O Campeonato Sul-Mato-Grossense termina alvinegro pela terceira vez seguida. Nesta quinta-feira (2), pela rodada de volta da fase final, o Operário FC venceu mais uma vez AA Bataguassu, agora por 2 a 1, de virada, e conquistou o tricampeonato estadual. Pato abriu o placar para o time do interior, mas Robinho, cobrado pênalti, e Léo Fenga, em uma cobrança de falta, definiram a vitória e o título do Galo. Na ida, o placar havia sido 3 a 1. Os dois finalistas vão representar o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027. O time campo-grandense, por ser o campeão, joga também a Copa Verde. Gols Os 3.170 torcedores que compareceram ao Estádio Jacques da Luz viram um bom primeiro tempo, porém, sem gols. A obrigação de vitória fez o Bataguassu tomar as ações, enquanto o Operário estava armado para o contra-ataque. O goleiro Lucas Covolan foi mais acionado que Mandela e fez boas defesas, evitando que o Tucunaré fosse para o intervalo em vantagem. Na etapa final, a pressão do Bata em busca do gol seguiu e, desta vez, com resultado. Aos nove minutos, Breno Chaves cruzou da esquerda e a zaga cortou parcialmente. A bola sobrou para Alex Choco, ainda na grande área que tentou o chute e a bola bateu no zagueiro e sobrou para Pato, pero da meia-lua. O camisa 10 teve espaço para ajeitar o chute e acertar o canto direito alto de Lucas Covolan, sem chances de defesa. No prejuízo, a resposta do Operário foi quase imediata. Aos 11 minutos, Luizinho dá o toque para Danilinho na área e o atacante foi mais rápido que o goleiro Mandela, que tentou o corte, e foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro Marcos Mateus Pereira que Robinho assumiu a responsabilidade da cobrança. Mandela buscou a bola no seu canto direito, mas no rebote, o próprio camisa 10 do Galo aproveitou para igualar o placar. A bola parada funcionou também no gol da virada alvinegra. Aos 31 minutos, em jogada trabalhada pelo meio, Arthur Manoel recebeu na meia-lua e, ao fazer o giro, foi derrubado por Juan. Falta que Léo Fenga cobrou com precisão no canto esquerdo de Mandela que, desta vez, não teve reação para alcançar a bola e evitar o gol da virada e vitória operariana por 2 a 1.
Juruva é instituída ave símbolo da Mata Atlântica em MS e fortalece agenda de conservação e aviturismo
Mato Grosso do Sul instituiu a juruva (Baryphthengus ruficapillus) como ave símbolo dos domínios da Mata Atlântica no Estado. A medida foi oficializada com a sanção da Lei nº 6.563/2026 e representa um avanço na valorização da biodiversidade, além de reforçar políticas públicas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento do turismo de natureza. A legislação estabelece que o reconhecimento da espécie tem como objetivos promover a biodiversidade sul-mato-grossense, incentivar ações de educação ambiental, estimular o turismo de observação de aves e a pesquisa científica, além de ampliar a conscientização da população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e de seus habitats. A escolha da juruva é resultado de um processo participativo que mobilizou instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil. A proposta foi apresentada pela Frente Parlamentar de Unidades de Conservação durante reunião realizada na Assembleia Legislativa em 27 de maio de 2025, data em que se celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica. O resultado da consulta pública foi divulgado em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente. A sanção da lei ocorre em um momento estratégico, logo após a realização da COP15 em Mato Grosso do Sul, reforçando o protagonismo do estado nas discussões globais sobre conservação da biodiversidade. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul teve atuação desde a construção da proposta. Segundo Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur, a iniciativa fortalece o posicionamento do estado no turismo de natureza. “A Fundação de Turismo participou ativamente desde o início da construção dessa iniciativa. Estamos felizes em ver esse passo se concretizando, fortalecendo a valorização da biodiversidade e do turismo de natureza no estado”. Para o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur MS, Geancarlo Merighi, a medida reforça o papel da gestão pública na consolidação do segmento. “A escolha da ave símbolo reforça a valorização da identidade local e o papel da gestão pública na consolidação do segmento de observação de aves como vetor de desenvolvimento sustentável”. A nova legislação também prevê que o Poder Executivo poderá adotar medidas complementares para promover a imagem da espécie em campanhas educativas, materiais