Mato Grosso do Sul tem se destacado nacionalmente por um modelo de gestão pública baseado na eficiência, na integração entre áreas e na capacidade de transformar crescimento econômico em desenvolvimento social. Os números mais recentes evidenciam uma política estruturada na transversalidade: investimentos públicos estratégicos impulsionam a atração de capital privado, que, por sua vez, cria empregos, gera renda e contribui de forma direta na redução da pobreza e melhora da vida de todos os sul-mato-grossenses. Tal projeção do Estado o coloca em posição de reconhecimento institucional com diversos gestores públicos estaduais ocupando importantes cargos em instituições de representatividade no país, mostrando que o modelo integrado de Mato Grosso do Sul – que conecta investimento público, crescimento econômico e desenvolvimento social – resultam em políticas públicas que dão certo. Entre os gestores estaduais que ocupam posições de destaque em conselhos estratégicos está o coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), Renato dos Anjos Garnes, que presidente o CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares) – inclusive ele está à frente dos trabalhos do conselho em encontro que acontece durante essa semana em São Paulo (SP). “O protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional é fruto de um Governo que decide com base em dados e eficiência técnica. A Polícia Militar de nosso Estado não é diferente, estando entre as PMs mais bem avaliadas de todo o país. E a eficiência de nossa gestão ultrapassa divisas e fronteiras”, comenta dos Anjos. O coronel ainda complementa que estando na presidência da CNCG ele consegue levar a experiência sul-mato-grossense de integração para que todo o país possa colher estratégias que otimizam o serviço público na ponta. “Essa visão sistêmica une sociedade e instituições, provando que a segurança da população é o nosso compromisso absoluto. Assim, potencializamos os recursos do Estado e transformamos decisões estratégicas em proteção real para as famílias. Mato Grosso do Sul é hoje vitrine para o Brasil”, conclui. Outro importante nome do primeiro escalão governamental de Mato Grosso do Sul que está à frente de conselho estratégico nacional é Flávio César de Oliveira, secretário estadual de Fazenda e atual presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal). No cargo desde fevereiro do ano passado, ele presidente a instituição pelo biênio 2025/2027. “Quando há sintonia entre as pastas, cooperação entre os secretários e alinhamento em torno de um projeto comum, o Estado ganha capacidade de resposta, melhora a qualidade das decisões e entrega mais à população. Isso se traduz em políticas públicas mais eficientes, em ambiente mais seguro para investir, em melhores condições para produzir, empreender e gerar oportunidades”, frisa Flávio. O secretário ainda frisa que “o que realmente importa” é o impacto direto que tais políticas exercem na vida das pessoas. “É justamente esse conjunto de fatores que tem feito com que Mato Grosso do Sul seja hoje visto, em todo o país, como um estado pujante, equilibrado, confiável e cada vez mais relevante no cenário nacional. Os resultados sul-mato-grossenses são fruto de uma visão de governo que compreende a gestão pública de forma integrada, responsável e orientada para resultados”, destaca Flávio, que completa. “Não por acaso Mato Grosso do Sul tem ocupado espaços estratégicos e contribuindo de forma ativa nas grandes discussões do Brasil. Isso é reflexo de um trabalho sério, de uma gestão madura e de um governo que entendeu que eficiência, diálogo e união de esforços são indispensáveis para transformar crescimento em benefício real para a sociedade”, finaliza Flávio ao analisar a gestão sul-mato-grossense. Além de Renato dos Anjos e Flávio César, também ocupam ou ocuparam cargos de destaque nacional o secretário-executivo de Comunicação, Frederiko Souza, atual presidente da CNSecom (Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação); o secretário de Educação, Hélio Daher, atual presidente do conselho fiscal do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e membro de comissões e comitês nacionais ligadas ao MEC (Ministério da Educação); a secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratágica, Ana Carolina Nardes, ex-membro do Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração); além do próprio governador Eduardo Riedel, que preside o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o BrC (Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central). Políticas públicas que dão certo Mato Grosso do Sul atraiu R$ 81 bilhões em investimentos privados desde 2023, impulsionados por um ambiente de negócios favorável, infraestrutura, melhoria dos serviços e segurança