Jordânia Proíbe Irmandade Muçulmana e Confisca Bens em Resposta a Ameaças de Segurança

Em uma decisão significativa, o governo da Jordânia anunciou, em 23 de abril de 2025, a proibição total das atividades da Irmandade Muçulmana, o maior grupo de oposição do país, com a confiscação de seus bens e o fechamento de seus escritórios. A medida, liderada pelo ministro do Interior, Mazen Fraya, foi justificada pela suposta ligação de membros do grupo com um plano de sabotagem que envolvia ataques com foguetes e drones em solo jordaniano. A ação, que marca um endurecimento da postura do Reino Hachemita contra o islamismo político, reflete preocupações crescentes com a segurança nacional em um contexto de instabilidade regional.

A decisão veio após a prisão de 16 membros da Irmandade na semana anterior, acusados de receber treinamento e financiamento no Líbano para realizar ataques contra alvos jordanianos. Autoridades também vincularam o grupo a uma tentativa frustrada de sabotagem em 2024 e a um esquema de contrabando de armas para a Cisjordânia, supostamente coordenado com o Hamas e apoiado pelo Irã.

A Jordânia, sob a liderança do rei Abdullah II, tem mantido uma postura de equilíbrio entre tolerância religiosa e segurança interna.

A Irmandade Muçulmana, banida em países como Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, mas tolerada em outros como Qatar e Turquia, enfrenta agora um revés significativo na Jordânia, enquanto críticos do grupo o acusam de promover uma agenda terrorista.

Gustavo De Oliveira

Escritor

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Mundo
  • Política
  • Saúde & Meio Ambiente
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • Dourados
    • Campo Grande
    • Polícia
    • Política Local
    • Cidades
    • Agronegócio
    •   Back
    • América do Sul
    • Estados Unidos
    • Europa
    •   Back
    • Saúde Pública
    • Bem-Estar
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música
    • Eventos
    • Cinema e Séries
    • Famosos
    •   Back
    • Futebol
    • Competições
    •   Back
    • Ecoturismo
    • Destinos Regionais
    • Gastronomia
    •   Back
    • Educação
    • Segurança Pública
    • Política Nacional
    • Economia Nacional
    •   Back
    • Finanças
    • Empreendedorismo
    • Trabalho e Renda
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
Edit Template

Links

Termos e Condições

Política de Privacidade

Contato@folhadoms.com.br

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.