Um procedimento inédito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul marcou um avanço no tratamento de pacientes com doença de Parkinson. Neste mês foi realizada a primeira cirurgia de implante de eletrodos para estimulação cerebral na rede pública estadual. A cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde). O paciente submetido ao procedimento foi o servidor público aposentado Gilberto Barbieri, de 58 anos, morador de Nova Andradina (MS), município localizado a 260 quilômetros de Três Lagoas. Há cerca de 15 anos ele convive com os sintomas da doença, que começaram com tremores nas mãos e evoluíram para limitações motoras mais severas ao longo do tempo. A doença Parkinson é uma enfermidade neurológica crônica, degenerativa e progressiva que afeta os movimentos, causando tremores de repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos e instabilidade postural. Para Gilberto ela apareceu com um tremor em suas mãos. A preocupação o levou a procurar ajuda médica e, após passar por exames e consultas em hospitais de sua cidade, Campo Grande, Dourados e São Paulo, recebeu o diagnóstico de doença de Parkinson. Desde então, a rotina mudou significativamente. Atividades simples do dia a dia passaram a exigir mais esforço. “Não tenho mais a vitalidade que tinha antes. Tudo piorou na minha vida com a chegada da doença”, relata. Há mais de dez anos, ele depende de medicamentos para controlar os sintomas da doença, tomando doses ao longo do dia em intervalos de cerca de três horas. Embora auxiliem no controle do Parkinson, os remédios também provocam efeitos colaterais, como movimentos involuntários constantes. Essa agitação contínua acabou fazendo com que ele perdesse peso. “Quando o efeito do remédio passa, entro no que os médicos chamam de estado ‘OFF’, quando penso no movimento, mas meu corpo não responde e vou paralisando”, explica. Para ele, a cirurgia representa a possibilidade de reduzir a quantidade de medicação e recuperar parte da qualidade de vida. “O que eu quero é diminuir os remédios e ter mais controle sobre meu próprio corpo”, afirma. Como funciona a cirurgia O procedimento realizado no hospital é chamado de implante de eletrodo para estimulação cerebral, técnica utilizada em casos específicos e mais graves de Parkinson para ajudar no controle dos sintomas motores. A cirurgia consiste na implantação de eletrodos em áreas profundas do cérebro responsáveis por modular os circuitos ligados ao controle dos movimentos. Conforme explica o médico neurocirurgião Eduardo Cintra Abib, responsável pelo procedimento, os eletrodos são implantados em uma região chamada núcleo subtalâmico. “Colocamos um eletrodo de cada lado do cérebro, porque cada hemisfério controla o lado oposto do corpo. Durante a cirurgia o paciente permanece acordado, para podermos testar os movimentos e identificar o ponto exato de estimulação que melhora sintomas como tremor e rigidez”, detalhou. Após o implante, os eletrodos são conectados a um pequeno dispositivo semelhante a um marca-passo, implantado na região do peito. O aparelho envia impulsos elétricos ao cérebro que ajudam a regular a atividade responsável pelos movimentos. O neurocirurgião esclarece que nem todos os pacientes com Parkinson podem realizar esse tipo de cirurgia. Existem critérios médicos para a indicação, como ter pelo menos cinco anos de tratamento, já ter utilizado diferentes tipos de medicamentos e estar em um estágio da doença no qual os remédios já não conseguem mais controlar bem os sintomas. Nesses casos, a cirurgia passa a ser uma alternativa de tratamento. Segundo o especialista, a técnica pode reduzir em até 80% a necessidade de medicamentos, além de melhorar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida do paciente. Integraram a equipe principal, além de Eduardo Abib, o neurocirurgião Marco Aurélio Fernandes Teixeira, os anestesistas Ariane Freitas Neves e Walter Chimello Balhester e os profissionais de enfermagem Raisa Carvalho Batista e Felipe Gabriel Rocini Araújo. Recuperação e acompanhamento Após o procedimento, realizado no dia 05 de março, Gilberto permaneceu um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais dois dias em observação, recebendo alta hospitalar no dia 8 de março. Dentro de duas semanas ele retornará ao hospital para a etapa de programação do dispositivo implantado, quando serão realizados os primeiros ajustes da estimulação. “O sistema possui