A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para o processo de avaliação socioeconômica que possibilita o acesso aos auxílios permanência e alimentação. A iniciativa integra o Piae (Programa Institucional de Assistência Estudantil) e tem vigência prevista entre maio de 2026 e maio de 2027. As inscrições seguem até o dia 24 de abril de 2026, e devem ser feitas exclusivamente de forma online, por meio do sistema da assistência estudantil da universidade. O resultado preliminar está previsto para o dia 6 de maio, com período para ajustes na documentação até 12 de maio. A lista final de contemplados será divulgada a partir de 22 de maio. O objetivo é identificar estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oferecer suporte financeiro que contribua para a permanência na universidade e para a garantia de necessidades básicas, como alimentação. Podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UEMS que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e renda total familiar de até cinco salários mínimos. A seleção leva em consideração critérios como renda, condições de moradia, gastos com transporte e saúde, além de outros fatores sociais que compõem o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), utilizado para classificar os candidatos. DIVULGAÇÃO DE EDITAIS E DOS DEMAIS ATOS O edital prevê duas modalidades: Auxílio Permanência: voltado ao suporte geral para continuidade dos estudos;Auxílio Alimentação: destinado a auxiliar nas despesas com alimentação. Ao todo, são disponibilizados 492 auxílios permanência para cursos presenciais e 10 para EaD, e 238 auxílios alimentação para cursos presenciais e 10 para EaD. A ação faz parte da política de assistência estudantil da UEMS, que busca reduzir a evasão e promover condições mais igualitárias para a formação acadêmica, especialmente entre estudantes em situação de maior vulnerabilidade social. Comunicação UEMS
Prefeitura promove conscientização sobre segurança no trabalho durante “Abril Verde”
A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), está intensificando as ações do Abril Verde com uma estratégia que prioriza a atuação em campo e o contato direto com trabalhadores de diferentes categorias. A iniciativa reforça a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. De acordo com Marlayne Wolf, coordenadora do Cerest, a proposta é levar informação e orientação. “A intenção é alcançar com atividades orientativas os trabalhadores de vários eixos de atuação”, aponta. O direcionamento da gestão Marçal Filho é trabalhar de forma a promover ambientes laborais mais seguros e saudáveis. Ao longo do mês de abril, equipes da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) estão percorrendo bairros e visitando tanto empresas quanto residências onde há atividades produtivas informais, como fabricação de pães e doces, serviços de manicure, serralherias e outros empreendimentos domésticos. O cronograma envolve ações nos dias 16, na região do Maracanã, e 22, no Novo Horizonte, ampliando o alcance da campanha em diferentes pontos da cidade. Um dos diferenciais da mobilização é a parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que acompanham as equipes por conhecerem o território e facilitarem a identificação de trabalhadores informais, público considerado mais vulnerável. No dia 28 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a programação inclui uma blitz educativa em parceria com a Guarda Municipal de Dourados (GMD), voltada especialmente aos motoentregadores, categoria exposta diariamente a riscos no trânsito. “O foco será orientação e sensibilização sobre práticas seguras durante o exercício da atividade a esses profissionais que enfrentam o trânsito constantemente”, explica Marlayne Wolf. Os dados reforçam a importância da iniciativa. Em 2025, Dourados registrou 1.757 notificações de acidentes de trabalho. Conforme a coordenação, a maioria desses casos envolve trabalhadores da construção civil e de empresas frigoríficas. “Somente no que tange a relação de agravos por LER/DORT, das 43 notificações registradas, 60% referem-se a trabalhadores do setor frigorífico”, cita a coordenadora do Cerest, Marlayne Wolf. Já em 2026, até o momento, são 310 notificações de acidentes de trabalho. Os números, no entanto, ainda são considerados subestimados, devido à subnotificação de casos. Diante desse cenário, o Cerest segue atuando de forma contínua no município, com inspeções em ambientes de trabalho e ações educativas que buscam reduzir riscos e fortalecer uma cultura de prevenção. O endereço do Cerest é avenida Weimar Torres, n 4225. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 13h30. O contato é 2222-2076.
