A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), retomou nesta terça-feira (07) as obras do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) do bairro Campina Verde. O investimento total ultrapassa R$ 4,7 milhões, sendo R$ 2.743.144,44 de recursos próprios do município e R$ 2.015.974,20 oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Durante a solenidade, o prefeito Marçal Filho destacou o avanço na retomada de obras estruturantes na área da Educação, citando também as unidades do Parque do Lago I e da Vila Erondina, que tiveram os trabalhos reiniciados recentemente. “É a terceira retomada de obra de Ceim em menos de um mês, resultado de um trabalho com compromisso com a população e agilidade técnica. Estamos cuidando do presente, mas também planejando o futuro, garantindo que nossas crianças tenham oportunidades desde os primeiros passos na educação”, afirmou. Localizada na Rua Alípio Anastácio Figueiredo, esquina com a Rua Manoel Oliveira Pompeu, a unidade está sendo construída em um terreno de 18 mil metros quadrados, com área total de 1.515,21 m². A obra havia sido paralisada em maio de 2025 devido ao descumprimento contratual da empresa responsável à época. Com nova licitação homologada em fevereiro de 2026, a execução passou a ser de responsabilidade da empresa CR Arquitetura e Construção LTDA, com prazo de conclusão de 12 meses. Cerca de 30% da obra já está concluída e os serviços seguem agora em ritmo acelerado. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, ressaltou o impacto direto na ampliação de vagas. “Cada Ceim retomado poderá atender mais de 300 alunos, o que representa um avanço significativo para reduzir a demanda por vagas na Educação Infantil. É uma demonstração clara da valorização da educação em Dourados”, pontuou. Representando o Legislativo, o vereador Cemar Arnal destacou a importância da obra para a região. “A população anseia por esse investimento. Muitas famílias precisam se deslocar para longe em busca de atendimento. A Câmara Municipal é parceira da gestão para garantir que essas melhorias cheguem à população”, afirmou. Morador e presidente do bairro, Adão Pereira da Silva Junior enfatizou o impacto social da unidade. “Essa obra vai trazer desenvolvimento para a região. Muitas famílias enfrentam dificuldades pela distância de outras unidades e, com o Ceim aqui, teremos mais qualidade de vida e comodidade”, disse. O Ceim Campina Verde segue o padrão Proinfância Tipo 1, com capacidade para atender 376 crianças. A estrutura foi projetada para oferecer conforto, segurança e qualidade, contando com salas de aula, pátio coberto, refeitório, cozinha, fraldários, lactário, sala de amamentação, área administrativa, sala multiuso, playground e demais espaços de apoio. Acompanharam ainda o ato os vereadores Ana Paula Benitez, Dill do Povo, Sérgio Nogueira, Inspetor Cabral, Jânio Miguel, Márcio Pudim e a vice-prefeita Gianni Nogueira.
Programa “Nossa Dourados” para revitalização de espaços públicos
A Prefeitura de Dourados deu mais um passo importante para o fortalecimento das políticas de urbanização e conservação dos espaços públicos do município. Projeto de Lei de autoria do executivo municipal que institui o programa “Nossa Dourados”, foi aprovado por unanimidade dos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (6) e precisa da sanção do prefeito Marçal Filho para que seja implantado oficialmente no município. A proposta tem como objetivo ampliar o cuidado com os espaços urbanos e fortalecer o sentimento de pertencimento da população, ao mesmo tempo em que busca otimizar os recursos públicos destinados à manutenção dessas áreas. O projeto de lei encaminhado à Câmara pelo prefeito Marçal Filho, visa criar mecanismos que incentivem a participação da sociedade civil organizada e da iniciativa privada na manutenção e revitalização de áreas como praças, parques, jardins, canteiros e demais espaços comunitários. Atualmente, o município realiza investimentos significativos na limpeza, conservação e revitalização de parques e áreas verdes. No entanto, devido à grande extensão territorial e à quantidade de espaços públicos existentes, nem sempre é possível atender todas as demandas com a agilidade desejada pela população. Com o novo programa, empresas, entidades e munícipes poderão firmar parcerias com o Município para executar serviços de manutenção, reforma, ampliação, paisagismo, limpeza e conservação de espaços públicos. A proposta é compartilhar a gestão desses locais, promovendo melhorias contínuas e garantindo melhores condições de uso para a comunidade. Em contrapartida, será permitida a instalação de identificação visual no local, contendo exclusivamente a marca ou o nome do parceiro, de forma padronizada e discreta. A iniciativa da administração municipal pretende incentivar a responsabilidade social, estimular o engajamento comunitário e promover melhorias visíveis na paisagem urbana. Além disso, a medida pode gerar economia aos cofres públicos, permitindo que recursos sejam direcionados para outras áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura.
