Realizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (Semaf) e Secretaria de Cultura (Semc), a 2ª Festa da Páscoa abriu nesta quinta-feira as atrações esportivas, organizadas pela equipe da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), nas quadras do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, onde acontece a festa até domingo (5). A programação de esportes reúne jovens atletas do projeto Bate Bola e a abertura contou com a participação dos polos do Jorjão, Praça da Juventude do Parque das Nações I e Parque do Lago.Na quadra de futsal do Parque Antenor Martins, crianças das categorias de 6 a 9 anos e de 10 a 11 anos mostraram talento e entusiasmo diante de dezenas de pais e responsáveis. Em um ambiente de incentivo e inclusão, o evento destacou não apenas o desempenho esportivo, mas também valores fundamentais para a formação cidadã. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, comemorou o sucesso da abertura e destacou o papel social do esporte. “É gratificante ver essas crianças participando com alegria e respeito. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e de formação de cidadãos, e é isso que buscamos fortalecer em cada ação”, afirmou. O professor Wellington Nogueira também elogiou o desempenho dos participantes e a organização do evento. “Todos estão de parabéns. É bonito ver o brilho nos olhos de cada criança. Esse festival vai muito além da competição, ele representa aprendizado, convivência e novas oportunidades para todos”, ressaltou. O diretor municipal de Esportes, Luiz Olmedo, fez questão de agradecer o empenho coletivo para a realização do festival. Ele destacou o trabalho dos árbitros, mesários e demais envolvidos, que acompanham de perto os treinos e contribuem diariamente para o desenvolvimento dos jovens atletas.O prefeito Marçal Filho reforçou a importância do investimento no esporte, especialmente entre crianças e adolescentes. “Quando investimos no esporte, estamos investindo no futuro. O retorno é garantido, principalmente na formação de cidadãos mais conscientes, disciplinados e preparados para a vida”, destacou. Além das atividades esportivas, a organização também garantiu lanche e refrigerante para a garotada, proporcionando ainda mais acolhimento e integração entre os participantes ao longo do evento.A programação segue no sábado, dia 4, com as disputas de vôlei de praia 4×4 misto e beach tennis ao longo do dia. Já no domingo, último dia da festa, será realizada a 2ª Corrida da Páscoa, com largada prevista para as 7h, movimentando atletas e a comunidade. Ao final das competições, foram entregues troféus para os melhores goleiros e artilheiros, além de medalhas para todos os participantes, valorizando o esforço e a dedicação de cada criança envolvida no festival. O torneio sub-11, disputados por seis equipes e a equipe Bate Bola A ficou com o título ao vencer o Jorjão na final. Receberam medalhas, o goleiro menos vazado: Juan, do Bate bola, e o artilheiro, Gabriel, do Jorjão.
Pesca para o público em geral começa nesta sexta-feira na 2ª Festa da Páscoa de Dourados
A pesca para o público em geral na 2ª Festa da Páscoa de Dourados começa nesta sexta-feira (03), no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. A atividade será realizada das 7h30 às 17h e segue também no sábado (04) e domingo (05), conforme cronograma definido pela organização. O evento é estruturado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e Secretaria de Cultura (Semc) e deve levar milhares de pessoas entre douradenses e visitantes neste período marcado pela celebração da fé cristã e interação familiar. Para garantir uma boa experiência aos participantes, foram inseridas três toneladas de peixes no lago, das espécies pacu, tambaqui e curimba, trabalho acompanhado pelo prefeito Marçal Filho, que fez questão de inserir peixes também em lagos da Reserva Indígena, possibilitando lazer e alimento para as famílias douradenses. Além da pescaria, a festa no Parque oferece uma programação diversificada para toda a família, com recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Casa do Coelho, espaço temático voltado ao público infantil. A população também poderá aproveitar a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses, além de praça de alimentação e expositores de diversos segmentos. Regras Para participar da pesca, os interessados devem seguir as regras estabelecidas pela organização. Será permitido o uso de apenas uma linha de pesca por pessoa, sendo proibida a utilização de redes, tarrafas ou outros apetrechos não autorizados. Também não é permitido alimentar os peixes no lago durante o evento. Cada participante poderá levar para casa até três exemplares de peixe, sem custo. A entrada e saída dos pescadores será realizada exclusivamente pela portaria principal do parque, localizada na Rua Aziz Rasselen. A organização também proíbe a entrada de bebidas alcoólicas, recipientes de vidro e a utilização de aparelhos sonoros no local. Crianças de até 12 anos só poderão participar da pesca se