Município investiga mais uma morte por Chikungunya em Dourados
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e o avanço da doença no perímetro urbano do município, confirmou nesta segunda-feira (13) mais uma morte em investigação sob suspeita da doença. Trata-se de um homem que tinha 63 anos de idade, que estava internado no Hospital Unimed e era morador do Parque das Nações II, região onde foi diagnosticado o avanço mais forte da doença e, justamente, onde as equipes de saúde encontram dificuldade para realizar as ações preventivas. As notificações de casos suspeitos de Chikungunya dispararam na região do Parque das Nações II e mesmo assim parte dos moradores não colaboram com as ações de combate aos focos. “Não estamos conseguindo instalar as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), espécie de armadilhas que funcionam com recipientes com água e uma tela impregnada com larvicida que chega a reduzir em até 66% os focos do mosquito Aedes Aegypti”, explica o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. O secretário revela que os agentes de controle de endemias estão encontrando dificuldades em instalar as armadilhas e também em fazer o controle dos focos. “Moradores estão impedindo a instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas por acreditarem que as armadilhas vão atrair o Aedes aegypti para dentro da casa ou do quintal deles, quando na verdade o mosquito já está lá e nossa intenção é conter os focos”, explica o secretário. O COE informou que agora são três mortes em investigação, entre elas uma menina de 10 anos, que estava internada no Hospital Regional de Dourados e não residia na Reserva Indígena. Até o momento, já foram registradas 6 mortes por Chikungunya em Dourados, todos moradores da Reserva Indígena. Uma morte de indígena ainda segue em investigação, enquanto as outras duas são de pessoas que moravam no Parque das Nações II. Números do Informe Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública apontam que a situação epidemiológica nas aldeias indígenas de Dourados segue grave com 2.012 casos prováveis registrados, 1.461 casos confirmados, 479 casos descartados, 545 casos em investigação, totalizando 2.485 notificações e 399 atendimentos hospitalares. “As equipes estão trabalhando intensamente no enfrentamento à epidemia na Reserva Indígena e também para conter o avanço da doença nos bairros de Dourados”, enfatiza Márcio Figueiredo. De forma geral, a situação epidemiológica em Dourados segue em alta, com 3.572 casos prováveis, 1.634 casos confirmados, 714 casos descartados e 2.652 casos em investigação. Dourados tem hoje 43 pacientes internados em razão de complicações por Chikungunya, sendo 6 no Hospital Porta da Esperança (Missão Caiuá), 16 no Hospital Universitário HU-UFGD, 5 no Hospital Cassems, 9 no Hospital Regional, 2 no Hospital Unimed, 2 no Hospital da Vida e 3 no Hospital Evangélico Mackenzie. O Informe Epidemiológico destaca, ainda, que a curva de positividade da Chikungunya em Dourados manteve-se em níveis extremamente elevados ao longo do período analisado, o que indica intensa circulação viral. “Ainda que haja leve redução, os valores permanecem muito acima dos parâmetros considerados adequados em vigilância epidemiológica, sugerindo que a epidemia segue ativa. A taxa de positividade é um importante indicador da intensidade de transmissão, sendo que valores elevados refletem maior circulação do agente infeccioso”, destaca o documento.