institucionais e eventos ambientais. Para Ana Luzia Abrão, gestora da RPPN Ernesto Vargas Baptista, localizada no município de Eldorado, a aprovação reflete o esforço coletivo de diferentes atores. “Essa aprovação mostra a união de diversas instituições em prol da valorização de uma espécie emblemática da nossa fauna. Destaco o papel da Fundação de Turismo, das IGRs, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, do Imasul, das RPPNs, das prefeituras e das organizações locais”. Na avaliação de José Lucas, operador turístico e executivo da Instância de Governança Vale das Águas, a iniciativa representa um marco para o setor. “Essa ação foi fundamental para valorizar o segmento de turismo de observação de aves. Houve uma mobilização importante de diversos atores, e entendemos que fortalecer esse segmento é estratégico para o desenvolvimento sustentável do território”. A iniciativa também se conecta a ações estruturantes já em andamento. Recentemente, a Fundação de Turismo, em parceria com a IGR Vale das Águas e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), lançou uma rota de observação de aves em Unidades de Conservação da Mata Atlântica, ampliando as oportunidades para o aviturismo na região. Mata Atlântica em MS Mato Grosso do Sul possui cerca de 6,3 milhões de hectares inseridos no bioma Mata Atlântica, abrigando a maior área contínua preservada desse bioma no interior do Brasil. Desse total, mais de 1 milhão de hectares estão em unidades de conservação, como o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, além de reservas particulares e áreas municipais protegidas. A Juruva é uma espécie típica da Mata Atlântica e conhecida por sua beleza singular, comportamento discreto e importância ecológica, sendo considerada um importante indicador da qualidade ambiental dos ecossistemas florestais. Com a instituição da juruva como ave símbolo, o estado reforça seu posicionamento como destino estratégico para o turismo de natureza, integrando conservação ambiental, pesquisa científica, educação e desenvolvimento econômico. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS*com informação da Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística
Fórum das Juventudes reúne jovens de sete municípios e consolida 40 propostas para o Plano Estadual
Com escuta ativa, protagonismo juvenil e construção coletiva, o Fórum das Juventudes reuniu 172 participantes, entre jovens e gestores públicos, na última sexta-feira (27), no Complexo Multiuso da UFMS, em Campo Grande, como parte da programação do Festival da Juventude 2026. Vindos de diferentes territórios de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Nioaque, Figueirão, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Água Clara e Corumbá, os jovens participaram de uma tarde de diálogos, trocas e construção de propostas que irão subsidiar a atualização do Plano Estadual da Juventude. A atividade integrou o Circuito da Juventude, iniciativa que percorreu diversas regiões do Estado promovendo escuta qualificada e participação social. Ao todo, o Fórum resultou na consolidação de 40 propostas, organizadas em cinco eixos temáticos: Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; Cultura, Esporte e Lazer; Participação Social, Diversidade e Igualdade; Sustentabilidade, Meio Ambiente, Território e Mobilidade; e Saúde Mental. “O fórum faz parte de um circuito. A gente passou por sete regiões realizando essas escutas e o Conselho esteve presente em todos os momentos. Tudo isso que está acontecendo aqui, dentro do festival, é fruto de uma construção coletiva e de parceria. E não é um espaço para elogios, mas de debate e construção de participação social”, destacou o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz. A abertura do encontro foi marcada por uma apresentação cultural de rap, construída a partir de uma nuvem de palavras elaborada pelos próprios participantes com a temática “o que é ser jovem?”. A intervenção artística trouxe para o centro do debate as vivências e percepções da juventude presente, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade coletiva. Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, com mediação especializada, para discutir desafios e apontar soluções a partir de suas realidades. Cada grupo elencou, pelo menos, três propostas prioritárias, posteriormente apresentadas em plenária. Para a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Isabela Nantes, o espaço foi pensado para garantir voz ativa aos jovens. “Esse é um espaço para vocês falarem, questionarem, colocarem suas demandas. A gente precisa discutir acesso ao esporte, oportunidades de trabalho e construir metas reais. E isso também passa por orçamento, por garantir que a política pública de juventude tenha recursos para acontecer”, afirmou. A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou a importância de reconhecer e aproveitar as oportunidades. Em um relato pessoal, ela compartilhou sua trajetória marcada por desafios e destacou o papel da educação e das políticas públicas na transformação de vidas. “Às vezes, a gente fecha os olhos para aquilo que pode mudar a nossa vida. Hoje, vocês têm a oportunidade de construir um plano que não é para ficar no papel, mas para transformar realidades, nas escolas públicas, nas periferias, nas comunidades indígenas e ribeirinhas”, afirmou. Viviane Luiza também destacou o investimento do Governo do Estado no fortalecimento da participação estudantil, com repasses financeiros para grêmios escolares. “A participação da juventude dentro do governo começa na escola, na comunidade. É ouvindo vocês que a gente constrói políticas públicas mais justas e efetivas”, completou. Vozes da juventude Entre os participantes, a estudante Thallysa Antero de Luna, de 17 anos, moradora do bairro União, destacou a importância de contribuir com ideias para o futuro. “Isso pode complementar na melhora da cidade, da infraestrutura. É muito útil poder participar, porque são várias opiniões e isso pode melhorar futuramente”, afirmou. Do município de Ribas do Rio Pardo, o estudante Jhoseff Gabriel, de 16 anos, da Escola Estadual Maria Ramos, também ressaltou o valor de ser ouvido. “Acho que pode ser gratificante para algumas pessoas poder se expressar, se libertar. Às vezes, o que falta para a juventude é mais educação”, disse. Já o jovem Samuel Bobson, estudante do IFMS, chamou atenção para a necessidade de ampliar o acesso à cultura e aos espaços públicos. “A gente ficou muito preso nas telas e agora que pode sair, muitas vezes não tem o que fazer. É preciso levar ações para as praças, dar espaço para artistas, grupos de teatro. A arte não precisa de milhões para acontecer, ela precisa de oportunidade. A gente precisa de palco para poder brilhar”, defendeu. Ao final do encontro, as 40 propostas sistematizadas passam a compor um conjunto de subsídios técnicos e políticos que irão orientar a elaboração do novo Plano Estadual da Juventude, com foco em maior aderência às realidades contemporâneas das juventudes sul-mato-grossenses. Além da construção de propostas, o encontro fortaleceu a articulação entre poder público, conselho de juventude e lideranças locais, consolidando o Fórum como um espaço estratégico de participação cidadã e de desenvolvimento do senso crítico e do engajamento político entre jovens. Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Equipes de fiscalização do Detran-MS iniciam Operação Semana Santa nas rodovias do Estado
Desta quinta-feira até domingo (2 à 6 de abril), os Agentes de Patrulhamento Viário do Detran-MS estarão nas rodovias com o objetivo de executar ações de fiscalização e policiamento viário com foco na prevenção de acidentes, coibir a condução de veículos por pessoas embriagadas, fiscalizar conduta de risco como velocidade acima do permitido, ultrapassagens indevidas, verificar a documentação e condições de segurança dos veículos além dos equipamentos obrigatórios, além de coibir pessoas sem CNH que possam estar nas estradas. Para que a viagem aconteça de forma segura e que não tenha nenhum tipo de problema, o Gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS Ruben Ajala, lembra que a manutenção preventiva é sempre a melhor opção antes de pegar a estrada. “É sempre bom pedir para fazer uma verificação nos itens de segurança do veículo como limpador de pára-brisas, luzes, tanto setas quanto faróis, verificar água e óleo do motor e os freios, além de verificar se os itens obrigatórios estão no veículo como estepe, macaco e triângulo. Sempre recomendamos andar com os faróis acesos, mesmo durante o dia e, em caso de chuva, nunca parar no acostamento, diminuir a velocidade e procurar um local seguro para parar, como por exemplo, um posto de gasolina.” Para quem for ficar ou viajar para Campo Grande, a Operação Lei Seca vai acontecer normalmente na cidade e o Projeto Amigos do Parque, que é o fechamento do Parque dos Poderes para práticas esportivas e lazer das famílias, acontece na sexta-feira, sábado e domingo das 7h às 19h. Resultados de 2025 Na Operação Semana Santa de 2025 foram autuados 9.531 veículos por excesso de velocidade, na parte da manhã foram 3.002 autuações, na parte da tarde 3.631 excessos de veículos e a noite foram 2.054 autuações. Também foi verificado que na quinta-feira (in[icio do feriado) e domingo (final do feriado) foram os dias que mais ocorreram excesso de velocidade nas rodovias, principalmente das 9h às 17h. Além do excesso de velocidade, 39 pessoas foram flagradas embriagadas nas estradas, o que resultou em 12 prisões em flagrante. Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Campo Grande ganha ‘óleoponto’ e transforma descarte de óleo em recompensa e conscientização ambiental
