Diante do crescente aumento de denúncias envolvendo pessoas em situação de rua e usuários de drogas nas principais praças e ruas do da cidade, a Guarda Municipal de Dourados adotou postura firme no que tange a policiamento preventivo, abordagens e até mesmo prisão de pessoas envolvidas na prática de ilícitos, que tiram o sossego da população e comércio em geral. “A ação atende determinação do prefeito Marçal Filho diante do aumento preocupante de andarilhos por áreas centrais, parques e praças de Dourados”, explica Jamil Matos, direto-geral da Guarda Municipal. Segundo Jamil Matos, muitas dessas pessoas não são de Mato Grosso do Sul. “A maioria é oriunda de Estados vizinhos, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e até Rio Grande do Sul, que chegam na cidade e vão se aglomerando em áreas de uso comum”, explica. “A Guarda Municipal tem a missão de garantir a integridade física das pessoas que frequentam esses locais e, também, de atuar preventivamente contra crimes e, por isso, estamos ampliando as abordagens”, completa. De acordo com o inspetor Israel, diretor de Operações da Guarda Municipal, houve um aumento significativo do número de denúncias via 153, e também de casos de perturbação do trabalho e furtos na região central e nas proximidades. “Então, vamos dar ênfase no patrulhamento e presença nesses locais para que a população e os trabalhadores do comércio tenham sensação de segurança”, destaca. Com um efetivo composto por homens e mulheres comprometidos com o bem-estar da sociedade, bem como a preservação do patrimônio público, a Guarda Municipal tem dado respostas rápidas às demandas que chegam à corporação, realizando ações preventivas diuturnamente, muitas delas resultando na prisão de diversos indivíduos foragidos da justiça e que causam transtorno à população.
Segunda edição do Projeto Educart, de esportes e cultura será lançado no sábado
A Prefeitura de Dourados abre neste sábado (28), a partir das 8h, no Ginásio Municipal de Esportes “Ulysses Guimarães”, a programação oficial da segunda edição do “Projeto Eduart – Cuidando com Educação, Esporte e Arte”, uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que tem tem como objetivo incentivar o espírito de equipe, promover a socialização e proporcionar vivências educacionais por meio do esporte, da cultura e da arte. O Projeto Educart foi idealizado pela gestão Marçal Filho com a ideia de levar às crianças e adolescentes atividades diversas no contraturno escolar, de forma que todos possam participar sem comprometer o horário regular de aulas. Dentre as modalidades esportivas confirmadas para este ano estão judô, tênis de mesa, vôlei, basquete, atletismo, handebol, futsal e xadrez; além de oficinas de arte, violão, fanfarra e dança. As atividades deverão ocorrer, ao longo do ano, nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme). De acordo com o secretário de Educação Nílson Francisco da Silva, a ideia, este ano, é promover disputas e entre as escolas. “Podemos fazer várias competições ao longo do ano, no modelo eliminatórias e, no final do ano, reunir os finalistas, num grande evento esportivo entre os alunos da Reme”, diz. Uma mostra cultural com os projetos da cultura – dança, violão e arte também deve abrilhantar o Educart, que será encerrado com um festival de fanfarras, em novembro. As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades escolares, e não há limite para a quantidade de atividades em que o aluno possa se inscrever, ou seja, ele vai poder explorar todo seu talento praticando um esporte, aperfeiçoando uma arte ou aprendendo algo novo. Para o prefeito Marçal Filho, o Educart veio para somar ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, incentivando o senso de equipe, além de ser suporte para descobrir talentos. “Ficamos muito feliz com o sucesso da primeira edição deste projeto, que chegou para incentivar atividades saudáveis entre nossos estudantes”, diz. “Nossas crianças precisam ter uma educação de qualidade e é o que temos buscado oferecer, não só nas disciplinas cotidianas, mas oferecendo também esporte, arte e lazer, incentivando hábitos saudáveis, interação social”, enfatiza. A cerimônia de abertura do Educart será aberta ao público e a expectativa é contar com a presença em massa de alunos, profissionais da educação e da comunidade em geral, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades constituídas.