jurídica. Esse cenário se reflete no desempenho econômico, com a segunda maior taxa de crescimento do PIB do país em 2023 (+13%) e projeção superior a 7% em 2025, além do avanço na abertura de empresas, que cresceu 29,9% no período (de 10.117 para 13.143), e da indústria de transformação, que lidera o crescimento nacional com alta de 179%. Os resultados econômicos caminham junto com avanços sociais. O Estado está entre os três com menor taxa de extrema pobreza do Brasil, com índice de 1,6% após registrar uma redução de 25%, além de liderar o ranking de menor desocupação de longo prazo. Em três anos, mais de 500 mil trabalhadores foram qualificados, fortalecendo a trajetória rumo ao pleno emprego. Esse desempenho é sustentado por investimento público consistente, que coloca o Estado na 6ª posição nacional. Os recursos são aplicados em áreas estruturantes. Na educação, 62% da rede está em tempo integral, houve crescimento de 40% na alfabetização e o Estado paga o melhor salário de professor do país. Já na saúde os repasses cresceram 160% entre 2019 e 2025, somando mais de R$ 8,6 bilhões, com alta de 416% na telemedicina, enquantona infraestrutura são R$ 3 bilhões em obras urbanas nos 79 municípios, além de saneamento com 76% de cobertura (meta de universalização até 2028) e investimentos em logística. Comunicação Governo de MS
COE cria Plano de Ação Incidente para enfrentamento da epidemia de Chikungunya
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, apresentou nesta quarta-feira (15) o Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya, um documento de 36 páginas com um conjunto de medidas fundamentais para vencer o avanço da doença. “Plano de Ação considera o cenário epidemiológico caracterizado pela evidência de transmissão sustentada e expansão do agravamento da doença com com impacto significativo na rede de atenção à saúde, incluindo aumento da demanda por atendimentos, internações e potencial sobrecarga dos serviços”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE. O plano leva em consideração o fato de o município de Dourados abrigar a Reserva Indígena, o que impõe especificidades operacionais à resposta e demanda articulação permanente entre a gestão municipal e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), que compartilham a condução das ações no âmbito do COE. “Essa integração é fundamental para assegurar a efetividade das medidas adotadas, respeitando as particularidades socioculturais e garantindo equidade no acesso às ações de saúde. O Plano de Ação de Incidente de Dourados traz uma abordagem estratégica, estruturado em eixos que organizam e orientam de forma integrada o planejamento, a operação, o monitoramento e a avaliação das ações, com foco no fortalecimento da resposta à chikungunya no território indígena e na zona urbana. A estratégia central fundamenta-se na ampliação do acesso, na qualificação da assistência e na redução da morbimortalidade, tendo a Atenção Primária à Saúde como eixo ordenador do cuidado, articulada de forma resolutiva com os demais níveis de atenção. Os eixos estratégicos direcionam intervenções prioritárias voltadas à organização da rede assistencial, ao fortalecimento da capacidade diagnóstica e à padronização dos fluxos, assegurando estratificação de risco, manejo clínico oportuno e encaminhamento ágil dos casos. De forma complementar, incorporam a integração entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, o desenvolvimento contínuo das equipes e a gestão qualificada da informação como pilares para a tomada de decisão. O plano estabelece uma lógica operacional dinâmica, baseada no acompanhamento sistemático do cenário epidemiológico e na capacidade de adaptação das ações, consolidando-se como instrumento estratégico para uma resposta coordenada, eficiente e orientada por evidências. A implantação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para enfrentamento da Chikungunya (COE-Chikungunya) constitui medida estratégica prevista neste Plano de Ação de Incidente, integrando a resposta à emergência em saúde pública decorrente da transmissão do vírus chikungunya. ESTRATÉGIAS DO PLANO O Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya tem como estratégia assegurar a coordenação e execução eficiente das ações de resposta, por meio do planejamento estratégico, gestão de recursos, monitoramento contínuo e uso qualificado da informação. Os desafios do plano são: coordenar a governança e articulação institucional; planejar e executar ações prioritárias; monitorar indicadores e analisar cenários; integrar ações intersetoriais; coordenar recursos financeiros, contratos e equipes; garantir transparência e suporte logístico-operacional. O objetivo central do plano é coordenar a resposta à situação epidemiológica de Chikungunya, atuando