Uma solução que alia tecnologia, sustentabilidade e incentivo direto ao cidadão começa a transformar a forma como o óleo de cozinha é descartado em Campo Grande. A Capital recebeu a primeira unidade da plataforma inteligente Óleoponto, instalada em um supermercado atacadista na região da Avenida Três Barras. O projeto conta com patrocínio da ADM do Brasil, fabricante de óleo vegetal, e da Águas Guariroba, além do apoio do Governo do Estado, do Grupo Pereira e da Câmara Municipal. A iniciativa amplia o acesso a soluções adequadas de destinação e estimula práticas alinhadas à economia circular, integrando a agenda verde, próspera, digital e inclusiva de Mato Grosso do Sul. De acordo com o executivo da plataforma, Zadrik Mendonça, o objetivo é criar infraestrutura acessível e incentivar a participação da população. Segundo ele, o principal problema não está no uso do óleo de cozinha, mas no descarte incorreto, muitas vezes realizado em pias ou redes de esgoto. Quando destinado corretamente, o resíduo pode ser reaproveitado como matéria-prima para biodiesel e outras soluções sustentáveis. A máquina funciona de forma semelhante a um caixa eletrônico. O usuário informa o número de celular, deposita o óleo usado e acumula pontos em uma plataforma digital. A cada 40 pontos, equivalentes a 4 litros descartados, é possível trocar por uma nova embalagem de óleo no supermercado parceiro. Cada operação permite o descarte de até 5 litros por pessoa. A tecnologia já vem sendo aplicada em outras regiões do país. No Rio de Janeiro, a plataforma atua na comunidade da Rocinha, em parceria com a ONG Sabão no Morro, que transforma o óleo usado em produtos de limpeza e sabão ecológico, gerando impacto ambiental e social. Em Campo Grande, a iniciativa integra uma prova de conceito que vai avaliar o desempenho da solução em ambiente urbano. A expectativa é expandir o modelo para outros pontos da cidade e, posteriormente, para diferentes regiões do país, posicionando a Capital como referência em inovação ambiental e logística reversa. Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Sexta-feira Santa terá programação gospel e atrações para crianças na 2ª Festa da Páscoa
A Sexta-feira Santa (3) será marcada por uma programação especial na 2ª Festa da Páscoa de Dourados, com atividades voltadas para toda a família, incluindo atrações infantis, pescaria liberada ao público e apresentações de música gospel no período da noite. A pescaria no lago do Parque Antenor Martins foi aberta ao público em geral nesta sexta-feira, das 7h30 às 17h, e segue também no sábado (4) e domingo (5). Durante todo o dia, até às 19h, também ocorre a comercialização de pescado no local. Organizado pela Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Agricultura Familiar (Semaf) e de Cultura (Semc), o evento oferece uma ampla estrutura de lazer e entretenimento. A partir das 16h30 até às 22h30, o público infantil poderá aproveitar diversas atividades, como recreação com massinha, pintura facial e máscaras temáticas. A tradicional Casa do Coelho também estará aberta para visitação, com a presença dos personagens para fotos e interação com as crianças. O Espaço Kids contará com brinquedos infláveis, garantindo diversão em ambiente seguro, além da distribuição gratuita de pipoca e algodão doce. Outro destaque será a Van da Cultura, com experiências de realidade virtual, desenhos para colorir e atividades interativas. A programação inclui ainda intervenções circenses com a equipe da Sucata Cultural, com apresentações em dois horários: das 17h30 às 18h10 e das 19h às 19h40. No período da noite, a partir das 18h30, começam as atrações musicais com foco na celebração religiosa da data. O DJ Junio Silveira abre a programação com repertório flashback, reunindo sucessos das décadas de 1980 a 2000. Em seguida, sobem ao palco nomes da música gospel, como o Ministério A3, Franthiesco Vicc, com estilo rock gospel, e Fábio Shaen, com louvores voltados à espiritualidade. Com entrada gratuita, a Festa da Páscoa segue até domingo, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário de Dourados, reunindo cultura, fé e lazer para toda a comunidade.
