Durante a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15/CMS), Mato Grosso do Sul contará com atendimento bilíngue nas estruturas da segurança pública, garantindo suporte adequado aos participantes estrangeiros do evento. A estratégia integra o Plano Integrado de Segurança elaborado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS). O serviço será disponibilizado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOPS), por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COCB). Os profissionais responsáveis pelos atendimentos nos números de emergência 190 e 193 estão preparados para prestar suporte em inglês e espanhol, facilitando a comunicação com delegações, autoridades e visitantes de outros países. O recurso também estará disponível no atendimento da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Durante a conferência, equipes estarão de prontidão junto à Blue Zone — espaço oficial do evento — e na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), garantindo acolhimento e registro de ocorrências com estrutura adequada e comunicação em idioma estrangeiro. Como parte das ações preparatórias para o evento internacional, a Polícia Militar também capacitou 23 militares que passam a integrar um núcleo especializado de policiamento turístico. Os profissionais receberam treinamento voltado ao atendimento ao visitante, mediação de conflitos, protocolos de segurança em eventos internacionais e interação com turistas estrangeiros. Plano Integrado de Segurança Além do atendimento bilíngue, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estruturou um plano integrado de segurança para a COP15, elaborado desde julho de 2025 em parceria com órgãos das esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é garantir um ambiente seguro e organizado para os participantes do evento, com ações coordenadas de policiamento, fiscalização e monitoramento. Durante a conferência, as operações serão acompanhadas a partir do Gabinete de Ações Integradas, instalado no Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul (CICC/MS), reunindo representantes de diversas instituições de segurança, inteligência e trânsito. O planejamento também prevê patrulhamento aéreo, reforço do policiamento ostensivo e a atuação de unidades especializadas da Polícia Militar, como os batalhões de Choque e de Operações Especiais, que permanecerão de prontidão para eventuais acionamentos. As ações incluem ainda o reforço do policiamento em pontos turísticos do Estado, especialmente nos municípios de Bonito, Jardim, Ponta Porã, além da região do Pantanal. A atuação contará com equipes do Comando de Policiamento Ambiental, do Batalhão Rural e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Já o Corpo de Bombeiros Militar ficará responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios, além do atendimento pré-hospitalar no local do evento. COP15 em Campo Grande Campo Grande sediará, entre os dias 23 e 29 de março de 2026, a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15/CMS), evento internacional organizado pela Organização das Nações Unidas e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A conferência reunirá representantes de governos, cientistas, organizações internacionais e da sociedade civil de mais de 130 países e deve reunir cerca de 2 mil participantes. A COP15 integra a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias, tratado ambiental global criado em 1979 no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que reúne países para definir estratégias de proteção de espécies migratórias e fortalecer a cooperação internacional na área ambiental. A coordenação das ações do Governo do Estado será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio das demais secretarias estaduais. Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Seleção é convocada para amistosos com França e Croácia
A Seleção Brasileira foi convocada nesta segunda-feira (16) pelo técnico Carlo Ancelotti para os amistosos com França e Croácia, no fim deste mês de março, em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os jogos serão os últimos compromissos da Amarelinha antes da lista final para a Copa do Mundo. Entre os 26 nomes escolhidos, Léo Pereira, Gabriel Sara, Rayan e Igor Thiago foram chamados pela primeira vez. Veja a agenda: Brasil x França – 26 de março, às 17h (de Brasília), no Gillette Stadium, em Boston; Brasil x Croácia – 31 de março, às 21h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando. O chefe de delegação da Amarelinha neste período será o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Os adversários