na mitigação/redução da incidência e dos impactos à saúde pública, de forma integrada e articulada nos componentes da assistência e vigilância. O plano busca ainda fortalecer a organização da rede de atenção à saúde, de forma integrada à vigilância em saúde, para ampliação da capacidade de resposta técnica, operacional e logística no âmbito da gestão municipal, para assegurar o cuidado integral, oportuno e resolutivo às pessoas com suspeita ou confirmação de Chikungunya. Outros desafios são detectar oportunamente alterações no padrão de transmissão da doença, subsidiando a tomada de decisão e a implementação de medidas de controle; reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos por chikungunya, por meio da implementação de estratégias direcionadas na rede de atenção à saúde, com ênfase no diagnóstico precoce e manejo oportuno dos casos; promover assistência adequada às pessoas acometidas, assegurando acesso oportuno ao diagnóstico, tratamento e ao manejo clínico qualificado. Em outra frente, o Plano de Ação de Incidente vai analisar o perfil epidemiológico e os determinantes dos casos e óbitos, com vistas à reorientação das ações de assistência e à prevenção de novos óbitos; apoiar na realização de ações de educação em saúde para eliminação de criadores do Aedes aegypti , e controle vetorial, em ação conjunta com Sesai no território indígena, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Estado e município; realizar ações de controle vetorial e ações intersetorais para reduzir a disponibilidade de criadouros e a infestação no município, incluindo ações de controle focal. Por fim, o plano terá ainda a missão de ampliar em ação conjunta com o Estado através da Central de Regulação Estadual, a oferta de serviços de saúde (leitos, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico – SADT, Recursos Humanos – RH) especialmente 20 no pólo indígena, e nas demais regiões do município de Dourados com grande circulação vetorial e aumento no número de atendimentos garantindo assistência imediata às pessoas afetadas.
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027
O governo federal propôs um salário mínimo de R$ 1.717 para o ano que vem, com aumento nominal de 5,92%. O valor consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027, enviado nesta quarta-feira (15) ao Congresso Nacional. O reajuste segue a projeção de 3,06% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os 12 meses terminados em novembro mais o crescimento da economia em 2025, limitado ao crescimento de gastos de 2,5% acima da inflação, determinado pelo arcabouço fiscal. A estimativa para o INPC também consta do PLDO. O projeto também apresentou previsões de R$ 1.812 para o salário mínimo em 2028, de R$ 1.913 para 2029 e de R$ 2.020 para 2030. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos. Em 2023, o salário mínimo voltou a ser corrigido pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do PIB, soma das riquezas produzidas pelo país, de dois anos antes. Essa fórmula vigorou de 2006 a 2019. Por essa regra, o salário mínimo aumentaria 2,3% acima do INPC. O pacote de corte de gastos aprovado no fim de 2024, no entanto, limitou o crescimento. Isso porque o salário mínimo entrou nos limites do arcabouço fiscal, que prevê crescimento real (acima da inflação) dos gastos entre 0,6% e 2,5%. Como o crescimento de 2,3% no PIB está abaixo do teto de 2,5%, a expansão da economia em 2025 poderá ser aplicada. Agência Brasil
Atuação de sargento da PM é reconhecida na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Zé Teixeira (PL) apresentou, nesta quarta-feira (15), uma moção de congratulação em reconhecimento ao trabalho do 3º sargento Paulo Henrique Lelis da Silva na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A homenagem destaca os 21 anos de serviços prestados pelo militar, que atualmente chefia a Unidade de Gerência da Folha de Pagamento da corporação, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A trajetória do sargento Lelis na instituição começou em 2004, com passagens operacionais pela 2ª Companhia Independente de Maracaju e pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, em Campo Grande, onde integrou o grupo de Força Tática. Para Zé Teixeira, o reconhecimento oficial valoriza a dedicação de profissionais que garantem a proteção da sociedade e o fortalecimento das instituições estaduais. O parlamentar ressalta que o histórico do militar é definido pelo equilíbrio e pelo compromisso técnico, tanto em ações de campo quanto em funções administrativas estratégicas. Ao encaminhar a moção à Mesa Diretora, Teixeira reforça a importância de enaltecer servidores que desempenham funções essenciais para a manutenção da ordem pública e o bom funcionamento da gestão da segurança no Estado.
Riedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit
O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (15) da abertura do Cana Summit 2026, em Ribeirão Preto (SP), encontro que, nesta edição, marcou os 50 anos da Organização das Associações de Produtores de Canade-Açúcar do Brasil (ORPLANA). Durante o evento, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Riedel destacou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul na cadeia sucroenergética e o ambiente construído para atrair investimentos ao setor. “Aqui é o berço de todo o projeto de açúcar, etanol de segunda geração e, agora, biometano. Criamos em Mato Grosso do Sul um ambiente competitivo para atrair essas empresas, gerar emprego, renda e oportunidades. Hoje, temos um dos maiores parques de produção de açúcar, etanol e biometano do país”, afirmou. O governador também ressaltou o reconhecimento recebido durante o encontro e atribuiu o avanço do setor ao esforço coletivo ao longo dos anos.“É uma alegria ser reconhecido. É resultado do trabalho de muita gente, que reforça a importância desse setor para o nosso Estado.” Em outro momento, Riedel enfatizou a relevância do evento como espaço de diálogo com produtores e lideranças do setor. “É um evento em sintonia com a realidade do produtor rural de cana em todo o Brasil. A ORPLANA fortalece a base produtiva e promove discussões sobre os temas do momento. Em Mato Grosso do Sul, é um setor que cresceu, se modernizou e segue gerando emprego, renda e bem-estar. Estamos sempre abertos a novos empreendimentos que contribuam para esse desenvolvimento.” Atualmente, Mato Grosso do Sul responde por 13,5% da produção brasileira de etanol de cana e ocupa posições de destaque no ranking nacional, sendo o quarto maior produtor de cana-de-açúcar e etanol de cana, além de segundo maior produtor de etanol de milho. Consolidado como um dos principais fóruns nacionais do setor, o Cana Summit reúne produtores, especialistas, lideranças institucionais e formuladores de políticas públicas para discutir temas como mercado, regulação e transição energética. A expectativa é de participação de cerca de 1,2 mil produtores. Realizado em Ribeirão Preto, um dos principais polos do agronegócio brasileiro, o evento reforça o peso estratégico da região na cadeia canavieira e amplia o diálogo entre os diferentes atores do segmento. A ORPLANA, maior representante de canavicultores do Brasil e do mundo, reúne mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, distribuídos em 35 associações. Com esse alcance, o Cana Summit 2026 se consolidou como referência para produtores e demais players do setor. Ao celebrar meio século de atuação, a entidade transformou a terceira edição do encontro em um momento simbólico para reforçar sua relevância e contribuição ao desenvolvimento da canavicultura brasileira. Durante o pronunciamento, ao cumprimentar o colega sul-mato-grossense, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a parceria entre os estados e elogiou a condução da gestão. “É um prazer recebê-lo aqui. Você tem feito um grande trabalho em Mato Grosso do Sul e se tornou, para mim, uma grande referência como gestor público. Sua trajetória, que passa pela iniciativa privada e pela produção de cana, se reflete em uma gestão admirável. O Estado vem crescendo, atraindo investimentos e se consolidando como exemplo. Você se tornou um grande nome e uma referência.” Em Mato Grosso do Sul, o setor de bioenergia conta com 22 unidades em operação e uma área plantada de aproximadamente 800 mil hectares de cana-de-açúcar, com expansão baseada em áreas já consolidadas, sem necessidade de desmatamento. Para a safra 2025/2026, a projeção é de 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 7,7% em relação ao ciclo anterior, além da produção estimada de 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar, consolidando o Estado como um dos protagonistas da bioenergia no país. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fundação de Cultura seleciona OSC para ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13) o Chamamento Público destinado à seleção de Entidades de Direito Privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil – OSCs, interessadas na celebração de Termo de Colaboração. O objeto da parceria é a execução do projeto “Ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral no Estado de Mato Grosso do Sul”, celebrado entre a FCMS e o Ministério da Cultura/Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. A iniciativa visa implementar a Ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral no Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Programa Arte e Cultura na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação – SED/MS, por meio da realização de oficinas, vivências e residências artísticas nas linguagens de música, dança, teatro, literatura, audiovisual e artes visuais, em escolas estaduais de ensino médio em tempo integral. O projeto prioriza escolas localizadas em territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural, conforme os indicadores do ITCC (Índice Territorial dos Comitês de Cultura) e do INSE/Inep, garantindo o acesso equitativo às artes, a valorização das identidades afro-brasileiras, indígenas e populares e o fortalecimento da relação entre educação, cultura e comunidade. Os representantes legais das entidades candidatas, devidamente identificados por meio de seus documentos pessoais, deverão protocolar os projetos, exclusivamente em formato eletrônico, por intermédio da plataforma Prosas, acessível no seguinte endereço: https://editaisms.prosas.com.br/. Somente participarão da fase de habilitação os participantes mais bem classificados na fase de seleção de projetos, considerados aqueles que obtiverem até a 4ª (quarta) colocação, em ordem crescente das notas obtidas, desde que atinjam, no mínimo, 70% da pontuação total prevista nos critérios de julgamento. Para a execução do objeto do Termo de Colaboração, a candidata poderá apresentar projeto com valor de até R$ 1.044.112,09 (um milhão, quarenta e quatro mil, cento e doze reais e nove centavos), incluindo todos os itens de despesas necessários à realização do projeto apresentado. A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirmou que este chamamento público representa um marco para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal por meio de seu Ministério da Cultura. “Pela primeira vez levamos de forma estruturada e sistemática a arte e a cultura para dentro das escolas estaduais de tempo integral, alcançando mais de 6 mil jovens em 43 municípios do nosso estado. São recursos federais de mais de um milhão de reais investidos diretamente na formação cultural das nossas crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e zonas rurais de difícil acesso. Este projeto transformará trajetórias e fortalecerá a identidade cultural de Mato Grosso do Sul por meio do poder da arte”. Confira o cronograma do Edital O edital na íntegra você confere clicando AQUI. Karina Lima, Comunicação Setesc
Picape FORD F250 está em leilão aberto pelo Detran-MS nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (15), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu leilão com 112 lotes de veículos que podem retornar à circulação nas vias públicas, além de 53 lotes de sucatas. O certame é totalmente online e oferece uma excelente oportunidade para o público adquirir automóveis e motocicletas com lances iniciais abaixo dos valores de mercado. Uma oportunidade é a picape FORD/F250 XL L, ano 1999/1999, em bom estado de conservação que está no leilão com lance inicial de 31.492,00. Este veículo tem é cotado com valores superiores a cem mil reais, pela Tabela FIP. Entre as duas rodas, as ofertas também são vantajosas. Uma Honda/CG 160 Fan (2020), que tem valor de mercado próximo a R$ 14 mil na Tabela Fipe, está disponível com lance inicial de apenas R$ 3.576,00. Além dos veículos para circulação, o leilão também inclui 52 lotes de sucatas aproveitáveis: sendo 49 motocicletas e 43 automóveis, destinados à retirada de peças. E sucata inservível, destinada exclusivamente ao setor siderúrgico e à reciclagem, que tem pesagem estimada em 15.660 kg de material ferroso. Os interessados têm até o dia 31 de abril para registrar seus lances no portal oficial do evento: www.desouzaleiloes.com.br. Para quem deseja inspecionar os veículos presencialmente, os veículos estão disponíveis em Campo Grande e Dourados. A visitação será nos dias 27, 28, 29 de abril, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Pátio em Dourados: AUTOTRAN, Rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira,51-B, Bairro Jardim Colibri. Pátio em Campo Grande: AUTOTRAN, Avenida Gerval Bernardino de Souza, 644, no Bairro Rita Vieira. Os editais completos, que contêm todas as regras e informações detalhadas sobre os lotes, podem ser consultados no site do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), entre as páginas 171 e 192. Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Obras da UBS Jardim dos Estados será entregue em 2026