vários pontos de contato no eletrodo. A corrente elétrica pode ser direcionada para áreas específicas, de acordo com os sintomas predominantes de cada paciente, como tremor, rigidez ou instabilidade. No retorno vamos avaliar como foi a rotina dele e ajustar o dispositivo conforme a necessidade”, ressaltou Eduardo. Esperança de uma nova rotina Para Gilberto, a cirurgia representa a possibilidade de recuperar autonomia e retomar atividades que ficaram mais difíceis nos últimos anos. “Quero poder fazer coisas simples sem ser refém dos remédios, sem tremer ou ficar paralisado. Quero viajar, pescar, visitar minha irmã que mora em uma fazenda em Pontes Lacerda, no Mato Grosso, e pegar meus netos no colo sem medo de derrubá-los”, conta. A esposa, Elcia Oliveira Umbelino Barbieri, de 56 anos, com quem Gilberto é casado há 36 anos, acompanhou todo o processo e também vê a cirurgia com esperança. “Hoje sou motorista oficial dele. Hesitamos de sair de casa, dá receio de ir em eventos, festas, porque temos receio de o efeito do remédio acabar e ele congelar ou começar a tremer em público. As pessoas ficam olhando e é uma situação constrangedora, por isso muitas vezes preferimos ficar em casa, em certas ocasiões. Agora temos esperança de que a vida volte a ser mais tranquila”, disse. Marco para a saúde pública de MS Para o diretor técnico do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, Marllon Nunes, a realização do procedimento representa um avanço importante para a saúde pública do estado. “Este procedimento representa um avanço para o SUS em Mato Grosso do Sul. Oferecer uma cirurgia de alta complexidade como a estimulação cerebral profunda demonstra a capacidade técnica do hospital e reforça seu papel como referência regional e estadual em assistência especializada, ampliando o acesso da população
Semana do Artesão reafirma identidade cultural e fortalece economia criativa de Mato Grosso do Sul
Expressão direta das tradições e das influências indígenas e fronteiriças, o artesanato de Mato Grosso do Sul é mais do que técnica. É memória moldada em argila, fibra trançada à mão, madeira que ganha som e sementes que se transformam em arte. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul celebra essas belezas e inspirações na 18ª Semana do Artesão, que acontece de 18 a 25 de março, em Campo Grande. Promovida pelo Governo do Estado, a iniciativa marca as comemorações pelo Dia do Artesão (19 de março) e se consolida como uma das principais políticas públicas de valorização do fazer artesanal, aliando geração de renda, capacitação e intercâmbio cultural. O evento fortalece o setor desde 2007, reforçando seu papel como atividade econômica sustentável e promovendo não apenas a comercialização, mas o reconhecimento do artesanato como patrimônio identitário do Estado. Feira “Mãos que Criam” abre programação O ponto alto da programação é a Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, realizada de 18 a 22 de março, no Armazém Cultural da Feira Central. O espaço reunirá artesãos de 16 municípios do interior, além da participação de oito etnias indígenas de Mato Grosso do Sul, reforçando a diversidade cultural que caracteriza a produção local. A abertura oficial acontece no dia 18, às 18 horas, com homenagens a três nomes que ajudaram a construir a história do artesanato sul-mato-grossense: Marilde Cecília Ferreira (Rio Verde), Luiz Gonzaga de Oliveira – “Luizinho” (Campo Grande) e Elizabeth Antunes Marques – “Beth Marques”. Durante os cinco dias de feira, o público poderá adquirir peças de referência cultural, produtos da gastronomia regional e acompanhar apresentações artísticas com o Duo Borba Nonnato, Jerry Espíndola, Gui Valença, Karla Coronel, Lianny Melo, Circo do Mato e Flor de Pequi. Tudo com entrada franca. Negócios e uma nova Casa do Artesão A programação também evidencia o caráter estratégico do artesanato para a economia criativa. No dia 19 o Sebrae/MS sedia a Rodada de Negócios, evento que colocará artesãos sul-mato-grossenses frente a frente com dez lojistas de diversas regiões do país, ampliando oportunidades de mercado. No mesmo dia será lançado o projeto da segunda filial da Casa do Artesão, no Shopping Campo Grande — iniciativa que integra o plano de expansão da marca e reforça a presença institucional do artesanato em novos espaços de comercialização. Já no dia 20, o Encontro dos Artesãos de MS reunirá profissionais e representantes