estiverem acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Também está proibida a entrada de veículos no parque durante o período da atividade, exceto para veículos oficiais e da organização. A Prefeitura reforça ainda a importância da colaboração de todos para manter o espaço limpo, sendo responsabilidade dos participantes o recolhimento e descarte correto dos resíduos gerados durante a permanência no local. O descumprimento das regras poderá resultar na retirada do participante e impedimento de participação nos demais dias do evento. A programação da pesca teve início na quinta-feira (02), com a liberação exclusiva da pescaria para crianças de até 12 anos acompanhadas pelos responsáveis, pessoas com deficiência e idosos, reforçando o compromisso da Prefeitura de Dourados com a inclusão e o acesso democrático às atividades.Cabe ressaltar que no Parque também estão sendo comercializados pescados de diversas espécies, com garantia e procedência asseguradas pela Semaf, o que aquece a economia local e incentiva os piscicultores da região. Com entrada gratuita, a 2ª Festa da Páscoa segue até domingo (05), reunindo lazer, cultura, esporte e entretenimento em um ambiente preparado para acolher toda a população. Shows movimentam o palco durante três dias de festa Na sexta-feira (03), data marcada pela Sexta-Feira da Paixão, a programação será voltada à música cristã, com apresentações do DJ Junio Silveira, Ministério A3, Franthiesco Vicc e Fábio Shaen, promovendo um momento de reflexão e espiritualidade. No sábado (04), o público poderá aproveitar o retorno do DJ Junio Silveira, seguido pela Roda de Samba 360º com o Grupo Segunda Sem Lei. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet sobe ao palco com sucessos conhecidos nacionalmente. Já no domingo (05), a programação musical segue com o Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, com clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, trazendo pagodes já consagrados.
Deputados apelam ao Governo sobre o destino de terras tituladas em MS antes de 1950
O deputado e 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Zé Teixeira, destacou um assunto delicado na tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º). “Na grande região da Grande Dourados que compreende Amambai, Iguatemi, Rio Brilhante, Caarapó, entre outras cidades, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas [Funai] está emitindo documento às pessoas que estão nas terras há mais de 50 anos, tituladas pelo Estado, para que comprovem a posse das terras em 15 dias”, informou. “Considero que o Estado deve agir quanto a isso, cobro do Governo uma ação jurídica para defender as pessoas que trabalham em suas terras pelo Estado. Não há existe meios nem leis para que o Judiciário diga que o título dado não tenha valor. Acabou o Brasil Império, virou república, mas houve um título e hoje estão os herdeiros de quem recebeu essas terras”, frisou o deputado Zé Teixeira. O deputado João Henrique concorda com a participação do Governo do Estado para solucionar esse impasse na propriedade de terras. “A gente tem que fazer uma lembrança sobre essa parceria que a União fez com os Estados para que os Estados pudessem, nessa faixa, depois da fronteira, inclusive alienar, vender, negociar, permutar, trocar. Então entender a participação do Governo do Estado naquele momento e a deficiência agora para defender essas pessoas que estão vulneráveis, porque muitas delas não tem amparo jurídico”, destacou. A deputada Mara Caseiro ressaltou que percebe uma nova questão agrária surgindo. “Estão querendo instalar novamente uma disputa aqui entre produtores e indígenas, disputa que já foi instalada em 2013, brigando por uma terra que nem é deles, é da União, e tirando o direito e a segurança jurídica de quem possui uma terra. Eu me uno a sua manifestação em pedir ao nosso governador [Riedel] que tenha uma ação propositiva, ágil e rápida, para que não seja instalada uma guerra ideológica em nosso Estado. Nós queremos paz”, ressaltou. O deputado Zeca do PT (PT) também considera que o Governo do Estado deva agir em relação a isso. “Senhor Zé Teixeira, eu acho muito correto o senhor cobrar do Governo do Estado, que é quem pode resolver esse impasse em relação às terras tituladas antes mesmo da divisão do Estado”, disse. Nova Alvorada do Sul Zé Teixeira enalteceu atitude recente da secretária de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, Elisméia de Lima Borges, para reaver um título invadido. “Elogio aqui a ação da secretária Elisméia, que entrou na justiça do título número 1 de Nova Alvorada do Sul, que era invadido por autoridades ligadas a administração pública do município e à justiça determinou para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária [Incra] escriture o município de Nova Alvorada do Sul, para desobstruir a invasão e ainda penalizar os invasores que eram ligados à administração pública nesse momento. Aproveito e parabenizo o prefeito José Paulo Paleari”, destacou o 2º vice-presidente da Casa de Leis.
