Funed organiza Jogos da Juventude 2026 e prepara novos talentos para o estadual

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), prepara mais uma edição dos Jogos da Juventude de Dourados (JOJUD), competição que reúne estudantes-atletas de 14 a 16 anos e fortalece o esporte escolar como instrumento de formação, integração e descoberta de novos talentos.

Nesta edição, o JOJUD contará com 55 equipes inscritas em quatro modalidades coletivas: futsal, voleibol, basquetebol e handebol, nas categorias masculina e feminina. As disputas terão início na segunda-feira, dia 14 de setembro.

O futsal será a modalidade com maior número de participantes, reunindo 24 equipes masculinas e quatro femininas. No voleibol, serão sete equipes masculinas e quatro femininas. O basquetebol terá sete equipes masculinas e quatro femininas, enquanto o handebol contará com três equipes masculinas e duas femininas.

Além de promover a prática esportiva e a integração entre estudantes de diferentes instituições de ensino, o JOJUD terá papel estratégico na formação das equipes que representarão Dourados no cenário estadual. Os campeões de cada modalidade garantirão o direito de representar o município na etapa estadual dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul, na faixa etária de 15 a 17 anos, em 2027.

A competição integra o calendário esportivo escolar do município e é organizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Funed, com o objetivo de estimular a participação dos estudantes em atividades esportivas, contribuir para o desenvolvimento físico e social dos jovens e fortalecer o vínculo entre esporte, escola e comunidade.

Para a administração municipal, o investimento no esporte escolar vai além das quadras e dos resultados. A competição também cria oportunidades para que jovens desenvolvam disciplina, responsabilidade, espírito de equipe e convivência, ao mesmo tempo em que permite identificar atletas com potencial para representar Dourados em competições de maior alcance.

O JOJUD é destinado a estudantes-atletas de 14 a 16 anos, enquanto os Jogos Escolares de Dourados (JED) contemplam a faixa etária de 11 a 13 anos. As duas competições fazem parte da política de incentivo ao esporte educacional desenvolvida pelo município. O JED começarão tão logo se encerrem os JOJUD.

A classificação para a etapa estadual torna o JOJUD ainda mais relevante para os atletas douradenses. Ao conquistar o título municipal, as equipes terão a oportunidade de levar o nome de Dourados para a competição estadual de 2027, ampliando a experiência esportiva dos estudantes e abrindo novas possibilidades de desenvolvimento e reconhecimento.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.