da Federação dos Artesãos para planejamento estratégico das ações de 2026 e 2027, além de visita mediada ao Centro de Referência do Artesanato. Oficinas aproximam público do fazer artesanal Um dos diferenciais da Semana do Artesão é a vivência prática. Oficinas abertas ao público acontecerão no Armazém Cultural, com mestres e artesãos compartilhando diferentes técnicas Além das atividades voltadas ao público geral, a programação inclui oficinas em escolas públicas, levando aos estudantes o contato direto com patrimônios imateriais do Estado, como a Cerâmica Terena e a Viola de Cocho, buscando inspirar novas gerações e preservar saberes tradicionais reconhecidos como patrimônio cultural sul-mato-grossense. Confira a programação de oficinas da 18ª Semana do Artesão e se inscreva pelos links: 18 de março (quarta) – Armazém Cultural / Feira Central 19 de março (quinta) – Armazém Cultural / Feira Central (Mesmos links do dia 18 para estas oficinas) 20 de março (sexta) – Armazém Cultural / Feira Central Workshop Especial• Mídia e suas Funcionalidades (Aniela Paes)14h às 17h30 https://www.sympla.com.br/evento/worshop-midia-e-suas-funcionalidades/3310443 21 de março (sábado) – Armazém Cultural / Feira Central 22 de março (domingo) – Armazém Cultural / Feira Central (Links mantêm-se os mesmos do dia 21) 22 de março (domingo) – Morada dos Baís Café na Praça e homenagem na Assembleia A Morada dos Baís será palco do tradicional Café na Praça, no dia 22 de março, das 8h às 12h, reunindo artesãos da Associação da Praça dos Imigrantes e o público em geral em momento de confraternização e celebração. Encerrando a agenda institucional, no dia 24 de março, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza a Sessão Solene Conceição dos Bugres, homenagem anual dedicada aos artesãos do Estado. Marcio Breda, Comunicação Setesc
Mobilização integrada reforça resposta do Governo de MS ao avanço das arboviroses em territórios indígenas
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensificou nos últimos dias as ações de enfrentamento às arboviroses em aldeias indígenas da região de Dourados e Itaporã. A mobilização foi discutida em reunião com participação do Ministério da Saúde, da Sesai e do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), além da Força Nacional do SUS, do HU/UFGD, de representantes das secretarias municipais de Dourados e Itaporã e lideranças locais. No contexto epidemiológico, sistemas de notificação de agravos apontam que 2026 tem registrado alta incidência de casos de Chikungunya, superior ao mesmo período de 2025. Em Dourados, há transmissão ativa dentro das aldeias, o que tem pressionado os serviços de saúde locais. A região conta com 21.355 indígenas atendidos por 4 unidades básicas de saúde e 6 equipes, número que vem sendo pressionado diante da demanda crescente. Nos últimos dias, foram confirmados 150 casos positivos na reserva indígena, com outros em análise. A situação já resultou em três óbitos, reforçando a necessidade de resposta rápida e coordenada. Mutirão “Ao mesmo tempo em que temos que assegurar a linha assistencial na linha de cuidado, é preciso com urgência fazermos o controle vetorial em toda a região”, explica a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone. Com base nessa premissa, entre os dias 9 e 11 de março foi realizado um mutirão nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que mobilizou cerca de 100 profissionais e trouxe resultados expressivos. Em 3 dias de ação, foram vistoriados 2.355 imóveis na região, com 589 focos do mosquito Aedes aegypti, sendo 90% deles identificados principalmente em pneus, caixas d’água e lixo. Os números da ação totalizaram: – Imóveis trabalhados: 2.355– Imóveis tratados: 1.156– Focos encontrados: 589 (90% em caixas d’água, lixo e pneus)– Imóveis borrifados com máquina costal motorizada:43– Aplicação de inseticida com 02 LECOS– Agentes de endemias envolvidos: 77– Agentes de saúde indígena: 20 As equipes atuaram de forma integrada, realizando inspeções, aplicação de larvicidas e inseticidas, além da instalação de ovitrampas para monitoramento. O trabalho contou com apoio da Secretaria de Obras para garantir logística e transporte. União de esforços Durante a reunião virtual com o Ministério da Saúde, a secretária-adjunta da SES destacou que o enfrentamento exige integração. “Estamos diante de uma situação que exige união de esforços. O Estado está 100% disponível para