A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Saúde Digital, está ampliando o uso de tecnologias para melhorar o atendimento ao cidadão em Mato Grosso do Sul. Entre as novidades está a implantação de uma plataforma de mensageria que permitirá o envio de informações diretamente ao celular de pacientes atendidos nos hospitais regionais do Estado. A ferramenta será disponibilizada inicialmente para as unidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, com o objetivo de facilitar a comunicação entre os serviços de saúde e os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Por meio do sistema, o cidadão poderá receber orientações, avisos e informações sobre atendimentos e serviços disponíveis na rede pública. De acordo com a secretária-adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Crhistinne Maymone, a incorporação de soluções tecnológicas é essencial para modernizar a gestão e qualificar a assistência em saúde. “Estamos ampliando a utilização de ferramentas tecnológicas na saúde pública para dar mais agilidade aos processos, qualificar a gestão das informações e garantir um atendimento mais eficiente à população”. Prontuário eletrônico Outro avanço em desenvolvimento é a plataforma Rede Saúde, que funcionará como um prontuário eletrônico estadual. A proposta é integrar dados de atendimentos ambulatoriais, exames e internações em um único ambiente digital, acessível ao usuário. Com a ferramenta, o cidadão poderá acompanhar seu histórico na rede pública de saúde, reunindo informações sobre todos os serviços utilizados ao longo da vida. A integração dos dados está sendo feita de forma gradual, conforme as unidades hospitalares passam a aderir ao sistema. De acordo com o coordenador da CTEC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação Estratégica) da Ses, Marcos Espíndola, a iniciativa busca dar mais transparência e agilidade no acesso às informações de saúde. “Estamos desenvolvendo soluções que permitam uma comunicação mais rápida e eficiente com o cidadão, garantindo que ele receba informações diretamente no celular sobre os serviços disponíveis e os atendimentos realizados”. Tema foi debatido em reunião com HRs Os avanços tecnológicos em benefício da saúde pública foram tema de reunião nessa semana na Superintendência de Saúde Digital da SES. Na ocasião, equipes de gestão e tecnologia dos hospitais regionais de Campo Grande e Dourados discutiram para alinhar a implementação das novas soluções e avançar na integração dos sistemas. O encontro teve como foco o compartilhamento de soluções digitais, a troca de experiências e o fortalecimento da comunicação entre as unidades, com o objetivo de aprimorar o monitoramento dos atendimentos e a qualidade dos serviços prestados à população. Danúbia Burema e André Lima, Comunicação SES
Imasul garante proteção permanente da Gruta do Lago Azul, um dos maiores patrimônios naturais do Brasil
Um dos cartões-postais mais emblemáticos do turismo de natureza brasileiro, a Gruta do Lago Azul, localizada no município de Bonito, conta com monitoramento permanente do Governo de Mato Grosso do Sul para garantir a preservação ambiental e o uso sustentável do atrativo. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). No local, fiscais ambientais do Imasul realizam visitas técnicas regulares para assegurar a proteção do monumento natural e o cumprimento das normas ambientais que garantem a conservação da área. A estrutura de gestão da unidade é composta por dois fiscais ambientais, dois servidores administrativos, um técnico ambiental e um policial da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA). Além do acompanhamento direto da gruta, a equipe também realiza ações de fiscalização em empreendimentos turísticos privados da região, como balneários e outros atrativos. O objetivo é garantir que o desenvolvimento do turismo ocorra de forma sustentável, respeitando os limites ambientais de uma das regiões mais sensíveis e valiosas do ecossistema sul-mato-grossense. Segundo o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a presença permanente da equipe técnica reforça o compromisso do Estado com a preservação de um patrimônio natural de relevância internacional. “Bonito é uma referência mundial em turismo de natureza, e a Gruta do Lago Azul é um dos seus maiores símbolos. O trabalho do Imasul garante que a visitação aconteça de forma responsável, preservando o ambiente e assegurando que esse patrimônio continue encantando as futuras gerações”, destacou. O gestor da regional do Imasul em Bonito, Marcelo Brasil, destaca que o acompanhamento técnico contínuo é essencial para manter o equilíbrio entre turismo e conservação ambiental.