Dourados: Zé Teixeira cobra revitalização de área e instalação de semáforo
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quinta-feira (26), indicações que priorizam a segurança viária e o bem-estar dos moradores do bairro Cachoeirinha, em Dourados. As solicitações, encaminhadas ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal, focam na revitalização completa de um campo de futebol e na instalação urgente de um semáforo no cruzamento das ruas Eulália Pires e Osmar Farias Leite, trecho marcado por um histórico recente de acidentes graves. A intervenção no trânsito é tratada como medida de segurança pública. Relatos de moradores entregues ao parlamentar apontam mais de 15 ocorrências no cruzamento nos últimos meses, incluindo episódios com morte e sequelas permanentes. Diante do fluxo intenso de veículos de carga e de passeio na região, Zé Teixeira acionou o Detran-MS e a Secretaria de Governo para que o projeto técnico e a instalação do conjunto semafórico sejam viabilizados em parceria com o município, visando interromper o ciclo de colisões no local. No setor de lazer e saúde, a proposta do parlamentar busca transformar a área do antigo campo de futebol do bairro em um complexo de convivência familiar. A proposta prevê a construção de vestiários e arquibancadas, além de uma nova iluminação e uma pista de caminhada arborizada no entorno. Segundo o deputado, a infraestrutura atual está defasada, o que limita o uso do espaço por crianças e jovens e gera insegurança no período noturno.
Com dupla do Santos, Bolívia tenta voltar à Copa do Mundo após 32 anos
Os bolivianos Miguelito e Contreras, dois Meninos da Vila, foram convocados pela Bolívia para os jogos da data Fifa. Junta, a dupla do Santos tentará recolocar sua seleção em uma Copa do Mundo após 32 anos. Miguelito, integrante do elenco profissional do Santos, foi o artilheiro da Bolívia nas Eliminatórias, com sete gols em 12 jogos. Inclusive, o gol marcado pelo meia contra o Brasil, pela última rodada, foi o que garantiu sua equipe na repescagem. O zagueiro Contreras, por sua vez, defende o time sub-20 da equipe praiana, mas já é chamado pela seleção principal. Buscando retornar ao Mundial pela primeira vez desde 1994, a Bolívia terá que vencer Suriname e, posteriormente, o Iraque. O meia do Santos deve ser titular. A primeira partida ocorre nesta quinta-feira e, caso a seleção sul-americana avance, enfrentará o país do Oriente Médio na próxima terça. E o Santos? Enquanto Miguelito e Contreras estarão a serviço da Bolívia, o técnico Cuca aproveita a pausa para a data Fifa para conhecer o elenco do Santos e começar o planejamento para a equipe reagir na temporada. O comandante chegou ao Alvinegro Praiano na última quinta-feira, após a demissão de Vojvoda. “De repente, você troca e não consegue encontrar o jogador certo. Não tem uma resposta, você acaba trocando. Então, agora quero definir. Não preciso ter apenas 11 na modernidade do futebol de hoje, com um jogo a cada três dias. Não consigo ter só 11 em um mês em que vamos jogar oito jogos. Tem que ter uns 14, uns 15”, disse o treinador. “Temos que saber pelo que lutamos. Vamos ter essa parada, depois a parada da Copa do Mundo. Agora é organizar e fazer o máximo de pontos possíveis durante esse tempo. Na primeira pausa, vamos avaliar bem o nosso grupo”, completou. Situação do Santos no Brasileiro Depois de empatar com o Cruzeiro, o Santos chegou aos sete pontos e saiu da zona de rebaixamento. O Alvinegro Praiano está na 16ª posição, com um ponto a mais que o Botafogo, 17º colocado. Próximo jogo do Santos
Polícia Civil prende evadido do sistema prisional que praticou furtos a estabelecimentos comerciais em Dourados
Na terça-feira (24), policiais civis do SIG/NRI de Dourados realizaram a prisão em flagrante de um homem de 27 anos apontado como autor de pelo menos dois furtos a estabelecimentos comerciais praticados durante a madrugada na região central da cidade de Dourados. O homem, que estava evadido do sistema prisional, ainda é investigado por outros dois arrombamentos, em que sua participação está sendo apurada pela equipe policial, podendo o número de empresas vítimas chegar a quatro. Logo após o recebimento dos boletins de ocorrência narrando os crimes, que aconteceram em um intervalo de poucas horas, os investigadores analisaram imagens de câmeras de vigilância e conseguiram identificar o responsável, conhecido furtador da região. O indivíduo havia quebrado as portas de vidro de uma hamburgueria e de uma farmácia localizadas na região central da cidade e invadido os imóveis para subtrair diversos objetos. Após diligências, ele foi localizado e detido, tendo prontamente confessado os crimes. Ele foi conduzido à sede do SIG/Dourados, onde foi autuado em flagrante por dois crimes de furto qualificado.