Festa da Páscoa abre programação esportiva com futsal e reforça inclusão e formação cidadã
Realizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (Semaf) e Secretaria de Cultura (Semc), a 2ª Festa da Páscoa abriu nesta quinta-feira as atrações esportivas, organizadas pela equipe da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), nas quadras do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, onde acontece a festa até domingo (5). A programação de esportes reúne jovens atletas do projeto Bate Bola e a abertura contou com a participação dos polos do Jorjão, Praça da Juventude do Parque das Nações I e Parque do Lago.Na quadra de futsal do Parque Antenor Martins, crianças das categorias de 6 a 9 anos e de 10 a 11 anos mostraram talento e entusiasmo diante de dezenas de pais e responsáveis. Em um ambiente de incentivo e inclusão, o evento destacou não apenas o desempenho esportivo, mas também valores fundamentais para a formação cidadã. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, comemorou o sucesso da abertura e destacou o papel social do esporte. “É gratificante ver essas crianças participando com alegria e respeito. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e de formação de cidadãos, e é isso que buscamos fortalecer em cada ação”, afirmou. O professor Wellington Nogueira também elogiou o desempenho dos participantes e a organização do evento. “Todos estão de parabéns. É bonito ver o brilho nos olhos de cada criança. Esse festival vai muito além da competição, ele representa aprendizado, convivência e novas oportunidades para todos”, ressaltou. O diretor municipal de Esportes, Luiz Olmedo, fez questão de agradecer o empenho coletivo para a realização do festival. Ele destacou o trabalho dos árbitros, mesários e demais envolvidos, que acompanham de perto os treinos e contribuem diariamente para o desenvolvimento dos jovens atletas.O prefeito Marçal Filho reforçou a importância do investimento no esporte, especialmente entre crianças e adolescentes. “Quando investimos no esporte, estamos investindo no futuro. O retorno é garantido, principalmente na formação de cidadãos mais conscientes, disciplinados e preparados para a vida”, destacou. Além das atividades esportivas, a organização também garantiu lanche e refrigerante para a garotada, proporcionando ainda mais acolhimento e integração entre os participantes ao longo do evento.A programação segue no sábado, dia 4, com as disputas de vôlei de praia 4×4 misto e beach tennis ao longo do dia. Já no domingo, último dia da festa, será realizada a 2ª Corrida da Páscoa, com largada prevista para as 7h, movimentando atletas e a comunidade. Ao final das competições, foram entregues troféus para os melhores goleiros e artilheiros, além de medalhas para todos os participantes, valorizando o esforço e a dedicação de cada criança envolvida no festival. O torneio sub-11, disputados por seis equipes e a equipe Bate Bola A ficou com o título ao vencer o Jorjão na final. Receberam medalhas, o goleiro menos vazado: Juan, do Bate bola, e o artilheiro, Gabriel, do Jorjão.
Pesca para o público em geral começa nesta sexta-feira na 2ª Festa da Páscoa de Dourados
A pesca para o público em geral na 2ª Festa da Páscoa de Dourados começa nesta sexta-feira (03), no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. A atividade será realizada das 7h30 às 17h e segue também no sábado (04) e domingo (05), conforme cronograma definido pela organização. O evento é estruturado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e Secretaria de Cultura (Semc) e deve levar milhares de pessoas entre douradenses e visitantes neste período marcado pela celebração da fé cristã e interação familiar. Para garantir uma boa experiência aos participantes, foram inseridas três toneladas de peixes no lago, das espécies pacu, tambaqui e curimba, trabalho acompanhado pelo prefeito Marçal Filho, que fez questão de inserir peixes também em lagos da Reserva Indígena, possibilitando lazer e alimento para as famílias douradenses. Além da pescaria, a festa no Parque oferece uma programação diversificada para toda a família, com recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Casa do Coelho, espaço temático voltado ao público infantil. A população também poderá aproveitar a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses, além de praça de alimentação e expositores de diversos segmentos. Regras Para participar da pesca, os interessados devem seguir as regras estabelecidas pela organização. Será permitido o uso de apenas uma linha de pesca por pessoa, sendo proibida a utilização de redes, tarrafas ou outros apetrechos não autorizados. Também não é permitido alimentar os peixes no lago durante o evento. Cada participante poderá levar para casa até três exemplares de peixe, sem custo. A entrada e saída dos pescadores será realizada exclusivamente pela portaria principal do parque, localizada na Rua Aziz Rasselen. A organização também proíbe a entrada de bebidas alcoólicas, recipientes de vidro e a utilização de aparelhos sonoros no local. Crianças de até 12 