Com alta circulação do vírus, SES cria fluxo emergencial para casos graves de chikungunya
Diante do avanço da chikungunya, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) instituiu um fluxo emergencial de regulação médica para casos graves da doença. A medida, oficializada por meio da Resolução SES/MS nº 555, publicada na terça-feira (7), estabelece prazos mais curtos para resposta assistencial, mecanismos excepcionais para garantir o atendimento oportuno de pacientes em estado crítico e diretrizes prioritárias para a Região de Saúde Centro-Sul e demais macrorregiões do Estado. A normativa estabelece que casos classificados como prioridades P1.0 e P1.1, considerados graves ou potencialmente graves, deverão ter decisão regulatória em até uma hora após a solicitação. O prazo é tratado como meta obrigatória para garantir resposta rápida e reduzir o risco de agravamento ou morte dos pacientes. A resolução também normatiza o uso da chamada “vaga zero”, recurso excepcional que permite a transferência imediata de pacientes críticos mesmo na ausência de leitos disponíveis, como forma de preservar vidas em situações extremas. A medida poderá ser adotada pelo médico regulador quando se esgotarem as alternativas convencionais de encaminhamento dentro do tempo clínico oportuno. A iniciativa ocorre em meio ao cenário de emergência em saúde pública decretado em Dourados, onde a epidemia de chikungunya segue ativa. Dados epidemiológicos recentes indicam taxa de positividade entre 72% e 79%, considerada elevada, além do registro de casos graves, gestantes acometidas e óbitos pela doença no município em 2026. Segundo a secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, a medida busca dar mais agilidade e segurança à assistência em um momento de alta pressão sobre a rede. “Estamos estruturando um fluxo mais rápido, organizado e resolutivo para garantir que os pacientes graves tenham acesso ao atendimento oportuno no menor tempo possível. Essa resposta ágil é fundamental para salvar vidas, especialmente diante do cenário epidemiológico que enfrentamos”, afirmou. O fluxo emergencial prioriza a articulação entre as centrais de regulação municipal e estadual, com definição clara de responsabilidades e sequência de encaminhamentos. Em Dourados, o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) será a primeira referência para os casos graves, seguido pelo HRD (Hospital Regional de Dourados). Na ausência de aceite ou resposta em tempo oportuno, a vaga zero poderá ser acionada para qualquer unidade com capacidade de atendimento. A resolução também detalha critérios clínicos para classificação dos pacientes, incluindo sinais de choque, desidratação grave, rebaixamento de consciência, insuficiência respiratória e condições de maior vulnerabilidade, como gestação, comorbidades e pertencimento a populações indígenas. Entre os objetivos da medida estão a padronização da resposta assistencial, a redução de gargalos na regulação, a ampliação do acesso a leitos de maior complexidade e a melhoria na comunicação entre os serviços de saúde. As unidades de origem deverão iniciar imediatamente as medidas de estabilização e manter contato contínuo com a regulação até a transferência do paciente. Para monitorar a efetividade do fluxo, a SES instituiu indicadores diários e semanais, como tempo de resposta, número de solicitações, percentual de casos atendidos dentro do prazo, negativas de vagas e óbitos antes ou durante a transferência. Relatórios operacionais também deverão apontar gargalos e orientar ajustes na rede assistencial. A medida tem caráter temporário e permanecerá vigente enquanto durar a situação de emergência epidemiológica. Após esse período, os fluxos regulatórios anteriores serão retomados. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Dourados abre processo seletivo para agentes de endemias na guerra contra Chikungunya
A Prefeitura de Dourados está publicando, em edição suplementar do Diário Oficial nesta quarta-feira (8), o Edital nº 24/2026 que institui Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de profissionais que irão atuar na Secretaria Municipal de Saúde. A medida tem como objetivo reforçar as ações de enfrentamento à epidemia de Chikungunya no município. A contratação ocorre em razão da situação de emergência em saúde pública declarada pelo Decreto Municipal nº 587, de 20 de março de 2026. O processo será realizado por meio do aproveitamento da lista de candidatos aprovados e remanescentes do Concurso Público nº 1/2024, respeitando rigorosamente a ordem de classificação. As vagas são destinadas à função de Agente de Combate às Endemias, profissionais que atuarão diretamente nas ações de vigilância, orientação à população, visitas domiciliares e controle do mosquito transmissor. De acordo com o edital, a convocação será feita por meio do Diário Oficial do Município. Os candidatos chamados deverão comparecer ao setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Coronel Ponciano, nº 900, Parque dos Jequitibás, para apresentação da documentação exigida. A administração municipal reforça que a contratação possui caráter temporário e excepcional, válida apenas enquanto perdurar a situação de emergência. A medida não altera a ordem de classificação do concurso público vigente nem garante nomeação automática para cargo efetivo. Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca garantir agilidade e eficiência na resposta à crise sanitária, ampliando as equipes de campo para reduzir os índices da doença e proteger a população. CONVOCAÇÃO Também na edição suplementar do Diário Oficial, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando os candidatos para comparecerem ao Setor de Recursos Humanos da Secretaria. O atendimento será realizado na segunda-feira, 13 de abril de 2026, às 8h, na sede localizada na Rua Coronel Ponciano, nº 900, para apresentação da documentação exigida. A Secretaria reforça que o não comparecimento na data e horário estabelecidos poderá implicar em desclassificação, conforme as normas do edital. Os editais completos estão disponíveis no Diário Oficial do Município, edição suplementar desta quarta-feira, 8 de abril.
