O outono começa nessa sexta-feira (20), às 10h45 no Hemisfério Sul, e deve ser caracterizado por chuvas abaixo da média histórica e temperaturas dentro ou um pouco acima da média, conforme prognóstico divulgado nessa semana pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Período de transição entre as estações chuvosa (verão) e seca (inverno), quando os dias começam a ficar mais curtos e as noites se alongam, o outono é no calendário agrícola a estação da colheita de importantes variedades e quando um número volumoso de espécies frutíferas atinge a maturação, sendo assim conhecido como a ‘estação das frutas’. Os técnicos do Cemtec/MS alertam que nesse período ocorrem as primeiras incursões de massas de ar frio e provocam quedas gradativas das temperaturas, podendo ocorrer nevoeiros em algumas regiões e até geadas. Análise do comportamento do clima ao longo de anos feita pelos meteorologistas do Cemtec/MS indica que entre abril e junho as chuvas na maior parte de Mato Grosso do Sul variam entre 150 milímetros e 400 milímetros, sendo em quantidade mais elevada na região Sul (400 milímetros a 500 milímetros) e menor na região Nordeste, não ultrapassando 150 milímetros. As previsões meteorológicas indicam que nesse ano, as precipitações ficarão abaixo das médias históricas no Estado. Já quanto à temperatura, de acordo com o modelo ensemble da Copernicus (técnica de modelagem climática e meteorológica que utiliza dados de diferentes centros de previsão para gerar previsões probabilísticas mais robustas de temperatura, precipitação e parâmetros oceânicos) consultado pelo Cemtec/MS, a tendência é que fique ligeiramente acima da média histórica. Em grande parte do Estado as temperaturas médias variam entre 20°C e 24°C, enquanto no extremo sul chegam a 18°C ou 20°C e no extremo noroeste, entre 24°C e 26°C, durante o outono. Os modelos climáticos indicam, ainda, alta probabilidade de manutenção de condições de neutralidade no clima durante o trimestre de abril, maio e junho de 2026. Mas já há indícios de intensificação gradual das condições de El Niño, fenômeno que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico e que causa impactos no clima em todo o Planeta. A influência de El Niño deve ser sentida com mais intensidade a partir do trimestre julho a setembro, podendo favorecer a ocorrência de ondas de calor. João Prestes, Comunicação Semadesc
Marcelo Teixeira explica demissão de Vojvoda e comenta repercussão na chegada de Cuca
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, explicou a demissão do técnico Vojvoda, que deixou o clube com 34 partidas e um aproveitamento de 43%. A derrota para o Internacional, na Vila Belmiro, culminou na saída do treinador na noite desta quarta-feira (18). Foram 10 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. Ele comentou sobre a chegada de Cuca e a relação da gestão com treinadores. “Não tínhamos Plano A, B ou C. Confiávamos no Vojvoda e só fizemos contato com o Cuca nas últimas horas. Também pela relação com o Cuca. Ainda como jogador e depois como treinador. Acredito que é uma boa opção. Na minha gestão tivemos sucesso no primeiro ano por manter o treinador. Tínhamos um objetivo, fomos vice no paulista e voltamos à primeira divisão com o Carille. Historicamente o Santos muda muito. Na nossa tivemos quatro. E é muito prejudicial a qualquer trabalho mudar constantemente. Insistimos com o Vojvoda e sua comissão trabalhadora e não deu certo. Disputamos o Brasileiro, Paulista, saímos de forma precoce e iniciamos Brasileiro dessa forma”, afirmou em entrevista à ESPN. “Entendemos que era necessária essa mudança. Uma mudança no qual finalizamos nessa madrugada o contato com o Cuca. Contrato até dezembro, no fim da minha gestão. Ele conhece o Santos, é uma vantagem como tinha o Carille. Tem muita experiência, disputou final de Libertadores com o Santos. Além de bom treinador, conhece os bastidores, a pressão. Com respaldo da diretoria pode recolocar o Santos nos bons resultados”, ressaltou. Teixeira ainda comentou sobre a repercussão ruim da chegada de Cuca por parte da torcida e nas redes sociais por um caso ocorrido em 1987, quando ele e outros jogadores foram acusados de violência sexual contra uma menor de idade, na Suíça. O mandatário afirmou que o clube tem protagonismo e papel social e que o profissional já esclareceu o passado. “Avaliamos essa repercussão. Tudo que ocorra paralelamente ao futebol tem que ter cuidado. Santos tem história de fazer apoio e campanhas de diferentes formas. Santos é protagonista nesse aspecto de campanhas e em ações sociais. Dentro do que avaliamos, entendemos como superada a questão. Ele já esclareceu e trabalhou em outros clubes nesses últimos anos. Acreditamos que tenha servido de exemplo e serve para nós também. Que a gente reafirme tudo que aquilo que possa servir de referência positiva ou negativa que tenha acontecido para que o Santos continue fazendo seu papel social”, finalizou. Em 1989, houve uma condenação à revelia, posteriormente anulada pela Justiça suíça em 2024 por questões processuais, sem reavaliação do mérito. É importante destacar que, embora a condenação não exista mais, o tribunal não reavaliou o mérito do caso para declará-lo inocente ou culpado; a decisão foi baseada em irregularidades processuais. Como o processo ficou ‘velho’, acabou sendo prescrito. A vítima, que tinha 13 anos na época, se matou e a família não quis mais correr atrás do processo. Diário do Peixe