apoiar e coordenar junto aos municípios e ao Ministério da Saúde, para ultrapassarmos esse momento emergencial”, pontuou. Na reunião, a SES reforçou o compromisso do Governo de MS em atuar de forma conjunta, sem apontar responsabilidades, mas buscando soluções práticas e imediatas para proteger a população indígena. Próximos passos O Governo do Estado e a SES seguem acompanhando o cenário epidemiológico e apoiando os municípios em medidas de prevenção e controle. A prioridade é assegurar tanto o atendimento à população quanto a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com foco em caixas d’água, pneus e acúmulo de lixo. Novas ações estão previstas para as próximas semanas, sempre em parceria com o Ministério da Saúde, Sesai, DSEI e as lideranças indígenas, SMS de Dourados e Itaporã, HU/UFGD, garantindo que o enfrentamento às arboviroses seja contínuo e efetivo.
Curso de hidráulica para reeducandos une ressocialização, sustentabilidade e economia ao Estado
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), deu mais um passo no fortalecimento das políticas de ressocialização ao integrar uma parceria que vai qualificar profissionalmente reeducandos do sistema prisional da capital. Na sexta-feira (13), foi lançado o curso de Encanador Hidráulico, que beneficiará 140 custodiados em unidades prisionais de Campo Grande. A aula inaugural ocorreu no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (a Máxima de Campo Grande), dentro do Programa Mãos e Obras, iniciativa da concessionária Águas Guariroba em parceria com o Governo do Estado, Agepen e a Faculdade Senai de Construção. A capacitação terá 40 horas de carga horária e integra as ações voltadas à preparação dos reeducandos para o mercado de trabalho, fortalecendo a política de reinserção social no sistema prisional. Além de promover qualificação profissional, o projeto também deve gerar economia significativa para os cofres públicos, uma vez que os participantes estarão aptos a realizar reparos hidráulicos nas próprias unidades prisionais, reduzindo a necessidade de contratação de serviços terceirizados, além da conscientização de evitar desperdícios. Segundo o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, a iniciativa representa um avanço tanto na política de ressocialização quanto na gestão eficiente das unidades penais. “Quando oferecemos qualificação profissional dentro do sistema prisional, estamos criando oportunidades reais de mudança de vida. O aprendizado adquirido aqui contribui diretamente para a ressocialização e também traz benefícios para a administração pública, já que esses reeducandos poderão atuar em reparos nas unidades, gerando economia ao Estado”, destacou. A estimativa é de que apenas com a não contratação de serviços terceirizados de manutenção hidráulica seja possível economizar cerca de R$ 200 mil. Além disso, a capacitação permitirá reparos imediatos em estruturas como encanamentos, torneiras e caixas de descarga, o que tende a reduzir desperdícios e otimizar o consumo de água nas unidades prisionais. O secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro, ressaltou que a parceria demonstra como a união entre poder público e iniciativa privada pode gerar oportunidades concretas de transformação social. “A qualificação profissional dentro do sistema prisional é uma ferramenta importante para preparar essas pessoas para o retorno à sociedade. Ao mesmo tempo, o projeto contribui para melhorias nas próprias unidades, unindo ressocialização e eficiência administrativa”, afirmou. Já o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, explicou que o projeto também busca incentivar o uso consciente da água e fortalecer a responsabilidade social. “Além da capacitação, estamos realizando a doação de materiais, uniformes e equipamentos de segurança. A ideia é que os participantes possam aplicar esse conhecimento nas unidades prisionais e, quando retornarem à sociedade, tenham uma profissão que possibilite um novo começo”, disse. Todo o material utilizado no curso foi fornecido pela concessionária, incluindo equipamentos hidráulicos, uniformes e itens de segurança, em um investimento estimado em R$ 160 mil. A qualificação técnica será ministrada pela Faculdade Senai de Construção, e os participantes receberão certificação profissional, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. De acordo com o gerente de gestão da instituição, Plínio Gratão, a