Pacote de obras vai acabar com alagamentos em mosteiro e levar recapeamento ao Parque Alvorada
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, assina nesta quinta-feira (8), às 8h, a ordem de serviço para início de um conjunto de obras no Parque Alvorada que deve solucionar, de forma definitiva, os constantes alagamentos no Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas. “Vamos acabar com um problema crônico de alagamento nessa região, além de fazer o recapeamento de importantes vias aqui do Parque Alvorada para garantir maior segurança e mobilidade aos moradores”, anunciou o prefeito Marçal Filho. O pacote inclui pavimentação asfáltica nas ruas Olívio Waldemar Beker e Ramão Gomes de Matos, recapeamento da Rua Sargento Moisés Soares da Silva e a implantação de sistema de drenagem com construção de bocas de dragão no acesso ao mosteiro. “São obras estruturais importantes, que poderiam ter sido realizadas há muitos anos e não foram, mas agora a nossa gestão vai solucionar esses problemas em definitivo”, salientou o prefeito. Com investimento total de R$ 1.643.523,19, oriundos de recursos federais com contrapartida do município, a obra terá prazo de execução de seis meses e contempla uma série de melhorias estruturais. Entre os serviços previstos estão a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo, poços de visita, além de pavimentação, recapeamento, meio-fio, calçadas e sinalização viária. O mosteiro, inaugurado em 2009 e primeiro de clausura feminina de Mato Grosso do Sul, sofre há anos com enxurradas que invadem o local em dias de forte chuva. Situado em uma área mais baixa do bairro, o espaço acumula histórico de transtornos enfrentados pelas religiosas, mesmo após intervenções anteriores realizadas por gestões passadas. A nova intervenção busca corrigir definitivamente o problema por meio de um sistema de drenagem mais eficiente, aliado à reestruturação das vias no entorno. Segundo o prefeito, a iniciativa segue modelo semelhante aplicado em outras regiões da cidade que enfrentavam alagamentos há décadas, bem como nas imediações da Rua Monte Alegre, onde obras recentes conseguiram eliminar os transtornos. Com a execução dos serviços, a Prefeitura pretende garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para moradores da região, além de oferecer solução definitiva para um problema de alagamento que persiste há quase 17 anos no Mosteiro Santa Maria dos Anjos.