Dourados recebe equipe da Fundtur para impulsionar turismo da pesca
A Prefeitura de Dourados iniciou, nesta terça-feira (7), uma nova etapa de planejamento estratégico para o fortalecimento do turismo local ao receber a equipe técnica da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem como objetivo elaborar um diagnóstico detalhado sobre o potencial e os desafios do turismo da pesca no município. Os trabalhos começaram com reunião no gabinete do prefeito Marçal Filho, que esteve acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, além de equipes técnicas da secretaria. Representando a Fundtur, participaram o gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística, Edson Moroni, e o coordenador de turismo Rogério Chelotti. O Rio Dourados, um dos principais patrimônios naturais do município, é peça central no projeto. Com cerca de 370 quilômetros de extensão, o rio é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 60% da população local, além de movimentar a economia por meio da pesca esportiva. Nos últimos anos, Dourados tem se destacado no cenário nacional por registros expressivos na pesca, como a captura de um dourado de 94 centímetros, o maior já registrado no país, e de um pintado de 1,62 metro. A recorrência de exemplares de grande porte tem chamado atenção de pescadores e especialistas, consolidando o município como destino promissor no segmento. Segundo os técnicos, a presença de peixes de grande porte está ligada ao fato de que espécies da bacia do Paraná utilizam a região para reprodução, o que reforça o potencial ambiental e turístico da área. A equipe da Fundtur permanecerá no município realizando visitas técnicas, levantamentos de dados e análises dos principais atrativos turísticos. Estão no roteiro fazendas, ranchos, pesqueiros e empresas que dão suporte à atividade, além de encontros com empresários do setor, especialmente da rede hoteleira. Conforme Edson Moroni, o diagnóstico será fundamental para identificar oportunidades de investimento, gargalos de infraestrutura e caminhos para qualificação dos serviços turísticos, permitindo a criação de políticas públicas mais assertivas. O prefeito Marçal Filho destacou a importância da parceria para posicionar Dourados no mapa da pesca esportiva. Ele reforçou que o município reúne condições naturais únicas e que o apoio técnico será essencial para direcionar melhorias e atrair mais visitantes. Os técnicos também avaliaram avanços recentes que contribuem para o desenvolvimento do turismo, como a melhoria da logística. Entre os pontos destacados estão a retomada dos voos comerciais no município, incluindo operações diárias para São Paulo, além das tratativas para ampliação das rotas aéreas. Outro fator relevante é a melhoria das estradas rurais, muitas delas recuperadas pela Prefeitura, facilitando o acesso a regiões de pesca, além da atuação de empresas especializadas no transporte de turistas do aeroporto até os destinos. PLANEJAMENTO EM ETAPAS A ação de mapeamento do setor da pesca pela Fundação de Turismo com técnicos da prefeitura terá duração aproximada de quatro meses e será dividida em três fases. Após o levantamento inicial, será apresentado um diagnóstico completo, seguido da construção de estratégias em conjunto com o poder público e empresários do setor. Na etapa final, com ajustes implementados, está prevista a ampliação da divulgação de Dourados como destino de pesca esportiva, fortalecendo o turismo de natureza, náutico e de lazer. A expectativa do secretário municipal Antônio freire é que o projeto impulsione não apenas o turismo, mas também gere impactos positivos em diversos setores da economia local, promovendo desenvolvimento e valorização do município.
Saúde e bem-estar: Zé Teixeira intercede pela população de Ivinhema
O deputado estadual Zé Teixeira (PL) demandou, nesta terça-feira (7), o Governo do Estado e a bancada federal de Mato Grosso do Sul para viabilizar investimentos essenciais que impactam diretamente a qualidade de vida e o atendimento médico em Ivinhema. As frentes de atuação do parlamentar concentram-se na modernização do diagnóstico hospitalar e na criação de espaços de convivência familiar no município. No setor da saúde, Zé Teixeira apresentou indicação para que o Estado e os representantes do MS no Congresso Nacional unam esforços na destinação de recursos para a compra de um aparelho de gasometria. O equipamento é considerado vital para o Hospital Municipal e unidades de saúde locais, pois permite exames rápidos e precisos em pacientes em estado crítico. A demanda chegou ao deputado por meio do vereador Professor Erlon, que alertou para a necessidade de agilizar decisões médicas em casos de urgência e emergência, onde a velocidade do diagnóstico é o fator determinante para salvar vidas. Paralelamente à infraestrutura de saúde, o deputado Zé Teixeira reforçou a cobrança junto aos deputados federais e senadores para a instalação de um parque infantil na Vila Cristina. A solicitação, apresentada originalmente pela vereadora Ivonete Mendonça, reflete um pedido antigo das famílias da região. O parlamentar reiterou a indicação, uma vez que o pleito anterior ainda aguarda resposta, destacando que a falta de um local adequado para o lazer prejudica o desenvolvimento das crianças e a integração social da comunidade.
Chikungunya avança com quase 4 mil notificações e Saúde investiga primeira morte fora da Reserva Indígena de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira (07) o mais recente relatório epidemiológico sobre a chikungunya, apontando um cenário de avanço da doença no município. Até a Semana Epidemiológica 10, foram registradas 3.971 notificações, sendo 2.859 casos prováveis, 1.442 confirmados, 1.973 em investigação e 556 descartados. A taxa de positividade chegou a 72%, índice considerado extremamente elevado e indicativo de intensa circulação viral. A análise temporal mostra que a epidemia ainda está em curso. Embora haja indícios de queda nas semanas mais recentes, os dados podem sofrer influência de atraso nas notificações. Outro fator de preocupação é a pressão sobre os serviços de saúde, pois a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, registra média de 451 atendimentos diários, com aumento significativo desde o dia 23 de março. Atualmente, 40 pacientes estão internados em hospitais do município com suspeita ou confirmação da doença. A distribuição dos casos por unidades de saúde evidencia maior concentração em algumas regiões. Destaque para a Unidade Básica de Saúde da Aldeia Bororó I, com 582 notificações, seguido pelo posto do Jóquei Clube, com 256 casos, e pela unidade Seleta, com 189 registros. Também apresentam números expressivos as unidades do Parque das Nações II (72), Maracanã (66) e Parque do Lago II (75), indicando maior incidência em bairros populosos e áreas específicas do município. O relatório também confirma 6 óbitos por chikungunya, sendo cinco da Reserva Indígena, e uma morte de uma menina de 10 anos, residente na região Oeste de Dourados, que morreu nesta terça-feira (7/4). O caso é investigado pela saúde pública e, se confirmado, pode ser o primeiro óbito em decorrência da Chikungunya no município fora da Reserva Indígena, trata-se de uma menina sem comorbidades relatadas. A vítima apresentou os primeiros sintomas em 28 de março e esteve internada em um hospital da cidade. A população indígena segue como a mais impactada, concentrando 1.697 casos prováveis e 1.153 confirmados, além de 2.088 notificações e 237 atendimentos hospitalares. Segundo a Secretaria de Saúde, apesar da predominância inicial nas aldeias, a doença já avança para toda a área urbana. Diante do cenário, o município reforça que a situação é de emergência em saúde pública, com sobrecarga nos atendimentos da atenção básica e hospitalar. A Prefeitura intensifica ações de vigilância, combate ao mosquito transmissor e atendimento à população, além de alertar para a importância da eliminação de criadouros e busca por atendimento ao surgimento dos sintomas.
Estado promove 1º Fórum Conectando Gerações para fortalecer políticas intergeracionais em MS
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), realiza nos dias 8 e 9 de abril de 2026 o 1º Fórum Conectando Gerações – Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade. O evento acontece a partir das 8h, no auditório da Secretaria, em Campo Grande. Voltado a gestores municipais, pontos focais das políticas da pessoa idosa e da juventude, além de representantes de conselhos e atores estratégicos das redes locais, o Fórum tem como objetivo fortalecer a articulação entre Estado e municípios, promovendo uma agenda integrada voltada à intergeracionalidade, ao enfrentamento do idadismo e ao letramento digital. Durante os dois dias de programação, serão realizados painéis sobre cidadania ao longo do ciclo de vida, juventude e envelhecimento em Mato Grosso do Sul, além da apresentação de diretrizes dos programas estaduais voltados às pessoas idosas e às juventudes. O evento também contará com mesas de diálogo para troca de experiências municipais, debates sobre inclusão digital, prevenção a golpes e cidadania digital. A programação inclui ainda momentos de formação técnica, em parceria com a SETDIG (Secretaria-Executiva de Transformação Digital), e uma oficina de planejamento municipal, que permitirá aos participantes elaborar propostas iniciais de ações intergeracionais e de letramento digital em seus territórios. Um dos destaques do Fórum será a possibilidade de adesão dos municípios ao Projeto Conectando Gerações, iniciativa que visa implementar ações integradas entre juventude e população idosa, fortalecendo redes locais e ampliando o acesso a direitos. Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Larissa Diniz Paraguassu, o encontro representa um passo estratégico diante das transformações demográficas do Estado. “O Fórum Conectando Gerações é uma das estratégias do Governo de Mato Grosso do Sul para alinhar, na prática, a atuação dos municípios na promoção da intergeracionalidade como resposta a um cenário já consolidado, que é o envelhecimento da população”, destaca. A subsecretária reforça que a programação foi construída para enfrentar desafios atuais de forma integrada. “Trabalharemos temas essenciais como inclusão e letramento digital, prevenção de violências, planejamento municipal e o papel das redes de proteção, sempre conectando juventude e pessoa idosa como parte da solução. Mais do que um evento, o Fórum se estrutura como um espaço de integração entre as políticas públicas”, explica. Ainda segundo Larissa Paraguassu, o projeto Conectando Gerações se destaca como uma estratégia preventiva atuando diretamente no enfrentamento da solidão, da exclusão digital e do isolamento social, promovendo vínculos, autonomia e participação da pessoa idosa. “O que estamos construindo aqui é uma política que antecipa desafios, integra gerações e fortalece os municípios para garantir que o envelhecimento aconteça com mais dignidade, inclusão e cidadania”, completa. Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, o Fórum é um marco para o desenvolvimento do Conectando Gerações na perspectiva do municipalismo. “Estamos falando de um espaço intergeracional, que reúne juventude e pessoa idosa para promover trocas, formação e articulação. A proposta é que os municípios saiam daqui mais preparados, com direcionamento e planejamento inicial para implementar ações em seus territórios, especialmente nas áreas de letramento digital e fortalecimento de vínculos”, completa. Para participar do Fórum, basta se inscrever pelo link. A Secretaria de Estado da Cidadania está localizada na Avenida Ceará, 984, Bairro Vila Antônio Vendas, em Campo Grande. Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Hospital Regional de Dourados impulsiona economia local com geração de quase 900 empregos
O HRD (Hospital Regional de Dourados) tem impulsionado a economia local ao gerar quase 900 empregos diretos e indiretos desde agosto de 2025. Juntas, as três unidades que formam o complexo hospitalar já contrataram 613 colaboradores sob regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Além das contratações diretas, o hospital conta com 257 profissionais terceirizados que atuam em diferentes áreas de apoio e serviços essenciais, contribuindo para o pleno funcionamento da instituição. Ao todo, são aproximadamente 870 postos de trabalho, fortalecendo a mão de obra local, movimentando diversos setores e promovendo o desenvolvimento regional. Além dos números expressivos, o HRD também se destaca no cenário estadual por seu modelo de gestão inovador, aliado à humanização no atendimento e ao compromisso com a excelência nos serviços prestados à população. Entre as histórias que representam esse impacto está a de Edite Pereira Valério, de 59 anos, atendente de hospitalidade. Na recepção do hospital, Edite recebe os pacientes, visitantes e acompanhantes sempre com um sorriso no rosto. Para ela, a conquista vai além do emprego. “Estava procurando uma oportunidade há um tempo e sei que é mais difícil pela idade. Hoje me sinto realizada e grata por fazer parte dessa equipe”, completa. Ela relata que encontrou no HRD uma nova oportunidade e superou desafios pessoais. “Eu tinha muito medo da parte tecnológica, dos sistemas, mas fiquei muito feliz por ter a oportunidade de aprender. Hoje já superei esse medo e, inclusive, consigo ajudar outros colegas”, conta. A Diretora Administrativa e Financeira do HRD, Liza Flores Figueiredo, ressalta o impacto positivo da unidade para além da assistência à saúde. “O Hospital Regional de Dourados cumpre um papel que vai além do cuidado com a saúde. A geração de empregos fortalece a economia local, promove desenvolvimento social e cria oportunidades para profissionais de diversas áreas. É um impacto direto na vida das pessoas e no crescimento da nossa região”, destaca. Certificação GPTW Outro diferencial da instituição está no reconhecimento do seu ambiente de trabalho. Desde outubro de 2025, o HRD possui a certificação GPTW (Great Place to Work), reforçando o compromisso com a valorização dos colaboradores e a construção de uma cultura organizacional sólida. Para a gerente de Recursos Humanos, Ziuma Lopes, esse reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo. “A certificação GPTW reflete o cuidado que temos com as pessoas que fazem o hospital acontecer todos os dias. Investimos em um ambiente de trabalho acolhedor, ético e colaborativo, porque acreditamos que equipes valorizadas entregam um cuidado ainda mais qualificado aos nossos pacientes”, finaliza. Comunicação SES *com informações do HRDFoto: HRD
Polícia Civil apoia a PRF em grande apreensão de pasta-base de cocaína no Paraná
Nesta terça-feira (7), equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira – DEFRON que vem realizando diligências que buscam identificar indivíduos que praticam delitos diversos na região, identificaram um veículo Tucson e um Ford Ranger que estariam transportando entorpecentes, naquele exato momento, transitando pela BR-277, no Estado do Paraná. Considerando o constante compartilhamento de informações de inteligência com a PRF, do NOE Fron, bem como a urgência da situação, foi feito contato entre as equipes, buscando-se a verificação da informação. Como resultado, a equipe da PRF em Santa Tereza do Oeste/PR localizou ambos veículos, nos quais foram encontrados diversos tabletes de pasta-base de cocaína nas lanternas traseiras do veículo Tucson, e em fundos falsos neste veículo e no veículo Ford Ranger, que somaram 230 quilos. Os suspeitos foram encaminhados para Delegacia da Polícia Federal local para os procedimentos de praxe.