FICCO/MS combate tráfico de drogas e de armas de fogo em Mato Grosso do Sul
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) deflagrou, nesta quinta-feira (26/3), a Operação Barril 67. O objetivo é desarticular um esquema de tráfico de drogas e de armas de fogo, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nos estados de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. A operação de hoje é desdobramento de uma ação realizada em fevereiro de 2025, quando as autoridades interceptaram quase 600 kg de cocaína, quatro fuzis e grande quantidade de munição no município de Bataguassu/MS. Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar os indivíduos responsáveis pela logística de transporte da droga e do armamento. Durante as buscas realizadas nesta manhã, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, documentos e veículos. A FICCO/MS é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Polícia Penal Estadual, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Clássico mundial: Brasil e França se enfrentam nesta quinta, em Boston
Brasil e França se enfrentam nesta quinta-feira (26), às 17h (horário de Brasília), no Gillette Stadium, em Boston, em um dos clássicos mundiais mais aguardados dos últimos anos. A partida diante da terceira colocada do Ranking Mundial Masculino da FIFA será a estreia da Amarelinha em 2026 e terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, GE TV (YouTube) e no Globoplay. “A França é uma equipe de qualidade em todos os aspectos. Tem qualidade na frente, velocidade. É muito importante para a Seleção jogar com equilíbrio. Depois, estamos focados na qualidade da nossa equipe que é muita. Brasil também pode jogar em contra-ataque, com posse de bola e pode jogar muito bem”, elogiou o técnico Carlo Ancelotti, em entrevista coletiva nessa quarta (25). Destaque da França, o atacante Kylian Mbappé rejeitou falar de favoritismo s enalteceu a história do Brasil no futebol, assim como a tradição do país em Copas do Mundo. “Nunca se pode ser favorito contra uma equipe que tem cinco estrelas na camisa, é o impossível. O Brasil é o maior país do futebol, tem cinco Copas do Mundo e muita historia. Para nós, é uma oportunidade de jogar contra o Brasil e mostrar a nossa qualidade e o que podemos fazer, para nos prepararmos para ganhar o Mundial neste verão”, exaltou à GE TV. No jogo, a Seleção irá vestir pela primeira seu novo segundo uniforme, que apresenta cor azul e foi desenvolvido em parceria com a Jordan Brand. Esta é a primeira vez que a marca estará em um uniforme de seleção nacional. A França também estreará sua vestimenta verde. Dos atletas convocados, apenas o zagueiro Marquinhos permaneceu em Orlando para tratamento de dores no quadril. Além dos franceses, a Seleção irá encarar a Croácia ainda nesta Data FIFA, no dia 31. Estes dois jogos são os últimos antes do anúncio da convocação para a Copa do Mundo, evento que acontecerá em 18 de maio. Arbitragem de brasil x frança A arbitragem do amistosos será estadunidense e composta pelos seguintes profissionais: Guido Gonzales Jr. (árbitro central); Nick Uranga e Cory Richardson (árbitros assistentes); Armando Villarreal (quarto árbitro); e Tim Ford (VAR).