Governador define subsídio para baixar preço do diesel em MS
Para reduzir o preço do diesel em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado aderiu à medida que prevê subsídio de R$ 1,20 por litro do combustível até o fim de maio. O anúncio feito pelo governador Eduardo Riedel considera o momento econômico mundial, devido a alta do preço do diesel. “O Mato Grosso do Sul aderiu à redução dos impostos sobre o óleo diesel. É extremamente importante para o Estado e vai ter um impacto direto no preço na bomba. Vamos fazer uma fiscalização muito forte, para que essa redução chegue ao consumidor final, operador logístico, transportador. O diesel é um insumo que impacta em todas as cadeias de produção. Por isso o aumento dele acaba elevando o preço de uma série de outros insumos básicos”, explicou Riedel. A decisão do governo de Mato Grosso do Sul, em caráter emergencial, assegura a responsabilidade fiscal após o aumento dos preços dos combustíveis, provocado pela guerra no oriente médio. “A única maneira que o Estado tem de apoiar o consumidor final é reduzir os impostos. Vai nos impor um esforço adicional, mas sem dúvida nenhuma, necessário nesse momento”, finalizou Riedel. Fiscalização Além da redução do preço do diesel, o Estado vai garantir fiscalização, por meio do Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), em parceria com ANP (Agência Nacional do Petróleo), garantindo o benefício para o consumidor. Outra frente de atuação debatida envolve o compartilhamento de informações estratégicas entre a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda estaduais, a partir de solicitação do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). “Estabelecemos critérios bem claros em relação a essa adesão. Voltados primeiramente para um limite de tempo de dois meses e também um limite de teto, onde o Estado vai ter uma participação de 50% no valor de R$ 1,20 por litro de combustível. E nesse sentido o Estado está fazendo um grande esforço, entendendo também o momento que nós estamos vivendo aqui, para dar a sua parcela de contribuição nesse processo”, explicou Flávio César, titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e presidente do Comsefaz. Um dos objetivos do Comitê, em parceria com ANP, é disponibilizar dados sobre postos de combustíveis já identificados em práticas ilícitas, inclusive estabelecimentos investigados na Operação Carbono Oculto, que mapeou cerca de mil postos envolvidos em fraudes, esquemas de irregularidades e estruturas ligadas ao crime organizado. O secretário ressaltou ainda que, com maior integração entre os entes federativos, a expectativa é reforçar a fiscalização do setor, coibir abusos, combater distorções na formação de preços e ampliar a proteção ao consumidor. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Policiais apreendem quase duas toneladas de maconha escondidas em carga de óleo de soja
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de segunda-feira (30), 1.810 quilos de maconha ocultos em uma carreta carregada com óleo de soja. A ação ocorreu na BR-163, próximo ao distrito de Vila Vargas, em Dourados. A equipe realizava um bloqueio policial na rodovia quando abordou o conjunto veicular caminhão e semirreboque. Durante a entrevista, o condutor de 36 anos apresentou nervosismo e respostas contraditórias sobre o itinerário. Ao vistoriarem o compartimento de carga, os militares sentiram o odor característico do entorpecente e localizaram 81 fardos de maconha escondidos entre os paletes do produto lícito. O motorista confessou que, após carregar o óleo de soja em uma empresa em Dourados, levou o caminhão até um barracão onde a droga foi inserida. Ele afirmou que receberia R$ 30 mil para transportar o ilícito até o estado de São Paulo. O autor, o veículo e a droga, avaliados em aproximadamente R$ 3,35 milhões, foram entregues na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
DOF apreende mais de duas toneladas de maconha em caminhonete furtada
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de segunda-feira (30), uma caminhonete Toyota Hilux carregada com 2.150 quilos de maconha. A ação ocorreu em uma estrada vicinal no distrito de Itahum, em Dourados. A equipe realizava patrulhamento quando tentou abordar o veículo. O condutor desobedeceu à ordem de parada e iniciou fuga, sendo acompanhado até a região do Capão do Meio, onde abandonou a caminhonete e fugiu a pé em meio a uma lavoura de milho. Apesar das buscas, o suspeito não foi localizado. Durante a vistoria, os militares encontraram diversos tabletes de maconha que ocupavam todo o interior e o compartimento de carga do veículo. Ao checarem os sinais identificadores, a equipe constatou que a Hilux utilizava placas falsas e havia sido furtada em Contagem (MG), no dia 30 de maio de 2025. A droga e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 4,5 milhões, foram encaminhados à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Festa da Páscoa terá Gospel na Sexta-Feira Santa, artistas locais e Loubet no sábado
A 2ª Festa da Páscoa, que acontece de 2 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins, promovida pela Prefeitura de Dourados, levará ao público uma programação musical diversificada, reunindo diferentes estilos e proporcionando momentos de celebração, lazer e cultura para toda a família. Durante os três dias de evento, artistas sobem ao palco para animar douradenses e visitantes da região, consolidando a festa como um dos principais eventos do calendário municipal. Na sexta-feira (03), data marcada pelo significado religioso da Sexta-Feira da Paixão, a programação será voltada à música Cristã, promovendo um momento de reflexão e espiritualidade. Sobem ao palco o DJ Junio Silveira, Ministério A3, Franthiesco Vicc e Fábio Shaen, em apresentações que prometem emocionar o público. No sábado (04),a animação estará garantida e deve reunir milhares no ‘coração’ do grande Flórida. O DJ Junio Silveira retorna ao palco e, na sequência, o Grupo Segunda Sem Lei apresenta a Roda de Samba 360º. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet promete levantar o público com sucessos como “Made in Roça” e “Muié, Chapéu e Botina”. Já no domingo (05), último dia da festa, a programação musical segue eclética, com apresentações do Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, trazendo clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, com pagodes já consagrados. Embora a abertura oficial ocorra no dia 4, sábado, as atividades da Festa da Páscoa já começaram. A venda de pescado teve início nesta terça-feira (31) e segue até o último dia do evento, das 9h às 19h. A pesca no lago do parque será liberada para idosos e pessoas com deficiência nesta quinta-feira (02) e, a partir de sexta-feira (03), para o público em geral, com continuidade nos demais dias. Além das atrações musicais, o evento contará com uma programação diversificada voltada para toda a família. A abertura oficial, na sexta-feira, inclui atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático especialmente preparado para o público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. O público também poderá aproveitar a presença de expositores de diversos segmentos e uma ampla praça de alimentação com food trucks, garantindo experiências gastronômicas variadas. Encerrando a programação, no domingo, haverá o sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a Festa da Páscoa reafirma seu papel como um evento que une tradição, cultura e entretenimento, fortalecendo o convívio comunitário e valorizando os espaços públicos de Dourados.