“A Gruta do Lago Azul exige monitoramento permanente. Nossa equipe atua na orientação, fiscalização e no controle das atividades, garantindo que todas as normas ambientais sejam cumpridas e que a integridade desse monumento natural seja preservada”, afirmou. A fiscal ambiental do Imasul, Luciana Loro, explica que o trabalho de proteção envolve não apenas a unidade de conservação, mas também todo o entorno ambiental.“Além da fiscalização da unidade, também acompanhamos as atividades de empreendimentos turísticos da região, como balneários e atrativos particulares. O objetivo é garantir que o crescimento do turismo aconteça de forma sustentável e em harmonia com o meio ambiente”, ressaltou. Patrimônio natural, turístico e científico A Gruta do Lago Azul impressiona pela grandiosidade de sua formação geológica. O salão principal possui um piso inclinado que leva a um lago subterrâneo com mais de 50 metros de extensão. A entrada da caverna, com cerca de 40 metros de diâmetro, permite a incidência da luz solar, criando um espetáculo natural único. Entre os meses de setembro e fevereiro, a posição do sol provoca um fenômeno óptico que intensifica a coloração azul das águas — característica que deu origem ao nome do atrativo e que atrai visitantes de diversas partes do mundo. Além da beleza cênica, o local também possui grande relevância científica. No interior da caverna foram encontrados fósseis de grandes mamíferos que habitaram a região há mais de 12 mil anos, durante o período Pleistoceno, como preguiças-gigantes, tatus pré-históricos e tigres-dentes-de-sabre. Reconhecendo sua importância natural e científica, a Gruta do Lago Azul e as Grutas de Nossa Senhora Aparecida foram tombadas como monumentos naturais em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atuação permanente do Imasul reforça o compromisso do Governo do Estado com a proteção dos recursos naturais e com a manutenção da integridade ambiental da Serra da Bodoquena, uma das regiões ecológicas mais importantes do Brasil. Gestão dos Monumentos Naturais fortalece conservação e turismo sustentável O Imasul desempenha papel estratégico na criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação estaduais, com destaque para os Monumentos Naturais de Bonito: a Gruta do Lago Azul e o Rio Formoso. Essas unidades integram a categoria de Proteção Integral do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cujo objetivo é preservar áreas naturais raras, singulares ou de grande beleza cênica. Nessas áreas, o uso dos recursos naturais é indireto, sendo permitidas apenas atividades como turismo ecológico, pesquisa científica e educação ambiental, sempre de forma controlada e compatível com a conservação. A gestão dessas unidades é realizada pela Gerência de Unidades de Conservação (GUC) do Imasul e envolve ações como elaboração de planos de manejo, regularização fundiária, implantação de infraestrutura, definição de equipes técnicas e formação de conselhos consultivos. O plano de manejo é um dos principais instrumentos dessa política, pois estabelece o zoneamento das áreas, as regras de uso público e as estratégias de conservação. Paralelamente, o Instituto realiza o monitoramento contínuo dos impactos ambientais para garantir que o turismo ocorra dentro de limites sustentáveis. Outro aspecto relevante é o ordenamento do turismo. Em Bonito, referência nacional em ecoturismo, a atuação do Imasul contribui para a organização do fluxo de visitantes e o controle dos impactos ambientais, fortalecendo um modelo de turismo sustentável reconhecido nacionalmente. As unidades também funcionam como espaços estratégicos para pesquisa científica e educação ambiental, ampliando o conhecimento sobre os ecossistemas locais e promovendo a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. O Monumento Natural do Rio Formoso, criado em 2003, tem como objetivo proteger características naturais excepcionais e permitir atividades recreativas compatíveis com a conservação ambiental. Já o Monumento Natural da Gruta do Lago Azul se destaca pela proteção de um dos mais importantes patrimônios espeleológicos e turísticos de Mato Grosso do Sul. Com esse conjunto de ações, o Imasul consolida um modelo de gestão que integra conservação ambiental, turismo sustentável e desenvolvimento econômico, contribuindo diretamente para a proteção da biodiversidade e para a manutenção de Bonito como um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil. Comunicação Imasul