Operário bate Araguaína e começa Copa Verde com vitória fora de casa
Invicto na temporada 2026, o Operário FC conquistou mais uma vitória, agora abrindo a Copa Verde. Nesta quarta-feira (25), pela primeira fase da competição, chamada de Copa Centro-Oeste, o Galo visitou o Araguaína FR-TO e, com gol de Gabriel Teixeira no segundo tempo, venceu por 1 a 0. No outro jogo do Grupo A desta quarta, o Capital-DF venceu o Primavera-MT por 4 a 3. Na terça (24), o Rio Branco-ES fez 1 a 0 no Vila Nova-GO. Na segunda rodada, sábado (28), o Operário enfrenta o Vila Nova, em Goiânia (GO), para onde a delegação alvinegra segue direto. No ano, o Galo já fez 15 jogos, ainda sem derrotas. No Campeonato Sul-Mato-Grossense são 12 partidas, com sete vitórias e cinco empates. Na Copa do Brasil, venceu o ASA-AL e empatou com o Vila Nova, sendo eliminado nos pênaltis. Gol A partida no Estádio Mirandão não teve grandes oportunidades no primeiro tempo. A melhor delas foi do Araguaína, aos 45 minutos, em uma bola que o atacante Viana ganhou na dividida da zaga operariana, invadiu a área e bateu cruzado, mas para fora. O Galo arriscou chutes de fora da área, mas sem precisão. Na etapa final, o ritmo do jogo aumentou. Aos oito minutos, em jogada pela direita, Gabriel Biteco chegou na linha de fundo, já na área, e cruzou por baixo. A zaga conseguiu desviar antes que a bola chegasse em Eduardo Tanque, pronto para marcar na pequena área. A resposta foi imediata e quase com um golaço. Na cobrança de escanteio, a zaga afastou e, Ailton Jr, percebendo Lucas Covolan adiantado, arriscou de antes do meio campo. A bola, caprichosamente, bateu no travessão. O gol do jogo saiu aos 22 minutos. Robinho, que havia entrado momentos antes, cobrou falta pela esquerda na área e o zagueiro Gabriel Teixeira subiu mais que os marcadores para desviar de cabeça e abrir o placar. Depois do time da casa tentou pressionar em busca do empate e parou mais uma vez no travessão. Já nos acréscimos, depois de escanteio pela esquerda, o zagueiro Eduardo ganhou pelo alto e acertou cabeceio certeiro. Para azar da torcida do Tourão do Norte, a bola explodiu na trave superior e o placar não mudou.
Mato Grosso do Sul projeta safra recorde de etanol, com 5 bilhões de litros produzidos em 2025/2026
Com 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas na safra 2025/2026, Mato Grosso do Sul deve alcançar uma produção recorde de 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar. O Estado já responde por 13,5% da produção nacional de etanol, com destaque para o etanol de milho, que representa 44% do total produzido. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (25), durante a 4ª Expocanas, considerada a maior vitrine tecnológica da cultura da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, realizada em Nova Alvorada do Sul até sexta-feira. O município, reconhecido como o maior produtor de cana do Estado, sedia o evento, que reúne cerca de 120 expositores e tem expectativa de público de aproximadamente 10 mil visitantes. A feira foi aberta no Pavilhão da Bioenergia e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Estado Jaime Verruck (Semadesc), do secretário-adjunto Artur Falcette e dos secretários executivos Rogério Beretta (Desenvolvimento Sustentável) e Esaú Aguiar (Qualificação), além do prefeito José Paleari e de autoridades do setor produtivo. Na ocasião, foi apresentado o balanço da safra 2025/2026 e as perspectivas para o setor de bioenergia, que segue em expansão no Estado. Consolidada como o principal evento do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, a Expocanas se destaca como um importante espaço para geração de negócios, difusão de tecnologia e fortalecimento da cadeia produtiva. De acordo com a Biosul, o Estado ocupa posições de destaque no cenário nacional: é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, 4º maior produtor de etanol, 2º maior produtor de etanol de milho, 5º maior produtor de açúcar e o 4º maior exportador de bioeletricidade, consolidando-se como um dos principais polos de energia renovável do Brasil. O setor sucroenergético é responsável pela geração de mais de 34 mil empregos diretos no Estado. Para o secretário Jaime Verruck, a Expocanas reforça a relevância estratégica do setor para o desenvolvimento econômico regional. “A cadeia sucroenergética é uma das bases do nosso crescimento, com forte capacidade de geração de emprego, atração de investimentos e agregação de valor. Quando falamos em bioenergia, estamos falando de um setor que coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda da transição energética, com sustentabilidade e competitividade”, destacou. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc