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados, em Dourados, já alcançou 20% de execução e tem previsão de entrega até o final de 2026. Nesta quarta-feira (15), o prefeito Marçal Filho esteve no local para conferir o andamento dos trabalhos e conversar com a equipe responsável pela obra. Durante a vistoria, o prefeito destacou que o fim do período de chuvas deve acelerar o ritmo da construção. “Nossa meta é entregar essa unidade para a população ainda este ano”, enfatizou. “Com a melhora do clima, precisamos dar mais celeridade aos serviços”, cobrou o prefeito da empresa responsável pela obra. A nova UBS está sendo construída nos fundos da Escola Municipal Frei Eucário, próxima ao Campo do Zé Tabela, em uma área considerada estratégica. A obra é executada pela empresa JP Engenharia Ltda, com investimento de R$ 4.035.800,00, viabilizado por recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, com contrapartida da Prefeitura de Dourados. A etapa mais complexa da construção, a fundação, já foi concluída, principalmente devido ao desnível do terreno. Atualmente, as paredes estão praticamente erguidas e o próximo passo será a execução da laje. O prédio terá mais de 400 metros quadrados e será o maior posto de saúde em estrutura física do município, projetado para oferecer conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Jorge de Lúcia, o projeto arquitetônico foi desenvolvido para ser moderno e servir de referência no Estado quando o assunto é atenção básica em saúde. “Seguimos a determinação do prefeito Marçal Filho de desenvolver um projeto capaz de proporcionar conforto e comodidade tanto para as pessoas que usam os serviços de saúde da Prefeitura de Dourados quanto para os nossos servidores”, argumentou Jorge de Lúcia. O prefeito Marçal Filho reforçou que a obra representa um avanço no padrão de qualidade da saúde pública local. “Não é apenas uma construção, é um novo conceito. Queremos que a população tenha orgulho do local onde será atendida, com estrutura adequada e atendimento humanizado”, pontuou. A unidade será classificada como Porte IV e terá capacidade para abrigar quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família. O espaço contará com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de brinquedoteca e sala de acolhimento para as famílias. Atualmente, moradores da região são atendidos nas unidades dos bairros Jardim Piratininga e Caiuás, que funcionam em imóveis alugados e com limitações estruturais. Com a nova UBS, a expectativa é melhorar significativamente o atendimento para cerca de 16 mil pessoas.
Câmara analisa contas da Prefeitura entre os anos de 2017 a 2021
A Câmara Municipal iniciou o processo de análise de contas da Prefeitura de Dourados relativas aos exercícios financeiros de 2017, 2018, 2019 e 2020, sob a gestão da então prefeita Délia Razuk, bem como as contas do exercício de 2021, já sob a gestão do então prefeito Alan Guedes. Na última segunda-feira (13) a Comissão de Finanças deliberou, por unanimidade, pelo parecer favorável, com ressalvas, à tramitação das referidas contas, acompanhando integralmente os pareceres prévios apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Daniel Junior, o vice-presidente, vereador Rogério Yuri, e o membro, vereador Márcio Pudim. Dentre as ressalvas destacam-se inconsistências em registros contábeis, falhas relacionadas ao controle interno exercido por servidor comissionado e intempestividade no envio de dados ao sistema do TCE. No entanto o entendimento da Comissão foi o de que tais irregularidades não comprometeram a análise global das contas, sendo passíveis de ressalva, com expedição de recomendações ao gestor. Conforme o parecer, o Município cumpriu os limites constitucionais e legais, inclusive aqueles previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Como encaminhamento, serão elaborados os respectivos decretos legislativos, que seguirão para parecer da Procuradoria, Comissão de Justiça Legislação e Redação e posteriormente vai para votação no plenário, prevista para a Sessão Ordinária do próximo dia 27, conforme os trâmites regimentais.