anos só poderão participar da pesca se estiverem acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Também está proibida a entrada de veículos no parque durante o período da atividade, exceto para veículos oficiais e da organização. A Prefeitura reforça ainda a importância da colaboração de todos para manter o espaço limpo, sendo responsabilidade dos participantes o recolhimento e descarte correto dos resíduos gerados durante a permanência no local. O descumprimento das regras poderá resultar na retirada do participante e impedimento de participação nos demais dias do evento. A programação da pesca teve início na quinta-feira (02), com a liberação exclusiva da pescaria para crianças de até 12 anos acompanhadas pelos responsáveis, pessoas com deficiência e idosos, reforçando o compromisso da Prefeitura de Dourados com a inclusão e o acesso democrático às atividades.Cabe ressaltar que no Parque também estão sendo comercializados pescados de diversas espécies, com garantia e procedência asseguradas pela Semaf, o que aquece a economia local e incentiva os piscicultores da região. Com entrada gratuita, a 2ª Festa da Páscoa segue até domingo (05), reunindo lazer, cultura, esporte e entretenimento em um ambiente preparado para acolher toda a população. Shows movimentam o palco durante três dias de festa Na sexta-feira (03), data marcada pela Sexta-Feira da Paixão, a programação será voltada à música cristã, com apresentações do DJ Junio Silveira, Ministério A3, Franthiesco Vicc e Fábio Shaen, promovendo um momento de reflexão e espiritualidade. No sábado (04), o público poderá aproveitar o retorno do DJ Junio Silveira, seguido pela Roda de Samba 360º com o Grupo Segunda Sem Lei. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet sobe ao palco com sucessos conhecidos nacionalmente. Já no domingo (05), a programação musical segue com o Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, com clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, trazendo pagodes já consagrados.
Deputados apelam ao Governo sobre o destino de terras tituladas em MS antes de 1950
O deputado e 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Zé Teixeira, destacou um assunto delicado na tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º). “Na grande região da Grande Dourados que compreende Amambai, Iguatemi, Rio Brilhante, Caarapó, entre outras cidades, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas [Funai] está emitindo documento às pessoas que estão nas terras há mais de 50 anos, tituladas pelo Estado, para que comprovem a posse das terras em 15 dias”, informou. “Considero que o Estado deve agir quanto a isso, cobro do Governo uma ação jurídica para defender as pessoas que trabalham em suas terras pelo Estado. Não há existe meios nem leis para que o Judiciário diga que o título dado não tenha valor. Acabou o Brasil Império, virou república, mas houve um título e hoje estão os herdeiros de quem recebeu essas terras”, frisou o deputado Zé Teixeira. O deputado João Henrique concorda com a participação do Governo do Estado para solucionar esse impasse na propriedade de terras. “A gente tem que fazer uma lembrança sobre essa parceria que a União fez com os Estados para que os Estados pudessem, nessa faixa, depois da fronteira, inclusive alienar, vender, negociar, permutar, trocar. Então entender a participação do Governo do Estado naquele momento e a deficiência agora para defender essas pessoas que estão vulneráveis, porque muitas delas não tem amparo jurídico”, destacou. A deputada Mara Caseiro ressaltou que percebe uma nova questão agrária surgindo. “Estão querendo instalar novamente uma disputa aqui entre produtores e indígenas, disputa que já foi instalada em 2013, brigando por uma terra que nem é deles, é da União, e tirando o direito e a segurança jurídica de quem possui uma terra. Eu me uno a sua manifestação em pedir ao nosso governador [Riedel] que tenha uma ação propositiva, ágil e rápida, para que não seja instalada uma guerra ideológica em nosso Estado. Nós queremos paz”, ressaltou. O deputado Zeca do PT (PT) também considera que o Governo do Estado deva agir em relação a isso. “Senhor Zé Teixeira, eu acho muito correto o senhor cobrar do Governo do Estado, que é quem pode resolver esse impasse em relação às terras tituladas antes mesmo da divisão do Estado”, disse. Nova Alvorada do Sul Zé Teixeira enalteceu atitude recente da secretária de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, Elisméia de Lima Borges, para reaver um título invadido. “Elogio aqui a ação da secretária Elisméia, que entrou na justiça do título número 1 de Nova Alvorada do Sul, que era invadido por autoridades ligadas a administração pública do município e à justiça determinou para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária [Incra] escriture o município de Nova Alvorada do Sul, para desobstruir a invasão e ainda penalizar os invasores que eram ligados à administração pública nesse momento. Aproveito e parabenizo o prefeito José Paulo Paleari”, destacou o 2º vice-presidente da Casa de Leis.