Governo de MS institui Cadastro Positivo para incentivar regularidade fiscal e simplificar ambiente tributário
O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, com a publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (19), a Lei nº 6.558/2026, que cria o Programa Cadastro Positivo MS no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Sancionada pelo governador Eduardo Riedel, a medida já está em vigor e representa um avanço na política de modernização da administração tributária estadual. O programa tem como finalidade estimular contribuintes e responsáveis tributários à regularidade fiscal, adotando uma lógica baseada na indução de boas práticas e no fortalecimento da relação entre o Fisco e o setor produtivo. A simplificação de procedimentos e a oferta de incentivos podem contribuir para ampliar a conformidade tributária e melhorar o ambiente de negócios no Estado. Nesse contexto, a lei estabelece diretrizes voltadas à autorregularização, à redução da burocracia e ao uso intensivo de tecnologia para tornar mais ágil e eficiente a comunicação entre a administração tributária e os contribuintes. Também prevê a simplificação da legislação e a diminuição do tempo gasto no cumprimento das obrigações fiscais, alinhando Mato Grosso do Sul às práticas mais modernas de gestão tributária. Como instrumento de incentivo, o Cadastro Positivo MS permitirá a concessão de benefícios aos contribuintes que apresentarem avaliação positiva quanto à sua situação fisco-tributária. Entre as medidas previstas estão a flexibilização de exigências para regimes especiais, a simplificação de processos de restituição, a concessão de prazos diferenciados para pagamento de tributos e a possibilidade de redução ou dispensa de obrigações acessórias, além de um atendimento mais ágil e direcionado. Esses benefícios serão concedidos de forma gradual e proporcional ao nível de regularidade de cada contribuinte, conforme critérios objetivos a serem definidos em regulamento do Poder Executivo. A legislação também autoriza a criação de grupos de trabalho dentro da Sefaz com o objetivo de revisar normas e propor medidas de desburocratização, buscando eliminar exigências redundantes e aperfeiçoar os processos administrativos. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a melhoria contínua dos serviços prestados e com a racionalização da máquina pública. O programa busca estimular o cumprimento voluntário das obrigações tributárias por meio de recompensas associadas à simplificação de procedimentos, especialmente no âmbito do ICMS. A expectativa é que a medida contribua para tornar o ambiente econômico mais competitivo, ao mesmo tempo em que fortalece a eficiência da arrecadação e a segurança jurídica nas relações entre o Estado e os contribuintes. Com a instituição do Cadastro Positivo MS, Mato Grosso do Sul avança em uma agenda estruturante que combina responsabilidade fiscal, modernização administrativa e incentivo ao desenvolvimento econômico, consolidando um modelo de gestão tributária mais eficiente, transparente e orientado a resultados. Comunicação Sefaz
Câmara de Dourados articula comitê e inicia campanha emergencial de apoio à Reserva Indígena
A Câmara Municipal de Dourados articulou a criação do Comitê de Apoio à Reserva Indígena de Dourados (RID) e iniciou uma campanha emergencial de arrecadação de donativos para atender famílias impactadas pela epidemia de chikungunya no município. A iniciativa foi definida nesta quinta-feira (19), durante reunião realizada na presidência da Casa de Leis, reunindo vereadores, Rotary Club, entidades de classe e representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de construir uma resposta rápida e integrada diante do cenário sanitário. A mobilização ocorre após o avanço dos casos da doença na Reserva Indígena de Dourados, que já registra notificações e óbitos, conforme dados da Vigilância em Saúde com base em informações do Ministério da Saúde. A situação é considerada preocupante, especialmente em razão da vulnerabilidade social enfrentada pelas comunidades indígenas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 407 casos já foram notificados na reserva, sendo 202 confirmados, 181 em investigação e 24 descartados. Composta pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, a Reserva Indígena de Dourados abriga mais de 15 mil pessoas e é considerada a maior reserva indígena urbana do país. Com o aumento dos casos, muitas famílias enfrentam dificuldades no