formação profissional é uma ferramenta essencial para ampliar perspectivas de vida. “Com o certificado do Senai, os participantes terão condições de buscar oportunidades no mercado de trabalho. O projeto une qualificação, sustentabilidade e economia, beneficiando tanto os custodiados quanto o Estado e a sociedade”, pontuou. A formação ocorrerá em sete unidades prisionais da capital, que juntas concentram cerca de 6.150 custodiados. As unidades contempladas são: Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Presídio de Trânsito, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira e as penitenciárias da Gameleira I e II. Entre os participantes do curso, Alisson Souza da Silva, interno da Máxima, agradeceu oportunidade de receber a qualificação. “É uma boa profissão para quando eu sair daqui e poder dar um sustento digno aos meus filhos”, disse, ressaltando também ser uma forma de se ocupar produtivamente dentro do presídio. A qualificação também garante remição na pena, pois a cada 12 horas de estudo, um dia é reduzido no total a ser cumprido. Ampliação da qualificação no sistema prisional A iniciativa integra um conjunto mais amplo de ações de qualificação profissional desenvolvidas pela Agepen para fortalecer a ressocialização. A previsão da Divisão de Educação da instituição é capacitar cerca de 2 mil reeducandos ao longo de 2026, em áreas também como marcenaria, serralheria e construção civil, entre outras, ampliando as oportunidades de profissionalização dentro das unidades prisionais. Para a direção da Agepen, investir em educação e trabalho no sistema prisional significa investir em segurança pública, cidadania e eficiência na gestão dos recursos públicos, ao mesmo tempo em que oferece caminhos concretos para a reconstrução de vidas. Comunicação Agepen
Vereadores aprovam projetos e criam nova função na Mesa Diretora
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (16), a sétima Sessão Ordinária do ano legislativo. Os trabalhos foram abertos com a participação da Sra Jocirlei Aparecida Guilherme, presidente da Associação Douradown, na Tribuna Livre, que discorreu sobre a Trissomia do 21 no município e a importância da conscientização da sociedade. Na pauta de votação, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 197/2025, de autoria da vereadora Karla Gomes (Podemos), que dispõe sobre a valorização dos protetores de animais abandonados no município. Segundo a proposta, protocolada em novembro passado, “o Poder Executivo poderá adotar medidas que priorizem o atendimento aos protetores de animais devidamente cadastrados, nos programas e ações ofertados pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal e pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, com vistas a facilitar o atendimento emergencial de primeiros socorros, a avaliação clínica e laboratorial, a vacinação e a esterilização dos animais sob sua responsabilidade, na forma da lei e observada a disponibilidade orçamentária”. O texto segue agora para sanção do prefeito Marçal Filho. Os vereadores aprovaram também o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 001/2026 que altera o dispositivo que disciplina a composição da Mesa Diretora da Câmara de Dourados para incluir o cargo de Segundo Vice-Presidente. Segundo o texto “esta Emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua promulgação, produzindo efeitos a partir da eleição da Mesa Diretora subsequente à sua aprovação”. Atualmente, a Mesa é composta pela presidente Liandra Brambilla (PSDB), o vice Inspetor Cabral (PSD), o secretário Rogério Yuri (PSDB) e o segundo secretário Márcio Pudim (PSDB), com mandato até o fim de 2026, quando deve acontecer uma nova eleição para o biênio 2027/28. Os vereadores presentes ainda analisaram o pedido de denúncia contra a vereadora Isa Marcondes (Republicanos), protocolada pela Sra Irionetti Fátima Ferreira. Segundo texto lido em plenário, contendo 67 páginas, a parlamentar teria divulgado informações falsas e inverídicas, disseminação de ódio, atentatórias à honra e à imagem da denunciante e sua empresa, extrapolando a competência fiscalizatória com conduta sensacionalista, desrespeitando o Regimento Interno. O pedido foi aprovado por dez votos a quatro. Em seguida foi instaurada a Comissão Processante e, por sorteio, foram designados os vereadores Sargento Prates (PL) como presidente, Inspetor Cabral (PSD) como relator e Márcio Pudim (PSDB) como membro.
