Bombeiros do Rio lançam Plano de Contingência para impactos do El Niño

José Ricardo

Para lidar com os impactos do El Niño, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro apresentou o Plano de Contingências Estadual para Seca, Estiagem e Incêndio Florestal para parceiros estaduais e municipais. O conjunto de medidas amplia a capacidade de prevenção, monitoramento e resposta do estado diante dos impactos associados ao fenômeno climático.Bombeiros do Rio lançam Plano de Contingência para impactos do El NiñoBombeiros do Rio lançam Plano de Contingência para impactos do El Niño

Embora a seca, a estiagem e os incêndios florestais façam parte do ciclo climático anual, os efeitos do El Niño podem intensificar esses cenários, prolongando os períodos de baixa umidade, reduzindo os índices pluviométricos e aumentando o risco de propagação do fogo em áreas de vegetação.

O plano estabelece diretrizes para a atuação integrada dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, definindo protocolos, responsabilidades e procedimentos para atuação antes, durante e após eventos relacionados à seca, estiagem e incêndios florestais.

Atuação integrada

O Plano de Contingência estabelece seis níveis de resposta, classificados de acordo com a gravidade do cenário e a necessidade de mobilização operacional. Os níveis são definidos com base em informações produzidas pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), registros operacionais de incêndios florestais, avaliações de impacto e da capacidade de resposta municipal.

Preparação

Embora o monitoramento seja permanente, o Plano de Contingência foi estruturado especialmente para o período de inverno, quando tradicionalmente ocorre redução das chuvas e aumento da incidência de incêndios florestais em diferentes regiões do estado. Além de estabelecer protocolos operacionais, o documento prevê treinamento, exercícios simulados e ações de capacitação voltadas ao aperfeiçoamento contínuo das equipes envolvidas na prevenção, preparação e resposta aos desastres.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.