Pacote para conter alta dos combustíveis inclui subsídios e isenções
Após semanas de discussão, o governo federal anunciou nesta segunda-feira (6) um pacote de medidas para reduzir os impactos da alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio. As ações incluem uma medida provisória (MP), um projeto de lei e decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O conjunto de iniciativas prevê subsídios para diesel e gás de cozinha, além da redução de impostos e apoio ao setor aéreo. A expectativa é aliviar os custos para consumidores e setores produtivos, além de garantir o abastecimento no país. Subsídios Entre as principais medidas está a criação de uma subvenção de R$ 1,20 por litro para a importação de diesel, com divisão igual de custos entre União e estados. O benefício será válido inicialmente por dois meses e pode chegar a R$ 4 bilhões. Inicialmente, o Ministério da Fazenda tinha informado que esse subsídio custaria R$ 3 bilhões. Também foi anunciada uma subvenção extra de R$ 0,80 por litro para o diesel produzido no Brasil, com custo estimado de R$ 3 bilhões mensais. Em ambos os casos, empresas deverão repassar a redução ao consumidor. Além disso, o governo vai zerar os impostos federais sobre o biodiesel, que compõe parte do diesel vendido nos postos, e o querosene de aviação. Para o gás liquefeito de petróleo (GLP), será concedido subsídio de R$ 850 por tonelada para o produto importado. A medida busca equiparar o preço ao GLP nacional e reduzir o impacto no custo do gás de cozinha, especialmente para famílias de baixa renda. Outras fontes Posteriormente, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, também informou outras fontes de receita que compensarão o custo das medidas: o Imposto de Exportação de 12% sobre o petróleo anunciada em março; o aumento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas que vendem petróleo e da elevação das receitas de leilão de petróleo, que subiram após o início da guerra. Em relação à compensação pela isenção do querosene de aviação e do biodiesel, Durigan anunciou a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros. Segundo ele, essa medida gerará R$ 1,2 bilhão na arrecadação extra para o governo em 2026. Setor aéreo O pacote também prevê até R$ 9 bilhões em crédito para companhias aéreas, com recursos operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Nacional de Aviação Civil. Outra medida é a isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o querosene de aviação, além do adiamento do pagamento de tarifas de navegação aérea. Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, os subsídios e as isenções serão compensados pelo aumento das receitas de royalties de petróleo, que subiram desde o início da guerra no Oriente Médio. Punições O governo também anunciou o reforço na fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para evitar aumentos abusivos de preços em situações de crise, como conflitos geopolíticos e calamidades públicas. O projeto de lei a ser enviado ao Congresso em regime de urgência constitucional prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para esse tipo de prática. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não apenas as empresas, mas as pessoas físicas que infringirem a Lei da Economia Popular serão punidas, inclusive os sócios dos estabelecimentos. Além disso, a MP passa a permitir a interdição de postos de combustíveis que aumentarem os preços de forma abusiva. Até agora, os estabelecimentos eram apenas multados. Segundo Silveira, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passará a ser obrigatoriamente informado de suspeitas de violação da ordem econômica. As multas, informou o ministro, serão agravadas conforme o ganho inadequado e a usura do agente econômico. Oscilações A MP também traz uma previsão para que os agentes econômicos que recebam as subvenções adotem mecanismos para suavizar as oscilações internacionais de preços. Segundo o Executivo, o pacote busca reduzir os efeitos da crise internacional sobre os preços internos e manter o Brasil menos exposto às oscilações do mercado global de energia. Agência Brasil