Ainda tem vagas para torneios esportivos da 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados ainda tem vagas abertas para os torneios esportivos que integram a programação da 2ª Festa da Páscoa. As inscrições são gratuitas e seguem disponíveis para as modalidades de vôlei de praia 4×4 misto e beach tennis. Organizadas pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed), as competições serão realizadas no dia 4 de abril, no Parque Antenor Martins, no grande Flórida, com jogos programados para dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 18h. No vôlei de praia, as equipes devem ser formadas por quatro atletas – dois homens e duas mulheres – com idade mínima de 16 anos. Já o torneio de beach tennis conta com vagas limitadas e já possui equipes inscritas, mas ainda há espaço para novos participantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponibilizado pela Funed, e a confirmação ocorre posteriormente por e-mail. Mesmo com a procura já registrada, a organização reforça que ainda é possível garantir vaga enquanto houver disponibilidade. Além dos torneios na areia, a programação esportiva da festa inclui também a 2ª Corrida da Páscoa (inscrições encerradas), com participação de adultos, crianças e pessoas com deficiência, ampliando as opções para quem deseja participar do evento. A Prefeitura orienta que os interessados se inscrevam o quanto antes para assegurar participação nas atividades esportivas, que fazem parte da programação festiva voltada às famílias douradenses. As inscrições ao vôlei de praia 4×4 misto e ao beach tennis são gratuitas e devem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/SJy4KCJVjKrBqF3A6.
Inspetor Cabral solicita informações detalhadas sobre ações de combate à dengue e chikungunya em Dourados
Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (30), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou um requerimento direcionado ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações detalhadas sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, em Dourados. O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho, e ao secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, com o objetivo de reunir dados atualizados e esclarecer as medidas adotadas no enfrentamento das arboviroses, especialmente neste início de 2026. Entre os pontos abordados no requerimento, o parlamentar solicita informações sobre o planejamento e a execução das ações realizadas, como campanhas educativas, mutirões, visitas domiciliares e bloqueios epidemiológicos. Também requer esclarecimentos sobre a estrutura operacional disponível, incluindo o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em atuação, bem como a existência de reforço nas equipes diante do aumento de casos. Outro aspecto destacado é a destinação e aplicação dos recursos públicos voltados ao combate das doenças. O vereador pede a discriminação dos valores investidos, suas origens, sejam federais, estaduais ou municipais, e a forma como esses recursos foram aplicados, incluindo programas, contratos e demais despesas. O requerimento também busca informações sobre eventuais medidas emergenciais adotadas, como contratações temporárias e convênios, além de dados atualizados sobre o monitoramento epidemiológico, com números de casos e óbitos registrados no município. Por fim, o parlamentar questiona quais ações de prevenção e conscientização foram realizadas junto à população e qual a abrangência dessas iniciativas. De acordo com Inspetor Cabral, a iniciativa reforça o papel fiscalizador do Legislativo e a importância da transparência na gestão pública, especialmente diante do cenário epidemiológico enfrentado pelo município. “Nosso objetivo é acompanhar de perto as ações desenvolvidas, compreender os desafios enfrentados e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde, sempre buscando proteger a população douradense”, destacou o vereador. A solicitação ocorre em um contexto de atenção à saúde pública, com aumento significativo de notificações de chikungunya e registros de óbitos, o que demanda acompanhamento contínuo e ações integradas por parte do poder público.