Vacinação contra influenza já pode começar nos municípios de MS; SES orienta início imediato
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) orienta que os municípios já iniciem a aplicação da vacina contra a influenza, mesmo antes do Dia D da mobilização nacional, marcado para o próximo sábado, 28 de março. As doses da primeira remessa já foram entregues aos 79 municípios, permitindo que cada gestão local organize o início imediato da imunização em suas unidades de saúde. De acordo com a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a antecipação é estratégica devido ao momento atual. “A vacina chega em um cenário epidemiológico ruim para o Estado, onde já registramos uma circulação viral alta. Por isso, precisamos vacinar o maior número de pessoas o quanto antes, especialmente os grupos de maior vulnerabilidade”, destacou. A estratégia segue o calendário do Ministério da Saúde, que prevê a mobilização nacional até o dia 30 de maio. No entanto, o foco é garantir a proteção antes do período de maior circulação dos vírus respiratórios. A coordenadora reforça que o início imediato nas unidades não anula a importância da grande mobilização de sábado. “A manutenção do Dia D, no dia 28 de março, é fundamental. É o momento em que conseguimos captar e ofertar a vacina para um número muito grande de pessoas de uma só vez, ampliando rapidamente a nossa cobertura”, acrescentou Ana Paula. Dados e Público-Alvo A primeira remessa destinada a Mato Grosso do Sul conta com 80 mil doses, o que representa cerca de 6,5% da população-alvo estimada (aproximadamente 1,1 milhão de pessoas). A meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários, com atenção especial aos “grupos de rotina”: A campanha também contempla trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, entre outros grupos definidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações). Ações Estratégicas Para facilitar o acesso, o Estado prevê ações complementares, como atividades extramuros com o uso do Vacimóvel e mobilizações intensificadas em cidades polos como Corumbá, Dourados e Ponta Porã, em parceria com as prefeituras. A SES reitera que a vacinação é a ferramenta mais eficaz para evitar casos graves, internações e óbitos. A orientação é que o público prioritário não espere e procure a unidade de saúde mais próxima o quanto antes. André Lima, Comunicação SES
Dourados: Governo de MS disponibiliza 15 leitos exclusivos para atender pacientes com Chikungunya
O Governo de Mato Grosso do Sul disponibiliza, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 15 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com Chikungunya no HRD (Hospital Regional de Dourados). Do total, 10 leitos são adultos e 5 pediátricos, disponibilizados desde terça-feira (24). A medida tem caráter transitório e permanecerá vigente enquanto perdurar a necessidade assistencial e busca fortalecer a capacidade de resposta do hospital diante do aumento da demanda por atendimentos relacionados à doença. Atualmente, o HRD conta com 100 leitos, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo que os leitos exclusivos para Chikungunya estão inseridos dentro dessa estrutura. De acordo com a diretora-geral do hospital, Andréia Alcântara, a organização da assistência é fundamental neste momento. “Estamos atuando de forma estratégica para garantir o atendimento adequado à população, organizando nossos fluxos internos e destinando leitos específicos para os casos de Chikungunya. Essa é uma medida importante para assegurar qualidade e segurança no cuidado aos pacientes”, destaca. Prevenção e cuidados Além da ampliação da assistência, a SES reforça a importância da prevenção como principal forma de enfrentamento da Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do Zika vírus. A infectologista do HRD, Renata Praça, alerta que a eliminação de criadouros do mosquito é fundamental para conter a disseminação da doença. “A principal forma de prevenção é evitar água parada em recipientes como garrafas, pneus, vasos de plantas e caixas d’água destampadas. Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença na redução dos casos”, explica. A especialista também orienta que, ao apresentar sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça e manchas na pele, a população deve procurar atendimento de saúde e evitar a automedicação. Comunicação SES*com informações do HRD
Periferia digital: Projeto Centelha ajuda a criar empresa que muda a vida de costureiras em MS