atendem ao planejamento do Departamento de Seleções de garantir enfrentamentos de alto nível ao Brasil. Desde o fim das Eliminatórias, o Brasil encarou Coreia do Sul e Japão, em outubro, e Senegal e Tunísia, em novembro. Nesta próxima convocação, estará diante da França, terceira colocada no Ranking Mundial Masculino da FIFA, e da Croácia, 11ª colocada. Programação A apresentação dos atletas está prevista para o dia 23 de março e, nesta Data FIFA, terá Orlando como base, onde irá treinar no ESPN Wide World of Sports Complex, estrutura que foi pela Seleção utilizada durante a Copa América de 2024. No dia 25, jogadores e comissão técnica vão viajar com destino a Boston, para enfrentar a França no dia 26. Após o amistoso, a delegação retornará à cidade da Flórida, para dar prosseguimento à preparação até o dia 31, quando irá encarar os croatas – na véspera desta partida, a equipe irá a campo no Camping World Stadium, palco do jogo. Confira a lista de convocados: Goleiros Alisson – Liverpool (ING) Bento – Al-Nassr (SAU) Ederson – Fenerbahçe (TUR) Defensores Alex Sandro – Flamengo Bremer – Juventus (ITA) Danilo – Flamengo Douglas Santos – Zenit (RUS) Gabriel Magalhães – Arsenal (ING) Ibañez – Al-Ahli (SAU) Léo Pereira – Flamengo Marquinhos – PSG (FRA) Wesley – Roma (ITA) Meio-campistas Andrey Santos – Chelsea (ING) Casemiro – Manchester United (ING) Danilo – Botafogo Fabinho – Al-Ittihad (SAU) Gabriel Sara – Galatasaray (TUR) Atacantes Endrick – Lyon (FRA) Gabriel Martinelli – Arsenal (FRA) Igor Thiago – Brentford (ING) João Pedro – Chelsea (ING) Luiz Henrique – Zenit (RUS) Matheus Cunha – Manchester United (ING) Raphinha – Barcelona (ESP) Rayan – Bournemouth (ING) Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)
MS discute em Brasília parceria estratégica com a Bolívia e maior integração nas áreas de energia e logística
O fortalecimento dos laços econômicos entre Bolívia e Brasil, em especial com Mato Grosso do Sul, foram discutidos em Brasília (DF) nesta segunda-feira (16) em almoço realizado no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. O evento contou com a presença do presidente boliviano, Rodrigo Paz, do governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel, e do secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos temas debatidos foi a alteração de pontos regulatórios do gás natural boliviano, importado para o Brasil passando por Mato Grosso do Sul, onde corresponde a importante fatia de arrecadação e também é tido como mola propulsora do desenvolvimento industrial do Estado. Outra questão abordada foi a integração logística de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, o que envolve questões como a Hidrovia do Rio Paraguai e uma conexão entre a Malha Oeste – que deve à leilão pelo Governo Federal até novembro – e já operante no território boliviano Ferroviaria Oriental. “Foram discussões muito importantes para o Mato Grosso do Sul, como a reformulação da legislação referente ao gás, algo fundamental para que esse setor tenha mais investimentos, beneficiando diretamente o nosso Estado. Conversamos ainda sobre a hidrovia no Rio Paraguai, algo que cabe ao Governo Federal avançar, e a situação da ferrovia Malha Oeste. Lá na Bolívia eles já tem a linha Oriental”, explica o governador. Além dessas discussões, Riedel e as autoridades presentes conversaram sobre os avanços que a interconexão da rede elétrica boliviana à brasileira – alvo do acordo bilateral assinado hoje – podem render para o Brasil e particularmente para o Mato Grosso do Sul, estado onde vai ocorrer a conexão. “Hoje foi assinado um tratado sobre energia elétrica que para o Mato Grosso do Sul será extremamente importante, pois está garantindo mais suprimento de energia para o país e, consequentemente, para o Estado. Certamente todos esses debates feitos hoje vão chegar a uma consolidação de importantes investimentos e da uma integração econômica e estrutural Mato Grosso do Sul-Brasil-Bolívia”, conclui Riedel. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o acordo prevê uma ligação entre a província boliviana de Germán Busch, no departamento de Santa Cruz, ao município de Corumbá. A iniciativa inclui a instalação de uma estação conversora de frequência no lado brasileiro e a construção de linhas de transmissão com capacidade aproximada de 420 megawatts (MW), consolidando a integração das infraestruturas. O intercâmbio de energia ocorrerá principalmente a partir de excedentes de geração de cada país, sempre preservando o atendimento prioritário das demandas internas. O documento também prevê a possibilidade de trocas emergenciais em situações de contingência nos sistemas elétricos. Cada país será responsável por financiar, construir e operar sua própria infraestrutura. Além de ocupar boa parte da fronteira com o país vizinho, Mato Grosso do Sul também está em posição geográfica privilegiada, no centro da América do Sul e próximo de grandes centros econômicos e de consumo. Tal situação faz com que o território sul-mato-grossense ganhe maior potencial como referência logística e importante rota para a produção sul-americana ganhar mercados globais, e vice e versa. Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Procon de Mato Grosso do Sul publica relatório de empresas mais reclamadas em 2025