1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas na Reserva de Dourados
A Prefeitura de Dourados realizou no domingo (15) a 1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas, ocorrida na Reserva Indígena de Dourados, evento que marcou um momento leve e divertido para a comunidade. A iniciativa aconteceu na Aldeia Jaguapiru e foi promovida pela prefeitura, por meio da Coordenação de Políticas Públicas dos Assuntos Indígenas (Ceaid), em parceria com a psicóloga indígena Barbara Marques. A caminhada teve como objetivo destacar o mês de março como um símbolo de resistência, valorização e fortalecimento das mulheres, em especial as indígenas, destacando a importância do protagonismo feminino dentro das comunidades tradicionais. A ação buscou unir esporte, saúde, conscientização e mobilização social, promovendo um momento coletivo de integração entre mulheres, jovens, famílias e apoiadores da comunidade. O evento teve concentração às 5h30 na rotatória central da aldeia, com saída às 6h, percorrendo aproximadamente 3 quilômetros até a sede da liderança. Ao final do trajeto, os participantes foram recepcionados com café da manhã comunitário, som, brindes e em uma atividade que contou com toda a infraestrutura necessária garantida pela organização para um momento acolhedor. A caminhada também contou com a participação dos corredores amadores da RID (Reserva Indígena de Dourados), que se uniram à mobilização e contribuíram para fortalecer o caráter coletivo e esportivo da atividade, incentivando a prática de exercícios físicos e a integração entre diferentes grupos da comunidade. A realização da caminhada também contou com o apoio institucional da gestão municipal. O prefeito Marçal Filho tem reforçado o compromisso da administração pública com as pautas dos povos indígenas, reconhecendo a importância histórica, cultural e social das comunidades que compõem a Reserva Indígena de Dourados. A gestão municipal tem buscado fortalecer políticas públicas voltadas à valorização dos povos originários, apoiando ações que promovam cidadania, inclusão social, saúde, educação e respeito à diversidade cultural. A coordenadora da Ceaid, Sandra Rossati Medina, destacou que a realização da caminhada representa um momento importante para dar visibilidade às mulheres indígenas e para fortalecer a presença do poder público nas pautas relacionadas aos povos originários. “Esse evento tem um significado muito importante, pois representa união das mulheres indígenas e a valorização da sua luta por direitos, respeito e igualdade, além de demonstrar que a Prefeitura de Dourados está se voltando cada vez mais para os povos indígenas e trabalhando para fortalecer políticas públicas que atendam às necessidades das comunidades”, citou. A 1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas marca um importante momento de mobilização social, união e visibilidade, consolidando-se como um símbolo de resistência e fortalecimento das mulheres indígenas da região.
Audiência pública sobre adesão ao Programa Protege
A Prefeitura de Dourados realiza uma audiência pública para apresentar e discutir a adesão do município ao Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – Protege. A iniciativa, por determinação do prefeito Marçal Filho, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção às mulheres e meninas vítimas de violência, por meio da integração entre políticas públicas municipais e estaduais. Em julho do ano passado, a gestão criou a Patrulha Maria da Penha – através da Guarda Municipal, que em menos de oito meses, atendeu mais de mil ocorrências em Dourados. Diante do aumento significativo de casos de violações da Lei Maria da Penha na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, a audiência vai apresentar os principais eixos do programa estadual, que incluem a prevenção da violência, o fortalecimento da rede de atendimento, a ampliação de políticas de proteção e acolhimento, a garantia de direitos e acesso à justiça e a promoção de ações educativas e de conscientização. A adesão de Dourados ao Programa Protege, permitirá que o município passe a integrar oficialmente a política estadual de enfrentamento à violência, além de possibilitar a construção de um Plano Municipal de Metas, com atuação intersetorial entre as áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça, bem como o monitoramento das ações de prevenção e proteção. De acordo com Ana Caroline Lopes Prates, Coordenadora Especial de Políticas para as Mulheres, a audiência pública também tem como finalidade ouvir instituições que compõem a rede de proteção e construir coletivamente o Plano Municipal de Metas de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas. Entre os participantes confirmados estão a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Manuela Bailosa Nicodemos, a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Ariana Gomes Albé e, representando a Assistência Social e o Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Dourados – Viva Mulher, Kelly Wengrat. A audiência acontece nesta terça-feira, dia 17, no plenário da Câmara Municipal de Dourados a partir das 19h, é aberta à participação da sociedade civil e integra as ações do município voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção, prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em Dourados.
Dourados abre inscrições para 2ª Corrida da Páscoa com novidades para crianças e atletas PCD
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), abre nesta segunda-feira (16) as inscrições para a 2ª Corrida da Páscoa, que será realizada no dia 5 de abril de 2026, em frente ao Parque Antenor Martins. A prova integra a programação da Festa da Páscoa, que acontece de 3 a 5 de abril com diversas atrações no local. A competição vai reunir atletas profissionais, corredores amadores e famílias em uma manhã dedicada ao esporte, à saúde e à integração social. A edição deste ano traz novidades, com a inclusão da Corrida Kids e da categoria para Pessoas com Deficiência (PCD), ampliando a participação da comunidade e reforçando o incentivo à prática esportiva, uma das diretrizes da gestão do prefeito Marçal Filho.No dia da prova, a programação prevê a largada da Corrida Kids às 6h40 e da prova adulta às 7h, com concentração dos participantes a partir das 6h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma online: https://www.kmaisclube.com.br/eventos/2-corrida-da-pascoa-dourados-ms/KrzOgyGEKubKtzF7Pdsl. Na prova principal da categoria adulta, o percurso será de 5 quilômetros. Já nas modalidades infantil e PCD, os trajetos serão adaptados, garantindo segurança e participação inclusiva. A proposta é incentivar a prática esportiva em diferentes faixas etárias e condições físicas. Para o prefeito Marçal Filho, iniciativas como a Corrida da Páscoa reforçam o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade de vida e com o fortalecimento do esporte no município.“Eventos como esse incentivam hábitos saudáveis e fortalecem o esporte em nossa cidade. A Corrida da Páscoa, assim como a própria festa, é uma oportunidade de integrar as famílias e a comunidade em momentos que promovem saúde e bem-estar”, destacou. A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral, ressalta que o evento foi planejado para envolver pessoas de todas as idades e também atrair participantes de municípios da região. “É um evento que une esporte, saúde e também um momento de reflexão e celebração. Trouxemos novidades importantes, como a Corrida Kids e a categoria PCD, ampliando a participação e fortalecendo a prática de atividade física entre moradores da cidade e da região”, afirmou. As vagas são limitadas, sendo 200 para a corrida adulta e 30 para a Corrida Kids. Por isso, a organização orienta que os interessados façam a inscrição com antecedência para garantir participação.Os atletas inscritos receberão kit com número de peito, chip de cronometragem e camiseta oficial do evento, assegurando a organização e o controle de tempo durante a prova. O regulamento completo pode ser consultado na plataforma de inscrição. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer logo após a conclusão das provas. Apesar das inscrições serem gratuitas, a Funed solicita que durante a retirada do kit, cada atleta faça a doação de duas caixas de bombons, itens que serão destinados às crianças participantes de projetos esportivos da instituição.