Uma ideia nascida na periferia, em meio a desafios sociais e econômicos, está conectando costureiras de diferentes regiões do país e transformando a forma como profissionais e clientes se relacionam. A trajetória da República das Arteiras mostra como o apoio à inovação pode impulsionar negócios, gerar impacto social e oportunidades de renda. Fundada em 2018 como um coletivo, a iniciativa atualmente é uma fashion tech que conecta costureiras e consumidores. A proposta é simples: aproximar quem precisa de serviços de costura, de diferentes especialidades, permitindo contato direto e negociação sem intermediários, por meio de uma plataforma. “Não basta ter uma boa ideia, você tem que ter recurso. E a gente empreende a partir da periferia sul de Campo Grande, uma das que tem o maior índice de violência”, afirma Ivani Marques da Costa Grance, fundadora da República das Arteiras. O apoio chegou com o Programa Centelha 1, que permitiu a transição do modelo presencial para o digital em um momento crítico. “O Centelha foi fundamental para não deixar o negócio morrer na pandemia. Eu perdi todo o chão de fábrica. Eu voltei para casa com minhas coisas debaixo do braço e uma ideia na cabeça”, relata. A ideia virou uma plataforma que funciona como uma vitrine virtual reunindo profissionais. O cliente pode buscar por localização e especialidade, entrar em contato diretamente com a profissional e negociar valores e prazos de forma simples. A República das Arteiras já impactou mais de 170 profissionais, ampliando a visibilidade de um trabalho que, muitas vezes, não era notado. Além da conexão entre profissionais e clientes, a iniciativa também atua na capacitação e no fortalecimento das costureiras, promovendo formação técnica e empreendedorismo. “Participar dos encontros realizados pela República das Arteiras permitiu que eu tivesse trocas importantes. Muitas vezes o cliente precisa de um serviço específico de costura que eu não forneço, mas minha colega sim, assim como elas me indicam também. A partir da influência da Ivani eu quis melhorar minhas técnicas, realizar novos cursos e agora ensino outras meninas e mulheres a costurar também. Nosso trabalho é solitário e invisível na maioria dos casos, por isso a conexão umas com as outras faz toda a diferença”, afirma Sandra Lopes, costureira integrante do coletivo. Centelha 3 A história da República das Arteiras é um exemplo de como o Programa Centelha contribui para transformar ideias em soluções concretas. A terceira edição do programa será lançada no dia 27 de março. Como nas edições anteriores, o Centelha 3 tem como objetivo apoiar ideias em fase inicial, nos estágios de ideação e prototipação. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Em Mato Grosso do Sul, o programa é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com a parceria de instituições locais como Sebrae MS, Senai-Fiems, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), que atuam no fortalecimento do ambiente de inovação e no apoio aos empreendedores. O edital prevê a seleção de até 47 propostas. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica. Além disso, cada iniciativa poderá contar com até R$ 50 mil em Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora, concedidas pelo CNPq. O investimento total previsto é de R$ 6,5 milhões. Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, como inventores, pesquisadores, professores e empreendedores, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. Todos os participantes devem submeter suas propostas como pessoa física e, caso sejam selecionados, deverão constituir uma empresa com CNPJ em Mato Grosso do Sul para receber os benefícios do programa. As inscrições estarão abertas até 11 de maio de 2026 e devem ser realizadas por meio do Sigfundect, disponível no site da Fundect. Nas duas edições anteriores, foram selecionadas 79 startups, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos. Ao todo, 809 ideias foram submetidas. Para esta edição, a meta é alcançar mil ideias inscritas. Comunicação Fundect
MS chega à final de prêmio nacional de infraestrutura ao lado de grandes instituições
