Obra na boca de dragão da Avenida Indaiá é ampliada e rua ficará interditada por um mês

A Prefeitura de Dourados ampliou a intervenção na boca de dragão da Avenida Indaiá, no bairro Altos do Indaiá, após a constatação de que seria necessário um trabalho mais profundo e estrutural para resolver de forma definitiva os problemas de drenagem e infiltração no local. Com isso, o trânsito na via ficará interditado de forma parcial por cerca de um mês, conforme informou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O serviço será realizado em duas etapas. Neste momento, a equipe atua em uma das pistas, com previsão de conclusão em duas semanas. Em seguida, os trabalhos serão executados na pista oposta, o que deve levar mais 15 dias, totalizando aproximadamente 30 dias de interdição parcial da avenida.

Com o andamento da obra, iniciada na última sexta-feira, foi constatado desmoronamento da estrutura da rede pluvial e acúmulo crônico de água da chuva, exigindo uma intervenção de maior porte. Segundo o secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto Gomes dos Santos, o modelo da nova estrutura seguirá o padrão adotado recentemente no bairro Parque Alvorada, onde ações semelhantes eliminaram antigos alagamentos.

“A boca de dragão da Avenida Indaiá não suportava o volume de água e transbordava em dias de chuva forte. Agora estamos fazendo um trabalho completo, com estrutura reforçada e maior capacidade de vazão”, afirmou.

A antiga grelha, de 30 centímetros de largura, será substituída por uma nova de 1,20 metro, com duas caixas de contenção para ampliar o escoamento das águas pluviais. A estrutura receberá reforço total em barras de ferro, substituindo os vergalhões antigos que se deformavam com o peso de veículos e causavam rachaduras e infiltrações.

“Por determinação do prefeito, o serviço está sendo feito para durar, com material de qualidade e estrutura sólida. Não é um simples conserto, mas uma reconstrução completa que vai encerrar o problema”, explicou Ângelo. O serviço está sendo executado diferente de gestões anteriores, que realizaram apenas reparos paliativos.

Na semana passada, o prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e determinou que a execução siga critérios técnicos rigorosos. “O objetivo é garantir eficiência no escoamento das águas pluviais e segurança para quem transita pela avenida, especialmente em dias de chuva intensa”, reforçou o prefeito.

Paralelamente, a Prefeitura executa a pavimentação asfáltica de um trecho de 150 metros da Rua A1, ao lado do Clube Indaiá, uma demanda antiga dos moradores. “Sabemos dos transtornos que a falta de asfalto causa, com poeira no período seco e lama em dias de chuva. Essa obra traz valorização aos imóveis e mais qualidade de vida à comunidade”, destacou Marçal Filho. “Determinei que o serviço seja feito com agilidade e dentro do padrão técnico que adotamos em toda a cidade”, finalizou.

José Ricardo

Escritor

Links

Termos e Condições

Política de Privacidade

Contato@folhadoms.com.br

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.