Nova iluminação de LED avança em Dourados e moradores comemoram “noite que virou dia”
A Prefeitura de Dourados segue avançando com o processo de modernização da rede de iluminação pública no município, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio pelas modernas lâmpadas de LED com novas luminárias. Os trabalhos completaram 10 dias na última sexta-feira (13) e estão concentrados na região dos bairros Dioclécio Artuzzi e Harrison de Figueiredo, os primeiros a receber atenção integral da nova empresa contratada pela o processo de substituição de toda rede de ilumunação pública de Dourados. A substituição das antigas lâmpadas amarelas por luminárias de LED tem mudado o cenário das ruas e sido comemorada pelos moradores, que relatam melhora significativa na iluminação e na sensação de segurança. Em muitos pontos, a percepção é de que “a noite virou dia. A modernização é resultado do trabalho intenso da Prefeitura de Dourados para contratação de uma nova empresa responsável pela gestão da iluminação pública no município, já que o contrato anterior foi encerrado no final de 2024, antes da posse do prefeito Marçal Filho. A comerciante Juliana Ferreira Soares, que possui uma lanchonete na Rua João Góes, no Dioclécio Artuzi, uma das principais vias do bairro e por onde começou a instalação das novas luminárias, afirma que a mudança já trouxe benefícios para quem trabalha e circula pela região. “Parece dia. Melhorou a segurança para mim, para os clientes e para quem mora aqui no bairro. E está ficando ainda melhor porque está avançando para outras ruas”, comentou. Ivonete diz que iluminação traz segurança para os netos que estudam no período da noite Moradora antiga do bairro Harrison de Figueiredo, Ivonete Alves vive na Rua Severino Porto, antiga H1, a primeira via do loteamento. Ela conta que antes muitos moradores precisavam instalar refletores nas próprias casas para compensar a iluminação pública insuficiente. “Agora melhorou muito, está muito bom mesmo. Eu tenho netos que estudam à noite e isso traz mais tranquilidade para a gente”, afirmou. O eletricista Fábio Xavier, também morador do bairro, disse que chegou a instalar duas luminárias na frente da residência para reforçar a iluminação da rua. “Antes a lâmpada amarela era muito fraca. Agora a gente já vê as crianças brincarem na rua à noite. Vai ficar melhor ainda quando expandir para todo o bairro e para a cidade”, avaliou. Fábio Xavier diz que iluminação oportunizou até crianças brincarem no período noturno para fora de casa EXPANSÃO DA MODERNIZAÇÃO As lâmpadas de LED oferecem maior luminosidade, menor consumo de energia e maior durabilidade em comparação com as antigas lâmpadas de vapor. A escolha de iniciar o trabalho nos bairros Dioclécio Artuzzi e Harrison de Figueiredo ocorreu devido ao grande número de luminárias queimadas registrado na região. Após a conclusão nessas áreas, os serviços devem avançar para bairros vizinhos como Greenville, Jardim Guaicurus, Esplanada e Vival dos Ipês. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, o contrato prevê a substituição total das lâmpadas antigas por tecnologia LED em toda a cidade. “O contrato prevê a substituição de todas as lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED e, após a conclusão das trocas, a empresa terá que cumprir a cláusula de garantia de cinco anos. Durante esse período, todas as trocas de lâmpadas queimadas serão de responsabilidade da contratada, sem custo para o município”, explicou. Lâmpadas de Led estão sendo colocadas, neste momento, nas principais ruas do Harrison e Dioclécio Artuzi Desde o início da atual gestão do prefeito Marçal Filho, em janeiro de 2025, o serviço de Disk Lâmpada recebeu cerca de 10.500 pedidos de manutenção na rede de iluminação pública. Desse total, pouco mais de 6.500 já foram atendidos, com a substituição de lâmpadas de mercúrio por unidades de LED. Segundo o secretário, no primeiro ano da gestão a prioridade foi atender regiões com maior circulação de pessoas, devido à limitação de recursos humanos e materiais. Agora, a meta é avançar para todos os bairros do município, substituindo 100% das lâmpadas antigas. O prefeito Marçal Filho determinou que a empresa responsável pela execução do serviço atue com rapidez, atendendo tanto as substituições programadas quanto as demandas encaminhadas pela população. “Queremos uma pronta resposta ao cidadão, que paga mensalmente a Taxa de Manutenção do Sistema de Iluminação Pública na conta de energia e não pode ficar privado de um serviço tão importante para a segurança”, destacou o prefeito. A expectativa da administração municipal é que, nos próximos meses, toda a rede de iluminação pública de Dourados esteja modernizada com tecnologia LED.