Jogos de Outono inicia dia 14 com ampla programação esportiva
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) divulgou o calendário oficial dos Jogos de Outono 2026, que irão movimentar o esporte estudantil e de base no município entre os meses de abril e junho. A programação contempla modalidades individuais e coletivas, envolvendo atletas nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. “Toda programação atende a determinação do prefeito Marçal Filho para que a Funed proporcione opções variadas de modalidades esportivas à juventude de Dourados”, explica Giselly Amaral, diretora-presidente da Fundação de Esportes. As competições serão realizadas em importantes praças esportivas da cidade, como o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), o Estádio Douradão, o Ginásio Municipal de Esportes, o Parque do Lago, além de outros espaços esportivos da cidade. “Estamos descentralizando as competições para que a população possa prestigiar os Jogos de Outono, acompanhando de perto o desempenho dos nossos estudantes-atletas”, explica Giselly Amaral. A abertura das disputas ocorre no dia 14 de abril, com as provas de atletismo para atletas de 12 a 14 anos, no Douradão. No mesmo dia, também será realizada a competição de karatê, na Academia Ramão Lopes. No dia 15 de abril, será a vez do atletismo na categoria de 15 a 17 anos. Ao longo do calendário estão previstas disputas de vôlei de praia, judô, natação, xadrez, tênis de mesa e ginástica artística nas modalidades individuais. Já as competições coletivas incluem voleibol, futsal, basquetebol e handebol, com jogos distribuídos entre os meses de maio e junho. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral Assunção, também reforçou o papel do esporte na formação dos jovens e no desenvolvimento da cidade. “Os Jogos de Outono são mais do que competições. São oportunidades para nossos jovens vivenciarem valores como disciplina, respeito e superação”, apontou. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para fortalecer o esporte de base em Dourados, garantindo acesso, organização e qualidade em cada etapa”, acrescentou. Os Jogos de Outono 2026 têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre escolas e fortalecer o esporte de base em Dourados, revelando novos talentos e estimulando hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes e reforçam o compromisso da Prefeitura de Dourados com políticas públicas voltadas ao esporte, promovendo integração, oportunidades e valorização dos atletas locais.
Funed abre novas turmas de beach tennis no Parque do Lago
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), abriu novas turmas para a prática de beach tennis no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Marçal Filho em incentivar o esporte como ferramenta de promoção da saúde, lazer e qualidade de vida para a população. As aulas serão realizadas no Parque Antenor Martins (Parque do Lago), sob orientação do professor Maurício Dantas, com turmas reduzidas de até 10 alunos, garantindo melhor acompanhamento técnico e aprendizado mais eficiente. As atividades estão organizadas por faixa etária e horários, contemplando diferentes públicos. Às segundas e quartas-feiras, às 18h30, as aulas são destinadas a adolescentes de 14 a 16 anos. Já às segundas e quartas-feiras, às 20h, as turmas atendem participantes a partir de 16 anos. Aos sábados, há opções das 7h às 8h para jovens de 14 a 16 anos e, às 8h, para alunos a partir de 16 anos. As inscrições começam nesta terça-feira (08) e devem ser feitas presencialmente no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), das 8h às 12h e das 13h às 16h. As matrículas seguem abertas até o início das aulas, previsto para a próxima semana, ou enquanto houver vagas. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral Assunção, destaca a importância da ampliação das atividades esportivas no município. “Estamos ampliando as oportunidades para que a população tenha acesso ao esporte de forma gratuita e organizada. O beach tennis é uma modalidade em crescimento e queremos que cada vez mais pessoas possam participar e aproveitar esses espaços públicos com qualidade”, afirmou. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 2222-1393.
Deputado Zé Teixeira articula construção de praça em Campo Grande
A falta de espaços estruturados para o lazer e a prática de exercícios físicos no Bairro Jardim Jerusalém, em Campo Grande, motivou uma nova frente de trabalho junto às esferas federal e municipal. O objetivo é transformar uma área já destinada ao uso público em um complexo de convivência equipado com parque infantil e academia ao ar livre, atendendo a uma reivindicação antiga das famílias que residem na região. A iniciativa pretende articular a bancada federal de Mato Grosso do Sul à administração da prefeita Adriane Lopes para viabilizar o aporte de recursos da União. A estratégia de unir diferentes forças políticas deve acelerar a execução do projeto, garantindo que o Jardim Jerusalém receba os investimentos necessários para infraestrutura social e valorização urbana. A ausência de um local seguro para o entretenimento das crianças e para a atividade física dos idosos é o ponto central da proposta. Com a instalação dos equipamentos, o bairro passa a oferecer alternativas saudáveis de convivência, promovendo o bem-estar e fortalecendo os vínculos entre os moradores. O espaço público adequado é visto como ferramenta essencial para tirar crianças das ruas e oferecer qualidade de vida para todas as idades.