Mato Grosso do Sul está entre os finalistas do Prêmio Inovação em Infraestrutura Social, uma das principais premiações do setor no país. O Governo do Estado foi indicado por meio do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e figura ao lado de instituições de referência nacional. A cerimônia será realizada no dia 7 de abril, na sede da B3, em São Paulo, durante o Fórum de Infraestrutura Social, promovido pelo PSP Hub. Na categoria Instituição Pública do Ano, o EPE concorre com o BNDES, o Banco do Brasil e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, responsáveis por alguns dos maiores projetos de infraestrutura do país. Para a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, a presença na final representa o reconhecimento da evolução institucional do Estado. “Estar ao lado dessas instituições mostra que Mato Grosso do Sul alcançou um nível de maturidade e governança capaz de competir com as principais referências nacionais. Somos a única instituição a nível subnacional a concorrer. É um resultado de projetos pautados pela transparência, integridade, qualidade técnica e segurança jurídica”. Projeto de MS também ganha destaque Além da indicação institucional, a Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul concorre em duas categorias. O projeto foi selecionado como destaque do biênio 2024-2025 e entre os finalistas em Inovação Regulatória. Entre as medidas que fizeram o projeto alcançar o caráter inovador estão a gestão dinâmica de insumos hospitalares, um modelo de garantias em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID considerado inédito no país e a certificação internacional FAST-Infra, voltada a projetos alinhados a metas de sustentabilidade e desenvolvimento. Protagonismo feminino em evidência A premiação também reconhece lideranças do setor. Na categoria Personalidade do Ano, a secretária Eliane Detoni foi indicada ao lado de nomes de destaque nacional, como Luciene Machado (BNDES), Raquel Barbosa (Bahia) e Larissa Junckes (Canoas/RS). O reconhecimento reforça o avanço da participação feminina em um setor historicamente marcado pela predominância masculina e projeta Mato Grosso do Sul entre os protagonistas da nova agenda de infraestrutura social no Brasil. Comunicação EPE
Publicado os selecionados para venda de alimentos e artesanato na 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), publicou nesta quarta-feira (25) o resultado do sorteio e da classificação dos candidatos selecionados e suplentes da chamada pública nº 002/2026 para atuar na venda de alimentos e artesanato durante a 2ª Festa da Páscoa. O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de abril, no Parque Antenor Martins, reunindo diversas atrações voltadas ao lazer, cultura e esporte. A lista completa com os nomes dos contemplados e do cadastro de reserva pode ser consultada no Diário Oficial do Município, na edição suplementar. O sorteio ocorreu nesta terça-feira (24), na sede da Semaf, com a presença dos inscritos. Conforme as regras do edital, os candidatos que não compareceram foram considerados inabilitados no processo. “Fizemos tudo procedimento respeitando as regras da chamada pública e, também, privilegiando a transparência, já que as pessoas puderam acompanhar de perto o sorteio que definiu os selecionados para a venda de alimentos, bebidas e artesanato na 2ª Festa da Páscoa”, explica Bruno Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar e um dos organizadores da festa. Ao todo, foram disponibilizadas vagas em diferentes categorias, contemplando comerciantes e empreendedores locais. São 10 vagas para ambulantes na categoria 1, cinco para ambulantes na categoria 2, além de 20 espaços destinados a expositores de produtos artesanais. Também foram ofertadas cinco vagas para venda de produtos diversos, 15 para food trucks na categoria 1, 10 para food trucks na categoria 2 e duas vagas para restaurantes. “Não estamos medindo esforços para garantir que tanto os comerciantes quanto a população desfrutem de uma Festa da Páscoa com muita organização, segurança e conforto”, ressalta Bruno Pontim. O processo de credenciamento teve início no dia 6 de março e seguiu até o dia 13, prazo final para confirmação das inscrições por parte dos interessados. “Seguimos da determinação do prefeito Marçal Filho de realizar o chamamento público com muito critério, afinal, os selecionados vão comercializar alimentos para o público e precisam passar por um processo rigoroso de seleção”, comentou Bruno Pontim. A 2ª Festa da Páscoa promete repetir o sucesso da edição anterior, realizada em 2025, com uma programação diversificada. Estão previstas atrações como shows nacionais e regionais, liberação da pesca no lago do parque, comercialização de peixe fresco, brinquedos infláveis para crianças, feira de artesanato e competições esportivas, incluindo a Corrida da Páscoa, torneios de vôlei, futsal e beach tênis.