acesso a itens básicos, como alimentação e hidratação adequadas, o que agrava o quadro clínico dos pacientes. A presidente da Câmara, Liandra da Saúde (PSDB) destacou o papel do Legislativo na articulação da iniciativa e reforçou o compromisso com a população indígena. “A Câmara de Dourados cumpre seu papel ao reunir instituições e mobilizar a sociedade diante de uma situação tão delicada. Estamos falando de famílias que precisam de apoio imediato, e essa união de esforços é essencial para garantir dignidade e preservar vidas”, afirmou. O comitê reforça que a participação da população é fundamental neste momento, contribuindo para minimizar os impactos da epidemia e ampliar o alcance das ações emergenciais nas comunidades indígenas. Arrecadação: O comitê iniciou uma campanha emergencial de arrecadação de itens essenciais, com foco em: Pontos de Coleta Os donativos podem ser entregues na sede da Câmara Municipal de Dourados, localizada no Shopping Avenida Center, das 07h às 13h, e também na OAB Dourados/Itaporã.
Polícia Civil esclarece homicídio ocorrido em frente ao estabelecimento penal semiaberto de Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul esclareceu o homicídio ocorrido na última segunda-feira (16), em frente ao estabelecimento penal semiaberto e aberto de Dourados. Na ocasião, um homem de 50 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo no momento em que retornava do trabalho e se apresentava para o recolhimento noturno. De acordo com a investigação, a vítima possuía extensa ficha criminal, com condenações por diversos crimes, entre eles latrocínio, e tinha envolvimento em disputas entre facções criminosas na cidade. Assim que acionadas, equipes da Polícia Civil, por intermédio do Setor de Investigações Gerais (SIG) e do Núcleo Regional de Inteligência (NRI) de Dourados, iniciaram diligências e identificaram a participação de um adolescente de 16 anos, integrante de uma organização criminosa, como autor dos disparos. As apurações indicaram que o adolescente havia sido enviado de Campo Grande para Dourados com a missão de executar integrantes de facções rivais. Ainda conforme levantado pela Polícia Civil, ele já havia praticado uma tentativa de homicídio no dia 9 de março, na Vila São Braz, e vinha sendo monitorado pelos investigadores. Nas primeiras horas de terça-feira (17), os policiais civis localizaram o endereço onde o autor estava escondido e se deslocaram até o imóvel para realizar a apreensão. No momento da abordagem, ao perceber a presença da equipe, o indivíduo reagiu, atentando contra os agentes com uma pistola calibre 9mm que mantinha escondida sob o travesseiro, sendo necessário o confronto. O adolescente, que possuía antecedentes por tráfico de drogas e era investigado por participação em outros homicídios em Campo Grande, foi atingido e morreu no local. As investigações prosseguem para identificar e localizar outros envolvidos no crime.
Operário volta a vencer Corumbaense e está na decisão do Estadual
O Operário FC segue na luta pelo tri no Campeonato Sul-Mato-Grossense. Nesta quarta-feira (18), pela rodada de volta da semifinal, em Campo Grande, o Galo confirmou o favoritismo e eliminou o Corumbaense FC com mais uma vitória, agora por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pelo lateral Gabriel Bituca, que já havia marcado na vitória por 2 a 1 no jogo de ida. Na decisão, o Operário enfrenta AA Bataguassu que, com uma goleada por 4 a 0, reverteu a vantagem do adversário e eliminou o CE Naviraiense. Alex Choco marcou mais uma vez três gols, com Breno Chaves completando o placar. Nesta quinta-feira (19), a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulga a tabela detalhada da fase final. Os dois finalistas garantem lugar como representantes do Estado na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Essa é a quarta decisão seguida do Operário. Além dos títulos conquistados ano passado sobre o Ivinhema e em 2024 sobre o Dourados AC, o Galo foi vice-campeão em 2023, ao ser batido pelo Costa Rica EC. Gol No Estádio Jacques da Luz, a iniciativa do ataque foi do Operário e, logo aos quatro minutos, quase marcou com Eduardo Tanque, mas o atacante não conseguiu concluir a jogada de Gabriel Biteco pela direita com sucesso. Aos 22 minutos, Roger Modesto deu o passe para Tanque na área, mas Zé Augusto fechou o ângulo e fez a defesa. O placar foi aberto aos 29 minutos com Biteco que recebeu o passe de Roger Modesto, driblou o marcador para o meio e, de esquerda, acertou belo chute para vencer o goleiro adversário. Na etapa final, o Galo quase ampliou antes do primeiro minuto com Robinho, mas o chute cruzado foi para fora. Aos 34 minutos, depois do cruzamento de Reinaldo, a zaga cortou parcialmente e Robinho acertou um belo voleio, mas a bola explodiu na trave. A melhor chance do Corumbaense só veio nos acréscimos, com Matheus Bidick, mas o goleiro Lucas Covolan foi preciso na saída e fez a defesa, garantindo a vitória pelo placar mínimo.
Alex Showco decide, Bataguassu goleia Naviraiense e está na decisão do Estadual
Com um show do atacante Alex Choco, AA Bataguassu conquistou, em sua primeira participação na Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense, lugar na decisão. Pela rodada de volta da fase semifinal, nesta quarta-feira (18), o Tucunaré enfrentou o CE Naviraiense fora de casa e, não só reverteu a vantagem conquistada pelo adversário na ida, como goleou por 4 a 0. O camisa 9 foi o destaque, marcando mais uma vez três gols e fazendo a jogada que culminou com o gol do lateral Breno. Com a vitória, o Bataguassu tirou com sobras a derrota em casa por 1 a 0 e avança para decidir o campeonato com o Operário FC, atual bicampeão, que eliminou o Corumbaense FC com mais uma vitória, agora por 1 a 0 em Campo Grande. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulga a tabela detalhada nesta quinta-feira (19). Os dois finalistas garantem lugar como representantes do Estado na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Gols O Estádio Virotão estava cheio para torcer pelo CEN, mas viram o Bataguassu tomar conta da partida e fazer um primeiro tempo quase perfeito, praticamente definindo a classificação. Aos dez minutos, Alex Choco se livrou de dois marcadores pelo meio e faz bom toque para Pato que tocou na saída de Denilson. O volante Eduardo deu carrinho na tentativa do corte e tocou com o braço na bola. Pênalti marcado por Paulo Henrique Vollkopf que Choco cobrou com segurança e abriu o placar. O segundo veio aos 19 minutos em boa trama do ataque. Breno Chaves avançou pelo meio e abriu na esquerda para Paolo na esquerda que cruzou por baixo. Alex Choco se antecipou à marcação, dominou, fez o giro e soltou a bomba para ampliar a vantagem. Aos 38 minutos, Choco fez a jogada pelo meio e tocou para Pato que, de fora da área, bateu forte no canto direito. O goleiro defendeu parcialmente e, no rebote, Breno Chaves apareceu para ampliar para 3 a 0, placar do primeiro tempo. Na etapa final, o Bataguassu jogou com inteligência para administrar o placar e sem ser muito ameaçado pelo Naviraiense, que fazia jogo muito aquém do que apresentou na ida. Em um lance confuso no meio, o zagueiro Jefferson Formigão e Léo Colman foram expulsos, deixando os dois times com dez jogadores. Pouco depois, aos 34 minutos, o lateral Bruno Oliveira também foi expulso depois de levar um chapéu clássico de Choco e fazer falta dura. O placar foi fechado e viou goleada aos 45 minutos. Daniel avançou pelo meio e deu passe para Alex Choco na área. O atacante se livrou do marcador e, na saída de Denilson, fez o toque por cobertura, na cavadinha, marcando um golaço para carimbar a classificação do Bataguassu para a final do Campeonato Estadual.
Dourados abre credenciamento para artistas na 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), abriu nesta quinta-feira, 19, o credenciamento para artistas interessados em participar da programação da 2ª Festa da Páscoa, que será realizada no Parque Antenor Martins, entre os dias 3 e 5 de abril de 2026. Ao todo, serão selecionadas seis propostas, enquanto as demais ficarão em cadastro reserva. Cada apresentação selecionada receberá o valor bruto de R$ 4 mil. Uma gigantesca estrutura de palco e som será montada para proporcionar uma grande festa para as famílias douradenses. “Já recebemos as inscrições dos interessados em comercializar artesanatos, ambulantes, barracas de comidas, food truck e restantes, agora abrimos as inscrições para as atrações musicais, valorizando os artistas de Dourados nessa grande festa”, ressalta Gisella Melo, secretária municipal de Cultura. Podem se inscrever artistas solo, duplas, grupos ou bandas que comprovem, no mínimo, um ano de atuação na área artística. O pagamento será realizado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, responsável pela execução do evento, em até 60 dias após a realização do serviço, mediante apresentação de nota fiscal. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de março, exclusivamente por meio de formulário online (https://forms.gle/2eE4Z49CT6YnSDqh7). Os interessados devem preencher todos os campos e anexar os documentos exigidos, como vídeo de apresentação (via YouTube ou Drive), release do espetáculo com foto e rider técnico com as necessidades da apresentação. O credenciamento tem como objetivo valorizar a produção cultural local e regional, promovendo a diversidade artística e incentivando o intercâmbio cultural durante a Festa da Páscoa, que integra o calendário oficial de eventos do município. Os artistas selecionados serão divulgados no dia 27 de março e deverão seguir o planejamento do evento, incluindo horários, locais e orientações técnicas. Além das atrações culturais, a 2ª Festa da Páscoa terá outros atrativos que prometem agradar as famílias. Para as crianças será montada uma grande estrutura com brinquedos infláveis, além de decoração especial e distribuição de guloseimas. Também haverá soltura de toneladas de peixe no lago do Parque Antenor Martins e a pesca será liberada na véspera da Sexta-Feira Santa para que as pessoas possam garantir o peixe do dia sagrado para os Cristãos. A Festa da Páscoa é uma realização da Prefeitura de Dourados com organização conjunta das secretarias municipais de Agricultura Familiar e Cultura, além da parceria com a Fundação de Esportes de Dourados. Outras informações podem ser obtidas no edital do Diário Oficial ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, que está localizada no Centro de Convenções Antônio Tonanni, no Parque Alvorada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Prazo para pagamento do Alvará de Localização 2026 e ISSQN vence nesta sexta
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) da Prefeitura de Dourados alerta que o prazo para pagamento da Taxa de Localização e Funcionamento termina nesta sexta-feira, dia 20. O valor pode ser pago em parcela única ou dividido em três parcelas, com vencimento da 1ª parcela no dia 20 de março; da 2ª parcela no dia 20 de abril e a 3ª parcela no dia 20 de maio. “Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, efetuado de forma integral até o dia 20 de março, terão desconto de 20% sobre o valor da taxa, conforme previsto no art. 287, §4º, do Código Tributário Municipal (CTM)”, explica a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio. As guias de recolhimento para pagamento da taxa podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-457/contribuinte/main.faces. As guias de pagamento também podem ser obtidas com apoio da assistente virtual “Doura”, que pode ser acessada diretamente no site www.dourados.ms.gov.br ou através do WhatsApp número 67 99895-0137. Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30. “Nossa equipe está preparada para orientar os contribuintes sobre a taxa e, também, sobre as formas de pagamento e emissão das guias”, ressalta Suelen Nunes. A Secretaria Municipal de Fazenda orienta os contribuintes a ficarem atentos aos prazos para evitar encargos decorrentes de atraso no pagamento. “Além disso, ao ficar em mora com a Fazenda Municipal o contribuinte também não consegue emitir certidões negativas e acaba tendo contratempos na sua empresa”, alerta Suelen Nunes Venâncio. ISSQN A Secretaria Municipal de Fazenda também alerta que vence nesta sexta-feira, dia 20 de março, o prazo para pagamento do ISSQN Fixo para profissionais autônomos no exercício de 2026. O vencimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza fixo mensal ocorre no dia 20 do mês subsequente ao de competência. Excepcionalmente, o imposto referente à competência de janeiro de 2026 terá vencimento em 20 de março de 2026. Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral antecipado de todo o exercício de 2026, efetuado até o dia 20 de março de 2026, terão direito a desconto de 12%, conforme previsto no art. 250, § 7º, do CTM. As guias de recolhimento do ISSQN podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-527/contribuinte/main.faces. As guias de pagamento também podem ser obtidas com apoio da assistente virtual “Doura”, que pode ser acessada diretamente no site www.dourados.ms.gov.br ou através do WhattsApp número 67 99895-0137. Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30.