O Procon Mato Grosso do Sul publicou, na sexta-feira (13), os dados do cadastro de reclamações fundamentadas, referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2025. Os serviços bancários, de telefonia e de energia elétrica foram os mais demandados. No período, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) realizou 22.980 atendimentos. Destes, 12.811 (55,75%) foram queixas de consumidores sobre produtos ou serviços que, após análise técnica e comprovação da relação jurídica de consumo, resultaram em 6.445 reclamações fundamentadas. A responsabilidade pela classificação é do Procon, que aplica normativas contidas no CDC e no Decreto Estadual nº 15.647/2021. Entre as cinco empresas mais acionadas no ano passado estão dois bancos, duas operadoras de telefonia e uma concessionária de energia elétrica. Os dados completos estão disponíveis para consulta no site do Procon Mato Grosso do Sul que, como coordenador do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, lista ainda os relatórios de reclamações fundamentadas elaborados por 20 dos 45 Procons municipais do Estado. Serviço Acesse o cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2025: – Procon Mato Grosso do Sul– Amambai– Aparecida do Taboado– Aquidauana– Bonito– Caarapó– Costa Rica– Coxim– Deodápolis– Dourados– Fátima do Sul– Inocência– Maracaju– Miranda– Naviraí– Nova Andradina– Paranaíba– Ponta Porã– Rio Brilhante– Sidrolândia– Três Lagoas Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Dia “B” da Saúde Bucal mobiliza municípios de MS com técnica minimamente invasiva para tratar cárie em crianças
Mato Grosso do Sul integra, no próximo dia 20 de março, a mobilização nacional do Dia “B” da Saúde Bucal – Criança Sorridente, iniciativa que reúne estados e municípios em ações voltadas à prevenção e ao cuidado odontológico de crianças em idade escolar. No Estado, a mobilização é coordenada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Além das atividades educativas e preventivas, a edição deste ano traz um diferencial: a ampliação do ART (Tratamento Restaurador Atraumático), uma técnica moderna e minimamente invasiva para o tratamento da cárie dentária que permite levar o atendimento diretamente para dentro das escolas. De acordo com Lucas Moura, Coordenador de Saúde Bucal da SES, a proposta é fortalecer uma estratégia que alia prevenção e resolutividade no cuidado odontológico infantil. “O Tratamento Restaurador Atraumático é uma tecnologia simples, moderna e muito eficaz para o controle da cárie. Ao incentivar sua realização nas escolas, ampliamos o acesso das crianças ao tratamento e conseguimos intervir de forma precoce, evitando a progressão da doença e contribuindo para o número de indivíduos sem cárie”, destaca. Sem motorzinho Diferente dos procedimentos tradicionais, o método dispensa o uso do motor odontológico e da anestesia. O tratamento é realizado com instrumentos manuais, como a cureta, que remove apenas o tecido cariado. Em seguida, o dente recebe uma restauração com cimento de ionômero de vidro, material restaurador que libera flúor e ajuda a proteger a estrutura dental contra novas lesões. A estratégia permite que o tratamento seja feito de forma rápida, segura e indolor, ampliando o acesso das crianças ao cuidado odontológico e evitando que pequenas lesões evoluam para problemas mais graves. Além do processo restaurador, serão realizadas ações de educação em saúde bucal como a escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e palestras educativas. Atenção aos pais e responsáveis: só é atendido quem leva autorização Como o procedimento envolve intervenção direta na cavidade bucal das crianças, a participação das famílias é fundamental. Por isso, as equipes de saúde também estão reforçando a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da autorização para que os estudantes possam receber avaliação e, quando necessário, tratamento odontológico no ambiente escolar.
