2024, quando as demandas locais foram mapeadas e transformadas em projetos técnicos pela administração municipal com o apoio da bancada parlamentar. Do total anunciado, R$ 1 milhão será aplicado diretamente no recapeamento asfáltico da Vila Jary. A obra visa solucionar problemas históricos de tráfego e drenagem no bairro, melhorando a segurança e a fluidez do trânsito para os moradores. Paralelamente, a educação municipal recebe R$ 1 milhão para a modernização tecnológica das salas de aula. O investimento viabiliza a aquisição de lousas digitais, contemplando uma indicação encaminhada pelo deputado Zé Teixeira à Bancada Federal, com o objetivo de alinhar o ensino público de Caarapó às novas ferramentas pedagógicas. No setor da saúde, os recursos somam R$ 410 mil, divididos entre o custeio da rede municipal e a reforma do Hospital Beneficente São Mateus. A unidade, que é referência no atendimento local, receberá R$ 200 mil para melhorias estruturais, uma reivindicação que Zé Teixeira tem defendido desde 2023. Segundo o parlamentar, o retorno ao município para anunciar esses valores é a etapa final de um processo de escuta ativa junto à prefeitura e aos vereadores. “Acompanhei o senador Nelsinho para entregar esses investimentos que garantem mais desenvolvimento e qualidade de vida para Caarapó”, pontuou o deputado. A eficiência na liberação dos valores também foi atribuída à qualidade técnica da gestão municipal. Durante o encontro, destacou-se que os projetos de Caarapó apresentaram conformidade integral em 2025, o que acelerou os repasses federais. Somados aos valores enviados no ano anterior, o município já contabiliza mais de R$ 4,4 milhões em emendas viabilizadas por esta parceria política nos últimos dois anos. Além das frentes atuais, o trabalho parlamentar de Zé Teixeira na região segue com pleitos para a reforma do Ginásio de Esportes, investimentos em infraestrutura para a APAE local e renovação da frota do Conselho Tutelar e secretarias municipais.
Reforma do Teatro Municipal avança e prefeito vistoria obras em Dourados
O prefeito Marçal Filho vistoriou nesta sexta-feira (13) as obras de revitalização completa do Teatro Municipal de Dourados, um dos principais espaços culturais do município. A reforma teve início na primeira semana de fevereiro e a previsão é de que o novo teatro seja entregue à população até o fim deste ano. Durante a vistoria, o prefeito percorreu toda a estrutura do prédio, desde o térreo, onde está localizada a arena do teatro, até o piso superior, que abriga salas administrativas, camarins e espaços destinados à cenografia. Marçal também inspecionou o telhado da edificação. De acordo com avaliação do prefeito, a obra avança em ritmo satisfatório e está seguindo o cronograma estabelecido no projeto. “A obra está bem adiantada, já estão revitalizando a estrutura metálica para receber um novo telhado”, destacou Marçal Filho. Atualmente, praticamente toda a parte interna foi removida, restando apenas a estrutura principal do prédio, formada por vigas, paredes e estruturas metálicas. O objetivo é reconstruir completamente o espaço cultural. “Não será apenas uma reforma, vamos entregar para a população um novo teatro, mais aconchegante, moderno, seguro, com total acessibilidade e nos padrões dos grandes teatros brasileiros”, afirmou o prefeito. A reconstrução do teatro está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e contará com investimento de R$ 9.297.000,00. Os recursos são provenientes da própria Prefeitura de Dourados, por meio de financiamento que será pago com receitas próprias do município, além de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Rodolfo Nogueira ao Orçamento Geral da União. O prazo estimado para conclusão da obra é de aproximadamente 10 meses. Inaugurado em 1998, o Teatro Municipal sofreu ao longo dos anos diversos danos estruturais que comprometeram seu funcionamento e impediram a realização de apresentações culturais. “Essa reforma é muito aguardada pelos douradenses e vamos acompanhar cada etapa para que tudo seja feito de forma criteriosa, para que em breve a população volte a desfrutar deste importantíssimo ponto da cultura douradense”, ressaltou Marçal Filho. MODERNIZAÇÃO COMPLETA O projeto prevê uma transformação estrutural e tecnológica em todo o prédio. Todas as esquadrias, portas, corrimãos e guarda-corpos serão substituídos, garantindo acessibilidade total e adequação às exigências do Corpo de Bombeiros. As poltronas também serão totalmente renovadas e contarão com assentos especiais destinados a pessoas obesas e cadeirantes. O piso da plateia deixará de ser carpete e passará a ser revestido com piso vinílico. A reforma inclui ainda a substituição completa da instalação elétrica, da iluminação, da fiação e a implantação de um novo sistema de ar-condicionado, garantindo mais conforto e segurança ao público. A área cenográfica também passará por modernização. O palco será totalmente reconstruído e receberá novos sistemas de cenário, urdimento e caixa cênica. Parte dessas estruturas será substituída por elementos metálicos para garantir maior durabilidade e segurança. Além disso, as passarelas superiores serão adequadas às normas de segurança e prevenção de incêndio e pânico. O projeto contempla ainda a modernização completa da iluminação cênica, do sistema de sonorização e dos equipamentos de imagem, incluindo mesa de som, mesa de vídeo e canhão seguidor, permitindo a realização de espetáculos de diferentes portes e elevando o Teatro Municipal a um novo padrão técnico e artístico. “Tenho certeza que as pessoas ficarão encantadas com o projeto que vamos entregar, transformando nosso teatro em mais um cartão postal da nossa Dourados”, concluiu o prefeito.
Supremo tem maioria para manter prisão preventiva de Daniel Vorcaro
Os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques formaram maioria nesta sexta-feira (13) para manter a prisão preventiva do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, instituição que foi liquidada pelo Banco Central por falta de dinheiro em caixa para honrar seus compromissos. A partir das 11h desta sexta, a Segunda Turma do Supremo começou a votar se mantém a prisão de Vorcaro, em sessão virtual. Resta apenas o voto do ministro Gilmar Mendes, que têm até a próxima sexta (20) para votar. Preso na terceira fase da Operação Compliance Zero em 4 de março, Vorcaro foi transferido para a Penitenciária Federal de Brasília. Mendonça, atual relator do caso no Supremo, autorizou a medida após receber da Polícia Federal indícios de que Vorcaro mantinha uma estrutura particular para monitoramento e intimidação de pessoas que via como inimigas de seus interesses. O ministro Dias Toffoli, que também integra a Segunda Turma e foi o primeiro relator do caso no Supremo, declarou-se suspeito para julgar os processos relativos ao banco, por motivo de foro íntimo. O movimento de Toffoli se deu em razão de polêmicas oriundas de negócios passados de uma empresa de sua família e um fundo ligado ao Master. Decisões controversas no caso também desgastaram o ministro na condução do processo. A PF chegou a produzir um relatório sobre os pontos de contato entre Toffoli e Vorcaro, mas o documento acabou sendo descartado pelo Supremo, que viu nele um movimento ilegal de investigação de um ministro do Supremo sem autorização judicial. Voto Em seu voto, Mendonça não se ateve apenas a reproduzir a liminar em que autorizou a prisão de Vorcaro, mas também buscou rebater argumento apresentados pela defesa do banqueiro após a medida. O relator afastou, por exemplo, o argumento de que um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp de Vorcaro, chamado A Turma, fosse apenas um “mero grupo” do qual o banqueiro fazia parte. “Trata-se, sim, de organização composta por conjunto de indivíduos coordenados pelos investigados Phillipe Mourão (agora falecido) e Marilson Roseno, sob a liderança e comando inequívoco de Daniel Bueno Vorcaro, responsável por dar ordens diretas ao grupo”, escreveu o ministro. Mendonça destacou ainda a “natureza violenta” dos integrantes do grupo, apontando para indícios colhidos pela PF de ameaças concretas a indivíduos. O ministro classificou os integrantes de A Turma como “milicianos” e deu como exemplo uma ameaça de morte feita a um ex-funcionário de Vorcaro. Na mesma decisão em que mandou prender Vorcaro, Mendonça também determinou a prisão de Phillipe Mourão, conhecido como Sicário, e Marilson Roseno, apontados como coordenadores da milícia pessoal do banqueiro. Mourão atentou contra a própria vida pouco após ser preso. Ele foi atendido e levado para um hospital, mas não resistiu. Agência Brasil