Zé Teixeira cobra melhorias no trânsito e homenageia empreendedorismo
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quarta-feira (25), medidas que pretendem solucionar problemas na mobilidade urbana de Campo Grande e valorizar a trajetória empreendedora em Dourados. Na Capital, a atuação do parlamentar foca na segurança de motoristas e pedestres que circulam pela região do Shopping Campo Grande, enquanto em Dourados, o reconhecimento volta-se para a consolidação de empreendimentos que geram emprego e renda há duas décadas. A primeira demanda apresentada à Prefeitura de Campo Grande e à Agência Municipal de Trânsito (Agetran) refere-se à urgência de novos estudos técnicos para a sinalização no cruzamento das ruas Dr. Paulo Machado e Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A intervenção atende a reclamações de cidadãos que enfrentam dificuldades diárias no trecho. Segundo o parlamentar, a sinalização atual, instalada em 2011, tornou-se obsoleta diante do crescimento do fluxo de veículos nos últimos anos, resultando em desrespeito à sinalização de “Pare” e riscos constantes de acidentes, especialmente nos horários de pico. O pedido encaminhado ao Executivo Municipal reforça a necessidade de uma readequação completa, que pode incluir desde o reforço das sinalizações horizontal e vertical até a instalação de semáforos. Para o deputado, garantir a fluidez no trânsito da Capital é uma prioridade que impacta diretamente a qualidade de vida e a segurança de quem trafega por uma das áreas mais movimentadas da cidade. Ainda nesta quarta-feira, o parlamentar dedicou espaço na Assembleia Legislativa para destacar o sucesso do setor gastronômico de Dourados. Zé Teixeira propôs uma Moção de Congratulação aos empresários Pedro Paulo Nery Rocha (Pedrinho) e Luiz Alberto (Grilo), pelos 20 anos de fundação do Grilo’s Restaurante. O parlamentar ressaltou a trajetória dos homenageados, que iniciaram a vida profissional como garçons e transformaram o sonho de empreender em um dos pontos de referência da Avenida Weimar Gonçalves Torres, no coração do município. Ao fundamentar a homenagem, Zé Teixeira pontuou que o sucesso do restaurante não representa apenas uma vitória pessoal dos proprietários, mas um exemplo de perseverança que fortalece a economia local e inspira novos empreendedores. O reconhecimento parlamentar celebra o impacto social do estabelecimento, que há duas décadas contribui com a geração de postos de trabalho e com o desenvolvimento do setor de serviços em Dourados.
Câmara promove homenagem a servidoras e destaca protagonismo feminino no Legislativo
“Mulheres que constroem histórias no Legislativo” será realizada no dia 26 de março, com reconhecimento ao trabalho feminino na Casa de Leis A Câmara Municipal de Dourados promove, na próxima quinta-feira (26), a Sessão Solene “Mulheres que constroem histórias no Legislativo”, em homenagem às servidoras que contribuem diariamente para o funcionamento e fortalecimento do Poder Legislativo no município. A cerimônia será realizada às 19 horas, na sede da Casa de Leis, em Dourados, e irá reconhecer o trabalho de 140 mulheres que atuam em diferentes setores, desempenhando funções essenciais para o atendimento à população e o desenvolvimento das atividades parlamentares. A presidente da Câmara, vereadora Liandra da Saúde (PSDB), destacou a importância da valorização das mulheres no serviço público e o papel fundamental que exercem dentro do Legislativo. “Esta é uma homenagem mais do que merecida às mulheres que fazem a diferença todos os dias no funcionamento da Câmara. São servidoras comprometidas, que contribuem com dedicação, responsabilidade e sensibilidade para que o nosso trabalho chegue com qualidade à população”, afirmou. Segundo a presidência, a sessão solene também tem como objetivo reforçar o reconhecimento institucional à presença feminina nos espaços públicos e valorizar trajetórias que constroem a história do Legislativo municipal. A Câmara conta hoje com a maior bancada feminina da história, sendo representada pelas vereadoras Liandra da Saúde, Ana Paula Benites Fernandes, Isa Marcondes e Karla Gomes. O evento é aberto ao público e integra as ações da Câmara voltadas à valorização das mulheres e ao fortalecimento de políticas institucionais de reconhecimento e inclusão.