Hospital Regional de Três Lagoas realiza 1ª cirurgia cerebral pelo SUS para tratar Parkinson em MS
Um procedimento inédito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul marcou um avanço no tratamento de pacientes com doença de Parkinson. Neste mês foi realizada a primeira cirurgia de implante de eletrodos para estimulação cerebral na rede pública estadual. A cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde). O paciente submetido ao procedimento foi o servidor público aposentado Gilberto Barbieri, de 58 anos, morador de Nova Andradina (MS), município localizado a 260 quilômetros de Três Lagoas. Há cerca de 15 anos ele convive com os sintomas da doença, que começaram com tremores nas mãos e evoluíram para limitações motoras mais severas ao longo do tempo. A doença Parkinson é uma enfermidade neurológica crônica, degenerativa e progressiva que afeta os movimentos, causando tremores de repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos e instabilidade postural. Para Gilberto ela apareceu com um tremor em suas mãos. A preocupação o levou a procurar ajuda médica e, após passar por exames e consultas em hospitais de sua cidade, Campo Grande, Dourados e São Paulo, recebeu o diagnóstico de doença de Parkinson. Desde então, a rotina mudou significativamente. Atividades simples do dia a dia passaram a exigir mais esforço. “Não tenho mais a vitalidade que tinha antes. Tudo piorou na minha vida com a chegada da doença”, relata. Há mais de dez anos, ele depende de medicamentos para controlar os sintomas da doença, tomando doses ao longo do dia em intervalos de cerca de três horas. Embora auxiliem no controle do Parkinson, os remédios também provocam efeitos colaterais, como movimentos involuntários constantes. Essa agitação contínua acabou fazendo com que ele perdesse peso. “Quando o efeito do remédio passa, entro no que os médicos chamam de estado ‘OFF’, quando penso no movimento, mas meu corpo não responde e vou paralisando”, explica. Para ele, a cirurgia representa a possibilidade de reduzir a quantidade de medicação e recuperar parte da qualidade de vida. “O que eu quero é diminuir os remédios e ter mais controle sobre meu próprio corpo”, afirma. Como funciona a cirurgia O procedimento realizado no hospital é chamado de implante de eletrodo para estimulação cerebral, técnica utilizada em casos específicos e mais graves de Parkinson para ajudar no controle dos sintomas motores. A cirurgia consiste na implantação de eletrodos em áreas profundas do cérebro responsáveis por modular os circuitos ligados ao controle dos movimentos. Conforme explica o médico neurocirurgião Eduardo Cintra Abib, responsável pelo procedimento, os eletrodos são implantados em uma região chamada núcleo subtalâmico. “Colocamos um eletrodo de cada lado do cérebro, porque cada hemisfério controla o lado oposto do corpo. Durante a cirurgia o paciente permanece acordado, para podermos testar os movimentos e identificar o ponto exato de estimulação que melhora sintomas como tremor e rigidez”, detalhou. Após o implante, os eletrodos são conectados a um pequeno dispositivo semelhante a um marca-passo, implantado na região do peito. O aparelho envia impulsos elétricos ao cérebro que ajudam a regular a atividade responsável pelos movimentos. O neurocirurgião esclarece que nem todos os pacientes com Parkinson podem realizar esse tipo de cirurgia. Existem critérios médicos para a indicação, como ter pelo menos cinco anos de tratamento, já ter utilizado diferentes tipos de medicamentos e estar em um estágio da doença no qual os remédios já não conseguem mais controlar bem os sintomas. Nesses casos, a cirurgia passa a ser uma alternativa de tratamento. Segundo o especialista, a técnica pode reduzir em até 80% a necessidade de medicamentos, além de melhorar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida do paciente. Integraram a equipe principal, além de Eduardo Abib, o neurocirurgião Marco Aurélio Fernandes Teixeira, os anestesistas Ariane Freitas Neves e Walter Chimello Balhester e os profissionais de enfermagem Raisa Carvalho Batista e Felipe Gabriel Rocini Araújo. Recuperação e acompanhamento Após o procedimento, realizado no dia 05 de março, Gilberto permaneceu um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais dois dias em observação, recebendo alta hospitalar no dia 8 de março. Dentro de duas semanas ele retornará ao hospital para a etapa de programação do dispositivo implantado, quando serão realizados os primeiros ajustes da estimulação. “O sistema possui vários pontos de contato no eletrodo. A corrente elétrica pode ser direcionada para áreas específicas, de acordo com os sintomas predominantes de cada paciente, como tremor, rigidez ou instabilidade. No retorno vamos avaliar como foi a rotina dele e ajustar o dispositivo conforme a necessidade”, ressaltou Eduardo. Esperança de uma nova rotina Para Gilberto, a cirurgia representa a possibilidade de recuperar autonomia e retomar atividades que ficaram mais difíceis nos últimos anos. “Quero poder fazer coisas simples sem ser refém dos remédios, sem tremer ou ficar paralisado. Quero viajar, pescar, visitar minha irmã que mora em uma fazenda em Pontes Lacerda, no Mato Grosso, e pegar meus netos no colo sem medo de derrubá-los”, conta. A esposa, Elcia Oliveira Umbelino Barbieri, de 56 anos, com quem Gilberto é casado há 36 anos, acompanhou todo o processo e também vê a cirurgia com esperança. “Hoje sou motorista oficial dele. Hesitamos de sair de casa, dá receio de ir em eventos, festas, porque temos receio de o efeito do remédio acabar e ele congelar ou começar a tremer em público. As pessoas ficam olhando e é uma situação constrangedora, por isso muitas vezes preferimos ficar em casa, em certas ocasiões. Agora temos esperança de que a vida volte a ser mais tranquila”, disse. Marco para a saúde pública de MS Para o diretor técnico do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, Marllon Nunes, a realização do procedimento representa um avanço importante para a saúde pública do estado. “Este procedimento representa um avanço para o SUS em Mato Grosso do Sul. Oferecer uma cirurgia de alta complexidade como a estimulação cerebral profunda demonstra a capacidade técnica do hospital e reforça seu papel como referência regional e estadual em assistência especializada, ampliando o acesso da população
Semana do Artesão reafirma identidade cultural e fortalece economia criativa de Mato Grosso do Sul
Expressão direta das tradições e das influências indígenas e fronteiriças, o artesanato de Mato Grosso do Sul é mais do que técnica. É memória moldada em argila, fibra trançada à mão, madeira que ganha som e sementes que se transformam em arte. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul celebra essas belezas e inspirações na 18ª Semana do Artesão, que acontece de 18 a 25 de março, em Campo Grande. Promovida pelo Governo do Estado, a iniciativa marca as comemorações pelo Dia do Artesão (19 de março) e se consolida como uma das principais políticas públicas de valorização do fazer artesanal, aliando geração de renda, capacitação e intercâmbio cultural. O evento fortalece o setor desde 2007, reforçando seu papel como atividade econômica sustentável e promovendo não apenas a comercialização, mas o reconhecimento do artesanato como patrimônio identitário do Estado. Feira “Mãos que Criam” abre programação O ponto alto da programação é a Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, realizada de 18 a 22 de março, no Armazém Cultural da Feira Central. O espaço reunirá artesãos de 16 municípios do interior, além da participação de oito etnias indígenas de Mato Grosso do Sul, reforçando a diversidade cultural que caracteriza a produção local. A abertura oficial acontece no dia 18, às 18 horas, com homenagens a três nomes que ajudaram a construir a história do artesanato sul-mato-grossense: Marilde Cecília Ferreira (Rio Verde), Luiz Gonzaga de Oliveira – “Luizinho” (Campo Grande) e Elizabeth Antunes Marques – “Beth Marques”. Durante os cinco dias de feira, o público poderá adquirir peças de referência cultural, produtos da gastronomia regional e acompanhar apresentações artísticas com o Duo Borba Nonnato, Jerry Espíndola, Gui Valença, Karla Coronel, Lianny Melo, Circo do Mato e Flor de Pequi. Tudo com entrada franca. Negócios e uma nova Casa do Artesão A programação também evidencia o caráter estratégico do artesanato para a economia criativa. No dia 19 o Sebrae/MS sedia a Rodada de Negócios, evento que colocará artesãos sul-mato-grossenses frente a frente com dez lojistas de diversas regiões do país, ampliando oportunidades de mercado. No mesmo dia será lançado o projeto da segunda filial da Casa do Artesão, no Shopping Campo Grande — iniciativa que integra o plano de expansão da marca e reforça a presença institucional do artesanato em novos espaços de comercialização. Já no dia 20, o Encontro dos Artesãos de MS reunirá profissionais e representantes da Federação dos Artesãos para planejamento estratégico das ações de 2026 e 2027, além de visita mediada ao Centro de Referência do Artesanato. Oficinas aproximam público do fazer artesanal Um dos diferenciais da Semana do Artesão é a vivência prática. Oficinas abertas ao público acontecerão no Armazém Cultural, com mestres e artesãos compartilhando diferentes técnicas Além das atividades voltadas ao público geral, a programação inclui oficinas em escolas públicas, levando aos estudantes o contato direto com patrimônios imateriais do Estado, como a Cerâmica Terena e a Viola de Cocho, buscando inspirar novas gerações e preservar saberes tradicionais reconhecidos como patrimônio cultural sul-mato-grossense. Confira a programação de oficinas da 18ª Semana do Artesão e se inscreva pelos links: 18 de março (quarta) – Armazém Cultural / Feira Central 19 de março (quinta) – Armazém Cultural / Feira Central (Mesmos links do dia 18 para estas oficinas) 20 de março (sexta) – Armazém Cultural / Feira Central Workshop Especial• Mídia e suas Funcionalidades (Aniela Paes)14h às 17h30 https://www.sympla.com.br/evento/worshop-midia-e-suas-funcionalidades/3310443 21 de março (sábado) – Armazém Cultural / Feira Central 22 de março (domingo) – Armazém Cultural / Feira Central (Links mantêm-se os mesmos do dia 21) 22 de março (domingo) – Morada dos Baís Café na Praça e homenagem na Assembleia A Morada dos Baís será palco do tradicional Café na Praça, no dia 22 de março, das 8h às 12h, reunindo artesãos da Associação da Praça dos Imigrantes e o público em geral em momento de confraternização e celebração. Encerrando a agenda institucional, no dia 24 de março, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza a Sessão Solene Conceição dos Bugres, homenagem anual dedicada aos artesãos do Estado. Marcio Breda, Comunicação Setesc
Mobilização integrada reforça resposta do Governo de MS ao avanço das arboviroses em territórios indígenas
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensificou nos últimos dias as ações de enfrentamento às arboviroses em aldeias indígenas da região de Dourados e Itaporã. A mobilização foi discutida em reunião com participação do Ministério da Saúde, da Sesai e do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), além da Força Nacional do SUS, do HU/UFGD, de representantes das secretarias municipais de Dourados e Itaporã e lideranças locais. No contexto epidemiológico, sistemas de notificação de agravos apontam que 2026 tem registrado alta incidência de casos de Chikungunya, superior ao mesmo período de 2025. Em Dourados, há transmissão ativa dentro das aldeias, o que tem pressionado os serviços de saúde locais. A região conta com 21.355 indígenas atendidos por 4 unidades básicas de saúde e 6 equipes, número que vem sendo pressionado diante da demanda crescente. Nos últimos dias, foram confirmados 150 casos positivos na reserva indígena, com outros em análise. A situação já resultou em três óbitos, reforçando a necessidade de resposta rápida e coordenada. Mutirão “Ao mesmo tempo em que temos que assegurar a linha assistencial na linha de cuidado, é preciso com urgência fazermos o controle vetorial em toda a região”, explica a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone. Com base nessa premissa, entre os dias 9 e 11 de março foi realizado um mutirão nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que mobilizou cerca de 100 profissionais e trouxe resultados expressivos. Em 3 dias de ação, foram vistoriados 2.355 imóveis na região, com 589 focos do mosquito Aedes aegypti, sendo 90% deles identificados principalmente em pneus, caixas d’água e lixo. Os números da ação totalizaram: – Imóveis trabalhados: 2.355– Imóveis tratados: 1.156– Focos encontrados: 589 (90% em caixas d’água, lixo e pneus)– Imóveis borrifados com máquina costal motorizada:43– Aplicação de inseticida com 02 LECOS– Agentes de endemias envolvidos: 77– Agentes de saúde indígena: 20 As equipes atuaram de forma integrada, realizando inspeções, aplicação de larvicidas e inseticidas, além da instalação de ovitrampas para monitoramento. O trabalho contou com apoio da Secretaria de Obras para garantir logística e transporte. União de esforços Durante a reunião virtual com o Ministério da Saúde, a secretária-adjunta da SES destacou que o enfrentamento exige integração. “Estamos diante de uma situação que exige união de esforços. O Estado está 100% disponível para apoiar e coordenar junto aos municípios e ao Ministério da Saúde, para ultrapassarmos esse momento emergencial”, pontuou. Na reunião, a SES reforçou o compromisso do Governo de MS em atuar de forma conjunta, sem apontar responsabilidades, mas buscando soluções práticas e imediatas para proteger a população indígena. Próximos passos O Governo do Estado e a SES seguem acompanhando o cenário epidemiológico e apoiando os municípios em medidas de prevenção e controle. A prioridade é assegurar tanto o atendimento à população quanto a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com foco em caixas d’água, pneus e acúmulo de lixo. Novas ações estão previstas para as próximas semanas, sempre em parceria com o Ministério da Saúde, Sesai, DSEI e as lideranças indígenas, SMS de Dourados e Itaporã, HU/UFGD, garantindo que o enfrentamento às arboviroses seja contínuo e efetivo.
Curso de hidráulica para reeducandos une ressocialização, sustentabilidade e economia ao Estado
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), deu mais um passo no fortalecimento das políticas de ressocialização ao integrar uma parceria que vai qualificar profissionalmente reeducandos do sistema prisional da capital. Na sexta-feira (13), foi lançado o curso de Encanador Hidráulico, que beneficiará 140 custodiados em unidades prisionais de Campo Grande. A aula inaugural ocorreu no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (a Máxima de Campo Grande), dentro do Programa Mãos e Obras, iniciativa da concessionária Águas Guariroba em parceria com o Governo do Estado, Agepen e a Faculdade Senai de Construção. A capacitação terá 40 horas de carga horária e integra as ações voltadas à preparação dos reeducandos para o mercado de trabalho, fortalecendo a política de reinserção social no sistema prisional. Além de promover qualificação profissional, o projeto também deve gerar economia significativa para os cofres públicos, uma vez que os participantes estarão aptos a realizar reparos hidráulicos nas próprias unidades prisionais, reduzindo a necessidade de contratação de serviços terceirizados, além da conscientização de evitar desperdícios. Segundo o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, a iniciativa representa um avanço tanto na política de ressocialização quanto na gestão eficiente das unidades penais. “Quando oferecemos qualificação profissional dentro do sistema prisional, estamos criando oportunidades reais de mudança de vida. O aprendizado adquirido aqui contribui diretamente para a ressocialização e também traz benefícios para a administração pública, já que esses reeducandos poderão atuar em reparos nas unidades, gerando economia ao Estado”, destacou. A estimativa é de que apenas com a não contratação de serviços terceirizados de manutenção hidráulica seja possível economizar cerca de R$ 200 mil. Além disso, a capacitação permitirá reparos imediatos em estruturas como encanamentos, torneiras e caixas de descarga, o que tende a reduzir desperdícios e otimizar o consumo de água nas unidades prisionais. O secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro, ressaltou que a parceria demonstra como a união entre poder público e iniciativa privada pode gerar oportunidades concretas de transformação social. “A qualificação profissional dentro do sistema prisional é uma ferramenta importante para preparar essas pessoas para o retorno à sociedade. Ao mesmo tempo, o projeto contribui para melhorias nas próprias unidades, unindo ressocialização e eficiência administrativa”, afirmou. Já o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, explicou que o projeto também busca incentivar o uso consciente da água e fortalecer a responsabilidade social. “Além da capacitação, estamos realizando a doação de materiais, uniformes e equipamentos de segurança. A ideia é que os participantes possam aplicar esse conhecimento nas unidades prisionais e, quando retornarem à sociedade, tenham uma profissão que possibilite um novo começo”, disse. Todo o material utilizado no curso foi fornecido pela concessionária, incluindo equipamentos hidráulicos, uniformes e itens de segurança, em um investimento estimado em R$ 160 mil. A qualificação técnica será ministrada pela Faculdade Senai de Construção, e os participantes receberão certificação profissional, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. De acordo com o gerente de gestão da instituição, Plínio Gratão, a formação profissional é uma ferramenta essencial para ampliar perspectivas de vida. “Com o certificado do Senai, os participantes terão condições de buscar oportunidades no mercado de trabalho. O projeto une qualificação, sustentabilidade e economia, beneficiando tanto os custodiados quanto o Estado e a sociedade”, pontuou. A formação ocorrerá em sete unidades prisionais da capital, que juntas concentram cerca de 6.150 custodiados. As unidades contempladas são: Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Presídio de Trânsito, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira e as penitenciárias da Gameleira I e II. Entre os participantes do curso, Alisson Souza da Silva, interno da Máxima, agradeceu oportunidade de receber a qualificação. “É uma boa profissão para quando eu sair daqui e poder dar um sustento digno aos meus filhos”, disse, ressaltando também ser uma forma de se ocupar produtivamente dentro do presídio. A qualificação também garante remição na pena, pois a cada 12 horas de estudo, um dia é reduzido no total a ser cumprido. Ampliação da qualificação no sistema prisional A iniciativa integra um conjunto mais amplo de ações de qualificação profissional desenvolvidas pela Agepen para fortalecer a ressocialização. A previsão da Divisão de Educação da instituição é capacitar cerca de 2 mil reeducandos ao longo de 2026, em áreas também como marcenaria, serralheria e construção civil, entre outras, ampliando as oportunidades de profissionalização dentro das unidades prisionais. Para a direção da Agepen, investir em educação e trabalho no sistema prisional significa investir em segurança pública, cidadania e eficiência na gestão dos recursos públicos, ao mesmo tempo em que oferece caminhos concretos para a reconstrução de vidas. Comunicação Agepen