Homem é condenado a 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Dourados, obteve a condenação de um homem pelo crime de homicídio qualificado. O réu foi condenado a 16 anos de prisão, em regime inicial fechado. Segundo a denúncia do MPMS, o crime ocorreu em 11 de outubro de 2021, na Aldeia Jaguapiru, no município de Dourados, quando o réu desferiu vários tiros contra a vítima. O crime foi motivado por vingança decorrente de desavença familiar, pois o autor acreditava que a vítima teria participado da morte de seu filho. No Tribunal do Júri, o MPMS, representado pela Promotora de Justiça Cláudia Loureiro Ocáriz Almirão, requereu a condenação do réu por homicídio qualificado pelo motivo torpe e pelo recurso que dificultou a defesa da vítima, já que as provas indicaram que o ofendido foi surpreendido e atingido pelas costas, o que também foi confirmado no laudo necroscópico e por testemunhas. Por sua vez, o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público, condenando o réu por homicídio duplamente qualificado, sendo-lhe aplicada a pena de 16 anos de reclusão, a serem cumpridos em regime fechado. Não foi reconhecida a atenuante da confissão, haja vista que o réu alegou que agiu em legítima defesa, o que foi rejeitado pelos jurados.
Operação Pombo Sem Asas
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), no âmbito da Operação Pombo Sem Asas, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu mandados judiciais nas cidades de Itanhaém/SP (prisão e busca e apreensão de uma investigada), Martinópolis/SP (mandado de prisão contra faccionado que já se encontrava preso por outro fato), Mossoró/RN (Presídio Federal, com mandado de prisão contra faccionada que já se encontrava presa por outro fato) e Colniza/MT (prisão de uma investigada). O trabalho teve origem em apuração que levou, em 2022, à prisão de um ex-policial militar, por facilitar a entrada de drogas e aparelhos celulares no presídio de segurança máxima de Campo Grande, mediante recebimento de propina. A apuração que resultou na operação concentrou-se, inicialmente, na conduta dos civis responsáveis por corromper o policial militar. Os investigados foram identificados como integrantes de facção criminosa e, na sequência, também foram alcançados núcleos que operavam o tráfico fora dos presídios. No curso das diligências, verificou-se que a entrada de ilícitos ocorria por meio de arremessos manuais e também com o uso de drones, os chamados “pombos”, que transportavam drogas e aparelhos celulares. Conversas interceptadas demonstraram que a prática era frequente no período em que o ex-policial militar atuava na vigilância, com maior dificuldade apenas aos sábados e domingos. A operação cumpriu 25 mandados de prisão preventiva. Até o momento, 6 investigados permanecem foragidos. Foi registrado apenas um flagrante com pequena quantidade de cocaína, além de balanças de precisão e vários acessórios de telefone celular que, ao que tudo indica, seriam destinados a presídios. Também foram apreendidos 20 aparelhos celulares em poder dos investigados. Até o momento, não há estimativa do total de valores movimentados. O que se apurou foi que os investigados chegaram a pagar, somente ao referido policial militar, aproximadamente R$ 120 mil em transferências bancárias, não se sabendo se também houve pagamentos em espécie.
DOF apreende mais de R$ 2 milhões em materiais de contrabando e descaminho em caminhão-baú
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (11), em Santa Rita do Pardo, um caminhão-baú carregado com materiais de contrabando e descaminho. Na ação, um homem de 41 anos foi preso em flagrante. Os policiais realizavam bloqueio na MS-040, na zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo. Durante entrevista, o homem afirmou que transportava “muamba”. Em vistoria no caminhão, os policiais localizaram 105 volumes contendo cigarros, cigarros eletrônicos, vestuário e essência de narguilé. Questionado, o motorista informou que pegou os produtos em Campo Grande e os levaria até a cidade de São Paulo (SP), onde receberia R$ 6,5 mil pelo transporte. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,1 milhões, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Três Lagoas.








